sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Roteiro de estudos: Fontes históricas

Roteiro de estudos: Fontes Históricas
1. Leia o trecho a seguir:


O historiador é uma peça fundamental em todo o tipo de cultura. Ele retira e preserva os tesouros do passado, interpreta a História, aprofunda o conhecimento do presente. Um povo sem História, e sem o historiador, é um povo sem memória.

http://www.educacaopublica.rj.gov.br

Sobre a arte de escrever a História e sobre o trabalho dos historiadores, assinale a afirmativa CORRETA:
a) Os fatos do passado pesquisados pelo historiador são apresentados de forma definitiva, pois a História nunca muda.
b) A produção crítica da História consiste em selecionar documentos oficiais, apurar os fatos históricos, encadeá-los em ordem cronológica e descrevê-los.
c) O historiador não é um homem neutro. Ele sofre as influências de sua época. Por isso, o pesquisador da História não deve ter a pretensão de fixar verdades eternas.
d) Como o historiador muitas vezes trabalha com material produzido há vários séculos, sua interpretação do passado não sofre a interferência do presente.


2. “A grande parte das fontes históricas é encontrada em instituições públicas ou privadas, tais como museus, arquivos, igrejas, galerias de arte e outros espaços. Esse conjunto de fontes históricas é chamado de patrimônio histórico e cultural de um povo”.
O ato de preservar algo relativo a valores materiais ou que revelam a tradição artística ou histórica, denomina-se:
a) Registro.
b) Fotografia.
c) Tombamento.
d) Filmagem.

3. Leia o texto abaixo e marque a única opção CORRETA de acordo com o que se pede.

As novas fontes


A história nova ampliou o campo do documento histórico; ela substituiu a história [...] fundada essencialmente nos textos, no documento escrito, por uma história baseada numa multiplicação de documentos: escritos de todos os tipos, documentos figurados, produtos de escavações arqueológicas, documentos orais, etc. Uma estatística, uma curva de preços, uma fotografia, um filme ou, para um passado mais distante, um pólen fóssil, uma ferramenta, um ex-voto são, para a história nova, documentos de primeira ordem.
LE GOFF, Jaques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990, p.28.


O historiador utiliza, em seu trabalho, fontes escritas, visuais, orais e sonoras.
São exemplos de fontes orais:
a) letras de músicas, poemas, contratos, documentos oficiais;
b) relatos falados que passam de uma pessoa a outra;
c) desenhos, esculturas, pinturas, fotografias;
d) músicas e ritmos próprios da cultura de um povo de uma determinada época.

4. (UFPR) Considere o excerto abaixo, do historiador Marc Bloch: Ora, esse tempo verdadeiro é, por natureza, um continuum. É também perpétua mudança. Da antítese desses dois atributos provêm os grandes problemas da pesquisa histórica. 
(BLOCH, Marc. Apologia da história ou O ofício do historiador. RJ: Jorge Zahar, 2001, p. 55.) 

O trecho acima se refere ao seguinte problema da pesquisa histórica: 
a) A tensão entre continuidade e mudança dentro de uma dada duração ou período histórico, o que impede uma divisão precisa entre passado e presente na investigação de um determinado problema histórico. 
b) A tensão entre continuidade e mudança na história, o que promove uma separação definida entre passado e presente na investigação de um tema histórico. 
c) A mistura entre continuidades e transformações dos dados históricos, o que permite uma diferenciação entre causas e consequências dos fatos históricos. 
d) A predominância das continuidades sobre as transformações históricas, o que justifica o estudo da história como ciência do passado. 
e) A predominância das mudanças sobre as continuidades históricas em um dado período histórico, o que leva à adoção da história-problema. 


5. (UFPR)  Sobre a abordagem pós-moderna da história, considere as seguintes afirmativas: 
1. Desconstrói os pressupostos e os elementos do trabalho histórico profissional, desvelando e historicizando mecanismos de poder que naturalizam os discursos históricos em diferentes momentos. 
2. Adota as grandes narrativas históricas, que partem de um eixo eurocêntrico anglo-saxão e masculino. 
3. Renega a metodologia reflexiva, que reconhece a fragilidade epistemológica da história. 
4. Pretende abarcar a multiplicidade de relatos históricos, reconhecendo que a disciplina histórica produz um entre tantos relatos possíveis. 

Assinale a alternativa correta. 
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. 
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. 
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. 
d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. 
e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.  



6. (UFPR) Considere o seguinte excerto: O documento histórico é um texto no meio do caminho entre o arbítrio de um historiador (e de uma sociedade) e seu próprio conteúdo. 
(KARNAL, Leandro; GALLI, Flávia T. “A memória evanescente” In PINSKY, C. B.; LUCA. T. R. (orgs.). O Historiador e suas fontes. SP: Contexto, 2011, p. 23.) 

Acerca da relação entre o historiador e seu objeto de pesquisa, acessado através de documentos, referenciado no excerto acima, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): 
( ) O documento não é nem uma entidade autônoma, que define completamente os rumos da pesquisa, nem é totalmente sujeito à interpretação do historiador – há um constante diálogo entre o sujeito pesquisador e o objeto pesquisado. 
( ) Somente o historiador é quem confere importância ao documento histórico, não importando o seu conteúdo específico. 
( ) A leitura do documento traz informações invariáveis à pesquisa histórica, independentemente do olhar lançado pelo historiador. 
( ) Os autores do excerto defendem que, isoladamente, nem a visão positivista nem a abordagem pós-estruturalista da história contemplam a complexidade do documento histórico para o trabalho do historiador. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 
a) V – V – F – F. 
b) F – F – V – V. 
c) V – F – V – F. 
d) V – F – F – V. 
e) F – V – F – V. 




7. (UFPR)  A partir dos anos 1990, o interesse de historiadores, antropólogos e sociólogos pela fotografia alargou-se. Confluíram os usos sociais e científicos que a fotografia vinha recebendo com os novos paradigmas das ciências humanas. 
(LIMA, S. F.; CARVALHO, V. C. “Fotografias - Usos sociais e historiográficos”. In PINSKY, C. B.; LUCA. T. R. (orgs.). O Historiador e suas fontes. SP: Contexto, 2011, p. 41.) 

A respeito da análise historiográfica das fontes fotográficas, é correto afirmar: 
a) Embora muitos estudos sobre os diversos tipos de fotografia fossem realizados na academia, mediante os novos paradigmas das ciências humanas, constatou-se que pouco se avançou no estudo das fotografias, frustrando as expectativas levantadas com os estudos iniciados nos anos 1990. 
b) As fontes fotográficas passaram a ser analisadas dentro das práticas de cultura visual e material da sociedade ocidental, como o fotojornalismo (dentre outras), almejando compreender o papel social e os contextos de produção, de circulação e de consumo da fotografia. 
c) As fontes fotográficas obedeceram à tendência geral de ampliação da variedade de fontes historiográficas iniciada com a História Nova, sendo aplicadas ao estudo das sociedades ocidentais fundamentalmente enquanto ilustrações de eventos históricos da era contemporânea. 
d) A análise das fontes fotográficas ampliou-se com os paradigmas das ciências humanas, que visaram incluir as fotografias como elementos de exposição em museus e galerias de arte. 
e) As fontes fotográficas ampliaram-se conforme o desenvolvimento da cultura visual a partir da globalização, porém, após um grande interesse dos intelectuais das Ciências Humanas por essas fontes, o seu estudo não logrou acompanhar a evolução tecnológica das fotografias. 



8. (UFPR) Algumas especificidades do documento fílmico de recriação histórica do passado necessitam ser observadas pelo historiador em suas análises. Considerando esse tema, assinale a alternativa correta. 
a) O filme histórico é um documento do presente que visa recriar o passado com fins mercadológicos, o que pressupõe sempre uma distorção das histórias originais. Por isso, essa categoria de fonte não é muito usada na análise histórica. 
b) O filme histórico é um produto do presente que torna o passado acessível ao público da era contemporânea. Muitas vezes, é o único meio pelo qual história e personagens de um passado distante podem se tornar conhecidos a um grande público, o que faz dos filmes históricos uma importante fonte para a divulgação do conhecimento histórico. 
c) Os únicos filmes históricos apropriados para a análise historiográfica são aqueles feitos por diretores e roteiristas preocupados em buscar uma recriação histórica fiel aos acontecimentos narrados, o que torna a análise fílmica bastante restrita para o campo historiográfico. 
d) Os melhores exemplares de filmes a serem trabalhados pelo historiador são os filmes comerciais, pois neles podem ser exploradas várias camadas de interpretação histórica, ao contrário dos filmes que se anunciam como fiéis aos fatos históricos, que pouco se utilizam da complexidade da linguagem cinematográfica. 
e) Qualquer filme histórico é um documento que demonstra um olhar do presente sobre o passado, o que por si só também deve ser levado em conta na análise. Assim, o filme deve ser problematizado a partir do seu contexto de produção (intenções e estilo do diretor, roteiro) e de circulação (público-alvo, audiência etc.), além da própria história contada. 



9. (UFPR) No que se refere à análise historiográfica de pinturas, assinale a alternativa que demonstra aspectos que devem ser considerados pelo historiador. 
a) As intenções do pintor (quando identificadas, assim como as intenções dos seus possíveis patronos e clientes), a existência de convenções de representação pictórica no tempo estudado e a presença de mentalidades, ideologias e identidades expressas nas fontes. 
b) Independentemente das intenções do pintor, é importante indagar sobre as condições de produção dessa pintura e sua recepção em uma determinada época. 
c) As intenções do pintor e de seus patronos e a sua correspondência com os objetos, pessoas e eventos retratados, que permitem investigar o grau de distorção que as pinturas realizaram em relação à realidade retratada. 
d) A organização interna dos elementos presentes nas pinturas são o enfoque central do trabalho historiográfico sobre pinturas, sob influência da iconologia. 
e) A iconografia oferece a base dos estudos de pinturas desde o período renascentista, orientando o olhar do historiador para a análise de pinturas históricas e dos retratos em detrimento das pinturas artísticas. 




10. (UFPR) Levando em conta as utilidades das fontes arqueológicas no estudo historiográfico, considere as seguintes afirmativas: 
1. As fontes arqueológicas restringem-se ao estudo de determinadas sociedades sem cultura escrita, como as comunidades indígenas no Brasil, e ao período antigo, em complementação aos vestígios escritos. 
2. As fontes arqueológicas oferecem uma grande variedade de informações para historiadores de todos os períodos da História, permitindo analisar um passado mais complexo, contraditório e múltiplo, em uma análise articulada a fontes escritas, em sociedades em que tais fontes são encontradas. 
3. As fontes arqueológicas têm trazido à luz situações de resistência e de confronto de certos grupos sociais, tais como práticas religiosas não cristãs de escravos que não foram registradas pela cultura escrita produzida pelos senhores de escravos, em países como os Estados Unidos. 
4. As fontes arqueológicas permitem compreender determinadas situações de mescla cultural que não foram relatadas em documentos escritos, tais como no caso do Quilombo dos Palmares, cuja história passou a ser problematizada após escavações arqueológicas terem encontrado uma grande presença indígena, ignorada pelos documentos escritos do século XVII. 

Assinale a alternativa correta. 
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. 
b) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. 
c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. 
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. 
e) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. 




GABARITO
resposta da questão 1:[C]
resposta da questão 2:[C]
resposta da questão 3:[D]
resposta da questão 4:[A]
resposta da questão 5:[B]
resposta da questão 6:[D]
resposta da questão 7:[B]
resposta da questão 8:[E]
resposta da questão 9:[A]
resposta da questão 10:[C]

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