sábado, 13 de abril de 2013

Questões discursivas de História (Uerj: 2009)

Questões discursivas
Uerj 2009
História
 http://extra.globo.com/incoming/6357789-697-5f0/w640h360-PROP/vestuerj2011.jpg
  
Questão 01

As relações entre a pregação protestante e as estruturas políticas então existentes foram muitas vezes decisivas tanto para os destinos da pregação em si quanto para os rumos afinal tomados pela organização das novas Igrejas.



Francisco José Calazans FALCON In: RODRIGUES, Antonio Edmilson M. e Falcon, Francisco José c. Tempos modernos: ensaios de história cultural. Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2000.



O texto acima se refere a processos da Reforma Religiosa ocorridos na Europa. O movimento reformista, entretanto, conheceu diferentes reações em distintas áreas.

Indique duas causas para a Reforma Religiosa na Inglaterra e uma conseqüência econômica desse movimento.



resposta:
Duas das causas:

• interesse do rei Henrique VIII nas terras da Igreja

• interesse da burguesia na queda de taxas e impostos

• interesse da burguesia em ampliar o seu poder no Parlamento

• interesse do rei em fortalecer sua autoridade a partir da criação de uma Igreja subordinada diretamente a ele

• não concessão da anulação do casamento do rei com Catarina de Aragão pelo Papa e conseqüente interdição de seu casamento com Ana Bolena.



Uma das conseqüências:

• aceleração do processo de cercamento dos campos

• início da projeção da Inglaterra como potência econômica e naval na Europa

• confisco e leilão das terras da Igreja Católica, ampliando os recursos disponíveis à monarquia


Questão 02

O trabalho na colônia

1. 1500-1532: período chamado pré-colonial, caracterizado por uma economia extrativa baseada no escambo com os índios;

2. 1532-1600: época de predomínio da escravidão indígena;

3. 1600-1700: fase de instalação do escravismo colonial de plantation em sua forma “clássica”;

4. 1700-1822: anos de diversificação das atividades em função da mineração, do surgimento de uma rede urbana, mais tarde de uma importância maior da manufatura – embora sempre sob o signo da escravidão predominante.



CIRO FLAMARION CARDOSO
In:LINHARES, Maria Yedda (org.). História geral do Brasil.9ª ed. Rio de Janeiro:campus, 2000

A partir das informações do texto, verificam-se alterações ocorridas no sistema colonial em relação à mão-de-obra.

Apresente duas justificativas para o incentivo do Estado português à importação de mão-de-obra escrava para sua colônia na América.



resposta:

Duas das justificativas:

• oposição da Igreja Católica à utilização do indígena como escravo

• dificuldade de apresamento dos indígenas, em função de sua migração / fuga para o interior

• lucratividade do tráfico internacional de escravos, semelhante à de uma grande empresa, favorecendo traficantes e a Coroa Portuguesa

• “falta de braços” para a lavoura dos principais produtos coloniais, devido a um ciclo de doenças ocorridas na segunda metade do século XVI, responsável pela morte de milhares de indígenas

• caráter fortemente hierárquico da sociedade portuguesa desse momento, marcada pelo uso legitimado da escravidão



Questão 03

O rei é vencido e preso. O Parlamento tenta negociar com ele, dispondo-se a sacrificar o

Exército. A intransigência de Carlos, a radicalização do Exército, a inépcia do Parlamento somam-se para impedir essa saída “moderada”; o rei foge do cativeiro, afinal, e uma nova guerra civil termina com a sua prisão pela segunda vez. O resultado será uma solução, por assim dizer, moderadamente radical (1649): os presbiterianos são excluídos do Parlamento, a câmara dos lordes é extinta, o rei decapitado por traição ao seu povo após um julgamento solene sem precedentes, proclamada a república; mas essas bandeiras radicais são tomadas por generais independentes, Cromwell à testa, que as esvaziam de seu conteúdo social.

RENATO JANINE RIBEIRO

In: HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça: idéias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640. São Paulo: companhia das letras, 1987.



O texto faz menção a um dos acontecimentos mais importantes da Europa no século XVII: a Revolução Puritana (1642-1649). A partir daquele acontecimento, a Inglaterra viveu uma breve experiência republicana, sob a liderança de Oliver Cromwell. Dentre suas realizações mais importantes, destaca-se a decretação do primeiro Ato de Navegação.

Explique a importância do Ato de Navegação para a economia inglesa e aponte duas ações políticas da República Puritana.

 resposta:

Duas das ações:

• dissolução do Parlamento

• conquista da Jamaica à Espanha

• supressão da Câmara dos Lordes

• vitórias militares contra a Holanda e a Espanha

• submissão da Irlanda e da Escócia, outra vez, à Inglaterra

• confisco e leilão das terras pertencentes à Igreja Anglicana e aos nobres que apoiaram o rei

• autoproclamação de Cromwell como Lorde Protetor das Repúblicas da Inglaterra, Escócia e Irlanda


Questão 04

(...) Minuciosas até o exagero são as descrições das operações manuais de Robinson: como ele escava a casa na rocha, cerca-a com uma paliçada, constrói um barco (...) aprende a modelar e a cozer vasos e tijolos. Por esse empenho e prazer em descrever as técnicas de Robinson, Defoe chegou até nós como o poeta da paciente luta do homem com a matéria, da humildade e grandeza do fazer, da alegria de ver nascer as coisas de nossas mãos. (...) A conduta de Defoe é, em Crusoé (...), bastante similar à do homem de negócios respeitador das normas que na hora do culto vai à igreja e bate no peito, e logo se apressa em sair para não perder tempo no trabalho.

Daniel Defoe, no romance Robison Crusoé, deixa transparecer a influência que as idéias liberais passaram a exercer sobre o comportamento de parcela da sociedade européia ainda no século XVIII.


ÍTALO CALVINO

Por que ler os clássicos. São Paulo: companhia das letras, 1998.


Com base no fragmento citado, identifique um ideal liberal expresso nas ações do personagem Robinson Crusoé. Em seguida, explicite como esse ideal se opunha à organização da sociedade do Antigo Regime.


 resposta:

Um dos ideais e sua respectiva explicação:

• Individualismo: com o individualismo, os liberais criticam a sociedade do Antigo Regime, que colocava a razão do Estado à frente das necessidades dos indivíduos, privilegiando determinados grupos por sua origem ou nascimento em detrimento de suas habilidades ou competências.

• Valorização do trabalho independentemente de sua natureza: a dignificação de todo tipo de trabalho se contrapunha ao caráter estamental da sociedade do Antigo Regime, de acordo com o qual determinadas ocupações eram indignas dos membros dos estamentos privilegiados.

Duas das conseqüências:

• dissolução da Confederação do Reno

• ausência de partilha territorial da França

• recolocação no poder das dinastias européias, destronadas durante a expansão napoleônica

• reorganização do mapa europeu, levando-se em consideração os direitos tradicionais das dinastias consideradas legítimas e restaurando-se as fronteiras anteriores a 1791



Questão 05


O mapa político apresentado demonstra a fragmentação ocorrida na América colonial espanhola, a partir dos movimentos de independência. Esse processo resultou não só de fatores internos, mas também de fatores externos às colônias, como a tentativa de restauração levada a cabo pela Santa Aliança, utilizando como regra básica o princípio de legitimidade enunciado no Congresso de Viena (1814-1815).

Cite duas conseqüências políticas ou territoriais para a Europa pós-napoleônica da utilização do princípio de legitimidade. Em seguida, explique a influência desse princípio nas lutas pela independência das colônias espanholas na América.

 resposta:

Explicação: Esse princípio, por tentar frear os processos de autonomia que haviam se instalado na região, ampliou ainda mais as insatisfações dos diferentes setores das aristocracias coloniais que, organizadas em cabildos livres, comandaram as lutas pela independência dos vice-reinos coloniais.



Questão 06

A única lei de legislação operária que teve larga aplicação é aquela que um advogado dos fazendeiros de São Paulo, um ilustre Adolfo Gordo qualquer, ampliou: a lei de expulsão dos estrangeiros do território da república, aplicada aos operários mais ou menos estrangeiros que se organizassem em liga de resistência e cuidassem dos próprios interesses.

GIGI DAMIAN.

In: “O Brasil visto por um anarquista italiano”. In: A batalha, 04/09/1921



Presente Álvaro de Oliveira Monteiro (3ª testemunha), portuguez, com trinta e cinco anos de idade, solteiro, padeiro, residente à rua Dois de Fevereiro nummero cinquenta e nove, sabendo ler e escrever, inquirido disse que hoje, cerca de sete horas da manhã, conduzia um cesto de pão a fim de distribuir tal alimento a freguesia e ao passar pela rua Doutor Dias da Cruz um grupo de grevistas e empregados da padaria o forçaram a largar o cesto de pão no qual atearam fogo, impedindo assim que elle declarante exercesse o seu commercio; que desse grupo tomavam parte os acusados presentes que foram presos, tendo os demais conseguido se evadirem.

Brasil: Arquivo nacional, 7ª Pretoria criminal, Freguesias de Inhaúma, Irajá e Jacarepaguá – 1912-1922 (Fundo 72), Ano: 1912, notação: 72.0465.



Os textos acima apontam para um quadro desolador da situação da classe trabalhadora brasileira na Primeira República. O primeiro foi escrito por um militante operário, e o segundo é parte integrante de um arquivo policial da época. Ambos demonstram tanto a ótica sob a qual as elites políticas viam o mundo do trabalho quanto a fragilidade do movimento operário.

Indique quatro razões que contribuíram para que esse movimento, no início do século XX, se encontrasse na situação descrita nos fragmentos.


 resposta:

Quatro das razões:

• divisão interna do movimento operário

• reduzido peso da indústria na economia brasileira

• pequena repercussão pública dos movimentos grevistas

• esperança de muitos trabalhadores estrangeiros em retornar à Europa

• posição contrária da maioria dos anarquistas à luta por leis trabalhistas

• reduzida tendência à organização dos trabalhadores fabris em sindicatos

• receio entre os trabalhadores em função de “listas negras” das indústrias

• legislação essencialmente repressiva, com a questão social sendo tratada como “caso de polícia”



Questão 07

A Primeira Guerra Mundial não resolveu nada. As esperanças que gerou – de um mundo pacífico e democrático de Estados-nação sob a liga das nações; de um retorno à economia mundial de 1913; mesmo (entre os que saudaram a revolução russa) de capitalismo mundial derrubado dentro de anos ou meses por um levante dos oprimidos – logo foram frustradas. O passado estava fora de alcance, o futuro fora adiado, o presente era amargo, a não ser por uns poucos anos passageiros em meados da década de 1920.
 ERIC J. HOBSBAWN
A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991).
São Paulo: companhia das letras, 1995


O período entre-guerras (1919-1939) começou com uma combinação de esperança e ressentimento. Diversos acordos foram impostos pelos Estados vencedores aos derrotados. O mais conhecido deles é o Tratado de Versalhes de 1919. Outros tratados complementares também foram assinados e igualmente tiveram grande importância para a geopolítica mundial.

Indique duas transformações na geopolítica mundial decorrentes desses tratados complementares. Em seguida, cite dois países que foram submetidos a eles.



 resposta:

Duas das transformações:

• desaparecimentos de impérios centrais multiétnicos e pluriculturais, como o austro-húngaro e o turco-otomano

• surgimento de novos Estados no leste europeu: Tchecoeslováquia, Polônia, Iugoslávia, além da Áustria e da Hungria, separadas uma da outra

• entrega de territórios anteriormente turcos ao Reino Unido (Palestina, Jordânia e Mesopotâmia) e à França (Líbano e Síria) pela Liga das Nações

• reforço da política de isolamento imposta à Rússia, com a criação de um cordão sanitário, formado também por países surgidos da desagregação do império austro-húngaro



Dois dos países:

• Áustria

• Hungria

• Bulgária

• Turquia

Duas das características:

• desenvolvimento urbano

• desenvolvimento industrial

• modernidade tecnológica

Questão 08
 

Tarsila do Amaral. São Paulo (Gazo) - 1924.
www.movebr.wikidot.com

Tarsila do Amaral foi uma das principais artistas da Semana de Arte Moderna de 1922. A tela acima é representativa da primeira fase do movimento modernista no Brasil (1922 a 1930). Nesse momento, as propostas desses artistas e intelectuais encontravam eco em reivindicações de diferentes setores sociais do país, cuja mobilização levou ao fim da República Oligárquica, em 1930.

Identifique, a partir da tela apresentada, duas características da ordem socioeconômica defendida pelos modernistas na década de 1920. Em seguida, explique de que forma elas contradizem a política e a economia brasileiras vigentes à época.



 resposta:
O desenvolvimento dos centros urbanos e a industrialização eram vistos como símbolos de modernidade pelos integrantes da Semana de Arte Moderna que, assim, opunham-se ao modelo agrário-exportador vigente e ao domínio das tradicionais oligarquias agrárias que controlavam o cenário político do país, por meio de currais eleitorais e do voto de cabresto. Assim, colocava-se em xeque a vocação agrária da sociedade brasileira, pr

essuposto de políticas econômicas, financeiras e tributárias empreendidas por governos republicanos.



Duas das razões:

• queda vertiginosa da economia portuguesa

• desgaste das tropas portuguesas em prolongadas guerras coloniais

• forte migração de jovens para a Europa e o Brasil para não participarem do conflito

• crescimento de reivindicações corporativas das Forças Armadas, que aos poucos foram ganhando conotação política



Questão 09

Tanto Mar
Sei que estás em festa, pá

Fico contente

E enquanto estou ausente

Guarda um cravo para mim

Eu queria estar na festa, pá

Com a tua gente

E colher pessoalmente

Uma flor no teu jardim


Sei que há léguas a nos separar

Tanto mar, tanto mar

Sei também quanto é preciso, pá

Navegar, navegar

Lá faz primavera, pá

Cá estou doente

Manda urgentemente

Algum cheirinho de alecrim
 Chico Buarque de HOLANDA
Tantas palavras. São Paulo: Companhia das Letras, 2006


A canção de Chico Buarque de Hollanda refere-se à Revolução dos Cravos, ocorrida em Portugal em 1974.

Aponte duas razões que levaram o exército português a liderar o processo revolucionário e explicite a principal conseqüência da Revolução dos Cravos para a política portuguesa na África.



resposta:
Conseqüência: fim do antigo sistema colonial português com o reconhecimento pelo governo de Portugal das independências das suas colônias africanas: Angola, Moçambique, Guiné, Cabo-Verde e São Tomé e Príncipe.


Questão 10

 
A derrubada do Muro de Berlim completará vinte anos em 2009. Construído em agosto de 1961, sua destruição é lembrada como marco do fim de uma época.

Indique o significado político da queda do Muro de Berlim para a Alemanha e o significado simbólico desse acontecimento para o contexto político internacional.



resposta:


Significado político: para a Alemanha, a destruição do Muro de Berlim definiu o início do processo de sua reunificação política.

Significado simbólico: no contexto político internacional, a queda do Muro de Berlim simbolizou o fim da Guerra Fria, do domínio soviético sobre a Europa do leste e, sobretudo, um marco do descrédito da via socialista como contraponto à via capitalista.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário