terça-feira, 5 de maio de 2015

Confira a correção da avaliação de História (P1 do Segundo Bimestre 2015)

Confira a correção da avaliação de História (P1 do Segundo Bimestre 2015)


PRIMEIRA SÉRIE
1. (ENEM 2012) Mas uma coisa ouso afirmar, porque há muitos testemunhos, e é que vi nesta terra de Veragua [Panamá] maiores indícios de ouro nos dois primeiros dias do que na Hispaniola em quatro anos, e que as terras da região não podem ser mais bonitas nem mais bem lavradas. Ali, se quiserem podem mandar extrair à vontade.
Carta de Colombo aos reis da Espanha, julho de 1503. Apud AMADO, J.; FIGUEIREDO, L. C. Colombo e a América: quinhentos anos depois. São Paulo: Atual, 1991 (adaptado).
O documento permite identificar um interesse econômico espanhol na colonização da América a partir do século XV. A implicação desse interesse na ocupação do espaço americano está indicada na
A) expulsão dos indígenas para fortalecer o clero católico.
B) promoção das guerras justas para conquistar o território.
C) imposição da catequese para explorar o trabalho africano.
D) opção pela policultura para garantir o povoamento ibérico.
E)  fundação de cidades para controlar a circulação de riquezas.


resposta da questão 1:[E]
Comentário da questão:
A fundação de cidades foi utilizada pelos espanhóis na colonização para assegurar a extração de riquezas naturais do continente americano. Como o texto de Colombo coloca em destaque a descoberta do ouro no Panamá, a alternativa correta é a letra E.


2. (FUVEST) "Deus castigou esta terra com dez pragas muito cruéis por causa da dureza e obstinação de seus moradores [...]. A primeira dessas pragas foi que, num dos navios, veio um negro atacado de varíola, uma doença que nunca tinha sido vista nessa terra." Motolinía. Memórias das coisas da Nova Espanha. A respeito desse relato do franciscano Motolinía, sobre a conquista da cidade do México pelos espanhóis, em 1520, pode-se concluir que

a) os religiosos europeus justificavam a conquista das populações indígenas por serem geneticamente frágeis.
b) os povos indígenas adotavam táticas cruéis de guerra que incluíam a disseminação de epidemias entre os conquistadores.
c) os astecas foram dominados pelos espanhóis por meio de uma estratégia que evitou a guerra, mas disseminou epidemias mortíferas.
d) as epidemias tornaram-se uma forma eficiente de dominação empregada pelos europeus na conquista das terras indígenas.
e) as epidemias originárias da África dizimaram parte do exército dos conquistadores espanhóis e dos indígenas mexicanos.



resposta da questão 2: [D]
Comentário da questão:
A questão sobre a conquista da América pede uma interpretação do texto e faz referência a uma das formas de dizimação dos povos indígenas, as doenças trazidas pelos espanhóis.



3. (CNDL) Apresente as principais características das colônias de exploração e das colônias de povoamento.

resposta da questão 3:
Colônias de exploração:
Latifúndio, as terras eram distribuídas em enormes propriedades agrícolas.
Monocultura: toda a produção era para suprir as necessidades do mercado exterior.
Havia um produto principal e toda produção acontecia em torno dele (caso do açúcar, café e borracha no Brasil).
Esquecimento do mercado interno, com enfraquecimento das atividades comerciais.
Trabalho escravo, com utilização dos negros.

Colônias de povoamento:
Médias e pequenas fazendas, os colonos trabalhavam e desenvolviam os locais, gerando prosperidade econômica.
Tudo que era feito servia a colônia internamente, a produção agrícola regia a economia.
Liberdade para o trabalho
Autonomia comercial, não sendo totalmente dependente da metrópole.
Independência política e atitude libertadora de seus membros
Reunião de trabalhadores em assembleias para discutir o futuro da terra
Política que atraía mais e mais trabalhadores.
Eram colônias atípicas - não ajudavam na balança comercial e não interessavam tanto à metrópole;
Faziam a prática da policultura
Os seus produtos eram semelhantes aos da metrópole
Coexistência de comércio e manufaturas
Mercado interno e uma economia de subsistência;
Comércio produzia para mercados internos e externos
Pacto Colonial mais fraco
Fixação do homem ao solo – necessidade de criar escolas, igrejas, fábricas, etc.

4. (UFU) "(...) Assim, não pense que foram tirados do poder, os bens e a liberdade (dos indígenas): e sim que Deus lhes concedeu a graça de pertencerem aos espanhóis, que os tornaram cristãos e que os tratam e os consideram exatamente como digo. (...) Ensinaram-lhes o uso do ferro e da candeia (...) Deram-lhes moedas para que saibam o que compram e o que vendem, o que devem e possuem. Ensinaram-lhes latim e ciências, que valem mais do que toda a prata e todo o ouro que eles tomaram. Porque, com conhecimentos, são verdadeiramente homens, e da prata nem todos tiravam muito proveito. (...)"

GÓMARA, Francisco López de. História General de las Índias.
Coletânea de Documentos para a História da América. São Paulo: CENP, 1978

O texto acima expressa uma forma de se ver a conquista e a colonização da América pelos espanhóis. A partir da análise do texto e de seus conhecimentos sobre este processo histórico,
a) faça um comentário sobre a visão antropocêntrica do autor, destacando a forma como os valores culturais de espanhóis e indígenas são tratados no texto.



b) identifique e caracterize uma das três principais sociedades indígenas conquistadas pelos espanhóis Maias, Astecas ou Incas - mostrando como viviam e se organizavam social e politicamente no período imediatamente anterior à conquista.

resposta da questão 3:
a) Em uma breve consideração, vemos que o autor do texto simplesmente ignora a diversidade da cultura indígena. Por meio de um discurso raso, aponta que o contato com os europeus consistiu em um ganho incondicional de valores e práticas que aprimorou o modo de vida dos índios. Sendo assim, ao mesmo tempo em que desconsidera a cultura nativa, também se silencia em relação aos episódios de violência que marcaram a colonização do território americano. 

b) Maias. Antes da dominação hispânica, esse povo se organizava em diferentes cidades-Estado, independentes onde tinham a presença de um chefe local que representava a vontade dos deuses naquele lugar. Organizada de forma rígida, a sociedade maia contava com a família real e os mais importantes membros do Estado compondo a elite. Logo em seguida, havia os comerciantes e funcionários públicos compondo uma faixa intermediária e, por fim, os trabalhadores braçais que compunham a maioria absoluta da população.

5. (PITÁGORAS) Analise, com base no mapa, a estratégia de dominação espanhola na América.

* Cortez entra em Tenochtitlan (1519)
* Fundação de São Domingos (1496)
* Balboa descobre o Mar do Sul (1513)
* Pizarro entra em Cuzco (1533)
* Valdívia funda Santiago (1541)

a) Com base na análise, identifique os principais adelantados e suas respectivas regiões de atuação



b) Analise a estratégia de dominação espanhola e aponte um desdobramento desse processo na formação das atuais nações latino-americanas.

resposta da questão 5:
a) Hernan Cortez: México (civilização asteca); Francisco Pizarro: Peru (civilização inca); Vasco Balboa: Panamá; Valdívia: Chile; Bartolomeu Colombo: República Dominicana.

b) A estratégia utilizada pelos adelantados espanhóis foi fundamentada na prática da violência militar, responsável pelo genocídio étnico dos povos nativos do continente. O processo de formação das atuais nações latino-americanas ficou comprometido, em especial, pelos séculos de exploração metropolitana reforçam, por exemplo, a nossa dependência na atualidade em relação ao mercado internacional.



SEGUNDA SÉRIE
1. (ENEM 2014) A transferência da corte trouxe para a América portuguesa a família real e o governo da metrópole. Trouxe também, e sobretudo, boa parte do aparato administrativo português. Personalidades diversas e funcionários régios continuaram embarcando para o Brasil atrás da corte, dos seus empregos e dos seus parentes após o ano de 1808.
NOVAIS, F. A; ALENCASTRO, L. F. (Org.) História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia. Das Letras, 1997


Os fatos apresentados se relacionam ao processo de independência da América portuguesa por terem
A) Incentivo o clamor popular por liberdade.
B) Enfraquecido o pacto de dominação metropolitana.
C) Motivado as revoltas escravas contra a elite colonial.
D) Obtido o apoio do grupo constitucionalista português.
E) Provocado os movimentos separatistas das províncias.


Resposta da questão 1:[B] 
Comentário da questão: 
O texto da questão aborda uma das consequências da transferência da Corte portuguesa para o Brasil: o enfraquecimento do pacto de dominação metropolitana, como a alternativa B evidencia. Isso ocorreu devido a transformação ocorrida no Brasil após 1808, como: fim do exclusivismo metropolitano com a abertura dos portões e a estruturação de um aparelho de estado (Banco do Brasil, imprensa Régia, Casa da Moeda, Alfândega do Rio de Janeiro etc.). Essa medida cria certa autonomia econômica e administrativa, fundamentais posteriormente para o processo de independência do Brasil. 


2. (CNDL) Em 1810, a Coroa Portuguesa assinou dois tratados com a Inglaterra que foram fundamentais para a preponderância britânica no mercado brasileiro ao longo do período joanino (1808-1821) e de praticamente todo o período imperial brasileiro. Comente as determinações dos tratados de comércio e navegação, aliança e amizade.


resposta da questão 2:
Em 1810 foram assinados os Tratados de Aliança e Amizade, de Comércio e Navegação e um último que tratou da regulamentação das relações postais entre os dois reinos. Esses tratados quebraram o monopólio português em nome do liberalismo, e feriram em cheio os interesses lusos, além de humilhar a soberania portuguesa. A Inglaterra impôs vantagens, entre elas: o direito da extraterritorialidade, que permitia aos súditos ingleses radicados em domínios portugueses serem julgados aqui por juízes ingleses, segundo a lei inglesa; o direito de construir cemitérios e templos protestantes, desde que sem a aparência externa de templo; a garantia de que a Inquisição não seria instalada no Brasil, com o que a Igreja Católica perderia o controle das almas; a colocação dos produtos ingleses nos portos portugueses mediante uma taxa de 15%, ou seja, abaixo da taxação dos produtos portugueses, que pagavam 16%, e bem abaixo da dos demais países, que pagavam 24% em nossas alfândegas.

3. (PITÁGORAS) Analise a tabela sobre os produtos de exportação do Brasil.     Analisando a tabela sobre a economia do Segundo Reinado podemos CONCLUIR que  


A) o Brasil deixou de ser um país monocultor e diversificou sua pauta de exportação sendo o café o principal produto exportado. 
B) a segunda fase da Revolução Industrial ocorrida a partir de 1850 contribuiu para que o algodão tornasse o produto mais exportado.
C) o fim do tráfico negreiro ocorrido a partir de 1850 contribuiu para queda das exportações de café devido a falta de mão-de-obra.
D) a entrada maciça de imigrantes ingleses ocorrida na segunda metade do século XIX, fez com que a Erva-mate tornasse o principal produto agrícola brasileiro. 
E) a diversificação da agricultura de exportação foi um dos fatores que contribuiu para o grande desenvolvimento  industrial brasileiro no final do século XIX. 

resposta da questão 3:[A]

4. (PITÁGORAS-ENEM VIRTUAL) Analise a tabela e assinale a alternativa que faz um balanço correto acerca da economia agrário-exportadora brasileira durante o período em questão.   
 a) A exploração do pau-brasil, primeira atividade econômica empreendida por portugueses, contribuiu de forma significativa na pauta das exportações brasileiras durante os períodos colonial e imperial.
b) Mesmo em tempos de exportação do ouro, o açúcar continuou a ser importante produto na pauta do total das exportações brasileiras, sendo superado apenas pelo café durante o Brasil Império.
c) Ao contrário do que ocorrera com a produção do açúcar entre 1650 e 1700, e a do café, entre 1850 e 1900, a economia mineradora não conheceu diminuição da sua participação na pauta das exportações durante o século XVIII.
d) Entre 1850 e 1990, o café não conseguiu se tornar o principal produto das exportações brasileiras devido à força da tradicional e imbatível produção açucareira.
e) A partir do início do século XX, a borracha figuraria como produto principal na pauta das exportações brasileiras, desbancando os gêneros agrícolas tradicionais.


resposta da questão 4:[B]

5. (CNDL) Apresente as principais transformações socioeconômicas pelas quais passou o Brasil ao longo da segunda metade do século XIX.

resposta da questão 5:
 Durante a Segunda metade do século XIX, a sociedade brasileira passou por mudanças fundamentais nos campos políticos, sociais e conseqüentemente na forma de ver e entender a nova realidade que estavam vivendo.
Foi nesse período que se mudou a forma de governo, foi feita a Constituição, se iniciou a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado e as fazendas de café e outras lavouras brasileiras modernizaram-se. As cidades cresceram e nelas as primeiras indústrias se instalaram.
Para se ter ideia dessas mudanças sabemos que entre 1850 e 1860 ocorreu o que podemos chamar de surto industrial no Brasil, pois foram inauguradas no Brasil 70 fábricas que produziam chapéus, sabão, tecidos de algodão e cerveja, artigos que até então vinham do exterior. Além disso, foram fundados 14 bancos, três caixas econômicas, 20 companhias de navegação a vapor, 23 companhias de seguro, oito estradas de ferro. Criaram-se, ainda, empresas de mineração, transporte urbano, gás, etc.
Este processo de industrialização proporcionou, através dos anos, que províncias como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais se tornassem pólos de atração para que os colonos que, espremidos pelo latifúndio, se deslocassem para a cidade à procura de uma vida melhor, mais confortável financeiramente. Isto quer dizer que para os grandes fazendeiros, a vinda para a cidade significava que seus filhos poderiam frequentar escolas e faculdades, tomar contato com os jornais e revistas em circulação.
Surgiram, neste período, as primeiras grandes greves, pois o Operariado, cujas condições de trabalho eram bastante precárias, tenta desenvolver uma ação política independente de oposição através das greves. A jornada de trabalho podia chegar a 16 horas e a mão-de-obra infantil e feminina era usada de maneira indiscriminada, não havendo nenhuma regulamentação salarial.
É claro que essas transformações ocorrem de forma lenta e não atingiram nem todas as regiões do país e nem todas das partes das províncias. Regiões do Nordeste, por exemplo, poderiam ser descritas como imensas terras cercadas com trabalhadores escravos, somente pequenos núcleos urbanos, nos quais os únicos edifícios de destaque eram a igreja e a câmara municipal. Lugares marcados pelo poder dos proprietários de terras.


TERCEIRA SÉRIE
1. (ENEM 2014) Três décadas – de 1884 a 1914 – separam o século XIX – que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa – no século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.
ARENDT, H, As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras. 2012. 
O processo histórico citado contribui para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que
A) Difundiu as teorias socialistas. 
B) Acirrou as disputas territoriais. 
C) Superou as crises econômicas.
D) Multiplicou os conflitos religiosos.
E) Conteve os sentimentos xenófobos.

resposta da questão 1:[B]
Comentário da questão:
A corrida imperialista e a disputa entre os países europeus por territórios na Ásia e na África acirraram as disputas por territórios entre os países europeus e contribuiu em grande medida para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. 

2. (Ufg 2010)  Leia os documentos a seguir.            
Os camponeses partem para o front com incrível entusiasmo; e as classes superiores da sociedade, quer sejam liberais ou conservadoras, os aclamam, desejando-lhes boa sorte […] Habitualmente, os camponeses sentiam que não tinham nada a fazer a não ser beber; mas agora não é mais assim. É como se a guerra lhes desse uma razão para viver […] No ardor dos soldados russos se percebe o entusiasmo que agita o coração dos antigos mártires se lançando para a morte gloriosa.
LE BON, Gustave. 1916 apud JANOTTI, Maria de Lourdes. A Primeira Guerra Mundial. O confronto de imperialismos. São Paulo: Atual, 1992. p.17.            
Após um ano de massacre, o caráter imperialista da guerra cada vez mais se afirmou; essa é a prova de que suas causas encontram-se na política imperialista e colonial de todos os governos responsáveis pelo desencadeamento desta carnificina. […] Hoje, mais do que nunca, devemos nos opor a essas pretensões anexionistas e lutar pelo fim desta guerra […] que provocou misérias tão intensas entre os trabalhadores de todos os países.
CONFERÊNCIA DE ZIMMERWALD - 5 a 8 de setembro de 1915. Apud JANOTTI, Maria de Lourdes. A Primeira Guerra Mundial. O confronto de imperialismos. São Paulo: Atual, 1992. [Adaptado].
No início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), estabeleceu-se, sobretudo na Europa, uma disputa de ideias em torno do envolvimento nesse conflito. Com base na leitura de cada um dos documentos, explique as posições assumidas sobre a participação na guerra.


 resposta da questão 2:
No caso do primeiro um caráter positivo e saneador, inclusive moral. No interior dessa atribuição, o soldado documento, datado de 1916, expressa-se uma posição favorável à participação no conflito, em acordo com o princípio nacionalista. Para os nacionalistas, a guerra associava-se à defesa da Pátria, o que exigia a unidade do povo para defender os interesses internos. Nesse sentido, os nacionalistas atribuíram ao combate era visto como um herói e o entusiasmo articulava-se a um sentimento de dever para com a pátria que, por sua vez, preenchia de sentido a vida do combatente. No caso do segundo documento, datado de 1915, a posição é contrária à guerra, sendo a expressão de um princípio socialista. Mesmo considerando as tensões internas ao movimento e a existência de alguns socialistas que apoiavam a participação no conflito, a guerra é interpretada, neste documento, como um sintoma da disputa imperialista e como um entrave aos interesses dos trabalhadores.  

3. (UFRJ) "A mesma velha trincheira, a mesma paisagem, Os mesmos ratos, crescendo como mato, Os mesmos abrigos, nada de novo, Os mesmos e velhos cheiros, tudo na mesma, Os mesmos cadáveres no front, A mesma metralha, das duas às quatro, Como sempre cavando, como sempre caçando, A mesma velha guerra dos diabos."           
 (soldado inglês)
"Estamos tão exaustos que dormimos, mesmo sob intenso barulho. A melhor coisa que poderia acontecer seria os ingleses avançarem e nos fazerem prisioneiros. Ninguém se importa conosco. Não seremos substituídos. Os aviões lançam projéteis sobre nós. Ninguém mais consegue pensar. As rações estão esgotadas - pão, conservas, biscoitos, tudo terminou! Não há uma única gota de água. É o próprio inferno."            
(soldado alemão)
Fonte: Marques, Adhemar Martins et at (orgs.). História Contemporânea através de textos. São Paulo, Contexto, 2000, pp. 118 e 120.
Os fragmentos apresentam o depoimento de dois soldados, um inglês e o outro alemão, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
a) Identifique duas características que estejam presentes em ambos os textos e expressem os sentimentos dos combatentes nessa fase da Primeira Guerra.



b) Cite duas consequências geopolíticas da Primeira Guerra para a Europa entre 1918 e 1939.

resposta da questão 3:

a) Os fragmentos deixam evidentes o sofrimento da guerra e o desespero diante das condições  de miséria e fome, sem a perspectiva de reversão.

b) Uma das consequências, foi o desmembramento dos impérios austro-húngaro com a redução da Áustria a 1/8 do seu território e por conseguinte, o surgimento da Tchecoslováquia, Polônia, Iugoslávia e Hungria e a outra, a perda de parcelas do território alemão para a França.  



4. (UFRJ)

A charge "Um cadáver", de J. Carlos, foi publicada em 1918. Nela, a Germânia diz: "E agora, meu filho?... Quem paga essas contas?"  (Cadáver: gíria da época para credor, cobrador).
Entre 1914 e 1918, o mundo esteve envolvido de forma direta ou indireta em sua Primeira Grande Guerra. O quadro pós-conflito foi definido pelos países vencedores - Inglaterra, França e EUA - , tendo sido a Alemanha considerada a principal responsável pelo conflito.
Apresente duas determinações do Tratado de Versalhes (1919) que tiveram fortes repercussões para a economia alemã no pós- 1a Guerra.

resposta da questão 4:
O candidato poderá apresentar duas das seguintes determinações do Tratado de Versalhes (1919): - imposição das chamadas indenizações punitivas tais como: pagamento de 132 bilhões de marcos-ouro em um prazo de trinta anos; confisco de todos os investimentos e bens nacionais ou privados alemães existentes no exterior; entrega anual de 40 milhões de toneladas de carvão aos aliados europeus por um período de dez anos; - perdas territoriais que implicavam em significativos prejuízos econômicos tais como: restituição das ricas regiões, em minério, da Alsácia e da Lorena à França; entrega da bacia carbonífera do Sarre para a França durante quinze anos; divisão do império colonial alemão entre as potências vencedoras, principalmente França e Inglaterra.   

5. (UFF)  Diante dos resultados da Primeira Guerra Mundial na Europa, entraram em decadência os valores civilizacionais construídos no século XIX e com eles as matrizes fundadoras do Ocidente, sendo substituídos por novos valores. Assinale a alternativa que relaciona corretamente eventos do período posterior a 1918 com os eventos anteriores a 1930.
a) Começo da militarização europeia com a criação da OTAN. / Crise econômica de 1929.   b) Início da hegemonia norte-americana com a Segunda Revolução Industrial. / Construção do Muro de Berlim.  
c) Ascensão do nazismo na Alemanha com a liderança de Hitler. / Crise do socialismo real.  
d) Fim da hegemonia inglesa e de seu modelo industrial. / Início de movimentos sociais críticos do liberalismo, como o fascismo italiano.  

e) Inauguração dos movimentos vanguardistas europeus. / Surgimento das teorias psicanalistas com Freud.  

resposta da questão 5:[D]
Comentário da questão:
O período pós Primeira Guerra Mundial, ou período entre guerras, foi caracterizado pela crise do liberalismo. A ideia de crescimento e progresso foi derrubada e a destruição e mortalidades da guerra tiveram um efeito devastador nas sociedades europeias. A Europa, destruída pela Guerra, não conseguiu garantir as condições básicas de vida para milhões de pessoas e o modelo liberal e democrático foi condenado por diversos grupos políticos, destacando-se fascistas e nazistas, mas também socialistas, comunistas e anarquistas. Na União Soviética, a guerra contribuiu para a ascensão dos comunistas ao poder.

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