sábado, 1 de março de 2014

Roteiro de estudos: Grécia Antiga


Orientação de estudos: Grécia antiga

Antiguidade Clássica: Grécia Antiga


More PowerPoint presentations from Edenilson



Teste seus conhecimentos sobre a Antiguidade Clássica: Grécia
Lista nº 5 -  História Geral - Grécia Antiga


1. (Unicamp 2011)  À Ilíada, epopeia guerreira, sucede a Odisseia, pacífica coletânea de lendas e aventuras marítimas. Esse contraste corresponde a uma mudança, quando os povos da região renunciam às lutas em territórios muito estreitos e se voltam para os países longínquos. Os poemas homéricos são contemporâneos da grande expansão marítima dos fenícios e a Odisseia está cheia de violências e rapinas de todo tipo praticadas pelos fenícios, apresentados como mercadores descarados e bandidos sem escrúpulos; mas devemos levar em conta, nessas narrativas, as rivalidades comerciais.
(Adaptado de J. Gabriel-Leroux, As primeiras civilizações do Mediterrâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 67-68.)

a) Segundo o texto, quais seriam as razões históricas da diferença entre a Ilíada e a Odisseia?
b) Como a organização política de fenícios e gregos os diferenciava da civilização egípcia?


resposta da questão 1:
a) Segundo o texto a Ilíada retrata uma grande aventura militar, durante a Guerra de Troia  quando povos gregos desenvolveram uma política de expansão. A Odisseia retrata a relação amistosa entre os povos gregos, num contexto marcado pela expansão do comércio.

b) Tanto os fenícios como os gregos antigos se organizavam politicamente em cidades-estado, ou seja, as cidades eram unidades políticas soberanas e não estavam subordinadas a um governo central. Isso significa que para essas duas sociedades, o fato de pertencerem a um povo não significou a formação de uma nação. Na antiguidade, fala-se em povo fenício, mas não existiu um “Estado fenício” e o mesmo ocorreu com os gregos, pois tratamos de povo grego ou da mitologia grega e não existiu a Grécia enquanto Estado.



2. (FUVEST) O estudo chamado Período Homérico da História da Grécia fundamenta-se na Ilíada e Odisseia. Em linhas gerais, quais os temas centrais dessas obras?


resposta da questão 2:
As duas obras citadas, atribuídas a Homero, descrevem respectivamente a guerra travada pelos gregos contra Ílion (Troia) e as viagens do herói grego Odisseu (Ulisses), ao regressar a seu reino de Ítaca, na Grécia, após a Guerra de Troia. 

3. (Unicamp 2006)  A característica mais notável da Grécia antiga, a razão profunda de todas as suas grandezas e de todas as suas fraquezas, é ter sido repartida numa infinidade de cidades que formavam um número correspondente de Estados. As condições geográficas da Grécia contribuíram fortemente para dar-lhe sua feição histórica. Recortada pelo embate entre a montanha e o mar, há uma fragmentação física e política das diferentes sociedades.
                (Adaptado de Gustave Glotz, "A cidade grega". São Paulo: Difel, 1980, p. 1.)

a) Segundo o texto, qual a organização política mais relevante da Grécia antiga? Indique suas principais características.
b) Relacione a economia da Grécia antiga com as condições geográficas indicadas no texto.





resposta da questão 3:

a) A pólis ou cidade-Estado, cujas principais características eram a soberania, a autonomia e participação direta dos cidadãos nas questões políticas.

b) O relevo montanhoso e o clima árido no continente inibiu a prática da agricultura, restrita aos poucos vales férteis. Porém, nas áreas litorâneas, a facilidade de comunicação com as inúmeras ilhas e com outras regiões do Mediterrâneo, favoreceu o comércio marítimo.




4. (Ueg 2006) O estudo da Antiguidade Oriental e Clássica serve, entre outras coisas, como fonte de conteúdos retóricos argumentativos para a sociedade moderna. Desse modo, expressões surgidas ou referenciadas naquele contexto são constantemente utilizadas no presente. Sobre esse assunto, considere a validade das proposições a seguir.
I. A expressão "obras faraônicas", significando modernamente construções grandiosas e de utilidade social duvidosa, originou-se da constatação correta de que as grandes pirâmides do Egito Antigo tinham como única função servirem como obras estético-decorativas.
II. A expressão "vitória de Pirro" surgiu da afirmação de Pirro, rei de Épiro, que, após vencer os romanos em uma das batalhas das Guerras Púnicas, afirmou: "com mais uma vitória desta, estou perdido". Modernamente, a frase expressa uma conquista em que as perdas do vencedor são tão grandes como as do perdedor.
III. A expressão "presente de grego", modernamente significando um presente dado com má intenção, surgiu do relato da "Ilíada" de um episódio da Guerra de Tróia, no qual os gregos "presentearam" os troianos com um gigantesco cavalo de madeira, em cujo interior havia soldados escondidos, que conquistaram a cidade.

Assinale a alternativa CORRETA:
a) As proposições I e II são verdadeiras.
b) As proposições I e III são verdadeiras.
c) As proposições II e III são verdadeiras.
d) Todas as proposições são verdadeiras.



resposta da questão 4:[C]



5. (Mackenzie 2010) 

Frank Miller inspirou-se na verdadeira Batalha de Termópilas, ocorrida em 438 a.C, na Grécia, para escrever “Os 300 de Esparta”. A adaptação da história em quadrinhos de Miller foi levada ao cinema, em 2006, pelo diretor Zack Sn der, com o título “300”. A respeito do contexto das Guerras Médicas (500-479 a.C), tema abordado no filme, assinale a alternativa correta.
a) O domínio e a expansão naval fenícia ameaçavam a hegemonia da Grécia sobre o mar Egeu, o que ocasionou a formação de uma aliança defensiva grega.
b) Desenvolvendo uma política imperialista, Atenas entrou em conflito com Esparta que, agrária e oligárquica, permaneceu fechada à expansão territorial.
c) O expansionismo persa, que já havia dominado cidades gregas da Ásia Menor e estabelecido o controle persa sobre rotas comerciais do Oriente, ameaçava a soberania da Grécia, tornando inevitável o conflito grego-pérsico.
d) Esparta, por priorizar a formação física e militar, cultivando no indivíduo o patriotismo incondicional ao Estado, liderou a ofensiva grega contra os assírios, que ameaçavam as instituições democráticas gregas.
e) O forte espírito militarista presente na cultura helenística e difundido em todas as pólis gregas permitiu que, no conflito contra os medos, a Grécia obtivesse a supremacia militar e se sagrasse vencedora.




resposta da questão 5:[C]







6. (UFPel) Observe o esquema sobre os períodos da história grega.
 
Os algarismos da primeira coluna do esquema sobre a história grega correspondem, respectivamente, aos períodos
a) Arcaico, Pré-Homérico, Homérico, Helenístico e Clássico.
b) Helenístico, Arcaico, Pré-Homérico, Homérico e Clássico.
c) Pré-Homérico, Homérico, Clássico, Arcaico e Helenístico.
d) Arcaico, Pré-Homérico, Homérico, Clássico e Helenístico.
e) Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.






resposta da questão 6:[E]



7. (UFJF) Leia, atentamente, o trecho a seguir e responda ao que se pede: "Para o filósofo grego Platão, nenhuma das formas de governo existentes em sua época era a ideal. Ao analisar um determinado regime político, ele observou que neste caso, o poder estava concentrado nas mãos dos cidadãos que deliberavam diretamente sobre os assuntos da cidade, embora em seu entender, muitos fossem moralmente indignos e sem qualificação para tal." 

Adaptado de FINLEY, M. "Os gregos antigos". Lisboa: Edições 70, 1986. p. 87.

a) Identifique o regime político que está sendo criticado por Platão.
b) Cite e analise duas das principais características desse regime na Grécia Antiga.







resposta da questão 7:
a) Democracia.
b) Igualdade de direitos políticos entre os cidadãos, isto é, os homens livres, maiores de idade e nascidos na cidade; e participação desses cidadãos no governo, por meio das decisões tomadas em assembleia (democracia direta).


8. (G1) Entre os séculos XII e VIII a.C., os gregos viveram em comunidades denominadas genos. A esse respeito,


a) explique a organização do sistema gentílico.
b) relacione a desintegração dos genos com a Segunda Diáspora Grega.


resposta da questão 8:
a) Comunidade clânica (ligada por laços de parentesco entre descendentes de um ancestral comum), chefiada por um pater e apoiada na agricultura de subsistência, com base na propriedade coletiva da terra.




b) O crescimento demográfico tornou insuficiente a produção dos genos, o que levou os eupátridas a se apoderarem da terra, pondo fim à propriedade coletiva. Aqueles que não aceitaram a nova situação emigraram para oeste, fixando-se na Sicília e no Sul da Itália (Magna Grécia).





9. (Fuvest 2006)  Tendo em vista as cidades-estado (polis), comente a seguinte passagem do livro "História" (Livro VIII, 144), na qual Heródoto verifica a existência da "unidade de todos os helenos pelo sangue e pela língua, e os templos dos deuses e os sacrifícios oferecidos em comum, e a semelhança de nossa maneira de viver".
Faça o comentário em termos
a) da identidade dos gregos.
b) do significado da polis.





resposta da questão 9:
a) Apesar da ausência de unidade política, os gregos possuíam em comum uma identidade cultural caracterizada pela origem, pela religião e pelo idioma.

b) A polis ou cidade-Estado constituía a base da organização política no Mundo Grego, isto é, as cidades distinguiam-se umas das outras por sua soberania política.



10. (UNESP) – As agitações sociais e políticas vivenciadas pelos atenienses no século VI a.C. colocaram em evidência certos legisla dores e também tiranos como Pisístrato. Nesse contexto, indique duas contribuições do legislador Sólon para atenuar aqueles conflitos.



resposta da questão 10: 
Sólon estabeleceu em Atenas uma sociedade censitária, criando quatro classes sociais com direitos políticos proporcionais a suas posses; com isso, a camada dominante, até então restrita aos eupátridas proprietários de terras, passou a incluir os comerciantes ricos, pois Sólon equiparou a riqueza móvel (ouro) à imóvel (terras). Outras medidas adotadas foram a abolição da escravidão por dívidas e a concessão da cidadania aos artesãos de outras cidades que se fixassem em Atenas.



11. (G1) A democracia surgiu na Grécia Antiga, tendo sido estabelecida em Atenas por Clístenes, em 508 a.C. Todavia, o conceito grego desse regime político estava bem distante da democracia praticada atualmente. Assim sendo, compare a democracia ateniense com a atual.




resposta da questão 11: 
A democracia grega era restrita (apenas 10% dos habitantes eram considerados cidadãos), direta (as decisões de governo dependiam de aprovação pela assembleia dos cidadãos) e escravista. Já a democracia atual é abrangente (todos os naturais do país, e também os naturalizados, têm direito de cidadania), indireta ou representativa (as decisões de governo são tomadas por representantes eleitos pelos cidadãos) e não admite a escravidão.



12. (Unicamp 2013) A sabedoria de Sócrates, filósofo ateniense que viveu no século V a.C., encontra o seu ponto de partida na afirmação “sei que nada sei”, registrada na obra  Apologia de Sócrates. A frase foi uma  resposta aos que afirmavam que ele era o mais sábio dos homens. Após interrogar artesãos, políticos  e poetas, Sócrates chegou à conclusão de que ele se diferenciava dos demais por reconhecer a sua própria ignorância.
O “sei que nada sei” é um ponto de partida para a Filosofia, pois
a) aquele que se reconhece como ignorante torna-se mais sábio por querer adquirir conhecimentos.
b) é um exercício de humildade diante da cultura dos sábios do passado, uma vez que a função da Filosofia era reproduzir os ensinamentos dos filósofos gregos.
c) a dúvida é uma condição para o aprendizado e a Filosofia é o saber que estabelece verdades dogmáticas a partir de métodos rigorosos.
d) é uma forma de declarar ignorância e permanecer distante dos problemas concretos, preocupando-se apenas com causas abstratas.



resposta da questão 12:[A]

Comentário da questão:

A questão pode assustar no primeiro contato ao questionar o aluno a respeito da tradição filosófica socrática, porém uma leitura cuidadosa das alternativas disponíveis não deixa dúvida que a única alternativa correta é aquela que faz menção ao papel da Filosofia como a área do conhecimento que exige um constante aprendizado, a partir do reconhecimento da dúvida como ponto de partida para a aquisição do conhecimento.


13. (UFSM) Cena do filme "Tróia"
 
A foto integra a mais recente versão cinematográfica da lenda da Guerra de Troia  que, se de fato aconteceu, deu-se no século XIII a.C. Essa forma de representar a luta entre gregos e troianos mostra seus guerreiros cobertos por elmos, couraças, escudos e armados com lanças e espadas. A partir da análise da figura, é possível afirmar:
a) A guerra tinha um lugar secundário na sociedade grega, tendo em vista a ênfase nas artes, na literatura e na filosofia.
b) Os relatos heroicos geralmente ocultam o trabalho dos artesãos, dos ferreiros e dos construtores de navios.
c) O desenvolvimento da política sempre desconsiderou a guerra como instrumento de dominação.
d) A pólis grega, na sua composição política, privilegia lavradores e artesãos em detrimento dos guerreiros.
e) A aristocracia grega menospreza a guerra e investia em outras formas de exercício do poder.


resposta da questão 13:[B]

14. (Unesp 2005)  Observe e compare as imagens seguintes.
 
a) Cite uma diferença na forma de representação do corpo humano numa e noutra escultura.
b) Explique a importância da escrita para o Estado egípcio na época dos faraós e a dos jogos olímpicos para as cidades gregas do século VIII a.C. ao V a.C.




resposta da questão 14:
a) Quanto a anatomia humana, o "Escriba Sentado" revela uma representação estilizada e simplista, enquanto o "Discóbolo" evidencia maior fidelidade. O segundo revela ainda a sensação de movimento e o primeiro um caráter estático.

b) A escrita era fundamental para as questões administrativas e fiscais para o Estado Egípcio, sobretudo na elaboração dos relatórios relativos à coleta e  armazenamento dos cereais nos depósitos do  Estado e sua posterior distribuição entre a população. Os Jogos Olímpicos constituíam  além de significativo evento religioso, um fator de confraternização entre as cidades gregas.


15. (Fuvest 2003)  "Cada um deve observar as religiões e os costumes, as leis e as convenções, os dias festivos e as comemorações que observavam nos dias de Dario. Cada um deve permanecer persa em seu modo de vida, e viver em sua cidade (...). Porque eu desejo tornar a terra bastante próspera e usar as estradas persas como pacíficos e tranquilos canais de comércio."
"Edito de Alexandre para os cidadãos das cidades persas" conquistadas.331 a. C.

A partir do texto, responda:
a) Quem foi Alexandre e quais os objetivos de suas conquistas?
b) Indique algumas características do "helenismo".




resposta da questão 15:
a) Rei da Macedônia e da Grécia. Os objetivos de suas conquistas seriam preservar a paz nas regiões conquistadas e desenvolver as relações de comércio.
b) Preservação dos elementos culturais persas sob uma dominação política grega (helênica).




16. (Unicamp 2003)  A relutância dos aliados da Liga de Delos em pagar tributos aumentou quando Atenas decidiu dedicar o enorme excedente acumulado por quase trinta anos para reconstruir os templos e monumentos da Acrópole ateniense, destruídos pelos persas em 480 e 479 a. C. 

(Adaptado de Peter Jones (org.), "O Mundo de Atenas: uma introdução à cultura clássica ateniense". São Paulo, Martins Fontes, 1997, p. 241.)

a) O que foi a Liga de Delos e quais seus objetivos iniciais?
b) Quais os mecanismos que asseguravam a hegemonia ateniense sobre seus aliados neste período?
c) Qual a importância da Acrópole na Atenas clássica?





resposta da questão 16:


a) Confederação militar liderada por Atenas, formada pela maioria das peleis gregas, com o objetivo de combater o imperialismo persa, dentro das Guerras Médicas.
b) Liderança política, comando militar da Liga de Delos e supremacia naval ateniense.
c) Simboliza o apogeu do desenvolvimento cultural da Grécia Antiga, ocorrido no século V a.C., dentro do Período Clássico.




17. (Unicamp) A Época Arcaica (séculos VII-V a.C.) é talvez o período mais importante da história grega. O período arcaico trouxe consigo inovações capitais em todos os domínios. A novidade maior é o desenvolvimento da polis (cidade-Estado grega) cuja característica essencial é a unificação entre cidade e campo. Outras conquistas da época arcaica foram o aparecimento da noção de cidadão e a codificação das leis, que limitavam os poderes arbitrários dos poderosos, a justiça torna-se, portanto, um negócio público.
(Adaptado de M. Austin e R. Vidal-Naquet, Economia e sociedade na Grécia antiga.)

a) Cite três características da polis grega.
b) Por que a codificação das leis foi uma etapa importante na formação da polis?



resposta da questão 17:
a) A pólis grega é uma entidade, ao mesmo tempo, política, cultural e religiosa. Ou seja, é uma cidade-estado independente de qualquer outro poder, a referência central para a vida cotidiana do homem grego e dotada também de uma deusa específica, no caso de Atenas, a deusa Palas Atena.
b) Porque, sendo escrita, a lei se torna pública e menos suscetível a alterações pelos poderosos.




18. (Ufpr) "De tal modo a nossa cidade se distanciou dos outros homens, no que toca ao pensamento e à palavra, que os seus alunos se tornaram mestres dos outros, e o nome de Gregos já não parece ser usado para designar uma raça, mas uma mentalidade..."
(ISÓCRATES, orador ateniense, "Panegírico". In: AQUINO, R. S. L. de et alii. HISTÓRIA DAS SOCIEDADES: das comunidades primitivas às sociedades medievais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980, p.215.)

A supremacia cultural dos gregos, na Antiguidade Clássica, destacada nesse comentário, pode ser justificada por algumas afirmações. Escolha as alternativas corretas.
(01) Os gregos utilizaram uma concepção de História que não se fundamentava unicamente em lendas e mitos, mas em fatos produzidos pelas ações humanas.
(02) Ao lado do pensamento mágico-religioso, os filósofos gregos desenvolveram formas de pensamento racional.
(04) Através da retórica e da sofística, os gregos elaboraram técnicas de persuasão, discurso e argumento falado, amplamente utilizadas nas atividades políticas.
(08) Sócrates, Platão e Aristóteles criaram filosofias que os fizeram mestres de escolas de pensamento na Antiguidade Clássica.
(16) Em função do pensamento democrático e liberal, o uso da língua grega era facultativo nas comunicações oficiais.
(32) Os gregos se destacaram porque os romanos foram seus mestres. Assimilaram idéias e valores de Roma e rejeitaram a influência do pensamento homérico em suas atitudes e comportamentos.

Soma ( )





resposta da questão 18:01 + 02 + 04 + 08 = 15

19. (UNESP) A ocupação da Grécia pelos indoeuropeus ocorreu no contexto das grandes migrações. E a expansão colonizadora subsequente decorreu da conjugação de vários fatores:

1) Mudança no regime de propriedade, crescimento demográfico e lutas políticas.
2) Solo árido e pouco irrigado.
3) Espírito de empreendimentos desenvolvido pelo influxo da cultura romana.
4) Crescimento do comércio e procura de alimentos fora do continente.

Assinale:

a) se todas as afirmativas estão incorretas.
b) se todas as afirmativas estão corretas.
c) se as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas.
d) se apenas a afirmativa 3 está correta.
e) se apenas a afirmativa 2 está correta.




resposta da questão 19:[C]




20. (PUC-RS) No século VI a.C., Clístenes instituiu o Ostracismo, que resultava do poder de que dispunha a Assembléia Popular, em Atenas, para:
a) convocar homens válidos na defesa da pólis, em caso de guerra.
b) realizar a reforma agrária, conforme a posição social do cidadão.
c) perdoar os criminosos condenados à pena capital.
d) afastar os cidadãos considerados nocivos à ordem pública.
e) permitir que os templos servissem de refúgio aos perseguidos políticos.


resposta da questão 20:[D]


21. (VUNESP 2009) Entre os povos da Antiguidade ocidental, a participação efetiva nas guerras era, em geral, entendida como condição necessária para a participação dos indivíduos nas decisões políticas das cidades. A democracia nas cidades gregas, em Atenas em particular, tornou-se possível graças às mudanças na arte da guerra, ocorridas nos séculos VI e V a.C. Que mudanças foram essas?


resposta da questão 21:
Durante o apogeu grego, e tomando a pólis de Atenas como exemplo, desenvolveu-se a ideia e a prática do soldado cidadão. O exercício da cidadania implicava tanto a participação política através da democracia quanto um compromisso com a defesa da cidade. Do ponto de vista técnico, a guerra passou a ser travada pela massa compacta de soldados, os hoplitas (ou infantaria pesada), cabendo a cada cidadão providenciar seu próprio equipamento (lança, escudo, elmo).


22. (FEI) Uma política imperialista proporcionou a Atenas os recursos econômicos para levar ao auge seu desenvolvimento cultural na Época de Péricles. Explique em que consistiu essa política imperialista.


resposta da questão 22:

Os recursos econômicos para a construção de obras públicas em Atenas vinham em grande parte dos impostos pagos pelas cidades participantes da Confederação de Delos, controlada pelos atenienses, os quais desenvolveram uma política imperialista após o término das Guerras Médicas.


23. (UFSCar-2002) E muitos a Atenas, para a pátria de geração divina,reconduzi, vendidos que foram - um injustamente, o outro justamente; e outros por imperiosas obrigações exilados, e que nem mais a língua ática falavam, de tantos lugares por que tinham errado; e outros, que aqui mesmo escravidão vergonhosa levavam,  apavorados diante dos caprichos dos senhores, livres estabeleci.

O texto, um fragmento de um poema de Sólon – arconte ateniense, 594 a.C. -, citado por Aristóteles em A Constituição de Atenas, refere-se

(A) ao fim da tirania.
(B) à lei que permitia ao injustiçado solicitar reparações.
(C) à criação da lei que punia aqueles que conspiravam contra a democracia.
(D) à abolição da escravidão por dívida.
(E) à instituição da Bulé.


resposta da questão 23:[D]

Comentário da questão:
As reformas propostas por Sólon, legislador de Atenas tocavam os três pontos fundamentais da vida ateniense: o econômico, o social e o político. No plano social, aboliu a escravidão por dívidas.



24. (FUVEST) "Num processo em que era acusado e a multidão ateniense atuava como juiz, Demóstenes [orador político, 384-322 a.C.] jogou na cara do adversário [também um orador político] as seguintes críticas: Sou melhor que Ésquines e mais bem nascido; não gostaria de dar a impressão de insultar a pobreza, mas devo dizer que meu quinhão foi, quando criança, frequentar boas escolas e ter bastante fortuna para que a necessidade não me obrigasse a trabalhos vergonhosos. Tu, Ésquines, foi teu destino, quando criança, varrer como um escravo a sala de aula onde teu pai lecionava . Demóstenes ganhou triunfalmente o processo."
Paul Veyne, "História da Vida Privada", I, 1992. 

A fala de Demóstenes expressa a
a) transformação política que fez Atenas retornar ao regime aristocrático depois de derrotar Esparta na Guerra do Peloponeso.
b) continuidade dos mesmos valores sociais igualitários que marcaram Atenas a partir do momento em que se tornou uma democracia.
c) valorização da independência econômica e do ócio, imperante não só em Atenas, mas em todo o mundo grego antigo.
d) decadência moral de Atenas, depois que o poder político na cidade passou a ser exercido pelo partido conservador.
e) crítica ao princípio da igualdade entre os cidadãos, mesmo quando a democracia era a forma de governo dominante em Atenas.



resposta da questão 24:[C]


25. A sociedade grega criou seus mitos e deuses, mas também elaborou um pensamento filosófico que expressava sua preocupação com a verdade e a ética. Além de Aristóteles, Platão e Sócrates, muitos pensadores merecem ser citados e discutidos, como os sofistas, que:
a) defenderam a liberdade de expressão, embora estivessem ligados à aristocracia ateniense, contrária à ampliação da cidadania.
b) construíram reflexões sobre o comportamento humano que serviram de base para Aristóteles pensar a sua metafísica.
c) criticaram a existência de verdades absolutas, afirmando ser o homem a medida de todas as coisas.
d) ajudaram a consolidar o pensamento conservador grego, reafirmando a importância da mitologia.
e) formularam princípios éticos, revolucionários para a época e de grande significado para o pensamento de Platão.



resposta da questão 25:[C]



26. (UFRS) Na Antiguidade clássica, a Grécia não existia enquanto entidade política. Antes, configurava uma comunidade linguística (onde se falava o grego, com variantes e dialetos) que compartilhava santuários e crenças, costumes e hábitos, formando uma civilização. Em termos geográficos, porém, era dividida em um grande número de cidades, de tamanho e importância variados, independentes umas das outras e freqüentemente rivais. 
A propósito das características dessas cidades, considere as seguintes afirmações. 

I - Cada cidade, por constituir um verdadeiro pequeno Estado, possuía um regime político que lhe era próprio e instituições que variavam consideravelmente de uma localidade para outra. 
II - Atenas foi, sobretudo na época clássica, a mais destacada das cidades. Seu modelo democrático baseava-se no princípio de isonomia, isto é, de igualdade de direitos extensiva ao conjunto de seus cidadãos. 
III - Em nome da excelência militar e da ação bélica contínua, o regime monárquico espartano concedia a todos os seus habitantes o estatuto de cidadão, pelo qual os grupos sociais exerciam em igualdade de condições os direitos e deveres nos assuntos da cidade. 

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III



resposta da questão 26:[D]





27. (PUC) "No caso da Grécia, a evolução intelectual que vai de Hesíodo [séc. VIII a.C.] a Aristóteles [séc. IV a.C.] pareceu-nos seguir, no essencial, duas orientações: em primeiro lugar, estabelece-se uma distinção clara entre o mundo da natureza, o mundo humano, o mundo das forças sagradas, sempre mais ou menos mesclados ou aproximados pela imaginação mítica, que às vezes confunde esses diversos domínios (...)".
Jean-Pierre Vernant. "Mito e pensamento entre os gregos". Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, p. 17

A partir da citação anterior e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que, no período indicado, os gregos
a) separavam completamente a razão do mito, diferenciando a experiência humana de suas crenças irracionais.
b) acreditavam em seus mitos, relacionando-os com acontecimentos reais e usando-os para entender o mundo humano.
c) definiram o caráter irracional do ser humano, garantindo plena liberdade de culto e crença religiosa.
d) privilegiavam o mundo sagrado em relação ao humano e ao natural, recusando-se a misturar um ao outro.
e) defendiam a natureza como um reino intocável, tomando o homem como um risco para o bem-estar do mundo.



resposta da questão 27:[B]



28. A partir do século V a.C., na Grécia Antiga, ocorreu um grande desenvolvimento nos campos da arte, da filosofia e da democracia ateniense. Sobre a democracia de Atenas, é CORRETO afirmar que:
a) a palavra "demos", que significa genericamente "povo", se referia a todos os habitantes de Atenas.
b) a palavra "demos" relaciona-se somente aos homens livres e filhos de atenienses.
c) participavam do espaço público grego os escravos, os estrangeiros e as mulheres casadas com cidadãos gregos.
d) a participação da mulher ocorria de forma efetiva nas assembleias.
e) a sociedade grega estava fundada no ideal de democracia, sem diferenças de classes, e todos votavam livremente nas assembleias.



resposta da questão 28:[B]


29. (Ueg 2007) A Grécia conquistada conquistou seu selvagem vencedor e levou as artes aos rústicos latinos. 
VEYNE, Paul. "L Empire Gréco-Romain". Paris: Seuil, 2005. p. 11. 

Considerando o verso do poeta latino Horácio (65 a.C-8 a.C),
a) explique a relação paradoxal entre conquistador e conquistado;
b) caracterize dois campos em que a cultura grega se expressa no Império Romano.



Resposta da questão 29: 
a) Horácio escreveu esse verso no momento em que o Império Romano se constituía. O poeta expressa com clareza o paradoxo de um império que conquistou militarmente os gregos, mas que culturalmente foi por eles dominado. A conquista não foi uma via de mão única.
b) Serão considerados dois dentre esses campos:
- O Império Romano era bilíngue: no Mediterrâneo oriental e no Oriente Próximo, falava-se grego.
- A arte romana era influenciada pela cultura helenística, enquanto os monumentos eram construídos em estilo coríntio.
- Em parte das escolas, ensinava-se a filosofia grega.
- Havia o culto a deuses de origem grega, aculturados pelos romanos.




30. (Unifesp) "Ao povo dei tantos privilégios quanto lhe bastam, à sua honra nada tirei nem acrescentei; mas os que tinham poder e eram admirados pelas riquezas, também neles pensei, que nada tivessem de infamante... entre uma e outra facção, a nenhuma permiti vencer injustamente." 
(Sólon, século VI a.C.)


No governo de Atenas, o autor procurou
a) restringir a participação política de ricos e pobres, para impedir que suas demandas pusessem em perigo a realeza.
b) impedir que o equilíbrio político existente, que beneficiava a aristocracia, fosse alterado no sentido da democracia.
c) permitir a participação dos cidadãos pobres na política, para derrubar o monopólio dos grandes proprietários de terras.
d) abolir a escravidão dos cidadãos que se endividavam, ao mesmo tempo em que mantinha sua exclusão da vida política.
e) disfarçar seu poder tirânico com concessões e encenações que davam aos cidadãos a ilusão de que participavam da política.



resposta da questão 30:[B]


31. (G1) Leia a frase a seguir. "É bom deixar claro que o regime democrático ateniense tinha os seus limites".
(Pedro Paulo Funari. "Grécia e Roma". São Paulo: Contexto, 2001, p. 36)
Assinale a alternativa que apresenta um grupo que tinha direitos políticos durante a democracia ateniense na Grécia Antiga.
a) Crianças.
b) Escravos.
c) Mulheres.
d) Estrangeiros.
e) Camponeses.



resposta da questão 31:[E]


32. (Ueg 2012)  Uma das mais conhecidas guerras da  Antiguidade, a Guerra do Peloponeso (431 a.C. a 404 a.C.), travada entre Atenas e Esparta, desestruturou as polis gregas.
Preencha o quadro a seguir com as diferenças socioculturais entre as duas cidades na véspera do conflito.




resposta da questão 5: 
 As duas principais cidades da Grécia antiga são caracterizadas pela oposição cultural. De um lado, Atenas, considerada como berço da democracia, na qual se desenvolveu a filosofia e diversas obras de arte consideradas influentes para a cultura da época, assimilada pelos romanos e valorizada pelos europeus desde a modernidade. De outro lado, Esparta, marcada por uma cultura militarista, pelo laconismo (expressar-se em poucas palavras) e pela xenofobia (aversão ao estrangeiro).


33. (Ufpr 2013) Considere a afirmação do historiador Pedro Paulo Funari:
“A guerra do Peloponeso não deixou de ser, até os nossos dias, uma narrativa histórica maior.  Pode parecer espantoso  ver como   recorrente um uso político contemporâneo de um conflito                tão distante no tempo e concernente a uma realidade            histórica tão específica quanto a das cidades gregas. Com efeito,  os primeiros a lerem, relerem e a se inspirarem em Tucídides            foram as elites britânicas. Desde os primórdios da               Inglaterra moderna, nascida dos conflitos com o continente, os ingleses abandonaram todas as pretensões  de potência terrestre             europeia, em proveito  da conquista  dos  mares.”


(FUNARI, Pedro Paulo. Usos da Guerra do Peloponeso. Revista Brasileira de História Militar. Ano II, n. 4, abril de 2011)

Com qual cidade-Estado os ingleses se identificaram nos relatos de Tucídides sobre a Guerra do Peloponeso?Justifique sua resposta, explicando o que foi a Guerra do Peloponeso, no que se refere aos principais envolvidos, a suas motivações e às consequências para o mundo grego.


Resposta da questão 33:
A Guerra do Peloponeso é tradicionalmente relatada como um conflito entre Atenas e Esparta; na verdade, um conflito envolvendo a Confederação de Delos (liderada por Atenas) e a Liga do Peloponeso (liderada por Esparta), numa luta pela hegemonia sobre o mundo grego.
A Inglaterra é identificada com Atenas, vista como potência expansionista, que exercia forte influência sobre diversas cidades, dentro e fora do território grego. Cidade litorânea, Atenas se fortaleceu economicamente a partir do comércio marítimo.


34. (Ufg 2013) Leia o fragmento a seguir.
No fragmento apresentado, escrito por volta de 440  a.C.,      Heródoto expõe   diferentes   visões para explicar os  motivos             das cheias do rio Nilo, no Egito. A forma de exposição de         Heródoto expressa uma característica da pólis grega, associada.           
a) ao apego a modelos explicativos baseados  no empirismo.       
b) à crença  na interferência de elementos míticos sobre os          eventos naturais.             
c) à especulação filosófica como forma de transformar  a            realidade.          
d) à relativização da verdade como meio para alcançar o            conhecimento.
e) ao exercício  do diálogo constituído por distintas opiniões              sobre os acontecimentos.    


         



Resposta da questão 34:[E]
O diálogo sempre teve papel de importância na cultura ateniense. Um dos maiores representantes da cidade grega, Sócrates, era, também, um dos maiores defensores da importância do diálogo. Segundo ele, o diálogo desperta o interesse pela busca do saber, e, na prática, ajuda a se  chegar a esse saber, muito mais do que  a escrita.


35. (UNESP 2013) Quando sua influência [de Péricles] estava no auge, ele poderia esperar a constante aprovação de suas políticas, expressa no voto popular na Assembleia, mas suas propostas eram submetidas à Assembleia semanalmente, visões alternativas eram apresentadas às dele, e a Assembleia sempre podia abandoná-lo, bem como suas políticas, e ocasionalmente assim procedeu. A decisão era dos membros da Assembleia, não dele, ou de qualquer outro líder; o reconhecimento da necessidade de liderança não era acompanhado por uma renúncia ao poder decisório. E ele sabia disso.
(Moses I. Finley. Democracia antiga e moderna, 1988.)

Ao caracterizar o funcionamento da democracia ateniense, no século V a.C., o texto afirma que
(A) os líderes políticos detinham o poder decisório, embora  ouvissem às vezes as opiniões da Assembleia.
(B) a eleição de líderes e representantes políticos dos cidadãos  na Assembleia demonstrava o caráter indireto da democracia.
(C) a Assembleia era o espaço dos debates e das decisões, o  que revelava a participação direta dos cidadãos na condução política da cidade.
(D) os membros da Assembleia escolhiam os líderes políticos, submetendo-se a partir de então ao seu poder e às suas decisões.
(E) os cidadãos evitavam apresentar suas discordâncias na  Assembleia, pois poderiam assim provocar impasses políticos.



resposta da questão 35:[C]

Comentário da questão:

 O texto trata do funcionamento da democracia ateniense durante o século V a.C. A questão exige do candidato a leitura, interpretação e a atenção para a forma como eram tomadas as decisões na  Assembleia, sendo estas fruto de debates e da participação direta dos cidadãos. A função do líder, portanto, era de reconhecer os anseios desses cidadãos, mas sua vontade individual não poderia ser preponderante para os rumos de Atenas. 



36. (Upe 2013) Sobre as Guerras Médicas, travadas entre gregos e persas no início do século V a.C., assinale a alternativa CORRETA.
a) A vitória grega deveu-se à forte liderança espartana, uma vez que Atenas se submeteu aos persas desde o início dos conflitos.
b) As batalhas de Maratona, Salamina e Termópilas foram travadas em campo aberto.
c) Os gregos se destacaram na guerra por causa do uso da  poderosa cavalaria ateniense.
d) Os principais instrumentos de um soldado grego eram: a lança, escudo espada.
e) Temístocles, principal general do exército persa, conseguiu grandes vitórias graças à ação de mercenários financiados pelo rei Dario.


resposta da questão 36:[D]


As guerras médicas envolveram cidades-Estado gregas  e os persas–o  nome “médicas” deriva do fato de um dos povos que formava o Império Persa se chamar medos. Com a vitória  sobre os persas na Planície de Maratona, os atenienses se destacaram  entre as cidades gregas. As batalhas de Maratona, uma planície, de Termópilas, um desfiladeiro  e de Salamina, no mar foram vencidas pelos gregos organizados em uma aliança, chamada Liga de Delos. Os principais líderes gregos foram Milcíades, Temístocles, Leônidas e Pausânias.


A segunda Guerra Médica aconteceria dez anos mais tarde. Os persas não se deram por vencidos na primeira derrota e em 480 a.C. quando Xerxes, filho de Dario I, era o rei persa, resolveram atacar a Grécia na primavera daquele ano. As cidades gregas se organizaram para fortificar uma defesa, tendo as cidades de Esparta e Atenas como líderes. Os persas avançaram e venceram os gregos nas cidades de Termópilas e Artemision  até a invasão e saque da cidade de Atenas. Os gregos possuíam vários conflitos entre eles mesmos, mas diante da situação de domínio persa conseguiram se entender e a frota ateniense sob o comando de Temístocles conseguiu derrotar os persas na Batalha de Salamina e dar um novo rumo à guerra. O ataque persa continuou e alguns meses depois o espartano Pausânias comandava o exército grego que venceu as tropas persas em Platéia, já em 479 a.C., encerrando a tentativa de invasão do império de Xerxes.
Após a segunda Guerra Médica os gregos tiveram receio de que os persas pudessem tentar nova invasão, Atenas fundou então uma organização com outras cidades gregas chamada de Confederação de Delos para combater os persas. As cidades envolvidas na Confederação de Delos se comprometiam a contribuir anualmente com dinheiro, homens e barcos. Entretanto os anos passaram e a esperada invasão persa não havia acontecido desde a criação da Confederação de Delos em 478 a.C., Atenas aproveitou-se da posição privilegiada na organização para se beneficiar impulsionando seu comércio e impondo sua hegemonia ao mundo grego.



37. (Ufrn 2013) A palavra “democracia” surgiu na Grécia Antiga, mas, em diferentes tempos, ela denominou realidades distintas. Analisando a formação da democracia  grega no século VI a.C., historiador Ciro F. Cardoso afirma:
Ao apoiar-se politicamente nas massas populares, em favor das quais tomava diversas medidas, [...] a tirania promoveu configuração do demos como força política mais estruturada do que o fora até então: ela significou, assim, a destruição, não dos aristocratas, mas da sociedade e do regime aristocrático mais ou menos exclusivo.
CARDOSO, Ciro F. A cidade antiga. São Paulo: Ática,1993.
p. 31.
a) Mencione duas diferenças entre o modelo político  aristocrático e o modelo democrático na Grécia Antiga do século VI a.C.

b) Compare os direitos de cidadania e o exercício do voto na democracia ateniense da Antiguidade e nas sociedades democráticas ocidentais contemporâneas.



resposta da questão 37:
a) O modelo aristocrático, que antecedeu a democracia na Grécia antiga, estava baseado em privilégios de origem familiar, no qual somente os nascidos “eupátridas” possuíam efetivamente direitos políticos, tanto na ocupação de cargos públicos, como no processo de escolha; além de manter a terra como seu privilégio exclusivo. A Democracia ampliou a participação, garantida a todos independentemente da origem, porém que excluía as mulheres e preservava a escravidão.

b) O direito de voto na Grécia antiga foi garantido apenas aos homens, maiores de idade, que fossem livres (a escravidão foi preservada), nascidos em Atenas com o pai ateniense. Nas democracias ocidentais contemporâneas o direito foi estendido às mulheres, porém na maioria dos casos, ainda existe limite de idade e restrição aos estrangeiros.



38.(Ufg 2010) Leia o texto.
A guerra não é nem pode ser anomia, ausência de regras. Ao contrário ela se desenrola no quadro de normas aceitas por todos os gregos, precisamente porque essas regras se originam do conjunto de práticas, de valores, de crenças comuns. Ainda aqui, o quadro só é verdadeiro até certo ponto. De início porque a guerra jamais ficou confinada unicamente nas fronteiras do mundo grego. Desde então, dividida em dois campos antagônicos, a Grécia engajou-se numa luta cujo risco, escala e forma não eram mais os mesmos. Foi todo um sistema de regras antigas que se rompeu.
VERNANT, Jean-Pierre. Mito e sociedade na Grécia Antiga. Rio de 
Janeiro: José Olympio, 1992. p.38-39. (Adaptado).

Neste fragmento, o historiador Jean-Pierre Vernant avalia a transformação no ordenamento das cidades Estado, advinda com as guerras contra os persas. Diante do exposto, explique:
a) a ordem política das cidades-Estados, anterior à guerra contra os persas; 
b) a mudança ocorrida na ordenação das cidades-Estado em virtude da guerra contra os persas. 


resposta da questão 38:

a) As cidades-Estados conservavam sua autonomia política, embora culturalmente formassem uma unidade. 

b) A mudança ocorrida se relaciona com a guerra contra os persas, que exigiu certa unidade entre as cidades-Estado efetivada com a formação da Liga de Delos, liderada por Atenas. Doravante, Atenas se aproveitaria da liga para impor seu domínio sobre as demais cidades-Estado. O expansionismo ateniense seria contraposto ao poderio de Esparta na guerra do Peloponeso, cujo resultado seria o enfraquecimento do conjunto de cidades-Estado, o que facilitou a conquista da Grécia pelos macedônios.


39. (Unisinos 2012) “O que me parece ser tipicamente grego é a atitude crítica com relação ao registro dos acontecimentos, isto é, o desenvolvimento de métodos críticos que nos permitem distinguir entre fatos e fantasias.”
(MOMIGLIANO, Arnaldo. As raízes clássicas da
historiografia moderna. Bauru: Edusc, 2004, p. 55).

É comum afirmar-se que a história, como narrativa dos acontecimentos, teria nascido com os gregos antigos. Embora ela não fosse ainda uma ciência, dava os primeiros passos para contar as coisas que aconteceram com os  homens por meio de razões humanas, e não mágicas. Dois autores que se destacaram na tarefa de narrar o mundo, na Grécia Clássica, são

a) Heródoto e Tucídides.
b) Heródoto e Homero.
c) Tucídides e Homero.
d) Homero e Hesíodo.


resposta da questão 39:[A]

Comentário da questão:
Heródoto foi o principal cronista grego da antiguidade, considerado como o “pai da História”, suas obras retratavam de forma racional o desenvolvimento das sociedades, destacando o comportamento humano. Tucídides escreveu a História da Guerra do Peloponeso, um dos mais importantes eventos do período clássico, envolvendo, principalmente, as duas mais importantes cidades gregas – Atenas e Esparta.

40. (Uftm 2012) Leia os excertos da obra 100 textos de  História Antiga, organizada por Jaime Pinsky, de 1980.
Eu sou o rei que transcende entre os reis,
Minhas palavras são escolhidas,
Minha inteligência não tem rival.
(Hamurábi, 1792-1750 a.C. Autopanegírico.)

O fundamento do regime democrático é a liberdade [...].
Uma característica da liberdade  é ser governado e governar por turno [...]. Outra é viver como se quer; pois dizem que  isto é resultado da liberdade,  que o próprio do escravo é viver como não quer.
(Aristóteles, 384-322 a.C. Política.)

A partir dos textos, pode-se afirmar que
a) os fundamentos do poder político eram os mesmos para Hamurábi e Aristóteles.
b) a democracia, segundo Aristóteles, impôs o abandono do regime escravista.
c) Hamurábi considerava que o governante deveria ser escolhido entre os mais sábios.
d) expressam diferentes concepções sobre as relações entre governantes e governados.
e) a dinastia esclarecida, com doses de despotismo e liberdade, era defendida por ambos.


Resposta da questão 9: [D] 

Comentário da questão:

O texto do Rei Hamurábi, da Babilônia (antiga Mesopotâmia, hoje Iraque), revela um governo autoritário, no qual a última palavra é a do governante, que deve ser obedecido sem questionamentos. O texto do filósofo grego Aristóteles fala de democracia e liberdade, que levariam os cidadãos a viver “como se quer”, não se submetendo a um governo despótico.



41. (Fuvest 2012) Não é possível pôr em dúvida por mais tempo, ao passar em revista o estado atual dos conhecimentos, ter havido realmente uma guerra de Troia  histórica, em que uma coligação de Aqueus ou Micênios, sob um rei cuja suserania era conhecida pelos restantes, combateu  povo de Troia e os seus aliados. A magnitude e duração da luta podem ter sido exageradas pela tradição popular em tempos recentes, e os números dos participantes avaliados muito por cima nos poemas épicos. Muitos incidentes, tanto de importância primária como secundária, foram sem dúvida inventados e introduzidos na narrativa durante a sua viagem através dos séculos. Mas as provas são suficientes para demonstrar não só que a tradição da expedição contra Troia deve basear-se em fatos históricos, mas ainda que boa parte dos heróis individuais mencionados nos poemas foi tirada de personagens reais.
Carl W. Blegen. Troia e os troianos. Lisboa, Verbo, 1971. Adaptado.

A partir do texto acima,

a) identifique ao menos um poema épico inspirado na guerra de Troia e explique seu título;

b) explique uma diferença e uma semelhança entre poesia épica história para os gregos da Antiguidade.




resposta da questão 41:
a) existem dois grandes poemas épicos que retratam Guerra de Troia. A Ilíada e a Odisseia. A palavra Ilíada deriva de “ Ílion”, nome usado pelos gregos para denominar a cidade de Troia. A segunda, Odisseia, tem seu nome derivado de “Odisseu”, nome próprio, traduzido como Ulisses, protagonista do poema que narra seu retorno à Grécia após a guerra.

b) a semelhança esta no fato de que ambos tomam como base um acontecimento real. A principal diferença é que a poesia épica retrata as ações, valorizando os heróis e a intervenção divina, enquanto a História se baseia na análise dos interesses que envolveram o evento.

42. (Ueg 2005) A vitória dos gregos sobre os persas nas  Guerras Médicas, no final do século V a.C., foi fundamental para a consolidação do estilo de vida e da visão de mundo que predominou na Hélade, naquele período. Sobre os traços fundamentais da civilização grega da Antiguidade Clássica, assinale a alternativa INCORRETA: 

a) A região da Ática foi ocupada por sucessivas levas de diferentes povos, entre os quais aqueus, eólios, jônios e dórios, dando origem, posteriormente, à civilização grega. 
b) Apesar de politicamente independentes, as cidades Estado gregas do período clássico tinham certa homogeneidade cultural e interdependência econômica, garantida pelo intenso comércio realizado entre elas. 
c) O expressivo desenvolvimento da sociedade grega deveu-se, sobretudo, ao fortalecimento do culto às tradições mítico-religiosas e à liderança exercida pela cidade de Atenas a partir do período arcaico. 
d) A reformulação da concepção de guerra, passando do combate individual para uma organização coletiva (falanges), foi decisiva para a vitória contra os persas, influenciando a participação dos cidadãos nas decisões políticas da polis. 
e) O desenvolvimento de novas noções políticas, científicas e filosóficas (democracia, lógica, matemática etc.) é um traço marcante da sociedade grega do período, expressando uma tendência crescente do racionalismo grego. 



resposta da questão 42:[C]


43. (Ufg 2005) Leia o texto a seguir:
Tolerância, fraternidade e igualdade: foi com esses ideais em mente que, em 1892, o barão Pierre de Coubertin apresentou à comunidade esportiva internacional a ideia de ressuscitar os Jogos Olímpicos. Na Grécia antiga, os jogos da cidade sagrada de Olímpia (entre os sécs. VIII e IV a. C.) enfatizavam que competir sem vencer equivalia a desonra suprema. As corridas, as lutas, os saltos e os lançamentos de disco e de dardo serviam como a coroação da superioridade do indivíduo, oferecida em homenagem ao deus Zeus.

VENTUROLI, Thereza. Tudo pelos louros. "Veja", São Paulo, n. 33, 18 ago. 2004, p. 96. [Adaptado]

Segundo o texto, a diferença de motivação entre os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga e os atuais está 

a) na homenagem ao deus Zeus nos jogos gregos antigos e na divulgação da fraternidade nos jogos olímpicos atuais. 
b) no anseio de vitória constante dos gregos antigos e nos ideais igualitários e fraternais de Coubertin para os jogos modernos. 
c) no caráter sagrado dos jogos olímpicos antigos e na característica competitiva dos jogos olímpicos contemporâneos. 
d) no desejo de participação nas diversas modalidades nos jogos antigos e no espírito de tolerância nas olimpíadas modernas. 
e) no espírito competitivo dos gregos e no desejo de Coubertin de ressuscitar os jogos olímpicos da Grécia antiga. 



resposta da questão 43:[B]


44. (Ufg 2001) ... os fatos na antiguidade foram muito próximos de como os descrevi, não dando muito crédito, de um lado, às versões que os poetas cantaram, adornando e amplificando seus temas, e de outro considerando que os logógrafos [primeiros escritores gregos] compuseram as suas obras mais com a intenção de agradar os ouvidos que de dizer a verdade (...) deve-se olhar os fatos como estabelecidos com precisão suficiente, à base de informações mais nítidas.
Tucídides I, 21. "História da Guerra do Peloponeso." Brasília: Ed. da UnB, 1999, p.25.

O desenvolvimento do pensamento filosófico e o nascimento da História (a investigação que localiza as "informações mais nítidas"), como atividade que distingue mito e verdade, foram concomitantes ao nascimento da "polis" e conheceram um período de florescência no denominado "Século de Péricles".

Discorra sobre os aspectos culturais e políticos desse período da história da Grécia Antiga.


resposta da questão 44:
O "Século de Péricles" (século V a. C.) corresponde ao período de maior produção artística e cultural da Grécia graças ao estímulo de Péricles para a reconstrução de Atenas após as Guerras Médicas. Sob a coordenação de Fídias foram erguidos os mais expressivos edifícios com destaque para o Partenon. Também nesse período consolidou-se a democracia, instituída por Clístenes.


45. . (Ufg 2000) As culturas antigas encontraram no mito uma forma de compreensão do mundo. O mito possui um caráter paradoxal: fornece uma primeira explicação para a realidade e para a existência (unifica, dinamiza, dá sentindo), porém torna-se com facilidade fonte de desvios e acomodações que possibilitam a manipulação.
Compare os sistemas mitológicos egípcios e grego, relacionando-os ás características políticas de cada uma dessas sociedades.

Resposta da questão 45: 
No Egito, os mitos davam significação à estrutura agrária e à dependência da sociedade em relação ao Nilo. O poder teocrático dos faraós se fazia presente na medida em que não se racionalizava sobre o poder de Estado.
Na Grécia, o antropomorfismo que caracterizava as divindades, restringiam a religião ao questionamento da conduta do homem, sem que fosse utilizada como instrumento do Estado na medida em que se procurava depreender sobre a política dentro dos princípios da racionalidade. 

46.  (FGV-2002) O período helenístico foi marcado por grandes transformações na civilização grega. Entre suas características, podemos destacar:
A. O desenvolvimento de correntes filosóficas que, diante do esvaziamento das atividades políticas das cidades Estado, faziam do problema ético o centro de suas preocupações visando, principalmente, o aprimoramento interior do ser humano.
B. Um completo afastamento da cultura grega com relação às tradições orientais, decorrente, sobretudo, das rivalidades com os persas e da postura depreciativa que considerava bárbaros todos os povos que não falavam o seu idioma.
C. A manutenção da autonomia das cidades-Estado, a essa altura articuladas primeiro na Liga de Delos, sob o comando de Atenas e, posteriormente, sob a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta.
D. A difusão da religião islâmica na região da Macedônia, terra natal de Felipe II, conquistador das cidades-Estado gregas.
E. O apogeu da cultura helênica representado, principalmente, pelo florescimento da filosofia e do teatro e o estabelecimento da democracia ateniense.


resposta da questão 46:[A]


47. (FUVEST-2008) A cidade antiga (grega, entre os séculos VIII e IV a.C.) e a cidade medieval (européia, entre os séculos XII e XIV), quando comparadas, apresentam tanto aspectos comuns quanto contrastantes. 

Indique aspectos que são 
a) comuns às cidades antiga e medieval. 
b) específicos de cada uma delas.



resposta da questão 47:
a) Dentre os aspectos comuns às cidades antiga e medieval, podemos destacar os vínculos entre a área urbana e seu entorno rural, a tendência à autonomia política verificada nas pólis gregas e nas comunas medievais, além do fato de as cidades, de uma forma geral, também serem centros de trocas comerciais (salvo algumas exceções como Esparta). Por fim, podemos lembrar que em ambas a área urbana era o centro de convívio social, que levava ao aumento da produção cultural nas suas várias formas, inclusive religiosa.

b) Dentre os aspectos específicos de cada uma delas, podemos destacar o caráter urbanístico: a cidade antiga normalmente era mais dispersa, e a cidade medieval, mais aglomerada, muitas vezes tendo seu espaço limitado por muralhas. Além disso, pode-se falar em estruturas sociais diferenciadas: na cidade antiga, de forma geral, o predomínio de uma aristocracia fundada na posse da terra, e na medieval, em setores vinculados ao comércio. Por fim, no mundo medieval, a cidade era o berço de novos valores, de um novo sentido de liberdade, pois era muitas vezes vista como contraponto do campo, onde vigorava a exploração servil.




48. (UFSCar-2008) Com efeito, como os atenienses molestavam consideravelmente os peloponésios de um modo geral, e principalmente o território dos lacedemônios [espartanos], estes pensaram que a melhor maneira de afastá-los seria retaliar mandando um exército contra os aliados de Atenas, especialmente porque tais aliados poderiam assegurar o sustento do exército e estavam chamando os lacedemônios para vir ajudá-los, criando condições para que eles se revoltassem. Em adição, os lacedemônios estavam contentes por terem um pretexto para mandar os hilotas para longe, a fim de impedi-los de tentar revoltar-se na situação presente (...) Realmente, por medo de sua juventude e de seu número — na verdade, a maioria das medidas adotadas pelos lacedemônios visava sempre protegê-los contra os hilotas (...).

(Tucídides. História da Guerra do Peloponeso, século V a.C.)

Sobre o momento histórico a que se refere Tucídides, é correto afirmar que
a) os hilotas representavam os soldados de elite do exército ateniense.
b) o principal objetivo de Atenas era transformar Esparta em um Estado democrático.
c) a preocupação dos lacedemônios era controlar a população de Lacônia e Messênia, que eles escravizaram quando chegaram ao Peloponeso.
d) os exércitos atenienses eram compostos essencialmente por hilotas, geralmente agricultores que viviam em cidades.
e) os lacedemônios tinham por objetivo consolidar a aliança entre as cidades gregas que faziam parte da Liga de Delos.



resposta da questão 48:[C]



49.  (FUVEST-2006) Tendo em vista as cidades-estado (polis), comente a seguinte passagem do livro História (Livro VIII, 144), na qual Heródoto verifica a existência da “unidade de todos os helenos pelo sangue e pela língua, e os templos dos deuses e os sacrifícios oferecidos em comum, e a semelhança de nossa maneira de viver”. 
Faça o comentário em termos
a) da identidade dos gregos.
b) do significado da polis.


resposta da questão 49:

a) A civilização grega foi marcada pela concatenação de diversos elementos. As origens comuns — associadas a aqueus, eólios, jônios e dórios —, a formação de uma religiosidade bastante semelhante em toda a Hélade e o fato de os gregos se utilizarem da mesma língua criaram uma memória compartilhada. Nesse sentido, a Ilíada e a Odisseia, ao registrarem um passado mítico comum, funcionam como uma espécie de síntese dessa identidade cultural. Além disso, a opção política dos gregos de criarem formas representativas de Estado e as relações comerciais entre as cidades ajudaram a desenhar uma cultura helênica.

b) A polis pode ser vista como um elemento de aglutinação por funcionar como um local de atração regional no âmbito econômico — pois nela conviviam proprietários de terras e homens vinculados a atividades comerciais —-, no âmbito político — através da cidadania — e no âmbito social, por ser o espaço de convívio entre os mais variados setores da sociedade. Por outro lado, a autonomia de cada polis garantiria certa diversidade regional, em meio a tantos elementos comuns.

50. (UNIFESP-2004) “Nunca temi homens que têm no centro de sua cidade um local para reunirem-se e enganarem-se uns aos outros com juramentos. Com estas palavras, Ciro insultou todos os gregos, pois eles têm suas agorás [praças] onde se reúnem para comprar e vender; os persas ignoram completamente o uso de agorás e não têm lugar algum com essa finalidade”.
(Heródoto, Histórias, séc. V a.C.)

O texto expressa
A) a inferioridade dos persas que, ao contrário dos gregos, não conheciam ainda a vida em cidades.
B) a desigualdade entre gregos e persas, apesar dos mesmos usos que ambos faziam do espaço urbano.
C) o caráter grego, fundamentado no uso específico do espaço cívico, construído em oposição aos outros.
D) a incapacidade do autor olhar com objetividade os persas e descrever seus costumes diferentes.
E) a complacência dos persas para com os gregos, decorrente da superioridade de seu poderio econômico e militar.


resposta da questão 50:[C]


51. (Mack-2002) Dentre as reformas propostas por Sólon (594-591 a.C.) encontramos o regime censitáro. Essa proposta condiciona a participação política à renda do cidadão. Há uma importante diferença entre o regime censitário estabelecido por Sólon e o que se implantou na época da tirania de Pisístrato (561-528 a.C.), que imprimiu uma nova dinâmica à política ateniense, devido ao rápido desenvolvimento mercantil, verificado após a criação da moeda ateniense própria, o dracma.

Assinale a alternativa que indica essa mudança.
a) Foram colocadas no mesmo plano a renda da terra e a do comércio, o que permitiu a participação, nos altos escalões do governo, dos comerciantes e armadores.
b) Criou-se o Conselho dos Quinhentos, o Bulé, que iria contrabalançar o poder do Areópago, órgão tradicional aristocrático, que se restringiu às suas atribuições religiosas e judiciárias.
c) Foi restaurada a escravidão por dívidas, favorecendo a dependência econômica dos pequenos emédios proprietários em relação à aristocracia rural.
d) A diarquia foi definitivamente implantada, concedendo aos metecos o direito de eleger na Assembléia Popular o seu representante junto ao Areópago.
e) Consolidou-se o monopólio político dos eupátridas, estabelecendo que as altas magistraturas e os cargos da administração seriam privativos dessa classe.



resposta da questão 51:[A]



52. (UFSCar-2001) 
Há muitas maravilhas, mas nenhuma
é tão maravilhosa quanto o homem.
(...)
Soube aprender sozinho a usar a fala
e o pensamento mais veloz que o vento
e as leis que disciplinam as cidades,
e a proteger-se das nevascas gélidas,
duras de suportar a céu aberto...
(Sófocles, Antígona, trad.Mário da Gama Kury. RJ: Jorge 
Zahar Editor, 1993, p. 210-211.)

O fragmento acima, apresentação do Coro de Antígona, drama trágico de autoria de Sófocles, manifesta uma perspectiva típica da época em que os gregos clássicos

A) enalteciam os deuses como o centro do universo e submetiam-se a impérios centralizados.
B) criaram sistemas filosóficos complexos e opuseram-se à escravidão, combatendo-a.
C) construíram monumentos, considerando a dimensão humana, e dividiram-se em cidades-estados.
D) proibiram a representação dos deuses do Olimpo e entraram em guerra contra a cidade de Troia.
E) elaboraram obras de arte monumentais e evitaram as rivalidades e as guerras entre cidades




resposta da questão 52:[C]


53. (Vunesp-2001) Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:
A) a concepção de democracia com a participação do voto universal.
B) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
C) a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.
D) os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.
E) os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.


resposta da questão 53:[B]


54.  (Vunesp-2000) “Existem numerosos tipos de alimentação que determinam diversos modos de vida, tanto nos animais como nos homens... Os mais indolentes são pastores... Outros homens vivem da caça, alguns por exemplo vivem de pilhagem, outros vivem da pesca: são aqueles que vivem perto dos lagos, dos pântanos, dos rios ou de um mar piscoso; outros alimentam-se de pássaros ou de animais selvagens. Mas, de um modo geral, a raça humana vive, principalmente, da terra e do cultivo de seus produtos.”
(Aristóteles. Política, séc. IV a. C.)

a) Qual o conceito de economia expresso pelo texto de Aristóteles?
b) Aponte uma diferença entre o conceito de economia de Aristóteles e o conceito de economia no capitalismo.



resposta da questão 54:
O texto destaca as atividades agropastoris. Assim, a natureza surge como a principal provedora da sobrevivência dos homens, que se relacionam com ela, de acordo com seu caráter ou com as características dos locais onde vivem, principalmente por meio cultivo da terra.
O capitalismo destaca a importância do trabalho enquanto fonte geradora de riqueza. Aristóteles condenava a hipertrofia das trocas, que poderia ter como única finalidade a acumulação de dinheiro; nas atividades econômicas, o interesse individual nunca poderia suplantar o coletivo.


55. (PUCCamp-1998) Esparta constitui, em matéria de organização social, a grande exceção na Grécia Antiga, em virtude de sua estrutura oligárquica e militarista. Quanto ao caráter dessa estrutura, pode-se afirmar que:
A) os periecos, descendentes dos primitivos habitantes, controlavam todos os órgãos do poder e deveriam procriar filhos para fortalecer as fileiras dos exércitos.
B) uma intensa permeabilidade social possibilitava até servos e escravos chegarem à condição de cidadãos.
C) a educação visava ao desenvolvimento físico e à destreza, indispensáveis ao soldado, e estendia-se a todas as categorias sociais.
D) uma minoria social - os hilotas - detinha o usufruto das terras agrícolas e recebia uma educação destinada a formar bons soldados.
E) o grupo menos numeroso da sociedade detinha os privilégios sociopolíticos e integrava o exército da cidade-Estado dos 20 aos 60 anos.



resposta da questão 55:[E]


56. (VUNESP-2010) A cidade-Estado clássica parece ter sido criada paralelamente pelos gregos e pelos etruscos e/ou romanos. No caso destes últimos, a influência grega foi inegável, embora difícil de avaliar e medir.
(Ciro Flamarion S. Cardoso. A cidade-Estado antiga,1985.)

Aponte quais eram as características comuns às cidadesEstados clássicas.
I. Possuíam governo tripartido em assembleia, conselho e certo número de magistrados escolhidos entre os homens elegíveis.
II. Os cidadãos podiam participar de forma direta no processo político.
III. Havia separação entre os órgãos de governo e de justiça.

a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) Apenas a afirmativa II está correta.
e) As afirmativas I, II e III estão corretas



resposta da questão 56:[A]



57. (VUNESP-2009) O que é terrível na escrita é sua semelhança com a pintura. As produções da pintura apresentam-se como seres vivos, mas se lhes perguntarmos algo, mantêm o mais solene silêncio. O mesmo ocorre com os escritos: poderíamos imaginar que falam como se pensassem, mas se os interrogarmos sobre o que dizem (...) dão a entender somente uma coisa, sempre a mesma (...) E quando são maltratados e insultados, injustamente, têm sempre a 
necessidade do auxílio de seu autor porque são incapazes de se defenderem, de assistirem a si mesmos.
(Platão, Fedro ou Da beleza.)

Nesse fragmento, Platão compara o texto escrito com a pintura, contrapondo-os à sua concepção de filosofia
Assinale a alternativa que permite concluir, com apoio do fragmento apresentado, uma das principais características do platonismo.
a) Platão constrói o conhecimento filosófico por meio de pequenas sentenças com sentido completo, as quais no seu entender, esgotam o conhecimento acerca do mundo.
b) A forma de exposição da filosofia platônica é o diálogo e o conhecimento funda-se no rigor interno das argumentações, produzido e comprovado pela confrontação dos discursos.
c) O platonismo se vale da oratória política, sem compromisso filosófico com a busca da verdade, mas dirigida ao convencimento dos governantes das Cidades.
d) A poesia rimada é o veículo de difusão das idéias platônicas, sendo a filosofia uma sabedoria alcançada na velhice e ensinada pelos mestres aos discípulos.
e) O discurso platônico tem a mesma natureza do discurso religioso, pois o conhecimento filosófico modifica-se segundo as habilidades e a argúcia dos filósofos.


resposta da questão 57:[B]

58.  (FUVEST-2009) “Alexandre desembarca lá onde foi fundada a atual cidade de Alexandria. Pareceu-lhe que o lugar era muito bonito para fundar uma cidade e que ela iria prosperar. A vontade de colocar mãos à obra fez com que ele próprio traçasse o plano da cidade, o local da Àgora, dos santuários da deusa egípcia Õsis, dos deuses gregos e do muro externo.”
Flávio Arriano. Anabasis Alexandri (séc. I d.C.).

Desse trecho de Arriano, sobre a fundação de Alexandria, é possível depreender
a) o significado do helenismo, caracterizado pela fusão da cultura grega com a egípcia e as do Oriente Médio.
b) a incorporação do processo de urbanização egípcio, para efetivar o domínio de Alexandre na região.
c) a implantação dos princípios fundamentais da democracia ateniense e do helenismo no Egito.
d) a permanência da racionalidade urbana egípcia na organização de cidades no Império helênico.
e) o impacto da arquitetura e da religião dos egípcios, na Grécia, após as conquistas de Alexandre.




resposta da questão 58:[A]


59. (VUNESP-2008) É preciso dizer que, com a superioridade excessiva que proporcionam a força, a riqueza, [...] [os muito ricos] não sabem e nem mesmo querem obedecer aos magistrados [...] 
Ao contrário, aqueles que vivem em extrema penúria desses benefícios tornam-se demasiados humildes e rasteiros. Disso resulta que uns, incapazes de mandar, só sabem mostrar uma obediência servil e que outros, incapazes de se submeter a qualquer poder legítimo, só sabem exercer uma autoridade despótica.

(Aristóteles, A Política.)

Segundo Aristóteles (384-322 a.C.), que viveu em Atenas e em outras cidades gregas, o bom exercício do poder 
político pressupõe
a) o confronto social entre ricos e pobres.
b) a coragem e a bondade dos cidadãos.
c) uma eficiente organização militar do Estado.
d) a atenuação das desigualdades entre cidadãos.
e) um pequeno número de habitantes na cidade.



resposta da questão 59:[D]

60.  (FATEC-2008) Vivemos sob uma forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar outros. Seu nome é democracia, pois a administração serve aos interesses da maioria e não de uma minoria.
(Tucídides, História da Guerra do Peloponeso. Texto adaptado.)

O trecho acima faz parte do discurso feito por Péricles em homenagem aos atenienses mortos na guerra do Peloponeso. Por esse discurso é correto afirmar que
a) a guerra do Peloponeso foi injusta e trouxe muitas mortes tanto para os atenienses como para os espartanos, que lutavam em lados opostos pela hegemonia da Grécia.
b) Péricles se orgulhava da cidade de Atenas por ser ela uma cidade democrática, que não imitava o sistema político de outras cidades-Estado, mas era imitada por elas.
c) Atenas e Esparta possuíam o mesmo sistema político descrito por Péricles, a democracia, mas divergiam sobre como implantá-lo nas demais cidades-Estado gregas.
d) Atenas, por não partilhar do sistema político democrático de Esparta, criou a Liga de Delos e declarou Guerra à Liga do Peloponeso.
e) Esparta era a única cidade-Estado democrática em toda a Grécia antiga e desejava implantar esse sistema nas cidades-Estado gregas.



resposta da questão 60:[B]



61.  (UNIFESP-2007) Ao povo dei tantos privilégios quanto lhe bastam, à sua honra nada tirei nem acrescentei; mas os que tinham poder e eram admirados pelas riquezas, também neles pensei, que nada tivessem de infamante... entre uma e outra facção, a nenhuma permiti vencer injustamente.

 (Sólon, século VI a.C.)

No governo de Atenas, o autor procurou
a) restringir a participação política de ricos e pobres, para impedir que suas demandas pusessem em perigo a realeza.
b) impedir que o equilíbrio político existente, que beneficiava a aristocracia, fosse alterado no sentido da democracia.
c) permitir a participação dos cidadãos pobres na política, para derrubar o monopólio dos grandes proprietários de terras.
d) abolir a escravidão dos cidadãos que se endividavam, ao mesmo tempo em que mantinha sua exclusão da vida política.
e) disfarçar seu poder tirânico com concessões e encenações que davam aos cidadãos a ilusão de que participavam da política.


resposta da questão 61:[B]

62. (UECE-2007) Leia, atentamente, o texto:
“Daqueles mortos nas Termópilas, gloriosa é a sorte, belo o destino... dele é testemunha Leônidas, o rei de Esparta, que, de valor, deixou um grande ornamento e a fama eterna”.
Com essas palavras, o poeta grego, Simônides (556-460 a.C.), lembra a luta do heróico contingente de trezentos soldados espartanos e seu rei. Dentre as conseqüências da batalha de Termópilas, podemos citar:

a) Esparta mostrou sua disposição para a guerra e conseguiu sua vitória gloriosa sobre o reino persa.
b) Evitou-se a ocupação de Atenas com a perda de um número relativamente pequeno de soldados mortos, banindo-se completamente Xerxes e seu exército.
c) Os persas, derrotados, foram obrigados a retirar-se e renunciar à conquista da Ática e do Peloponeso.
d) A derrota de Leônidas e os 300 soldados inseriu o rei e seu pequeno exército como heróis das narrativas lendárias em torno da coragem guerreira espartana.



resposta da questão 62:[D]


63.  (VUNESP-2007) Platão, na sociedade idealizada em sua obra República, reconheceu que a divisão do trabalho traz maiores benefícios à sociedade e propicia um harmonioso intercâmbio de serviços. Para o filósofo grego, sendo os homens diferentes por natureza, cabe a cada um estar no lugar em que melhor expresse sua habilidade. (...) O também grego e filósofo Aristóteles apregoava que, nos Estados mais bem-governados, a nenhum cidadão poderia ser permitido o exercício de atividades ligadas às artes manuais, pois isso o impedia de dedicar mais tempo à sua obrigação para com o Estado.
(Paulo Sérgio do Carmo, A ideologia do trabalho. Adaptado.)

A partir das idéias de Platão e Aristóteles, pode-se concluir que há a defesa
a) do trabalho compulsório para todos os homens.
b) da interdição do trabalho manual às mulheres.
c) de que alguns homens devem ser escravos.
d) de que as atividades produtivas devem ficar restritas aos homens.
e) de que a atividade econômica só pode ser feita pelo cidadão.



resposta da questão 63:[C]



64. (UFTM-2007) Inspirado nos quadrinhos de Frank Miller, o filme norte-americano “300”, no qual um ator brasileiro interpreta Xerxes, rei persa, trata da batalha de Termópilas, parte das Guerras Médicas. Essas guerras
a) contribuíram para a unificação e o fortalecimento das cidades-Estado gregas, que venceram e passaram a dominar a Ásia Menor.
b) representaram um choque de imperialismos entre a nascente república de Roma e Cartago, colônia persa no norte da África.
c) resultaram do expansionismo do Império Persa, que conquistou colônias gregas na Ásia e ameaçou as próprias cidades-Estado.
d) foram motivadas pela conquista macedônica sobre o território helênico, o que levou à criação do Império Helenístico.
e) tiveram, como conseqüência, a hegemonia de Esparta na Liga de Delos, que financiou o combate contra os persas.




resposta da questão 64:[C]


65. (Mack-2004) Mãe, ama, pai e professor competem entre si para o aperfeiçoamento da criança, logo que esta é capaz de entender o que lhe dizem... se obedece, tudo está bem. Do contrário, é corrigida à força de ameaças e pancadas, com um pedaço de madeira curvo ou torcido.
Protágoras

O fragmento de texto acima retrata a educação em Atenas, que tinha entre os seus objetivos:
a) desenvolver nos cidadãos um conjunto, harmonioso e refinado, de qualidades da mente e do corpo, visando a vida pública.
b) incentivar os cidadãos a servir a diarquia como bons soldados, com uma cultura sumária, que nutria grande desprezo pela riqueza.
c) a formação de boas mães e pais, leais e obedientes, privilegiando a formação física e militar dos jovens de ambos os sexos.
d) perpetuar a estrutura social e política existente, por meio do laconismo e da rígida obediência à autoridade, resultantes da disciplina militar.
e) desenvolver a cidadania, preparando todos os habitantes da cidade para o exercício do poder nas instituições públicas.

resposta da questão 65:[A]



66. (VUNESP-2006) O historiador ateniense Tucídides, que viveu durante a Guerra do Peloponeso, escreveu sobre os gregos:
... antes da Guerra de Troia, [os habitantes da] Hélade nada [realizaram] em comum. Este nome mesmo não era empregado para designá-la no seu conjunto. [...] O que fica bem comprovado [nos livros de] Homero: ele que viveu numa época bem posterior à Guerra de Troia, não utilizou a designação [de helenos] para o conjunto [dos gregos]. 
[...] Não utilizou, também, a expressão “bárbaros” porque, na minha opinião, os gregos não se encontravam ainda reunidos [...] sob um único nome que [lhes] permitisse [diferenciar-se de outros povos]. De qualquer forma, aqueles que receberam [mais tarde] o nome de Helenos [...] nada fizeram conjuntamente antes da Guerra de Troia
[...] Essa expedição mesma os reuniu apenas num momento, naquele em que a navegação marítima encontrava-se mais desenvolvida.
(Tucídides. A guerra do Peloponeso. Século V a.C.)

Baseando-se no texto, responda.
a) Qual característica política dos gregos na Antiguidade é apresentada por Tucídides?
b) Por que, apesar da situação política expressa por Tucídides, pode-se falar de uma antiga civilização grega?



resposta da questão 66:

a) O trecho de Tucídides nos remete a uma das principais características da civilização grega: a descentralização política, uma vez que as comunidades espalhadas na Hélade eram autônomas.Além disso, o texto do historiador ateniense sugere o caráter cívico dado pelos gregos às guerras — sobretudo à Guerra de Troia  suposto conflito militar com os troianos, citado em duas obras épicas atribuídas a Homero: a Ilíada e a Odisseia.

b) Porque, a despeito da ausência de unidade política, havia entre os gregos uma unidade cultural. Ao longo de sua história, eles alcançariam grandes realizações, em vários campos do conhecimento — política, filosofia, artes e ciências —, caracterizando-se assim como criadores de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade.




67. (PUC - SP-2005) A Ilíada e a Odisseia são atribuídas a Homero e referem-se, respectivamente, à Guerra de Troia e à volta de Ulisses à sua ilha, Ítaca, ao final dessa guerra. 

Sobre essas duas obras, pode-se afirmar que:
A) defendem a superioridade étnica dos gregos sobre os troianos e alertam para os riscos que os deuses e mitos representavam para os gregos.
B) caracterizam papéis masculino e feminino nas sociedades gregas antigas e representam a interferência dos deuses nos assuntos dos mortais.
C) ridicularizam a falta de habilidade guerreira dos gregos e elogiam a ingenuidade política dos troianos, que aceitaram o cavalo de madeira como presente.
D) simbolizam a luta dos gregos pela democracia e criticam a disposição teocrática e tirânica dos legisladores e militares troianos.
E) associam os perigos enfrentados na viagem de volta à Grécia à necessidade de sofrer para obter a redenção e a salvação perante os deuses.




resposta da questão 67:[B]




68. (UFSCar-2005) Quanto às mercadorias que são indispensáveis à vida, gado e escravos nos são fornecidos pelas regiões à volta do Mar Negro, como se afirma geralmente, em maior quantidade e melhor qualidade do que por quaisquer outras; e no concernente a artigos de luxo, elas nos fornecem mel, cera e peixe salgado em abundância. Em troca recebem de nossa parte do mundo o azeite de oliva excedente e todos os tipos de vinho. Quanto ao cereal há intercâmbio; elas nos vendem algum ocasionalmente e às vezes importam-no de nós.

Esse texto foi escrito por Políbio, no século II a.C., sobre a Grécia balcânica e regiões ribeirinhas do Mar Negro.
a) Aponte dois aspectos da economia grega na época.
b) Como era a organização do trabalho na Grécia Antiga?



resposta da questão 68:

a) Conforme o texto ilustra, a economia grega era marcada por:
• diversificada produção agrícola e artesanal;
• intensa atividade comercial entre as colônias e as cidades gregas.

b) Buscava-se, sobretudo, na escravidão.

69. (Fuvest-2005) “Vendo Sólon [que] a cidade se dividia pelas disputas entre facções e que alguns cidadãos, por apatia, estavam prontos a aceitar qualquer resultado, fez aprovar uma lei específica contra eles, obrigando-os, se não quisessem perder seus direitos de cidadãos, a escolher um dos partidos”.
(Aristóteles, em A Constituição de Atenas)

A lei visava
a) diminuir a participação dos cidadãos na vida política da cidade.
b) obrigar os cidadãos a participar da vida política da cidade.
c) aumentar a segurança dos cidadãos que participavam da política.
d) deixar aos cidadãos a decisão de participar ou não da política.
e) impedir que conflitos entre os cidadãos prejudicassem a cidade.



resposta da questão 69:[B]


70. (Fatec-1996) "A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana, quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou menos digno de sua devoção, fora de si mesma." 
(Toynbee, Arnold J. "Helenismo, história de uma civilização'')

Na antiguidade, as cidades-estados representavam:
a) uma forma de garantir territorialmente a participação ampla da população na vida política grega.
b) um recurso de expansão das colônias gregas.
c) uma forma de assegurar a independência política das cidades gregas entre si.
d) uma característica da civilização helenística no sistema político grego.
e) uma instituição política helenística no sistema político grego.



resposta da questão 70:[C]



71.  (Vunesp) Péricles, governante de Atenas no século V a.C., enaltecendo as glórias da democracia ateniense, declarou: "O poder está nas mãos não da minoria, mas de todo o povo, e todos são iguais perante a lei".
(Tucídides. Guerra do Peloponeso.)

Na prática da vida política ateniense, a ideia de democracia na época de Péricles, diferentemente da atual, significava que: 
a) os habitantes da cidade, ricos e pobres, homens e mulheres, podiam participar da vida política.
b) os escravos possuíam direitos políticos porque a escravidão constituída por dívida era temporária.
c) os direitos políticos eram privilégios dos cidadãos e vetados aos metecos, escravos e mulheres.
d) os metecos tinham privilégios políticos por sustentarem o comércio e a economia da cidade.
e) os pobres e os estrangeiros podiam ser eleitos para os cargos do Estado porque recebiam remuneração.



resposta da questão 71:[C]




72.  (Fuvest) "Ao povo dei tanto privilégio quanto lhe bastasse, nada tirando ou acrescentando à sua honra; Quanto aos que tinham poder e eram famosos por sua riqueza, também tive cuidado para que não sofressem nenhum dano... e não permiti que nenhum dos dois lados triunfasse injustamente." 

Sobre esse texto, é correto afirmar que seu autor:
a) o dramaturgo Sólon reproduz um famoso discurso de Péricles, o grande estadista e fundador da democracia ateniense; 
b) o demagogo Sólon recorre à eloqüência e à retórica para enganar as massas e assim obter seu apoio para alcançar o poder; 
c) o tirano Sólon lembra como, astutamente, acabou com as lutas de classes em Atenas, submetendo ricos e pobres às mesmas leis; 
d) o filósofo Sólon evoca de maneira poética, a figura do lendário Drácon, estadista e criador da democracia ateniense; 
e) o legislador Sólon exprime o orgulho pelas leis, de caráter democrático, que fez aprovar em Atenas quando governou a cidade.



resposta da questão 72:[E]


73.  (UFPA) Na Grécia Antiga, o surgimento das cidades-estados favoreceu a fragmentação política do mundo grego. Identifique as duas principais polis gregas, descrevendo o processo de formação dos cidadãos nas mesmas


resposta da questão 73:
As duas principais polis gregas eram Atenas e Esparta. Na primeira os cidadãos eram os homens atenienses maiores de 18 anos, enquanto em Esparta os cidadãos eram aqueles que passavam por uma rígida formação militar.



74.  (Fuvest) Comente a especificidade da estrutura social espartana, no contexto da cidade-estado grega clássica. 


resposta da questão 74:
A sociedade espartana era composta por uma elite militar, os esparcíatas, comerciantes, os periecos e os escravos hilotas. Os esparcíatas possuíam uma forte educação militarista para manter seu status de classe dominante.



75. (Vunesp) "Depois da colonização grega do século VIII a. C., a riqueza fundiária não mais representou a única riqueza possível. Ninguém mais podia subestimar a riqueza mobiliária. Ora, com maior freqüência, esta não chegou às mãos dos nobres, afastados pelos velhos preconceitos das atividades comerciais e industriais. A classe dirigente teve de contar com as reivindicações dos novos-ricos encorajados pelos seus êxitos materiais e que também desejavam participar dos negócios da cidade." 

(André Aymard e Jeannine Auboyer - O ORIENTE E GRÉCIA ANTIGA, texto adaptado).

O texto faz referência a um dos fatores da
a) guerra contra os persas.
b) decadência ateniense no período arcaico.
c) crise do regime aristocrático nas cidades gregas.
d) queda da monarquia e implantação da república.
e) criação do tribunato da plebe.




resposta da questão 75:[C]




76.(UEL) "Com a nova divisão da sociedade, qualquer cidadão poderia participar das decisões do poder. Apenas os escravos e os metecos (estrangeiros) não participavam das decisões políticas, pois não tinham direito de cidadania."

Ao texto pode-se associar:
a) Dracon e a expansão colonial em direção ao Mediterrâneo.
b) Sólon e a militarização da política espartana.
c) Pisístrato e a helenização da Península Balcânica.
d) Péricles e a hegemonia cultural grega no Peloponeso.
e) Clístenes e a democracia escravista ateniense.



resposta da questão 76:[E]


77. (UDESC) O teatro ocidental nasceu na Grécia e teve seu auge no século V a.C.; conhecido como "século de ouro" ou "século de Péricles". Nesse momento da história, os gregos combinaram pensamentos e ação num equilíbrio jamais alcançado posteriormente por qualquer outro povo e, a partir do culto ao deus Dionísio, desenvolveu-se a tragédia grega.

a) Em Atenas, como evoluíram as representações trágicas e seus enredos, partindo desse culto?
b) Dentre os três grandes dramaturgos gregos - Ésquilo, Sófocles e Eurípedes -, qual pode ser responsabilizado pela decadência da tragédia, e por qual(is) motivo(s)?


resposta da questão 77:
Estas apresentações a partir do culto à Dionísio (Baco) foram conhecidas como bacanais. O autor foi Aristófones, que desenvolveu a comédia grega



78. (PUCCamp) A decadência da Grécia, que teve início a partir do século IV a.C., é explicada, entre outros fatores, pela
a) ausência de unidade política e pelas lutas entre as cidades-estados.
b) invasão dos cretenses na cidade de Troia e pela destruição da civilização micênica.
c) evolução da pólis que colaborou para o desenvolvimento do ideal da democracia na região do Peloponeso.
d) organização social das cidades-estados de Atenas e Esparta, estruturada no trabalho escravo dos indivíduos oriundos da Messênia.
e) postura isolacionista desenvolvida pelas cidades-estados sem condições de participar do comércio marítimo e logicamente, sem oportunidades de desenvolvimento econômico.




resposta da questão 78:[A]



79. (Mackenzie) Na Pólis grega e no Império Romano, o trabalhador escravo esteve na origem das grandes realizações, podendo-se afirmar que:

a) tanto na Grécia como em Roma, eram instrumentos vivos e participavam da vida política, respectivamente da Bulé e do Senado.
b) os escravos podiam pertencer exclusivamente aos cidadãos e realizavam assembleias que defendiam seus direitos.
c) a fonte principal de abastecimento de escravos, tanto em Roma como na Grécia, era o comércio com as tribos africanas.
d) a invasão Macedônia na Grécia e as guerras de expansão romanas determinaram o fim da escravidão.
e) o sistema de produção era baseado na força de trabalho de prisioneiros de guerra ou populações escravizadas.



resposta da questão 78:[E]



80.  (Mackenzie) Acerca da participação política na Grécia Antiga, é correto afirmar que:
a) em Esparta, esparciatas, mulheres e periecos escolhiam membros da Gerúsia.
b) em Atenas, os eupátridas, mulheres, demiurgos e metecos escolhiam seus representantes na Assembleia Popular.
c) em Esparta, os esparciatas, hilotas e periecos escolhiam os membros da Ápela.
d) em Atenas, apenas os cidadãos participavam da Assembléia Popular.
e) em Atenas, todos os habitantes da cidade, exceto os escravos, participavam da Assembleia Popular.

resposta da questão 78:[D]



81. (Fuvest) Ajudaram os espartanos a vencer os atenienses na Guerra do Peloponeso, mas não foram eles que acabaram por conquistar toda a Grécia. Pelo contrário, posteriormente, eles foram também conquistados e integrados a um novo império. 

Trata-se dos:
a) egípcios e do Império Romano.
b) fenícios e do Império Cartaginês.
c) persas e do Império Helenístico.
d) siracusanos e do Império Siciliota.
e) macedônios e do Império Babilônico.





resposta da questão 78:[B]



82. (Fuvest) Freud, Brecht e Pasolini, entre muitos outros, recorreram a ela em seus trabalhos. O primeiro, ao utilizar os termos "Complexo de Édipo" e "Complexo de Electra"; o segundo nas "Notas sobre a Adaptação de Antígona", e o terceiro, no filme "Medéia".

a) Identifique a arte grega evocada acima e dê o nome de dois de seus autores.
b) A que se deve sua permanente atualidade?



resposta da questão 82:
O teatro grego, tendo como seus representantes: Aristófones e Ésquilo.
A atualidade deve-se ao fator das peças tratarem dos sentimentos e emoções dos seres humanos.



83.  (FUVEST) Na atualidade, praticamente todos os dirigentes políticos, no Brasil e no mundo, dizem-se defensores de padrões democráticos e de valores republicanos. Na Antiguidade  tais padrões e valores conheceram o auge, tanto na democracia ateniense, quanto na república romana, quando predominaram 
a) a liberdade e o individualismo. 
b) o debate e o bem público. 
c) a demagogia e o populismo. 
d) o consenso e o respeito à privacidade. 
e) a tolerância religiosa e o direito civil.




resposta da questão 83:[B]

84. (COPERJ) A infinidade de cidades, que formavam, cada uma delas, um número correspondente de Estados, é vista normalmente como a característica mais notável da Grécia Antiga. A pólis grega é, de longe, o fenômeno que mereceu mais destaque por parte daqueles que voltam seus olhos para a Grécia Clássica. Entretanto, a organização e a cultura urbanas das cidades gregas não contavam com uma economia urbana que pudesse se equiparar a elas; por detrás da riqueza material que mantinha a vitalidade intelectual e cívica dos gregos da era clássica, estava o trabalho escravo no campo. O historiador que destaca, numa perspectiva vinculada ao materialismo histórico, o trabalho escravo como fonte econômica da prosperidade das cidades-estado gregas é:
A) Gustav Glotz.
B) Perry Anderson.
C) Arnold Toynbee.
D) Fustel de Coulanges.
E) Camille Jullian.


resposta da questão 84:[B]






85. (ENEM: 2009) No período 750-338 a. C., a Grécia antiga era composta por cidades-Estado, como por exemplo Atenas, Esparta, Tebas, que eram independentes umas das outras, mas partilhavam algumas características culturais, como a língua grega. No centro da Grécia, Delfos era um lugar de culto religioso frequentado por habitantes de todas as cidades-Estado.

                No período 1200-1600 d. C., na parte da Amazônia brasileira onde hoje está o Parque Nacional do Xingu, há vestígios de quinze cidades que eram cercadas por muros de madeira e que tinham até dois mil e quinhentos habitantes cada uma. Essas cidades eram ligadas por estradas a centros cerimoniais com grandes praças. Em torno delas havia roças, pomares e tanques para a criação de tartarugas. Aparentemente, epidemias dizimaram grande parte da população que lá vivia.

Folha de S. Paulo, ago. 2008 (adaptado).

Apesar das diferenças históricas e geográficas existentes entre as duas civilizações elas são semelhantes pois

(A) as ruínas das cidades mencionadas atestam que grandes epidemias dizimaram suas populações.

(B) as cidades do Xingu desenvolveram a democracia, tal como foi concebida em Tebas.

(C) as duas civilizações tinham cidades autônomas e independentes entre si.

(D) os povos do Xingu falavam uma mesma língua, tal como nas cidades-Estado da Grécia.


resposta da questão 85:[C]



86. (FUVEST) As cidades [do Mediterrâneo antigo] se formaram, opondo-se ao internacionalismo praticado pelas antigas aristocracias. Elas se fecharam e criaram uma identidade própria, que lhes dava força e significado.

Norberto Luiz Guarinello, A cidade na Antiguidade Clássica. São Paulo: Atual, p.20, 2006. Adaptado
As cidades-estados gregas da Antiguidade Clássica podem ser caracterizadas pela

(A) autossuficiência econômica e igualdade de direitos políticos entre seus habitantes.

(B) disciplina militar imposta a todas as crianças durante
sua formação escolar.

(C) ocupação de territórios herdados de ancestrais e definição de leis e moeda próprias.

(D) concentração populacional em núcleos urbanos e isolamento em relação aos grupos que habitavam o meio rural.

(E) submissão da sociedade às decisões dos governantes e adoção de modelos democráticos de organização política.


resposta da questão 86:[C]

87. [PUCRS: 2011] No século V a.C., após as Guerras Greco-Pérsicas e com a formação da chamada Confederação de Delos, o mundo grego conheceu um período de hegemonia de Atenas, durante o qual destacaram-se o governo e a política de Péricles. NÃO é uma característica dessa política

(A) o combate contra o partido aristocrático em Atenas e nas cidades por ela controladas.

(B) a consolidação de instituições como a Assembleia Popular, o Conselho dos Quinhentos e a Heleia.

(C) o estabelecimento de remuneração aos cidadãos mais pobres, por participação nas sessões da Assembleia Popular.

(D) a concessão dos direitos de cidadania aos metecos e às mulheres livres.

(E) o apoio às manifestações artísticas e culturais em Atenas.



resposta da questão 87:[D]

88. (PUCRS: 2012)


INSTRUÇÃO: Para responder à questão 90, considere as afirmativas abaixo, sobre a chamada Guerra do Peloponeso e seus desdobramentos para o mundo grego, no século V a. C.

I. Atenas, defensora da ordem política democrática, liderava a Confederação de Delos, a qual rivalizava com a Liga do Peloponeso, encabeçada por Esparta, que apoiava os sistemas políticos aristocráticos.

II. A influência ateniense tinha como uma de suas bases principais o incremento do sistema comercial sob seu controle, para cuja consolidação era vital a ilha da Sicília, que pertencia à Liga do Peloponeso, por intermédio de Corinto.

III. A preservação da autodeterminação das comunidades era geralmente defendida pelas aristocracias locais, as quais tendiam a buscar o apoio de Esparta contra o imperialismo ateniense.

IV. A vitória da Liga de Delos, no final do século, consolidou a hegemonia ateniense na Grécia, iniciando-se um período de amplo predomínio político dos grupos democráticos.

 Estão corretas apenas as afirmativas: 
(A) I e III.
(B) I e IV.    
(C) II e IV.    
(D) I, II e III.   
(E) II, III e IV.



resposta da questão 88:[D]

89.(PUCRS: 2004)

INSTRUÇÃO: Responder à questão 91 associando os legisladores e governantes atenienses que reformaram as estruturas sociopolíticas dessa Cidade- Estado a partir do século VI a.C. (coluna A) às suas respectivas caracterizações históricas (coluna B).
COLUNA A

1. Drácon

2. Sólon

3. Pisístrato

COLUNA B

( ) Chefe do partido democrático, apresentava como ideia dominante a criação de um Estado baseado na igualdade política de todos os cidadãos e na participação destes no funcionamento do governo, elaborando a constituição que consolidou a democracia escravista.

(  ) Personagem semi-mítico a quem se atribui a criação do primeiro código de leis escritas de Atenas, o qual era muito rigoroso, contendo previsão de pena de morte para crimes contra a propriedade.

(   ) Nomeado primeiro arconte, aboliu os pagamentos de dívidas sobre a terra, devolvendo aos pequenos proprietários as terras perdidas por não-pagamento e fixando limites máximos para as propriedades.

( ) General que tomou o poder apoiado pelos pequenos proprietários, tornou-se tirano e limitou os privilégios da aristocracia, confiscando terras, criando empréstimos estatais para desenvolver a agricultura e beneficiando mercadores e artesãos.

A numeração correta, de cima para baixo, na coluna B é

(A) 4 – 1 – 2 – 3      
(B) 3 – 2 – 1 – 4
(C) 2 – 1 – 4 – 3         
(D) 1 – 4 – 3 – 2         
(E) 2 – 4 – 1 – 3








resposta da questão 89:[A]


90. (UCPEL: 2011)

“Sabemos que os poderosos têm medo do pensamento, pois o poder é mais forte, se ninguém pensar, se todo mundo aceitar as coisas como elas são, ou melhor, como nos dizem que elas são. Para os poderosos [...], Sócrates tornara-se um perigo, pois fazia a juventude pensar.”
CHAUI, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1994, p. 38.

A afirmação filosófica se refere aos poderosos de

(A) Esparta.   
(B) Atenas.   
(C) Roma.
(D) Tebas.   
(E) Creta.


resposta da questão 90:[B]


91. (ENEM 2010) No período 750-338 a.C., a Grécia antiga era composta por cidades-Estado, como por exemplo Atenas, Esparta, Tebas, que eram independentes umas das outras, mas partilhavam algumas características culturais, como a língua grega. No centro da Grécia, Delfos era um lugar de culto religioso frequentado por habitantes de todas as cidades-Estado.

No período 1200-1600 d.C., na parte da Amazônia brasileira onde hoje está o Parque Nacional do Xingu, há vestígios de quinze cidades que eram cercadas por muros de madeira e que tinham até dois mil e quinhentos habitantes cada uma. Essas cidades eram ligadas por estradas a centros cerimoniais com grandes praças. Em
torno delas havia roças, pomares e tanques para a criação de tartarugas. Aparentemente, epidemias dizimaram grande parte da população que lá vivia.
Folha de S.Paulo, ago. 2008 (adaptado).

Apesar das diferenças históricas e geográficas existentes entre as duas civilizações elas são semelhantes no aspecto de que
A) as ruínas das cidades mencionadas atestam que grandes epidemias dizimaram suas populações.
B) as cidades do Xingu desenvolveram a democracia, tal como foi concebida em Tebas.
C) as duas civilizações tinham cidades autônomas e independentes entre si.
D) os povos do Xingu falavam uma mesma língua, tal como nas cidades-Estado da Grécia.
E) as cidades do Xingu dedicavam-se à arte e à filosofia tal como na Grécia.



resposta da questão 91:[C]

Comentário da questão:
O texto apresentado aponta para a organização de duas civilizações baseadas em núcleos urbanos autônomos, mas culturalmente próximos.
A alternativa D se refere a uma suposta língua comum aos povos do Xingu. Esse dado, a nosso ver, pode induzir os candidatos a erro: exigir que o aluno tenha informação de um detalhe específico sobre o Xingu e sua diversidade linguística é uma inadequação que contraria a proposta do Enem.

92. (ENEM) Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de  normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não  devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios — esses tipos de  vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais —, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das  atividades políticas”.
VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.

O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania
a) possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à  ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
b) era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais  superiores, fruto de uma concepção política profundamente  hierarquizada da sociedade.
c) estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política  democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
d) tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo 
livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos  tribunais.
e) vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se  dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os  problemas da cidade. 




resposta da questão 92:[B]

Comentário da questão:
Segundo o texto, a participação política dos cidadãos é incompatível com o exercício de atividades relacionadas ao mundo do trabalho.



93. (Fuvest 2009) No ano passado, aconteceu em Pequim mais uma Olimpíada. No mundo, peças teatrais estão sendo continuamente encenadas. Como se sabe, Olimpíadas e teatro (ocidental) foram uma criação da Grécia antiga.

Discorra sobre
a) o significado dos jogos olímpicos para os
antigos gregos;
b) as características do teatro na Grécia antiga.


Resposta da questão 93:
a) Os jogos olímpicos na Grécia Antiga contavam com a participação de várias pólis, tendo essencialmente um significado religioso. Os exercícios físicos eram formas de homenagem às divindades gregas. Diferentemente dos jogos olímpicos modernos, criados no século XIX, as modalidades eram em menor número e praticadas por indivíduos do sexo masculino. Visavam também à preparação do corpo para eventuais guerras.

b) O teatro na Grécia Antiga era representado através das tragédias e comédias. As tragédias acompanhavam a trajetória de um personagem central – o herói – que deveria resistir bravamente a um destino inexorável que o levaria à decadência. As comédias, por sua vez, eram veículos de crítica de costumes, tendo também um viés político. O teatro grego remonta, em suas origens, ao culto do deus Dionísio (deus do vinho e do entusiasmo)



94. (UCS: 2011)

A sociedade ocidental deve muito à cultura e à civilização dos gregos e romanos. Foram inúmeras as contribuições desses povos para o Ocidente. Mesmo na atualidade, nosso modo de pensar e ver o mundo ainda contém influências advindas dessa época.

Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposições abaixo, sobre tais contribuições.
(  ) A principal contribuição dos romanos foi a filosofia. De certo modo, todas as atuais correntes filosóficas fazem referência aos pensadores romanos, seja para afirmá-los, seja para negá-los.

( ) Os jogos olímpicos representam uma das principais contribuições da Grécia antiga para a civilização atual. Muitos esportes hoje praticados têm sua origem naquele período.

(   ) Nosso sistema numérico é uma contribuição direta da sociedade romana, especialmente o conhecimento do zero.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

(A) V – V – V.  
(B) F – V – F.   
(C) V – V – F.
(D) V – F – V.   
(E) F – F – F.

resposta da questão 96: [B]

95.  (UNIP – MODELO ENEM) – Cercado pelas forças inimigas, muito superiores em número, Leônidas decidiu resistir até o fim, juntamente com seus trezentos soldados. Esses homens eram os melhores que a cidade produzira, e todos já haviam assegurado sua descendência. Conta-se que, ao ver tão pequena oposição, Xerxes mandou a Leônidas uma breve mensagem: “Entrega tuas armas.” Recebeu uma resposta igualmente breve: “Vem buscá-las.” Diz-se também que, quando um emissário afirmou ser o exército persa tão numeroso que “suas flechas encobririam o sol”, Leônidas teria respondido: “Melhor; comba te remos à sombra.” Afirma-se ainda que a última ordem do dia de Leônidas foi tão simples quanto as frases anteriores: “Almoço, aqui; jantar, no Hades [reino dos mortos].” 

O texto acima refere-se a um episódio célebre na história da Antiguidade Clássica: a Batalha das Termópilas, na qual uma tropa lutou até o último homem. Assinale a alternativa que menciona a nacionalidade desses combatentes e um traço cultural presente nas frases de seu comandante. 

a) Espartanos – laconismo. 
b) Assírios – militarismo. 
c) Romanos – nacionalismo. 
d) Cartagineses – fatalismo. 
e) Atenienses – xenofobia. 



resposta da questão 95:[A] 
A resistência dos espartanos contra os persas no Desfiladeiro  das Termópilas (480 a.C.) faz parte da Segunda Guerra Médica.  A heroica resistência de Leônidas e seus soldados reflete o  espírito militarista de Esparta e o caráter incisivo de suas frases  evidencia o laconismo (dizer apenas o estritamente necessário) presente na educação espartana. 


96. (G1) A invasão da Grécia pelos dórios, no século XII a.C. , causou grande devastação, forçou parte dos habitantes a fugir (Primeira Diáspora Grega) e mergulhou o país em uma fase de obscuridade. Nesse período — que se estenderia até o século IX a.C.—a população helênica estruturou-se em genos; estes, entre outros aspectos, caracterizaram-se 

a) pelo surgimento da pólis e da noção de Estado. 
b) pela supremacia dos eupátridas e pelo início do escravismo. 
c) pela sociedade estamental e pelo desenvolvimento do comércio marítimo. 
d) pela organização clânica e pela propriedade coletiva da terra. 
e) pela importância da poesia épica, tendo a Ilíada como obra exponencial. 


resposta da questão 96:[D]

Comentário da questão:
O Período Homérico, compreendido entre a invasão dórica e o surgimento da pólis, caracterizou-se pela formação de comunidades autossuficientes denominadas genos, cujos membros eram unidos por laços de parentesco, viviam sob a autoridade de um pater e cultivavam a terra coletivamente. É importante lembrar que a Ilíada e a Odisseia, cuja auto ria é atribuída a Homero, receberam a forma escrita já no Período Arcaico, por volta do século VIII a.C.


97. (PUC – MODELO ENEM) – As conquistas realizadas por Alexandre da Macedônia (conhecido como Alexandre, o Grande), entre 334 e 323 a.C., estenderam-se da Grécia até as margens do Rio Indo. Algumas características dessa expansão e do imenso império dela resultante foram 
a) a imposição de instituições políticas romanas nas áreas conquistadas por Alexandre e a repressão à forma de governo monárquica predominante no Oriente. 
b) o apoio do exército macedônico às revoltas de povos subjugados por outros impérios e a recusa da incorporação de soldados que não fossem macedônios ou gregos às tropas de Alexandre. 
c) a restrição à circulação de mercadorias entre as diversas regiões do Império e a gradativa segmentação e diminuição do comércio interno e externo da Macedônia. 
d) o intercâmbio entre a cultura ocidental e as orientais e o prevalecimento de uma perspectiva universalista sobre a mentalidade voltada para as questões locais. 
e) a obrigatoriedade do uso de uma só língua — o grego — e a proibição da transmissão de ideias e da movimentação de intelectuais entre as diversas partes do Império.


Resposta da questão 97:[D] 

Comentário da questão:
As conquistas de Alexandre Magno foram responsáveis pela fusão dos elementos culturais gregos (helênicos) com as culturas orientais (persa, egípcia e outras), dando origem à civilização helenística. 




98. (Unesp 2011) Para os gregos antigos, a ideia de confronto entre oponentes, até que um dos contendores superasse os demais, atingindo um grau de excelência reconhecido e admirado por todos os circunstantes, era um ritual central em sua cultura. Os gregos faziam com que ele integrasse várias de suas cerimônias, as  mais importante e as mais sagradas.
(Nicolau Sevcenko. A corrida para o século XXI. No loop da
montanha-russa, 2004. Adaptado.)

O texto afirma que as Olimpíadas na Grécia Antiga

a) tinham a função de adequar os corpos dos praticantes às necessidades do mundo do trabalho, tornando-os capazes de produzir mais.
b) permitiam que a população se divertisse, dissolvendo as tensões sociais e facilitando a dominação política por parte dos governantes.
c) estavam integradas a outros aspectos da vida social religiosa, associando-se a momentos de festa e celebração.
d) estimulavam a competitividade e o individualismo, preparando os homens para as disputas profissionais na vida adulta.
e) visavam exercitar e fortalecer os guerreiros, melhorando  sua atuação política e militar nos períodos de guerra.



resposta da questão 98:[C]

Comentário da questão:

Como Sevcenko atesta em sua afirmação, as Olimpíadas adquiriam um significado mais profundo para os gregos,  distanciando-se de qualquer alusão a um momento de diversão ou algum exercício de controle social por parte do Estado. Os jogos estavam amalgamados à própria cultura grega, sendo parte constituinte da identidade que o homem ordinário construía de si mesmo como um heleno.






99. (UFPR) – O Período Helenístico, marcado pela fusão de elementos culturais gregos e orientais, iniciou-se com as conquistas de Alexandre Magno, cujo império se estendeu da Macedônia e Grécia ao vale do Rio Indo.
a) Cite as principais características da cultura helenística, comparando-as com a cultura helênica (grega).
b) Explique a importância da civilização helenística no contexto da Antiguidade Oriental e Ocidental.



resposta da questão 99:
a) Cultura helênica: antropocentrismo, escultura caracterizada pela
idealização e serenidade, arquitetura definida pela moderação das
proporções e regime político democrático.
Cultura helenística: redução da importância do indivíduo, escultura
caracterizada pelo realismo e dramaticidade, arquitetura definida pela monumentalidade e despotismo de origem oriental.

b) Apesar de suas peculiaridades locais, a civilização helenística contribuiu para integrar culturalmente o Mundo Greco-Romano e as populações do Oriente Próximo e Médio.





100. (FATEC 2005) Sabe-se que as mulheres cretenses desfrutaram de direitos e obrigações quase desconhecidos em outras regiões na Antiguidade. Sobre elas afirma-se que:

I. possuíram uma importância que transparecia na religião, uma vez que a sua principal divindade era uma deusa, a Grande-Mãe;
II. apesar de todos os direitos, elas estavam proibidas de participar das cerimônias religiosas e das grandes festas e
III. muitas delas eram caçadoras, pugilistas, fiandeiras, sacerdotisas e até toureiras.

Dessas afirmações está (ão) correta (s) apenas:
a) I.
b) II.
c) I e II.
d) I e III.
e) II e III.



resposta da questão 100:[D]
Comentário da questão:
A afirmação II é falsa porque contradiz tanto o enunciado como a afirmação I, que está correta.


101. (FURG: 2007) Sobre a sociedade espartana clássica, podemos afirmar que

(A) os reis eram escolhidos entre os membros das duas famílias mais importantes, os metecos e os hilotas.

(B) os Éforos, magistrados mais importantes, formavam um colégio de cinco membros que coordenavam o poder religioso dentro da cidade.

(C) a Gerúsia, grupo de anciãos que propunha as leis, atuava como tribunal em várias causas.

(D) a hegemonia de Esparta, que se seguiu à Guerra do Peloponeso foi marcada pela estabilidade política e pela Democracia.

(E) a Assembleia espartana, a Ágora, era formada por homens livres de elevada condição social.


resposta da questão 101:[C]

Nenhum comentário:

Postar um comentário