quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

UERJ 2ª Fase Exame Discursivo 2016

2ª Fase Exame Discursivo 2016

Questão 01



O mapa de Tenochtitlán - capital do Império Asteca à época da conquista da América no século XVI - auxilia a compreensão dos relatos dos espanhóis, cujas reações diante da cidade revelam características daquela sociedade pré-colombiana. 

Indique duas características da sociedade asteca que causaram as reações expressadas nos relatos acima. Cite, ainda, dois objetivos da conquista europeia da América.


Resposta da questão 01
Duas das características: 
• riqueza material 
• extensão territorial 
• atividade comercial 
• intensa urbanização 
• arquitetura monumental 

Dois dos objetivos: 
• expansão da fé católica 
• extração de metais preciosos 
• obtenção de matérias-primas 
• promoção do ideal de civilização 
• exploração da mão de obra nativa 
• ampliação do poder das monarquias europeias

Questão 02






A presença holandesa no Brasil, entre 1630 e 1654, interferiu nos rumos da colonização portuguesa nas terras americanas. O governo de Nassau (1637-1644) tornou-se uma referência, estimulando a produção de registros, como as pinturas de Frans Post. 

Identifique o principal objetivo econômico da presença holandesa no Brasil, no século XVII. Em seguida, apresente duas realizações do governo de Nassau que tenham contribuído para sua notoriedade histórica.

Resposta da questão 02
Principal objetivo econômico: ocupação / controle das regiões produtoras de açúcar no litoral nordeste do Brasil. 

Duas das realizações: 
• incentivo à presença de pintores 
• controle do comércio de escravos africanos 
• conquista de entrepostos de escravos em Angola 
• embelezamento arquitetônico de Recife e de Olinda 
• consolidação de alianças com proprietários de engenho locais 
• tolerância religiosa com relação a católicos, protestantes e judeus 
• ampliação do domínio territorial dos holandeses no litoral nordestino 
• recuperação da produção de açúcar nas regiões afetadas pelas guerras de ocupação

Questão 03


René Descartes (1596-1650) e Galileu Galilei (1564-1642) são alguns dos principais integrantes da chamada Revolução Científica do século XVII, processo que alterou visões de mundo e hábitos de pensamento da época. Aponte uma proposta da Revolução Científica do século XVII e um motivo para o posicionamento contrário da Igreja Católica às proposições dessa Revolução.


Resposta da questão 03
Uma das propostas: 
• críticas ao geocentrismo 
• defesa do heliocentrismo 
• estabelecimento dos fundamentos da mecânica clássica newtoniana 
• uniformização da linguagem matemática e sua aplicação nos raciocínios e métodos científicos 
• valorização da racionalidade humana e do pensamento científico para a explicação dos fenômenos naturais 
• defesa e aplicação do experimentalismo baseado na observação dos fenômenos da natureza (método científico) 

Um dos motivos: 
• oposição ao questionamento dos argumentos de autoridade e da tradição 
• condenação das revisões sobre o geocentrismo e das críticas ao pensamento escolástico 
• oposição aos racionalismos que defendiam a perspectiva heliocêntrica na compreensão do universo 
• afirmação dos dogmas defendidos pela Igreja Católica no contexto de expansão das religiões protestantes


Questão 04


Pompeo Batoni. Kaiser José II e o Grão-Duque Leopoldo da Toscana. Óleo sobre tela, 1769.


Na pintura de Pompeo Batoni, de 1769, estão representados dois imperadores austríacos do Antigo Regime: José II e seu irmão Leopoldo II. No detalhe, pode-se observar um exemplar em francês do livro O espírito das leis, de Montesquieu, expoente da Ilustração ou Iluminismo. A presença do livro na pintura não é meramente decorativa, mas revela modos e práticas de governo adotados por diversos Estados europeus no século XVIII. 

Nomeie esse modo de governar. Em seguida, apresente uma ação promovida por monarquias europeias que empreenderam tais práticas.



Resposta da questão 04
Modo de governo: 
Despotismo Esclarecido / Reformismo Ilustrado / Absolutismo Ilustrado 

Uma das ações: 
• modernização e racionalização da administração 
• valorização das ciências, das artes e da literatura 
• crescimento econômico e ampliação da arrecadação 
• aumento do controle, da centralização e da fiscalização 
• promoção de reformas políticas, urbanas, educacionais e jurídicas


Questão 05



Os dados sobre a malha ferroviária do Império do Brasil e dos E.U.A. estão relacionados a importantes transformações ocorridas no século XIX. Cite um grupo social ou setor econômico que financiou a construção de ferrovias no Brasil nesse período. Apresente, também, duas transformações econômicas, uma no Brasil e outra nos E.U.A., associadas aos ritmos das alterações nas malhas ferroviárias.


Resposta da questão 05
Uma das respostas: 
• setor financeiro estrangeiro (banqueiros britânicos) 
• capitais privados do setor cafeeiro nacional (cafeicultores) 

Uma das transformações no Brasil: 
• integração de diferentes regiões 
• facilitação da circulação de pessoas 
• ampliação do transporte de mercadorias 
• agilização do escoamento da produção cafeeira 
• facilitação da exportação de produtos primários 

Uma das transformações nos E.U.A.: 
• ocupação do Oeste 
• consolidação do capitalismo 
• integração de diferentes regiões 
• aumento do mercado consumidor 
• facilitação da circulação de pessoas 
• ampliação do transporte de mercadorias 
• facilitação da exportação de produtos primários e manufaturados


Questão 06




A abolição da escravatura no Brasil resultou de manifestações políticas e sociais que mobilizaram diferentes grupos, como ilustra a fotografia. Cite dois grupos sociais diretamente envolvidos no movimento abolicionista. Identifique um grupo opositor a esse movimento e uma das razões para seu posicionamento contrário.


Resposta da questão 06
Dois dos grupos abolicionistas: 
• irmandades religiosas 
• militares críticos do escravismo 
• políticos adeptos do republicanismo 
• políticos adeptos de reformas no regime monárquico 
• escravos e libertos promotores de ações antiescravistas 
• letrados e intelectuais, como por exemplo, Joaquim Nabuco, José do Patrocínio, André Rebouças, Machado de Assis, Luis Gama 

Um dos grupos contrários à abolição: 
• proprietários de escravos e terras 
• cafeicultores do Vale do Paraíba Fluminense 

Uma das razões: 
• resistência à abolição sem indenização 
• capitais mobilizados na mão de obra escrava 
• manutenção do status social da condição de proprietário de escravos

Questão 07




Nos documentos acima podem ser reconhecidos posicionamentos e atitudes que marcaram a atuação de lideranças da União Democrática Nacional (UDN), partido que existiu de 1945 até 1965. A partir desses documentos, indique duas características da atuação udenista em meio às disputas políticas e partidárias do período. Cite, ainda, uma iniciativa ou uma crise na qual o partido se envolveu.

Resposta da questão 07

Duas das características: 
• ação antigetulista 
• retórica moralista 
• defesa do golpismo 
• oposição ao trabalhismo 
• defesa dos princípios liberais 
• posicionamento antidemocrático 
• questionamento dos resultados eleitorais 
• vinculação da imagem dos adversários a práticas corruptas 

Uma das iniciativas / crises: 
• suicídio de Vargas 
• oposição ao Estado Novo 
• deposição de João Goulart 
• renúncia de Jânio Quadros 
• oposição às reformas de base 
• apoio ao candidato Jânio Quadros 
• apoio à deposição de Getúlio Vargas 
• apoio ao golpe de 1964 e à Ditadura 
• apoio à campanha O PETRÓLEO É NOSSO 
• defesa da renúncia ou afastamento de Vargas 
• Novembrada ou contragolpe do general Henrique Lott 
• tentativa de impedir a posse de Juscelino Kubitschek e João Goulart 
• questionamento da posse de Getúlio Vargas com a “tese da maioria absoluta”

Questão 08


Variadas foram as repercussões internacionais à deposição do Presidente João Goulart, em abril de 1964, como expressam os depoimentos citados. Considerando a natureza do movimento que depôs o presidente brasileiro em 1964, identifique a principal diferença entre o posicionamento do secretário de Estado norte-americano e o do deputado mexicano. Em seguida, apresente um aspecto do contexto internacional da época que explique o posicionamento dos E.U.A.

Resposta da questão 08
Principal diferença: o secretário de Estado norte-americano apoia a deposição do presidente João Goulart e a entende como movimento de defesa da constituição e da democracia. O deputado mexicano condena a deposição do presidente brasileiro e a entende como um golpe do grande capital internacional nos países do Terceiro Mundo. 

Um dos aspectos: 
• bipolaridade da Guerra Fria 
• rivalidades entre os E.U.A. e Cuba, que aderira ao socialismo 
• interesses de investidores e capitais norte-americanos nos países latino-americanos 
• política de não alinhamento defendida pelo governo de João Goulart, no contexto da defesa da soberania dos países do Terceiro Mundo

Questão 09



As maneiras de apresentar povos e territórios possuem variações históricas associadas às relações estabelecidas entre sociedades e culturas. As imagens acima sobre o continente africano ilustram essas variações. A partir da comparação entre as imagens, identifique a principal diferença quanto a essas representações do continente africano. Em seguida, cite um processo histórico contemporâneo que explique a diferença de perspectiva entre a imagem 1 e a imagem 2.

Principal diferença: a imagem 1 retrata a fauna típica da África enfatizando seu aspecto natural e exótico, enquanto a imagem 2 mostra rostos e tipos humanos, denotando a valorização da diversidade étnica e cultural do continente. 

Resposta da questão 09
Um dos processos históricos: 
• pan-africanismo 
• repercussões internacionais do fim do Apartheid 
• valorização e divulgação das histórias dos povos africanos 
• reconhecimento e condenação dos efeitos do neocolonialismo 
• valorização das heranças culturais africanas em sociedades americanas e europeias 
• ampliação das críticas internacionais às teorias raciais e ao etnocentrismo após a Segunda Guerra Mundial 
• desdobramentos simbólicos da Primavera Árabe no norte da África, como, por exemplo, a mobilização popular e a defesa da pluralidade 
• movimentos de descolonização na África, associados à valorização e ao reconhecimento da soberania e das identidades dos povos africanos

Questão 10



As abordagens das animações cinematográficas indicam mudanças na representação dos gêneros masculino e feminino e do papel da mulher nas sociedades ocidentais, tendo em vista transformações históricas e também a ocorrência de medidas de promoção da igualdade entre os gêneros nas últimas oito décadas. Ao comparar as análises feitas nos textos, aponte uma mudança na representação da condição feminina mostrada no filme Frozen. Identifique, ainda, um direito ou uma lei conquistados pelas mulheres no Brasil a partir da década de 1930.


Resposta da questão 10
Uma das mudanças: 
• autonomia feminina 
• capacidade de iniciativa 
• condução do próprio destino 
• valorização do amor fraternal 
• relativização do maniqueísmo 
• questionamento da necessidade do casamento para a realização feminina 
• crítica ao amor idealizado (“felizes para sempre” e “amor à primeira vista”) 
• preocupação com a carreira e o trabalho, e não apenas com a família e afazeres domésticos 

Um dos direitos / leis: 
• lei do divórcio 
• direito de voto 
• lei Maria da Penha 
• licença-maternidade 
• previsão constitucional de igualdade salarial 
• recebimento de pensão alimentícia pela guarda de filhos 
• concessão do Bolsa-família preferencialmente para mulheres

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