sábado, 6 de abril de 2013

Questões discursivas (PUC-RJ: 2005/2)


Questões discursivas
PUC-RJ
HISTÓRIA
Prova discursiva 2005/2

História
 






Questão 04

Em 2005, completam-se 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Entre 1939 e 1945, em conseqüência do conflito que mobilizou o maior poderio bélico já utilizado pela humanidade, morreram mais de 40 milhões de pessoas e diversas cidades ficaram arrasadas. Devido às proporções catastróficas desse episódio, ele representou um divisor de águas na História do século XX.

a) Cite DUAS características do cenário internacional da década de 1930 cujos desdobramentos se relacionam à eclosão da Segunda Guerra Mundial.
b) Caracterize DUAS instituições criadas após a Segunda Guerra Mundial cujos objetivos eram a instauração de uma nova ordem internacional.





Respostas:
a) O candidato deverá citar duas entre as características abaixo:

   - a ascensão dos regimes nazi-fascistas, de cunho nacionalista, expansionista e militarista.
  -  a adoção por parte de diversos países de medidas de protecionismo econômico associadas aos desdobramentos da crise de 1929.
   - os efeitos devastadores da crise de 1929, no que diz respeito à estagnação econômica e à pauperização da população.
   - a falência das estratégias diplomáticas criadas após a I Guerra Mundial, através da Liga das Nações.

b) O candidato deverá caracterizar duas entre as instituições abaixo:

   - a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, como a instituição capaz de intermediar as relações diplomáticas internacionais.
   - a criação da UNESCO, da OIT, da FAO e de outras agências relacionadas à ONU, que atuaram em setores específicos (educação, trabalho, alimentação e outros) na proposição de medidas de cooperação internacional.
   - a criação do FMI e do Banco Mundial, que deveriam atuar no planejamento e regulação do sistema econômico internacional.

 







Questão 05

Leia atentamente trechos da entrevista que o jornalista Villas-Bôas Corrêa concedeu à revista Nossa História, em agosto de 2004 (n.10, p. 39-40):

“Os jornais eram todos muito hostis a Vargas, faziam uma campanha extremamente violenta”.

“A notícia do suicídio [24 de agosto de 1954] explodiu quando eu estava na altura da [rua] Uruguaiana. Bem na minha frente estava uma senhora negra, baixota, gorda, com duas sacas na mão. Ela parou e parecia inchar. De repente, berrou com violência: ‘Canalhas, ladrões, mataram nosso amigo, mataram o velhinho!’.”

O depoimento de Villas-Bôas Corrêa caracteriza algumas ambigüidades, explicitando rejeições e apoios, associadas à figura do Presidente Getúlio Vargas.

a) Caracterize UM motivo para a hostilidade de muitos órgãos de imprensa durante o 2º Governo Vargas.
b) Caracterize UM motivo para o apoio popular a Vargas




Respostas:
a) O candidato deverá caracterizar um dos motivos abaixo:

   - o posicionamento político de boa parte da grande imprensa contra o nacionalismo econômico e o trabalhismo defendidos pelo Governo Vargas.
   - a crítica ao financiamento público, pelo Banco do Brasil, à criação do jornal varguista Última Hora.
   - a acusação e o temor generalizado na grande imprensa da retomada de práticas autoritárias provenientes do Estado Novo, com destaque para as ações de censura.

b) O candidato deverá caracterizar um dos motivos abaixo:

   - o reconhecimento em relação à implementação das leis trabalhistas advindas do 1º Governo Vargas e atualizadas neste momento.
   - o apoio às medidas relacionadas ao nacionalismo econômico, expresso, por exemplo, na criação da Petrobrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário