domingo, 23 de março de 2014

Simulado II (primeiro bimestre 2014)


Simulado 2 Terceiro ano
História
Conteúdo programático: A plantation escravista


QUESTÃO 31
(ENEM 2012) Em um engenho sois imitadores de Cristo crucificado porque padeceis em um modo muito semelhante o que o mesmo Senhor padeceu na sua cruz e em toda a sua paixão. A sua cruz foi composta de dois madeiros, e a vossa em um engenho é de três. Também ali não faltaram as canas, porque duas vezes entraram na Paixão: uma vez servindo para o cetro de escárnio, e outra vez para a esponja em que lhe deram o fel. A Paixão de Cristo parte foi de noite sem dormir, parte foi de dia sem descansar, e tais são as vossas noites e os vossos dias. Cristo despido, e vós despidos; Cristo sem comer, e vós famintos; Cristo em tudo maltratado, e vós maltratados em tudo. Os ferros, as prisões, os açoites, as chagas, os nomes afrontosos, de tudo isto se compõe a vossa imitação, que, se for acompanhada de paciência, também terá merecimento de martírio.
VIEIRA, A. Sermões. Tomo XI. Porto: Lello & Irmão, 1951 (adaptado).

O trecho do sermão do Padre Antônio Vieira estabelece uma relação entre a Paixão de Cristo e
a) a atividade dos comerciantes de açúcar nos portos brasileiros.
b) a função dos mestres de açúcar durante a safra de cana.
c) o sofrimento dos jesuítas na conversão dos ameríndios.
d) o papel dos senhores na administração dos engenhos.
e) o trabalho dos escravos na produção de açúcar.



RESPOSTA DA QUESTÃO 31:[E]
Comentário da questão:
O Padre Antonio Vieira – o maior orador sacro da língua portuguesa – estabelece um paralelismo entre a Paixão de Cristo e o sofrimento dos escravos nos trabalhos da produção de açúcar no Brasil Colônia. E, embora demonstre compaixão pelos maus tratos infligidos aos cativos, o jesuíta encerra sua fala conclamando os negros a ter paciência, pois sua resignação os aproximaria ainda mais do martírio de Jesus. Ou seja, os métodos de trabalho vigentes são criticados duramente, mas o sistema escravista acabava sendo admitido.


QUESTÃO 32
(ENEM 2012) Torna-se claro que quem descobriu a África no Brasil, muito antes dos europeus, foram os próprios africanos trazidos como escravos. E esta descoberta não se restringia apenas ao reino linguístico, estendia-se também a outras áreas culturais, inclusive à da religião.
Há razões para pensar que os africanos, quando misturados e transportados ao Brasil, não demoraram em perceber a existência entre si de elos culturais mais profundos.
SLENES, R. Malungu, ngoma vem! África coberta e descoberta do Brasil. Revista USP, n. 12, dez./jan./fev. 1991-92 (adaptado).


Com base no texto, ao favorecer o contato de indivíduos de diferentes partes da África, a experiência da escravidão no Brasil tornou possível a
a) formação de uma identidade cultural afro-brasileira.
b) superação de aspectos culturais africanos por antigas tradições europeias.
c) reprodução de conflitos entre grupos étnicos africanos.
d) manutenção das características culturais específicas de cada etnia.
e) resistência à incorporação de elementos culturais indígenas.



RESPOSTA DA QUESTÃO 32:[A]
Comentário da questão:
 A alternativa corrobora as afirmações do texto, nas quais o brasilianista Robert Slenes detecta, entre os escravos negros trazidos para o Brasil, o surgimento de uma identidade cultural forjada por sua própria condição de escravos. Essa unidade africana  se sobrepôs às diferenças etno-culturais das diversas populações transplantadas do continente negro para o Brasil.


QUESTÃO 33
(UFSCAR) Por sua vez, Caio Prado Jr., em sua obra clássica, Formação do Brasil Contemporâneo, via o recurso ao trabalho africano como uma “exigência” da colonização europeia nos trópicos ao lado da grande propriedade monocultural; o trabalho forçado e, por conseguinte, o tráfico enquadravam-se ao sentido da colonização. Aprofundando a análise de Caio Prado Jr., Fernando Novais relacionou a escravidão e o tráfico de escravos ao processo de acumulação primitiva de capitais na Europa. O tráfico de africanos controlado pelo capital mercantil metropolitano era, ao lado do exclusivo, um dos elementos fundamentais da acumulação exógena, já que garantia a transferência para a Metrópole do excedente econômico produzido pelo braço cativo na América.
(Gustavo Acioli e Maximiliano M. Menz. Hierarquias continentais e economia mundo. In: www.gpepsm.ufsc.br)

O fragmento discute as razões para
a) a substituição do escravo indígena pelo africano.
b) o fracasso da política mercantilista no Brasil colonial.
c) a proibição do tráfico negreiro pela Inglaterra.
d) o avanço da liberalização econômica na colônia.
e) a antecipação dos movimentos abolicionistas no Brasil.



RESPOSTA DA QUESTÃO 33:[A]
Comentário da questão:
Temos no enunciado da questão alguns fatores que explicam a substituição da mão de obra escrava indígena pela importação de mão de obra escrava proveniente do continente africano, em virtude de o tráfico negreiro ser uma atividade altamente lucrativa que proporcionou a acumulação primitiva de capitais por parte de algumas nações europeias.


QUESTÃO 34
(UFSCAR) Observadores jesuítas estimaram em 300 mil o número de índios capturados apenas nas missões do Paraguai. (...) muitos foram vendidos como escravos em São Vicente e principalmente no Rio de Janeiro, onde a produção de açúcar desenvolveu-se ao longo do século XVII. (...) Devemos também levar em conta a conjuntura de escassez de suprimento de escravos africanos, entre 1625 e 1650 (...). Não é uma simples coincidência que naqueles anos tenha ocorrido uma ativação das bandeiras.
(Boris Fausto. História do Brasil)

A conjuntura de escassez de escravos africanos, a que se refere o texto, ocorreu por ocasião do episódio
(A) da Guerra da Cisplatina.
(B) da Revolução Liberal do Porto.
(C) da invasão napoleônica à metrópole portuguesa.
(D) dos movimentos nativistas no Brasil Colonial.
(E) das invasões holandesas no Nordeste do Brasil.



RESPOSTA DA QUESTÃO 34:[E]
Comentário da questão: 


Durante o domínio holandês, o fornecimento de escravos africanos para a América Portuguesa ficou seriamente comprometido em razão do controle dos mercados fornecedores de escravos no litoral africano, exercido pelos Países Baixos, Uma alternativa para a carência de mão de obra escrava africana foi a substituição pelos índios "ladinos", ou seja, aqueles já acostumados ao trabalho sistemático, principalmente nas lavouras, como era o caso dos  indígenas dos aldeamentos jesuíticos.





Sociologia
Conteúdo Programático: Globalização

QUESTÃO 45

(MACKENZIE) 
A crise imobiliária norte-americana, que despontava desde 2006, deu origem a uma crise de crédito que afeta o mercado em escala global, observada principalmente em 2008, já que as relações econômicas do mundo atual baseiam-se em relações de interdependência. Comparadas, a crise mundial vivida entre 1929-1934 e a atual, assinale a alternativa que NÃO apresenta característica comum a ambos os momentos.

a) A confiança, depositada por grande parte da população norte-americana, no crescimento econômico do país, em ambos os momentos, levou a sociedade a consumir cada vez mais.
b) Tanto a cotação das ações de empresas norte-americanas nas Bolsas de Valores, em 1929, quanto os títulos hipotecários repassados no mercado nos últimos anos, não apresentavam o seu valor real de mercado.
c) Em épocas de recessão aguda, o governo norte-americano perde grande parte de sua capacidade de importar produtos, prejudicando o comércio internacional.
d) Nos dois momentos, assistimos a uma crise de liquidez do mercado, necessitando, em ambos os casos, da intervenção do governo para reerguer a economia
e) Em 1929, os Estados Unidos eram a nação mais próspera do mundo, não existindo nenhum problema social, diferente da atualidade, em que a crise vai atingir exclusivamente os imigrantes ilegais que trabalham e vivem no país.


RESPOSTA DA QUESTÃO 45:[E]
Comentário da questão:
Em 1929, quando ocorreu o "crack" da Bolsa de Valores de Nova York, os EUA eram a nação mais próspera do planeta, consolidando o chamado "american way of life", não obstante haviam inúmeros problemas sociais no país, afinal nem toda a população estava incluída nessa fase de prosperidade. A crise desencadeada pela bolha imobiliária em 2008 espalhou-se pelo mundo devido à interdependência de mercados na economia mundializada.

QUESTÃO 46
(UESPI) Os eventos mundiais consagram as novas tecnologias  e transformam a sociedade numa aldeia global.  Mobilizam-se investimentos fabulosos e há disputas  entre as multinacionais. A Copa do Mundo (2010), na África do Sul, por exemplo, provocou:
1) o desenvolvimento econômico dos africanos e de seus programas contra a miséria e o analfabetismo.
2) o fim dos preconceitos sociais, com uma melhor distribuição dos lucros nas empresas e nas comunidades negras.
3) a divulgação de meios de comunicação sofisticados, garantindo transmissões esportivas de alta qualidade.

 Está(ão) correta(s):
A) 1, 2 e 3
B) 1 apenas
C) 2 apenas
D) 3 apenas
E) 1 e 2 apenas

RESPOSTA DA QUESTÃO 46:[D]
Comentário da questão:
Competições esportivas de grande magnitude, tais como, a Copa do Mundos e os Jogos Olímpicos são transmitidos em tempo real para todo o planeta, e por esta razão necessitam de tecnologia da informação avançadas para alcançar seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário