domingo, 7 de abril de 2013

Resolução comentada (PUC-RIO: 2011/2)



Resolução comentada
Questões discursivas
PUC-RIO (2011/2) 
HISTÓRIA

 

Questão 4 

Entre os séculos XVI e XIX, o embarque forçado de africanos para a América, onde seriam utilizados como escravos nas plantações e minas das colônias, constituiu uma das formas mais vis de transferência de população em grande escala para o Novo Mundo.

Já no final do século XIX, em meio à expansão de novas economias agrário-exportadoras e à urbanização acelerada de algumas regiões americanas, uma outra grande leva de trabalhadores aportou o continente. Desta vez composta de imigrantes livres, vindos em sua maior parte de países do Mediterrâneo e da Europa Oriental, mas também de outras áreas do Velho Mundo.

a) Cite 2 (duas) regiões do continente americano que receberam negros africanos em grande quantidade durante o período em que o tráfico negreiro foi intensificado, no século XVIII.



b) Indique 2 (dois) motivos que levaram à imigração em massa para as Américas durante as três últimas décadas do século XIX e explique como tais motivos estiveram relacionados às transformações sociais e políticas vivenciadas na Europa, naquele período.





resposta:

a) Dentre as regiões americanas que receberam grande quantidade de africanos via tráfico negreiro, durante o período citado, podem ser citados: o Brasil (com cerca de 31% do volume de entradas estimadas entre 1701 e 1810); o Caribe francês (com 23%) – especialmente o Haiti e Santo Domingos; o Caribe britânico (cerca de 22%) – por exemplo, Jamaica e Barbados; a América espanhola (com 9%) e a América do Norte (com 6%). O aluno poderá fazer menção apenas às regiões produtoras, referindo-se, por exemplo: à mineração do século XVIII no Brasil, ou à produção de açúcar no Haiti (chamado de “a jóia francesa” na América), ou ao tabaco nas colônias britânicas do Sul, mais especificamente, no litoral da Virgínia e das duas Carolinas.
Em final do século XVIII e início do XIX, deram-se alterações significativas nas regiões receptoras dos planteis escravistas. Com as insurreições nas colônias francesas (Haiti e Santo Domingos) e com os demais desdobramentos da Revolução na França, deu-se a migração de capitais investidos na cana e em escravos para outros lugares. Desde essa época, Cuba começou a substituir a produção do Haiti. Estima-se que entre 1792 e 1821, Cuba tenha recebido cerca de 250 mil escravos via porto Havana (sem contar a entrada ilegal por portos não autorizados). Esse tráfico continuou intenso ao longo do século XIX, mesmo quando foi proibido.

b) Os motivos citados para a imigração em massa de trabalhadores europeus para as Américas serão, provavelmente, bastante variados. Eles dependerão do grupo de imigrantes em questão. O aluno poderá mencionar a origem nacional e étnica dos imigrantes, o fato de serem oriundos do campo ou da cidade, a opressão do Estado ao qual estavam submetidos na Europa – se era um velho ou novo império, uma recém-criada república, uma monarquia, absoluta ou constitucional. Dentre os motivos possíveis e guardadas as especificidades acima, pode-se citar: a busca de melhores salários ou condições de vida nas Américas, a fuga da fome e carestia que assolavam então algumas regiões rurais européias, a fuga da proletarização em massa promovida por alguns centros urbanos europeus, a fuga de governos despóticos, de situações de guerra (sobretudo as populações dos impérios multi-étnicos), perseguições religiosas (do tipo dos pogroms aos judeus na Rússia e em outras regiões) e enfrentamentos políticos diretos (especialmente a perseguição a líderes anarquistas e socialistas, por exemplo). Por fim, há ainda a busca de melhores condições para investimentos, no caso dos pequenos e médios poupadores que também migraram para as Américas no período.
Qualquer que seja o motivo citado, o aluno deverá, na segunda parte da questão, explicar a relação dessa migração com as rápidas transformações sociais políticas em curso na Europa. Para isso, poderá mencionar, a título de exemplo, transformações referentes: à modernização das relações de trabalho no campo e na cidade (máquinas na agricultura expulsando mão de obra e generalização das relações de fábrica que caracterizam a grande indústria, aumentando a destruição de antigas qualificações entre os trabalhadores); aos processos de unificação política tardios, como os ocorridos na Itália e na Alemanha; às situações variadas de instabilidade política e guerras renitentes (ex: na Espanha em fins do século XIX, na Áustria-Hungria e no Império Turco-Otomano nos Balcãs) e ao aumento das tensões internas no Império russo, que logo conduziriam à guerra e à revolução.









Questão 5

Eu te amo meu Brasil, eu te amo

Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil

Eu te amo meu Brasil, eu te amo

Ninguém segura a juventude do Brasil

As tardes do Brasil são mais douradas

Mulatas brotam cheias de calor

A mão de Deus abençoou

Eu vou ficar aqui

Porque existe amor

( Eu Te Amo Meu Brasil, Dom e Ravel )

Essa música fez muito sucesso em 1970 e foi utilizada pelo governo brasileiro como propaganda política.

Apresente um motivo que justifique sua utilização pelo governo, relacionando-o ao contexto político da época.


resposta:

O governo do general Médici (1969-1973), imediatamente posterior ao AI-5, caracterizou-se pela intensa repressão à oposição política, especialmente aos movimentos e organizações vinculados à luta armada e à guerrilha. Foi o período, entre os governos militares, de uso mais intensivo da violência contra a oposição política; por isso denominado posteriormente como "anos de chumbo".

Nessa mesma época, o PIB, no Brasil, cresceu a índices acima do padrão brasileiro e internacional. O crescimento extraordinário da economia foi considerado como "Milagre Econômico" (1968-1973). A propaganda governamental valorizou o crescimento da economia associando-o ao tradicional discurso ufanista das belezas naturais e da bondade do povo brasileiro. Desta forma, a violência da repressão e as medidas de cerceamento a liberdade de expressão e organização ficavam encoberta pela propaganda sobre as virtudes do Brasil e dos brasileiros.

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