terça-feira, 10 de novembro de 2015

VESTIBULAR ESPM 2015

VESTIBULAR ESPM 2015
HUMANIDADES e CULTURA GERAL CONTEMPORÂNEA 
51. República Romana, a princípio, permitia direitos políticos apenas aos patrícios — a aristocracia de nascimento formada pelos grandes proprietários de terras e escravos. Os séculos iniciais da República foram um período de acirradas lutas de classes em que as revoltas da plebe permitiram aos plebeus a obtenção de alguns direitos: 
J. P. Balsdon. O Mundo Romano. 

Nesse contexto, assinale a alternativa que apresente o que determinava a Lei Canuleia: 
a) a criação do Tribunato da Plebe. 
b) o direito dos plebeus ocuparem o Consulado. 
c) o fim da escravidão por dívidas. 
d) o casamento misto, isto é, entre patrícios e plebeus. 
e) a igualdade religiosa, ou seja, o acesso dos plebeus aos colégios sacerdotais. 

Resolução: Nos primeiros tempos após a Proclamação da República em Roma (509 a.C.), os patrícios (nobres) procuraram manter sua hegemonia política no aparelho estatal recém-inaugurado, agindo no sentido de ocupar todas as magistraturas públicas (Cônsules, Pretores, Questores e outros). No entanto, a população livre (plebe) mobilizou-se para exigir direitos de participação política. Graças a isso, obteve uma série de conquistas, como: o direito de eleger um tribuno da Plebe (com poder de veto), o fim da escravidão por dívidas (“Leis Licínias”) e também a permissão de casamentos entre patrícios e plebeus (“Lei Canuleia”). 

Alternativa D 

52. Nenhum homem livre será detido, aprisionado, ou privado de seus bens, ou posto fora da lei, ou exilado, ou prejudicado de algum modo a não ser em virtude de um julgamento legal dos seus pares ou em virtude das leis do país. 
G. M. Trevelyan. História concisa da Inglaterra. 

O trecho acima foi retirado de um documento considerado referência fundamental das Liberdades Inglesas. 

Assinale-o: 
a) Provisões de Oxford. 
b) Magna Carta. 
c) Ato de Supremacia. 
d) Declaração de Direitos. 
e) Lei dos Pobres. 

Resolução: Outorgada em 1215 pelo Rei inglês João Plantageneta (“João Sem Terra”), a Magna Carta é considerada uma espécie de primeira constituição inglesa" — muito embora servisse apenas apenas para garantir os interesses dos grandes barões feudais ingleses, e não para criar direitos para toda a população. Em essência, a Magna Carta limitava a autoridade do Rei e obrigava-o a se reportar a uma Assembleia de Nobres (“Grande Conselho”) para decidir sobre questões pertinentes a assuntos como guerras e impostos e mesmo para decretar a prisão de “homens livres” (no caso, homens oriundos da nobreza). 

Alternativa B 

53. Quem vir na escuridade da noite aquelas fornalhas tremendas perpetuamente ardentes, o ruído das rodas, das cadeias, da gente toda da cor da mesma noite, trabalhando vivamente, e gemendo tudo ao mesmo tempo sem momento de tréguas, nem de descanso; quem vir enfim toda a máquina e aparato confuso e estrondoso daquela Babilônia, não poderá duvidar, ainda que tenha visto Etnas e Vesúvios, que é uma semelhança de inferno. Padre Antonio Vieira. 
Citado por Lilia Schwarcz e Heloisa Starling in Brasil uma Biografia. A leitura do trecho deve ser relacionada com: 

a) o trabalho indígena na extração do pau-brasil. 
b) o trabalho indígena na lavoura da cana-de-açúcar. 
c) o trabalho de escravos negros africanos no engenho de cana-de-açúcar. 
d) o trabalho de escravos negros africanos no garimpo, na mineração. 
e) o trabalho de imigrantes italianos na lavoura cafeeira.

 Resolução: Em suas pregações religiosas, o Padre Antônio Vieira fazia críticas de forte teor moral e ético à sociedade escravista açucareira do Nordeste brasileiro. No texto do enunciado, o sacerdote enfatizou a natureza opressora e violenta do modelo colonial lusitano na América, fundado na exploração compulsória de mão de obra originária da África. 

Alternativa C 

54. A adoção de rígidas normas fixadas para o comércio colonial, como a aplicação do sistema de portos únicos e a utilização do sistema de frotas anuais (duas) que transportavam as mercadorias provenientes da metrópole e conduziam na viagem de retorno a produção colonial, foi uma característica da: 
a) colonização espanhola na América. 
b) colonização portuguesa no Brasil. 
c) colonização inglesa na América do Norte. 
d) colonização francesa no Canadá. 
e) colonização holandesa nas Antilhas. 


Resolução: A colonização espanhola na América (nos séculos XVI a XIX) foi marcada por um rigoroso controle dos territórios, enquadrado na política do Exclusivo Metropolitano que, como forma de evitar contrabandos, adotou o sistema do porto único. Nesse sistema, toda a produção colonial era escoada apenas por determinados portos (Vera Cruz, Portobelo e Cartagena) ligados diretamente a portos metropolitanos (Cádiz e Sevilha). Ainda como forma de controle, foi adotado o regime de frotas anuais. 

Alternativa A 


55. ...uma Constituição não é outra coisa que a ata do Pacto Social que fazem entre si os homens, quando se juntam e associam para viver em reunião ou sociedade. Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca. 
Citado por Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota in História do Brasil: uma interpretação. 

As palavras do Frei Caneca foram proferidas a propósito de crítica ao modelo autocrático-imperial de Pedro I. Assinale a alternativa que apresente a revolução republicana e separatista que eclodiu no nordeste, ocorrida contra o governo de Pedro I: 

a) Revolução Pernambucana de 1817. 
b) Sabinada. 
c) Cabanagem. 
d) Balaiada. 
e) Confederação do Equador. 



Resolução: A Confederação do Equador, que tomou por pretexto a outorga da Carta de 1824 e a centralização abusiva do poder imperial, coloca-se na linha de continuidade da Revolução Pernambucana de 1817 e guarda conteúdos separatista e republicano. De matiz econômica liberal, propugnava o modelo político da rés-pública colombiana, de toda marcada pelo espírito bolivariano em voga em toda a América do Sul. 

Alternativa E 

56. 24 de abril de 2015. Apesar do prenúncio de chuva que ameaçava cair em Everan, capital da Armênia, país da Europa Oriental, centenas de milhares de pessoas compareceram à cerimônia realizada no Memorial às Vítimas do Genocídio Armênio para reverenciar a lembrança de cerca de 1 milhão e quinhentos mil mortos em um dos episódios mais tenebrosos da história contemporânea. 
Revista Leituras da História. O genocídio armênio, tratado no texto como um dos episódios mais tenebrosos da história contemporânea, ocorreu durante: 

a) a Guerra da Crimeia. 
b) a Primeira Guerra Mundial. 
c) a Segunda Guerra Mundial. 
d) a Guerra do Afeganistão. 
e) a Guerra do Iraque. 



Resolução: Durante a Primeira Guerra Mundial (1914- 1918) milhares de armênios (povo de origem indo-europeia, disperso entre o Ocidente e a Ásia, desde a Antiguidade) foram massacrados por tropas da Turquia. Calcula-se que aproximadamente um milhão e meio de armênios tenham sido mortos — alguns por fuzilamentos sumários, outros por serem obrigados a marchas forçadas, que os matavam por exaustão. Embora a ONU (Organização das Nações Unidas) considere o massacre dos armênios o primeiro genocídio do século XX, o fato é negado pelo governo turco até hoje. 

Alternativa B 



57. Nascido em Barcelona, em 1893, foi um dos nomes mais conhecidos da pintura moderna da Espanha. Sua obra é baseada em uma linguagem própria e integrada a outras disciplinas plásticas — gravura, cenografia, cerâmica, escultura e tapeçaria. Durante o período da Guerra Civil Espanhola pintou obras como “Natureza-Morta com sapato velho”, apresentada abaixo: 
O artista em questão é: 

a) Joan Miró. 
b) Pablo Picasso. 
c) Joan Pratis. 
d) Josep Luís Sert. 
e) Salvador Dalí. 






Resolução: A questão aborda o pintor modernista Joan Miró, nascido em Barcelona no ano de 1893. Sua obra, muito influenciada pelo Surrealismo e pelas Vanguardas europeias do início do século XX, é repleta de cores, formas inusitadas e de um singular minimalismo que o distanciam em alguma medida dos pintores clássicos do Surrealismo. Sua produção remonta às primeiras décadas do século XX e coincide com o momento de efervescência cultural pelo qual a Europa passava. Assim como outros artistas da época, Miró foi muito influenciado pelas guerras (Guerra Civil, Espanhola e Segunda Guerra Mundial), as quais fizeram com que sua arte passasse por mudanças; foi nessa época que o artista produziu suas “pinturas selvagens”, como a “natureza morta com sapato velho”, apresentada na imagem. 

Alternativa A 

58. Muitos anos seriam precisos para despertar essas massas enganadas, sonolentas — e a propaganda feita em alguns meses fora escassa. Organização precária. (...) não davam mostras de querer submeter-nos a julgamento. E era possível que já nos tivessem julgado e cumpríssemos pena, sem saber. Suprimiam-nos assim todos os direitos, os últimos vestígios deles. Desconhecíamos até o foro que nos sentenciava. Graciliano Ramos. Memórias do Cárcere. Mais do que um livro de memórias, o escritor Graciliano Ramos deixou um testemunho de sua passagem pela prisão e sua convivência com variados tipos encontrados entre os presos políticos. 

No texto, Graciliano Ramos registra que a propaganda para o movimento fora escassa e a organização precária. O aprisionamento de Graciliano Ramos ocorreu por conta de seu envolvimento: 

a) na Coluna Prestes. 
b) na Revolução Constitucionalista de 1932. 
c) no Levante Comunista de 1935 (“Intentona”). 
d) no Putsch Integralista. 
e) na ação do Partido Comunista no governo de João Goulart. 





Resolução: O segmento apresentado por Graciliano Ramos nas Memórias do Cárcere relata a fragilidade e o improviso que marcaram os levantes em Natal, Recife e Rio de Janeiro contra o governo legal (1934-1937) de Vargas. Protagonizado pela Aliança Nacional Libertadora (que mimetizava no Brasil a estratégia política das Frentes Anti-fascistas da Internacional Comunista), a Intentona Comunista de 35, como ficou conhecida, revelou a precariedade e a desorganização do movimento pretensamente de massas que o PCB (diluído na Frente) buscava capitanear. 

Alternativa C 22 



59. No total, cerca de 250 mil homens e mulheres foram convocados para trabalhar no projeto. A esmagadora maioria dessas pessoas, por força do sigilo militar, não tinha a menor ideia do objetivo do seu trabalho. Em 1945, o custo do empreendimento ultrapassou os dois bilhões de dólares em valores da época. O Projeto Manhattan, como foi chamado em código, foi o programa científico isolado mais caro de todos os tempos. José Augusto Dias Júnior e Rafael Roubicek. O Brilho de Mil Sóis. O Projeto Manhattan abordado no texto tratou: 

a) da preparação da intervenção militar norte-americana no norte da África. 
b) da invasão aliada na Normandia que libertou a França. 
c) da invasão aliada na Sicília que iniciou a libertação da Itália. 
d) do projeto desenvolvido pelo governo norte-americano que originou a bomba atômica. 
e) do projeto desenvolvido pelo governo norte-americano que originou a bomba de hidrogênio. 




Resolução: Foi batizado com o nome de “Manhattan” o “Projeto ultrasecreto” do governo estadunidense que redundou na criação da Bomba de fissão nuclear. Após testes bem sucedidos realizados no deserto do Novo México, o presidente dos EUA, Harry Truman, forneceu o aval para que os militares utilizassem a bomba contra o Japão, país aliado ao Eixo na Segunda Guerra Mundial. A consequência imediata foi a destruição das cidades de Hiroxima e Nagasaki, e a rendição incondicional do Japão no conflito. 

Alternativa D 

60. A 30 de novembro de 1985, em Foz do Iguaçu, foi celebrado um tratado pelo governo do presidente José Sarney que exerceu influência considerável sobre a política externa do Brasil nos últimos 30 anos. A Declaração de Iguaçu: 

a) tornou público o interesse do Brasil pela criação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). 
b) criou a Área de Livre Comércio Sul-Americana (ALCSA). 
c) criou a União de Nações Sul-Americana (UNASUL). 
d) instituiu oficialmente o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). 
e) foi o lançamento da ideia da integração econômica e política no cone sul, em iniciativa dos presidentes da Argentina e do Brasil. 




Resolução: A política diplomática brasileira para a América priorizava, na fase de reconstrução dos Estados democráticos de direito no Cone Sul, a integração econômico-comercial Brasil/Argentina. A Declaração de Iguaçu, consignada por José Sarney e Raúl Afonsin, inaugurou essa prática — antecipando o que, mais tarde, ampliado, desembocaria no Mercosul. 

Alternativa E 

61. 
O mapa abaixo retrata o Projeto Calha Norte, instituído nos anos 1980. Sobre esse projeto é correto afirmar: 
a) Trata-se de um plano territorial brasileiro de defesa na ocupação da faixa fronteiriça amazônica e se estende por um arco de aproximadamente 160 km de extensão. 
b) Surgido no contexto da Unasul, é um plano de integração entre os países da franja setentrional da América do Sul e que visa a um programa conjunto de defesa. 
c) É uma extensão do Mercosul que prioriza a faixa norte da América do Sul e que foi incrementada a partir da entrada da Venezuela e Bolívia no bloco de integração sul-americano. 
d) É uma iniciativa dos governos estaduais da região norte que visa a uma integração dessas unidades da federação com propósitos econômicos, ambientais e sociais. 
e) É uma iniciativa do senado federal encaminhada a partir de 2000 e que visa ser um complemento ao Projeto Sivan. 



Resolução: O Projeto Calha Norte corresponde à instalação de postos militares na fronteira terrestre norte do Brasil, para impedir a circulação de traficantes, contrabandistas, guerrilheiros etc. 

Alternativa A   



62. A diminuição do crescimento chinês afeta mais diretamente o Brasil, principalmente porque: 
a) O Brasil exporta produtos de alto valor agregado à China. 
b) A China é o maior credor brasileiro. 
c) A China substituiu os Estados Unidos quanto ao destino dos produtos industrializados. 
d) O Brasil exporta essencialmente commodities à China. 
e) O Brasil é o maior responsável por investimentos externos diretos (IED) na China. 



Resolução: A redução do crescimento econômico chinês pode resultar na redução da velocidade do aumento das exportações brasileiras de commodities, como minérios e produtos agrícolas, uma vez que a China é o maior parceiro comercial do Brasil e um grande importador desses produtos. 

Alternativa D 

63. Observe o texto e a tabela: 

Do lado das exportações, o cenário de 2014 foi favorável aos lácteos do Brasil. Segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em 2014 o Brasil aumentou seu faturamento com as exportações de lácteos em 254,3% e o volume em 118,0%, na comparação com 2013. As expectativas de vendas brasileiras para Rússia se concretizaram. Até 2014, estas não ocorriam, mas nesse último ano, apesar de o volume ser pequeno (volume de 838.400 kg e valor de U$3.070.982), foi o primeiro passo para ganhar esse mercado. Das alternativas a seguir, a sub-região que mais contribuiu para a realidade descrita no texto e no gráfico é: 

a) A bacia leiteira do sul de Minas Gerais. 
b) A região de Dourados no Mato Grosso do Sul, no Cerrado brasileiro. 
c) A região pecuarista de Andradina e Araçatuba. 
d) A zona da mata carioca. 
e) O Sertão Nordestino. 



Resolução: O sul de Minas Gerais é a área de maior produção de leite e derivados do Brasil e, por isso, foi a maior beneficiada pelo aumento das exportações brasileiras de laticínios. 

Alternativa A 

64. Observe a canção: 
Pães de Açúcar, 
Corcovados 
Fustigados pela chuva e pelo eterno vento 
Água mole, pedra dura 
Tanto bate que não restará nem pensamento 
Tempo rei, ó tempo rei, ó tempo rei 
Transformai as velhas formas do viver 
Gilberto Gil. Tempo rei, WEA, 1984. 

A linha geográfica com a qual poderíamos fazer uma analogia metafórica com a realidade retratada na canção é: 
a) O período técnico-científico-informacional que analisa a incidência da ação humana no uso do território. 
b) Tectônica de Placas por meio da formação dos elementos estruturadores do relevo. 
c) Geomorfologia climática por meio da ação externa dos agentes do relevo. 
d) O aquecimento global que comprova a intervenção do homem no meio e a consequente intervenção no clima. 
e) A teoria do refúgio que considera que traços de alguns biomas podem ser encontrados em outros. 




Resolução: A canção de Gilberto Gil descreve a ação do intemperismo (químico e físico) a partir de agentes externos, como a água (chuvas) e os ventos (eólico). O intemperismo esculpe as formas de relevo, criando feições como os Pães de Açúcar e os Corcovados. Estes eventos são estudados pela Geomorfologia Climática. 

Alternativa C 


65. 

Uma leitura atenta do mapa permite constatar: 
a) Nos Estados Unidos, Europa e Japão, as conexões são bem distribuídas, demonstrando um bom atendimento de infraestrutura territorial. 
b) Em todas as regiões do mundo a distribuição de corredores tecnológicos é irregular, expressando o caráter desigual da globalização, independentemente de o país ser rico ou pobre. 
c) A rede mundial de conexões atingiu somente o hemisfério norte. 
d) A tendência é uma distribuição equânime da rede mundial de conexões. 
e) A densidade técnica no território não indica se um país é ou não conectado e bem servido de conexões tecnológicas. 




Resolução: A questão apresenta um mapa da internet no mundo, pelo qual podemos perceber que os Estados Unidos, a Europa e o Japão apresentam a melhor infraestrutura de conexão e de distribuição da rede mundial de computadores. 

Alternativa A 

66. ... é inegável que as principais matrizes da globalização assim se manifestem: tanto a internet como os mercados, os agentes financeiros e os próprios organismos supranacionais têm um diapasão setentrionalista. 
E. Adão e L. Furquim. Geografia em Rede. São Paulo, FTD, 2015. 

A melhor interpretação para o texto é que: 
a) atualmente o mercado mundial abrange igualmente tanto países ricos como os países pobres. 
b) os principais atores da globalização estão no ocidente, e os países ricos concentram-se tanto no norte como no sul da porção ocidental do mundo. 
c) os agentes hegemônicos da globalização contemporânea estão na Europa. 
d) Rússia, China e Japão estão excluídos da globalização por não serem países ocidentais, apesar de centrais no sistema internacional. 
e) a globalização expressa uma colonização cultural do norte sobre o sul. 



Resolução: A globalização é um processo multifacetado: o econômico, o político, o social, o cultural, entre outros. A atual fase deste processo apresenta um domínio dos chamados “países do norte desenvolvido” sobre os “países do sul subdesenvolvido”, em que a presença da cultura dos países do norte influencia de forma muito intensa os países do sul. 

Alternativa E 

67. Em 1957 era assinado o importante Tratado de Roma que revolucionaria a economia regional europeia. Esse tratado: 
a) Criou a AELC, Associação Europeia de Livre Comércio para se contrapor ao MCE. 
b) Criou a União Europeia que extinguiu todas as tarifas alfandegárias dos países do continente e que trouxe pela primeira vez na história a existência de uma moeda única para diversos países. 
c) Criou o Benelux, movimento embrionário da União Europeia, composto inicialmente por Bélgica, Holanda e Luxemburgo, mais tarde contemplado por outros países. 
d) Criou a Comunidade Econômica Europeia, composta inicialmente por seis países, mas deixando de fora a Grã-Bretanha que se opusera ao bloco. 
e) Criou o Mercado Comum Europeu, composto pelas doze maiores economias europeias no contexto de regionalização que varria o mundo do pós-guerra. 



Resolução: O Tratado de Roma, assinado em 1957 por Alemanha Ocidental, Itália, Bélgica, Luxemburgo, França e Holanda, criou a CEE (Comunidade Econômica Europeia) e estabelecia uma série de acordos de livre comércio e de impostos alfandegários comuns entre os membros. 

Alternativa D 

68. O Oriente Médio é uma região em que o cenário político está impregnado de religiosidade, contando, inclusive, com Estados oficialmente teocráticos, enquanto outros são laicos. São exemplos de Estado teocrático e seu antípoda, respectivamente: 
a) Irã e Turquia. 
b) Jordânia e Kuwait. 
c) Kuwait e Irã. 
d) Iraque e Líbano. 
e) Síria e Israel. 




Resolução: Entre os países apresentados nas alternativas, os países com governos teocrático e laico, são respectivamente Irã e Turquia. 

Alternativa A 

69. 


O país abaixo está envolto em forte instabilidade motivada: http://www1.folha.uol.com.br/ mundo/2015/04/1611651-entenda-a-crise-no-iemen- -pais-que-e-alvo-de-intervencao-militar-externa.shtml. 

a) pelo descontentamento da população que vê com insatisfação o pacto que a monarquia local realizou com as grandes petroleiras. 
b) pela ação do Estado Islâmico que destituiu o poder local e assumiu o governo. 
c) pela insurreição da minoria zaidita que levou à queda do presidente. 
d) pela nacionalização e fechamento do canal que permite o fluxo dos grandes petroleiros. 
e) pelo golpe implementado pelos sunitas que destituíram o governo xiita. 




Resolução: Atualmente o Iêmen está mergulhado em um caldeirão de violência, com uma mistura perigosa de interesses de rebeldes: houthis (zaidistas), tribos sunitas, Al Qaeda, o grupo Estado Islâmico, a Arábia Saudita e o Irã. Este ressurgimento da violência no Iêmen foi deflagrado pela rejeição dos houthis ao projeto de Constituição que divide o país em seis regiões e os priva do acesso ao mar. A milícia houthi, que tenta há meses ampliar sua influência no Iêmen, assumiu o controle de grande parte de Sanaa a partir de setembro de 2014. 

Alternativa C 



70. Muitos entendem o Paquistão como o mais perigoso país do mundo. Tal assertiva se jutifica por: 
a) ser o Paquistão grande detentor de petróleo e apresentar uma postura nitidamente antiocidental. 
b) ser um país de governos frágeis sujeito a golpes, abrigar o radicalismo islâmico e ser detentor da bomba atômica. 
c) estar em constante atrito com os demais países membros da OPEP e já ter ameaçado por diversas vezes se retirar da organização. 
d) ter pretensões nucleares e, caso consiga seu intento, existe o risco de cair em mãos terroristas. 
e) apresentar um regime fundamentalista xiita e estar sempre colidindo com os interesses norte-americanos, fato agravado por deter artefatos nucleares. 





Resolução: A política interna do Paquistão é considerada instável devido à presença de grupos extremistas, principalmente a milícia Talibã, que se opõe ao governo pró-ocidente. Além disso, o país é detentor da bomba atômica desde 1998. 

Alternativa B 

71. Leia a chamada na matéria do jornal El país: “Pau que dá em Chico dá em Francisco”, diz Janot sobre Lava Jato. 
http://brasil.elpais.com/brasil/2015/08/27/politica/1440633644_793612.html. 

A personagem em questão está em evidência na cena nacional. Trata-se do: 

a) juiz que decretou a prisão de importantes políticos e altos funcionários da Petrobras. 
b) procurador geral da República. 
c) atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). 
d) Presidente do Congresso Nacional. 
e) Ministro da Justiça. 




Resolução: Em agosto, durante a sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, negou “veementemente” e ironizou a acusação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de que ele teria feito um acordo com o Palácio do Planalto para poupar investigados na Operação Lava Jato. “A mensagem que a linguagem simples do povo traduz no ‘pau que dá em Chico, dá em Francisco’ transmite à sociedade mensagem essencial de igualdade, de republicanismo, de isenção de privilégios, de impessoalidade e, acima de tudo, de funcionamento regular do Estado”, enfatizou. 

Alternativa B 

72. Foram formalizados hoje, 25/8, às 10 horas, em Londres, os contratos financeiros da compra de 36 caças supersônicos. O pacote inclui ainda a aquisição do armamento das aeronaves. O valor total é de cerca de US$ 5,4 bilhões, com oito anos de carência e 15 anos para o pagamento. O pacote prevê a fabricação de 15 das 36 unidades no Brasil, em uma fábrica em Gavião Peixoto, a 300 km de São Paulo. A primeira unidade será entregue em 2019 e a última, cinco anos depois. O Estado de São Paulo, 25/8/2015. O texto deve ser relacionado com a aquisição pelo Brasil de 36 caças supersônicos: 
a) Gripen NG, da Suécia; 
b) F-18 da Boeing, dos EUA; 
c) Rafale F-3 da Dassault, da França; 
d) Super Flanker Sukhoi SU-35, da Rússia; 
e) EF 2000 da Eurofighter, do consórcio europeu Alemanha, Itália, Espanha e Inglaterra. 




Resolução: Após uma década de idas e vindas, o governo brasileiro escolheu o caça Gripen NG, da sueca Saab, para reequipar a Força Aérea Brasileira. O Gripen NG é uma nova versão (o NG vem de “new generation”) do JAS 39 Gripen, caça leve multiuso empregado pela força aérea sueca desde 1997. Esse avião também foi vendido a países como África do Sul, República Tcheca e Hungria. 

Alternativa A 

73. Leia o texto a seguir que aborda a polêmica nacional em torno da operação Lava Jato: De acordo com o despacho do juiz, os papéis mostram que a off-shore Smith & Nash Engeinnering Company, que tem por beneficiária econômica a Odebrecht, realizou depósitos na conta em nome da Sagar Holdings, controlada por Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da estatal. Costa havia afirmado em sua delação premiada ter recebido 23 milhões de dólares. A conta em nome da off-shore Arcadex Corporation, que também tem como beneficiária econômica a Odebrecht, realizou depósitos para a Milzart Overseas, controlada pelo ex-diretor de Serviços da estatal Renato Duque. 

A quebra de sigilo encontrou contas em nome das off-shore Golac Project e Rodira Holdings, também vinculadas à Odebrecht. De acordo com a investigação, elas realizaram depósitos para a off-shore Constructora International Del Sur, sediada no Panamá, que, por sua vez, realizou transferências para a conta em nome das off-shores Quinus Service, controlada por Costa. Carta Capital, 24/07/2015. A operação da Polícia Federal escancara a relação entre corruptos e corruptores e, o que tudo indica, parece estar em operação no Brasil há décadas já que as principais empresas envolvidas atuam há anos em empreendimentos ligados ao governo. Essas empresas diretamente envolvidas são especialmente do segmento empresarial: 
a) Petroleiras. 
b) Construção Pesada. 
c) Indústria automobilística 
d) Siderurgia nacional. 
e) Bancos de investimento. 




Resolução: O esquema que está sob investigação da Polícia Federal tem se centrado nas operações da estatal e envolve grandes empreiteiras e partidos políticos. Segundo delatores presos, a Petrobras licitava suas obras a empresas de construção e engenharia e, dos orçamentos de bilhões de reais, uma porcentagem era desviada em subornos para funcionários da estatal, empresários e políticos. Posteriormente, com a ajuda de associados — como doleiros e fraudadores —, o dinheiro era reintroduzido no sistema bancário mediante negócios com hotéis, lavanderias ou postos de gasolina — daí o nome da operação: Lava Jato (expressão que, em português correto, é “lava a jato”). Segundo evidências das investigações, os envolvidos transferiam elevadas somas de dinheiro ao exterior por meio de uma rede de mais de cem empresas de fachada e centenas de contas bancárias. As companhias simulavam importações e exportações com o objetivo de receber ou enviar dinheiro, quando na prática não havia comércio algum de produtos ou serviços. 

Alternativa B 

74. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, chegou ao Brasil quarta feira, 19 de agosto. Um dos seus objetivos é expandir a velha parceria comercial entre os dois países. Merkel vem acompanhada de sete ministros como parte de um dispositivo diplomático chamado Consultas Intergovernamentais de Alto Nível. Na manhã desta quinta (20) a chanceler se encontra com representantes de indústrias alemãs com negócios no Brasil. Há cerca de 1400 delas atuando no país. 
Folha de São Paulo, 20/08/2015. 

A respeito da relação Brasil – Alemanha: 

a) A Alemanha não figura entre os 10 maiores parceiros econômicos do Brasil. 
b) A Alemanha exporta para o Brasil bens de baixo valor agregado. 
c) O Brasil exporta para a Alemanha bens elaborados e de alto valor agregado. 
d) Em temas globais como cibersegurança e a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, os dois países possuem posições divergentes. 
e) A Alemanha é o 4º maior parceiro do Brasil e destino de produtos brasileiros (como café cru em grãos e minério de ferro). 





Resolução: Na relação comercial entre Brasil e Alemanha, as exportações de produtos brasileiros (café e minério de ferro) consolidam a Alemanha como o 4º maior parceiro da economia brasileira. 

Alternativa E 

75. Em 2015, uma importante medida tomada em relação ao Mercosul foi: 
a) A promoção da Bolívia de Estado Associado a Estado Parte, acelerando seu processo de adesão plena ao bloco. 
b) A aceitação da Venezuela ao bloco após a morte do presidente Hugo Chávez, este até então um impeditivo ao ingresso do país. 
c) A exclusão do Paraguai por violar tratados diplomáticos. 
d) A inclusão do Peru como Estado membro pleno. 
e) A licença do Uruguai por discordâncias com a vizinha Argentina. 




Resolução: Em 2015, a Bolívia foi promovida a Estado Parte do Mercosul, o que pode acelerar o seu processo de adesão como membro pleno. No entanto, os países que ainda não ratificaram a entrada da Bolívia no bloco são Paraguai, Brasil e a própria Bolívia. 

Alternativa A 

76. Fruto de uma guerra civil que perdurou de 1983 até 2005 quando foi assinado um acordo de paz e determinado um plebiscito sobre o futuro político, em 2011 nascia aquele que atualmente é o mais novo país do mundo, o 193º membro da ONU. 
Trata-se do (da): 

a) Kossovo. 
b) Bósnia-Herzegóvina. 
c) Palestina. 
d) Sudão do Sul 
e) Eritreia 




Resolução: Em fevereiro de 2011, a população no Sudão — país localizado na região norte da África — foi às urnas para definir, em referendo, a separação e emancipação da região na porção meridional do país. Com a aprovação de esmagadores 98,8% dos votantes, surgiu o até então mais novo país: o Sudão do Sul. 

Alternativa D 

77. Rússia reivindica oficialmente à ONU mais de um milhão de km2 do Ártico A Rússia apresentou nesta terça-feira (4) ante as Nações Unidas um pedido oficial para reivindicar sua soberania sobre mais de um milhão de quilômetros quadrados do Ártico. O pedido formal, apresentado ante a Comissão de Limites da Plataforma Continental da ONU, estipula que, segundo as pesquisas científicas realizadas, a Rússia tem direito a 1,2 milhão de quilômetros quadrados adicionais da plataforma ártica. 

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ afp/2015/08/04/russia-reivindica-oficialmente-ante- -a-onu-mais-de-um-milhao-de-km2-do-artico.htm. 

O pedido russo pode ser considerado: 
a) Procedente, pois as atuais leis internacionais dizem que um país tem privilégios econômicos exclusivos sobre a placa situada em um raio de 200 milhas náuticas ao redor de sua costa. 
b) Improcedente, pois os limites territoriais e oceânicos já estão determinados há muitos anos pela ONU e essas regras são irreversíveis. 
c) Procedente, pois apesar de ser o maior país do mundo a Rússia não tem saída ao mar. 
d) Improcedente, pois nenhum país tem direito ao uso do Ártico e da Antártida. 
e) Improcedente, pois a parte reivindicada situa-se na Europa e a Rússia é um país asiático. 




Resolução: O Ártico vem sendo alvo de disputas entre Dinamarca, Estados Unidos, Canadá, Noruega e Rússia. O derretimento da camada de gelo da região permitiu a abertura de uma nova rota marítima e a possibilidade de extração de petróleo. Acredita-se que a região seja uma das mais ricas reservas do minério. O aumento crescente do interesse na região fez com que a Rússia apresentasse o pedido de soberania sobre a região, tendo em vista que as atuais leis internacionais pronunciam os privilégios exclusivos sobre um raio de 200 milhas náuticas na costa do país. 

Alternativa A 

78. Leia o texto: Autoridades afegãs anunciaram a morte do mulá Mohammed Omar, líder do Talibã e aliado de Osama Bin Laden. A morte de Omar teria ocorrido em um hospital de Karachi, no Paquistão, em 2013. O Departamento de Estado Americano oferecia uma recompensa de US$ 10 milhões por informações que levassem à sua captura. 
www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07 

O Talibã, grupo que era liderado pelo mulá Omar, é: 
a) um movimento fundamentalista islâmico xiita nascido no Irã; 
b) um movimento islâmico xiita e atua no Iraque; 
c) um movimento fundamentalista islâmico sunita que opera no Afeganistão e Paquistão; 
d) um movimento nacionalista curdo que enfrenta as forças do Estado Islâmico; 
e) um movimento fundamentalista islâmico que nasceu após a invasão norte-americana no Afeganistão, em 2001. 




Resolução: O grupo Talibã governou o Afeganistão de 1996 até a invasão americana de 2001. O grupo foi tirado do poder pelos EUA pela acusação de proteger Osama Bin Laden e terroristas da Al-Qaeda, de quem a milícia era aliada. Mas o grupo continuou ativo no país, com a meta de implementar a sharia, assim como no Paquistão. 

Alternativa C 

79. Com reestruturação, Sundar Pichai se torna diretor-executivo do Google O Google anunciou nesta segunda-feira (10) uma maciça reestruturação com a criação de uma nova companhia chamada Alphabet, bem como com a indicação de Sundar Pichai como o novo diretor-executivo da gigante das buscas. O indiano entrou para o Google em 2004, onde liderou o gerenciamento de produto. Ganhou visibilidade na gigante das buscas por seu trabalho com o Android. Ele substituirá Larry Page — que estava no cargo desde 24 de outubro de 2014. http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/08/10/ com-reestruturacao-sundar-pichai-se-torna-novo-diretor-executivo -do-google.htm. 

A notícia confirma que: 
a) A transferência da sede da Google, de Nova York para Nova Delhi, reconfigurou a mão de obra internacional com a utilização da mão de obra qualificada a um custo mais baixo. 
b) A Índia é uma das referências mundiais na área da informática e grande exportadora de cérebros. 
c) Independentemente da nacionalidade, o que interessa às grandes companhias é a qualificação técnica. A procedência do diretor é de um país sem tradição na área tecnológica e desprovido de mão de obra qualificada. 
d) A desconcentração está em curso e todos os países nos dias de hoje já tem acesso à informação ao conhecimento científico. 
e) Os Estados Unidos fornecem know-how tecnológico à Índia e, mesmo não contando com uma mão de obra qualificada, o baixo custo compensa a desqualificação. 



Resolução: A Índia possui um grande número de empresas de informática, algumas delas são empresas globais. O país é um importante fornecedor de mão de obra qualificada para países desenvolvidos, como os Estados Unidos. No tecnopolo do Vale do Silício, os indianos correspondem a cerca de 25% dos trabalhadores estrangeiros (migração de cérebros). 

Alternativa B 

80. A União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) vai intervir em mais uma crise envolvendo dois países na região. Em agosto, a UNASUL deve se reunir para tentar mediar um entendimento sobre o Essequibo. A disputa pela região foi aquecida em maio deste ano, depois que a empresa petrolífera Exxon Mobil informou a descoberta de petróleo na costa marítima da região de Essequibo. 
O Estado de São Paulo, 17/07/2015. 

A disputa pelo Essequibo envolve: 
a) Venezuela e Suriname; 
b) Venezuela e Guiana; 
c) Colômbia e Equador; 
d) Equador e Peru; 
e) Chile e Peru. 





Resolução: 
A Venezuela e a Guiana disputam a região de Essequibo, hoje ocupada pela Guiana. A partir de 1777, a região de Essequibo pertencia à Capitania Geral da Venezuela e, a partir de 1831, passou a constituir a Guiana Britânica. Foi instituído um tribunal de arbitragem que cedeu Essequibo à Guiana. A Venezuela acusa a arbitragem de fraude e, em 1962, voltou a reivindicar a posse de região. 

Alternativa B 

COMENTÁRIO DO CPV 
HISTÓRIA
As questões de História do Vestibular ESPM novembro 2015 foram bem distribuídas pelos conteúdos trabalhados durante o Ensino Médio, contemplando períodos importantes da História Europeia, da História do Brasil e também da História da Arte. Os textos introdutórios auxiliavam na resolução das questões, mas, em alguns casos, relacionavam-se fragilmente com o problema proposto. Algumas questões propostas pela Banca Examinadora exigiram do vestibulando apenas a memorização de fatos em detrimento do uso de conceitos e análises estruturais e pode ter prejudicado alunos mais bem preparados. 

ATUALIDADES 
As questões de Atualidades abordaram os seguintes temas: 
● Sistemas políticos no Irã e Turquia; 
● Instabilidade política no Iêmen; 
● A situação política do Paquistão; 
● Investigações da Operação Lava Jato (2 questões); 
● Aquisição pelo Brasil dos caças supersônicos suecos; 
● Relação comercial Brasil-Alemanha; 
● Independência do Sudão do Sul (2011); 
● Características da milícia Talibã, no Afeganistão e Paquistão; 
● Disputa territorial entre Venezuela e Guiana. Com questões bem elaboradas, que apresentaram grau médio de dificuldade, a prova destacou importantes assuntos referentes ao segundo semestre de 2015, privilegiando os alunos bem preparados. 

GEOGRAFIA 
As questões de Geografia exigiram amplo conhecimento do candidato, pois demandavam a interpretação de mapas, figuras e tabelas. Os assuntos exigidos foram: 
● a ocupação militar da Amazônia; 
● as relações comerciais entre Brasil e China; 
● o comércio externo do Brasil; 
● a atuação de agentes externos no relevo brasileiro; 
● a globalização; 
● a formação da União Europeia; 
● a geopolítica do Ártico e do Oriente Médio e 
● o Mercosul. A prova apresentou um bom nível de exigência, contemplando importantes temas da Geografia do Brasil e Mundial


Nenhum comentário:

Postar um comentário