sábado, 6 de abril de 2013

Questões discursivas (PUC-RJ)



Questões discursivas
PUC-RJ
 História e Geografia

Prova discursiva 2002/2

Enunciado das questões e gabarito.

 



Questão 1 O mapa a seguir apresenta os principais eixos de urbanização do Estado do Rio de Janeiro:

 



Escolha um dos eixos sugeridos no mapa e apresente duas razões que justifiquem a intensificação do processo de urbanização da área escolhida.





resposta:

Eixo 1: Eixo urbano-litorâneo: ampliação do setor imobiliário com a construção da segunda residência (fuga do ambiente metropolitano), o turismo litorâneo em expansão com o crescimento do setor hoteleiro e dos serviços associados a esse setor (restaurantes, pousadas, parques..), modernização (ampliação) das rodovias estaduais e de ligação da região metropolitana à zona litorânea dos Lagos; setor petrolífero através dos Royalties.

Eixo 2: Eixo urbano serrano: setor têxtil em expansão (malharias e indústrias caseiras), setor de turismo serrano com a construção de pousadas serranas e o aumento dos serviços associados a esse turismo; setor de alta tecnologia.

Eixo 3: Eixo urbano do Médio Paraíba: a tradicional e a moderna indústria automobilista no eixo Rio-São Paulo, o setor metalo-mecânico das indústrias de bens de consumo duráveis e as siderurgias e metalurgias.






Questão 2 As políticas territoriais aplicadas na Amazônia, implementadas depois da criação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), basearam-se na "conquista" da Região Norte. Os extensos corredores de devastação ambiental e as vastas manchas de desmatamento mostram como estas políticas separaram a noção de desenvolvimento do seu conteúdo social.



Apresente duas conseqüências ambientais dessas políticas.






resposta:

As consequências podem ser:

Poluição dos rios e mananciais de água potável; transformação do micro-clima; destruição da biodiversidade afetando a cadeia alimentar; aumento das temperaturas médias; redução da umidade do ar; desertificação dos solos.







Questão 3 Nas últimas décadas do século XX, ocorreu a 3a Revolução Industrial que, além de romper com o modelo industrial e tecnológico do fordismo, questionou e até mesmo rompeu o compromisso social estruturado durante os "anos gloriosos", isto é, o período de expansão da economia capitalista após a 2a Guerra Mundial.

Apresente duas mudanças ocorridas no campo do trabalho devidas à implantação do modelo de produção pós-fordista.






resposta:
As mudanças podem ser:

A terceirização das atividades industriais; a flexibilização das relações de trabalho, o fim das grandes massas de trabalhadores do fordismo (desemprego estrutural); a qualificação do trabalho e a eliminação da mão-de-obra especialista; a robotização e automação; o enfraquecimento dos movimentos sindicais.









Questão 4 Evolução demográfica da população indígena do Brasil

 







a) Relacione o declínio da população indígena no decorrer dos séculos XVI, XVII e XVIII aos objetivos da colonização portuguesa na América.



b) Estabeleça relações entre o crescimento da população indígena nos anos recentes e as determinações da atual Constituição brasileira de 1988:

"Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens."





resposta:

a) Os objetivos de caráter mercantil e religioso da colonização portuguesa na América definiram as formas de relacionamento entre os colonos e os nativos americanos, conduzindo em larga medida à desestruturação das comunidades indígenas e, em não poucos casos, ao desaparecimento da população pré-colombiana, no decorrer dos três primeiros séculos.

O interesse na obtenção em larga escala de gêneros tropicais para a exportação, assim como de metais preciosos, impunha o estabelecimento da grande unidade produtora e a utilização de um grande número de trabalhadores compulsórios, em especial sob a forma da escravidão, encontrando-se entre os mesmos os nativos americanos. O trabalho compulsório provocava o desaparecimento dos nativos, mas não apenas ele. As lutas pela posse das terras, ao lado das doenças introduzidas pelos europeus, também constituíram fatores que contribuíram fortemente para aquele declínio demográfico.

Apresentando-se também como a possibilidade de expansão da fé cristã, a colonização portuguesa assumia um caráter missionário ao ir ao encontro daqueles que eram vistos como pagãos, como os indígenas da Ilha de Vera Cruz, sobretudo por meio da prática da catequese. Tal prática, porém, conduziu em muitos casos à destribalização e perda da identidade cultural dos nativos americanos, propiciadoras também do declínio demográfico assinalado.



b) Ao garantir às comunidades indígenas a possibilidade de sua reprodução, física, social e cultural, por meio sobretudo da demarcação das terras que "tradicionalmente ocupam", o dispositivo constitucional apresenta-se como uma das condições necessárias, embora por si só não suficiente, para o crescimento demográfico da população indígena nas últimas décadas. Embora não os elimine, aquele dispositivo tem possibilitado um encaminhamento diverso na resolução dos problemas e questões - em especial as disputas pelas terras -, que tradicionalmente provocavam o declínio populacional.








Questão 5 Leia com atenção o trecho abaixo e responda às perguntas que se seguem:



Entre os séculos XVI e XIX, o embarque forçado de negros africanos para a América, onde seriam utilizados como escravos nas plantações e minas das colônias, constituiu uma das primeiras formas de transferência de população em grande escala para o Novo Mundo.

Já no final do século XIX, em meio à expansão das economias agrário-exportadoras e à urbanização acelerada de algumas regiões americanas, outra grande leva de trabalhadores aportou o continente - composta de imigrantes livres que provinham, em sua maior parte, do Mediterrâneo e da Europa Oriental, mas também de outras áreas do Velho Mundo.



a) Cite 2 (duas) regiões americanas que, no século XVIII, receberam africanos em grande quantidade durante o período em que o tráfico negreiro foi intensificado.



b) Indique 2 (dois) motivos para a imigração em massa para a América durante as três últimas décadas do século XIX. Explique como esses motivos estiveram relacionados às transformações sociais e políticas então em curso na Europa.





resposta:

a) Dentre as regiões americanas que receberam grande quantidade de africanos via tráfico negreiro, durante o período citado, destacam-se: o Brasil (com cerca de 31% do volume de entradas estimadas entre 1701 e 1810); o Caribe francês (com 23%) - especialmente o Haiti e Santo Domingos; o Caribe britânico (cerca de 22%) - por exemplo, Jamaica e Barbados; a América espanhola (com 9%) e a América do Norte (com 6%). O candidato poderá fazer menção às regiões produtoras, referindo-se, por exemplo: à mineração do século XVIII no Brasil, à produção de açúcar no Haiti (chamado "a jóia francesa na América") e ao tabaco nas colônias do Sul da América do Norte britânica, mais especificamente, no litoral da Virgínia e das Carolinas.

Em final do século XVIII e início do XIX, há alterações significativas nas regiões receptoras. Com as insurreições nas colônias francesas (Haiti e Santo Domingos) e demais desdobramentos da Revolução na França, há a migração de capitais investidos na cana e em escravos para outros lugares. É quando Cuba irá começar a substituir a "jóia" do Caribe. Estima-se que entre 1792 e 1821, Cuba tenha recebido cerca de 250 mil escravos via o porto Havana (sem contar a entrada ilegal por portos não autorizados). Esse tráfico continuará intenso, mesmo proibido, ao longo do século XIX, tal qual no Brasil, em função da abolição tardia nos dois países. Assim, se o candidato citar Cuba como uma das regiões para onde afluíram grande número de escravos no século XVIII, a resposta deverá ser considerada como correta (mesmo tendo isto se dado de forma concentrada na última década apenas).

Finalmente, deve-se atentar para o fato de que foi só na primeira metade do século XIX que a lavoura do algodão se expandiu com força nos EUA, em direção ao Oeste e, com ela, aumentou a demanda por mais mão-de-obra escrava. Por essa época, entretanto, o tráfico internacional era não apenas proibido como bastante reprimido (desde a Constituição Americana, o seu fim fora anunciado para o ano de 1808). Neste caso, foi, em suma, ainda o tabaco e menos o algodão (deste havia poucas lavouras inexpressivas no Velho Sul), que predominou na economia sulista no período tratado.



b) Os motivos citados para a imigração em massa de trabalhadores europeus para as Américas, serão, provavelmente, bastante variados. Eles dependerão do grupo de imigrantes em questão. Interferem aqui a sua origem nacional e étnica, o fato de serem oriundos do campo ou da cidade, o Estado ao qual estavam submetidos na Europa - se velho ou novo império, recém criada república, monarquia absoluta ou constitucional. Dentre motivos possíveis, guardadas as especificidades acima, estão: a busca de melhores salários ou condições de vida nas Américas, a fuga da fome e carestia que assolam então algumas regiões rurais européias, a fuga da proletarização em massa em alguns centros urbanos europeus, a fuga de governos despóticos, de situações de guerra (sobretudo nos impérios multi-étnicos), perseguições religiosas (do tipo pogroms e outras) e políticas (especialmente a perseguição a líderes anarquistas e socialistas, por exemplo), ou mesmo a busca de melhores condições para investimentos (no caso dos pequenos e médios poupadores).

Qualquer que seja o motivo citado, o candidato deverá, na segunda parte da questão, explicar a relação com as transformações sociais políticas em curso na Europa. Para isso, pode mencionar, a título de exemplo, transformações referentes: à modernização das relações de trabalho no campo e na cidade (máquinas na agricultura expulsando mão-de-obra e generalização das relações fabris que caracterizam a grande indústria, aumentando a destruição de antigas qualificações entre os trabalhadores); aos processos de unificação política tardios, como os ocorridos na Itália e na Alemanha; às situações variadas de instabilidade política e guerras renitentes (ex: na Espanha em fins do século XIX, na Áustria-Hungria e no Império Turco-Otomano nos Bálcãs) e ao aumento das tensões internas no Império russo, que conduziriam à guerra e à revolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário