sábado, 6 de abril de 2013

Questões de vestibulares (PUC-RJ)

Questões discursivas
PUC-RJ
História
Prova discursiva 2002

 

1



Leia o texto abaixo, no qual Lima Barreto refere-se às reformas realizadas no Rio de Janeiro - capital da nascente República - durante as gestões do Presidente Rodrigues Alves (1902-1906) e do prefeito do Distrito Federal Pereira Passos.

"De uma hora para outra, a antiga cidade do Rio de Janeiro desapareceu e outra surgiu
como se fosse obtida por uma mutação de teatro. Havia mesmo na coisa muito de cenografia."

A) Indique 2 (duas) transformações marcantes na paisagem da Capital Federal, decorrentes das reformas a que foi submetida, que confirmem a afirmativa do autor.

B) Considerando o lugar ocupado pelo Brasil na dinâmica das relações capitalistas internacionais no início do século XX, explique 1 (um) objetivo da reforma urbana empreendida pelos dirigentes republicanos.






Resposta
a) O candidato poderá indicar, por exemplo:
- A abertura da Avenida Central, atual Rio Branco;
- A construção do Teatro Municipal;
- O alargamento de diversas ruas;
- A abertura da Avenida Beira Mar;
- O desmonte parcial do Morro do Castelo;
- A modernização do porto da cidade;
- A derrubada de inúmeros cortiços no centro da cidade e imediações;
- O surgimento de favelas nas encostas de morros;
- A aceleração da ocupação dos subúrbios, principalmente, aqueles cortados pelas linhas férreas.

b) Os dirigentes republicanos objetivavam reiterar uma determinada concepção de progresso e civilização, norteando a reforma urbana por um modelo inspirado em cidades, como Paris e Londres. Associando-se o passado ao atraso, fazia-se necessário botar abaixo os elementos do traçado urbano característico do passado colonial e dotar a capital de uma fisionomia européia, que a assemelhasse, por exemplo, à cidade de Paris, reformada durante a gestão do Barão de Hausmann. Assim, pretendia-se criar uma imagem que contribuísse para um maior afluxo de capitais e para o incremento das trocas comerciais, vitais a uma economia dependente como a brasileira.






2



A Grande Depressão, iniciada em 1929, com a crise da Bolsa de Nova York, foi, possivelmente, o acontecimento do século XX cujas repercussões se fizeram sentir sobre um maior número de homens e mulheres em todo o planeta.

A) Explique por que os efeitos da Grande Depressão afetaram mais a economia da Alemanha do que a economia da União Soviética.

B) Roosevelt, ao assumir a presidência em 1933, deu início à implementação do New Deal, um conjunto de medidas que visava a combater os efeitos recessivos da Grande Depressão sobre a economia norte-americana. Indique 1(uma) dessas medidas.



Resposta

a) Os efeitos da Grande Depressão se fizeram sentir mais sobre a Alemanha, pois esta não apenas se encontrava inserida na dinâmica das relações capitalistas internacionais, mas também ressentia-se profundamente com o repatriamento dos capitais norte-americanos que vinham sendo vitais para seu reerguimento econômico, após as crises por ela atravessadas no início da década de 1920. Já a União Soviética sofria, desde o triunfo da Revolução de Outubro de 1917, os efeitos do isolamento imposto pela maioria dos países ocidentais, ao que se somava o fato de seus dirigentes estarem empreendendo uma política econômica comprometida com a implementação do socialismo.

b) O candidato poderá indicar, por exemplo:
- A realização de maciços investimentos estatais em obra públicas de grande porte;
- A reorganização do sistema bancário, ampliando o controle do mesmo pela União;
- A criação de um sistema federal de seguro desemprego;
- A concessão de empréstimos a rendeiros, a fim de que pudessem comprar sua própria terra.









3



1968 foi um ano marcante para as experiências históricas de diversas sociedades. Há quem fale de uma conspiração planetária, caracterizada pela emergência de movimentos de contestação e revolta, nos campos político e cultural, envolvendo variados atores sociais _ intelectuais, estudantes, sindicalistas, artistas, membros do clero, entre outros. Os testemunhos abaixo ilustram um pouco da atmosfera daquele ano incomum.

"Em maio de 68, éramos um pouco o motor da história e, em vez de
sofrermos sua ação, nós a fazíamos. Isto não é tão comum assim."
Jean Pierre Dut'euill, militante francês

"Excelentíssimo povo brasileiro. Precisamos de homens que honrem
as calças que vestem. Queremos liberdade."
Anônimo brasileiro, em junho de 1968

(Textos extraídos de Daniel Aarão Reis Filho e Pedro de Moraes.
68. A paixão de uma utopia. Rio de Janeiro: FGV, 1998)

A) Tendo em vista os princípios da democracia liberal, caracterize 2 (duas) reivindicações daqueles que participaram das contestações de 1968, no Brasil, relacionando-as ao contexto político então vigente.

B) Identifique 1 (um) movimento de contestação ocorrido fora do Brasil no ano de 1968.











Resposta

a) No Brasil, movimentos sociais organizados reivindicavam a volta ao pleno Estado de Direito, substancialmente alterado pelo Golpe de 1964, através dos Atos Institucionais e da Constituição de 1967. A partir da promulgação desta última, houve o crescimento das manifestações de oposição ao regime. Estudantes propuseram uma reforma universitária, centrada no deslocamento das hierarquias de poder e na ampliação das vagas oferecidas para o ensino superior. Sindicalistas voltaram a se manifestar, em 1968, pressionando por aumentos salariais e denunciando as intervenções governamentais em suas corporações. Intelectuais e artistas criticavam os excessos da censura e as intervenções policiais em suas produções culturais. Membros do clero, preocupados com a violação dos direitos humanos, se juntaram às tantas vozes críticas aos desmandos do regime militar. Episódios como a morte do estudante secundarista Edson Luís, as manifestações e protestos no seu enterro e na Missa de Sétimo Dia, culminando na Passeata dos Cem Mil, transformaram 1968 em um ano emblemático ao congregar todos os grupos que clamavam pela liberdade, em oposição ao autoritarismo do governo

b) O candidato poderá indicar, por exemplo:
- as manifestações pacifistas contra a Guerra do Vietnã ou contra a instalação de mísseis nucleares norte-americanos, espalhados pelo planeta;
- o movimento estudantil, na Europa (especialmente na França), nas Américas ou na Ásia (em particular, no Japão), externando uma vasta agenda de contestações: desde as questões específicas relativas às propostas de renovação da Universidade até as lutas políticas mais genéricas descritas nos outros tópicos dessa resposta;
- o movimento negro norte-americano em luta pela conquista e afirmação dos direitos civis (Martin Luther King, principal liderança pacifista nos Estados Unidos é assassinado em abril de 1968);
- o movimento feminista contra o machismo e a discriminação sexual;
- movimentos no Leste Europeu, na perspectiva de transformação do modelo socialista, rumo à maior liberalização interna, e críticos quanto ao controle soviético. Exemplo paradigmático foi a Primavera de Praga, na Tchecoslováquia.

  




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