sábado, 18 de maio de 2013

Confira a correção do Notrevest 1 do Segundo Bimestre (Primeiro Ano)

Notrevest 2013 do segundo bimestre

HISTÓRIA DO BRASIL

Primeiro Ano

 

28. (FGV) Antunes voltou ao capão e transmitiu a seus companheiros as promessas de Bento. Os paulistas saíram dos matos aos poucos, depondo as armas. Muitos não passavam de meninos; outros eram bastante velhos. Sujos, magros, cambaleavam, apoiavam-se em seus companheiros. Estendiam a mão, ajoelhados, suplicando por água e comida. Bento fez com que os paulistas se reunissem numa clareira para receber água e comida. Os emboabas saíram da circunvalação, formando-se em torno dos prisioneiros. Bento deu ordem de fogo. Os paulistas que não morreram pelos tiros foram sacrificados a golpes de espada.



                                                      (Ana Miranda, "O retrato do rei")



O texto trata do chamado Capão da Traição, episódio que faz parte da Guerra dos Emboabas, que se constituiu



a) em um conflito opondo paulistas e forasteiros pelo controle das áreas de mineração e tensões relacionadas com o comércio e a especulação de artigos de consumo como a carne de gado, controlada pelos forasteiros.
b) em uma rebelião envolvendo senhores de minas de regiões distantes dos maiores centros - como Vila Rica - que não aceitavam a legislação portuguesa referente à distribuição das datas e a cobrança do dízimo.
c) no primeiro movimento colonial organizado que tinha como principal objetivo separar a região das Minas Gerais do domínio do Rio de Janeiro, assim como da metrópole portuguesa, e que teve a participação de escravos.
d) no mais importante movimento nativista da segunda metade do século XVIII, que envolveu índios cativos, escravos africanos e pequenos mineradores e faiscadores contra a criação das Casas de Fundição.
e) na primeira rebelião ligada aos princípios do liberalismo, pois defendia reformas nas práticas coloniais e exigia que qualquer aumento nos tributos tivesse a garantia de representação política para os colonos.



resposta da questão:[A]





29. (PITÁGORAS) Analise o trecho sobre Domingos Jorge Velho, considerado um dos mais importantes bandeirantes da história brasileira.



“Natural da vila de Parnaíba, São Paulo, Domingos prestou vários serviços à colonização portuguesa. Famoso pela truculência com que cumpria seu ofício de dominar os ‘negros da terra’, passou cerca de vinte e cinco anos embrenhado pelos sertões do Nordeste. Foi contratado para destruir os quilombos de Palmares pelo governo de Pernambuco, ação concluída, com êxito, em 1695.”

VAINFAS, Ronaldo et alli. História. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 259.



O trecho representa uma crítica ao mito do heroísmo bandeirante, já que demonstra



a) a docilidade dos indígenas frente às expedições de aprisionamento.
b) a facilidade com que tais personagens dominaram os redutos de escravos fugitivos.
c) o afastamento dos bandeirantes dos princípios igualitários e tolerantes do Catolicismo.
d) o desrespeito dos bandeirantes aos critérios de sociabilidade, justiça e defesa do bem-comum.
e) o pouco interesse das expedições bandeirantes na busca por riquezas minerais.



resposta da questão: [D]



30. (FGV) "A confrontação entre a loja e o engenho tendeu principalmente a assumir a forma de uma contenda municipal, de escopo jurídico-institucional, entre um Recife florescente que aspirava à emancipação e uma Olinda decadente que procurava mantê-Io numa sujeição irrealista. Essa ingênua fachada municipalista não podia, contudo, resistir ao embate dos interesses em choque. Logo revelou-se o que realmente era, o jogo de cena a esconder uma luta pelo poder entre o credor urbano e o devedor rural."



(Evaldo Cabral de Mello. A fronda dos mazombos, São Paulo, Cia. das Letras, 1995, p. 123).

O autor refere-se:



a) ao episódio conhecido como a Aclamação de Amador Bueno.
b) à chamada Guerra dos Mascates.
c) aos acontecimentos que precederam a invasão holandesa de Pernambuco.
d) às consequências da criação, por Pombal, da Companhia Geral de Comércio de Pernambuco.
e) às guerras de Independência em Pernambuco.





Resposta da questão:[B]


Nenhum comentário:

Postar um comentário