terça-feira, 29 de setembro de 2015

Correção do vestibular 2016 UERJ

Resolução comentada da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do vestibular da UERJ 2016
Questão 45


As letras das canções Cidade maravilhosa, de 1935, e Rio 40 graus, de 1992, parecem não retratar a mesma cidade. As diferentes percepções do Rio de Janeiro, retratadas em cada letra, podem ser associadas, respectivamente, às ideias de: 
(A) ostentação da beleza natural - reformulação da segurança pública 
(B) mistificação da relevância política - caracterização da desordem urbana 
(C) enaltecimento da tranquilidade social - valorização da integração étnica 
(D) glorificação da identidade local - reconhecimento da diversidade cultural 

Questão 46

No desenvolvimento das indústrias ocorrido em diversas sociedades, acompanhado pela aplicação de conhecimentos científicos, destaca-se o caso da petroquímica, ilustrado na imagem. O principal problema ambiental causado pela indústria petroquímica está identificado em: 
(A) erosão de solos agricultáveis 
(B) derrubada de reservas florestais 
(C) produção de resíduos poluentes 
(D) superexploração de recursos hídricos

Questão 47


Até a aprovação dessa lei, as indústrias não pagavam pela captação da água diretamente de um manancial, a chamada água bruta, para utilizá-la em seus processos produtivos. O instrumento de cobrança pela água bruta utilizada industrialmente obteve os resultados mencionados no texto porque: 
(A) estimulou o reúso do bem 
(B) ampliou a dispersão do consumo 
(C) reduziu a desigualdade de acesso 
(D) inibiu o assoreamento de nascentes

Questão 48
Cuba passou a ser um país socialista após a revolução ocorrida em 1959. Nas últimas décadas, porém, tem vivenciado mudanças derivadas da dissolução da U.R.S.S., dentre as quais estão as citadas no trecho da reportagem. A expansão desses novos negócios cubanos está diretamente relacionada à expectativa da seguinte possibilidade: 
(A) integração com países latino-americanos 
(B) celebração de acordo comercial com a China 
(C) fim do embargo econômico norte-americano 
(D) liberalização para investimentos de capitais europeus

Questão 49

As imagens noturnas feitas por satélites revelam a distribuição espacial do consumo de energia elétrica, permitindo identificar diferenças importantes entre as sociedades humanas, como no exemplo abaixo. 


A imagem indica diferentes padrões espaciais do consumo de energia entre as regiões norte e sul da Península Coreana. Entre essas regiões, tal diferença é explicada, principalmente, por seus respectivos níveis de: 
(A) poderio militar 
(B) democracia política 
(C) contingente populacional 
(D) desenvolvimento econômico

Questão 50
Compare as imagens a seguir. 

Na Imagem 1, apresenta-se o desenho original do perfil de uma cabeça humana sobre uma representação possível do globo terrestre. Na Imagem 2, esse mesmo desenho é apresentado em um planisfério elaborado com a projeção cartográfica de Mercator, que é utilizada desde o período das grandes navegações. 

Com base na comparação entre essas imagens, conclui-se que o território das Américas que tem a área mais ampliada com o uso da projeção de Mercator é: 
(A) Brasil 
(B) México 
(C) Argentina 
(D) Groenlândia

Questão 51

Recentemente, a ocupação econômica da Amazônia vem passando por várias alterações, como a expansão do agronegócio, citada no texto. Um efeito negativo e outro positivo, ocasionados por essa expansão, estão respectivamente identificados em: 
(A) desmatamento - geração de empregos 
(B) assoreamento de rios - modernização de ferrovias 
(C) destruição da fauna - renovação das fontes de energia 
(D) poluição ambiental - redistribuição da propriedade fundiária 

Questão 52

Em 2007, na Espanha, aprovou-se uma lei que possibilitou indenizar vítimas da Guerra Civil (1936-1939) e do governo de Francisco Franco (1939-1975). A ação retratada na fotografia também é decorrente dessa lei. 
No contexto das denúncias e apurações acerca dos crimes cometidos pelo governo franquista, a retirada da estátua equestre está associada à seguinte proposta: 
(A) rejeição da história política 
(B) reforço da identidade nacional 
(C) redistribuição do patrimônio cultural 
(D) redimensionamento da memória social

Questão 53

Uma intervenção específica do poder público no espaço da cidade do Rio de Janeiro, que ilustra de modo exemplar a perspectiva descrita no texto, foi responsável pela. 
(A) ocupação da Barra da Tijuca 
(B) construção da Avenida Brasil 
(C) derrubada do Morro do Castelo 
(D) urbanização do Aterro do Flamengo

Questão 54
No mapa abaixo, o território brasileiro foi redividido em apenas cinco unidades federativas, todas com população equivalente, em torno de 40 milhões de pessoas. 

Considerando a realidade atual do Brasil, essa redivisão territorial também igualaria a seguinte característica socioespacial: 
(A) nível de renda por habitante 
(B) oferta de água por domicílio 
(C) produção de alimentos por área 
(D) proporção de eleitores por senador

Questão 55

O Estado é um agente fundamental na produção do espaço, pois suas ações interferem de forma acentuada sobre a dinâmica e a organização das cidades. A principal finalidade de uma política pública como a relatada no texto é: 
(A) reduzir a segregação espacial 
(B) elevar a arrecadação municipal 
(C) favorecer a atividade comercial 
(D) desconcentrar a população urbana

Questão 56
Existe uma relação direta entre o dinamismo das práticas sociais e as transformações nos indicadores demográficos das sociedades. Observe, nos gráficos, um exemplo de alteração de comportamento social no Brasil. 

As mudanças verificadas entre os anos de 2000 e 2012 ocasionam o seguinte comportamento demográfico: 
(A) elevação da expectativa de vida 
(B) ampliação da população escolar 
(C) redução da taxa de fecundidade 
(D) diminuição da mortalidade infantil

Questão 57

No último mês de janeiro, nas comemorações do Dia de Martin Luther King, propagou-se, mais uma vez, a frase Black lives matter “Vidas negras importam”, que surgiu nos protestos gerados pela morte de jovem negro, em agosto de 2014, na cidade norte-americana de Ferguson. 
A utilização dessa frase nas comemorações de 2015 aponta para uma contradição existente entre uma característica da ordem política norte-americana e um impedimento ao pleno exercício dos direitos civis. Essa característica e esse impedimento, respectivamente, são: 
(A) prevalência do republicanismo e existência de grupos paramilitares 
(B) legitimidade do associativismo e regulação dos movimentos populares 
(C) vigência do ideal democrático e permanência de desigualdades étnicas 
(D) garantia da liberdade de manifestação e monitoramento das redes sociais

Questão 58

No dia 15 de março de 1985, a presidência da República no Brasil foi assumida por um civil após 21 anos de governos militares. Nos trinta anos posteriores, houve um conjunto de mudanças destinadas a pôr fim às práticas autoritárias até então vigentes. 
A partir da análise do gráfico, a tendência observável na opinião pública resulta de uma nova conjuntura caracterizada por: 
(A) regularidade das eleições 
(B) extinção do unipartidarismo 
(C) fortalecimento do poder executivo 
(D) valorização da liberdade de expressão

Questão 59

A demarcação de terras de comunidades quilombolas é fato recente nas práticas governamentais brasileiras. 
Um dos principais objetivos dessa política pública é viabilizar a promoção de: 
(A) aceleração da reforma agrária 
(B) reparação de grupos excluídos 
(C) absorção de trabalhadores urbanos 
(D) reconhecimento da diversidade étnica 

Questão 60
A Europa passou por grande número de reconfigurações territoriais, em virtude das disputas seculares entre os povos do continente. No mapa abaixo, elaborado em 2014, estão assinalados, para cada país europeu, o nome da última potência estrangeira a desocupar aquele espaço nacional e o ano em que isso ocorreu.

A desocupação estrangeira na Europa Oriental, após a Segunda Guerra Mundial, está associada ao seguinte contexto geopolítico: 
(A) fim da Guerra Fria 
(B) fundação da União Europeia 
(C) término da Crise dos Mísseis 
(D) início da Coexistência Pacífica



GABARITO
resposta da questão 45: [D]
Comentário da questão:
O Rio de Janeiro, sua história, seus habitantes, suas particularidades geográficas e paisagísticas foram, e ainda são, assunto recorrente de diversas manifestações e produtos culturais, como exemplificam as canções “Cidade maravilhosa” e “Rio 40 graus”. As canções mencionadas simbolizam representações da cidade carioca associadas às circunstâncias do momento em que foram produzidas, respectivamente, as décadas de 1930 e 1990. “Cidade Maravilhosa”, hoje hino oficial da cidade, se caracteriza pelo tom ufanista na alusão aos muitos encantos da então capital do país, singularizando sua identidade local, enaltecendo assim sua importância e referencialidade para o país e para o exterior. “Rio 40 Graus” apresenta as diversidades socioculturais da metrópole carioca, elencando grupos e territórios plurais reunidos na mesma cidade, redimensionando assim seus contrastes sob a designação do Rio de Janeiro ser o purgatório da beleza e do caos.

resposta da questão 46: [C]
Comentário da questão:
A aplicação dos conhecimentos científicos na produção econômica ampliou-se em escala crescente a partir dos processos de industrialização, ocorridos em diversas regiões e países, ao longo do período contemporâneo. Fosse para inventar máquinas, suas peças e acessórios, fosse para intervir na criação de novas fontes de matérias-primas e de geração de energia, as ciências, com destaque para a Física e para a Química, tornaram-se possibilitadoras da própria indústria moderna. No caso da Química, a utilização e o beneficiamento do petróleo articularam-se à constituição de um setor específico: a indústria petroquímica. O uso dos derivados do petróleo possibilitou, entre outros aspectos, uma nova revolução nos transportes, ao substituir a tecnologia a vapor pelo uso dos motores a combustão. Carros e aviões transformaram-se em símbolos do progresso e da modernização. A despeito de sua relevância para a produção de riquezas e divisas, como no caso das economias brasileira e fluminense, a indústria petroquímica é considerada uma das mais poluentes, causando significativos impactos ambientais, especialmente ao longo do processo de refino de petróleo, como ilustra a imagem.

resposta da questão 47: [A]
Comentário da questão:
A Lei Federal no 9.433/1997 consagrou, pela primeira vez no Brasil, o princípio da água como bem econômico finito e viabilizou a cobrança pela captação de água bruta. Até então, as empresas urbanas e rurais que utilizavam o recurso em seus processos produtivos e os consumidores domiciliares em geral só pagavam pela prestação dos serviços de captação, tratamento e distribuição desse precioso líquido. As companhias distribuidoras de água e as empresas que captassem a água diretamente dos mananciais não pagavam nada pelo acesso ao bem. A mudança introduzida pela nova regulamentação impactou os custos industriais e estimulou a reutilização da água no circuito de produção das manufaturas já que, dessa forma, as empresas são desoneradas ao evitar novas captações nos mananciais que as abastecem.

resposta da questão 48: [C]
Comentário da questão:
A ocorrência da Revolução Cubana em 1959 representou um marco na história da ilha caribenha. A mudança política então desencadeada levou à adoção do socialismo como regime político. No contexto da Guerra Fria, Cuba tornou-se um problema para o governo norte-americano. A proximidade geográfica com o território dos E.U.A. a transformou em potencial ameaça, em função das ligações com a U.R.S.S. Em 1962, em contexto de acirramento de tensões, o governo norte-americano instaurou o embargo econômico à Cuba. Com o fim do apoio soviético, em finais da década de 1980, a economia cubana passou a enfrentar sérias crises. A abertura para o turismo e para o incremento do setor de serviços representou uma saída para burlar a estagnação de diversos setores produtivos e comerciais. A recente aproximação diplomática entre Cuba e o governo de Barack Obama viabilizou o crescimento da expectativa pelo fim definitivo do embargo econômico, medida que certamente viabilizará o surgimento de outros empreendimentos na ilha e o estímulo à expansão de novos negócios, como os mencionados na reportagem.

resposta da questão 49: [D]
Comentário da questão:
A análise da imagem permite constatar a grande diferença de padrão espacial de consumo de energia elétrica entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte. Não fossem os registros de localização de territórios e acidentes geográficos acrescentados à imagem, seria possível imaginar que o território sul-coreano corresponde a um espaço insular. Considerando que a população norte-coreana é estimada em 25 milhões de habitantes e que sua densidade demográfica situa-se em cerca de 200 habitantes por quilômetro quadrado, pode-se concluir que a escuridão da porção setentrional da península coreana não pode ser explicada por um possível vazio populacional. Na verdade, ela é fruto de um baixo nível de desenvolvimento econômico que estabelece um abismo entre as duas nações. Enquanto a Coreia do Sul tornou-se um gigante industrial e tecnológico, com sua população desfrutando de níveis de vida que se aproximam do registrado nas nações desenvolvidas, a Coreia do Norte permanece na condição de país rural que ainda luta para garantir condições de vida minimamente aceitáveis para seus habitantes.

resposta da questão 50: [D]
Comentário da questão:
Na Imagem 1, um perfil de cabeça humana está representado de forma equilibradamente proporcional sobre uma representação do globo, de modo a fornecer um parâmetro da figura original. Na Imagem 2, é nítida a acentuada distorção de área nas porções extremas do perfil, referentes ao topo e à base da cabeça. Isso pode ser explicado pelo fato de que a projeção de Mercator é uma projeção cilíndrica tangente à linha do Equador. Isso significa que a única porção que mantém a equivalência de área entre representação gráfica e realidade é aquela situada na linha equatorial. Quanto mais longe dessa linha, maior será a distorção da área representada. Com base nessa informação, é possível inferir com segurança que o território das Américas cuja área será mais ampliada com o uso dessa projeção será a Groenlândia, por estar integralmente situada em uma região com elevadas latitudes.

resposta da questão 51: [A]
Comentário da questão:
O caráter estratégico da região amazônica foi alvo de diversas ações do governo brasileiro, no decorrer do século XX. No caso dos governos militares (1964-1985), a ocupação e a exploração da Amazônia foram entendidas como questão de segurança nacional, tendo em vista as extensas fronteiras internacionais que a densa floresta abarcava e também seu potencial econômico, possibilitador de novos negócios que pudessem acelerar o desenvolvimento e a integração nacional. A construção da rodovia transamazônica e o projeto Carajás inseriram-se nessas iniciativas. Variados foram também os estímulos para o mapeamento e a exploração de recursos hídricos e minerais e para a promoção do uso do solo para a agricultura e a pecuária. Conforme menciona o texto, fosse por meio da criação de gado, fosse por meio da lavoura de soja, as terras amazônicas foram gradualmente sendo bastante utilizadas pelo agronegócio, fenômeno que se acelerou nas últimas duas décadas. No que se refere aos seus impactos ambientais, a expansão dessas atividades sobre terras ocupadas pela floresta interferiu diretamente nos índices de desmatamento, um efeito negativo. No que se refere à geração de empregos e divisas nacionais, o gado e a lavoura de soja alavancaram economias locais, um efeito positivo.

resposta da questão 52: [D]
Comentário da questão:
Os dirigentes de Estados nacionais tradicionalmente criam e preservam referências para seus feitos notáveis, inserindo-se, entre eles, a construção de monumentos como estátuas, placas comemorativas, museus, publicação de efemérides, entre outros. Dessa forma, estabelecem comemorações, interferindo nos processos do que deve ser lembrado e do que deve ser esquecido pela sociedade. O caso do governo do General Francisco Franco (1939-1975), na Espanha, não foi diferente: tais práticas foram muito valorizadas no contexto de regime autoritário e de culto à sua principal liderança. Instaurado após a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), o regime franquista caracterizou-se pela perseguição aos seus opositores, em especial grupos de esquerda, socialistas e comunistas, em tempos de polarização ideológica, como foram o períodos entre as grandes guerras e a conjuntura da Guerra Fria. Com o processo de democratização instaurado nas últimas três décadas, cresceram as denúncias sobre os crimes cometidos pelo regime franquista, o que viabilizou a maior mobilização da opinião pública pela apuração e criminalização dos culpados. Em 2007, no contexto dessas transformações, uma nova legislação previu não só a reparação para os que sofreram perseguições políticas como também deliberou pela retirada dos símbolos do governo franquista dispostos em espaços públicos. A foto exemplifica a retirada de uma das últimas estátuas equestres do General Franco, representando os esforços de não mais render homenagens ou valorizar os feitos de um governo ditatorial, simbolizando a perspectiva de redimensionar a memória social espanhola.

resposta da questão 53: [C]
Comentário da questão:
De acordo com o texto, a mentalidade de rejeição do passado construída ao longo da história brasileira manifestou-se, em grande parte do Brasil republicano, por meio de reformas urbanísticas conduzidas por agentes que se esmeraram em eliminar o patrimônio material pretérito. Exemplos emblemáticos dessa postura são as reformas urbanas das primeiras décadas do século XX, em especial a que foi conduzida por Carlos Sampaio, entre 1920 e 1922. Naquele contexto, o Morro do Castelo foi derrubado com o objetivo de “sanear” o Centro do Rio de Janeiro, enobrecido desde a Reforma Passos. Esse “saneamento” viria tanto pelo expurgo dos habitantes e dos usos indesejáveis (para a elite nacional) naquele espaço, quanto pela perspectiva anacrônica de aumentar a circulação de ar com a finalidade de diminuir a incidência de doenças.

resposta da questão 54: [D]
Comentário da questão:
A atual Constituição brasileira estabelece que cada unidade federativa tem direito a eleger três representantes para o Senado Federal. Na atual divisão territorial e com as grandes diferenças de contingente populacional entre essas unidades federativas, o número de eleitores por senador é extremamente diferenciado, variando de cerca de vários milhões por senador em São Paulo, no Rio de Janeiro ou em Minas Gerais a algumas centenas de milhares em estados como Roraima e Amapá. Caso houvesse uma reconfiguração territorial como a proposta, a equivalência populacional entre os entes federativos também seria verificada na proporção entre a dimensão do eleitorado e o número de vagas no Senado da República.

resposta da questão 55: [A]
Comentário da questão:
A segregação socioespacial é uma realidade típica da cidade capitalista, e a lógica de mercado verificada na ocupação do espaço urbano tende a intensificá-la com o passar do tempo. Para evitar a exacerbação desse processo, o poder público, em várias cidades do mundo, tem procurado criar mecanismos para reduzir a formação de guetos privilegiados, os quais, entre outros efeitos nocivos, reduzem o convívio com a diversidade humana e limitam a sociabilidade desejável para a urbe contemporânea. Em Nova York, a política conhecida como “50-30-20” tem essa finalidade de atenuar a segregação do espaço urbano, ao favorecer o convívio entre as distintas classes sociais em áreas nobres da metrópole. Essa política tem ainda o benefício adicional de reduzir os fluxos da população que trabalha nessa porção da cidade e que, de outra forma, só poderia deslocar-se para os seus espaços laborais através de longos movimentos pendulares, que degradam a qualidade de vida e sobrecarregam os serviços de transporte público.

resposta da questão 56: [C]
Comentário da questão:
A análise do gráfico conduz à conclusão de que as mulheres brasileiras estão adiando a maternidade, visto que se observa a queda na proporção de nascidos nas faixas etárias das mães até os 24 anos e a elevação desses índices a partir dos 25 anos de idade. Considerando que a taxa de fecundidade é definida como sendo o número médio de filhos por mulher ao longo de sua idade fértil (estatisticamente situada entre os 15 e os 49 anos), é razoável concluir que esse fenômeno social, o adiamento da maternidade, reduz o número de partos ao longo da vida dessas mulheres e que ele pode explicar a queda dessa taxa no Brasil ao longo do período representado no gráfico.

resposta da questão 57: [C]
Comentário da questão:
A sociedade norte-americana se caracteriza pela vigência de ordem política republicana, democrática e liberal, com princípios gerais garantidos pela constituição federal, e também pelo sistema federalista, que possibilita ampla autonomia para os governos estaduais. Como herdeira de relações escravistas, a despeito das diferenças entre os estados da federação, expressivas desigualdades étnico-raciais são observadas nessa sociedade, sendo mais sentidas em regiões e cidades onde muitos cidadãos negros possuem qualidade de vida e oportunidades de emprego inferiores às dos cidadãos brancos. Destaque-se que leis de segregação racial vigoraram em diversos estados até a década de 1960, momento em que lideranças, como o pastor Martin Luther King, atuaram no sentido de equiparar direitos civis entre brancos e negros. Ainda assim, episódios de violência policial, como o ocorrido na cidade de Ferguson, em agosto de 2014, continuam a desencadear protestos e conflitos, dando origem a movimentos como o Black Lives Matter ("Vidas negras importam"). Esse movimento, ao se manifestar no dia de Martin Luther King, em janeiro de 2015, volta a defender a efetiva igualdade de direitos para brancos e negros, condenando atos discriminatórios, evidenciando que a ordem democrática norte-americana guarda suas contradições quanto ao fim de problemas étnico-raciais.

resposta da questão 58: [D]
Comentário da questão:
O fim dos governos militares no Brasil foi caracterizado pela gradual ampliação de movimentos sociais por mudanças na ordem política de natureza autoritária e ditatorial, instituída pelo golpe de 1964. Em 1985, eleito ainda de forma indireta, tomava posse o primeiro governo civil, na pessoa do presidente José Sarney. Convocada uma assembleia constituinte, elaborou-se novo texto constitucional promulgado em 1988. O mesmo garantiu a vigência de princípios democráticos, restabelecendo e ampliando diversos direitos civis e políticos, entre eles a liberdade de associação e de expressão. Em função dessas características, a Carta de 1988 ficou conhecida como Constituição Cidadã. Entre 1985 e a atualidade, sucederam-se no poder de Estado seis governos, eleitos diretamente pelo voto popular, com amplo debate entre partidos e demais representantes da sociedade civil, nos diversos meios de comunicação. A despeito de momentos de crise como o relacionado ao impeachment do Presidente Collor, em 1992, a ordem política democrática estruturou-se, o que justifica a preferência da opinião pública pela mesma, de acordo com os índices do gráfico. Tal preferência é o resultado do reconhecimento do valor da liberdade de expressão no exercício da cidadania em suas múltiplas dimensões.

resposta da questão 59: [B]
Comentário da questão:
A vigência da escravidão de populações africanas e seus descendentes no Brasil, entre meados do século XVI e o ano de 1888, ano da abolição, foi um dos principais elementos causadores de práticas de exclusão e de hierarquização social. Tais exclusões e hierarquias não foram extintas com o fim da legalidade da escravidão. Suas permanências foram sentidas não só nas atitudes e comportamentos racistas, como nos índices demográficos e econômicos que apontavam para as diferenças salariais e de acesso à educação formal e a determinados empregos, entre populações brancas e de negros e pardos, nos seus diversos matizes de cor. O Decreto Federal no 4887, de novembro de 2003, ao discriminar o que seria reconhecido como comunidades quilombolas, viabilizou não só a valorização das mesmas, mas, em especial, uma política de reparação material associada à demarcação e à titulação de terras até então ocupadas por essas comunidades. A legalização da posse possui enorme dimensão simbólica pois concede relevância histórica às lutas dos que se opuseram à escravidão e, paralelamente, busca viabilizar possibilidades mais dignas de uso da propriedade fundiária.

resposta da questão 60: [A]
Comentário da questão:
A análise do mapa permite verificar que grande número de países da Europa Oriental retomou a plena soberania sobre os seus respectivos territórios apenas a partir dos anos de 1990. Naquela época, a seguinte sucessão de acontecimentos resultaram em numerosas reconfigurações territoriais dessa porção do continente: fim do regime comunista na antiga Alemanha Oriental, episódio mais conhecido como “Queda do Muro de Berlim”, “Revolução de Veludo”, na antiga Tchecoslováquia, dissolução da União Soviética e Guerra nos Balcãs. Essas mudanças marcaram também o contexto geopolítico do fim da Guerra Fria, já que representaram a ruína da superpotência socialista. Estados Unidos e União Soviética eram polos opostos daquela ordem mundial que perdurou, aproximadamente, do final da Segunda Guerra Mundial até o início dos anos de 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário