sábado, 6 de abril de 2013

Resolução comentada (PUC-Rio 2006/2)



Questões discursivas

PUC-RJ

HISTÓRIA

Prova discursiva 2006/2
 
História

 







Questão 03



Leia o texto abaixo e responda às questões propostas:



A história das Copas do Mundo de Futebol está, em diversos aspectos, associada às transformações que marcaram as relações internacionais contemporâneas. Gestada, como projeto, pela FIFA, no decorrer das décadas de 1910 e 1920, a primeira Copa, ocorrida em 1930, no Uruguai, contou com a participação das seleções de 13 países americanos e europeus. Realizadas, desde então, de quatro em quatro anos, vieram a ser suspensas em 1942 e 1946, e reiniciadas, com regularidade, a partir de 1950. Dessa data em diante, o número de países inscritos nas eliminatórias e de países participantes tendeu a crescer. Na Copa de 1958, na Suécia, 46 países estiveram presentes nas eliminatórias, tendo 16 disputado o campeonato. Na Copa de 1970, no México, tais números passaram, respectivamente, para 68 e 16. Em 1990, na Itália, foram 103 seleções nas eliminatórias e 24 participantes. Em 2002, na Coréia do Sul e no Japão, alcançaram-se os números de 193 países nas eliminatórias e 32 participantes. Em paralelo a esse aumento, assistiu-se, na década de 1990, à diversificação dos países inscritos. As seleções participantes foram não somente americanas e européias, como em 1930, mas também, africanas e asiáticas. A Copa, em alguma medida, se globalizava.



Caracterize a conjuntura internacional entre 1942 e 1946, de modo a explicar a suspensão das Copas do Mundo de Futebol nesse período.






Resposta:

O candidato deve identificar a ocorrência, naquele período, 1942-1946, da Segunda Grande Guerra (1939-1945). As dimensões desse conflito, em especial a partir de 1941, expandiram-se naquilo que se referiu ao número de países diretamente envolvidos e à ampliação das áreas de enfrentamento militar. Cabe, nesse sentido, destacar, a entrada dos EUA e da ex-URSS no conflito e a formalização, em 1942, da criação do bloco dos Aliados, contando com a presença dos governos soviético, norte-americano e inglês, entre outros. Tal conjuntura, marcada pela decisão dos aliados de fortalecer a ofensiva contra os países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália), interferiu, de forma direta, na participação de outros países, americanos e asiáticos, nos enfrentamentos bélicos, no front europeu, no Pacífico e nas áreas coloniais africanas. Em um quadro de expansão da guerra e no momento imediatamente posterior ao seu fim não houve condições e recursos de organizar uma competição esportiva – Copa do Mundo de Futebol – que se pautava no entendimento e na cooperação diplomático entre os países que dela viessem a participar.










Questão 04

A maior presença de países africanos e asiáticos esteve, entre outros aspectos, associada a acontecimentos políticos das décadas de 1950 e 1960, que alteraram, profundamente, as relações internacionais no decorrer da segunda metade do século XX. Identifique e explique esses acontecimentos.





Resposta:

O candidato deve identificar a ocorrência, nas décadas de 1950 e 1960, das lutas de descolonização, em diversas regiões dos continentes africano e asiático. Entre os desdobramentos de tais experiências, destaca-se a emergência de novos Estados Nacionais, ampliando, consideravelmente o número de países a compor o cenário das relações internacionais. A participação de delegações de atletas desses novos Estados em competições mundiais esportivas, como as Olimpíadas e as Copas do Mundo, foi, em muitos casos, valorizada, na medida em que, entre outros simbolismos e usos políticos, contribuía para a sedimentação de pertencimentos e valores nacionalistas.















Questão 05



O tricampeonato da seleção brasileira na Copa de 1970, no México, foi bastante comemorado pelo governo da época. Identifique a natureza do regime político brasileiro naquele momento e explique de que forma a vitória na Copa foi utilizada na propaganda de suas realizações.






Resposta:

O candidato deve identificar a vigência na sociedade brasileira, em 1970, do governo militar, de natureza autoritária, implantado pelo golpe de 1964. Tal regime, em especial, a partir de 1968, instaurou uma ordem pautada na ampliação do poder decisório do governo federal e, em contrapartida, nos cerceamentos da liberdade de grupos, indivíduos e instituições. A conquista do tricampeonato pela seleção brasileira, na Copa do Mundo de Futebol, no México, foi apropriada pela propaganda oficial do regime nos termos não só do ufanismo dos “noventa milhões em ação”, como também, pela associação dessa vitória a mais uma das tantas realizações que o país então alcançara sob a direção dos que então presidiam a república. A Copa de 70, comemorada euforicamente nas ruas das capitais brasileiras, foi, na leitura daqueles dirigentes políticos, mais um símbolo da grandeza e do desenvolvimento nacional. .

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário