sábado, 6 de abril de 2013

Questões discursivas (PUC-RJ)


Questões discursivas
PUC-RJ
 História
Prova discursiva 2003/2
Enunciado das questões e gabarito.

 
Questão 04

Em um discurso realizado nos Estados Unidos, em 1946, o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill referiu-se à crescente influência soviética sobre países do leste europeu e assinalou o início de divergências e polarizações que caracterizaram a "Guerra Fria".
Declarou que:

    "De Stettin, no Báltico, até Trieste, no Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre o continente."
    Os antigos aliados tinham-se tornado adversários, e o mundo estava dividido entre dois blocos político-ideológicos - capitalistas e socialistas -, que se enfrentariam em escala mundial.

a) IDENTIFIQUE E EXPLIQUE duas iniciativas tomadas pelo governo americano com a finalidade de conter o avanço soviético na Europa.

b) As disputas e confrontos da Guerra Fria não se restringiram ao território europeu.
INDIQUE dois exemplos que caracterizaram as tensões entre americanos e soviéticos, fora do território europeu.




Resposta

a) O reconhecimento público das divergências entre os interesses norte-americanos e soviéticos foram explicitadas pelo presidente Harry Truman, em março de 1947. Diante do Congresso, o presidente norte-americano defendeu uma postura de oposição ao regime soviético. Segundo ele, o governo americano deveria agir em todas as frentes para evitar a expansão do regime comunista, chamado de Totalitário. Conhecida como Doutrina Truman, essa é uma das primeira iniciativas para a definição de uma política de contenção ao socialismo. Como desdobramento dessa política, tivemos o Plano Marshall, que sistematizou a ajuda econômica dada pelo governo americano para a reconstrução da Europa e principalmente para a Alemanha Ocidental. Em 1949, com a explosão da bomba atômica soviética, foi criada a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma aliança militar de defesa coletiva com a participação da maioria dos países da Europa Ocidental , além dos Estados Unidos e Canadá.


b) Diversos conflitos ocuparam a cena internacional durante a Guerra Fria. O aluno pode indicar a Revolução Maoísta na China; a Guerra da Coréia; a Guerra do Vietnã; as Guerras de Independência de Angola, Moçambique e Guiné Bissau; a Revolução Cubana.








Questão 05

"Poucos países têm uma história eleitoral tão rica quanto a do Brasil. Hoje, os eleitores escolhem os representantes para os principais postos de poder e pouca gente duvida da legitimidade do processo eleitoral brasileiro. A urna eletrônica permite que os resultados sejam proclamados poucas horas depois do pleito. As eleições são competitivas com uma enorme oferta de candidatos e partidos. Quatro em cada cinco adultos compareceram às últimas eleições para votar. Hoje o Brasil tem o terceiro maior eleitorado do planeta, perdendo apenas para a Índia e os Estados Unidos".

(Jairo Nicolau. História do voto no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar - Ed., 2002, pp. 7 e 8)

O texto acima apresenta características do funcionamento do sistema eleitoral brasileiro, na atualidade. Levando em conta as transformações da história do voto no Brasil, identifique DUAS características do sistema eleitoral:

a) nos tempos do Império (1822 - 1889)


b) e nos tempos da Democracia, após a II Guerra Mundial (1945 - 1946).


Resposta
O candidato deve identificar duas entre as características mencionadas abaixo, em cada item.
a)
- Voto censitário e indireto, com a exigência de renda mínima de 100 mil réis por ano para ser votante e 200 mil réis para ser eleitor. Em 1846, os valores foram atualizados. Em 1881, foi abolido o voto indireto.
- Sufrágio masculino, para pessoas acima de 25 anos.
- O alistamento eleitoral era realizado nas paróquias, concedendo às autoridades locais grande influência nos resultados eleitorais.
- O sistema era parlamentarista, a partir de 1847.
- Só podia concorrer a cargos políticos os que professassem a religião católica.

b)
- Voto universal, obrigatório e somente para alfabetizados.
- Sufrágio masculino e feminino, para pessoas acima de 18 anos.
- O alistamento, a votação, apuração e proclamação dos eleitores eram coordenados pela Justiça Eleitoral.
- O sistema era presidencialista. Os principais postos de poder politico eram ocupados pela via eleitoral.
- O sistema político era pluripartidário, e os partidos deveriam ter abrangência nacional.

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