domingo, 22 de novembro de 2015

Vestibular Unicamp 2016

Confira a correção das questões de História do vestibular da Unicamp 2016


Questão 55
A teoria da perspectiva, iniciada com o arquiteto Filippo Bruneleschi (1377-1446), utilizou conhecimentos geométricos e matemáticos na representação artística produzida na época. A figura a seguir ilustra o estudo da perspectiva em uma obra desse arquiteto. 

É correto afirmar que, a partir do Renascimento, a teoria da perspectiva 
a) foi aplicada nas artes e na arquitetura, com o uso de proporções harmônicas, o que privilegiou o domínio técnico e restringiu a capacidade criativa dos artistas. 
b) evidencia, em sua aplicação nas artes e na arquitetura, que as regras geométricas e de proporcionalidade auxiliam a percepção tridimensional e podem ser ensinadas, aprendidas e difundidas. 
c) fez com que a matemática fosse considerada uma arte em que apenas pessoas excepcionais poderiam usar geometria e proporções em seus ofícios. 
d) separou arte e ciência, tornando a matemática uma ferramenta apenas instrumental, porque essa teoria não reconhece as proporções humanas como base de medida universal. 

resposta da questão 55:[B]
Comentário da questão:
A arte renascentista deve ser considerada a partir da perspectiva da valorização da racionalidade humana, sua capacidade em interpretar a natureza, moldar as criações humanas a partir de inovações técnicas, como a utilização da perspectiva e das proporcionalidades geométricas para atingirem os objetivos esperados por artistas e arquitetos. Desse tipo de preocupação saem projetos arquitetônicos como de Filippo Bruneleschi.




Questão 56 
Quanto seja louvável a um príncipe manter a fé, aparentar virtudes e viver com integridade, não com astúcia, todos o compreendem; contudo, observa-se, pela experiência, em nossos tempos, que houve príncipes que fizeram grandes coisas, mas em pouca conta tiveram a palavra dada, e souberam, pela astúcia, transtornar a cabeça dos homens, superando, enfim, os que foram leais (...). Um príncipe prudente não pode nem deve guardar a palavra dada quando isso se lhe torne prejudicial e quando as causas que o determinaram cessem de existir. 
(Nicolau Maquiavel, O Príncipe. São Paulo: Nova Cultural, 1997, p. 73-85.) 

A partir desse excerto da obra, publicada em 1513, é correto afirmar que: 
a) O jogo das aparências e a lógica da força são algumas das principais artimanhas da política moderna explicitadas por Maquiavel. 
b) A prudência, para ser vista como uma virtude, não depende dos resultados, mas de estar de acordo com os princípios da fé. 
c) Os princípios e não os resultados é que definem o julgamento que as pessoas fazem do governante, por isso é louvável a integridade do príncipe. 
d) A questão da manutenção do poder é o principal desafio ao príncipe e, por isso, ele não precisa cumprir a palavra dada, desde que autorizado pela Igreja. 

resposta da questão 56:[A]
Comentário da questão:
O pensamento político de Maquiavel é uma aposta na astúcia, na aparência e na força. Os princípios não podem ser inflexíveis, mas submetidos às circunstâncias.




Questão 57 
Por que a ética voltou a ser um dos temas mais trabalhados do pensamento filosófico contemporâneo? Nos anos 1960 a política ocupava esse lugar e muitos cometeram o exagero de afirmar que tudo era político. 
(José Arthur Gianotti, “Moralidade Pública e Moralidade Privada”, em Adauto Novaes, Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 239.) 

A partir desse fragmento sobre a ética e o pensamento filosófico, é correto afirmar que: 
a) O tema foi relevante na obra de Aristóteles e apenas recentemente voltou a ocupar um espaço central na produção filosófica. 
b) Os impasses morais e éticos das sociedades contemporâneas reposicionaram o tema da ética como um dos campos mais relevantes para a Filosofia. 
c) O pensamento filosófico abandonou sua postura política após o desencanto com os sistemas ideológicos que eram vigentes nos anos 1960. 
d) Na atualidade, a ética é uma pauta conservadora, pois nas sociedades atuais, não há demandas éticas rígidas.


resposta da questão 57:[B]
Comentário da questão:
 A ética pode ser considerada como uma das grandes preocupações dos sistemas filosóficos, independentemente do momento considerado. Atualmente, a grande importância dada para este tema deve ser relacionada com novas questões suscitadas pelo desenvolvimento da ciência (como as pesquisas com células-tronco), levando ao surgimento, por exemplo, de um novo campo de estudos denominado bioética.

Questão 58
Reproduz-se, abaixo, trecho de um sermão do bispo Cesário de Arles (470-542), dirigido a uma paróquia rural. “Vede, irmãos, como quem recorre à Igreja em sua doença obtém a saúde do corpo e a remissão dos pecados. Se é possível, pois, encontrar este duplo benefício na Igreja, por que há infelizes que se empenham em causar mal a si mesmos, procurando os mais variados sortilégios: recorrendo a encantadores, a feitiçarias em fontes e árvores, amuletos, charlatães, videntes e adivinhos?” 
(Fonte: http://www.institutosapientia.com.br/site/index.php?option=co_content&view=article&id=1397:sao-cesario-de-arles-sermao-13-paraumaparoquia-rural&catid=28:outros-artigos&Itemid=285.) 

A partir desse sermão, escrito no sul da atual França, é correto afirmar que: 
a) A Igreja Católica assumia funções espirituais e deixava à nobreza o cuidado da saúde dos camponeses, através de ordens religiosas e militares. 
b) O cristianismo tinha penetrado em todas as categorias sociais e era interpretado da mesma forma através da autoridade dos bispos. 
c) Práticas consideradas menos ortodoxas por Cesário de Arles ainda encontravam espaço em setores da sociedade e a elite da Igreja tentava se afirmar como o único acesso ao sagrado. 
d) O avanço do materialismo estava afastando da Igreja os camponeses, que, com isto, deixavam de pagar os dízimos eclesiásticos. 

resposta da questão 58:[C]
Comentário da questão:
 O sermão do bispo Cesário se inscreve no período em que a Igreja Cristã, então recém-fundada no Concílio de Niceia (324) buscava se afirmar como única instituição legítima na difusão dos ensinamentos de Cristo. Dentro deste processo era essencial demonizar as práticas populares de origem pagã ou mesmo outras correntes cristãs independentes que ainda sobrevivam em meio à nova sociedade feudal que lentamente ia tomando forma. Posto isso, a alternativa "C" é a que de forma mais clara descreve o contexto no qual o sermão se insere.


Questão 59 
“Uma categoria inferior de servidores que coexiste nas grandes casas com os domésticos livres são os escravos. Um recenseamento enumera em Gênova, em 1458, mais de 2 mil. As mulheres estão em uma proporção esmagadora (97,5%) e 40% não têm ainda 23 anos. São totalmente desamparadas; todos na casa a repreendem, todos batem nela (patrão, mãe, filhos crescidos) e os testemunhos de processos em que elas comparecem mostram-nas vivendo, frequentemente no temor de pancadas. Em Gênova e Veneza, a escrava-criada é essencial no prestígio das nobres e ricas matronas. 
(Adaptado de Charles De la Roncière, “A vida privada dos notáveis toscanos no limiar da Renascença”, em Georges Duby (org.), História da vida privada - da Europa feudal à Renascença, vol 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 235-236.) 

Sobre o trabalho nas cidades italianas do período em questão, podemos afirmar corretamente que: 
a) O declínio da escravidão está ligado ao novo conceito antropocêntrico do ser humano e a uma nova dignidade da condição feminina no final da Idade Média. 
b) O trabalho servil era predominantemente feminino e concorria com o trabalho escravo. A escravidão diminuiu com essa concorrência, desdobrando-se no trabalho livre. 
c) Conviviam inúmeras formas de trabalho livre, semilivre e escravo no universo europeu e a sobreposição não era, em si, contraditória. 
d) O uso do castigo corporal igualava as escravas a outros trabalhadores e foi o motivo das rebeliões camponesas do período (jacqueries) e agitações urbanas.

resposta da questão 59:[C] 
Comentário da questão:
A questão aborda a dinâmica do trabalho nas cidades europeias na transição da Idade Média para a Moderna. O texto é fundamental para a resolução, pois demonstra a variedade de relações de trabalho presente na sociedade da época. Como a alternativa D evidencia, coexistiam inúmeras formas de trabalho nas cidades mercantis europeias, tais como o trabalho livre assalariado, o semilivre (uma herança das tradições feudais) e o trabalho escravo, inserido na nascente lógica mercantilista.

Questão 60 
Os estudos históricos por muito tempo explicaram as relações entre Portugal e Brasil por meio da noção de pacto colonial ou exclusivo comercial. Sobre esse conceito, é correto afirmar que: 
a) Trata-se de uma característica central do sistema colonial moderno e um elemento constitutivo das práticas mercantilistas do Antigo Regime, que considera fundamental a dinâmica interna da economia colonial. 
b) Definia-se por um sistema baseado em dois polos: um centro de decisão, a metrópole, e outro subordinado, a colônia. Esta submetia-se à primeira através de uma série de mecanismos político-institucionais. 
c) Em mais de uma ocasião, os colonos reclamaram e foram insubordinados diante do pacto colonial, ao exigirem sua presença e atuação nas Cortes dos reis ou ao pedirem a presença do Marquês de Pombal na colônia. 
d) A noção de pacto colonial é um projeto embrionário de Estado que acomodava as tensões surgidas entre os interesses metropolitanos e coloniais, ao privilegiar as experiências do “viver em colônia”. 


resposta da questão 60:[B]
Comentário da questão:
A questão exigia do vestibulando o conhecimento sobre as estruturas do Antigo Sistema Colonial, sobretudo em relação ao exclusivismo metropolitano, chamado popularmente de pacto-colonial. Dentro da lógica mercantilista, típica do estado moderno europeu, a metrópole era o centro de decisão, impondo medidas às áreas coloniais, que, no aspecto político-institucional, ficavam subordinadas. O vestibulando poderia se confundir com a alternativa A. Contudo, deve-se atentar com a parte que a afirma a importância da “dinâmica interna da economia colonial.” Essa afirmação inviabiliza a alternativa, já que na lógica mercantilista, a economia era focalizada muito mais para a dinâmica externa do que interna. 



Questão 61
As revoluções de independência na América hispânica foram, ao mesmo tempo, um conflito militar, um processo de mudança política e uma rebelião popular. 
(Rafael Rojas, Las repúblicas de aire. Buenos Aires: Taurus, 2010, p. 11.) 

São características dos processos de independência nas ex-colônias espanholas na América: 

a) o descontentamento com o domínio colonial e a agregação de grupos que expressavam a heterogeneidade étnica, regional, econômica e cultural do continente. 
b) o caudilhismo, sob a liderança política criolla, e o discurso revolucionário de uma nova ordem política, que assegurou profundas transformações econômicas na América. 
c) o uso dos princípios liberais de organização política republicana e a criação imediata de exércitos nacionais que lutaram contra as forças espanholas. 
d) a participação de indígenas e camponeses, determinante para a consolidação do processo de independência em regiões como o México, e sua ausência nas ações comandadas por Bolívar.

resposta da questão 61:[A]
Comentário da questão: 
O processo de independência da América Hispânica esteve diretamente relacionado com a prisão do Rei D. Fernando IV em 1808 e a reação dos colonos ao não reconhecer a legitimidade do novo governante José Bonaparte. O descontentamento dos colonos já vinha se apresentando anteriormente, observa-se a falta de representatividade dos criollos nos cargos administrativos, a expulsão dos jesuítas da América Hispânica e a política comercial adotada pela Metrópole precipitaram os movimentos de independência. A heterogeneidade dos movimentos de independência pode ser exemplificada com o processo peculiar ocorrido no México em que o padre Miguel Hidalgo se uniu à indígenas e mestiços contra o domínio dos fazendeiros abastados espanhóis.

Questão 62

“O Rio civiliza-se!” eis a exclamação que irrompe de todos os peitos cariocas. Temos a Avenida Central, a Avenida Beira Mar (os nossos Campos Elíseos), estátuas em toda a parte, cafés e confeitarias (…), um assassinato por dia, um escândalo por semana, cartomantes, médiuns, automóveis, autobus, autores dramáticos, grandmonde, demi-monde, enfim todos os apetrechos das grandes capitais. 
(“O Chat Noir”, em Fon-Fon! Nº 41, 1907. Extraído de www.objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/fonfon/fonfon1907.) 

A partir do excerto, que se refere ao período da Belle Époque no Brasil, no início do século XX, é correto afirmar que: 
a) O Rio de Janeiro procurava apagar aspectos da época do Império e impulsionar a cultura francesa, renegada por D. Pedro II. 
b) A cidade expressava as contradições de um processo de transformações urbanas, sociais e políticas nas primeiras décadas da República. 
c) Os costumes franceses eram elementos incorporados pela sociedade carioca como sinônimo da modernização republicana obtida pelo tenentismo. 
d) A modernização representou um processo de exclusão social e cultural, patrocinado pelo governo francês, que financiava obras públicas e impunha os produtos franceses à população brasileira. 

resposta da questão 62:[B]
Comentário da questão:
A proclamação da República trouxe a construção de um novo imaginário social, dentro do qual a capital do país, a cidade do Rio de Janeiro, devia se afastar de seu passado imperial para se revestir de um ar mais moderno e contemporâneo. Empossado como prefeito do Rio de Janeiro, o arquiteto Pereira Passos inicia um profundo processo de reforma urbana entre 1902 e 1906, responsável por acentuar as contradições internas daquela sociedade. Se por um lado a elite carioca mantinha sua preferência pelos costumes e hábitos importados da França, como os cafés e os estilos arquitetônicos, os bairros periféricos ainda conviviam com a violência e a precariedade impostas pela desigualdade social gritante.

Questão 63

Muitos intelectuais, boa parte da imprensa e dos meios de comunicação, e a sociedade em geral usam o termo populismo para caracterizar uma prática política contemporânea que relaciona as massas e o governante. Sobre o populismo, é correto afirmar que: 

a) A figura do líder é fundamental no populismo, a exemplo de Getúlio Vargas e Jânio Quadros, sendo muito forte no Brasil entre 1930 e 1964. Tal prática requer carisma do líder, a fim de diminuir
a participação da massas e impedir o nacional-desenvolvimentismo.
b) As massas, em suas expectativas, alinham-se às camadas médias, que são ressentidas por não se tornarem classes dominantes. Surgem, nesse processo, líderes vindos das camadas médias que manipulam as massas, destituídas de vontade política. 
c) Ocorre uma associação entre as massas urbanas e o dirigente político carismático que exerce o papel de liderança. É um fenômeno de participação política das classes populares urbanas pouco atingidas pelo desenvolvimento industrial e pelas migrações. 
d) O termo é muito usado para nomear um fenômeno político comum na América Latina entre as décadas de 1930 e 1960, sendo associado aos processos de industrialização, urbanização e à emergência de líderes carismáticos. 

resposta da questão 63:[D]
Comentário da questão:
O termo populismo vem sendo amplamente usado para descrever relações entre governantes e seus governados. Temos que pensar o populismo como um fenômeno característico dos governos modernizadores da América Latina dos anos 1930 até 1960, aproximadamente. Estes governos usavam sua liderança carismática para modernizar de forma conservadora seus países, ou seja, trazer industrialização sem alterar significativamente as estruturas sociais da sociedade. São líderes com estas características Getúlio Vargas, Juan Domingo Perón e Lázaro Cárdenas.


Questão 64

Desde a queda do império comunista na Europa, nos anos 1989-1991, assiste-se a uma nova forma de messianismo político que consiste em impor o regime democrático e os direitos humanos pela força. 
(Adaptado de Tzvetan Todorov, Os inimigos íntimos da democracia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 55.) 

O quadro descrito pelo texto pode ser analisado 

a) como herança das lutas anticoloniais exemplificada na organização em torno do Estado multiétnico, como ocorreu na África do Sul. 
b) como parte da nova ordem mundial sob a liderança dos EUA e seu poder bélico em regiões como a Síria e o Afeganistão. 
c) como o estabelecimento de um princípio que desestabiliza as lógicas internas de organização, como ocorreu no Iraque e na ex-Iugoslávia. 
d) como herança da Guerra Fria e como utilização da lógica militar que inviabiliza a adoção da democracia em regiões como a Ucrânia.


resposta da questão 64:[B]
Comentário da questão:
A questão apresenta uma resolução mais complicada e permite mais de uma interpretação levando-se em conta as múltiplas facetas da nova ordem mundial que se impôs ao fim da Guerra Fria. Com a ruptura do bloco soviético, os Estados Unidos emergiram como a nova liderança mundial, exercendo um poder de natureza hegemônica no campo militar mesclado a uma ordem econômica multipolar. Com o discurso de defesa dos ideais democráticos e dos direitos humanos, os Estados Unidos buscam impor seu modelo político-econômico em ações militares em regiões como a Síria e o Afeganistão, muitas vezes através de coalizão com outras potências europeias, como a França e a Inglaterra. É importante ressaltar, no entanto, que a alternativa "C" possui certa lógica, quando faz referência à desestabilização das lógicas internas que levam à ruptura institucional, ainda que tal processo não tenha sido uma estratégia deliberada dos Estados Unidos nos casos do Iraque e da ex-Iugoslávia. Nestes dois últimos casos, a ação americana se deu na forma de uma invasão direta e a intervenção ocidental nas ex-repúblicas iugoslavas ocorre tão somente após a intensificação do processo de limpeza étnica impetrada pelas tropas sérvias. 

Questão 65
A aquarela do artista João Teófilo, aqui reproduzida, dialoga com a pintura de Pedro Américo, “Tiradentes esquartejado” (1893). Sobre a obra de João Teófilo, publicada na capa de uma revista em 2015, é possível afirmar que: 

(revistadehistoria.com.br edição nº 118)

a) Trata-se de uma obra baseada em um quadro do gênero da pintura histórica, sendo que no trabalho de Pedro Américo o corpo de Tiradentes no patíbulo afasta-se da figura do Cristo, exemplo maior de mártir. 
b) Utilizando-se das mesmas formas do corpo esquartejado de Tiradentes pintado por Pedro Américo, o autor limita o número de sujeitos esquartejados e acentua o tom conservador da aquarela. 
c) A imagem fala sobre seu contexto de produção na atualidade, utilizando-se do simbolismo de Tiradentes, e procura ampliar a presença de negros como sujeitos sociais nas lutas coloniais e antiescravistas. 
d) Tiradentes consolidou-se como um mártir nacional no quadro de Pedro Américo, daí a necessidade do pintor de retratar seu corpo esquartejado. A obra de João Teófilo mostra que os mártires, embora negros, são um tema do passado. 


resposta da questão 65:[C]
Comentário da questão:

A obra de João Teófilo é uma releitura da imagem de Pedro Américo e de uma fotografia dos cangaceiros derrotados pelas tropas republicanas. Na obra de Pedro Américo o que se procura é justamente aproximar a figura de Tiradentes da imagem de Jesus Cristo, com o crucifixo, as barbas e cabelos longos, esta interpretação da Inconfidência Mineira (ou Conjuração Mineira) é característica dos primeiros anos da República, que está construindo seu imaginário e seus heróis. Na fotografia temos as cabeças dos cangaceiros cortadas, depositadas sobre os degraus de uma escada de forma a demonstrar a força republicana em combater aquela população nordestina que reagia com violência às péssimas condições de vida a que eram submetidos. João Teófilo, ao produzir essa obra, nos convida a pensar o papel dos heróis nacionais e os mártires negros e pobres anônimos da história do Brasil.



Questão 65
Indique a afirmação correta a respeito dos grandes fluxos migratórios atuais no contexto da globalização. 

a) Envolvem imigrantes da América Latina, do norte da África e do Oriente Médio, atraídos pela industrialização fordista da Europa e dos Estados Unidos, que gera trabalho nas fábricas e na construção civil. 
b) Direcionam-se para os países ricos ou em crescimento econômico e envolvem aquelas áreas de expulsão, cujas populações de origem sempre tiveram culturalmente vocação para a realização de grandes deslocamentos. 
c) Resultam das diferenças entre a situação econômica dos países pobres e ricos e se direcionam para os lugares em que as populações falam a mesma língua ou possuem proximidades culturais. 
d) Assumem distintas direções, sendo que uma das rotas dos imigrantes para a Europa inicia-se em países do Oriente Médio e da costa oriental do norte da África, indo até a Grécia, com travessia pelo mar Mediterrâneo. 

resposta da questão 65:[D] 
Comentário da questão:
 Macedônia e outros países do sul e leste europeus tornaram-se a principal porta de entrada de imigrantes dos países da África e Oriente Médio, assolados pela guerra e por problemas sócio-econômicos.



Questão 67
País da África Austral que se tornou independente em 1975 após séculos de colonialismo europeu. No período posterior à independência, a terra passou a ser propriedade do Estado, com predomínio de uso pela população camponesa e com forte participação das mulheres na produção agrícola familiar. De 1976-1992 vivenciou intensos conflitos produzidos pela guerra civil envolvendo dois dos principais grupos armados do país. 

O texto acima faz referência ao seguinte país: 
a) Congo. 
b) África do Sul. 
c) Moçambique. 
d) Nigéria



resposta da questão 67:[C]
Comentário da questão:
O texto trata da descolonização de Moçambique em relação à Portugal em 1975. Segue-se ao fato um grande conflito interno em que se opuseram as guerrilhas FRELIMO (socialista) e RENAMO (anti-socialista).




Fonte: Oficina do Estudante


Nenhum comentário:

Postar um comentário