terça-feira, 25 de março de 2014

Confira a avaliação de História P2 do 1º bimestre (Prmeiro ano 2014)


Confira a correção da P2 de História do primeiro bimestre
(Primeira série  do Ensino Médio 2014)


1. (ENEM 2012) Em um engenho sois imitadores de Cristo crucificado porque padeceis em um modo muito semelhante o que o mesmo Senhor padeceu na sua cruz e em toda a sua paixão. A sua cruz foi composta de dois madeiros, e a vossa em um engenho é de três. Também ali não faltaram as canas, porque duas vezes entraram na Paixão: uma vez servindo para o cetro de escárnio, e outra vez para a esponja em que lhe deram o fel. A Paixão de Cristo parte foi de noite sem dormir, parte foi de dia sem descansar, e tais são as vossas noites e os vossos dias. Cristo despido, e vós despidos; Cristo sem comer, e vós famintos; Cristo em tudo maltratado, e vós maltrados em tudo. Os ferros, as prisões, os açoites, as chagas, os nomes afrontosos, de tudo isto se compõe a vossa imitação, que, se for acompanhada de paciência, também terá merecimento de martírio.
VIEIRA, A. Sermões. Tomo XI. Porto: Lello & Irmão, 1951 (adaptado).

O trecho do sermão do Padre Antônio Vieira estabelece uma relação entre a Paixão de Cristo e
A) a atividade dos comerciantes de açúcar nos portos brasileiros.
B) a função dos mestres de açúcar durante a safra de cana.
C) o sofrimento dos jesuítas na conversão dos ameríndios.
D) o papel dos senhores na administração dos engenhos.
E) o trabalho dos escravos na produção de açúcar.



Resposta da questão 1:[E]
Comentário da questão:
No trecho do Sermão do Padre Vieira, há um paralelo entre a Paixão de Cristo e as condições a que eram submetidos os escravos nos engenhos de açúcar.



2. (ENEM 2012) Torna-se claro que quem descobriu a África no Brasil, muito antes do europeus, foram os próprios africanos trazidos como escravos. E esta descoberta não se restringia apenas ao reino linguístico, estendia-se também a outras áreas culturais, inclusive à da religião. Há razões para pensar que os africanos, quando misturados e transportados ao Brasil, não demoraram em perceber a existência entre si de elos culturais mais profundos.
SLENES, R. Malungu, ngoma vem! África coberta e descoberta do Brasil. Revista USP, no 12, dez./jan./fev. 1991-92 (adaptado).


Com base no texto, ao favorecer o contato de indivíduos de diferentes partes da África, a experiência da escravidão no Brasil tornou possível a
A) formação de uma identidade cultural afro-brasileira.
B) superação de aspectos culturais africanos por antigas tradições europeias.
C) reprodução de conflitos entre grupos étnicos africanos.
D) manutenção das características culturais específicas de cada etnia.
E) resistência à incorporação de elementos culturais indígenas.


Resposta da questão 2:[A]
Comentário da questão:
A vinda para o Brasil de diferentes grupos africanos, trazidos de distintas regiões daquele continente, possibilitou a identificação e a superação de algumas desigualdades culturais existentes entre eles.
Dessa forma o sincretismo entre bantos, sudaneses e malês, por exemplo, contribui para a formação de uma  identidade cultural africana no Brasil.




3. (UFMG) Leia os versos:

"Seiscentas peças barganhei / - Que pechincha! - no Senegal / A carne é rija, os músculos de aço, / Boa liga do melhor metal. / Em troca dei só aguardente,/ Contas, latão - um peso morto! / Eu ganho oitocentos por cento / Se a metade chegar ao porto".

(Heinrich HEINE, apud BOSI, Alfredo. DIALÉTICA DA COLONIZAÇÃO. São Paulo: Cia. das Letras, 1992).

a) IDENTIFIQUE a atividade a que se referem esses versos.

b) Cada uma das estrofes desenvolve uma ideia central. IDENTIFIQUE essas ideias.



resposta da questão 3:

a) O texto faz referência ao processo de obtenção de escravos na costa africana.

b) Na primeira estrofe, observamos a descrição da negociação feita para a obtenção de escravos, tendo especial destaque o vigor dos negros obtidos no litoral africano. Já na segunda parte, observamos que o traficante que fala no poema, quantifica a alta lucratividade que terá se metade dos escravos capturados chegarem vivos até à colônia.



4. (VUNESP) No Brasil, costumam dizer que para os escravos são necessários três PPP, a saber, pau, pão e pano. E, posto que comecem mal, principiando pelo castigo que é o pau, contudo, prouvera a Deus que tão abundante fosse o comer e o vestir como muitas vezes é o castigo.
(André João Antonil, Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas, 1711)

a) Qual a crítica ao sistema escravista feita pelo autor do trecho apresentado?


b) Indique dois motivos que explicam a introdução da escravidão negra na porção americana do Império português.


Resposta da questão 4:
a) A crítica de Antonil não chega ao ponto de propor a abolição do sistema escravista. Mesmo assim, podemos ressaltar no autor uma dimensão que é ao mesmo tempo humanitária e utilitária. Humanitária porque mostra-se sensível aos maus tratos sofridos pelos escravos. Utilitária porque, afinal, seu texto não tem os escravos como público, mas os seus proprietários. No texto, é notável como recomenda aos proprietários que não destruam a sua fonte de riqueza, que é o trabalho dos escravos.


b) Não existe unanimidade entre os especialistas sobre esta questão. Destacam-se, entre outros, os seguintes argumentos:

* Havia uma demanda de braços para a lavoura canavieira, afirma-se que os indígenas, semi-sedentários, estavam dispersos e não exerciam uma atividade sistemática agrícola;
* O tráfico de escravos africanos se constituía em uma fonte adicional de renda para a metrópole;
* Os colonos europeus deslocavam-se para a colônia como empresários, a disponibilidade de terras seria um obstáculo à utilização do trabalho assalariado, daí lançar mão de formas de trabalho compulsório como a escravidão;
* Já havia experiências anteriores de escravidão africana nas ilhas do Atlântico, o que tornava a mesma como uma alternativa plausível para a agricultura na América portuguesa.



5. (UFG – 2006) No período da União Ibérica (1580-1640), o domínio espanhol sobre Portugal provocou também mudanças político-econômicas importantes no império colonial português. Explique uma das mudanças ocorridas na América portuguesa, resultante da dominação espanhola.

resposta da questão 5:
Proibição do comércio com os holandeses e sua posterior invasão ao território brasileiro.

(G1) Leia o trecho e responda as questões 6 e 7.

Na Antiguidade durante o reinado de Ciro I (559-529 a. C.), os persas construíram um vasto império e governaram diferentes povos, adotando uma política que respeitava as diferenças culturais e religiosas.
Sobre o Império Persa:

6. Conceitue satrapias.

resposta da questão 6:
As satrapias eram províncias do Império Persa, cuja administração civil e militar era confiada aos nobres escolhidos; não obstante, tais satrapias eram vigiadas por funcionários reais ("os olhos e ouvidos do rei"), que percorriam as províncias fiscalizando a ação dos dirigentes. 


7. Identifique dois fatores que contribuíram para a decadência do Império Persa. 

resposta da questão 7:
A disputa pela hegemonia comercial nos mares Egeu e Negro e, apoiado por seus aliados fenícios, deu início às Guerras Médicas, sendo derrotados pelos atenienses na batalha de Maratona. A derrocada do grande império persa teve início no reinado de Xerxes, que também foi derrotado pelos gregos (Batalha de Salamina); o fim da independência política veio com a derrota e morte de Dario III ante a investida dos gregos e macedônios, comandados por Alexandre Magno.

8. (UFPR) "O exército persa era bem visível. Mesmo assim, Alexandre avançou, em formação, com passo firme, evitando um avanço muito rápido que pudesse afetar a linha de ataque, deixando flancos em aberto. (...) Alexandre à frente de suas tropas, no flanco direito, correu, colocando toda a atenção na velocidade de ataque". "A cavalaria persa, diante dos tessálios de Alexandre, iniciada a batalha, decide atacar violentamente os tessálios. A cavalaria atacava com grande furor e os persas foram superados quando souberam que os mercenários gregos estavam sendo destroçados pela infantaria macedônica e que o próprio Dario estava em debandada. Este foi o sinal para a fuga generalizada e aberta. Os cavalos com equipamento pesado sofreram particularmente e os milhares de homens que fugiam em pânico, desordenados, buscando a fuga nas trilhas e nas elevações locais, morreram pela ação do inimigo (...)".
 (ARRIANO, "A Batalha de Íssus". 2, p. 10-11.)
Os trechos apresentados são dois momentos distintos da narrativa de Arriano sobre a Batalha de Íssus, em que Alexandre, o Grande venceu o general persa Dario em 333 a.C. A partir desses relatos de Arriano, é correto afirmar:
a) As guerras na Antiguidade exigiam pouca participação pessoal dos comandantes nos combates travados, como se evidencia nos relatos de Arriano.
b) No texto de Arriano, há uma valorização da figura de Alexandre perante a de Dario, para reforçar as virtudes morais e militares do general macedônico.
c) Arriano desconhecia as estratégia e práticas de guerra da época de Alexandre, elaborando apenas uma ficção a respeito das batalhas.
d) Essa vitória sobre Dario teve pouca repercussão nas conquistas do jovem Alexandre.
e) Na Antiguidade  as guerras não desempenhavam papel significativo nas relações políticas.


resposta da questão 8:[B]
Comentário da questão:

A alternativa correta é a letra A. Podemos perceber que Arriano descreve Alexandre como um grande herói e estrategista, ao contrário de Dario que estaria fugindo da batalha. Essa questão exige uma leitura atenta do texto, pois podemos perceber que a  pergunta é “A partir desses relatos de Arriano”, logo ela se limita aos relatos e não a um conhecimento específico sobre  a batalha de Alexandre com os persas.

9. (UFPI)  Dentre os povos da Antiguidade Oriental, um se destacou como de exímios navegadores e excelentes comerciantes. Eram os fenícios, cuja principal contribuição legada às civilizações posteriores foi o alfabeto fonético.  A respeito da sociedade fenícia podemos afirmar corretamente que:
a) a Fenícia desconhecia centralização do poder, pois era formada por cidades-estados que tinham ampla autonomia política, econômica, religiosa e administrativa.
b) a independência política das cidades-estados fenícias foi possível, durante séculos, pelas alianças estabelecidas com os romanos que, por sua vez, faziam frente à expansão persa.
c) os extensos vales situados entre as montanhas e o mediterrâneo possibilitaram o grande desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e, consequentemente, do comércio.
d) de todas as criações fenícias, a mais importante foi a caravela, posteriormente aperfeiçoada pelos gregos.
e) a grande e original contribuição dos fenícios para a história da civilização foi a introdução das vogais no alfabeto criado pelos gregos e romanos, o que veio tornar a comunicação mais fácil e rápida.


resposta da questão 9:[A]
Comentario da questão:

Os fenícios eram uma antiga civilização que se estabeleceu onde hoje ficam o Líbano e partes da Síria e de Israel. Calcula-se que eles chegaram a essa região por volta do século 30 a.C., mas os historiadores ainda não conseguiram precisar de onde eles teriam partido - especula-se apenas que de algum ponto do golfo Pérsico. Ao longo da costa do mar Mediterrâneo e em ilhas da região, os fenícios montaram várias cidades-estados independentes, como Biblos, Tiro e Tripolis.

10. (UFPE) Ao estudarmos os povos antigos, aprendemos acerca da sua cultura, das suas práticas sociais e políticas e da sua atividade econômica. Os fenícios, por exemplo, se destacaram pela atividade comercial e pela criação do alfabeto.
( ) A criação do alfabeto entre os fenícios está relacionada à atividade religiosa. Esses povos nos legaram muitos documentos religiosos que comprovam a estreita relação entre a escrita e a religião.
( ) O comércio desenvolvido pelos fenícios era terrestre. Além do mais, a insegurança das embarcações antigas fazia com que eles privilegiassem as curtas viagens em que os riscos eram reduzidos.
( ) Os fenícios foram considerados os maiores navegadores da Antiguidade, em razão do intenso comércio marítimo que desenvolveram. Esta prática econômica possibilitou que dominassem amplamente a navegação de longa distância.
( ) O alfabeto fenício, em razão de ser voltado para a atividade comercial, não teve qualquer influência entre os povos da Antiguidade. Era formado de caracteres próprios, impossíveis de serem utilizados para as atividades cotidianas.
( ) A criação do alfabeto pelos fenícios está relacionada à atividade comercial. A necessidade de registrar as atividades comerciais com os diferentes povos fez com que a escrita deixasse de ser uma atividade de especialistas, como no Egito antigo.



resposta da questão 10: F-F-V-F-V
comentário da questão:

Uma das mais notáveis invenções do homem, o alfabeto pode ser definido como um “sistema de sinais capazes de exprimir os sons elementares da língua”. O Alfabeto fenício possui 22 letras consonantais, escritas em linhas horizontais da direita para a esquerda.
0 0 A criação do alfabeto fenício está ligada à atividade comercial.
1 1 Os fenícios eram hábeis navegantes e as principais rotas do seu comércio eram marítimas. Comercializavam por todo o litoral do Mar Mediterrâneo e algumas rotas do litoral atlântico europeu.
2 2 - Aproveitando-se de sua posição geográfica bastante favorável, os fenícios orientavam sua vida para o comércio e para a navegação, constituindo poderosa frota mercante que levava os seus produtos aos mais longínquos lugares.
3 3 - O alfabeto fenício deu origem aos seguintes alfabetos: hebraico, árabe, grego, etrusco e latino. Foram os gregos que acrescentaram as vogais.
4 4 - Tal iniciativa deveu-se, antes de tudo, ao grande desenvolvimento da atividade mercantil, bem como à fundação de inúmeras colônias, o que tornou imperativa a adoção de um sistema gráfico de comunicação, único e de fácil compreensão.

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