sábado, 6 de abril de 2013

VESTIBULAR PUC-Rio 2006

VESTIBULAR PUC-Rio 2006
HISTÓRIA – DISCURSIVA - GABARITO
 
Questão 01    



Com essas palavras, um negociante francês se referia à situação social de seu país, por volta de 1830:

"Todo fabricante vive em sua fábrica como os plantadores coloniais no meio de seus escravos, um contra uma centena, e a subversão de Lyon é uma espécie de insurreição de São Domingos [Haiti]. (...) Os bárbaros que ameaçam a sociedade não estão nem no Cáucaso nem nas estepes tártaras; estão nos subúrbios de nossas cidades industriais (...)."

(Apud Eric Hobsbawn. A Era das Revoluções 1789-1848, p. 221)

a) Tomando como referência o texto acima, EXPLIQUE a questão social que caracterizou países europeus, no curso da expansão industrial do século XIX.
 

b) O autor do texto menciona a insurreição de São Domingos (Haiti), área de colonização francesa, no Caribe. IDENTIFIQUE uma característica desse acontecimento.






resposta:
a) Nos quadros da expansão industrial, em países europeus, no decorrer do século XIX, a questão social correspondeu ao conjunto de tensões envolvendo os interesses contraditórios entre o operariado fabril, mão-de-obra assalariada, habitantes dos subúrbios das cidades, e os empresários e negociantes que respondiam pelo controle e pela posse dos empreendimentos industriais. Nas palavras de alguns intelectuais da época, a questão social era a materialização dos conflitos entre CAPITAL e TRABALHO em relações de produção onde a expansão do primeiro se estabelecia a partir da exploração do segundo. Tal conflito, em larga medida, fomentou a criação de associações operárias e a proposição de idéias políticas que denunciavam as condições de exploração do operariado fabril, exigindo mudanças e reparações. O testemunho do negociante francês explicita o quanto tais tensões entre capital e trabalho ameaçavam os interesses dos que eram donos dos estabelecimentos fabris.
 


b) Entre as características da insurreição de São Domingos o aluno deveria identificar a luta pela emancipação política, a ampla participação dos escravos e a defesa do fim da escravidão.
 







Questão 02    





"Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça, como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos (...), promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição (...)."



(Preâmbulo da Constituição da República Federativa do Brasil, 1988)



"D. Pedro I, por graça de Deus e unânime aclamação dos povos, Imperador constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil: Fazemos saber a todos os nossos súditos, que tendo-nos requerido os povos deste Império, juntos em Câmaras, que nós quanto antes jurássemos e fizéssemos jurar o Projeto de Constituição (...)."



(Preâmbulo da Constituição Política do Império do Brasil, 1824)



a) Tomando como referência os textos acima, IDENTIFIQUE uma característica da Constituição de 1824 e uma característica da Constituição de 1988.



b) EXPLIQUE a relação entre o Poder Moderador e os demais poderes políticos de Estado, instituída pela Constituição brasileira de 1824.






Resposta:
a) O aluno poderia identificar:
- como características da Constituição de 1824, a divisão em 4 poderes de Estado, a instituição do regime monárquico, o voto censitário e indireto, a subordinação entre Igreja e Estado;
- como características da Constituição de 1988, a instauração de uma República federativa, a existência de três poderes de Estado, o voto universal direto, a separação entre Igreja e Estado, entre outras.
b) Segundo a Constituição de 1824, o Poder Moderador era a chave da organização política do Estado Imperial, pois sua função era promover e garantir o equilíbrio entre os outros poderes de Estado. Nessa qualidade, o Poder Moderador, privativo do Imperador, permitia a ele, entre outras atribuições, dissolver a Câmara dos Deputados. Assim, numa certa medida, o Poder Moderador ampliava as atribuições do Imperador como chefe do Poder Executivo, estabelecendo possibilidades de intervenção no funcionamento do Legislativo e do Judiciário.

 






Questão 03
Allende, em tua cidade
ouço cantar essa manhã os passarinhos
da primavera que chega
mas tu não os podes escutar
Em minha porta, os fascistas
Pintaram uma cruz de advertência
E tu, amigo, já não a podes apagar
No horizonte gorjeiam
Esta manhã as metralhadoras
Da tirania que chega
Para nos matar
E tu, amigo, já nem podes escutar

(Ferreira Gullar. Poemas Chilenos II. 16 de setembro de 1973)

O poeta brasileiro Ferreira Gullar registrou, nesse poema, suas impressões sobre alguns dos acontecimentos que marcaram a sociedade chilena, no início da década de 1970.

a) IDENTIFIQUE a experiência política à qual se refere o poema acima.



b) Apresente DUAS características do contexto brasileiro, nesse mesmo período.






resposta:
a) O aluno deveria identificar o movimento político liderado por militares chilenos que culminou na deposição e no assassinato do Presidente Salvador Allende, em setembro de 1973.
b) O aluno poderia apontar, entre outras características do contexto brasileiro, no início da década de 1970, a existência de uma ordem política caracterizada pelo reforço da autoridade do Estado, pela vigência de governos militares, pela violenta repressão aos opositores do regime, pelo cerceamento das liberdades políticas sob a justificativa da defesa da segurança nacional.

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