quinta-feira, 24 de março de 2016

Roteiro de estudos: Caudilhismo

Roteiro de estudos: Caudilhismo
1. (UNESP 2011) O caudilhismo é um fenômeno político hispano-americano do século XIX, que se associa 
A) à resistência contra o intervencionismo norte-americano, sobretudo nas áreas do Caribe e América Central. 
B) às guerras civis entre unitários e federalistas durante o processo de formação dos Estados nacionais. 
C) aos pensadores liberais que lutaram pela emancipação política e econômica do continente. 
D) às lideranças militares que atuaram nas guerras de independência e defenderam a unificação do continente. 
E) ao temor, manifesto sobretudo na região do Prata, de que o Império brasileiro avançasse militarmente para o sul. 

2. (UFF) Ao final das guerras de independência na América Espanhola, o clima de instabilidade política alastrou-se por toda parte, multiplicando-se as lutas de facções e a sucessão de governos frágeis em quase todos os territórios hispano-americanos.

Assinale a opção que explica melhor a instabilidade política vigente na América Espanhola na primeira metade do século XIX.

a) Nesse período não foi possível a formação de blocos de poder hegemônicos que viabilizassem estruturas estatais sólidas nos países resultantes do esfacelamento do império hispano-americano. Isto favoreceu o poder pulverizado e efêmero de vários caudilhos.
b) As economias hispano-americanas estavam totalmente destruídas, rompendo-se, por conseguinte, o comércio com a Europa, outrora vigoroso, e a possibilidade de alianças políticas no interior das classes dominantes.
c) A manutenção das heranças políticas coloniais, sobretudo a estrutura dos Vice-Reinados, favoreceu o caudilhismo e retratou a formação dos Estados Nacionais.
d) A opção pelo regime republicano, ao invés do monárquico, é a chave para se compreender não só a instabilidade política das jovens nações hispano-americanas, mas também a fragmentação territorial e a descentralização dos regimes nelas instauradas.
e) A instabilidade política hispano-americana deveu-se, basicamente, à multiplicação de regimes militares, a exemplo do pan-americanismo bolivariano, herança do pós-independência que marcaria a tradição política do continente.


3. (UERJ) "Veja, se eu sair à rua e disser ao primeiro homem que encontrar 'siga-me', ele me seguirá". 
A frase, do general e político argentino do século XIX, traduz muito bem o caráter do caudilhismo, que marcou a vida política das ex-colônias espanholas na América após os processos de emancipação. Estabeleça a relação existente entre o fracionamento político-territorial das colônias espanholas na América após suas independências e o surgimento do caudilhismo. Em seguida, indique um fator econômico ou social que explique a constituição desse fenômeno na região.

4. (G1) O caudilhismo é um conceito aplicado a uma forma de organização social baseada no poder político e econômico pessoal de oligarquias rurais. Assinale a alternativa que indica corretamente o continente em que se manifestou o caudilhismo.

a) África.
b) América do Norte.
c) Ásia.
d) América Latina.
e) Europa.




5. (G1) Sobre o caudilhismo aponte a alternativa que indica uma característica incorreta desse fenômeno social latino-americano.

a) Descende da elite colonial crioulla.
b) Não utilizava o poder econômico pessoal para o alcance das instituições políticas.
c) Criava milícias destacadas dos corpos militares institucionais.
d) Eram grandes proprietários de terras.
e) Seus interesses estavam acima das leis, das constituições e dos Estados.

6. (G1) Uma das principais contradições presentes no caudilhismo, e que marcava sua caracterização, ocorria entre a exposição de um tipo de ideias e uma prática política totalmente contrária. Indique a alternativa que apresenta corretamente esta contradição do caudilhismo.

A) Eram defensores do monarquismo, mas se organizavam politicamente em instituições republicanas.
B) Eram defensores do socialismo, mas se organizavam politicamente em democracias representativas.
C) Eram defensores das democracias representativas, mas o que prevalecia era a organização oligárquica local.
D) Eram defensores do republicanismo, mas participavam no comando de governos monárquicos.

7. (UFJF) Sobre o caudilhismo, fenômeno que marcou a história de boa parte dos países da América Latina, no período pós-Independência, marque a alternativa INCORRETA: 

a) No caudilhismo, o chefe político sobrepõe-se à lei, sua vontade é lei. Em geral, ele não admite críticas e oposição à sua autoridade. 
b) O caudilho cerca-se de servidores fiéis, que são designados para cargos importantes, formando um aparelho administrativo no qual a coisa pública é vista como particular. 
c) A base econômica e social do caudilhismo é sempre o latifúndio, já que o fenômeno se desenvolve em comunidades rurais, não tendo significado junto às populações urbanas. 
d) Os primeiros caudilhos lutaram pela independência, pregavam a liberdade e, em geral, assumiram o governo com apoio popular. 
e) Uma das explicações para o surgimento do caudilhismo relaciona-se às dificuldades de afirmação de uma autoridade nacional claramente definida, de um “centro” que simbolize o poder de Estado.  

8. (FUVEST) O caudilhismo como fenômeno característico das sociedades latino-americanas após a independência foi a expressão

a) das mudanças radicais pelas quais a estrutura fundiária e a economia dessa região passaram com a independência.
b) do aumento da importância política das camadas médias urbanas com a industrialização.
c) do surgimento de um proletariado politicamente forte,decorrente do desenvolvimento industrial.
d) da aliança da burguesia nacional emergente politicamente com os interesses do capitalismo internacional.
e) da manutenção da estrutura fundiária concentrada e de uma economia voltada para o exterior.

9. (G1)  Sobre o caudilhismo NÃO se deve afirmar:
a) Baseava-se na mobilização por chefes locais de massas de despossuídos.
b) Dentre suas causas, deve-se considerar a permanência das desigualdades sociais e do atraso econômico após a Independência.
c) Foi um fenômeno restrito à América espanhola não surgindo, portanto, na América portuguesa.
d) Pode ser interpretado como expressão do viés autoritário que permeia a sociedade e a política na América Ibérica.

10. (UFMG) O caudilhismo foi um fenômeno político surgido na América Hispânica, na primeira metade do século XIX, a partir da crise do sistema colonial e em meio às guerras de independência que se seguiram. 
1. EXPLIQUE por que a ação dos caudilhos dificultou a consolidação dos Estados nacionais em vários países hispano-americanos. 

2. EXPLIQUE por que o Brasil, ao contrário do que ocorreu em países da América Hispânica, conseguiu manter sua unidade territorial em meio ao processo de independência verificado na primeira metade do século XIX.

11. (G1) Poder regional forte, de cunho modernizante ou não, sustentando à custa do apoio de grupamentos militares e em consequência da fraqueza institucional dos Estados que se estabeleceram na América Espanhola logo após os processos de independência no século XIX. 

A definição acima nos remete ao conceito de:
a) regionalismo
b) coronelismo
c) federalismo
d) caudilhismo

GABARITO
resposta da questão 1:[B]
Resolução 
O caudilhismo é uma modalidade de exercício do poder político que marcou a América Latina no século XIX. Caracterizado pelo autoritarismo e pelos vínculos com as elites locais, o caudilhismo emergiu das divergências que marcaram o processo de independência entre as propostas unitaristas e federalistas quanto aos rumos que a América Hispânica deveria seguir. As rivalidades internas entre as elites, as guerras civis e a dificuldade de construir um projeto de integração gestaram as condições para o aparecimento de líderes ditatoriais, que garantiram o exercício do poder pelo uso da força e do apoio de setores da elite. 

resposta da questão 2:[A]

Resposta questão 3:

As disputas pelo poder empreendidas por lideranças locais e regionais, interessadas em afirmar e ampliar sua autonomia, contribuíram diretamente para a fragmentação político-territorial que se verificou no Império espanhol na América à época das independências. O fenômeno do caudilhismo encontra-se na base de uma tensão entre centralização/descentralização que marcou a história dos Estados americanos de colonização hispânica ao longo do século XIX e influiu, inclusive, em posteriores secessões.  

Um dentre os fatores:             
- econômicos:  exploração excessiva da mão de obra  permanência do domínio da grande propriedade  estrutura econômica baseada na exportação de gêneros primários             
-sociais: concentração de renda e riquezas manutenção da desigualdade social existente no período colonial estabelecimento de uma sociedade caracterizada por grande exclusão e hierarquização social 

resposta da questão 4: [D]
O caudilhismo foi um fenômeno latino-americano surgido após os processos de independência.



 resposta da questão 5:[B]
A utilização do poder econômico pessoal era sim uma das vias de alcance das instituições políticas.


resposta da questão 6:[C]
O caudilhismo surgiu das lutas pela independência, principalmente na América Hispânica, formando repúblicas que expressavam em suas constituições ideais democráticos liberais, mas que na prática eram governados por oligarquias locais que se sobrepunham a estes princípios.

resposta da questão 7:[C]


resposta da questão 8:[E]

resposta da questão 9:[C]


resposta da questão 10

1. Os caudilhos eram, de uma forma geral, grandes proprietários de terras, chefes políticos regionais. Nesse sentido, era esperado que o estudante relacionasse o poder local desse grupo social e seu interesse na fragmentação política da América Latina, assim como na não criação dos Estados Nacionais. Esses representariam a centralidade burocrática e o enfraquecimento do poderio dessa elite. 
2. A manutenção da unidade territorial brasileira, diferentemente do que ocorrera com os demais países da América Latina, o Brasil conseguiu manter sua unidade territorial devido a presença da corte portuguesa (que proporciona uma ordenação política social diferenciada se comparada ao restante da América Latina), a manutenção do regime monárquico e a coesão da elite latifundiária e escravista.

resposta da questão 11:[D]
A ideia de caudilho surgiu na América Latina para designar líderes conservadores que assumiam o poder político por meio de golpes de Estado e implantavam ditaduras personalistas. Em muitos casos, eram militares ou grandes proprietários de terras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário