sábado, 8 de agosto de 2015

Confira a correção da prova de História



TERCEIRA SÉRIE
1. (ENEM 2011) Em geral, os nossos tupinambás ficaram bem admirados ao ver os franceses e os outros dos países longínquos terem tanto trabalho para buscar o seu arabotã, isto é, pau-brasil. Houve uma vez um ancião da tribo que me fez esta pergunta: “Por que vindes vós outros, mairs e perós (franceses e portugueses), buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra?”
LÉRY, J. Viagem à Terra do Brasil. In: FERNANDES, F. Mudanças Sociais no Brasil. São Paulo: Difel, 1974.

O viajante francês Jean de Léry (1534-1611) reproduz um diálogo travado, em 1557, com um ancião tupinambá, o qual demonstra uma diferença entre a sociedade europeia e a indígena no sentido
a) do destino dado ao produto do trabalho nos seus sistemas culturais.
b) da preocupação com a preservação dos recursos ambientais.
c) do interesse de ambas em uma exploração comercial mais lucrativa do pau-brasil.
d) da curiosidade, reverência e abertura cultural recíprocas.
e) da preocupação com o armazenamento de madeira para os períodos de inverno.

resposta da questão 1:[A]
Comentário da questão:
O texto de Jean Léry demonstra a diferença da cultura indígena para a europeia em que determinam diferentes usos para produtos, força de trabalho e economia. Enquanto para os indígenas a madeira do pau-brasil só poderia servir para subsistência, na Europa era um artigo de luxo que se transformaria no primeiro produto de exploração em larga escala pelos portugueses que impulsionou a colonização brasileira.

2. (UNESP) O Brasil foi dividido em quinze quinhões, por uma série de linhas paralelas ao equador que iam do litoral ao meridiano de Tordesilhas, sendo os quinhões entregues (...) [a] um grupo diversificado, no qual havia gente da pequena nobreza, burocratas e comerciantes, tendo em comum suas ligações com a Coroa.
(B. Fausto, "História do Brasil")

No texto, o historiador refere-se às
a) câmaras setoriais.
b) sesmarias.
c) colônias de povoamento.
d) capitanias hereditárias.
e) controladorias.

resposta da questão 2:[D]
Comentário da questão:
As capitanias foram uma forma de administração territorial do império português pela qual a Coroa, com recursos limitados, delegou a tarefa de colonização e exploração de determinadas áreas a particulares, através da doação de lotes de terra, sistema utilizado inicialmente com sucesso na exploração das ilhas atlânticas. No Brasil este sistema ficou conhecido como capitanias hereditárias, tendo vigorado, sob diversas formas, durante o período colonial, do início do século XVI até ao século XVIII, quando o sistema de hereditariedade foi extinto pelo Marquês de Pombal, em 1759 (a hereditariedade foi abolida, mas a denominação capitania ainda não).

3. (IFSC) Após o insucesso econômico das Capitanias Hereditárias, já que apenas duas capitanias prosperaram, a Coroa Portuguesa instituiu, em 1548, um novo sistema político, que influenciou profundamente a história político-administrativa do Brasil Colonial, tornando-se a primeira tentativa de centralização do poder. Esse novo sistema político trata-se...
a) da República.
b) do Reino Unido de Portugal e Algarves.
c) da Monarquia Constitucional.
d) da Regência Trina Permanente.
e) do Governo Geral.



resposta da questão 3:[E]
Comentário da questão:
Com a finalidade de "dar favor e ajuda" aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral.

4. (UERJ) As expedições destinadas ao apresamento de indígenas constituíram, como se pode observar no mapa abaixo, a principal atividade realizada pelos bandeirantes paulistas entre os séculos XVI e XVIII.
Descrição: http://www.revista.vestibular.uerj.br/lib/spaw2/uploads/images/2010_discursivo/historia_questao_2.PNG

Estabeleça a relação existente entre as expedições de apresamento e as atividades econômicas desenvolvidas pelos habitantes da Capitania de São Vicente. Em seguida, identifique um efeito dessas expedições para a colônia portuguesa na América.

resposta da questão 4:
A ocupação das terras do Planalto de Piratininga pelos colonos da Capitania de São Vicente iniciou-se com a fundação de São Paulo, em meados do século XVI. Houve, então, muitos conflitos com as populações indígenas locais, ao fim escravizadas e utilizadas como mão de obra na lavoura de gêneros alimentícios. A economia paulista - lavoura destinada ao comércio intracolonial - passou cada vez mais a se estruturar a partir da utilização dessa mão de obra, estimulando, no decorrer do século XVII, um conjunto expressivo de expedições bandeirantes destinadas ao apresamento de indígenas, como representado no mapa.
As expedições destinadas ao apresamento de indígenas interferiram no processo de colonização da América portuguesa, ocasionando, entre seus principais efeitos:
  • o extermínio e a escravização das populações ameríndias;
  • a ampliação da oferta de mão de obra escrava indígena para outras regiões colonizadas;
  •  a legitimação das pretensões territoriais portuguesas na negociação do tratado de Madri;
  • o conhecimento dos "sertões", com a criação de caminhos e estradas nas regiões desbravadas;
  • a descoberta de veios auríferos, com o posterior desenvolvimento da atividade mineradora na região das Minas Gerais.



5. (FGV )"E são tão cruéis e bestiais, que assim matam aos que nunca lhes fizeram mal, clérigos, frades, mulheres (...) Sujeitando-se o gentio, cessarão muitas maneiras de haver escravos mal havidos e muitos escrúpulos, porque terão os homens escravos legítimos, tomados em guerra justa."
(Carta do Padre Manuel da Nóbrega, 1558)

"Depois disso com licença do Padre Nóbrega, me fui à outra aldeia de 150 casas e fiz ajuntar os moços e fiz-lhes a doutrina em sua própria língua. Achei alguns aqui mui hábeis e de tal capacidade que bem ensinados e doutrinados podiam fazer muito fruto, para o que temos necessidade de um colégio nesta Bahia para ensinar os filhos dos índios."
(Carta do Padre Azpicuelta Navarro, 1551)

Os testemunhos anteriores ilustram algumas das estratégias de padres da Companhia de Jesus, no sentido de promover a colonização das terras do Brasil, em meados do século XVI. Tendo-os como referência:
a) identifique as ações propostas em cada texto;

b) explique um efeito dessas ações para as populações ameríndias.

resposta da questão 5:
Na carta do Padre Manoel da Nóbrega, é promovida a defesa da guerra justa contra índios considerados bravos e hostis. Tal estratégia viabilizaria a escravização legítima de grupos nativos mais resistentes à presença dos portugueses. Na carta do Padre Azpicuelta, verifica-se a ação catequista, fosse por meio da doutrinação direta ou da criação de colégios, ambas aplicadas para o caso das populações ameríndias que estabeleceram contatos pacíficos com os colonizadores. 

 b) A ação catequista de missionários religiosos, como os padres da Companhia de Jesus, promoveu a conversão de grupos indígenas à religião cristã católica. Houve, nesse sentido, um processo de aculturação que alterou valores e padrões comportamentais das sociedades tribais nativas, não só no campo das práticas religiosas como também na organização das relações parentais, da divisão do trabalho, das alianças e hostilidades com outras tribos. O princípio da guerra justa foi aplicado como justificativa para o ataque e a perseguição de tribos hostis à colaboração pacífica com os agentes promotores da colonização. Além do extermínio de populações ameríndias, tal princípio constituiu o álibi para a escravização legítima dos nativos, flexibilizando, na prática, as proibições quanto ao apresamento desses grupos.

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