quarta-feira, 4 de novembro de 2015

PUC RIO 2016 HISTÓRIA RESOLUÇÃO COMENTADA

PUC RIO 2016
PROVA DISCURSIVA
HISTÓRIA


Questão nº 1 
“Sem dúvida, aqui exponho meus pensamentos (...) porque o comerciante é justamente chamado ‘o administrador do patrimônio do reino’(...) Para obter aquelas habilidades que tornem mais eficazes sua prática, apresentarei brevemente as qualidades que se requerem num perfeito comerciante (...). O comerciante deve conhecer as aduanas, as passagens, impostos, tributos, manejos e outras cargas, e como e porque são providos delas. Deve saber que mercadorias estão proibidas para a exportação ou importação nos países estrangeiros, para que não perca dinheiro com a volta do navio cheio”.
MUN, Thomas. La riqueza de Inglaterra por el comercio exterior. México/Buenos Aires, Ed. Fondo de Cultura Económica, 1996. Adaptado. 

Thomas Mun escreve a seu filho John Mun (1664). Pai e filho foram sócios de várias companhias de comércio e Thomas Mun foi um dos idealizadores da Companhia das Índias Ocidentais.

Tendo como base o texto acima, faça o que se pede.

a) Cite duas práticas econômicas desenvolvidas pelos estados europeus nos séculos XVI e XVII.

b) Explique o papel das companhias de comércio nas práticas mercantis desenvolvidas pelos estados modernos europeus nos séculos XVII e XVIII.

resposta da questão nº 1 
a) Os candidatos podem citar os atos de navegação, utilizados especialmente pela Inglaterra, e que se vinculam a uma prática geral dos estados europeus que é o protecionismo alfandegário; o metalismo, desenvolvido pelos Estados Ibéricos; a balança comércio favorável, comum a todos os estados da época; o pacto colonial ou exclusivo colonial; a teoria quantitativista da moeda, também comum aos estados europeus como mecanismo de equilíbrio da balança comercial. 

b) Os candidatos devem responder que as companhias de comércio caracterizam as práticas mercantis a partir do século XVII, principalmente, na Inglaterra, Holanda e França e mostravam a associação dos estados com os setores burgueses ligados ao comércio e às finanças. As companhias de comércio eram organizadas pelos estados através de associação com interesses particulares, muitas vezes, na forma de comanditas, ou sociedades por ações. Seu principal papel era o de reforçar os interesses de seus estados e acionistas estabelecendo o controle sobre vastas áreas coloniais, melhorando a capacidade de obtenção de lucro e tornando mais eficaz o comércio com as metrópoles. No caso dos países ibéricos, as companhias possuíam uma forte presença do estado e eram a base de desenvolvimento do pacto colonial e do exclusivo colonial. 

Questão nº 2 
No texto Lembranças de 1848, o escritor e parlamentar francês Alexis de Tocqueville observava sobre as insurreições parisienses de junho de 1848:
“[...] o que a distinguia ainda, entre todos os acontecimentos do gênero que se sucederam nos últimos sessenta anos na França, foi que ela não teve por objetivo mudar a forma de governo, mas alterar a ordem da sociedade. Não foi, para dizer a verdade, uma luta política (no sentido que até então tínhamos dado à palavra), mas um combate de classe”.

a) Identifique as forças que protagonizaram o “combate de classe” a que se refere Tocqueville.

b) Explique duas demandas políticas e sociais que distinguiam a Revolução de 1848 da Revolução de 1789.


resposta da questão nº 2 
a) Tendo como base o trecho do livro Lembranças de 1848 de Alexis de Tocqueville, os candidatos devem identificar o processo de radicalização da luta entre burgueses e proletários que ocorreu entre fevereiro e junho de 1848 na França. A insurreição de fevereiro de 1848, que provocou a abdicação de Luiz Felipe de Orleans e derivou na proclamação da Segunda República, foi protagonizada por setores pequenoburgueses, operários e estudantes. O governo provisional teve representantes socialistas como Louis Blanc, que promoveu medidas como a limitação da jornada de trabalho a 10 horas. No entanto, no mês de junho, a revolução radicalizou-se e a pequena-burguesia, até então do lado da classe operária, juntou-se com a alta burguesia. A luta contra o absolutismo se transformou, então, no que Tocqueville chama no texto de “combate de classe” entre burgueses e operários. 

b) Os candidatos devem explicar a diferença entre a revolução de 1789 , na qual o foco era a luta contra o Antigo Regime, e as insurreições de junho de 1848. Nestas últimas, as demandas das classes trabalhadoras, as ideias socialistas e o questionamento ao direito à propriedade ocuparam o centro da cena. Por isso, além da proclamação da República, o sufrágio universal, a abolição da escravidão das colônias francesas e a liberdade de imprensa, os direitos trabalhistas constituíram demandas fundamentais para as massas operárias que participaram da Revolução de 1848. Entre as conquistas decorrentes dessas demandas, os candidatos podem mencionar a liberdade de associação e de greve, a limitação da jornada de trabalho e a criação – por iniciativa dos socialistas – das chamadas Oficinas Nacionais; fábricas dirigidas por operários e sustentadas com capital estatal, que tinham como objetivo diminuir o desemprego. 

Questão nº 3 
Alegria, Alegria
Compositor: Caetano Veloso
Caminhando contra o vento
Sem lenço, sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou
O sol se reparte em crimes,
Espaçonaves, guerrilhas
Em cardinales bonitas
Eu vou
Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bomba e Brigitte Bardot
O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou

A música “Alegria, Alegria” foi composta e cantada por Caetano Veloso pela primeira vez no III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record em 1967.
a) Indique o movimento cultural brasileiro do qual a canção “Alegria, Alegria” faz parte e apresente duas características desse movimento.

b) Com base no fragmento da letra de “Alegria, Alegria”, cite dois acontecimentos do contexto político nacional e internacional em que a música se tornou um sucesso.


resposta da questão nº 3 
a) O movimento cultural é a Tropicália ou Tropicalismo. A Tropicália foi um movimento cultural formado por artistas e intelectuais. O candidato (a) poderá abordar os seguintes aspectos do movimento: a Tropicália tinha a intenção de contestar de forma irreverente os valores morais e comportamentais da época. O modernismo da década de 1920 (Oswald de Andrade com o conceito de antropofagia) e o Cinema Novo de Glauber Rocha estão entre as suas principais influências. No campo da produção musical, os tropicalistas misturavam canções tradicionais da música popular brasileira, resgatando antigos (as) cantores (as) de rádio de sucesso nas décadas anteriores (Carmem Miranda, por exemplo), com inovações trazidas pelo rock and roll e incorporando ícones da cultura pop. No campo político, as letras da Tropicália faziam referências aos símbolos da identidade nacional brasileira de forma crítica. As suas canções buscavam revelar as contradições da realidade brasileira, contrapondo o arcaico e o moderno, o nacional e o estrangeiro, o urbano e o rural, o progresso e o atraso.  

b) Como contexto nacional, o candidato poderá citar: Ditadura Militar no Brasil; repressão e censura imposta pelo regime autoritário; movimento estudantil (Passeata dos Cem Mil); Ato Institucional n. 5 de 1968, luta armada, guerrilhas. Como contexto internacional, o candidato poderá citar: movimento estudantil (Maio de 1968 na França); Guerra Fria, corrida espacial (chegada do homem à lua); movimento hippie norte-americano; Guerra do Vietnã; movimento de contracultura na Europa e nos Estados Unidos.

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