domingo, 30 de março de 2014

Roteiro de estudos: Baixa Idade Média

Roteiro de estudos: Baixa Idade Média

Idade Média - Baixa Idade Média (séc. XI-XV)

More PowerPoint presentations from Edenilson


Lista de questões nº 13 - História Geral




1. (FGV 2009) (…) Deus tinha distribuído tarefas específicas a cada 
homem; uns deviam orar pela salvação de todos, outros deviam lutar para proteger o povo; cabia aos membros  do terceiro estado, de longe o mais numeroso, alimentar, com seu trabalho, os homens de religião e da guerra. Este padrão, que rapidamente marcou a consciência coletiva, apresentava uma forma simples e em conformidade com o plano divino e assim sancionava a desigualdade social e todas as formas de exploração econômica (…)
Georges Duby, As três ordens ou o imaginário do feudalismo in Patrícia Ramos Braick e Myrian Becho Mota, História: das cavernas ao Terceiro Milênio

A partir do texto, é correto concluir que:
a) a Igreja não reconhecia importância nas atividades que estivessem desligadas da religião, assim a condição de não nobre revelava um sujeito vítima do castigo divino.
b) a rigidez da estrutura da sociedade feudal não foi regra durante a Idade Média, pois a partir do século X, estabeleceu-se uma dinâmica sociedade de classes.
c) as posições sociais menos importantes derivavam menos da vontade divina e mais da ausência de empenho dos homens, segundo a teologia cristã medieval.
d) a sociedade feudal estruturava-se de forma rígida, determinada pelo nascimento e com pequenas possibilidades de movimentação entre as camadas sociais.
e) a suposta imobilidade da sociedade medieval tem fundamento nas teses teológicas de santo Agostinho, que defendiam a supremacia da razão em detrimento da fé.

resposta da questão 1:[D]
Comentário da questão:
A sociedade feudal caracterizava-se pela pouca mobilidade social e pela existência de três ordens ou estamentos principais: o Primeiro Estado, composto pelo Clero, responsável pela intermediação dos homens com a esfera divina;o Segundo Estado, composto pela nobreza, responsável pela proteção militar da sociedade; e finalmente o Terceiro Estado, composto pela plebe em geral, responsável por suprir as necessidades materiais da sociedade por meio de seu trabalho. Essa estrutura social, fundamentada nos privilégios dos dois primeiros Estados, era justificada pela Igreja Católica, que a apresentava como desígnio divino.


2. (FUVEST 2007) Na Europa Ocidental, durante a Idade Média, o auge do feudalismo (século X ao XIII) coincide com o auge da servidão. Explique
a) no que consistia a servidão.
b) por que a servidão entrou em crise e deixou de ser dominante a partir do século XIV.


resposta da questão 2:

a) A servidão é uma forma de trabalho compulsório segundo a qual o servo paga com o seu trabalho o direito de viver nas terras do senhor.


b) O chamado Renascimento Comercial, ocorrido no Ocidente europeu a partir do século XI, fez com que o comércio tivesse um papel cada vez mais importante quando comparado a outras atividades econômicas. Este fenômeno correspondeu ao crescimento e fortalecimento da livre-circulação de pessoas e mercadorias em detrimento das atividades ligadas aos senhorios feudais. Por essa via, os laços de dependência que ligavam os senhores aos seus servos tendem a se dissolver e dar lugar a outras formas de relação de trabalho que, de alguma maneira, estão na origem da chamada produção independente e do trabalho assalariado.

Acrescente-se a isto o fato de que a Europa Ocidental viveu um crescimento populacional, entre os séculos XI e XIII, que não fora acompanhado de um melhoramento nas técnicas de produção, provocando, assim, a Grande Fome, com prologados períodos de escassez de alimentos, o que gera uma crise do comércio medieval. Além disso, a este quadro junta-se a Peste Negra, entre 1347 e 1351. No plano político, ocorre a Guerra dos Cem Anos, que desorganizou ainda mais a combalida atividade produtiva.

3. (G1) Na transição do Mundo Medieval para o Moderno, teve papel de destaque 
a) o processo de ruralização das vilas e dos centros urbanos. 

b) o comércio e o renascimento das cidades. 
c) o poder político altamente descentralizado. 
d) a Igreja que acatava o lucro e a usura. 
e) a educação ministrada pelos leigos nos conventos e nas abadias.

resposta da questão 3:[B]

4. (G1) Caracteriza - se como a trilogia da crise do feudalismo nos séculos XIV e XV: 
a) Cruzadas, Monarquias Nacionais e Querela das Investiduras. 
b) Tratado de Verdun, Reforma Religiosa e Renascimento Comercial. 
c) Guerra dos Cem Anos, Guerra de Reconquista e Guerra das Duas Rosas. 
d) Peste Negra, A Grande Fome e guerras. 
e) Revoltas dos Jacquers, Guerra dos Cem Anos e Tratado de Verdun.   


resposta da questão 4:[D]

5. (Fuvest) A peste, a fome e a guerra constituíram os elementos mais visíveis e terríveis do que se conhece como a crise do século XIV. Como conseqüência dessa crise, ocorrida na Baixa Idade Média, 

a) o movimento de reforma do cristianismo foi interrompido por mais de um século, antes de reaparecer com Lutero e iniciar a modernidade; 
b) o campesinato, que estava em vias de conquistar a liberdade, voltou novamente a cair, por mais de um século, na servidão feudal; c) o processo de centralização e concentração do poder político intensificou-se até se tornar absoluto, no início da modernidade; 
d) o feudalismo entrou em colapso no campo, mas manteve sua dominação sobre a economia urbana até o fim do Antigo Regime; 
e) entre as classes sociais, a nobreza foi a menos prejudicada pela crise, ao contrário do que ocorreu com a burguesia.   


resposta da questão 5:[C]


6. (Unesp) "A fome é um dos castigos do pecado original. O homem fora criado para viver sem trabalhar se assim o quisesse. Mas, depois da queda, não podia resgatar-se senão pelo trabalho... Deus impôs-lhe, assim, a fome para que ele trabalhasse sob o império dessa necessidade e pudesse, por esse meio, voltar às coisas eternas." (Trecho do Elucidarium. Citado no livro A CIVILIZAÇÃO DO OCIDENTE MEDIEVAL)  

a) Como o texto, escrito durante a Idade Média, justifica a fome?  

b) Como era organizado o trabalho na propriedade feudal?


resposta da questão 6:
a) Segundo o texto, a fome “é um dos castigos do pecado original.” 

b) No regime feudal prevalece a servidão, que constitui uma forma de trabalho compulsório segundo a qual o servo paga com seus trabalhos o direito de viver nas terras do senhor.


7. (Fgvrj 2013) A partir do século X, mas principalmente do XI, é o grande período de urbanização – prefiro utilizar esse termo mais do que o de renascimento urbano, já que penso que, salvo exceção, não há continuidade entre a Idade Média e a Antiguidade.
LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. Conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Unesp, 1998, p. 16.

A respeito das cidades medievais, após o ano mil, é CORRETO afirmar: 
a) Tornaram-se centros econômicos e financeiros e vinculados às rotas mercantis e à produção agrária das áreas rurais próximas. 
b) Eram fundamentalmente sedes episcopais e centros administrativos do Sacro Império Romano Germânico. 
c) Tornaram-se núcleos da produção industrial que começou a desenvolver-se sobretudo no norte da Itália, a partir do século XI. 
d) Tornaram-se os principais entrepostos do comércio de escravos africanos desde o início das Cruzadas. 
e) Apresentaram-se como legado das pólis gregas e das cidades romanas da Antiguidade.


resposta da questão 7:[A]
Comentário da questão:
A partir da Baixa Idade Média, o crescimento das cidades esteve articulado à reativação do comércio. O aumento populacional e a consequente crise do sistema feudal somado às Cruzadas, tornaram as cidades importantes centros mercantis e bancários, nos quais eram efetuadas as trocas de mercadorias que circulavam pelas rotas comerciais e também o excedente da produção agrícola. Ela reativação da atividade mercantil levou também a uma reativação das práticas monetárias, dando aos bancos um papel importante nesse novo perfil econômico que a Europa passava a viver. 

8. (G1 - utfpr 2013) Durante a Idade Média, as feiras caracterizavam-se por: 
a) abastecer cotidianamente o comércio local das cidades em desenvolvimento. 
b) realizar o câmbio de diferentes moedas europeias. 
c) desenvolver a troca de produtos agrícolas, com exceção do trigo, proibido de ser comercializado. 
d) ser os locais de comércio de produtos de diferentes regiões que dinamizavam a economia da época. 
e) receber a visita de povos vindos do distante Oriente para a troca de produtos manufaturados. 


resposta da questão 8:[D]



9. (Unesp 2013) Leia.
Nos arredores de Assis, dois leprosários [...] hospedavam os homens e mulheres de visão repugnante escorraçados por todos: considerava-se que os leprosos eram assim por castigo de Deus, por causa dos pecados cometidos, ou porque tinham sido concebidos em pecado. Por isso, ao se movimentarem, eram obrigados a bater certas castanholas, para que os sãos pudessem evitá-los, fugindo a tempo.
(Chiara Frugoni. Vida de um homem: Francisco de Assis, 2011.)

A lepra e as demais doenças recorrentes durante a Idade Média
a) resultavam do descuido das vítimas e os médicos se dedicavam apenas aos doentes graves ou terminais.
b) atingiam basicamente as populações rurais, pois as condições de higiene e saneamento nas cidades eram melhores.
c) atacavam e matavam igualmente nobres e pobres, pois não existiam hospitais ou remédios.
d) eram consideradas contagiosas e, devido a isso, não havia pessoas dispostas a cuidar dos enfermos.
e) eram muitas vezes atribuídas à ação divina e as vítimas  eram tratadas como responsáveis pelo mal.



resposta da questão 9:[E]

Comentário da questão:

O enfraquecimento do poder laico e a emergência de uma sociedade fortemente influenciada pela religiosidade, esta sob a liderança católica, deram vazão na Idade Média a uma interpretação irracional de eventos naturais, tais como a ocorrência de enfermidades e epidemias em geral. As condições precárias de higiene, em especial nas zonas urbanas onde a aglomeração humana acentuava a disseminação de pragas, acabavam por facilitar a eclosão de epidemias de grande extensão. Apesar da existência de centros dedicados a tratar de enfermos, tais como os leprosários citados no texto e mosteiros que recebiam os doentes, a falta de conhecimento e de uma medicina mais preparada (O conceito biológico de contágio não existia ainda na Idade Média) dificultavam o tratamento eficiente dos doentes. Deste modo, as epidemias e outras doenças eram atribuídas a um suposto castigo divino em decorrência dos pecados cometidos por aquele que adquiriu a doença, desta forma imputando ao doente a culpa pelo seu próprio sofrimento. Lembre-se que a Igreja buscava incutir na população a noção de que a vida terrena seria exatamente o locus no qual a penitência devia ser cumprida. 





10. (UPE) Sobre a relação entre cultura e cristianismo na Idade  Média, analise as seguintes afirmações:
I. A Baixa Idade Média transcorreu alheia às práticas  heréticas em solo europeu.



II. Cidades, como Roma e Santiago de Compostela, eram  destinos recorrentes no itinerário dos peregrinos.
III. Os mosteiros e as catedrais podem ser considerados as  edificações mais significativas da Igreja medieval.
IV. As universidades foram as primeiras instituições a se  preocuparem com o legado clássico na Idade Média.
V. A arte do mosaico se desenvolveu nas igrejas medievais  de influência bizantina.

Estão CORRETAS
a) I, II e IV.
b) II, III e V.
c) I, IV e V.
d) II, III e IV.
e) I, II e III.


resposta da questão 10:[B]
Comentário da questão:
A cultura medieval, ou a cultura da Idade Média foi uma síntese de elementos greco-romanos, cristãos e germânicos que foram reformulados em termos de novas experiências. Começou a distinguir-se no século XI e atingiu seu apogeu no século XIII. Apesar de predominar o pensamento cristão-católico-romano, nela há influência da cultura secular e naturalista, representada pela literatura fantasiosa, por mito, lendas e canções populares.



11.  (G1 - ifsp 2012) Mais comum e característica dessa sociedade era a situação dos servos, trabalhadores que não podiam deixar seus pequenos lotes de terra sem autorização do senhor e sobre os quais recaiam mais pesadamente as imposições senhoriais.
(Flavio Campos, A Escrita da História)

A transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista significou, também, a transição do trabalho 
a) escravo para o assalariado. 
b) assalariado para o escravo. 
c) servil para o assalariado. 
d) escravo para o servil. 
e) servil para o comunitário. 



resposta da questão 11:[C]



12.  (G1 - ifsp 2012) Os mestres-artesãos, proprietários das oficinas e detentores do conhecimento técnico necessário à produção, os companheiros ou oficiais jornaleiros, trabalhadores especializados e remunerados, e os aprendizes, compunham o quadro de um sistema de produção criado na:
a) Idade Moderna e denominado fábrica. 
b) Baixa Idade Média e denominado corporação de ofício. 
c) Antiguidade Clássica e denominado colonato. 
d) América Colonial e denominado engenho. 
e) Alta Idade Média e denominado vassalagem. 


resposta da questão 12:[B]



13. (FUVEST) É sabido que as Cruzadas foram um fenômeno histórico muito importante na Idade Média. Comente suas motivações:  
a) religiosas.  
b) econômicas e políticas.   

resposta da questão 13:

Chama-se cruzada a qualquer um dos movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa (nome pelo qual os cristãos denominavam a Palestina) e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão. Estes movimentos estenderam-se entre os séculos XI e XIII, época em que a Palestina estava sob controle dos turcos muçulmanos. No médio oriente, as cruzadas foram chamadas de invasões francas, já que os povos locais viam estes movimentos armados como invasões e por que a maioria dos cruzados vinha dos territórios do antigo Império Carolíngio e se auto-denominavam francos.



14. (Unesp) Os promotores das cruzadas e os cruzados haviam se colocado, pelo menos, três objetivos: a conquista da Terra Santa de Jerusalém, a ajuda aos bizantinos e a união da cristandade contra os infiéis. Mas nenhum desses objetivos havia sido alcançado plenamente. Nas palavras de um importante historiador da Idade Média, "Se os cruzados são os grandes perdedores da expansão cristã no Século XII, os grandes ganhadores foram, em definitivo, os comerciantes (...)". 

(Jacques Le Goff, A BAIXA IDADE MÉDIA)  

a) Identifique "os infiéis", contra os quais se procurava unir a cristandade.  

b) Cite pelo menos um acontecimento histórico que confirme o ganho dos comerciantes.   

resposta da questão 14:
a) Muçulmanos. 
b) Renascimento comercial e urbano.



15. (Unicamp) Em 15 de julho do ano de 1099, os cruzados tomaram Jerusalém. Eles massacraram homens, mulheres e crianças, assaltaram casas e saquearam as mesquitas. O saque foi o ponto de partida de uma hostilidade milenar entre o Islão e o Ocidente. 
(Adaptado de A. Maalouf, AS CRUZADAS VISTAS PELOS ÁRABES)  

a) Qual o significado da retomada de Jerusalém para a cristandade européia?  

b) Caracterize dois conflitos na história contemporânea que revivem essa hostilidade entre cristãos e muçulmanos.  


resposta da questão 15:

a) A reconquista da "Terra Santa".  

b) Guerra do Kosovo (foi causada pela intervenção da OTAN por meio de bombardeios aéreos na Iugoslávia, para interromper a expulsão de albaneses étnicos) e Guerra da Bósnia-Hezergovina (foi causada por uma combinação complexa de fatores políticos e religiosos: o fervor nacionalista, crises políticas, sociais e de segurança que se seguiu ao fim da Guerra Fria e a queda do comunismo na ex-Iugoslávia).



16. (Ufg 2012) Leia o poema a seguir.
A morte para todos faz capa escura,
E faz da terra uma toalha;
Sem distinção, ela nos serve,
Põe os segredos a descoberto,
A morte libera o escravo,
A morte submete rei e papa
E paga a cada um seu salário,
E devolve ao pobre o que ele perde
E toma do rico o que ele abocanha.
FROIDMONT, Hélinand. Os versos da morte. São Paulo: Ateliê/Imaginário, 1996. p. 50. [Adaptado].

Este poema do século XII refere-se ao impacto das mudanças ocorridas no Ocidente Medieval, relacionadas à expansão urbana e comercial. Tendo em vista esse ambiente, ao transformar a morte em personagem, o poema caracteriza-a com uma atitude:
a) moralizadora, que expressa a necessidade de correção dos costumes na vida terrena. 
b) racionalista, que manifesta a retomada do pensamento aristotélico. 
c) idealista, que constrói uma imagem sublime do homem como criatura de Deus. 
d) heroica, que denota o desejo de incentivar a coragem nos homens. 
e) indulgente, que promove a convivência tolerante entre cristãos e pagãos. 



Resposta da questão 16: [A]

Comentário da questão:
O estudante deve ficar atento para o período denominado como "Renascimento Comercial e Urbano", entre os séculos XI e XIII, pois é caracterizado por inúmeros acontecimentos; entre eles se destacam: o Cisma do Oriente (1054); as Cruzadas (1096-1270); reativação e criação de novas rotas de comércio; surgimento de um novo agente social, o burguês; expansão demográfica. Tal cenário foi repleto de problemas de ordem social e moral, levando e/ou forçando a Igreja a tentar instituir um controle maior sobre as populações - o "espiritual" conduzindo o "terreno". 


17.  (Uftm 2012) [...] para satisfazer as faltas e necessidades dos da fortaleza, começaram a afluir diante da porta, junto da saída do castelo, negociantes, [...] mercadores de artigos custosos, em seguida taberneiros, depois hospedeiros para a alimentação e albergue dos que mantinham negócios com o senhor [...]. Os habitantes de tal maneira se agarraram ao local que em breve aí 
nasceu uma cidade importante.
(Jean Lelong, cronista do século XIII, apud Fernanda Espinosa. Antologia de textos históricos medievais, 1972.)

O texto refere-se 
a) às transformações ocorridas na Europa Ocidental a partir do século XI, quando as 
atividades comerciais intensificaram-se. 
b) ao processo de criação das corporações de ofícios, com suas regras e rituais específicos para cada profissão. 
c) à crescente insegurança que marcou o período medieval, razão pela qual se procurava viver em torno de fortificações. 
d) à baixa produção dos feudos, que dependiam de fornecedores externos para assegurar a sobrevivência de seus moradores. 
e) às lutas entre senhores feudais e senhores urbanos pelo controle da produção agrícola, principal fonte de impostos. 


resposta da questão 17:[A] 
Comentário da questão:
A partir do século XI, tem início um período de paz, tranquilidade e expansão de diversos setores da vida na Europa Ocidental, graças ao fim das invasões, à melhoria das técnicas agrícolas e à ausência de catástrofes climáticas e epidemias. Nesse contexto, houve um aumento da produção agrícola, um importante crescimento demográfico, uma retomada das atividades comerciais, o crescimentos das cidades e o surgimento da burguesia.







18. (Udesc 2011) De modo geral, a historiografia considera o século XIV como aquele que assinala o início da crise do sistema feudal europeu. Sobre os fatores que contribuíram para configurar este cenário de crise do sistema feudal, assinale a alternativa incorreta. 
a) As reformas religiosas de Lutero e Calvino. 
b) A superexploração da terra e dos camponeses. 
c) A crise de abastecimento de alimentos que levou fome à Europa. 
d) A Peste Negra, que atingiu a Europa e se espalhou por todo o continente. 
e) Emergência de revoltas rurais e urbanas em toda a Europa.



resposta da questão 18:[A]
Comentário da questão:
As reformas religiosas propostas por Martinho Lutero ocorreram durante o século XVI, portanto, no contexto histórico da Idade Moderna. 



19. (UFG) 
Tereza Aline Pereira de Queiroz. "As Heresias Medievais." São Paulo: Atual, 1988. p.83. 
A figura representa a execução de um herege. O retorno ao evangelismo, a rejeição da hierarquia da Igreja e a imposição da pobreza absoluta para o clero foram temas recorrentes nos movimentos heréticos que se multiplicaram na Baixa Idade Média. Sobre esses movimentos e seu contexto, pode-se afirmar que 
( ) no século XIV, multiplicaram-se os indícios de crise da estrutura econômica e social do Feudalismo: a tríade guerra, peste e fome resume um período marcado pelo declínio demográfico, pela queda da produtividade e pelas revoltas camponesas. 
( ) os cátaros ou albigenses, com o patrocínio da nobreza do sul da França, pregavam um dualismo radical, questionavam os sacramentos e negavam a validade do Antigo Testamento. 
( ) no início da Baixa Idade Média, as "novas idéias" eram transmitidas oralmente e espalhavam-se, principalmente, nos meios rurais. Valdenses, ungidos, hussitas flagelantes foram perseguidos por atuar fora do controle da autoridade religiosa estabelecida. 
( ) a Paz de Augsburgo e o Concílio Vaticano II condenaram as heresias e reafirmaram os costumes religiosos próprios à ortodoxia católica.


resposta da questão 19: V, V, V, F


20. (Fuvest) Se o Ocidente procurava, através de suas invasões sucessivas, conter o impulso do Islã, o resultado foi exatamente o inverso.   
Amin Maalouf, As Cruzadas vistas pelos árabes. São Paulo: Srasdiense, p241, 2007.   

Um exemplo do "resultado inverso" das Cruzadas foi a :   

a) difusão do islamismo no interior dos Reinos Francos e a rápida derrocada do Império fundado por Carlos Magno. 
b) maior organização militar dos muçulmanos e seu avanço, nos séculos XV e XVI, sobre o Império Romano do Ocidente. 
c) imediata reação terrorista islâmica, que colocou em risco o Império britânico na Ásia. 
d) resistência ininterrupta que os cruzados enfrentaram nos territórios que passaram a controlar no Irã e Iraque. e) forte influência árabe que o Ocidente sofreu desde então, expressa na gastronomia na joalheria e no vestuário.      




resposta da questão 21:[B].


22. (FGV 2008) "(...) as cruzadas não foram as responsáveis pelas grandes transformações econômicas, mas produtos delas. Contudo, elas não deixaram de contribuir para os avanços daquelas transformações. (...) O intenso comércio praticado pelas cidades italianas, Gênova e Veneza, cresceu bastante com a abertura dos mercados orientais, para o que as cruzadas desempenharam papel decisivo (...) 
(Hilário Franco Júnior, "As cruzadas") 

Além da decorrência apresentada, pode-se atribuir a essas expedições  

a) o desaparecimento das ordens mendicantes - especialmente franciscanos e dominicanos -, assim como a superação das heresias católicas.  
b) o fortalecimento nas relações de vassalagem em toda a Europa Ocidental e um forte retraimento do poder econômico da burguesia comercial.  
c) a estagnação das atividades comerciais entre algumas cidades comerciais do mar do Norte - como Bruges e Gand - e as cidades do litoral oeste da África.  
d) a radicalização no processo de fragmentação político-territorial da Europa, com a importante ampliação do poder econômico da nobreza togada.  
e) a relação entre os cruzados com bizantinos e muçulmanos, permitindo que a Europa voltasse a ter contato com algumas obras de filosofia greco-romana.   





resposta da questão 22:[E]
Comentário da questão:
As Cruzadas, para além de seu caráter religioso e militar, tiveram um papel importante em expandir contatos e linhas de comércio com o Oriente.



23. (UFJF) Leia, com atenção, as considerações sobre o movimento conhecido como Cruzadas e, em seguida, faça o que se pede. "Guerra proclamada pelo Papa em nome de Cristo e travada como iniciativa do próprio Cristo para a recuperação da propriedade cristã ou em defesa da Cristandade contra inimigos externos. O movimento das Cruzadas era em certo sentido uma extensão da guerra que estava sendo travada contra os muçulmanos na Espanha e na Sicília." 

(LOYN, H.R. "Dicionário da Idade Média")  

a) Cite uma motivação de ordem religiosa e outra de ordem socioeconômica para o início das Cruzadas.  

b) Cite e analise duas repercussões do movimento das Cruzadas para o ocidente medieval.   


resposta da questão 23:

a) Recuperação de terras santas tomadas pelos muçulmanos e a retomada da cidade de Jerusalém.Uma motivação de ordem sócio-econômica do movimento das Cruzadas entre tantas foi a busca de novos territórios e o excedente populacional.  

b) Expansão das atividades comerciais e urbanas como feiras e a maior presença de elementos culturais de origem oriental na Europa, entre outras.



24. (ENEM 2006) Os cruzados avançavam em silêncio, encontrando por todas as partes ossadas humanas, trapos e bandeiras. No meio desse quadro sinistro, não puderam ver, sem estremecer de dor, o acampamento onde Gauthier havia deixado as mulheres e crianças. Lá os cristãos tinham sido surpreendidos pelos muçulmanos, mesmo no momento em que os sacerdotes celebravam o sacrifício da Missa. As mulheres, as crianças, os velhos, todos os que a fraqueza ou a doença conservava sob as tendas, perseguidos até os altares, tinham sido levados para a escravidão ou imolados por um inimigo cruel. A multidão dos cristãos, massacrada naquele lugar, tinha ficado sem sepultura. J. F. Michaud. "História das cruzadas". São Paulo: Editora das Américas, 1956 (com adaptações). Foi, de fato, na sexta-feira 22 do tempo de Chaaban, do ano de 492 da Hégira, que os franj* se apossaram da Cidade Santa, após um sítio de 40 dias. Os exilados ainda tremem cada vez que falam nisso; seu olhar se esfria como se eles ainda tivessem diante dos olhos aqueles guerreiros louros, protegidos de armaduras, que espelham pelas ruas o sabre cortante, desembainhado, degolando homens, mulheres e crianças, pilhando as casas, saqueando as mesquitas. 

*franj = cruzados. Amin Maalouf. "As Cruzadas vistas pelos árabes". 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1989 (com adaptações). 


Avalie as seguintes afirmações a respeito dos textos, que tratam das Cruzadas. 


I. Os textos referem-se ao mesmo assunto - as Cruzadas, ocorridas no período medieval -, mas apresentam visões distintas sobre a realidade dos conflitos religiosos desse período histórico. 
II. Ambos os textos narram partes de conflitos ocorridos entre cristãos e muçulmanos durante a Idade Média e revelam como a violência contra mulheres e crianças era prática comum entre adversários. 
III. Ambos narram conflitos ocorridos durante as Cruzadas medievais e revelam como as disputas dessa época, apesar de ter havido alguns confrontos militares, foram resolvidas com base na ideia do respeito e da tolerância cultural e religiosa. É correto apenas o que se afirma em  

a) I.  
b) II.  
c) III.  
d) I e II.  
e) II e III.   


resposta da questão 24:[D]
Comentário da questão:
Esta questão apresenta dois textos, mas não os confronta. O primeiro texto, mostra a violência dos cruzados europeus, cristãos; o segundo, a violência dos muçulmanos.  A questão foi elaborada para indicar o grau de intolerância que pode existir entre as religiões. Assim, a III está absurdamente incorreta, na contramão dos textos apresentados.



25. (Mackenzie) "Chegou o dia em que o comércio cresceu, e cresceu tanto que afetou profundamente toda a vida da Idade Média. O século XI viu o comércio andar a passos largos; o século XIl viu a Europa ocidental transformar-se em conseqüência disso. 
 (Leo Huberman) 

Assinale a alternativa relacionada ao texto anterior. 
a) Os efeitos do renascimento urbano e comercial foram sentidos simultaneamente em todo o território europeu. 
b) O modo de produção servil foi imediatamente substituído pelo desenvolvimento de centros industriais e pelo trabalho assalariado. 
c) A ampliação de novos mercados e centros urbanos contribuiu para a redução do crescimento demográfico e da migração. 
d) A expansão marítima comercial européia, através da aliança dos reis com a burguesia, consolidou as relações mercantis na Ásia, Europa e América. 
e) O renascimento comercial trouxe o crescimento das cidades, a expansão do mercado e a ascensão de um novo grupo social.   




resposta da questão 25:[E]



26. (Puccamp) Sobre a importância do renascimento urbano e comercial, na fase de transição do feudalismo para o capitalismo, pode-se destacar: 

a) o caráter assistencialista das corporações de ofício influindo na democratização da ordem social. 
b) o enfraquecimento do poder dos reis à medida que as cidades se tornaram independentes da nobreza feudal. 
c) o estímulo à centralização monárquica, à unificação das moedas, pesos e medidas e ao mercantilismo. 
d) a oposição da burguesia comerciante à prática da usura e conseqüente apoio da Igreja aos seus empreendimentos marítimos. e) o crescimento da burguesia repercutindo na decadência da política econômica mercantilista e na formação dos Estados Nacionais.   




resposta da questão 26:[C]


27. (Puccamp) O renascimento urbano e comercial, ocorrido na Europa, na Baixa Idade Média, provocou profundas mudanças em toda a sociedade medieval. Sobre essas mudanças, considere as afirmações abaixo. 

I. As chamadas "cartas de franquia", outorgadas pelos reis, fortaleciam a nascente burguesia, uma vez que proporcionavam uma certa autonomia às cidades, libertando-a das obrigações tributárias para com os senhores feudais. 
II. O renascimento comercial enfraqueceu as atividades desenvolvidas pelo artesanato que eram organizadas pelas corporações de ofícios nas cidades medievais. 
III. O desenvolvimento do comércio e do artesanato reativou a vida urbana e deu origem à formação de uma nova classe social desvinculada socialmente dos laços feudais. 
IV. O renascimento comercial proporcionou os recursos financeiros para o planejamento das cidades, que foram construídas fora dos limites dos feudos, em terrenos planos, com ruas largas e higiênicas, dificultando a proliferação de epidemias. 

Pode-se afirmar que estão corretas SOMENTE 

a) I e II. 
b) I e III. 
c) II e III. 
d) II e IV. 
e) III e IV.   



resposta da questão 27:[B]



28. (Mackenzie) O comerciante italiano Giovanni Arnolfili contratou o pintor flamengo Jan van Eyck para retratar o registro do contrato de matrimônio com Giovanna Cenami. Na obra, há vários elementos que indicam a importância e a riqueza do banqueiro. Na janela, há algumas laranjas importadas e bastante caras na época. Também as roupas, móveis e o tapete da Anatólia indicam o luxo e a riqueza. (...) Retrato duplo do Banqueiro Arnolfili e sua noiva é um dos nomes que se dá a essa pintura de 1434. 

Andréa Montellato, Conceição Cabrini e Roberto Cateli Junior.

 Dentre as circunstâncias que influenciaram o banqueiro a encomendar esse quadro, é INCORRETO apontar: 

a) as transformações econômicas do final da Idade Média, associadas ao processo de urbanização e ascensão da burguesia. 
b) as novas concepções artístico-literárias que afloraram no desenvolvimento comercial e na nova sociedade urbana emergente. c) a emergência de uma vitalidade cultural que rompia com os tradicionais limites dos homens medievais. 
d) a renovação cultural que ficou conhecida genericamente como Renascimento, em que a pintura se encontra imbuída do espírito universalista e individualista. 
e) o desejo, por parte da burguesia, de refletir e assumir os valores da nobreza medieval, identificados com os interesses das novas classes sociais que ascendiam naquele momento.   


resposta da questão 28:[E]



29. (UFC) Leia o texto seguinte. 
"Entre o início do século XII e meados do século XV, por todo o Ocidente se produziu, em graus de fato diversos, uma mutação profunda, ligada à generalização da escrita nas administrações públicas, que levou a racionalizar e sistematizar o uso da memória." 
(ZUMTHOR, Paul. "A Letra e a Voz: a Literatura Medieval." São Paulo. Companhia das Letras. 1993. p. 28) 
Considerando o comentário apresentado acima sobre a Idade Média, é correto afirmar que: 

a) a centralização monárquica, na maioria dos países europeus, popularizou o uso da escrita. 
b) as transformações culturais registradas resultaram da Revolução Comercial iniciada no século VII. 
c) a valorização da escrita na administração pública decorreu da expansão das universidades medievais. 
d) a descentralização política incentivou a concorrência feudal, favorecendo o desenvolvimento cultural. 
e) o renascimento urbano e o desenvolvimento comercial estimularam o emprego da escrita para além dos mosteiros.   



resposta da questão 29:[E]



30. (Puccamp) O processo de crescimento da população urbana não ocorreu apenas no Brasil contemporâneo. Na Europa Ocidental, o renascimento urbano ocorrido na Baixa Idade Média estava relacionado, entre outros fatores,  

a) ao dinamismo das relações de troca e da produção artesanal advindas do renascimento comercial a partir do século XI.  
b) ao surgimento dos burgos, que eram fortalezas construídas pelos senhores feudais para proteger sua família das grandes epidemias no século XII.  
c) à intensa atividade comercial que existia entre senhores feudais e seus vassalos no auge do desenvolvimento da sociedade feudal.  
d) ao intenso processo de produção artesanal realizada pelos povos muçulmanos e judeus em quase toda a Europa Ocidental.  
e) ao papel desempenhado pelas corporações de ofício que, ao estabeleceram livremente o lucro obtido nas manufaturas, desvincularam-se das normas impostas pela Igreja.   


resposta da questão 30:[A]




31. (UFG) O ar da cidade torna o homem livre". PAIS, Marco Antonio de O. 
"O despertar da Europa". 4.ed. São Paulo: Atual, 1992. p. 38. 

Relacione o provérbio alemão do século XI, anteriormente transcrito, com o renascimento comercial urbano.   


resposta da questão 31:  

O ar da cidade torna o homem livre, pois, na baixa Idade Média, os centros urbanos em luta por seus direitos libertaram-se, em parte, da tutela feudal. Os impostos cobrados em dinheiro, as atividades bancárias, a força política dos comerciantes (burguesia), o crescimento das corporações de ofícios, a retomada com mais vigor das rotas de comércio internacional impuseram um novo modo de viver ao mundo citadino.



32. (Unicamp) Nas entradas de muitas cidades da Liga Hanseática, estava escrito: "O ar da cidade liberta",  
a) O que foi a Liga Hanseática?  
b) Quais fatores impulsionaram o renascimento urbano europeu a partir do século XI?  
c) Por que as cidades, naquele momento, eram concebidas como espaço da liberdade?   


resposta da questão 32:  

a) Foi uma associação de mercadores da região do Mar do Norte e Mar Báltico, que tinha por objetivo monopolizar o comércio naquela região.
  
b) Os fatores que impulsionaram o renascimento comercial e urbano foram o crescimento populacional devido ao fim das invasões bárbaras, as cruzadas, que reabriram o mar Mediterrâneo e intensificaram o comércio com o Oriente, o desenvolvimento das feiras nas principais rotas de comércio e a intensificação do êxodo rural, provocada pelo aumento da exploração servil no campo.
  
c) As cidades eram concebidas dessa maneira por estarem em contraposição ao feudo e por apresentarem uma estrutura social mais dinâmica, não só com senhores e servos, mas sim com mercadores, clérigos, artesãos e mesmo nobres.


33. (Unicamp) No século XIII, um teólogo assim condenava a prática da usura: "O usurário quer adquirir um lucro sem nenhum trabalho e até dormindo, o que vai contra a palavra de Deus que diz: Comerás teu pão com o suor do teu rosto . Assim o usurário não vende a seu devedor nada que lhe pertença, mas apenas o tempo, que pertence a Deus. Disso não deve tirar nenhum proveito." 
(Adaptado de J. Le Goff, "A Bolsa e a Vida", Brasiliense, 1989)  


a) O que é usura?  
b) Por que a Igreja medieval condenava a usura?  
c) Relacione a prática da usura com o desenvolvimento do capitalismo no final da Idade Média.   

resposta da questão 33:   

a) A prática de cobrar juros excessivos pelo empréstimo de dinheiro.  

b) A igreja condenava o usura porque o usurário ganhava sobre algo que não lhe pertencia,o dinheiro ganho não vinha do seu suado trabalho, e para a Igreja dinheiro não gerava dinheiro, condenando assim essa prática.  

c) Com o desenvolvimento do capitalismo no final da Idade Média tornou-se comum a prática da usura, realizar empréstimos de dinheiro era algo interessante, lucrativo.   


34. (Uel) "Os homens da Idade Média procuravam na Bíblia um modelo que lhes guiasse o comportamento em relação à usura. [...] As transformações da sociedade ocidental cristã nos séculos XII e XIII tornavam a realidade da prática usurária possível e muitas vezes socialmente útil. [...] Às vésperas do nascimento dos grandes movimentos econômicos que preparam o advento do capitalismo moderno, a teologia medieval salvará o usurário do inferno ao inventar o purgatório. O usurário terá assim atingido seu duplo objetivo: salvaguardar sua bolsa na terra sem perder a vida eterna".   (FRANCO Jr. Hilário. "A Bolsa e a vida: a usura na Idade Média". 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. s.p.)   

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir. 
I. Esse momento histórico caracteriza-se pelo início do processo de acumulação de riquezas monetárias.  
II. Na Idade Média, as práticas da vida material estavam separadas das práticas da vida religiosa.  
III. Nesse período da história, a sociedade medieval tornava a prática da usura socialmente aceitável.  
IV. O fenômeno da usura era tanto econômico, quanto moral, clerical ou religioso.   Estão corretas apenas as afirmativas:  
a) I e II.  
b) II e III.  
c) III e IV.  
d) I, II e IV.  
e) I, III e IV.    



resposta da questão 34:[E]



35. (Mackenzie) Não era objetivo das Corporações de Ofício medievais: 

a) regulamentar preços, salários, qualidade da matéria-prima e da produção. 
b) ter preocupações caridosas e econômicas envolvendo seus membros. 
c) proibir a prática do comércio a varejo aos estrangeiros, reservando esse direito aos cidadãos. 
d) incentivar a economia através da ampliação das técnicas de produção e acesso livre aos meios de produção. 
e) evitar o excesso de produção, estipulando normas e processos de trabalho.   


resposta da questão 35:[D]



36. (G1) Relacione as colunas e assinale a alternativa correta:  

a) Corporações de Ofício  
b) Guildas  
c) Hansas  
d) Burgos  
e) Cidades Francas 

( ) Núcleos urbanos que surgiram ao redor dos castelos e que deram origem a várias cidades medievais. 
( ) Associações de artesãos nas cidades medievais, formadas por mestres, jornaleiros e aprendizes. 
( ) Cidades que compravam a liberdade junto a um senhor feudal. 
( ) Associações de mercadores nas cidades medievais. 
( ) Liga formada por cidades comerciais, na Baixa Idade Média. 

a) C, A, D, B, e E.  
b) B, C, D, E e A. 
c) E, C, D, A e B. 
d) D, A, E, B e C  
e) B, D, E, A e B.   



resposta da questão 36:[D]


37. (Unesp) Sobre as associações de importantes grupos sociais da Idade Média, um historiador escreveu: "Eram cartéis que tinham por objetivo a eliminação da concorrência no interior da cidade e a manutenção do monopólio de uma minoria de mestres no mercado urbano." 
(Jacques Le Goff, A CIVILIZAÇÃO DO OCIDENTE MEDIEVAL.) 

O texto caracteriza de maneira típica 
a) as universidades medievais. 
b) a atuação das ordens mendicantes. 
c) as corporações de ofício. 
d) o domínio dos senhores feudais. 
e) as seitas heréticas.   


resposta da questão 37:[C]



38. (Puccamp)  O renascimento urbano e comercial, ocorrido na Europa, na Baixa Idade Média, provocou profundas mudanças em toda a sociedade medieval. Sobre essas mudanças, considere as afirmações abaixo. 

I. As chamadas "cartas de franquia", outorgadas pelos reis, fortaleciam a nascente burguesia, uma vez que proporcionavam uma certa autonomia às cidades, libertando-a das obrigações tributárias para com os senhores feudais. 
II. O renascimento comercial enfraqueceu as atividades desenvolvidas pelo artesanato que eram organizadas pelas corporações de ofícios nas cidades medievais. 
III. O desenvolvimento do comércio e do artesanato reativou a vida urbana e deu origem à formação de uma nova classe social desvinculada socialmente dos laços feudais. 
IV. O renascimento comercial proporcionou os recursos financeiros para o planejamento das cidades, que foram construídas fora dos limites dos feudos, em terrenos planos, com ruas largas e higiênicas, dificultando a proliferação de epidemias. 

Pode-se afirmar que estão corretas SOMENTE 

a) I e II. 
b) I e III. 
c) II e III. 
d) II e IV. 
e) III e IV.   


resposta da questão 38:[B]



39. (UFRN) O crescimento das cidades é um fenômeno da Europa Ocidental a partir do século XI. Tratando sobre a questão, Pierre Vilar afirma: As cidades dependiam dos senhores. Mas elas foram mais fortes que as aldeias para discutir com seus amos, rebelarem-se, obter ou impor "cartas de franquias". Coletivamente, continuavam vinculadas ao sistema feudal (...). Mas em seu território, e sobretudo no recinto dentro da muralha, os habitantes eram livres e participavam da organização coletiva. 

VILAR, Pierre. "Do feudalismo ao capitalismo". 4. ed. São Paulo: Contexto, 1992. p. 39. 

Refletindo sobre essa afirmação, pode-se concluir que 
a) os moradores das cidades gozavam de significativa autonomia, mesmo submetidos à autoridade dos senhores, que lhes cobravam taxas. 
b) os camponeses das aldeias medievais impuseram aos senhores feudais um documento que garantia autonomia política à comunidade. 
c) os habitantes das cidades libertaram-se de inúmeras obrigações, entre elas a de participar das corporações de ofício. 
d) as populações urbanas eram isoladas por muralhas que as impediam de estabelecer relações socioeconômicas com o mundo feudal.   

resposta da questão 39:[A]


40. (Pucrs) Leia o texto a seguir. 
"A comuna [cidade] medieval legou ao Estado Moderno uma sólida tradição de intervenção na vida econômica e social. Ela não era indiferente a nenhuma das atividades profissionais e comerciais de seus burgueses (...). Os Estados monárquicos dos séculos XV e XVI encontraram (...) neste tesouro de experiências e de regulamentos os primeiros elementos de sua política econômica." 
(DEYON, Pierre. Apud MARQUES, Adhemar. "História moderna através de textos." São Paulo: Contexto, 2001, p. 84). 

O texto estabelece uma relação histórica entre  
a) a servidão da gleba e o sistema manufatureiro.  
b) a corvéia e o colonialismo.  
c) as corporações de ofício e o mercantilismo.  
d) o sistema de produção doméstica e o liberalismo.  
e) o escravismo moderno e as guildas.   


resposta da questão 40:[C]


41. (FGV) "Em primeiro lugar, fizeram homenagem desta maneira: o conde perguntou ao futuro vassalo se queria tornar-se seu homem sem reservas, e este respondeu: "Eu o quero"; estando então suas mãos apertadas nas mãos do conde, eles se uniram por um beijo. Em segundo lugar, aquele que havia feito homenagem hipotecou sua fé (...); em terceiro lugar, ele jurou isto sobre as relíquias dos santos. Em seguida, com o bastão que tinha à mão, o conde lhes deu a investidura (...)." 
(Galbert de Bruges, in Gustavo de Freitas, "900 textos e documentos de História") 

Da situação descrita no documento, resultou  
a) a formação de um exército de mercenários, pois os vassalos lutavam por terras, o que se tornou fundamental às monarquias nacionais.  
b) o fortalecimento da autoridade dos monarcas, que ganharam o direito de comandar seus vassalos e, assim, reprimir as rebeliões senhoriais e camponesas.  
c) a organização das Cruzadas, devido ao interesse do Papado em reafirmar seu poder sobre a cristandade após o Cisma do Oriente.  d) o surgimento de Estados nacionais, já que os reis conseguiram o apoio militar e financeiro dos nobres em sua luta contra os poderes locais.  
e) a fragmentação do poder real, uma vez que os vassalos deviam obediência direta a seu suserano, que exercia autoridade em sua região.   


resposta da questão 41:[E]



42. (Unesp 2004) A respeito da formação das Monarquias Nacionais européias na passagem da Idade Média para a Época Moderna, é correto afirmar que 

a) o poder político dos monarcas firmou-se graças ao apoio da nobreza, ameaçada pela força crescente da burguesia. 
b) a expansão muçulmana e o domínio do mar Mediterrâneo pelos árabes favoreceram a centralização. 
c) uma das limitações mais sérias dos soberanos era a proibição de organizarem exércitos profissionais. 
d) o poder real firmou-se contra a influência do Papa e o ideal de unidade cristã, dominante no período medieval. 
e) a ação efetiva dos monarcas dependia da concordância dos principais suseranos do reino.   



resposta da questão 42:[D]



43. (Fuvest 2003) Perto do ano 1000, manifestações de medo foram verificadas em todo o Ocidente, como se o fim do milênio trouxesse consigo o fim dos tempos. Tal situação deve ser entendida como 

a) manifestação da crescente religiosidade que caracterizava a sociedade feudal. 
b) indício do crescente analfabetismo das camadas populares e diminuição da religiosidade clerical. 
c) decorrência da tomada do Império Bizantino pelos muçulmanos do norte da África. 
d) traço típico de uma sociedade em transição que se tornava mais clerical e menos guerreira. 
e) característica do momento de centralização política e de formação das monarquias nacionais.   


resposta da questão 43:[A]
Comentário da questão:
Durante a Baixa Idade Média (XI - XV), período de transição feudo-capitalista, o poder senhorial, fragmentado, entra em crise e desenvolve-se na Europa ocidental um processo de centralização política, com o fortalecimento do poder real e a formação das Nações; porém esse não é um processo linear, coisa aliás que não existe em história. Não podemos pensar que os reis a cada ano que passou foram gradualmente aumentando o poder até se tornarem absolutistas. Infelizmente essa transição não foi tão simples assim. Temos que tentar imaginar um longo período, de alguns séculos, onde o poder real viveu altos e baixos, mesmo porque, muitas vezes para que um rei se fortalecesse, teria que enfrentar outro.



44. (UFPE) A Idade Média foi um período em que ocorreram também articulações políticas que procuravam fortalecer certas monarquias nacionais existentes. Na França, logo no início da Idade Média, houve tentativas de centralização política. Na análise da monarquia francesa, no período dos Capetíngios, podemos destacar que: 
( ) houve fortalecimento da nobreza, na época de Hugo Capeto, com uma política de esvaziamento dos interesses da burguesia emergente. 
( ) os contatos entre o rei Felipe Augusto e a burguesia foram significativos, favorecendo o fortalecimento do exército. 
( ) o rei Felipe Augusto fracassou em suas tentativas de conquistar a Normandia, sendo derrotado pelo exército de João Sem Terra. 
( ) no reinado de Felipe Augusto IV, as relações diplomáticas se tornaram tensas com a Igreja Católica, que ameaçou o rei de excomunhão. ( ) existiram tentativas de centralização política, que ajudaram no fortalecimento de certos interesses da burguesia emergente.   


resposta da questão 44: F - V - F - V - V


45.   (FGV) Alguns séculos antes da grande Reforma do século XVI, o catolicismo medieval sofreu uma série de reformas que visavam à recuperação das instituições da Igreja, a fim de fazê-las retornar ao anterior estado de pureza. O primeiro desses movimentos reformadores foi desencadeado pelos religiosos do Mosteiro de Cluny, fundado em 910, e pretendia, originalmente:   

a) reformar o monasticismo, com a consequente purificação da vida conventual e a libertação da dominação da ordem dominicana;  
b) estabelecer costumes mais ascéticos entre os religiosos e libertá-los da dominação da ordem cartuxa;  
c) reformar o monasticismo, com a conseqüente purificação da vida conventual e a libertação da dominação feudal;  
d) estabelecer costumes mais ascéticos entre os religiosos e libertá-los da dominação burguesa;  
e) reformar o monasticismo, com o consequente combate à simonia e a libertação da dominação da ordem franciscana.


resposta da questão 45:[C]



46. (UFG) 
I. Só a Igreja romana foi fundada por Deus. 
II. Só o pontífice romano, portanto, tem o direito de ser chamado universal. 
III. Só ele pode nomear e depor bispos. [...] 
VIII. Só ele pode usar a insígnia imperial. 
IX. O papa é o único homem a quem todos os príncipes beijam os pés. 
XII. É-lhe lícito destituir os imperadores. 

GREGÓRIO VII, Dictatus papae. Apud SOUZA, José Antonio C. R. de; BARBOSA, João Morais. "O reino de Deus e o reino dos homens". Porto Alegre: Edipucrs, 1997. p. 47-48. 

O documento expressa a concepção do poder papal de Gregório VII (1073-1085) que se relaciona com 

a) o "Cisma do Oriente", que selou a separação entre as duas Igrejas, a católica romana e a ortodoxa grega. 
b) o "Cativeiro de Avinhão", período de 70 anos em que os papas submeteram-se à autoridade do rei da França. 
c) a "Querela das Investiduras", conflito político que demarcou as esferas do poder papal e as do poder imperial. 
d) a "Doação de Constantino", que serviu como justificativa para o estabelecimento do Patrimônio de São Pedro. 
e) o "Cisma do Ocidente", que dividiu a autoridade suprema da Igreja entre dois papas, o de Roma e o de Avinhão.   


resposta da questão 46:[C]


47. (Fuvest) Sobre a Guerra dos Cem Anos (séculos XIV e XV) indique: 
a) as principais monarquias envolvidas, e o palco do conflito. 

b) sua importância histórica.  

resposta da questão 47:    
a) Inglaterra e França, região Franca 

b) Consolidou o termino da idade media e inicio da idade moderna, também consolidou a ideia de nação Francesa.


48. (Unesp)  "Neste tempo revoltaram-se os camponeses em Beauvoisin. Entre eles estava um homem muito sabedor e bem-falante, de bela figura e forma chamado Guilherme Carlos. Os camponeses fizeram-no seu chefe e estes lhes dizia que se mantivessem unidos. E quando os camponeses se viram em grande número, perseguiram e mataram os homens nobres. Inclusive muitas mulheres e crianças nobres, pelo que Guilherme Carlos lhes disse muitas vezes que se excediam demasiadamente; mas nem por isso deixaram de o fazer." 
(Texto adaptado de Crônica dos quatros primeiros Valois (1327-1392) in ANTOLOGIA DE TEXTOS HISTÓRICOS MEDIEVAIS.) 

O documento oferece subsídios sobre a Jacquerie, revolta camponesa ocorrida em 1358 na França, abalada pela Guerra dos Cem Anos, entremeada de crises e epidemias que se propagavam. Com base no texto:  

a) Justifique o caráter antifeudal da Jacquerie.  
b) Cite três grandes calamidades do século XIV.   

resposta da questão 48:
a) A palavra "Jacquerie" passou a ser sinônimo de rebelião camponesa e, por séculos, a nobreza viveu sob o temor de uma repetição do episódio. Na memória popular, a "Jacquerie" é vista como uma série de massacres feitos pelos camponeses contra a nobreza.Essa revolta, iniciou-se de forma espontânea, refletindo a sensação de desespero em que viviam as camadas mais pobres da sociedade.  

b) Guerra dos 100 anos e Peste Negra.



49. (Mackenzie) A peste negra, que dizimou cerca de um terço da população européia, as revoltas camponesas ocasionadas pelo precário equilíbrio da produção agrícola, e a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra, foram responsáveis: 

a) pela formação da sociedade feudo-clerical. 
b) pela crise do mercantilismo econômico. 
c) pelo fortalecimento da nobreza em detrimento do poder real. 
d) pela aceleração da crise do absolutismo. 
e) pela crise do feudalismo e consolidação do poder real.   

resposta da questão 49:[E]



50. (Mackenzie) Em outubro de 1347, navios mercantes genoveses chegaram ao porto de Messina. Os marinheiros doentes tinham estranhas inchações escuras, do tamanho de um ovo ou uma maçã, nas axilas e virilhas, que purgavam pus e sangue e eram acompanhadas de bolhas e manchas negras por todo o corpo. Sentiam muitas dores e morriam rapidamente cinco dias depois dos primeiros sintomas. Um Espelho Distante - O terrível século XIV Cerca de 25 milhões de pessoas morreram entre os anos de 1347 e 1350. Dentre os fatores que contribuíram para esse acontecimento destacamos: 

a) a formação do modo de Produção Feudal. 
b) a decadência e posterior desaparecimento da dinastia Carolíngia na Europa medieval. 
c) o aumento do intercâmbio comercial entre Europa e Oriente após as Cruzadas. 
d) o fim da Guerra dos Cem Anos entre a França e a Inglaterra devido à peste negra. 
e) a expansão Marítima e Comercial Européia e a descoberta do novo mundo.   




resposta da questão 50:[C]


51. (UFPE) Sobre as guerras e revoltas que fortaleceram a formação dos Estados Modernos europeus, relacione as colunas a seguir. 

1 ) Portugal 
2) Espanha 
3) Inglaterra 
4) França 

( ) Guerra das Duas Rosas 
( ) Guerra dos Cem Anos 
( ) Guerra da Reconquista 
( ) Revolução De Avis 

A seqüência correta é: 
a) 1, 4, 2 e 3 
b) 3, 4, 1 e 2 
c) 3, 4, 2 e 1 
d) 2, 1, 4 e 3 
e) 1, 4 ,3 e 2   


resposta da questão 51:[C]


52. (PUCPR) Facilitando o comércio e evitando os perigos do transporte do dinheiro amoedado, surgiram os títulos de crédito, como cheques, letras de câmbio, conhecimentos de depósito, e outros, marcando inclusive o nascimento do direito comercial. Esses progressos comerciais tiveram origem:  
a) no livro de autoria de Marco Polo, que revelava idênticas práticas dos chineses.  
b) durante a Primeira Cruzada, que conquistou Jerusalém.  
c) na iniciativa dos monarcas ingleses do final da Guerra dos Cem Anos.  
d) nas feiras medievais.  
e) na corte portuguesa dos monarcas da dinastia de Avis.   

resposta da questão 52:[D]



53. (UFSM) Observe a figura:  
"Joana d Arc em Paris", set de 1429. PILETI. "História e vida", v. 3. p. 199. 
Figuras heróicas forjadas a partir de personagens reais ou criadas por artistas têm função semelhante. Joana d Arc, na Guerra dos Cem Anos, serviu para 
a) reerguer a França abatida pela desaceleração econômica. 
b) apoiar o rei da França e fortalecer o seu reino. 
c) expulsar os invasores pagãos do território francês. 
d) consolidar o predomínio do papa na Europa. 
e) dar um herdeiro ao trono francês.   

resposta da questão 53:[B]


54. (UEM) Sobre o período final da Idade Média, aproximadamente entre os séculos XIV e XVI, da história da Europa Ocidental, assinale a(s) alternativas(s) correta(s). 
01) Nesse período, ocorreu uma série de revoltas camponesas e urbanas. Na França, as revoltas camponesas ficaram conhecidas pelo nome de Jacqueries. 
02) Aquele período foi marcado pela consolidação do localismo político, fruto direto da Guerra dos Cem anos, que favoreceu a nobreza feudal. 
04) O crescimento das cidades possibilitou um desenvolvimento da infra-estrutura urbana, com a construção de redes de esgoto e de água encanada. Esse fato tornou possível que, já naquela época, a Europa não vivesse problemas de saneamento urbano. 
08) A desintegração do feudalismo, verificada no período, pode ser atribuída ao sucesso militar das Cruzadas e da bem sucedida expansão da sociedade feudal pelo Oriente. 
16) A eclosão da peste negra, aproximadamente na metade do século XIV, dizimou uma parcela significativa da população européia. 
32) Entre as características do século XVI, destacam-se: a crise das relações de trabalho servis, o crescimento do comércio e da economia monetária.   


resposta da questão 54:49


55. (UFJF) Do século XI em diante, ocorreram os primeiros esforços rumo à centralização política na Europa Ocidental. Acerca deste processo, assinale a alternativa incorreta: 

a) A Magna Carta, que limitou os poderes do soberano, como, por exemplo, com a criação de novos impostos, não impediu a centralização política da Inglaterra. 
b) A atuação de Joana D Arc fez parte dos esforços de centralização política e de legitimação do soberano francês no decorrer da Guerra dos Cem Anos. 
c) No Sacro Império Romano-Germânico, as fortes identidades regionais e os interesses do papado dificultaram o processo de centralização política. 
d) A união dos reinos de Leão e Castela e Aragão foi um marco significativo para a criação da unidade territorial da Espanha. 
e) A centralização portuguesa, a mais tardia da Europa Ocidental, diferentemente da espanhola, esteve relacionada à Reconquista territorial da Península Ibérica.   

resposta da questão 55:[E]


56. (PUCMG) Na Europa, nos séculos XIV e XV, eclodiu e aprofundou-se uma crise geral da sociedade feudal. São características do período em questão, EXCETO: 

a) o recrudescimento das obrigações feudais, aumentando o nível de tensão entre senhores e servos. 
b) a Peste Negra, que reduziu a população européia em um terço e deixou várias aldeias despovoadas. 
c) as revoltas camponesas, que explodiram com enorme violência em toda a Europa. 
d) o movimento da Reforma iniciado por Lutero, afirmando o poder da Igreja Católica. 
e) a Guerra dos Cem Anos, promovendo inquietação e desordens na França e Inglaterra.   


resposta da questão 56:[D]


57. (FGV) Sobre a formação do absolutismo na França, é incorreto afirmar que: 
a) seus antecedentes situam-se, também, nos reinados de Filipe Augusto, Luís IX e Filipe IV, entre os séculos XII e XIV. b) fez-se necessária nesse processo a centralização dos exércitos, dos impostos, da justiça e das questões eclesiásticas; 
c) a abolição da soberania dos nobres feudais não teve um importante papel nesse contexto; 
d) a Guerra dos Cem Anos foi fundamental nesse processo; 
e) durante esse processo a aliança com a burguesia fez-se necessária para conter e controlar a resistência de nobres feudais.   



resposta da questão 57:[C]



58. (Mackenzie 2001) A crise do sistema feudal agravou-se no século XIV com o início da Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra (1337-1453). Eduardo III, rei dos ingleses, invadiu a França, declarando-se rei. A respeito desse período, é correto afirmar que:  
a) eclodiram, na França, revoltas de camponeses, famintos e insatisfeitos com a superexploração, conhecidas pelo nome de "Jacqueries", em alusão a Jacques Bonhomme, expressão que os nobres usavam para designar o homem do campo. 
b) a vitória dos ingleses sobre os exércitos de Joana D Arc, filha de humildes camponeses, nas batalhas de Orleans, Reims, Paris, Toulouse e Compiégne, acabaram por definir a sorte da guerra a seu favor, apesar da mítica religiosidade católica dos franceses. 
c) após a vitória, a França mergulhou em um novo conflito, a Guerra das Duas Rosas, uma disputa pelo trono motivada pelos interesses monárquicos da família Lancaster, que acabou sendo derrotada por Luís IX, em Toulouse. 
d) as transformações no modo de exploração feudal acabaram por beneficiar a nobreza francesa, que permaneceu neutra durante o conflito, enquanto o rei era obrigado a se aliar à burguesia para conseguir recursos para armar seu exército. 
e) ocorreu a morte de inúmeros camponeses ingleses em virtude da brutal retaliação dos franceses, que, depois de expulsarem os ingleses de suas terras, passaram a ocupar e explorar os territórios dos anglo-saxões.   



resposta da questão 58:[A]


59. (FGV 2000) "Quando Joana D Arc chegou, a 29 de abril de 1429, os habitantes da cidade estavam prestes a capitular, pois os ingleses tinham-se apoderado das fortalezas e dos castelos que rodeavam Orléans. A 4 de maio, Joana, com os seus soldados, tomou primeiro o castelo (...) Na manhã de 8 de maio, a Donzela verificou que os ingleses haviam abandonado os outros castelos. Orléans estava libertada e os seus habitantes aclamaram em delírio Joana D Arc, que se sentia feliz por ter cumprido a promessa feita ao seu rei." (Gabalda e Beaulieu) 

Tendo o trecho anterior como base, assinale a alternativa correta. 
a) A tomada de Orléans define o fim da Guerra dos Cem Anos, consolidando a unidade e a monarquia francesas; 
b) Joana D Arc, camponesa de Domremy, recebeu como recompensa pelo feito o título de nobreza e, portanto, o direito às terras nas quais anteriormente vivia; 
c) nacionalismo emergente, reforçado pelo significado desse feito, foi capitalizado pelos reis da dinastia Valois para consolidar a monarquia francesa; 
d) Joana D Arc, aristocrata de nascimento e posses, foi condenada à fogueira posteriormente, tornando-se símbolo do nacionalismo francês; 
e) A derrota dos ingleses em Orléans marca o fim da Guerra dos Cem anos, mas não define, de imediato, a unidade e a monarquia francesas.   


resposta da questão 59:[C]

60. (Enem/1999) Considere os textos abaixo.  
"(...) de modo particular, quero encorajar os crentes empenhados no campo da filosofia para que iluminem os diversos âmbitos da atividade humana, graças ao exercício de uma razão que se torna mais segura e perspicaz com o apoio que recebe da fé." 
(Papa João Paulo II. Carta Encíclica Fides et Ratio aos bispos da Igreja católica sobre as relações entre fé e razão, 1998)  

"As verdades da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã." (Santo Tomás de Aquino – pensador medieval)  


 Refletindo sobre os textos, pode-se concluir que: 
a) a encíclica papal está em contradição com o pensamento de Santo Tomás de Aquino, refletindo a diferença de épocas. 
b) a encíclica papal procura complementar Santo Tomás de Aquino, pois este colocava a razão natural acima da fé. 
c) a Igreja medieval valorizava a razão mais do que a encíclica de João Paulo II. 
d) o pensamento teológico teve sua importância na Idade Média, mas, em nossos dias, não tem relação com o pensamento filosófico. e) tanto a encíclica papal como a frase de Santo Tomás de Aquino procuram conciliar os pensamentos sobre fé e razão.


resposta da questão 60:[E]



61. (Fuvest-SP) Ao longo da Idade Média, a Europa Ocidental conviveu com duas civilizações, às quais muito deve nos mais variados campos. Essas duas civilizações, bastante diferentes da Ocidental, contribuíram significativamente para o desenvolvimento experimentado pelo Ocidente, a partir do século XI, e para o advento da Modernidade no século XV. 

a) Quais foram essas civilizações? 
b) Indique suas principais características.

resposta da questão 61:

a) A civilização árabe (islâmica) e a bizantina (antigo Império Romano do Oriente) 

b) Árabes: Estado e hierarquia social estruturados em bases religiosas, economia de excedentes dinamizada pelo comércio, urbanização, incorporação de elementos culturais do Oriente e do Ocidente, avanços significativos em diversos campos das ciências (da medicina à matemática, passando pela filosofia). Bizantinos: Estado despótico, desenvolvimento da Igreja cristão do Oriente (ortodoxa, que se separou da Igreja católica romana), comércio sofisticado, centrado em Constantinopla, conservação do legado cultural romano, notadamente no campo do direito.


62. (Osec-SP) “(...) Durante o século XII, toda a extensão da Flandres converteu-se em país de tecelões e batedores. O trabalho de lã, que até então se havia praticado somente nos campos, concentra-se nas aglomerações mercantis que se fundam por toda a parte e anima um comércio, cujo progresso é incessante. Formam-se, assim, a incipiente Bruges, Ipres, Lile, Duai e Arras." 
(Henri Pirenne)  

Podemos relacionar o conteúdo desse texto: 
a) às mudanças econômicas que exigiram adaptações e mudanças no regime feudal. 
b) às ligas de mercadores que impulsionaram o desenvolvimento mercantil no mar do Norte, a exemplo da Liga Hanseática. 
c) ao renascimento comercial que atingiu o interior da Europa, a partir do século XI. 
d) às feiras de comércio local e internacional que se desenvolveram no interior da Europa. 
e) às invasões bárbaras que aceleraram a formação de vilas durante o Baixo Império Romano.





resposta da questão 62:[A]

63. (Unicamp-SP) No século XIII, um teólogo assim condenava a prática da usura: "O usurário que adquirir um lucro sem nenhum trabalho e até dormindo, o que vai contra a palavra de Deus que diz: 'Comerás teu pão com o suor do teu rosto'. Assim o usurário não vende a seu devedor nada que lhe pertença, mas apenas o tempo, que pertence a Deus. Disso não deve tirar nenhum proveito." (Adaptado de J. Le Goff, A bolsa e a vida. São Paulo: Brasiliense, 1989.)  

a) O que é usura? 
b) Por que a Igreja medieval condenava a usura? 
c) Relacione a prática da usura com o desenvolvimento do capitalismo no final da Idade Média.  

resposta da questão 63:
a) Usura é um contrato de empréstimo em que o devedor é obrigado a pagar juros. 

b) A Igreja condenava o usurário por considerar que ele não produz riqueza ao lucrar com aquilo que não lhe pertence. A prática da usura estaria, portanto, contrariando o princípio bíblico de que “ganharás o pão com o suor do seu rosto”.  

c) O renascimento comercial e urbano desencadeou o processo de formação do capitalismo. A dinamização das atividades econômicas foi acompanhada da expansão das atividades de crédito, inclusive a prática  dos empréstimos a juros. A mentalidade ainda fortemente religiosa, ao condenar a usura, acabava criando obstáculos para o pleno desenvolvimento do capitalismo.  

64. (Vunesp) A partir do século XII, em algumas regiões europeias  nas cidades em crescimento, comerciantes, artesãos e bispos aliaram-se para a construção de catedrais com grandes pórticos, vitrais e rosáceas, produzindo uma "poética da luz", abóbadas e torres elevadas que dominavam os demais edifícios urbanos.

O estilo da arte da época é denominado a) renascentista  
b) bizantino 
c) românico 
d) gótico  
e) barroco


resposta da questão 64:[D]


65. (Vunesp) Sobre as associações de importantes grupos sociais da Idade Média, um historiador escreveu:  "Eram cartéis que tinham por objetivo a eliminação da concorrência no interior da cidade e a manutenção do monopólio de uma minoria de mestres no mercado urbano". 
(Jacques Le Goff, A civilização do Ocidente medieval.) 

O texto caracteriza de maneira típica  
a) as universidades medievais 
b) a atuação das ordens mendicantes  
c) as corporações de ofício 
d) o domínio dos senhores feudais  
e) as seitas heréticas

resposta da questão 65:[C]


66. (Fuvest) Uma característica da Idade Média foi o surgimento de heresias. 
a) Que são heresias? 
b) Quais as principais reações da Igreja católica diante delas naquele período?


resposta da questão 66:
a) Heresias são movimentos religiosos que discordam dos dogmas oficiais da Igreja católica. 

b) A Igreja as condenou e reprimiu violentamente por intermédio dos tribunais da Inquisição.

67. (PUC-SP) Não pode ser considerado como fator gerador do renascimento comercial que ocorre na Europa, a partir do século XI: 
a) a crise do modo de produção feudal provocada pela superexploração da mão-de-obra, através das relações servis de produção. 
b) a disponibilidade de mão-de-obra provocada, entre outros fatores, pelo crescimento demográfico a partir do século X. 
c) a predominância cultural e ideológica da Igreja, com a valorização da vida extraterrena, a condenação à usura e sua posição em relação ao "justo preço" das mercadorias. 
d) a aquisição das "cartas de franquias", que fortalecia e libertava a nascente burguesia das obrigações tributárias dos senhores feudais. e) o movimento cruzadista, que, retratando a estrutura mental e religiosa do homem medieval, se estendeu entre os séculos XI e XIII.


resposta da questão 67:[C]  


68. (Fuvest) A partir do século XI, na Europa Ocidental os poderes monárquicos foram lentamente se reconstituindo, e em torno deles surgiram os diversos Estados nacionais. Explique as razões desse processo de centralização política.

resposta da questão 68:
 O motor destas mudanças políticas foi o renascimento comercial, estimulado pela nova classe social, a burguesia. O renascimento provocou a decadência do feudalismo e dos poderes locais e universais.


69. (UFPR) Durante o período das Cruzadas, São Bernardo de Claraval (1090-1153) escreveu: 
“Mas os soldados de Cristo combatem confiantes nas batalhas do Senhor, sem nenhum temor de pecar por pôr-se em perigo de morte e por matar o inimigo. Para eles, morrer ou matar por Cristo não implica qualquer crime, pelo contrário, traz a máxima glória. (…) Em outras palavras: o soldado de Cristo mata com a consciência tranquila e morre com a consciência mais tranquila ainda.” (São Bernardo de Claraval apud COSTA, Ricardo da. Apresentação: A Cruzada Renasceu? BLASCO VALLÈS, Almudena, e COSTA, Ricardo da (coord.). Mirabilia 10. A Idade Média e as Cruzadas. jan.-jun. 2010/ISSN 1676- 5818, p. XIII) 

No que se refere às Cruzadas no período medieval, determine quem eram esses soldados de Cristo referenciados no trecho acima, quais as motivações para empreender suas batalhas e quais as suas consequências para o mundo ocidental daquele período. 


resposta da questão 69: 

Os europeus mencionados no texto eram os homens medievais “teocentrizados”, ou seja, fanáticos religiosos que aceitavam a Guerra Santa como uma ordem de Cristo. Munidos deste espírito religioso, convocados pelo papa Urbano II, seguiram para Jerusalém com a finalidade de libertar a Terra Santa das mãos dos infiéis islâmicos. Como consequência do movimento cruzadista, podemos mencionar: o início de um processo de enfraquecimento da Igreja Católica, a reabertura do Mediterrâneo para o comércio, a decadência do sistema feudal, o renascimento comercial e urbano, dentre outros.


70. (UFTM)   [...] para satisfazer as faltas e necessidades dos da fortaleza, começaram a afluir diante da porta, junto da saída do castelo, negociantes, [...] mercadores de artigos custosos, em seguida taberneiros, depois hospedeiros para a alimentação e albergue dos que mantinham negócios com o senhor [...]. Os habitantes de tal maneira se agarraram ao local que em breve aí nasceu uma cidade importante. 
(Jean Lelong, cronista do século XIII, apud Fernanda Espinosa. Antologia de textos históricos medievais, 1972.)  

O texto refere-se 
(A) às transformações ocorridas na Europa Ocidental a partir do século XI, quando as atividades comerciais intensificaram-se. 
(B) ao processo de criação das corporações de ofícios, com suas regras e rituais específicos para cada profissão. 
(C) à crescente insegurança que marcou o período medieval, razão pela qual se procurava viver em torno de fortificações. 
(D) à baixa produção dos feudos, que dependiam de fornecedores externos para assegurar a sobrevivência de seus moradores. 
(E) às lutas entre senhores feudais e senhores urbanos pelo controle da produção agrícola, principal fonte de impostos.   




resposta da questão 71:[A]
Comentário da questão:
A partir do século XI, tem início um período de paz, tranquilidade e expansão de diversos setores da vida na Europa Ocidental, graças ao fim das invasões, à melhoria das técnicas agrícolas e à ausência de catástrofes climáticas e epidemias. Nesse contexto, houve um aumento da produção agrícola, um importante crescimento demográfico uma retomada das atividades comerciais, o crescimento das cidades e o surgimento da burguesia.

72. (UFG 2012) Analise a imagem a seguir.    
SANTIAGO MATAMOUROS . Disponível em: . Acesso em: 29 fev. 2012.    

Desde a Idade Média, São Tiago Maior foi retratado de várias formas. Nessa imagem do século XVII, que recorre à Reconquista na Península Ibérica, sua figura é representada como Matamouros. 

Com base na imagem, conclui-se que essa recorrência alude à  
a) valorização da cultura islâmica, derivada do contato com os muçulmanos.
b) apropriação de personagens bíblicos, utilizados para legitimar a disputa territorial e religiosa.
c) formação de uma matriz cultural ibérica, renovada pela fusão entre belicismo islâmico e apostolicismo cristão.
d) incorporação do princípio muçulmano da Guerra Santa, favorecida pela expansão árabe.
e) adoção do ideal muçulmano de martírio, advindo da experiência adquirida nas Cruzadas.



Resposta da questão 72: [B]

comentário da questão:  
O processo de reconquista da Península Ibérica insere-se num contexto de retomada das últimas áreas de domínio  árabe no continente europeu e de expansão do  cristianismo. A experiência dos cristãos nessa disputa teve  caráter político, econômico e religioso. Ao final, com a  vitória dos cristãos sobre os árabes, a expansão europeia  colocou-se em outro patamar com a posterior incorporação  dos continentes americanos e de áreas do continente  asiático.

73. (UFPE 2012) Não existe dominação absoluta. Há, sempre, espaços para dúvidas e transgressões. Na Idade Média, por exemplo, houve protestos e formas diferentes de pensar o mundo. Nesse período, a 
Igreja Católica: 
0-0) teve dificuldades de conviver politicamente com a nobreza, pois estava afastada da distribuição das riquezas territoriais da época. 
1-1) manteve as crenças do Cristianismo romano, dificultando a convivência do catolicismo com a cultura das camadas mais pobres. 
2-2) sofreu críticas de religiosos que queriam mais simplicidade e coerência na prática social da instituição, tão entusiasmada com as relações de poder. 
3-3) preocupou-se em firmar suas articulações políticas, controlando as manifestações culturais e interferindo na distribuição dos feudos existentes. 
4-4) consolidou tradições, disputou poder com a nobreza e procurou censurar aqueles que criticavam suas crenças. 



resposta da questão 73: FFVVV 
 Justificativa: 
0-0) Falsa. A Igreja Católica viveu disputas com a nobreza, mas também estabeleceu alianças políticas e não se afastou das riquezas 
materiais. 
1-1) Falsa. A Igreja envolveu-se muito com os mecanismos de dominação e procurou ter poder de mando sobre todas as camadas 
sociais. 
2-2) Verdadeira. Houve movimentos de rebeldia, protestos contra os abusos dos sacerdotes e a defesa de comportamentos coerentes com os ideais do Cristianismo. 
3-3) Verdadeira. A Igreja fortaleceu suas ações políticas. Teve presença ampla na organização social e não dispensou práticas violentas. 
4-4) Verdadeira. Seu poder crescente ajudou a consolidar espaços políticos e afirmar suas crenças. Foi vigilante na recusa à aceitação de dissidências


74. (Ufes 2012)  A ocorrência de feiras livres é observada, em cidades brasileiras, desde a época colonial, quando se destacaram a Feira de Santana e as feiras de Sorocaba, Campina Grande, Caruaru, entre outras. Em cidades europeias, esses eventos econômicos e culturais se tornaram comuns, a partir da Idade Média, com o renascimento do comércio e da vida urbana, quando se notabilizaram as feiras de Provins e de Troyes, na região de Champagne; as feiras de Bruges e de Antuérpia, na região de Flandres; as feiras de Colônia, de Lubeck e de outras cidades que constituíram a Liga Hanseática. Explique  

a) dois fatores que contribuíram para o renascimento do comércio e da vida urbana, no contexto europeu; 
b) o significado das corporações de ofícios, que se difundiram, a partir do século XII, nas cidades europeias.


resposta da questão 74:

- as peregrinações de cristãos europeus aos Lugares Santos, propiciando o estabelecimento de relações comerciais necessárias ao suprimento das necessidades gerais daqueles peregrinos em romaria, implicando em relações de trocas de produtos e/ou de produtos por moedas; 
- as Cruzadas ou Guerra Santa, enquanto iniciativa do cristianismo representado pelo Bispo de Roma, para libertação dos Lugares Santos, que se encontravam sob o controle principalmente dos povos identificados com a fé islâmica; trata-se de um embate iniciado no final do século XI e que se estendeu até o final do século XIII, contribuindo significativamente para o incremento do intercâmbio comercial e para a própria expansão europeia, inclusive no que concerne ao intercâmbio comercial entre as regiões europeias e o Oriente; 
- a estabilização dos reinos medievais e relativa pacificação, propiciando o incremento demográfico e o esgotamento das terras férteis, contribuindo para a migração dos excedentes demográficos em busca de alternativas de sobrevivência nas vilas e nos burgos e disponibilizando mão de obra para as atividades artesanais, bem como para as relações de trocas ou intercâmbios comerciais; - enriquecimento da nobreza feudal decorrente da Guerra Santa ou Cruzadas, inclusive por meio de saques, propiciando acumulação de riqueza que seria empregada na aquisição de produtos disponibilizados pelos intercâmbios comerciais, incluindo o gosto pelos artigos de luxo geralmente observados no Oriente; também se incluem o conhecimento de novos produtos, como as especiarias, que se incorporaram aos hábitos alimentares e à conservação de alimentos perecíveis; - a própria tradição comercial das cidades da outrora denominada Magna Grécia, no mar Mediterrâneo, destacando-se as cidades da península italiana, que atuaram como entrepostos e pontos de origem das novas rotas comerciais que se consolidaram no interior da Europa, em cujos entroncamentos se originaram ou se desenvolveram burgos ou cidades como polos comerciais; 
- quanto à Guerra Santa, deve-se considerar que foi por ocasião da Quarta Cruzada que os mercadores europeus das cidades do Mediterrâneo obtiveram o privilégio de fixação de entrepostos comerciais para distribuição de mercadorias provenientes do Oriente para as rotas comerciais terrestres e fluviais, que adentravam ao interior do continente europeu, em direção às feiras que se consolidavam.  

b) Apesar de não ser uma exigência a ser verificada na elaboração da resposta, é bom lembrar que a associação formal de pessoas com interesses comuns já ocorria desde os tempos dos reis de Roma, Numa Pompílio (716-673 aC) e Sérvio Túlio (578-526 aC), quando se constituíram as clássicas associações ou confrarias, com caráter religioso, bem como as primeiras corporações de arquitetos e as associações de artes e ofício, congregando pessoas segundo habilidades práticas e profissionais mais comuns. Portanto, desde a Antiguidade Tardia (cerca de 300—600 d.C.), e durante a Alta Idade Média (476-1000), constituíram-se, na península italiana, corporações de artis et officium, congregando artigianos, bem como corporações de comerciantes. Assim, independentemente dos pressupostos acima, serão consideradas, positivamente, nas respostas, explicações afins ou correlatas que tratem dos aspectos essenciais das corporações de ofícios, enquanto organização social urbana para fins de auxílio mútuo e proteção, no contexto do renascimento do comércio e da vida urbana em ambiente europeu, mormente a partir do século XII: - as confrarias religiosas, comuns entre os cristãos, também influenciaram a formação de agremiações ou corporações de ofícios, bem como as guildas, nas cidades que renasciam, na Idade Média; - as corporações de ofícios, bem como as guildas, tinham como significado ou importância a proteção mútua mediante constituição de um fundo, nos burgos, especialmente contra a predominância da aristocracia feudal, que se impunha nos feudos; enfim, as guildas ou corporações de ofícios tinham como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos e profissionais dos trabalhadores que lhes eram associados; - as corporações de ofícios, bem como as guildas, tinham como significado ou importância a associação de mestres, que eram donos de oficinas, bem como artesãos ou artistas e aprendizes das artes e ofícios; agregavam pessoas das relações familiares ou pessoas outras, desprovidas de status e condições econômicas, como aprendizes de uma profissão; - as corporações de ofícios, bem como as guildas, tinham como significado ou importância a reprodução e consolidação do conhecimento, bem como a normatização e refinamento das competências e especializações profissionais; constituíram-se guildas de alfaiates, sapateiros, ferreiros, açougueiros, artesãos, comerciantes, artistas plásticos entre outros profissionais; - as corporações de ofícios, bem como as guildas, tinham como significado ou importância a associação de professores e estudantes que, a partir do final do século XII e início do século XIII constituíram corporações que se denominaram Universitas Magistrorum, reunindo professores, e Universitas Scholarium, reunindo estudantes, com vistas aos estudos gerais e que propiciaram a gênese das Universidades; - também serão considerados, positivamente, os comentários críticos ou ressalvas sobre as supostas diferenças entre corporações de ofícios, enquanto ambientes de aprendizagem de uma profissão, diferentemente das guildas, consideradas como corporações de comerciantes, segundo o princípio de que o mestre de uma corporação de ofício é também um comerciante de sua produção artesanal, da mesma forma que o comerciante de uma guilda vem a ser também o mestre de sua oficina de produção artesanal; portanto, as duas denominações são equivalentes, mesmo porque são muito mais diferenciações dialetais ou idiomáticas; - também serão considerados, positivamente, as ressalvas sobre as articulações entre corporações de cidades de uma região, constituindo as LIGAS, mormente de comerciantes, com a finalidade de protegerem o comércio, ou seja, com a finalidade protecionista tanto das relações comerciais quanto do mercado.



75. (UNICAMP) – “Em 1348, a Peste Negra invadiu a França e,
desde então, nada mais seria como antes. Uma terrível mortandade
atingiu o reino. A escassez de mão de obra desorganizou as relações
sociais e de trabalho. Os trabalhadores que restaram aumentaram suas exigências. Um rogo foi dirigido a Deus, e também aos homens
incumbidos de preservar Sua ordem na terra. Mas foi preciso entender que nem a Igreja nem o rei podiam fazer coisa alguma. Não era isso uma prova de que nada valiam? De que o pecado dos governantes recaía sobre a população? Quando o historiador começa a encontrar tantas maldições contra os príncipes, novas formas de devoção e tantos feiticeiros sendo perseguidos, é porque de repente começou a se estender o império da dúvida e do desvio.”
(Adaptado de Georges Duby. A Idade Média na França (987-1460): de Hugo Capeto a Joana D'arc. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992. p. 256-258.)

a) A partir do texto, identifique de que maneira a Peste Negra repercutiu na sociedade da Europa Medieval, em seus aspectos econômicos e religiosos.
b) Indique características da organização social da Europa Medieval que refletiam a ordem de Deus na Terra.


resposta da questão 75:
a) No plano econômico, a Peste Negra, ao reduzir a população, produziu dois efeitos: retração nas atividades comerciais, devido ao encolhimento do mercado consumidor; e alterações nas relações servis de produção, fazendo com que as obrigações em produtos fossem mudadas para pagamentos monetários ou transformando os servos presos à terra em arrendatários do senhor feudal. 
No plano religioso, a Igreja perdeu prestígio e sua doutrina sofreu contestações; paralelamente, cresceu a prática da feitiçaria.


b) Segundo a interpretação dada pela Igreja à sociedade feudal, esta era dividida em três ordens, cada uma exercendo a função que lhe fora atribuída por Deus: O clero (os que oram), dedicado a salvar as almas dos fiéis; a nobreza feudal (os que combatem), voltada para a defesa da sociedade cristã; e os servos (os que trabalham), aos quais cabia sustentar aqueles que lhes proporcionavam proteção espiritual e militar.

 



76. (Ufg 2012)  Leia o texto a seguir. O futebol brasileiro vive ainda no sistema feudal. E é  verdade. As federações são feudos, e os cartolas, senhores  feudais. Embora estejam todos milionários, não têm  dimensão do quanto podem tirar desta galinha de ovos de  ouro sem matá-la. Eles querem é raspar o tacho.

 JUCA KFOURY CONTRA O FEUDALISMO DA BOLA. 02 out.  2011. Disponível em:  . Acesso em:  14 mar.2012. 

No seu comentário,Juca Kfouri faz uma comparação entre  o sistema feudal medieval e o futebol contemporâneo,  desconsiderando a historicidade do feudalismo. Tendo em  vista esta afirmação, 

a) explique o que fundamenta, no texto, a comparação  entre o sistema feudal e a organização do futebol  brasileiro. 
b) Caracterize um elemento do sistema feudal, que foi  desconsiderado na comparação apresentada.



resposta da questão 76:
a) A comparação entre o sistema feudal e a organização  do futebol brasileiro fundamenta-se: na redução do  feudalismo a um sistema fechado, autossuficiente e  hierárquico, o que permite associar o feudo às  federações, uma vez que ambos são apreendidos como  unidades capazes de produzir riqueza e sustentar  relações de poder; na atribuição de riqueza, de poder de  mando e de exploração aos senhores feudais e aos  cartolas. No caso do senhor feudal, a “massa” explorada  é constituída pelos servos; no caso dos cartolas, a  “massa” explorada é composta de torcedores dos vários  clubes de futebol. 

b) Na comparação, são desconsiderados os seguintes  elementos que caracterizam o feudalismo (o candidato  deve caracterizar apenas um): economia com uso  restrito de moeda, baseada na troca e no dom; posse da  terra como critério de diferenciação dos grupos sociais,  sobretudo dos senhores e dos servos; constituição da  camada servil pela maior parte da população  camponesa; presença da cavalaria que, em decorrência  da relação feudo-vassálica, cumpre obrigações militares  para com os senhores feudais. Pode-se ressaltar também o poder adquirido pela  Igreja Católica durante o período e seu papel como  sustentáculo do regime e como grande proprietária de  terras e recebedora de benefícios.


77. (Enem 2011)  Se a mania de fechar, verdadeiro habitus  da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo  rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que  uma das características da cidade era de ser limitada por  portas e por uma muralha. 
DUBY, G. et al. “Séculos XIV-XV”. In: ARIÈS, P.; DUBY, G.  História da vida privada da Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras,  1990 (adaptado). 

As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes  mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram  a função de pontos de passagem ou pórticos. Este processo  está diretamente relacionado com 
a) o crescimento das atividades comerciais e urbanas. 
b) a migração de camponeses e artesãos. 
c) a expansão dos parques industriais e fabris. 
d) o aumento do número de castelos e feudos. 
e) a contenção das epidemias e doenças.


Resposta da questão 77: [A] 

Comentário da questão:
O final da Idade Média é caracterizado por um processo de  transformações socioeconômicas que envolveram as  cidades. Se durante a Alta Idade Média a cidade manteve-se isolada, durante a Baixa Idade Média ela tendeu a  crescer, impulsionada por maior circulação de mercadorias  provenientes do oriente. O Renascimento, comercial e  urbano, possibilitaram o surgimento da burguesia e das  raízes do processo de acumulação de capitais.



78. (FAAP)  A doutrina de Platão influenciou os primeiros filósofos medievais, Santo Agostinho, bispo de Hipona (354 a 430) e Boécio (480 a 524), autores de "Confissões" e "Consolação da Filosofia", respectivamente. Mas a Filosofia que predominou na Idade Média foi a: 
a) Sofística 
b) Epicurista 
c) Escolástica 
d) Existencialista 
e) Fenomenológica   


resposta da questão 78:[C]


79. (Fuvest) "Assim, pois, a cidade de Deus que é tomada como una, na realidade tripla. Alguns rezam, outros lutam, outros trabalham. As três ordens vivem juntas e não podem ser separadas. Os serviços de cada uma dessas ordens permitem os trabalhos das outras duas e cada uma por sua vez presta apoio às demais ". O trecho anterior, escrito em 998 d.C., representa 

a) um ataque à representação do Deus uno, defendida pelos monofisistas. 
b) uma justificativa funcional das diferenças sociais no mundo medieval. 
c) um retorno às concepções de Santo Agostinho, que opunha à cidade de Deus a cidade dos homens. 
d) uma descrição da estrutura social de Roma, sede do papado e considerada a cidade de Deus. 
e) uma crítica à desigualdade entre os homens, pois estes são considerados iguais perante Deus.   

resposta da questão 79:[B]



80. (UFPE) Com o desmantelamento do império romano, a vida política no mundo ocidental modificou-se bastante. A igreja Católica conseguiu assumir posição de destaque na organização da sociedade, influenciando também a forma de pensar e os hábitos cotidianos. Sobre essa influência, analise as afirmações adiante. 

( ) A Igreja Católica adotou práticas políticas que entravam em contradição com seus ensinamentos de justiça e amor baseados nas palavras de Cristo. 
( ) A vida intelectual foi marcada pela onipresença dos padres da Igreja, que, além disso, convergiam inteiramente em teorias e ideais. ( ) A Igreja Católica era a grande proprietária de terras na Europa e estava articulada politicamente com a nobreza feudal. 
( ) Os teólogos Santo Agostinho e São Tomás de Aquino eram unânimes na defesa do livre arbítrio e da necessidade de obediência aos santos evangelhos. 
( ) Algumas ordens religiosas, como a dos franciscanos, tiveram práticas que, retomando os ensinamentos iniciais do cristianismo, condenavam a ostentação e pregavam a simplicidade.   

resposta da questão 80:V F V F V



81. (Unifesp) Terminada a Antiguidade  havia à disposição do Ocidente medieval duas concepções filosóficas fundamentais e distintas: a visão grega (resumida por Aristóteles) de que o homem foi formado para viver numa cidade, e a visão cristã (resumida por Santo Agostinho) de que o homem foi formado para viver em comunhão com Deus. Nos últimos séculos da Idade Média, com relação a essas duas filosofias, é correto afirmar que:  
a) foram reconciliadas por São Tomás de Aquino ao unir razão (livre-arbítrio) com revelação (fé).  
b) entraram em conflito e deram lugar a uma nova visão, elaborada por frades beneditinos e dominicanos.  
c) continuou a prevalecer a visão grega, como se pode ver nos escritos de Abelardo a Heloísa.  
d) sofreram um processo de adaptação para justificar a primazia do poder temporal ou secular.  
e) passou a predominar a visão cristã, depois de uma longa hegemonia da visão grega.   


resposta da questão 81:[A]



82. (UFPE) :A Igreja Católica construiu princípios importantes que garantiram sua dominação religiosa e política durante a Idade Média. Um dos pensadores de grande expressão na época foi Tomás de Aquino, que: 
( ) defendeu a centralização política e religiosa, criticando o poder da razão e afirmando a superioridade da fé para a salvação dos seres humanos. 
( ) se revelou influenciado pelo pensamento de Aristóteles, revelando claras divergências com as teses defendidas por santo Agostinho. 
( ) era favorável ao crescimento do comércio e do lucro, defendendo a aceitação de princípios da burguesia comercial. 
( ) se rebelou contra a centralização exagerada da Igreja, estimulando o crescimento das liberdades religiosas e do lucro nas atividades econômicas. 
(  ) afirmou a superioridade da razão, do livre arbítrio, sendo punido pela Igreja e pelos tribunais civis da época.   

resposta da questão 82:F - V - F - F - F



83. (UEG) A Europa do século XIV passava por uma profunda inquietação intelectual, caracterizada pela ideia de renovação cultural e por uma visão essencialmente crítica da sociedade. Esse fenômeno ficou conhecido como Renascimento. 
A partir do exposto, julgue a validade das proposições que se seguem. 
I. A ampliação do raciocínio científico nessa época, com ênfase no método experimental, levou à refutação progressiva das interpretações dogmáticas e também a atitudes de valorização da razão. 
II. Passou-se a rejeitar os valores greco-latinos, objetivando preservar a pureza dos valores cristãos. Essa rejeição pode ser percebida em Tomás de Aquino e Santo Agostinho. 
III. Estabeleceram-se condições para que o individualismo se difundisse. Assim, por exemplo, os artistas passaram a assinar as suas obras, enquanto os nobres e burgueses mandavam fazer retratos e estátuas de si mesmos. 

Assinale a alternativa CORRETA:  
a) As proposições I e II são verdadeiras.  
b) As proposições I e III são verdadeiras.  
c) As proposições II e III são verdadeiras.  
d) Todas as proposições são verdadeiras.   



resposta da questão 83:[B]



84. (UFSC) SÃO FRANCISCO "Lá vai São Francisco Pelo caminho De pé descalço Tão pobrezinho Dormindo à noite Junto ao moinho Bebendo a água Do ribeirinho." 
MORAES, Vinicius de. "Nova antologia poética". São Paulo: Cia de Bolso, 2005, p. 227. 

Sobre a Baixa Idade Média, período no qual São Francisco viveu, é CORRETO afirmar que:  
(01) foi um período no qual a produção e difusão intelectual se estagnou: daí a expressão "Idade das Trevas" que caracteriza a Idade Média.  
(02) foi o período no qual a expansão comercial provocou um maior contato entre diferentes povos, principalmente do Oriente, diversificando os valores europeus.  
(04) foi o período das Cruzadas, expedições organizadas pela Igreja que tinham como único objetivo difundir o cristianismo entre os povos do Oriente.  
(08) foi o período de surgimento de várias ordens religiosas, algumas delas formadas por monges-cavaleiros, como foi o caso dos Templários. 
(16) foi o período no qual se desenvolveu uma literatura épica que exaltava os atos heroicos dos cavaleiros, como os romances inspirados no rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda. 
(32) foi o período de emergência de pensadores católicos como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, que criticavam a ideia da existência de um Deus único.   


resposta da questão 84:02 + 08 + 16 = 26



85. (UFPE) Sobre a cultura na Idade Média, identifique as proposições verdadeiras e as falsas. 
( ) Dois grandes estilos dominavam a arquitetura: o românico e o gótico. 
( ) A Igreja Católica exerceu uma grande influência na música. O Papa Gregório Magno reuniu hinos destinados às cerimônias religiosas, conhecidos como "Canto Chão". 
( ) A poesia medieval enaltecia a justiça e o amor, virtudes e valores do cavaleiro medieval. 
( ) Dominada por temas religiosos, a pintura medieval abandonou paisagens naturais e reproduziu homens com caras de santos e santos como se fossem deuses. 
( ) A literatura medieval encontrou seu ponto alto no romantismo e no realismo.   

resposta da questão 85:V V V V F

86. (UFPR) Contrariando a ideia de que o período medieval foi uma época de obscurantismo, houve então rica produção cultural, pela qual se pode conhecer os valores do homem medieval, que colocava Deus como centro de todas as coisas. 
Quanto às manifestações culturais desse período, é correto afirmar que:  
(01) Em "O Espírito das Leis", Montesquieu pregava, já a esse tempo, a independência dos três poderes.  
(02) As manifestações culturais do tempo Medieval indicavam forte espírito pragmático e utilitarista.  
(04) A "Suma Teológica", de São Tomás de Aquino, obra básica da filosofia escolástica, serviu como livro de teologia dos católicos.  (08) A pintura medieval demonstra intensa preocupação pela natureza e pelo homem, sendo o corpo humano representado com o maior realismo. (16) É desse período a criação do estilo gótico, com formas agudas, arcos em ogiva, que era aplicado sobretudo na construção de igrejas. 
(32) O canto gregoriano é considerado uma das mais belas criações da arte musical desse tempo. 

soma = ( )   

resposta da questão 86:04 + 16 + 32 = 52

87. (Mackenzie) "Só a arte pertence ao pintor, e a composição aos padres". (Concílio de Nicéia - 787 d.C.) 
Sobre a Arte nesse período histórico, assinale a alternativa correta.  
a) Caracterizou-se por buscar a valorização do hedonismo, o naturalismo e o neoplatonismo.  
b) Buscava compreender e interpretar o universo, o sentido da vida do homem através de uma verdade superior, que era revelada pelas Escrituras e legitimada pela Igreja.  
c) A pintura apresentava-se no estilo gótico e seus personagens buscavam a beleza neoplatônica.  
d) Caracterizou-se pela religiosidade dos poemas de Giovanni Boccacio que ressaltam os ideais ascéticos da vida monástica.  
e) Seu objetivo era encontrar Deus e romper com a hierarquização da sociedade, imposta pela ordem feudal.   




resposta da questão 87:[B]



88. (G1) Os estilos artísticos do Ocidente Medieval que se caracterizaram sobretudo pelas catedrais, foram: 
a) Barroco e Rococó. 
b) Romano e Bizantino. 
c) Românico e Gótico. 
d) Gótico e Neoclássico 
e) Renascentista e Românico.   






resposta da questão 88:[C]


89. (UFRN) A catedral de Chartres, reproduzida na figura a seguir, é representativa da arquitetura gótica, que predominou na Baixa Idade Média.  
Esse estilo arquitetônico está ligado às circunstâncias históricas e às concepções religiosas do final da Idade Média. Nesse sentido, o estilo gótico relaciona-se 
a) à prosperidade da economia urbana e às aspirações espirituais orientadas para Deus e os céus. 
b) à estabilidade da economia rural e ao culto doméstico, que era presidido pelo chefe da família. 
c) ao desenvolvimento das comunidades de monges e celebrações coletivas, com ênfase no modo de vida simples. 
d) ao progresso da agricultura feudal e à religiosidade individualista, que estimulava a prática da solidão.



resposta da questão 89:[A]

90. 76. (UFPR-2012) – Leia os seguintes excertos da Magna Carta inglesa de 1215.
“12 - Nenhum imposto será estabelecido em nosso Reino sem o consenso geral (...) que tudo se passe da mesma maneira no que respeita às contribuições da cidade de Londres (...)
61 - Instituímos e concedemos aos nossos barões a seguinte garantia: elegerão vinte e cinco barões do Reino, os quais deverão com todo o seu poder observar, manter e fazer cumprir a paz e as liberdades que nós concedemos.”
(Magna Carta.In: C. R. C. Davis. The Trustees of the British Museum, 1963,
p. 16-23. Apud Fernanda Espinosa. Antologia de textos medievais. Lisboa:  Sá da Costa Editora. p. 326-327).

A partir dos trechos acima e de seus conhecimentos sobre a Monarquia Inglesa na Idade Média, explique 
a) a relação dos nobres e burgueses ingleses com sua Realeza.
b) por que a Magna Carta é considerada uma precursora das Constituições modernas. 


Resposta da questão 76:

a) Durante a Baixa Idade Média, a nobreza e a burguesia inglesas uniram-se para limitar o poder real e preservar as liberdades estabelecidas pela Magna Carta. Para tanto, criaram o Parlamento, formado pela Câmara dos Lordes (nobreza) e pela Câmara dos Comuns (burguesia).

b) A Magna Carta, ao estabelecer limites à autoridade real e assegurar determinados direitos e liberdades, pode ser considerada uma precursora das Constituições modernas.

91. (UFPI) Leia, com atenção, o texto abaixo: 
"(...) deu-se por todo o orbe da terra, especialmente na Itália e nas Gálias, um surto de construção de igrejas basilicais. (...) Era como se o mundo, tendo-se sacudido e lançado fora o antigo, se estivesse revestindo com a cândida veste das igrejas. Como tal os fiéis reformaram quase todas as igrejas das sedes episcopais, e o mesmo fizeram aos mosteiros dos vários santos, assim como aos lugares de oração de menos importância, nas vilas". 
(Fonte: Raoul Glaber in: J. P. Migne, "Patrologiae Cursus Completus", Series Latina, t. CXLII, Paris, 1880.) 

A partir do texto do cronista medieval Raoul Glaber (985-1050), podemos afirmar, corretamente: 
a) O nascimento da arquitetura românica acompanhou o despertar da economia ocidental européia. 
b) A construção de igrejas, no período, explica-se pelo fortalecimento da fé, independentemente das condições econômicas. c) O surto de construções ao qual o texto faz referência teve fim com as invasões de normandos, húngaros e árabes. 
d) A arquitetura românica em expansão após as invasões do séc. IX veio substituir a arquitetura de estilo gótico, especialmente na Itália e na Gália. 
e) O crescimento da economia européia a partir do século XI só pode ser compreendido se levarmos em consideração o crescimento da população provocado pelas invasões dos séculos anteriores.   




resposta da questão 91:[A]


92. (UFPR) "Entre 1060 e 1150, o Ocidente foi praticamente coberto de igrejas. (...) Com efeito, a construção desses edifícios dependia do esforço dos fiéis, que forneciam o material e contribuíam com o trabalho necessário para a obra. (...) O aspecto mais importante deste fenômeno, no entanto, se refere à arquitetura que orientou a edificação das igrejas medievais. Predominaram dois estilos principais: o românico e o gótico. A evolução do primeiro para o segundo representou uma renovação artística que, por sua vez, correspondeu às transformações gerais ocorridas na estrutura da sociedade durante a Baixa Idade Média." 
(Arruda, J. J. "História Antiga e Medieva". São Paulo: Ática, 1996. p. 477.) 

Considerando as transformações sociais, religiosas e de mentalidade que geraram a evolução de um estilo a outro, é correto afirmar:  
(01) O "românico" era o estilo que caracterizava a construção de igrejas no meio rural. Com a expansão econômica, mercantil e urbana do século XI, as igrejas começaram a ser construídas nas cidades, no estilo "gótico".  (02) O "românico" era o estilo que conservava os traços estilísticos do mundo romano recém-desestruturado. Quando os germanos, e especialmente os godos, começaram a fazer predominar sua cultura na Europa Ocidental, criaram o estilo "gótico".  
(04) A evolução das estruturas materiais exigia da Igreja uma atualização de sua pregação e uma nova forma de representação artística; assim, o "românico" vinculava-se à virada do ano mil e seus temores milenaristas, enquanto que o "gótico" passou a refletir o otimismo de um Ocidente em franca expansão econômica e demográfica.  
(08) O fervilhar de idéias e a circulação intensa de riquezas que havia no meio urbano dos séculos XII e XIII, seja em mercados, Universidades ou mesmo Corporações de Ofícios, geraram o desenvolvimento de um estilo de construção religiosa que refletia a ostentação, diversidade e importância dos grupos que compunham as cidades: o estilo "gótico". 
(16) Não houve uma substancial transformação estilística do "românico" para o "gótico". O que mudou, essencialmente, foram os financiadores das construções religiosas. Soma ( )   




resposta da questão 92:04 + 08 = 12




93. (UFSM) Os estilos arquitetônicos românico e gótico caracterizaram as construções na Baixa Idade Média. O estilo românico, que precede o gótico, caracterizou-se pela grandeza e solidez das construções de templos identificados como "fortalezas de Deus". O gótico propiciou a ornamentação das Igrejas com esculturas e vitrais e valorizou a altura e a verticalidade das construções, dando a impressão de "contato com os céus". 
Levando em conta que esses templos podem ser considerados testemunhos históricos, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmações a seguir. 
( ) O templo românico identifica uma sociedade rural na qual a Igreja foi o centro de poder, e o estilo gótico reflete o desenvolvimento urbano e do comércio. 
( ) Esses estilos arquitetônicos testemunham uma sociedade hierarquizada, fundamentada na doutrina cristã, onde o "templo" também representa o lugar e o poder que a instituição "Igreja" exerceu. 
( ) A expressão "fortalezas de Deus" justifica-se por serem grandiosas construções que serviram, em primeiro lugar, como espaço reservado aos exércitos nacionais dos estados absolutistas modernos. 

A sequência correta é 
a) V - F - F. 
b) V - V - F. 
c) F - V - F. 
d) F - F - V. 
e) V - F - V.   



resposta da questão 93:[B]



94. (UFPE) Os estilos arquitetônicos românico e gótico destacaram-se na arte medieval. O estilo românico, por exemplo, presente em numerosas edificações do século XI, expandiu-se pela Europa católica e:   

a) era muito usado na construção de igrejas, destacando-se suas linhas curvas e sua forte ligação com mudanças urbanas que aconteciam no sul da Europa do século XI.  
b) estava relacionado com mudanças no estilo arquitetônico francês rural, que revelava o enfraquecimento das tendências próprias das construções do sistema feudal do século XI.  
c) era usado nas construções religiosas católicas, numa época em que ainda se destacava a simplicidade da vida rural medieval.  
d) simbolizou o crescimento do comércio medieval no sul da França, com destaque para seus arcos e suas janelas pequenas, de vitrais bem desenhados.  
e) marcou a arquitetura católica medieval, mas foi usado apenas na construção de mosteiros próximos aos castelos dos senhores feudais mais ricos.   


resposta da questão 94:[C]



95. (PUC) A frase “A Europa, então terra juvenil, em plena expansão, estendeu-se aos quatro pontos cardeais, alimentando-se, com voracidade, das culturas exteriores” pode ser entendida como uma referência
a) às atividades missionárias de jesuítas na América, como ocorreu no Brasil.
b) aos esforços de diálogo com grupos do leste e norte europeu, como os ciganos.
c) às novas invenções voltadas à navegação, como a invenção da bússola.
d) aos planos expansionistas de países do ocidente europeu, como Portugal.
e) às ações militares, como as Cruzadas ou a Reconquista da Espanha.


resposta da questão 95:[E]
Comentário da questão:
As Cruzadas e a Guerra de Reconquista, somadas à expansão para o Leste, são consideradas, pelos historiadores mais recentes, um período de alargamento dos limites da Europa Cristã.



96. (PUC 2006) Muitas vezes originadas em preconceitos, as razões do temor dos europeus em relação aos estrangeiros, na Idade Média e na atualidade, relacionam-se respectivamente à 
a) pequena população de então e à forte explosão demográfica de hoje, principalmente nos países mais ricos.
b) baixa capacidade de defesa do ocidente europeu medieval e ao atual aumento da imigração originária de antigas colônias.
c) pobreza e carência de qualquer unidade religiosa de antes e ao atual apogeu político, cultural e militar.
d) divisão em variados grupos étnicos e religiosos no passado e à ameaça presente de uma unificação católica.
e) precariedade do conhecimento técnico-científico medieval e à atual liderança mundial nas pesquisas tecnológicas.


resposta da questão 96:[B]
Comentário da questão:

Na Idade Média, a Europa, como um todo, dispunha de uma capacidade militar limitada, o que potencializava as ameaças externas. Na atualidade, o medo do europeus em relação aos imigrantes provenientes do Terceiro Mundo advém, em parte, do declínio populacional do Velho Mundo em face da crescente chegada de afro-asiáticos pobres, com culturas diferentes e altas taxas de natalidades




97. (UFPB) Durante a chamada Baixa Idade Média (séc. XI-XV), o desenvolvimento urbano dos burgos da Europa Ocidental fundamentou-se na especialização das atividades comerciais e das artesanais, que se organizavam, respectivamente, em:
   
a) Ligas e guildas de comércio e corporações de ofícios artesanais.   b) Guildas e corporações de comércio e ligas de ofícios artesanais.   c) Associações comerciais e sindicatos de ofícios artesanais.   
d) Sindicatos comerciais e ligas e corporações de ofícios artesanais.   e) Corporações de comércio e ligas e guildas de ofícios artesanais.


resposta da questão 97:[A]



98. (UFAL) Analise o texto.
A Guerra Santa assumiria um estilo semelhante aos conflitos que se desenrolavam no Ocidente. Uma guerra de cerco e assédio posto sobre cidades amuralhadas e castelos, acompanhados de saques e pilhagens. (...) Ocorrido o rompimento das muralhas e da porta, restava aos sitiados, famintos e sedentos, resistir numa luta de espadas (...) que envolveria homem a homem. (...) A guerra intitulada santa, pelos dois lados em luta, resultava em grande número de mortos e numa grande destruição que exigia constantes esforços de reconstrução.
(Fátima Regina Fernandes. In: Demétrio Magnoli (org). História das guerras. São Paulo: Contexto, 2006. p. 115-117)

O confronto armado descrito no texto foi um dos fatores fundamentais na desestruturação do mundo medieval. Esse confronto colocou
frente a frente povos
(A) europeus e muçulmanos.
(B) carolíngios e germânicos.
(C) romanos e bárbaros.
(D) bizantinos e francos.
(E) árabes e islâmicos.


resposta da questão 98:[A]



99. (Unesp 2005) Pregada por Urbano II, a primeira cruzada... [estendeu-se de 1096 a 1099]. O sucesso dos pregadores faz dela uma cruzada popular (aventureiros, peregrinos). É um choque militar, político, mas também cultural e mental, pois a cruzada dilata o espaço e o tempo.
(P. Tétart, Pequena história dos historiadores.)

O que foi escrito sobre a primeira cruzada aplica-se, de maneira geral, às demais.
a) Qual era a finalidade imediata das cruzadas?
b) Além das alterações culturais e mentais, as cruzadas provocaram modificações de ordem comercial no continente europeu. Discorra sobre essas últimas.




resposta da questão 99:
a) Libertar a Terra Santa (Palestina, incluindo Jerusalém) do domínio muçulmano.
b) As Cruzadas reabriram o Mediterrâneo Ocidental ao comércio europeu, intensificando as relações mercantis da Europa com o Oriente, via Constantinopla, Alexandria e Antioquia. Com isso, lançaram as bases para o Renascimento Comercial e Urbano da
Baixa Idade Média.




100. (Enem 2010) Quando Édipo nasceu, seus pais, Laio e Jocasta, os reis de Tebas, foram informados de uma profecia na qual o filho mataria o pai e se casaria ordenaram a um criado que matasse o menino. Porém, penalizado com a sorte de Édipo, ele o entregou a um casal de camponeses que morava longe de Tebas para que o criasse. Édipo soube da profecia quando se tornou adulto. Saiu então da casa de seus pais para evitar a tragédia. Eis que, perambulando pelos caminhos da Grécia, encontrou-se com Laio e seu séquito, que, insolentemente, ordenou que saísse da estrada. Édipo reagiu e matou todos os integrantes do grupo, sem saber que entre eles estava seu verdadeiro pai. Continuou a viagem até chegar a Tebas, dominada por uma Esfinge. Ela decifrou o enigma da Esfinge, tornou-se rei de Tebas e casou-se com a rainha, Jocasta, a mãe que desconhecia.   Disponível em: http://www.culturabrasil.org. Acesso em: 28 ago. 2010 (adaptado).   

No mito Édipo Rei, são dignos de destaque os temas do destino e do determinismo. Ambos são características do mito grego e abordam a relação entre liberdade humana e providência divina. A expressão filosófica que tomacomo pressuposta a tese do determinismo é:  
A) “Nasci para satisfazer a grande necessidade que eu tinha de mim mesmo.” Jean Paul Sartre.  
B) "Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.” Santo Agostinho. 
C) “Quem não tem medo da vida também não tem medo da morte.” Arthur Schopenhauer.  
D) “Não me pergunte quem sou eu e não me diga para permanecer o mesmo." Michel Foucault.  
E) “O homem, em seu orgulho, criou a Deus a sua imagem e semelhança." Friedrich Nietzsche.      


Resposta da questão 100: [B]    
Comentário da questão:
A única alternativa possível é a B, pois somente ela expressa, por meio da citação de Santo Agostinho, a tese do determinismo, isto é, que a vida humana está fadada a ser governada por forças superiores, restando ao homem pouca liberdade para alterar seu destino, pois mesmo que ele tente mudar o rumo das coisas não conseguirá mudar seu futuro, sendo exatamente essa a mensagem que o mito Édipo Rei tenta transmitir.

2 comentários:

  1. Do século XI em diante, ocorreram os primeiros esforços rumo à centralização política na Europa Ocidental, neste contexto foi aprovada a Magna Carta, que limitou os poderes do soberano. esta afirmação e verdadeira ou falsa

    ResponderExcluir