sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Roteiro de estudos: Civilização Fenícia

Roteiro de estudos: Fenícios


1.(Fgv 2001)  Das alternativas abaixo, a que melhor caracteriza a sociedade fenícia é:


a) a existência de um Estado centralizado e o monoteísmo;  
b) o monoteísmo e a agricultura;  
c) o comércio e o politeísmo;  
d) as Cidades-estados e o monoteísmo  
e) a agricultura e a forma de Estado centralizado.


2. (UFPI) A respeito da sociedade fenícia podemos afirmar corretamente que: 
a) a Fenícia desconhecia centralização do poder, pois era formada por cidades-estados que tinham ampla autonomia política, econômica, religiosa e administrativa. 
b) a independência política das cidades-estados fenícias foi possível, durante séculos, pelas alianças estabelecidas com os romanos que, por sua vez, faziam frente à expansão persa. 
c) os extensos vales situados entre as montanhas e o mediterrâneo possibilitaram o grande desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e,consequentemente, do comércio. 
d) de todas as criações fenícias, a mais importante foi a caravela, posteriormente aperfeiçoada pelos gregos. 
e) a grande e original contribuição dos fenícios para a história da civilização foi a introdução das vogais no alfabeto criado pelos gregos e romanos, o que veio tornar a comunicação mais fácil e rápida.


3. (UFRS) Em relação aos povos da Antiguidade, é correto afirmar que
a) os assírios foram submetidos por Nabucodonosor, originando o episódio conhecido como o Cativeiro da Babilônia.
b) os fenícios foram os criadores do alfabeto, posteriormente aperfeiçoado pelos gregos e latinos.
c) os hebreus criaram um quadro religioso caracterizado pelo politeísmo e a mumificação.
d) os egípcios estabeleceram, em 300 a.C., o importante Código de Hamurabi, um dos primeiros códigos jurídicos escritos.
e) os persas, após derrotarem as tropas de Alexandre, conseguiram anexar o território grego ao seu império.



4. (UEL) " ... essencialmente mercadores, exportavam pescado, vinhos, ouro e prata, armas, praticavam a pirataria, e desenvolviam um intenso comércio de escravos no Mediterrâneo..." O texto refere-se a características que identificam, na Antiguidade Oriental, os
a) fenícios.
b) hebreus.
c) caldeus.
d) egípcios.
e) persas.


5. (Unesp 2003) Na região onde atualmente se encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a.C., um povo semita, que  passou a ocupar a estreita faixa de terra, com cerca de 200 quilômetros de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas.Várias razões os levaram ao comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a costa, que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza, usados na construção de navios.


O contido nesse parágrafo refere-se ao povo
a) fenício.
b) hebreu.
c)sumério.
d) hitita.
e) assírio.


6. (UECE 2008/2) Os fenícios viviam numa faixa de duzentos quilômetros de comprimento, entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano. Semitas, provinham do litoral setentrional do mar Vermelho. Assinale a principal contribuição
desse povo para as sociedades atuais.

a) O alfabeto.
b) Os templos.
c) A escrita hieroglífica.
d) A escrita cuneiforme.
e) A invenção do comércio.



7. (UNESP) Na região onde atualmente se encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a.C., um povo semita, que passou a ocupar a estreita faixa de terra, com cerca de 200 quilômetros de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas. Várias razões os levaram ao comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a costa, que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza, usados na construção de navios. O contido nesse parágrafo refere-se ao povo
a) fenício.
b) hebreu.
c) sumério.
d) hitita.
e) assírio.


8. (UFPE) Ao estudarmos os povos antigos, aprendemos acerca da sua cultura, das suas práticas sociais e políticas e da sua atividade econômica. Os fenícios, por exemplo, se destacaram pela atividade comercial e pela criação do alfabeto.

0-0) A criação do alfabeto entre os fenícios está relacionada à atividade religiosa. Esses povos nos legaram muitos documentos religiosos que comprovam a estreita relação entre a escrita e a religião.
1-1) O comércio desenvolvido pelos fenícios era terrestre. Além do mais, a insegurança das embarcações antigas fazia com que eles privilegiassem as curtas viagens em que os riscos eram reduzidos.
2-2) Os fenícios foram considerados os maiores navegadores da Antiguidade, em razão do intenso comércio marítimo que desenvolveram. Esta prática econômica possibilitou que dominassem amplamente a navegação de longa distância.
3-3) O alfabeto fenício, em razão de ser voltado para a atividade comercial, não teve qualquer influência entre os povos da Antiguidade. Era formado de caracteres próprios, impossíveis de serem utilizados para as atividades cotidianas.
4-4) A criação do alfabeto pelos fenícios está relacionada à atividade comercial. A necessidade de registrar as atividades comerciais com os diferentes povos fez com que a escrita deixasse de ser uma atividade de especialistas, como no Egito antigo.








GABARITO   

resposta da questão 1:[C]

Comentário da questão:
Os fenícios se notabilizaram pela organização política descentralizada e pelo comércio marítimo, além disso desenvolveram o alfabeto.
resposta da questão 2:[A]

resposta da questão 3:[B]

resposta da questão 4:[A]

resposta da questão 5:[A]

resposta da questão 6:[A]



resposta da questão 7:[A]

Comentário da questão:
Uma estreita faixa de terra, representada hoje pela República do Líbano, estendia-se por aproximadamente 200 km, comprimida do lado leste pelos contrafortes das montanhas do Líbano e a oeste pelo Mar Mediterrâneo. Nessa região se estabeleceram os fenícios que edificaram importantes cidades-estado e ficaram conhecidos como grandes navegadores e comerciantes, chegando inclusive a constituir diversas colônias ao longo da região banhada pelo Mediterrâneo.


Resposta da questão 8: [F,F,V,F,V]


Comentário da questão:
Uma das mais notáveis invenções do homem, o alfabeto pode ser definido como um “sistema de sinais capazes de exprimir os sons elementares da língua”. O Alfabeto fenício possui 22 letras consonantais, escritas em linhas horizontais da direita para a esquerda.

0 0 - A criação do alfabeto fenício está ligada à atividade comercial.
1 1 Os fenícios eram hábeis navegantes e as principais rotas do seu comércio eram marítimas. Comercializavam por todo o litoral do Mar Mediterrâneo e algumas rotas do litoral atlântico europeu. 
2 2 - Aproveitando-se de sua posição geográfica bastante favorável, os fenícios orientavam sua vida para o comércio e para a navegação, constituindo poderosa frota mercante que levava os seus produtos aos mais longínquos lugares.
3 3 - O alfabeto fenício deu origem aos seguintes alfabetos: hebraico, árabe, grego, etrusco e latino. Foram os gregos que acrescentaram as vogais.
4 4 - Tal iniciativa deveu-se, antes de tudo, ao grande desenvolvimento da atividade mercantil, bem como à fundação de inúmeras colônias, o que tornou imperativa a adoção de um sistema gráfico de comunicação, único e de fácil compreensão.











Nenhum comentário:

Postar um comentário