domingo, 9 de março de 2014

Roteiro de estudos: A descoberta de ouro e a ocupação das regiões mineradoras

Orientação de estudos: A descoberta de ouro e a ocupação das regiões mineradoras


Lista de questões nº 3 - História do Brasil
Expansão territorial e mineração do século XVIII
Foto: Unicamp divulga convocados em quarta chamada no vestibular 2014: http://abr.ai/1kDem5I

Teste seu conhecimentos sobre a descoberta de ouro e a ocupação das regiões mineradoras
1. (PITÁGORAS) Analise as informações referentes ao processo de povoamento e urbanização da colônia brasileira apresentadas nos mapas.


 



NOVAIS, Fernando, Org. História da Vida Privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. Vol.I, p.19


Que transformações ocorridas na colônia justificam as variações apresentadas nos mapas?

a) A decadência das exportações de açúcar e o avanço da cafeicultura.
b) A elevada demanda externa pela borracha natural e o aumento da produção de algodão. 
c) A expansão da pecuária extensiva e a descoberta de metais preciosos.
d) O esgotamento das minas e a ampliação das exportações de charque.
e) O surto manufatureiro para atender à demanda interna e a ampliação das exportações de tabaco.




resposta da questão 1: [C]

Comentário da questão:
A observação dos mapas nos permite fazer uma comparação acerca do processo de ocupação do território da América portuguesa. No século XVII, percebe-se pela análise do mapa que a concentração populacional dos colonizadores portugueses estava restrita à faixa litorânea, ao passo que durante o século XVIII ocorreu um gradual processo de interiorização da presença lusitana em solo brasileiro. Entre os fatores que contribuíram para esse fato estão a criação de gado e as expedições bandeirantes.


2. (FATEC) "Cada ano, vêm nas frotas quantidade de portugueses e de estrangeiros, para passarem às minas. Das cidades, vilas, recôncavos e sertões do Brasil, vão brancos, pardos e pretos, e muitos índios, de que os paulistas se servem. A mistura é de toda a condição de pessoas: homens e mulheres, moços e velhos, pobres e ricos, nobres e plebeus, seculares e clérigos, e religiosos de diversos institutos, muitos dos quais não têm no Brasil convento nem casa."

(André João Antonil, "Cultura e opulência no Brasil por suas drogas e minas".)


Nesse retrato descrito pelo jesuíta Antonil, no início do século XVIII, o Brasil colônia vivia o momento


a) do avanço do café na região do Vale do Ribeira e em Minas Gerais. Portugal, no início do século XVIII, percebeu a importância do café como a grande riqueza da colônia, passou então a enviar mais escravos para essa região e a controlá-la com maior rigor.
b) da decadência do cultivo da cana-de-açúcar no nordeste. Em substituição a esse ciclo, a metrópole passou a investir no algodão; para tanto, estimulou a migração de colonos para a região do Amazonas e do Pará. Os bandeirantes tiveram importante papel nesse período por escravizar indígenas, a mão-de-obra usada nesse cultivo. 
c) da descoberta de ouro e pedras preciosas no interior da Colônia. A Metrópole, desde o início do século XVIII, buscou regularizar a distribuição das áreas a serem exploradas; como forma de impedir o contrabando e recolher os impostos, criou um aparelho administrativo e fiscal, deslocando soldados para a região das minas.
d) da chegada dos bandeirantes à região das minas gerais. Os bandeirantes descobriram o tão desejado ouro, e a Metrópole se viu obrigada a impedir a corrida do ouro; para tanto, criou leis impedindo o trânsito indiscriminado de pessoas na região, deixando os bandeirantes como os guardiões das minas. 
e) do esgotamento do ouro na região das minas. Sua difícil extração levou pessoas de diferentes condições sociais para as minas, em busca de trabalho, e seu esgotamento dividiu a região em dois grupos - de um lado, os paulistas, e, de outro, os forasteiros, culminando no conflito chamado de Guerra dos Emboabas.






resposta da questão 2:[C]
Comentário da questão:
As medidas enumeradas na alternativa c refletem o esforço fiscalista da metrópole portuguesa, tendo em vista o crescente desequilíbrio de suas contas externas.


3. (UFG) Leia o fragmento a seguir: [...] pois que sendo menor o número das fábricas de minerar que ficam ao sul de São Félix, elas renderam ao quinto na Casa Real de Fundição, em 1777, 216 marcos de ouro, e as do norte, 38 marcos. Isso demonstra que, apesar da maior extensão do terreno e o maior número de escravos ocupado no exercício de minerar  há muito extravio do ouro e a necessidade de empregar a maior vigilância para evitar esse roubo no norte.

Relatório do governador José de Vasconcelos. In: PALACÍN, Luís et al. "História de Goiás em documentos". Goiânia: Ed. da UFG, 2001. p. 97-98. [Adaptado].


O documento acima ressalta as dificuldades da coleta do tributo régio do quinto.

No que se refere à mineração na capitania de Goiás colonial e ao controle da extração aurífera,

a) explique a razão da diferença de arrecadação do quinto entre as regiões mineradoras do norte e do sul;

b) analise a função desempenhada pelas duas Casas Reais de Fundição (Vila Boa e São Félix).



resposta da questão 3:


a) O ouro bruto era mais facilmente contrabandeado no norte.


b) Casas de Fundição eram casas onde o ouro extraído no Brasil, no período colonial, era fundido.Todo o ouro encontrado nas minas auríferas era transformado em barras para facilitar a cobrança de impostos. Junto com a casa de fundição, geralmente, ficava a casa de quintos, em que a quinta parte do ouro (20%) era retirada para o rei. O restante era devolvido em forma de barras fundidas acompanhadas de um certificado que legitimava sua posse.





4. (UFRJ) O mapa abaixo indica as principais rotas de abastecimento para Minas Gerais durante o século XVIII.


 


LEGENDA:

1 - Buenos Aires 
2 - Montevidéu
3 - São Paulo
4 - Santos
5- São João Del Rei
6 - Mariana
7 - Vila Rica e Sabará
8 - Diamantina
9 - Rio de Janeiro
10 - Salvador
11 - Recife
12 - Olinda
13 - Natal
14 - Fortaleza
15 - São Luís


a - gado
b - da Região Platina: gado
c - da África: escravos
d - da Europa: manufaturas, azeite
e - da Europa: manufaturas, sal, ferro 
f - do Nordeste: escravos
g - da África: escravos
h - escravos, gado 
i - escravos



Identifique duas consequências estritamente demográficas relacionadas à expansão da atividade mineradora da região das Gerais na época considerada.


resposta da questão 4:

Comentário da questão:
Grande crescimento populacional em decorrência da corrida do ouro, a composição da sociedade brasileira se tornou mais complexa, dinâmica e mais urbanizada.



5. (UFMG) Em relação à política de abastecimento das autoridades metropolitanas para a Capitania de Minas Gerais, os fatores econômicos foram menos determinantes que os políticos. Essa afirmação justifica-se porque tais autoridades


a) se encarregavam de estocar os alimentos e de reparti-los entre todos os moradores da região, evitando a ação dos atravessadores.
b) adotavam medidas para evitar a escassez de produtos, especialmente a carne, buscando impedir motins e tumultos na região.
c) concentravam as sesmarias nas mãos de indivíduos com grandes plantéis de escravos, tendo em vista a expansão da monocultura.
d) distribuíam as datas visando ao aumento da safra anual de grãos, que atenderia às demandas da população.



resposta da questão 5:[B]

Comentário da questão:
A principal preocupação das autoridades metropolitanas era manter a ordem pública na Capitania de Minas Gerais, evitando assim possíveis motins ou revoltas generalizadas, para isso procurou garantir o abastecimento de víveres para a região.



6. (FGV) "(...) a terra que dá ouro esterilíssima de tudo o que se há mister para a vida humana (...). Porém, tanto que se viu a abundância de ouro que se tirava e a largueza com que se pagava tudo o que lá ia, (...) e logo começaram os mercadores a mandar às minas o melhor que chega nos navios do Reino e de outras partes, assim de mantimentos, como de regalo e de pomposo para se vestirem, além de mil bugiarias de França (...) E, a este respeito, de todas as partes do Brasil se começou a enviar tudo o que a terra dá, com lucro não somente grande, mas excessivo. (...) E estes preços, tão altos e tão correntes nas minas, foram causa de subirem tanto os preços de todas as coisas, como se experimenta nos portos das cidades e vilas do Brasil, e de ficarem desfornecidos muitos engenhos de açúcar das peças necessárias e de padecerem os moradores grande carestia de mantimentos, por se levarem quase todos aonde hão de dar maior lucro."


(Antonil, "Cultura e opulência do Brasil", 1711)


No texto, o autor refere-se a uma das consequências da descoberta e exploração de ouro no Brasil colonial. Trata-se

a) do desenvolvimento de manufaturas para abastecer o mercado interno.
b) da inflação devido à grande quantidade de metais e procura por mercadorias. 
c) do incremento da produção de alimentos e tecidos finos na área das minas.
d) da redução da oferta de produtos locais e importados na região mineradora.
e) do desabastecimento das minas devido à maior importância das vilas litorâneas.




resposta da questão 7:[B]

Comentário da questão:
Antonil faz referência, em seu texto, ao fato de a região mineradora ter uma grande necessidade de abastecimento, haja vista “a terra que dá ouro (ser) esterilíssima de tudo o que se há mister para a vida humana“.
Apesar desse abastecimento, o texto deixa claro que houve uma alta dos preços dos produtos consumidos na
colônia devido ”à grande quantidade de metais e procura por mercadorias”, como afirma a alternativa B.







7. (UFMG) Leia o trecho de documento.



Senhor. Sendo como é a obrigação a primeira virtude, porque importa pouco zelar cada um o seu patrimônio, e descuidar-se da utilidade alheia quando lhe está recomendada, se nos faz preciso representar a Vossa Majestade a opressão universal dos moradores destas Minas involuta no arbítrio atual de se cobrarem os [impostos] de Vossa Majestade devidos, podendo ser pagos com alguma suavidade de outra forma sem diminuição do que por direito está Vossa Majestade recebendo, na consideração de que sejam lícitos os fins se devem abraçar os meios mais toleráveis...


REPRESENTAÇÃO DO SENADO DA CÂMARA DE VILA RICA AO REI DE PORTUGAL, 26 de dezembro de 1742.


Nesse trecho, os oficiais da Câmara de Vila Rica estão-se referindo à cobrança do

a) dízimo eclesiástico, imposto que incidia sobre os diamantes extraídos no Distrito Diamantino. 
b) foro enfitêutico, tributo cobrado proporcionalmente à extensão das sesmarias dos mineradores. 
c) quinto do ouro, imposto cobrado por meio da capitação, que taxava também outras atividades econômicas.
d) subsídio voluntário, destinado a cobrir as despesas pessoais do Rei de Portugal.


resposta da questão 6:[C]
Comentário da questão:
A solicitação do Senado da Câmara de Vila Rica enviada ao rei de Portugal reivindica uma diminuição da opressiva cobrança de impostos sobre a região mineradora. 




8. (Unicamp) O francês Saint-Hilaire, ao visitar no século XIX a região do Distrito dos Diamantes (Minas Gerais), explicou da seguinte maneira como ela fora criada no século XVIII: "Tendo o governo reconhecido que a extração de diamantes por arrendadores era frequentemente acompanhada por fraudes e abusos, resolveu explorar por sua própria conta as terras diamantinas (...). O Distrito dos Diamantes ficou como que isolado do resto do Universo; situado em um país governado por um poder absoluto, esse distrito foi submetido a um despotismo ainda mais absoluto."


(Auguste de Saint-Hilaire, VIAGEM PELO DISTRITO DOS DIAMANTES E LITORAL DO BRASIL, Belo Horizonte, Ed. Itatiaia/São Paulo, Editora Universidade São Paulo, 1974, vol. 5, p. 14.)


a) Quais as razões pelas quais era importante para a Coroa Portuguesa que o Distrito Diamantino ficasse "como que isolado do resto do Universo"?


b) Como se dava a exploração das minas por parte da Coroa Portuguesa?



resposta da questão 8:

a) Garantia do controle total da extração de diamantes por meio do monopólio estatal.

b) Pelo monopólio real realizado por um contratador que, ao garanti-lo, ganhava uma parte.





9. (PUCPR) Em 1703, estipulou a compra de vinho português pela Inglaterra em troca da importação de tecidos ingleses por Portugal. O texto se refere ao Tratado de:

a) Fontainebleau.
b) Madri.
c) Methuen.
d) Utrecht.
e) Londres.



resposta da questão 9:[C]

Comentário da questão:
Ficou conhecido como Tratado de Methuen, ou tratado de Panos e Vinhos, um acordo entre Portugal e Inglaterra vigente entre 1703 e 1836 e que envolvia a troca entre os produtos têxteis ingleses e o vinho português. Seu nome é uma referência ao embaixador britânico que dirigiu as respectivas negociações. O tratado é muitas vezes mencionado como um dos fatores de supressão da indústria portuguesa e consequente atrelamento da economia do país à britânica, levando em última instância a economia portuguesa a uma estagnação.




10. (FUVEST) Em 1703, é assinado o Tratado de Methuen entre Portugal e Inglaterra. Esse acordo, segundo Celso Furtado, "significou para Portugal renunciar a todo o desenvolvimento manufatureiro e implicou transferir para a Inglaterra o impulso dinâmico criado pela produção aurífera no Brasil". Explique o que foi o Tratado de Methuen e discuta a afirmativa de Celso Furtado.




resposta da questão 10:

O tratado de Methuen, também chamado de "tratado dos Panos e Vinhos", estabelecia que Portugal poderia exportar vinhos para a Inglaterra pagando tarifas alfandegárias preferenciais; e com isso, a Inglaterra venderia seus tecidos (melhores e mais baratos que os panos portugueses) a Portugal sem quaisquer taxas aduaneiras. Com isso, as manufaturas portuguesas não puderam suportar a concorrência britânica. Conseqüentemente, o ouro brasileiro foi canalizado para a Inglaterra, a fim de cobrir o déficit comercial português. Por todos esses aspectos, Celso Furtado concluiu que o tratado de Methuen criou condições favoráveis à intensificação da acumulação capitalista que colaborou com a Revolução Industrial inglesa do século XVIII.



11. (UFpel) O desenvolvimento desigual entre os povos, na atualidade, tem suas origens em limitações históricas, como:



ALVARÁ DE 1785


Eu, a Rainha, faço saber aos que este alvará virem que, sendo-me presente o grande número de fábricas, manufaturas que de alguns anos a esta parte se têm difundido em diferentes capitanias do Brasil, com grave prejuízo da cultura e da lavoura, e da exploração das terras minerais daquele vasto continente; [...] hei de por bem ordenar que todas as fábricas, manufaturas, ou teares de galões, de tecidos - excetuando tão-somente aqueles dos ditos teares e manufaturas em que se tecem ou manufaturam fazendas gorssas de algodão, que servem para o uso e vestuário dos negros, para enfardar e empacotar fazendas e para outros ministérios semelhantes -, e todas as demais sejam extintas e abolidas em qualquer parte onde se acharem nos meus domínos do Brasil. [adaptado]


A intenção da rainha, expressa no texto, foi

a) promover a concentração dos recursos coloniais na monocultura cafeeira da exportação e numa industrialização substitutiva.
b) manter a economia colonial embasada no algodão, que dominou o valor das exportações no século XVIII.
c) subordinar os interesses brasileiros ao Tratado de Methuen, fazendo com que o ouro brasileiro acabasse em Portugal, através da Inglaterra.
d) acelerar a industrialização portuguesa em detrimento do desenvolvimento agrícola brasileiro.
e) evitar que, na fase do ciclo da mineração, ocorresse um desenvolvimento industrial no Brasil, concorrendo com a Metrópole.



resposta da questão 11:[E]

Comentário da questão:
O alvará de d. Maria I que proíbe o estabelecimento de fábricas e manufaturas no Brasil, argumentando que, com o desenvolvimento das fábricas e manufaturas, os colonos deixavam de cultivar e explorar as riquezas da terra, e de fazer prosperar a agricultura nas sesmarias, conforme haviam prometido aqueles que as receberam. Para que a agricultura e a extração de ouro e diamantes não enfraqueçam por "falta de braços", a rainha decide proibir todo tipo de fábrica e manufatura têxtil no Brasil, com exceção daquelas que produzissem tecidos grosseiros que servissem para vestuário dos negros e empacotamento de fazendas e outros gêneros. Caso se desobedecesse ao alvará, o fabricante teria que pagar multa para a justiça e a quem lhe houvesse denunciado.




12. (UEL) Leia os documentos a seguir.



"Sua Sagrada Majestade El-Rei de Portugal promete, tanto em seu próprio Nome, como no nome de Seus Sucessores, admitir para sempre, de aqui em diante, no Reino de Portugal os panos de lã e mais as fábricas de lanifício de Inglaterra, como era costume até os tempos em que foram proibidos pelas leis, não obstante qualquer condição em contrário." 

(Tratado de Methuen, entre Inglaterra e Portugal, em 1703. Disponível em: Acesso em: 30 set. 2004.) 

"Eu a rainha faço saber aos que este alvará virem [...] que sendo-me presente o grande número de fábricas e manufaturas que [...] têm se difundido em diferentes capitanias do Brasil, com grave prejuízo da cultura, e da lavoura, e da exploração das terras minerais naquele vasto continente; porque havendo uma grande e conhecida falta de população, é evidente que, quanto mais se multiplicar o número de fabricantes, mais diminuirá o dos cultivadores; [...] hei por bem ordenar que todas as fábricas, manufaturas ou teares [...] excetuando-se tão somente aqueles [...] em que se tecem, ou manufaturam, fazendas grossas de algodão, que servem para o uso e vestuário de negros, para enfardar, para empacotar, [...]; todas as mais sejam extintas e abolidas por qualquer parte em que se acharem em meus domínios do Brasil."


(Alvará de Dona Maria I sobre a manufatura no Brasil, em 1785. Disponível em: Acesso em: 30 set. 2004.)


Com base nos documentos, é correto afirmar:


a) Ao contrário da Inglaterra, a manufatura não se desenvolveu no Brasil devido à ausência de vocação para a industrialização.
b) As restrições da metrópole ao desenvolvimento manufatureiro no Brasil justificaram-se pela concorrência dos produtos ingleses, considerados de melhor qualidade.
c) No século XVIII, a Coroa portuguesa aumentou o controle sobre a Colônia enquanto submeteu o seu reino aos interesses comerciais ingleses.
d) As medidas proibitivas dos portugueses contra as manufaturas da Colônia representaram um afrouxamento no monopólio comercial, favorecendo os setores rurais.
e) No século XVIII, Portugal e Inglaterra adotaram medidas conjuntas visando estimular a produção e o comércio das manufaturas em suas respectivas colônias.



resposta da questão 12:[C]

Comentário da questão:
No decorrer do século XVIII, a Metrópole enrijeceu a cobrança de impostos sobre a América Portuguesa com o objetivo de sustentar a sua onerosa burocracia estatal e como forma de conseguir recursos suficientes para pagar suas pesadas dívidas em relação a Inglaterra.





13. (Unesp) As minas do Brasil se vão de dia em dia acabando, como mostra a experiência; muitas delas já não dão nem para as despesas; antigamente (...) tirava-se tanto que só a capitania das Minas Gerais pagava dos direitos dos quintos cem arroubas de ouro todos os anos.

(J. J. da Cunha Azeredo Coutinho. Discurso sobre as minas do Brasil, 1804.)


a) Aponte uma das causas do declínio da produção aurífera na região das Minas Gerais na época em que o texto foi escrito.

b) Indique duas conseqüências econômicas da atividade mineradora para a Colônia.



resposta da questão 13:

a) Entre as causas para o declínio da produção aurífera no Brasil colonial, pode-se destacar o próprio esgotamento do ouro a partir de meados do século XVIII devido aos processos técnicos precários na atividade mineradora.

b) Uma consequência da mineração no período colonial do Brasil, foi a elevação dos preços de produtos tanto de origem interna quanto externa, em função da elevada demanda  e a pouca oferta quando teve início a corrida do ouro. A outra foi o desenvolvimento do comércio interno devido o afluxo de produtos originários de outras regiões para as Minas Gerais. 






14. (Unifesp) Estima-se que entre 1700 e 1760 aportaram em nosso litoral, vindas de Portugal e das ilhas do Atlântico, cerca de 600 mil pessoas, em média anual de 8 a 10 mil.

Sobre essa corrente imigratória, é correto afirmar que
a) continuava a despejar, como nos dois séculos anteriores, pessoas das classes subalternas, interessadas em fazer fortuna na América portuguesa.
b) era constituída, em sua maioria, e pela primeira vez, de negros trazidos para alimentar a voracidade por mão-de-obra escrava nas mais variadas atividades.
c) tratava-se de gente da mais variada condição social, atraída principalmente pela possibilidade de enriquecer na região das Minas.
d) representava uma ruptura com a fase anterior, pelo fato de agora ser atraída visando satisfazer a retomada do ciclo açucareiro e o início do algodoeiro.
e) caracterizava-se pelo grande número de cristãos-novos e pequenos proprietários rurais, atraídos pelas lucrativas atividades de abastecer o mercado interno.


resposta da questão 14:[C]

Comentário da questão:


Você percebe que estamos vivendo a plenitude do século XVIII, e que nessa época houve uma grande imigração lusa. E por que viriam para o Brasil ? por causa das riquezas auríferas, e portanto a região que receberá tantos portugueses é Minas Gerais. Logo a resposta é a letra C.



15. O Tratado de Methuen, firmado em 1703 entre Portugal e Inglaterra, estabelecia:

a) livre entrada de tecidos e outros manufaturados ingleses.
b) empréstimos ingleses, a longo prazo, para serem aplicados em um
esforço de industrialização.
c) igualdade tarifária para os vinhos portugueses e franceses.
d) permissão de entradas de capitais ingleses no Brasil.
e) prioridade às mercadorias portuguesas no comércio com a Inglaterra.


resposta da questão 15:[A]

Comentário da questão:
Este tratado também recebe o nome de Acordo dos Panos e Vinhos, garantindo paras os ingleses os mercados para seus tecidos e outros artigos manufaturados, deixando a balança lusitana deficitária. 


16. (Ufv) A exploração de depósitos auríferos nas Minas Gerais provocou uma série de mudanças na Colônia e nas suas relações com a Metrópole. Com relação aos efeitos da economia mineradora, é INCORRETO afirmar que:


a) contribuiu para o deslocamento do centro econômico colonial das capitanias do Nordeste para a região das minas, onde a ação fiscal e administrativa do governo se tornou menos rígida.
b) deu origem a uma sociedade com maior mobilidade social e distribuição de riqueza do que aquela que se formou no Nordeste em função da produção açucareira.
c) foi acompanhada da eclosão de diversas rebeliões, sendo a mais conhecida a Inconfidência Mineira, considerada o principal movimento de contestação do estatuto colonial.
d) atraiu legiões de imigrantes de vários pontos do Império Português e de outros países, contribuindo também para o aumento das importações de escravos africanos.
e) incentivou as artes em geral, com destaque para o estilo barroco, que não tinha a exuberância do barroco europeu, mas denotava a busca de uma expressão artística própria.



resposta da questão 16:[A]

Comentário da questão:
A fiscalização sobre a tributação colonial nas regiões mineradoras era extremamente rigoroso, não obstante isso não foi o suficiente para eliminar o contrabando do ouro das Minas Gerais.






17. (CESGRANRIO 2010)


FREIRE, Américo e outros. História em curso – O Brasil e suas relações com o mundo ocidental. Rio de Janeiro: FGV, 2008, p. 91.



A justificativa das cifras apresentadas é que: 
a) os preços das mercadorias em São Paulo tornaram-se os menores do Brasil com a urbanização e o povoamento das regiões mineradoras, já que os trabalhadores e, consequentemente, os consumidores migraram para o interior da colônia. 
b) os preços tornaram-se elevados na região das Minas, devido à necessidade de abastecimento da população em crescimento, à dificuldade de acesso à região e à pequena disponibilidade de mão de obra, empregada preferencialmente na mineração. 
c) os preços tornaram-se exorbitantes na área da mineração porque não havia disponibilidade de mão de obra na região mineira, já que a escravidão era proibida e todo e qualquer trabalho deveria ser assalariado ou contratado. 
d) os preços elevados dos alimentos e do transporte na região das Minas serviu como atrativo para a manutenção da população que retornava para a área açucareira de Pernambuco e constituiu uma tentativa de manter Minas Gerais como polo econômico da colônia. 
e) o alto valor das mercadorias, com a decadência da mineração, foi mantido pela Corte Portuguesa, atendendo aos comerciantes mineiros, como forma de garantir seu poder político e frear o deslocamento da população para São Paulo, onde já corriam boatos sobre a emancipação. 


resposta da questão 17:[B] 
Comentário da questão:
 A mineração no Brasil do século XVIII, em razão do grande afluxo de pessoas e das dificuldades impostas pelas distâncias das Minas Gerais em relação a outras áreas da colônia, gerou as mais variadas, sobretudo de produtos e serviços, o que naturalmente levaria à elevação dos preços. 


18. (UFG 2010/2) Leia o texto a seguir. 
[…] se me representou que, pelas notícias que tinham adquirido com as entradas que haviam feito pelos sertões dessa América, se lhes fazia certo haver neles minas de ouro e prata, e pedras preciosas, cujo descobrimento senão havia intentado pela distância em que ficaram as tais terras, aspereza dos caminhos, e povoações de índios bárbaros que nelas se achavam aldeados; […] e porque deste descobrimento de minas podiam resultar grandes interesses à minha fazenda, se ofereciam a me irem fazer esse serviço tão particular, à sua custa, não só conquistando com guerra aos gentios bárbaros que se lhes opuserem mas também procurando descobrir os haveres que nas ditas terras esperavam achar, […] e que fazendo o serviço que se ofereciam esperavam ser-lhes remunerado com as honras e prêmios. 

 João V ao pedido de licença dos bandeirantes, 14 de fevereiro de 1721. In: PALACÍN; GARCIA; AMADO. História de Goiás em documentos. Goiânia: Editora da UFG, 1995. 


O documento remete às relações entre o Rei e os súditos, no período colonial no Brasil, estabelecendo que 
a) a exploração aurífera seria feita com base nos investimentos da Coroa nas expedições. 
b) os gentios seriam protegidos por meio da proibição de sua escravização. 
c) o conhecimento da fauna e da flora do sertão seria prioritário para os interesses da Coroa. 
d) a recompensa dos bandeirantes estaria assegurada em caso de sucesso da expedição. 
e) as expedições em áreas distantes e infestadas de gentios seriam excluídas do patrocínio real. 


resposta da questão 18:[D] 

Comentário da questão:
 Normalmente, protegidos por leis, os índios (gentios) são vistos como impedimento à atividade dos bandeirantes, que poderia garantir lucros à “fazenda” real. No documento, o rei dá a entender que os bandeirantes podem cumprir a missão de buscar as riquezas minerais e que o confronto com os índios nesses casos é admissível. 


19. (Fuvest 2010/11) “E o pior é que a maior parte do ouro que se tira das minas passa em pó e em moeda para os reinos 
estranhos e a menor quantidade é a que fica em Portugal e nas cidades do Brasil...”. 
João Antonil. Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas, 1711. 

Esta frase indica que as riquezas minerais da colônia: 
a) produziram ruptura nas relações entre Brasil e Portugal. 
b) foram utilizadas, em grande parte, para o cumprimento do Tratado de Methuen entre Portugal 
e Inglaterra. 
c) prestaram-se, exclusivamente, aos interesses mercantilistas da França, da Inglaterra e da Alemanha. 
d) foram desviadas, majoritariamente, para a Europa por meio do contrabando na região do rio da Prata. 
e) possibilitaram os acordos com a Holanda que asseguraram a importação de escravos africanos. 



resposta da questão:[B]

Comentário da questão:
 A expressão “reinos estranhos”, presente no texto de Antonil, não especifica a quem era remetida a maior parte do ouro extraído nas Minas Gerais do período colonial do Brasil. No entanto, por associação com a referência ao Tratado de Methuen na alternativa B, chega-se à alternativa correta, pois de fato esse tratado foi o mais expressivo sobre a dependência de Portugal em relação à Inglaterra, iniciada em 1641 após a chamada Restauração que pôs fim à União Ibérica. Pelo tratado, a balança comercial portuguesa era sempre deficitária, sendo o déficit coberto com boa parte do ouro brasileiro remetido a Portugal. 


20. (UFRRJ 2005) Cada ano, vêm nas frotas quantidade de portugueses e de estrangeiros, para passarem às minas. Das cidades, vilas, recôncavos e sertões do Brasil, vão brancos, pardos e pretos, e muitos índios, de que os paulistas se servem. A mistura é toda a condição de pessoas (...)


ANTONIL. "Cultura e opulência do Brasil". São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967, p. 264.


O processo de ocupação do sertão e extração de ouro e diamantes ao longo do século XVIII permitiu

a) a articulação econômica de regiões até então dispersas, juntamente com a formação de um mercado interno. 
b) a perpetuação do sistema de feitorias, apesar da desaprovação da coroa portuguesa. 
c) o rompimento do Tratado de Methuen assinado entre Portugal e Inglaterra.
d) a eliminação do comércio de contrabando nas relações entre metrópole e colônia. 
e) o aprofundamento das relações comerciais entre o Brasil e as 13 colônias inglesas na América.


resposta da questão 20:[A]

Comentário da questão:
Ao abrir-se como um grande mercado, a mineração foi responsável pela articulação econômica da colônia, integrando não apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, mas também, através de São Paulo, a região sulina como um todo. O gado muar era essencial como meio de transporte. E o principal centro produtor estava localizado na região platina, que, tradicionalmente, fornecia esse gado para as minas peruanas. Com a decadência destas últimas, um novo estimulo para a sua criação veio de Minas. Assim se intensificou a ocupação da região platina, que resultou, no final, na incorporação do Rio Grande do Sul ao domínio português.




21. (FUVEST) Observando o mapa a seguir, explique:



a) Dois fatores que contribuíram para a configuração territorial alcançada pelo Brasil no século XVIII.


b) O princípio que norteou o Tratado de Madrid.


resposta da questão 21:

a) O avanço das expedições bandeirantes, a exploração das drogas do sertão, as fortificações militares, as missões jesuíticas, a pecuária, entre outros.

b) O princípio que norteou o Tratado de Madrid foi o "Uti possidetis" do Direito Romano, ou seja, quem utiliza tem a posse. Dessa forma, Portugal assegurou a posse dos territórios conquistados.





22. (UFRRJ 2004) Leia o texto a seguir sobre a economia mineradora no Brasil colônia. Minas Gerais rural dos anos pioneiros apresentava feições que contrastavam gritantemente com a economia latifundiária de "plantation" do litoral. O surto do ouro criara, pela primeira vez, um mercado a centenas de quilômetros da costa para produtos como cachaça e açúcar, até então apenas exportados. 
KENETH M. "A Devassa da Devassa". A Inconfidência Mineira: Brasil e Portugal 1750-1808. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. p.110. 

A descoberta dos filões de ouro nas Gerais acelerou o processo de interiorização da colônia no final dos seiscentos e acentuou o movimento migratório em direção ao sul.

a) Discuta a principal alteração na economia colonial introduzida pela produção aurífera, segundo a abordagem do texto acima.
b) Cite uma medida da Coroa de normatização da arrecadação de tributos na região das minas, no sentido de controlar o contrabando e maximizar suas receitas.



resposta da questão 22:
a) Surgiu um expressivo mercado interno por conta da exploração do ouro.
b) O Governo criou as Casas de Fundição e a cobrança do quinto.



23.  (UFMG) Observe este mapa:



Mapa das Cortes [Mapa do Rio de Janeiro]. Mapoteca do Itamaraty, Rio de Janeiro. Esse mapa serviu de base aos representantes das Coroas portuguesa e espanhola para o estabelecimento do Tratado de Madrid, assinado em 1750, que definiu os novos limites na América entre as terras pertencentes a Portugal e à Espanha. 

Considerando-se essa informação, é CORRETO afirmar que o Tratado de Madrid


a) substituiu o Tratado de Tordesilhas e conferiu às possessões lusas e espanholas na América uma feição mais próxima do que tinha sido a efetiva ocupação de terras pelas duas Coroas. 
b) estabeleceu uma conformação do território brasileiro muito distante da sua aparência atual, por ter respeitado espaços previamente ocupados pelos espanhóis no Continente Americano.
c) manteve, com poucas alterações, o que já estava estabelecido pelos tratados anteriormente negociados entre as monarquias de Portugal e da Espanha, desde a Bula Intercoetera, editada em 1493.
d) levou Portugal a desistir da soberania sobre grande parte da Amazônia em troca do controle da bacia do Prata, área estratégica para o domínio do interior do Brasil após a descoberta de ouro.




resposta da questão 23:[A]
Comentário da questão:

O Tratado de Madrid, em 1750, reconhece, com base no direito de posse da terra por quem a usa (o uti possidetis - do direito romano), a presença luso-brasileira em grande parte do território. No Norte e no Centro-Oeste, não houve problemas de maior em acertar limites, devido ao pequeno interesse espanhol nessas regiões. No Sul, a negociação foi muito conturbada. A Espanha exige o controlo do rio da Prata, por sua importância econômica e estratégica, e aceita a Colônia do Sacramento, portuguesa, em troca da manutenção da fronteira brasileira no atual Rio Grande do Sul.




24. (Unesp) "E o pior é que a maior parte do ouro que se tira das minas passa em pó e em moedas para os reinos estranhos e a menor é a que fica em Portugal e nas cidades do Brasil, salvo o que se gasta em cordões, arrecadas e outros brincos, dos quais se vêem hoje carregadas as mulatas de mau viver e as negras, muito mais que as senhoras".



(André João Antonil. "Cultura e opulência do Brasil", 1711.)


No trecho transcrito, o autor denuncia:

a) a corrupção dos proprietários de lavras no desvio de ouro em seu próprio benefício e na compra de escravos.
b) a transferência do ouro brasileiro para outros países em decorrência de acordos comerciais internacionais de Portugal.
c) o prejuízo para o desenvolvimento interno da colônia e da metrópole gerado pelo contrabando de ouro brasileiro.
d) o controle do ouro por funcionários reais preocupados em esbanjar dinheiro e dominar o poder local.
e) a ausência de controle fiscal português no Brasil e o desvio de ouro para o exterior pelos escravos e mineradores ingleses.



resposta da questão 24:[C]


Comentário da questão:

O jesuíta Antonil denunciava o prejuízo, para a colônia e a metrópole, do contrabando de ouro, o que se observa em “o pior é que a maior parte do ouro (...) passa em pó e em moedas para os reinos estranhos”. Embora os ingleses tenham sido os maiores beneficiários do ouro brasileiro, devido à dependência portuguesa consolidada no Tratado de Methuen (“Panos e Vinhos”, 1703), Antonil não fez referência ao acordo, nem à corrupção ou ao contrabando.



25. (Cesgranrio) A ocupação do território brasileiro, restrita, no século XVI, ao litoral e associada à lavoura de produtos tropicais, estendeu-se ao interior durante os séculos XVII e XVIII, ligada à exploração de novas atividades econômicas e aos interesses políticos de Portugal em definir as fronteiras da colônia.


As afirmações a seguir relacionam as regiões ocupadas a partir do século XVII e suas atividades dominantes.
I. No vale amazônico, o extrativismo vegetal - as drogas do sertão - e a captura de índios atraíram os colonizadores.
II. A ocupação do pampa gaúcho não teve nenhum interesse econômico, estando ligada aos conflitos luso-espanhóis na Europa.
III. O planalto central, nas áreas correspondentes aos atuais estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, foi um dos principais alvos do bandeirismo, e sua ocupação está ligada à mineração.
IV. A zona missioneira no sul do Brasil representava um obstáculo tanto aos colonos, interessados na escravização dos indígenas, quanto a Portugal, dificultando a demarcação das fronteiras.
V. O sertão nordestino, primeira área interior ocupada no processo de colonização, foi um prolongamento da lavoura canavieira, fornecendo novas terras e mão de obra para a expansão da lavoura.


As afirmações corretas são
a. somente I, II e IV.
b. somente I, II e V.
c. somente I, III e IV.
d. somente II, III e IV.
e. somente II, III e V


resposta da questão 25:[C]

Comentário da questão:

No sertão nordestino, primeira área de interiorização da colonização, desenvolveu-se a pecuária, empregando mão de obra livre. No século XVIII, a ocupação do Sul ligou-se a interesses econômicos – a expansão da pecuária no pampa gaúcho, que ganhou impulso ao fornecer gado para a região mineradora – e estratégicos – a proximidade da foz do rio da Prata, que permitia o acesso a terras espanholas.


26. (Uece) A corrida do ouro em Minas Gerais no final do século XVII trouxe uma riqueza muito grande para a Coroa portuguesa mas também exigiu muitos esforços no sentido de fiscalizar a produção e punir o contrabando. Assinale a expressão correta a respeito das medidas fiscais empreendidas por Portugal na área das minas:


a) apesar dos protestos dos fidalgos encarregados da arrecadação, a Coroa portuguesa evitava pressionar os produtores através das derramas, limitando-se a aumentar os impostos. 
b) sem conseguir se impor aos proprietários das minas, a administração colonial passou a permitir a livre comercialização do ouro, arrecadando impostos nos portos e nas estradas.
c) a administração colonial instalou as casas de fundição para regulamentar a produção do ouro e arrecadar mais impostos, obtendo total apoio dos proprietários das minas. 
d) ao aumentar a carga fiscal e as casas de fundição, a Coroa logrou aumentar a arrecadação de impostos, mas provocou a revolta dos proprietários das minas.



resposta da questão 26:[D]

27. (UFV-MG) "O ouro brasileiro deixou buracos no Brasil, templos em Portugal e fábricas na Inglaterra."

 (Eduardo Galeano)


Explique de que forma os fatos contidos na frase anterior estão relacionados historicamente.



Resposta da questão 27:

O tratado de Methuen (1703) permitiu drenagem de grande parte do ouro brasileiro para a Inglaterra, que já estava desenvolvendo a sua Revolução Industrial, tendo seu processo acelerado. Quanto à Portugal, tradicionalmente religioso e ligado à Igreja Católica, "investiu" o ouro em conventos (ex: Convento de Mafra) e, o Brasil, "aplicou" em igrejas e teve seu solo esburacado.

28. (FGV) No século XVIII a produção do ouro provocou muitas transformações na colônia. Entre elas podemos destacar:


a) A urbanização da Amazônia, o início do ciclo do tabaco, a introdução do trabalho livre com os imigrantes; 
b) A introdução do trafico negreiro, a integração do índio, a desarticulação das relações com a Inglaterra;
c) A industrialização de São Paulo, a expansão da criação de ovinos em Minas Gerais; 
d) A preservação da população indígena, a decadência da produção algodoeiro, a introdução de operários europeus;
e) O aumento da produção de alimentos, a integração de novas áreas por meio da pecuária e do comércio, a mudança do eixo econômico para o centro-sul.


resposta da questão 20: [E]

29. (PUC-MG) "A sede insaciável do ouro estimulou a tantos a deixarem suas terras e a meterem-se por caminhos tão ásperos como são os das minas, que dificultosamente se poderá dar conta do número das pessoas que atualmente lá estão. Contudo, os que assistem nelas nestes últimos anos por largo tempo, e as correram todas, dizem que mais de trinta mil almas se ocupam, umas em catar, e outras em mandar catar nos ribeiros do ouro, e outras em negociar, vendendo e comprando o que se há mister não só para a vida, mas para o regalo, mais que nos portos do mar."

André João Antonil. Cultura e opulência do Brasil (1711) APUD: Inácio, Inês da C. e DE LUCA, Tânia R. Documentos do Brasil colonial. São Paulo: Ática, 1993. p. 124.

A situação histórica descrita evidencia:

a) a repartição equilibrada dos terrenos auríferos pelos coloniais.
b) a corrida do ouro e as esperanças de enriquecimento fácil.
c) a condição de igualdade entre senhores e escravos na busca do ouro.
d) a mineração como única atividade econômica da região.


resposta da questão 22:[B]

30. (PITÁGORAS) Em realidade, se o ouro criou condições favoráveis ao desenvolvimento interno da colônia, não é menos verdade que o ouro também dificultou o aproveitamento dessas condições ao entorpecer o desenvolvimento manufatureiro da metrópole."

"O ouro deixou buracos no Brasil, igrejas em Portugal e fábricas na Inglaterra."


As expressões acima, muito citadas pelos historiadores, define a herança deixada pela mineração no Brasil. Como consequência:



a) que grande parte do ouro brasileiro era levado para as manufaturas inglesas em função do comércio deficitário entre o Brasil e a Inglaterra, que comprava o algodão bruto e exportava tecidos.
b) O comércio deficitário entre a metrópole portuguesa e o reino inglês favoreceu o escoamento do ouro brasileiro para o setor manufatureiro têxtil da Inglaterra, sobretudo após o tratado de Methuen.
c) A Inglaterra apoderou-se da maior parte do ouro brasileiro através da pirataria e das atividades corsárias.
d) As guerras ocorridas na Europa, nas quais Portugal sempre esteve do lado da Inglaterra, provocaram a transferência de grande parte das riquezas auríferas extraídas do Brasil.
e) A transferência de grande parte das riqueza minerais exercidas do Brasil para a Inglaterra resultou, principalmente, da importação de máquinas e equipamentos pelo reino português.



resposta da questão 23: [B]


31. (Fuvest-SP) Podemos afirmar sobre o período da mineração no Brasil que

a) atraídos pelo ouro, vieram para o Brasil aventureiros de toda espécie, que inviabilizaram a mineração.
b) a exploração das minas de ouro só trouxe benefícios para Portugal. 
c) a mineração deu origem a uma classe média urbana que teve papel decisivo na independência do Brasil. 
d) o ouro beneficiou apenas a Inglaterra, que financiou sua exploração.
e) a mineração contribuiu para interligar as várias regiões do Brasil e foi fator de diferenciação da sociedade.


resposta da questão 31:[E]


32. (Unicamp) No Brasil colonial, além da produção açucareira escravista, o historiador Caio Prado Junior (em Formação do Brasil Contemporâneo) enumera outras atividades econômicas importantes como, por exemplo, a mineração do século XVIII, que era também uma atividade voltada para o comércio externo.

a) Caracterize a mineração no século XVIII em termos de região geográfica, organização do trabalho e desenvolvimento urbano.


b) Cite e caracterize duas outras atividades econômicas do Brasil colonial que não eram voltadas para o comércio externo.


resposta da questão 32:


a) Nas Minas Gerais e No Centro-Oeste é que se desenvolveu a mineração, apoiada, sobretudo no trabalho escravo, mas também em modalidades de trabalho livre. A população numerosa demandava grande quantidade de produtos e serviços permitindo o intenso desenvolvimento de atividades comerciais e urbanas.


b) A agricultura de subsistência e a pecuária que abastecia os centros urbanos com o fornecimento de carne e de animais empregados para o transporte e a agricultura de subsistência.

33. (PITÁGORAS) Observe o gráfico.

a) ANALISE o ritmo de crescimento da população colonial entre os séculos XVII e XVIII, relacionando as atividades econômicas predominantes na colônia nesse mesmo período.

b) COMPARE o desempenho do açúcar e do ouro na pauta de exportações coloniais e estabeleça uma conclusão sobre a importância econômica desses dois produtos para a colônia.



resposta da questão 33:

a) No final do século XVII e XVII ocorreu um grande crescimento da população colonial, este rápido crescimento foi motivado pela descoberta de ouro e pedras preciosos no Brasil.

b) O comércio colonial teve entre seus principais produtos exportados o açúcar e o ouro. Estes foram os produtos que mais deram lucros para a metrópole, embora o açúcar tenha sido o produto que mais deu resultado na pauta das exportações.


34. (UNEMAT - 2011) O ciclo econômico da mineração no Brasil trouxe várias consequências e mudanças no contexto colonial. Sobre este ciclo, assinale a alternativa incorreta.


a) O eixo econômico da colônia deslocou-se da região Nordeste para a região Sudeste.
b) Houve acelerado crescimento urbano e o desenvolvimento de um grande mercado consumidor interno na região das Minas. 
c) Com a expansão urbana, vários profissionais surgiram na colônia como arquitetos, médicos, artesãos, funcionários públicos, sendo uma sociedade caracterizada pela mobilidade social.
d) Ocorreram algumas revoltas de cunho nativista nesse período, entre elas, a Revolta de Filipe dos Santos ou Revolta de Vila Rica em MG, 1720, que tinha caráter de protesto contra os impostos sobre o ouro e contra a implantação da Casa de Fundição.
e) Na região da mineração não havia opressão fiscal, nem excessivo controle exercido por Portugal sobre a colônia, portanto, não existiram conflitos coloniais.


resposta da questão 34: [E]

35. (UNESP) As minas do Brasil se vão de dia em dia acabando, como mostra a experiência; muitas delas já não dão nem para as despesas; antigamente (...) tirava-se tanto que só a capitania das Minas Gerais pagava dos direitos dos quintos cem arroubas de ouro todos os anos.

(J. J. da Cunha Azeredo Coutinho. Discurso sobre oestado atual das minas do Brasil, 1804.)


a) Aponte uma das causas do declínio da produção aurífera na região das Minas Gerais na época em que o texto foi escrito.

b) Indique duas consequências econômicas da atividade mineradora para a Colônia.




resposta da questão 35:

a) Esgotamento do ouro de aluvião, aliado ao baixo nível técnico da mineração praticada no Brasil.

b) Deslocamento do eixo econômico, do Nordeste para o Centro-Sul, e dinamização do mercado interno brasileiro.

36. (FUVEST - 2011) Observe a seguinte foto

Fonte: imagens das estátuas de Antônio Raposo Tavares (esq.) e Fernão Dias Paes (dir.) existentes no salão de entrada do Museu Paulista, São Paulo.

Essas duas estátuas representam bandeirantes paulistas do século XVII e trazem conteúdos de uma mitologia criada em torno desses personagens históricos.

a) Caracterize a mitologia construída em torno dos bandeirantes paulistas.


b) Indique dois aspectos da atuação dos bandeirantes que, em geral, são omitidos por essa mitologia.

resposta da questão 36:

a) Ao longo do século XX, a oligarquia paulista procurou mitificar a figura do bandeirante, apresentando-o como o valente desbravador que contribuiu para ampliar as fronteiras de nossa pátria. De acordo com essa visão romântica, o bandeirante paulista seria um verdadeiro herói nacional.

b) Outra interpretação histórica sobre a atuação dos paulistas do século XVII busca apresentá-los como vilões, porque, através da bandeira de preação de índios, foram responsáveis por dizimar muitas comunidades tribais e assassinar os jesuítas que dirigiam as missões. Além disso, com as bandeiras de sertanismo de contrato, eles se transformaram em matadores de índios e destruidores de quilombos. Por isso as autoridades portuguesas caracterizavam São Paulo como uma terra “sem rei, sem lei e sem fé”, e seus habitantes eram chamados de “bandidos”, “rebeldes insolentes”, “bárbaros cruéis” e “assassinos sanguinários”.

37.  (Cesgranrio) Apesar do predomínio da agromanufatura açucareira na economia colonial brasileira, a pecuária e a extração das "drogas do sertão" foram fundamentais.  A esse respeito, podemos afirmar que:
a) ocorreu uma grande absorção da mão de obra escrava negra, particularmente na pecuária.
b) a presença do indígena na extração das "drogas do sertão" foi essencial pelo conhecimento da geografia da região nordeste.
c) por serem atividades complementares, a força de trabalho não se dedicava integralmente a elas.
d) ambas foram responsáveis pelo processo de interiorização do Brasil colonial.
e) possibilitaram o surgimento de um mercado interno que se contrapunha às flutuações do comércio internacional.


resposta da questão 37:[D]

38. (Enem) O mapa a seguir apresenta parte do contorno da América do Sul destacando a bacia amazônica. Os pontos assinalados representam fortificações militares instaladas no século XVIII pelos portugueses. A linha indica o Tratado de Tordesilhas revogado pelo Tratado de Madri, apenas em 1750.

 Mapa das fortalezas brasileiras no interior

Adaptado de Carlos de Meira Mattos. "Geopolítica e teoria de fronteiras."
Pode-se afirmar que a construção dos fortes pelos portugueses visava, principalmente, dominar
a) militarmente a bacia hidrográfica do Amazonas.
b) economicamente as grandes rotas comerciais.
c) as fronteiras entre nações indígenas.
d) o escoamento da produção agrícola.
e) o potencial de pesca da região.



resposta da questão 38:[A]

Comentário da questão:
Uma questão fácil, desde que o candidato tenha algum conhecimento da geografia brasileira. A questão dá a pista, pois fala da bacia amazônica. Eliminamos as alternativas restantes, pois: as rotas comerciais não apontavam para interior e, sim, para o litoral, o que elimina as alternativas B e C. Nem os indígenas, nem as necessidades de pesca justificam a difícil construção de uma fortaleza, o que elimina as alternativas C e E.


39. (Fgv) Entre os momentos definidores da penetração para além do limite do Tratado de Tordesilhas e a consequente expansão territorial do Brasil, no século XVII, estão o/os:
a) Tratados de Utrecht e de Madri;
b) Tratados de Santo IIdefonso e de Utrecht;
c) Tratado de Madri e o ciclo da caça ao índio;
d) ciclos de caça ao índio e de sertanismo por contrato;
e) Tratado de Madri e o ciclo de sertanismo por contrato.


resposta da questão 39:[D]



40. (FGV) O princípio do "Uti possidetis" esteve presente como base à solução dos conflitos de fronteira entre Portugal e Espanha no século XVIII. O resultado efetivo dessa negociação foi o Tratado de Madri (1750), que definiu, no caso brasileiro, limites territoriais muito próximo dos atuais. Foi o principal articulador desse tratado/princípio:
a) Diego de Mendonça Corte Real;
b) Francisco Pereira Coutinho;
c) Luís Antônio de Sousa;
d) Alexandre de Gusmão;
e) João VI.



resposta da questão 40:[D]

41. (Fatec) Bandeiras eram:
a) expedições  de portugueses que atraíam as tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas.
b) expedições organizadas pela Coroa com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas do país.
c) expedições particulares que aprisionavam índios e buscavam metais e pedras preciosas.
d) movimentos catequistas liderados pelos jesuítas e que pretendiam formar uma nação indígena cristã.
e) expedições financiadas pela Coroa cujo objetivo era exclusivamente descobrir metais e pedras preciosas.



resposta da questão 40:[C]




42. (ENEM 2010) Os tropeiros foram figuras decisivas na formação de vilarejos e cidades do Brasil colonial. A palavra tropeiro vem de “tropa” que, no passado, se referia ao conjunto de homens que transportava gado e mercadoria. Por volta do século XVIII, muita coisa era levada de um lugar a outro no lombo de mulas. O tropeirismo acabou associado à atividade mineradora, cujo auge foi a exploração de ouro em Minas Gerais e, mais tarde, em Goiás. A extração de pedras preciosas também atraiu grandes contingentes populacionais para as novas áreas e, por isso, era cada vez mais necessário dispor de alimentos e produtos básicos. A alimentação dos tropeiros era constituída por toucinho, feijão preto, farinha, pimenta-do-reino, café, fubá e coité (um molho de vinagre com fruto cáustico espremido). Nos pousos, os tropeiros comiam feijão quase sem molho com pedaços de carne de sol e toucinho, que era servido com farofa e couve picada. O feijão tropeiro é um dos pratos típicos da cozinha mineira e recebe esse nome porque era preparado pelos cozinheiros das tropas que conduziam o gado.

Disponível em: http://www.tribunadoplanalto.com.br. Acesso em: 27 nov. 2008.

A criação do feijão tropeiro na culinária brasileira está relacionada à
A) atividade comercial exercida pelos homens que trabalhavam nas minas.
B) atividade culinária exercida pelos moradores cozinheiros que viviam nas regiões das minas.
C) atividade mercantil exercida pelos homens que transportavam gado e mercadoria.
D) atividade agropecuária exercida pelos tropeiros que necessitavam dispor de alimentos.
E) atividade mineradora exercida pelos tropeiros no auge da exploração do ouro.


resposta da questão 42:[C]

Comentário da questão:


Os tropeiros do século XVIII percorriam longas distâncias transportando gado e mercadorias, principalmente para as regiões de mineração. Sua alimentação, portanto, deveria constituir-se de gêneros que não se estragassem com facilidade, como feijão preto, farinha, pedaços de carne de sol e toucinho.

43. (Uel) "(...) ela foi responsável pelo povoamento do sertão nordestino, da Bahia ao Maranhão. Foi um excelente instrumento de expansão e colonização do interior do Brasil.
Com ela surgiram muitas feiras que deram origem a importantes centros urbanos, como por exemplo a Feira de Santana, na Bahia."

Ao instrumento de expansão a que o texto se refere pode ser associada a
a) pecuária.
b) mineração.
c) economia extrativa.
d) economia mineira.
e) produção açucareira.



resposta da questão 43:[A]

44. (Ueg) O processo de ocupação e desbravamento do interior brasileiro talvez seja uma das etapas mais interessantes da formação social do Brasil no período colonial. As entradas e bandeiras que desbravaram o sertão estão na origem da formação dos primeiros núcleos urbanos no interior do país, como no caso da região de Goiás.
Sobre o processo de ocupação e povoamento de Goiás, é CORRETO afirmar:
a) Até o início do século XVIII, a região do atual Estado de Goiás era desabitada e considerada território desconhecido tanto por portugueses quanto por indígenas, que ocupavam preferencialmente o litoral brasileiro.
b) A bandeira de Bartolomeu Bueno da Silva foi a primeira expedição de exploração do atual território goiano, que lançou as bases para outros descobertos, como o das minas de Cuiabá.
c) Por causa da grande distância a ser percorrida entre a região das minas dos Goyases e o Estado de São Paulo, foi pequena a utilização da mão de obra africana na região, ficando a extração aurífera sob o encargo de indígenas escravizados.
d) O curto período de exploração aurífera em Goiás deve-se ao rápido esgotamento dos veios auríferos localizados nos leitos dos rios e à técnica rudimentar utilizada na extração do ouro.
e) O declínio da produção aurífera trouxe poucos abalos à dinâmica social goiana, visto que já havia se estabelecido na região uma intensa atividade comercial e agrícola que sustentava o crescimento econômico local.




resposta da questão 44:[D]

45. (Uece) A ocupação do interior da colônia brasileira aconteceu irregularmente, conforme o desenvolvimento das atividades econômicas. Marque a opção certa a respeito das principais atividades empreendidas pelas BANDEIRAS:
a) a agricultura monocultora do café e o comércio com os espanhóis no Sul
b) garantir a instalação de núcleos coloniais familiares e o estabelecimento de acordos de paz com os indígenas
c) a busca de uma rota comercial para o Pacífico e garantir a liberdade dos indígenas, conforme a orientação dos jesuítas
d) a procura de metais preciosos e a escravização dos indígenas



resposta da questão 45:[D]



46. (Pucsp) As Bandeiras utilizaram amplamente os rios para penetrar no território brasileiro e atingir regiões distantes do litoral. Entre suas funções, é possível afirmar que
a) estavam intimamente ligadas ao tráfico negreiro e buscavam o interior para vender escravos africanos para aldeias indígenas.
b) opunham-se às tentativas de catequização de índios pelos jesuítas por considerar os índios destituídos de alma.
c) procuravam, a mando da metrópole portuguesa, pedras e metais preciosos no interior do Brasil e no leito dos rios que navegavam.
d) fundavam cidades ao longo dos rios e dos caminhos que percorriam e garantiam, posteriormente, seu abastecimento de alimentos.
e) eram contratadas, por senhores de terras, para perseguir escravos fugitivos e destruir quilombos.



resposta da questão 46:[E]

47. (Pucpr) "...sairão os missionários com todos os móveis, e efeitos, levando consigo os índios para aldear em outras terras da Espanha; e os referidos índios poderão levar também todos os seus bens móveis e semoventes, e as armas, pólvora e munições ... se entregarão as povoações à Coroa de Portugal, com todas suas casas, igrejas, e edifícios e a propriedade e posse de terreno..."
"...como seria possível fazer a mudança de mais de trinta mil índios para outro lado do rio Uruguai sem causar-lhes danos irreparáveis; como transportar sem riscos mais de setecentas mil cabeças de gado?..."

  (Érico Veríssimo. O CONTINENTE. São Paulo, Círculo do Livro.)

O texto refere-se ao

a) Tratado de Santo Ildefonso - com entrega para a Espanha das terras da Colônia do Sacramento e dos Sete Povos.
b) Convênio de El Pardo - que anulava o Tratado de Madri, em função da Guerra Guaranítica e atritos entre as comissões demarcadoras portuguesas e espanholas.
c) Tratado de Badajós - que restaurava, na prática, o que fora disposto no Tratado de Madri.
d) Princípio "Uti Possidetis": missionários e índios deveriam abandonar aquelas terras dado ao fato de as mesmas terem sido colonizadas efetivamente, antes, pelos portugueses.
e) Tratado de Madri - que, no Sul, entregava a Colônia do Sacramento para a Espanha e destinava os Sete Povos para Portugal.



resposta da questão 47:[E]

48. (Pucrs) Responder à questão com base no mapa a seguir, sobre a criação de gado no período colonial brasileiro.

 

A partir da observação do mapa, pode-se concluir que

a) a criação de gado era atividade exclusiva das regiões litorâneas do Brasil, sendo esse levado para a feira de Sorocaba, de onde partia para o mercado externo, grande consumidor de charque e couro.
b) a criação de gado se concentrava no norte do Brasil, devido à inadequação do solo e do clima desta região para o cultivo da cana-de-açúcar, não havendo integração com as demais áreas coloniais.
c) a região Sul do Brasil tinha na criação de gado uma importante fonte de renda, e levava seus derivados para serem comercializados na feira de Sorocaba, proporcionando uma integração econômica com a região mineradora.
d) a pecuária só se desenvolveu no Brasil colonial em função do ciclo canavieiro, tendo por único objetivo abastecer de carne e couro a população litorânea, carente destes produtos.
e) o gado criado no Rio Grande do Sul não tinha boa aceitação no mercado interno colonial, por seu alto custo, devido à enorme distância que separava o sul do sudeste minerador, além da concorrência da carne estrangeira, de melhor qualidade.



resposta da questão 48:[C]

49. (Cesgranrio) A ocupação do território brasileiro, restrita, no século XVI, ao litoral e associada à lavoura de produtos tropicais, estendeu-se ao interior durante os séculos XVII e XVIII, ligada à exploração de novas atividades econômicas e aos interesses políticos de Portugal em definir as fronteiras da colônia.
As afirmações a seguir relacionam as regiões ocupadas a partir do século XVII e suas atividades dominantes.

l - No Vale Amazônico, o extrativismo vegetal - as drogas do sertão - e a captura de índios atraíram os colonizadores.
2 - A ocupação do Pampa gaúcho não teve nenhum interesse econômico, estando ligada aos conflitos luso-espanhóis na Europa.
3 - O planalto central, nas áreas correspondentes aos atuais Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, foi um dos principais alvos do bandeirismo, e sua ocupação está ligada à mineração.
4 - A zona missioneira no sul do Brasil representava um obstáculo tanto aos colonos, interessados na escravização dos indígenas, quanto a Portugal, dificultando a demarcação das fronteiras.
5 - O Sertão nordestino, primeira área interior ocupada no processo de colonização, foi um prolongamento da lavoura canavieira, fornecendo novas terras e mão-de-obra para a expansão da lavoura.

As afirmações corretas são:
a) somente 1, 2 e 4.
b) somente 1, 2 e 5.
c) somente 1, 3 e 4.
d) somente 2, 3 e 4.
e) somente 2, 3 e 5.



resposta da questão 49:[C]

50. (Cesgranrio) A expansão da Colonização Portuguesa na América, a partir da segunda metade do século XVIII, foi marcada por um conjunto de medidas, dentre as quais podemos citar:
a) o esforço para ampliar o comércio colonial, suprimindo-se as práticas mercantilistas.
b) a instalação de missões indígenas nas fronteiras sul e oeste, para garantir a posse dos territórios por Portugal.
c) o bandeirismo paulista, que destruiu parte das missões jesuíticas e descobriu as áreas mineradoras do planalto central.
d) a expansão da lavoura de cana para o interior, incentivada pela alta dos preços no mercado internacional.
e) as alianças políticas e a abertura do comércio colonial aos ingleses, para conter o expansionismo espanhol.


resposta da questão 50:[C]




51.  (Puccamp) Na Samarra, aliás, Manuelzão conduzira o início de tudo, havia quatro anos, desde quando Federico Freyre gostou do rincão e ali adquiriu seus mil e mil alqueires de terra asselvajada. - "Te entrego, Manuelzão, isto te deixo em mão, por desbravar!" E enviou o gado. Manuelzão: sua mão grande. Sua porfia. Pois ele sempre até ali usara um viver sem pique nem pouso - fazendo outros sertões, comboiando boiadas, produzindo retiros provisórios, onde por pouquinho prazo se demorava - sabendo as poeiras do mundo, como se navega. Mas, na Samarra, ia mas era firmar um estabelecimento maior. Sensato se alegrara. Mordeu no ser. Arreuniu homens e veio, conforme acostumado.
                                   (Guimarães Rosa. "Manuelzão")

A atividade econômica à qual Manuelzão se dedicava, descrita no texto, contribuiu em grande parte, no Brasil colonial, para
a) o povoamento das regiões Centro-Oeste e Sul.
b) o surgimento do bandeirantismo no Sudeste.
c) a decadência dos engenhos na província de Minas Gerais.
d) a comercialização das “drogas do sertão” na região Norte.
e) o estabelecimento de pequenas propriedades no sertão nordestino.



resposta da questão 51:[A]


52. (Puccamp) A marcha do povoamento

 

(Adaptado de José William Vesentini. "Geografia: série Brasil". São Paulo: Ática, 2003. p. 181)

No que se refere à faixa escura à leste, é correto afirmar que a ocupação e povoamento dessa faixa
a) ocorrem desde a vinda das expedições exploratórias no litoral e ligam-se à exploração econômica do pau-brasil.
b) têm início em meados do século XVIII e associam-se ao sucesso das capitanias do Nordeste e do Sudeste.
c) vêm desde a época colonial e expressam a ligação econômica em relação aos centros mundiais do capitalismo, desde sua formação.
d) resultam da invasão do litoral pelos imigrantes europeus e associam-se à desestruturação econômica do feudalismo.
e) têm origem econômica na indústria açucareira e ligam-se à integração gradativa do índio e do negro à sociedade brasileira.


resposta da questão 52:[C]

53. (Mackenzie) "Como decorrência do caminho, constituiu-se a civilização paulista (...) Na faina sertaneja e predadora dos paulistas, desenvolveram-se hábitos próprios, tributários dos indígenas e incorporados mesmo por aqueles que haviam nascido na Europa, como o alentejano Antonio Raposo Tavares."
                        (Laura de Mello e Souza)
                      
O texto reporta-se às características da vida paulista no período colonial e seu significado. Sobre estes fatos NÃO podemos dizer que:
a) o isolamento e a reduzida importância econômica da região resultaram num forte senso de autonomia entre a gente paulista.
b) casas de taipa, móveis rústicos, tendo com idioma dominante o tupi-guarani até o século XVIII, esta era a vila de São Paulo.
c) mestiços rudes, os mamelucos paulistas vagavam pelos sertões, apresando índios, buscando ouro ou atacando quilombos.
d) o alargamento da fronteira foi uma conseqüência inconsciente da luta destes homens pela sobrevivência.
e) o prestígio do bandeirante deve-se à integração dos vicentinos à economia exportadora açucareira.



resposta da questão 53:[E]



54. (Mackenzie) A historiografia tradicional atribui ao bandeirismo o alargamento do território brasileiro para além de Tordesilhas.
Sobre esta atividade é correto afirmar que:
a) jamais converteu-se em elemento repressor, atacando quilombos ou aldeias indígenas.
b) as Missões do Sul foram preservadas dos ataques paulistas, devido à presença dos jesuítas espanhóis.
c) na verdade, o bandeirismo era a forma de sobrevivência para mestiços vicentinos, rudes e pobres e a expansão territorial ocorreu de forma inconsciente como subproduto de sua atividade.
d) eram empresas totalmente financiadas pelo governo colonial, tendo por objetivo alargar o território para além de Tordesilhas.
e) era exercida exclusivamente pelo espírito de aventura dos brancos vinculados à elite proprietária vicentina, cujas lavouras de cana apresentavam grande prosperidade.


resposta da questão 54:[C]

55. (Mackenzie) A partir do século XVII, uma série de fatores provocaram a expansão da colônia e ocupação do interior do Brasil, exceto:
a) a pecuária desenvolvida no sertão nordestino e região sul.
b) a busca de riquezas minerais liderada pelos bandeirantes de São Paulo.
c) a ação missionária dos jesuítas vinculada também à extração de drogas do sertão.
d) a União Ibérica, que possibilitou maior liberdade de circulação no território além de Tordesilhas.
e) o apoio de jesuítas e índios dos Sete Povos das Missões, confirmando os termos do Tratado de Madri em 1750.



resposta da questão 55:[E]

56. (Uem 2012)  Desde o início da colonização, a América portuguesa foi alvo de invasões de outros povos europeus. Dentre tais invasões, a mais significativa é, provavelmente, a invasão holandesa no atual Nordeste do Brasil, na primeira metade do século XVII. A respeito dessa invasão, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Em seu auge, o domínio holandês estendeu-se, aproximadamente, desde o litoral do atual Estado do Maranhão até o território que, em nossos dias, corresponde ao Estado de Sergipe.  
02) A expulsão dos holandeses do Nordeste resultou da ação militar comandada pelo governador geral Mem de Sá, o segundo governador geral do Brasil.  
04) Durante o período em que permaneceram no Nordeste, os holandeses mudaram completamente as estruturas econômico-sociais da região, com destaque para a introdução do trabalho livre nas fazendas e o estímulo à diversificação agrícola.  
08) A pecuária e a produção das drogas do sertão foram as duas principais atividades desenvolvidas pelos holandeses no Nordeste.  
16) A invasão holandesa vincula-se ao processo de separação dos Países Baixos do domínio espanhol, bem como a questões relativas à União Ibérica (1580-1640).


resposta da questão 56:
 01 + 16 = 17.

Comentário da questão:

Apesar de dominarem grande parte do atual nordeste, focaram sua ação na porção litorânea, interessados na obtenção do açúcar e não interferiram na produção.
O segundo governador geral do Brasil, Mém de Sá, participou da expulsão dos Franceses do Rio de Janeiro.
A invasão holandesa está relacionada às Guerras do Açúcar, envolvendo Holanda – que havia se separado da Espanha em 1578 – e a Espanha, que passou a dominar o Brasil com a União Ibérica a partir de 1580, proibindo o comércio holandês como represália.  


57. (Uem 2012)  A colonização portuguesa na América praticamente se limitara ao litoral durante o século XVI. A partir do século XVII, fatores econômicos e estratégicos acabaram por conduzir a uma interiorização da colonização. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) No Nordeste, a pecuária impulsionou a ocupação do sertão e conduziu a uma guerra contra os índios da região, a Guerra dos Bárbaros.  
02) O domínio holandês no Atlântico Sul dificultou o abastecimento de escravos africanos para os engenhos da Bahia. Esse fato impulsionou as expedições dos bandeirantes em busca do índio para ser escravizado.  
04) O avanço português em direção ao Sul levou à fundação da Colônia de Sacramento, no final do século XVII, à margem esquerda do rio da Prata.  
08) Além de capturar índios hostis, as expedições dos bandeirantes tinham por objetivo estabelecer alianças com as populações nativas do altiplano andino.  
16) No século XVIII, a descoberta e a exploração do ouro nas Minas Gerais impulsionaram decisivamente, a ocupação daquela região pelos portugueses.

resposta da questão 2:
 01 + 02 + 04 + 16 = 23.

Comentário da questão:

A pecuária foi uma atividade secundária e complementar, voltada para abastecer os latifúndios canavieiros. O domínio holandês no Atlântico Sul ocorreu na época da União Ibérica, reduzindo o tráfico negreiro para o Brasil.
A fundação de Sacramento, no atual Uruguai, foi movida por interesses portugueses no comércio da região. A mineração no século XVIII deu grande impulso à ocupação do interior da colônia.  


58. (Uel 2013) Leia o texto a seguir, escrito pelo Padre Antonil em 1711.

Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar a fazenda, nem ter engenho corrente. E do modo como se há com eles, depende tê-los bons ou maus para o serviço. Por isso, é necessário comprar cada ano algumas peças e reparti-las pelos partidos, roças, serrarias e barcas. E porque comumente são de nações diversas, e uns mais boçais que outros e de forças muito diferentes, se há de fazer a repartição com reparo e escolha, e não às cegas.
No Brasil, costumam dizer que para o escravo são necessários PPP, a saber, pau, pão e pano. E, posto que comecem mal, principiando pelo castigo que é o pau, contudo, prouvera a Deus que tão abundante fosse o comer e o vestir como muitas vezes é o castigo, dado por qualquer causa pouco provada, ou levantada; e com instrumentos de muito rigor, ainda quando os crimes são certos, de que se não usa nem com os brutos animais...

(Adaptado de: ANTONIL, A. J. Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas. 3.ed. Belo Horizonte: Itatiaia/Edusp, 1982. p.89. Coleção Reconquista do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 1 ago. 2012.)

a) Considerando o Período Colonial brasileiro, explique a afirmativa “Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho”.
b) Qual a posição assumida pelo Padre Antonil frente ao tratamento dispensado aos escravos?


resposta da questão 58:
 a) O candidato deve relacionar a noção de que os escravos são as mãos e os pés dos senhores de engenho com os trabalhos na propriedade rural, do plantio ao fabrico do açúcar. Isto é, constituem as bases fundamentais da economia colonial.
b) Em relação ao tratamento dispensado aos escravos, Antonil observa que, embora seja recomendado que se empreguem os PPP, muitas vezes os castigos são mais abundantes que a vestimenta e a alimentação, ou seja, Antonil indica o desequilíbrio no tratamento dado aos escravos. Em outras palavras, recomenda aos senhores que castiguem os escravos na “medida correta”, sem exageros.  


59. (Upf 2012)  Sobre a mineração que se desenvolveu no Brasil colonial, podemos afirmar:
a) Contribuiu para a decadência do ciclo açucareiro, pois os grandes senhores de engenho abandonaram suas lavouras para se dedicar à mineração.  
b) Contribuiu para o desenvolvimento da produção açucareira, na medida em que gerava capitais para serem investidos nesta atividade agroexportadora.  
c) Contribuiu para o desenvolvimento do mercado interno, na medida em que criou um importante centro consumidor de produtos de subsistência de outras regiões.  
d) Não favoreceu em nada o mercado interno, pois os raros produtos de subsistência que não eram produzidos na região eram importados da Europa.  
e) Não contribuiu em nada para o mercado interno da Colônia, pois a zona de mineração era centro consumidor de gêneros de subsistência em proporções insignificantes.   

 resposta da questão 59: [C]

Comentário da questão:

A mineração foi responsável pela ocupação de regiões do interior da colônia, pelo grande crescimento populacional, pela dinamização de outras atividades econômicas e criação de um mercado interno, com maior riqueza na colônia, que possibilitou um aumento de consumo de produtos artesanais e da agricultura de subsistência.


60. (Ufrgs 2007) Observe o gráfico a seguir, relativo à produção aurífera no Brasil do século XVIII.


 



Com base nos dados do gráfico, considere as seguintes afirmações.
I - O auge da produção de ouro em Minas Gerais foi atingido ainda na primeira metade do século XVIII, mas, na segunda metade do século, a extração aurífera na capitania entrou em declínio acentuado.
II - A produção aurífera conjunta de Goiás e de Mato Grosso suplantou durante alguns períodos a produção de ouro da capitania de Minas Gerais.
III - A produção aurífera de Goiás atingiu seu ápice ao mesmo tempo em que ocorria a queda nos rendimentos do ouro produzido na região de Minas Gerais.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.



resposta da questão 60:[C]



61. (ESPM 2007) Quem foi Calabar? Para uns, um patriota; para outros, um desertor; para muitos, traidor. Dele, com certeza, só se pode dizer: covarde não era. Era um bravo, um forte, um hábil guerrilheiro, um mulato de talento.
(Celso Cunha Jr. In: Francisco de Assis Silva e Pedro Ivo de Assis Bastos. História do Brasil)

A figura de Domingos Fernandes Calabar deve ser relacionada à seguinte passagem da História do Brasil:
a) Invasão francesa ao Maranhão.
b) Segunda Invasão dos holandeses ao Nordeste.
c) Guerra da Cisplatina.
d) Guerra do Paraguai.
e) Guerra de Canudos.


resposta da questão 61:[B]

Comentário da questão:
Domingos Fernandes Calabar tem seu nome relacionado à invasão holandesa em Pernambuco, no contexto da União Ibérica (1580-1640). 


62. (ESPM) “Essas longas jornadas fluviais diversificaram os meios de locomoção e exigiram nova postura dos seus componentes. Os rios tornaram-se a principal artéria de deslocamento, razão pela qual as técnicas fluviais alcançaram grande desenvolvimento entre os paulistas. Para tornar a jornada menos perigosa formaram-se comboios que substituíram as unidades isoladas. Porto Feliz era seu foco irradiador e as frotas que dali seguiam pelos rios Tietê, Paraná e outros, reuniam por vezes 300 ou 400 canoas em expedições que com diversas variantes por todo um século, inclusive com a difícil transposição de numerosas cachoeiras e corredeiras, asseguravam as comunicações entre São Paulo e Mato Grosso”.
(Adaptado do Dicionário do Brasil Colonial, direção de Ronaldo Vainfas).

O texto descreve o seguinte tipo de expedições:
a) O sertanismo de contrato.
b) A caça ao índio.
c) O tropeirismo.
d) As monções.
e) O comércio de drogas do sertão.



resposta da questão 62:[D]

Comentário da questão:
As chamadas monções foram expedições fluviais que, entre a segunda década do século XVIII e a primeira metade do século XIX, mantiveram as comunicações entre a capitania de São Paulo e a capitania de Mato Grosso, no Brasil.


63.(ESPM) Numa economia como a brasileira — particularmente em sua primeira fase — é preciso distinguir dois setores bem diferentes da produção. O primeiro é dos grandes produtos de exportação, o outro é das atividades acessórias cujo fim é manter em funcionamento aquela economia de exportação. São sobretudo as que se destinam a fornecer os meios de subsistência à população empregada nesta última.
(Caio Prado Jr. História Econômica do Brasil)

Assinale a alternativa que traga, respectivamente, um produto de exportação e uma atividade acessória ou de subsistência praticadas no Brasil colonial:
a) Açúcar e borracha.
b) Açúcar e mandioca.
c) Açúcar e soja.
d) Café e borracha.
e) Café e soja.


resposta da questão 63:[B]

Comentário da questão:
O açúcar é um exemplo de produção tipo exportação e a mandioca é uma atividade acessória, pois visava a subsistência, ou seja, o consumo interno, ao longo do período colonial brasileiro.



64. (FGV Dir) O documento a seguir é parte do Tratado de Methuem, assinado por Grã-Bretanha e Portugal no ano de 1703. Depois da leitura, responda as questões.
"Artigo 1º: Sua Sagrada Majestade El-Rei de Portugal promete tanto no Seu próprio nome como no de Seus Sucessores, admitir para sempre daqui em diante, no Reino de Portugal, os panos de lã e mais fábricas de lanifício de Inglaterra, como era costume até o tempo em que foram proibidos pelas leis, não obstante qualquer condição em contrário. 
Artigo 2º: É estipulado que Sua Sagrada e Real Majestade Britânica, em seu próprio Nome, e no de Seus Sucessores, será obrigada para sempre, daqui em diante, a admitir na Grã-Bretanha os vinhos de produto de Portugal, de sorte que, em tempo algum (haja paz ou guerra entre os reinos de Inglaterra e de França), não se poderá exigir direitos de Alfândega nestes vinhos, ou debaixo de qualquer outro título, direta ou indiretamente, ou sejam transportados para Inglaterra em pipas, tonéis ou qualquer vasilha que seja mais que o que se costuma pedir para igual quantidade ou medida de vinho de França, [...]"

Sodré, Nelson Werneck, O Tratado de Methuem. Iseb:MEC, 1957.

a) Que setores da economia dos países signatários foram beneficiados pelo tratado e como podemos descrever o poder de Portugal e da Inglaterra, na época, em termos da navegação e do comércio internacional?

b) Qual era a principal atividade econômica do Brasil colônia no século XVIII e de que forma, nesse período, a economia da metrópole portuguesa foi influenciada pelo tratado? 

c) Especialmente na segunda metade do século XVIII, que transformações ocorreram na economia britânica e de que forma as relações estabelecidas pelo Tratado de Methuem colaboraram para essas mudanças? 


resposta da questão 64:
Os setores beneficiados pelo tratado são a indústria têxtil inglesa e a vinicultura portuguesa. Embora Portugal possuísse o exclusivo colonial do Brasil, sua economia dependia de um parceiro comercial forte, como a Grã-Bretanha, para o escoamento dos produtos.
A Inglaterra já era uma grande potência marítima, principalmente desde os Atos de Navegação, e seu governo estava comprometido com as atividades burguesas desde a Revolução Gloriosa, ratificando tratados como este, de panos e vinhos, com Portugal.

b) No século XVIII, a mineração sobrepunha-se à produção açucareira e algodoeira, constituindo a principal atividade econômica da Colônia. O ouro brasileiro foi utilizado para saldar déficits comerciais, comprometendo o desempenho da economia lusa.

c) A metade final do século XVIII, na Inglaterra, assumiu a eclosão da Revolução Industrial com as profundas transformações socioeconômicas provocadas pelo desenvolvimento da maquinofatura. Assim, a indústria tornou-se o setor de ponta da economia britânica. Com o Tratado de Methuem, estabeleceu-se o domínio econômico inglês sobre Portugal, abrindo-se amplos mercados fornecedores de matérias-primas e produtos primários, bem como mercados consumidores dos produtos industriais britânicos.







65. (FEI ADM) Podem ser apontados como motivos que levaram ao fracasso da ocupação holandesa no nordeste brasileiro no século XVII, exceto:
(A) o declínio dos preços do açúcar no mercado internacional.
(B) a substituição de Nassau no comando da colônia nordestina.
(C) a elevação dos juros dos empréstimos, o que levou muitos senhores de engenho à falência.
(D) a existência de um movimento de resistência à ocupação holandesa que ganhou força com a saída de Nassau.
(E) o boicote ao produto vindo da colônia holandesa por parte de Portugal e Espanha, grandes consumidores de açúcar.


resposta da questão 65:[E]



66. (IFSP 2009) As questões de números 66 e 67 devem ser respondidas com base no mapa. Observe-o.



As informações contidas no mapa e o conhecimento histórico do Brasil colonial permitem afirmar que, no século XVII,
(A) a atividade dos paulistas de captura dos indígenas retardou a descoberta de ouro na fronteira do oeste paranaense.
(B) o desinteresse metropolitano em estender seus domínios à região do Prata deu origem ao movimento das bandeiras.
(C) as entradas oficiais na busca de metais e pedras preciosas protegeram os povos indígenas de ataques externos.
(D) a agressividade das entradas na busca de negros fugidos favoreceu a formação de quilombos no sertão do sudeste.
(E) as bandeiras, ao procurarem índios para escravizar, abriram caminho para a integração e ocupação do interior.



resposta da questão 66:[E]

Comentário da questão:
As expedições bandeirantes de apresamento indígena abriram caminho para a integração e ocupação do interior da colônia, além de encaminharem outras bandeiras que em seu encalço acabaram por descobrir ouro nos territórios onde hoje se localizam os estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.





67. No século XVII, a intensificação das expedições que o mapa identifica foi consequência da interrupção do comércio de escravos na região, devido

(A) à invasão do Nordeste brasileiro pelos holandeses, que também controlavam o mercado de escravos africanos.
(B) à ambição da burguesia portuguesa em explorar as riquezas naturais, por meio da mão-de-obra indígena.
(C) ao domínio dos postos de comércio internacional de escravos africanos pela burguesia mercantil Inglesa.
(D) à desvalorização da mão-de-obra do negro africano nos mercados de escravo da América portuguesa.
(E) à ação das missões jesuíticas na defesa da extinção do tráfico negreiro na região do Atlântico sul.



resposta da questão 67:[A]

Comentário da questão:
No período da União Ibérica (1580-1640) ocorreu a invasão do território brasileiro pelos holandeses, que além desse feito, também controlaram importantes entrepostos no continente africano, fornecedores de mão de obra escrava negra. Com isso, ganhou destaque as expedições que adentravam os sertões para capturar silvícolas destinados à escravidão no planalto vicentino. 




68. (IFSP 2009) Analise o texto.
Muitos historiadores consideram que a grande beneficiária do ouro brasileiro foi mesmo a Inglaterra. (...). Exportando produtos agrícolas para o mercado inglês e importando dos fabricantes britânicos manufaturas por preços elevados, os governantes de Portugal estavam sempre em dívida com seus parceiros. Para pagar essa dívida recorriam ao ouro brasileiro. Desse modo, podemos dizer que o ouro brasileiro contribuiu para o desenvolvimento industrial na Inglaterra.

(Gilberto Cotrim, História Global: Brasil e Geral. Adaptado)

A análise do texto permite associar a exploração do ouro brasileiro à
(A) união das Coroas Ibéricas.
(B) Revolução Industrial inglesa.
(C) abertura dos portos coloniais.
(D) Revolução liberal portuguesa.
(E) expulsão dos jesuítas do Brasil.


resposta da questão 68:[B]

Comentário da questão:
Segundo essa corrente historiográfica, o ouro extraído do Brasil pelos portugueses acabou parando nos cofres ingleses como forma de pagamento das dívidas lusitanas, dessa forma teria contribuído para a acumulação primitiva de capitais da Inglaterra, berço da Revolução Industrial.






69.(FUVEST 07)As interpretações históricas sobre o papel dos Bandeirantes nos séculos XVII e XVIII apresentam, de um lado, a visão desses paulistas como heróis e, de outro, como vilões. A partir dessa afirmação, discorra sobre
a) os bandeirantes como heróis, ligando-os à questão das fronteiras.
b) os bandeirantes como vilões, ligando-os à questão dos índios.


resposta da questão 69:

a) A ação das bandeiras — tanto as de caça ao índio como as de busca ao ouro — contribuiu para a incorporação ao Brasil de vastas áreas das atuais regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Esse aspecto foi muito valorizado por diversos historiadores, embora o alargamento de fronteiras não fizesse parte dos objetivos dos bandeirantes.
b) Nos séculos XVII e XVIII, São Paulo era uma capitania pobre, sem recursos para a aquisição de mão-de-obra africana. Assim, a economia paulista era totalmente dependente do trabalho de escravos índios, cabendo aos bandeirantes a tarefa de aprisionar os indígenas. Para isso, fez-se uso de extrema violência, o que levou à quase extinção da população indígena nas regiões onde a ação bandeirante foi mais intensa.


70.(UNESP 06) Desde o início do século XVIII, a extensão geográfica da Colônia nada mais tinha a ver com a incerta linha de Tordesilhas. (...) a fisionomia territorial do Brasil já se aproximava bastante da atual.

(Boris Fausto, História concisa do Brasil. )


Foram contribuições decisivas para a ampliação dos domínios territoriais portugueses na América
A) a produção cafeeira e os engenhos de açúcar.
B) a triticultura nordestina e o tráfico negreiro.
C) as bandeiras paulistas e a criação de gado.
D) as fábricas de algodão do Ceará e as entradas.
E) a extração da borracha e a navegação de cabotagem.


resposta da questão 70:[C]

Comentário da questão:


Entre os fatores que contribuíram para a expansão territorial brasileira estão:
* a pecuária (ocupação do interior);
* as fortificações militares;
* as expedições bandeirantes;
* a exploração das drogas do sertão;

71.(FUVEST 2007) As interpretações históricas sobre o papel dos Bandeirantes nos séculos XVII e XVIII apresentam, de um lado, a visão desses paulistas como heróis e, de outro, como vilões. A partir
dessa afirmação, discorra sobre
a) os bandeirantes como heróis, ligando-os à questão das fronteiras.
b) os bandeirantes como vilões, ligando-os à questão dos índios.


Resposta da questão 71:
a) A visão dos bandeirantes como heróis relaciona-se à afirmação da oligarquia cafeeira paulista em âmbito nacional, particularmente durante a República Velha (1889-1930). Nesse sentido, valorizou-se a atuação dos paulistas na expansão dos limites da América portuguesa para além dos estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas (1494).
A partir do século XVII, os paulistas organizaram expedições que buscavam aliviar a pobreza da vila de São Paulo. Destacaram-se no ciclo de apresamento de indígenas e, seguindo pela bacia do Paraná, atingiram a região dos atuais estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. Nessas regiões destacaram-se as ações do bandeirante Antônio Raposo Tavares, tendo sido destruídas as missões jesuíticas espanholas (Itatim, Guaíra e Tape).
Mais tarde, os bandeirantes participaram do ciclo de apresamento de rebanhos livres (oriundos das missões espanholas); foram fundados núcleos de povoamento em Santa Catarina (Laguna) e Paraná (Curitiba).
No final do século XVII, os bandeirantes encontraram ouro em Minas Gerais, dando início ao ciclo da mineração.
No começo do século XVIII, o ouro foi encontrado também em Mato Grosso e Goiás. A descoberta do ouro em Cuiabá (MT) originou as monções, expedições que partiam de Porto Feliz (SP), seguindo pelo curso dos rios Tietê, Paraná e Paraguai até atingirem o Mato Grosso.

b) A visão dos bandeirantes como vilões relaciona-se à sua atuação na captura de índios, o que implica a destruição de missões jesuíticas, além de seu envolvimento em episódios como a Guerra dos Bárbaros. Observa-se também a imagem criada para os mesmos de habitantes rústicos que falavam o idioma tupi, destoando dos demais habitantes da América portuguesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário