quarta-feira, 4 de novembro de 2015

PUC RIO 2014 Questões discursivas

PUC RIO 2014 Questões discursivas

GEOGRAFIA
QUESTÃO 1



Disponível em: http://goo.gl/ZG1t8nl.  Acesso em: 07 out. 2013. 

A organização geopolítica apresentada no cartograma acima foi o resultado de uma ordem mundial que perdurou até o final da década de 1980. Responda ao que se pede. 
a) Explique a engenharia territorial que gerou a formação de dois países alemães, entre 1949 e 1990. 

b) Explique o que foram, respectivamente, a Cortina de Ferro e o Muro de Berlim. 

resposta da questão 1
a) A engenharia territorial montada foi a da unificação das três zonas de ocupação dos países ocidentais vencedores da 2ª Guerra Mundial (EUA, Reino Unido e França), em 1948, que se constituiu em um novo país, em 1949, chamado de República Federal da Alemanha. Como resposta a essa organização territorial, a URSS, ocupante de parte da região nordeste do antigo III Reich, constituiu, em 1950, outro país alemão chamado então de República Democrática da Alemanha. As duas Alemanhas coexistiram até a fusão ocorrida em outubro de 1990. 

b) A Cortina de Ferro, termo cunhado pelo primeiro ministro da Grã-Bretanha Winston Churchill, em 1946, foi a separação ideológica entre os países europeus ocidentais e os do Leste do continente, a partir da composição geopolítica dos acordos feitos pelos vencedores da 2ª Guerra Mundial. Tal separação passou a ser vista como o reflexo do controle político-ideológico da URSS sobre os países do Leste europeu. Já o Muro de Berlim foi a construção de um muro real que separava as duas cidades de Berlim existentes no período da Guerra Fria. O muro foi construído pelo Governo socialista da Alemanha Oriental, em 1961, com intuito de impedir a deserção em massa da população alemã do Leste para o Oeste, e foi destruído pela população das duas Alemanhas em outubro de 1989. 

QUESTÃO 2
Fonte: ANDREATTA, Verena. Atlas Andreatta, 2008. (adaptado) 

Levando-se em consideração que o litoral da cidade do Rio de Janeiro foi bastante modificado por aterros, desmontes e dessecamentos ao longo dos seus quase quatro séculos e meio de existência: 
a) explique como a obra de drenagem ocorrida na região marcada pelo círculo preto no cartograma acima possibilitou uma nova condição de mobilidade urbana na cidade, no início do século XX; 

b) identifique uma mudança na paisagem ambiental da região circulada resultante da referida obra. 

resposta da questão 2
a) A obra de drenagem refere-se à construção do Canal do Mangue, iniciada em meados do século XIX, e que foi possível pelo dessecamento de lagunas, encharcados e, principalmente, do Saco de São Diogo, manguezal que ia da Praça Onze até à Baia de Guanabara. Considerada a maior obra de saneamento básico do II Reinado, o aterramento e canalização do manguezal possibilitou, no início do século XX, a construção das avenidas Francisco Bicalho e Rodrigues Alves, que ampliaram a capacidade de circulação no eixo Centro-Norte da cidade, assim como o alargamento do porto do Rio de Janeiro. 

b) Das mudanças na paisagem ambiental da cidade podem ser destacadas: o desaparecimento do Saco (mangue) de São Diogo, o prolongamento do canal retilinizado até a Baia de Guanabara, a retilinização do litoral da baia destruindo-se a Enseada de Inhaúma, o desaparecimento, por aterramento, de ilhas (como a das Moças), o desmonte de variados morrotes e aplainamento da região para a construção de avenidas e o ajardinamento tropical da área do antigo mangue

QUESTÃO 3
O Sudeste já não é a maravilha de outrora. Eventos ocorridos nas últimas décadas (...) fizeram com que o estado de São Paulo e seus vizinhos perdessem a soberania no que se refere ao desenvolvimento regional. Atualmente, Goiás e Mato Grosso, no Centro-Oeste, assim como Amazonas, no Norte, apresentam níveis atraentes de crescimento econômico e, com isso, elevaram seu poder de atração de migrantes, principalmente nordestinos, que partem para essas regiões em busca de melhores empregos e condições de vida. Enquanto isso, no Sudeste, o movimento é inverso: mais pessoas têm saído de seus estados, tendência que deve permanecer nos próximos anos. (...) 

(Adaptado de Luiz Paulo Juttel, 2013. Disponível em: http://goo.gl/5lso9G). Acesso em 14 maio 2014. 

a) Identifique dois fatores econômicos que elevaram o poder de atração de migrantes para as regiões em destaque. 

b) Apesar da perda relativa de importância no processo migratório brasileiro, o Sudeste continua sendo a macrorregião do país com o maior fluxo absoluto de migrantes (imigrados e emigrados). Explique essa afirmação.

resposta da questão 3

a) Dos fatores econômicos que geram atratividade das regiões mencionadas, destacam-se: expansão da fronteira agrícola, urbanização que atrai o setor de serviços, novas atividades industriais, notadamente as ligadas à agroindústria, melhoria na infraestrutura de transporte, aluguéis mais baratos, terras mais baratas e custo de vida menor. 

b) Com a mudança do perfil macroeconômico nacional, o Sudeste passou a ser uma região menos atrativa para a chegada de população de outras regiões; todavia, apesar disto, essa macrorregião continua sendo a que ainda mais recebe (imigrados) e mais perde (emigrados) do total de migrantes no Brasil, na atualidade.


HISTÓRIA
QUESTÃO 4
A derrocada do Império brasileiro foi o resultado de uma conjugação de fatores que se aglutinavam desde, pelo menos, 1870. Em 15 de novembro de 1889, foi proclamada a República, sendo organizado um Governo Provisório. Com a promulgação de uma nova Constituição, em fevereiro de 1891, procedeu-se à eleição do primeiro presidente do Brasil, Deodoro da Fonseca. 

a) Identifique e explique um fator da queda da Monarquia no Brasil.

b) Escolha uma das medidas adotadas pelo Governo Provisório e explique como ela se contrapunha à Monarquia brasileira.

resposta da questão 4

a) O candidato poderá identificar e explicar uma dentre as seguintes razões: 
- O descompasso entre a proeminência de São Paulo na economia brasileira e a pouca expressão política de sua elite. 
- O federalismo como uma das mais destacadas reivindicações das manifestações por reformas na quadra final do Império, em contraponto ao centralismo do Império. 
- A influência de novas teorias que penetraram no país desde a década de 1870, nas quais o regime republicano estava inscrito como uma necessidade histórica. 
- A desavença crescente entre os militares e os governos imperiais, conhecida como Questão Militar, que provocou reações corporativistas contra a posição secundária da instituição em um regime de caráter marcadamente civilista. 
- O temor de um Terceiro Reinado pela desconfiança quanto à capacidade do governo da princesa Isabel, acrescido da pouca simpatia popular pelo Conde d`Eu, seu consorte. 
- A difusão do positivismo entre os alunos da Escola Militar, uma filosofia que entendia a república como o regime político do momento científico da História da Humanidade. 
- O descontentamento de proprietários rurais, muito especialmente os cafeicultores do Vale do Paraíba, com a abolição da escravidão. 

b) O candidato poderá escolher e explicar 
- A separação entre Igreja e Estado, o casamento e registro civis, a secularização dos cemitérios em contraste com o regime de padroado vigente no Império (o catolicismo como religião oficial). - A extinção da vitaliciedade do Senado e do Conselho de Estado, órgãos de questionável representação pela sua perenidade ou por serem instâncias políticas emblemáticas de uma sociedade construída sobre fortes distinções sociais. 
- A rápida convocação de uma Assembleia constituinte como demonstração de respeito do governo ao princípio da soberania popular. 
- A supressão do voto censitário como um fator de renovação do critério de cidadania. 
- O valor simbólico da “grande naturalização” como reconhecimento da distinção do trabalho assalariado ou da disposição universal de incorporação social, própria de um regime republicano.


QUESTÃO 5 
“O motivo era que essa guerra, ao contrário das anteriores, tipicamente travadas em torno de objetivos específicos e limitados, travava-se por metas ilimitadas. Na Era dos Impérios a política e a economia se haviam fundido.” 
(Eric Hobsbawm. A era dos extremos, p.37) 

Em 2014, lembramos os 100 anos da Primeira Grande Guerra (1914-1918). Para muitos historiadores, como demonstra o texto acima, esse conflito redefiniu os parâmetros do que poderia ser entendido como um grande conflito internacional. As guerras do século XX, realizadas sob as marcas das transformações do capital e da política, tornaram-se grandes “máquinas” de destruição e morte. Considerando essas afirmações: 
a) cite duas inovações técnicas utilizadas durante a Guerra que contribuíram para a massificação da destruição;

b) cite e explique um fator que levou à eclosão do conflito de 1914. 

resposta da questão 6
a) Dentre as diversas inovações técnicas que, anteriores à guerra, foram importantes no conflito de 1914, podemos citar a eletricidade, a radiotelegrafia, o avião, o submarino, a propaganda de massa, o uso de gases (lacrimogêneo, mostarda e cloro). Pode-se citar como complemento tecnologias especificamente militares como o uso de metralhadoras e a artilharia de longo alcance. 

b) A Guerra apresentou um conjunto complexo de fatores que poderiam ser citados como seus causadores. Dentre as respostas o candidato poderá citar e explicar: 
- A presença em algumas das principais nações de um forte nacionalismo que gerou um clima de competição e tensão internacional, podendo-se destacar, por exemplo, os atritos entre alemães e franceses e entre russos e austríacos. 
- A agressiva competição imperialista entre os países industrializados por mercados e territórios. - A ausência de fóruns internacionais que regulassem a dinâmica dos acordos diplomáticos, o que levou à formação de alianças e blocos militares sem transparência e visibilidade. 
- A ampliação dos arsenais e da capacidade de mobilização de tropas em uma escalada militarista no período anterior à guerra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário