terça-feira, 1 de março de 2016

Roteiro de estudos: Tratado de Methuen

Roteiro de estudos: Tratado de Methuen

1. (UFV-MG) "O ouro brasileiro deixou buracos no Brasil, templos em Portugal e fábricas na Inglaterra." (Eduardo Galeano)
 
Eduardo Galeano (1940-2015), jornalista e escritor uruguaio. Explique de que forma os fatos contidos na frase anterior estão relacionados historicamente.


2. (UFMG) Em 1703, Portugal assinou com a Inglaterra o tratado de Methuen. A assinatura desse tratado teve implicações profundas para as economias portuguesa e inglesa.

a) Apresente a situação em que se encontrava Portugal na época da assinatura do tratado.
b) Cite a principal cláusula do tratado de Methuen.
c) Apresente 2 (duas) implicações fundamentais desse tratado para a economia portuguesa.
d) Apresente a implicação fundamental desse tratado para a economia inglesa.

3. (Fuvest-SP) Em 1703, é assinado o tratado de Methuen entre Portugal e Inglaterra. Essa acordo, segundo Celso Furtado, "significou para Portugal renunciar a todo desenvolvimento manufatureiro e implicou transferir para a Inglaterra o impulso dinâmico criado pela produção aurífera no Brasil.” Explique o que foi o tratado de Methuem e discuta a afirmativa de Celso Furtado.

4. (G1) Estabeleça um paralelo entre a economia portuguesa e britânica entre o fim do século XVII e o começo do século XVIII.

5. (G1) Faça uma pequena síntese do acordo firmado através do Tratado de Methuen, assinado em 1703, envolvendo Portugal e Inglaterra.

6. (G1) Quais foram os efeitos do Tratado de Methuen na economia lusitana?

7. (G1) Produza um parágrafo explicando de que forma o ouro brasileiro acabou financiando a desenvolvimento industrial britânico.


8. (G1) O Tratado de Methuen pode ser visto como o único fator de explica a crise da economia portuguesa, no final do século XVIII? Justifique a sua resposta.

9. (VUNESP 2012) Observe o seguinte trecho do Tratado de Methuen.
Artigo 1º
 – Sua Sagrada Majestade El-Rei de Portugal promete admitir para sempre de aqui em diante, no Reino de Portugal, os panos de lã e mais fábricas de lanifício da Inglaterra.
Artigo 2º
 – É estipulado que Sua sagrada e Real Majestade Britânica será obrigada para sempre, de aqui em diante, de admitir na Grã-Bretanha os vinhos de Portugal, de sorte que em tempo algum não se poderá exigir direitos de Alfândega nestes vinhos.

Tratado de Methuen – 1703. In: Nelson Werneck Sodré, As Razões da Independência. Adaptado.

Entre outros fatores, foi devido ao Tratado de Methuen que:
a) as manufaturas têxteis se desenvolveram muito no Brasil.
b) Inglaterra e Portugal foram os primeiros países a se industrializarem.
c) a burguesia portuguesa enriqueceu e lutou contra a monarquia.
d) o ouro explorado no Brasil foi transferido para a Inglaterra.
e) Portugal diminuiu o seu interesse pela exploração da colônia.

10. (UFSM 2011) Observe as seguintes imagens e responda à questão.

As duas figuras simbolizam dois processos econômicos que se consolidaram e se expandiram no século XVIII, provocando amplas e irreversíveis modificações nos respectivos ecossistemas. 
As relações históricas entre os dois processos podem ser consideradas 

A)  meramente cronológicas, pois ambos se desenvolveram nos inícios do século XVIII, época em que se expandia, tanto na Europa quanto nas Américas colonizadas pelos europeus, a utilização do trabalho escravo dos negros africanos devidamente controlados e administrados pelos seus proprietários, os membros da elite branca. 
B) muito tênues, na medida em que apenas representam dois exemplos isolados de destruição predatória dos ambientes naturais, seja para extrair riquezas minerais em zonas rurais despovoadas, seja para promover a urbanização das cidades industriais afetadas pela poluição, prevenindo os efeitos danosos dessa poluição na vida e na saúde da crescente população. 
C) significativas, pois, desde a assinatura do tratado de Methuen (1703), o Estado português ficou subordinado aos interesses da Inglaterra: como as importações dos 'panos' tecidos pelas manufaturas inglesas custavam mais caro para Portugal do que as receitas com as exportações de 'vinhos' para o mercado inglês, o ouro extraído das regiões mineiras da América colonial lusitana foi amplamente transferido para o mercado inglês, aí contribuindo para sedimentar as precondições para o desenvolvimento da Revolução Industrial. 
D) de reciprocidade, pois o processo de urbanização das cidades industriais inglesas inspirou o planejamento urbano das povoações coloniais americanas que se expandiram para o interior, permitindo antecipar e corrigir problemas como: ocupação intensa e acelerada, traçado das ruas e das praças, integração do setor rural com o urbano, articulação com as demais vilas e cidades e com os portos de escoamento da produção mineira. 
E) de modernização, pois os novos produtos da moderna tecnologia industrial inglesa puderam ser importados pelos proprietários das minas e dos escravos, permitindo incrementar a produção colonial, diminuir os custos e obter maiores lucros, dinamizando a economia e a sociedade da mineração e encaminhando o Estado português para a emancipação da hegemonia da Inglaterra.


GABARITO
Resposta da questão 1:
 O tratado de Methuen (1703) permitiu drenagem de grande parte do ouro brasileiro para a Inglaterra, que já estava desenvolvendo a sua Revolução Industrial, tendo seu processo acelerado. Quanto à Portugal, tradicionalmente religioso e ligado à Igreja Católica, "investiu" o ouro em conventos (ex: Convento de Mafra) e, o Brasil, "aplicou" em igrejas e teve seu solo esburacado.


Resposta da questão 2:
Explicação da Resposta:
a) Portugal encontrava-se em decadência econômica, após o malfadado período da União Ibérica (até 1640) e o rompimento das relações com os holandeses.

b) A principal cláusula do tratado de Methuen é aquela que abre Portugal para as importações de tecidos ingleses e, em troca, a Inglaterra se abre para os vinhos portugueses.

c) A partir da assinatura do tratado, a economia portuguesa abre-se para as importações de tecidos ingleses, arrasando o pequeno setor têxtil português e condenando o país à especialização agrícola, mais especificamente à produção de vinhos.

d) O tratado garantiu para a Inglaterra o controle sobre o mercado português e, consequentemente, sobre o brasileiro.

Resposta da questão 3:
O tratado de Methuen, também chamado de "tratado dos Panos e Vinhos", estabelecia que Portugal poderia exportar vinhos para a Inglaterra pagando tarifas alfandegárias preferenciais; e com isso, a Inglaterra venderia seus tecidos (melhores e mais baratos que os panos portugueses) a Portugal sem quaisquer taxas aduaneiras. Com isso, as manufaturas portuguesas não puderam suportar a concorrência britânica. Consequentemente, o ouro brasileiro foi canalizado para a Inglaterra, a fim de cobrir o déficit comercial português. Por todos esses aspectos, Celso Furtado concluiu que o tratado de Methuen criou condições favoráveis à intensificação da acumulação capitalista que colaborou com a Revolução Industrial inglesa do século XVIII.


Resposta da questão 4
Portugal se encontrava em uma situação econômica bastante delicada, tendo em vista que o país sofreu com as perdas coloniais ocorridas durante a União Ibérica, empregou recursos na luta contra os espanhóis na chamada Guerra de Restauração e pagou indenização aos holandeses para assim recuperar o espaço colonial nordestino. Em contrapartida, a Inglaterra vivia um momento de consolidação econômica em seu país, onde o projeto expansionista burguês preparava terreno para o desenvolvimento da Revolução Industrial.


Resposta da questão 5:
Por meio desse tratado, a Inglaterra era favorecida na compra dos vinhos produzidos por Portugal. Em contrapartida, Portugal era beneficiado na aquisição dos produtos têxteis britânicos a valores preferenciais.



Resposta da questão 6
Ao longo do tempo, a vigência desse acordo incentivou uma grande parcela dos proprietários de terra portugueses a utilizarem seus terrenos para a produção de vinho. Desse modo, o espaço agrícola Português se viu limitado, o que acabou impedindo o desenvolvimento de outras atividades que pudessem dinamizar a economia do país. Ao mesmo tempo, na medida em que a demanda portuguesa por produtos manufaturados ingleses aumentava, a economia do país entrava em crise com as dívidas geradas pela compra de tais produtos.


Resposta da questão 7
A dependência portuguesa em relação aos produtos manufaturados ingleses acabou gerando um grande déficit que foi acobertado com o envio de remessas e mais remessas do ouro extraído em terras brasileiras. Com o passar do tempo, os metais preciosos brasileiros adquiridos pela Inglaterra foram de suma importância para que a economia britânica despontasse como a primeira nação a experimentar os ganhos e transformações estabelecidos pelo advento da Revolução Industrial.


Resposta da questão 8
Não. Apesar de estabelecer vários efeitos negativos na economia do país, o Tratado de Methuen era apenas um dos problemas enfrentados por Portugal. Analisando de forma mais atenta, podemos ver que a falta de investimento em um projeto de modernização da economia e o desinteresse das elites nacionais também foram de grande peso para que essa crise se instalasse em solo português.

Resposta da questão 9:[D]
O Tratado de Methuen (1703), também conhecido como Tratado de Tecido e Vinho,  ocorreu em momentos singulares da economia de ambos os países. No caso da Inglaterra, a Revolução Gloriosa de 1688 possibilitou a coroa de iniciar o seu processo de industrialização e consequentemente encontrar novos mercados consumidores para o setor têxtil que foi o primeiro a se industrializar. Nesse mesmo período, isto é, século XVIII, a economia da América Portuguesa (Brasil) entrava no ciclo do ouro.
Portanto, como Tratado de Methuen, Portugal passava a consumir manufaturas têxteis da Inglaterra e pagava com o ouro retirado do Brasil.

resposta da questão 10:[C]
As imagens se referem a processos econômicos distintos, porém desenvolvidos no mesmo século, e permitem estabelecer uma relação direta entre duas situações: a mineração no Brasil Colônia e o desenvolvimento industrial na Inglaterra. Do ponto de vista da História do Brasil, não é difícil  associar que o ouro aqui explorado foi, em larga medida, parar na Inglaterra, devido ao Tratado de Methuen, conhecido como "Tratado de Panos e Vinhos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário