sábado, 6 de abril de 2013

Puc-RJ (1998) Questões de História

Depósito de questões de vestibular

Pontifícia Universidade Católica (RJ) 1998 

História

 


Enunciado das questões e gabarito.


1. "Na virada do século, o Caribe transformou-se numa espécie de `grande lago americano' , destinado a atender à sede de investimento de uma sólida comunidade de negócios e às nascentes necessidades estratégicas e militares norte-americanas. Para além do Caribe e da América Central, as atenções se voltaram para o Pacífico. Essas áreas conformariam o laboratório para a retomada da doutrina do `Destino Manifesto', que no passado havia já servido de justificativa para ações expansionistas similares, em que o emprego da força era visto como inevitável."
Marco Pamplona, Revendo o sonho americano: 1890-1972.
A citação acima refere-se à expansão norte-americana no Caribe e no Pacífico, em fins do século XIX e inicio do século XX. A partir do exposto:
a) Explique como a doutrina do `Destino Manifesto' foi aplicada em benefício dos interesses expansionistas norte-americanos no Pacífico e no Caribe.
b) Cite 3 (três) características da presença econômica, cultural e política norte-americana no Caribe e na América Central, à época.

Resposta
a) Por meio da doutrina do "Destino Manifesto", que se baseava no pressuposto de que os norte-americanos constituíam um "povo escolhido" ao qual competia difundir os princípios democráticos e igualitários, buscou-se legitimar o expansionismo econômico norte-americano em direção às regiões citadas. Diferentemente dos europeus, os EUA promoviam um "império de portas abertas", em que a dominação comercial e financeira nem sempre se fazia acompanhar da dominação política direta. Por fim, tal doutrina via-se permeada de concepções racistas que, com base no spencerianismo e no darwinismo social de fins do século, serviam para exaltar a superioridade da cultura branca, anglo-saxônica e protestante - ou W.AS.P.


b) O candidato poderá citar:
· Maciços investimentos nas atividades relacionadas ao extrativismo e à agricultura de exportação das economias dessas regiões;
· Crescente participação de capital norte-americano nos empréstimos contratados por governos nessas regiões;
· Intervenção direta das tropas da marinha norte-americana em países dessas regiões: Haití, Nicarágua, Cuba e República Dominicana.
· Interferência norte-americana na configuração jurídico-institucional de países dessas regiões, como por exemplo, em Cuba, com a imposição da Emenda Platt à Constituição cubana.
· Estabelecimento de bases navais norte-americanas em regiões de relevância estratégica como a ilha de Guam, no Pacífico e Cuba (Guantánamo), no Caribe.
· A recuperação da Doutrina Monroe, pregando a "América para os americanos", numa tentativa de afastamento da Inglaterra e das demais potências européias da região da América Central e do Caribe.
· A busca do estreitamento de vínculos comerciais com os países latino-americanos em geral, com a promoção das primeiras Conferências Panamericanas.
· Reforço das atividades de missionários religiosos na difusão do protestantismo no Pacífico.
· A promoção de políticas higienistas e de educação em Cuba e Porto Rico.
 


2. De acordo com Celso Furtado, "ao concluir-se o terceiro quartel do século XIX, os termos do problema econômico brasileiro se haviam modificado basicamente. Surgira o produto [o café] que permitiria ao país reintegrar-se nas correntes em expansão do comércio mundial ".
Formação Econômica do Brasil
a) Com base na afirmativa acima, identifique UMA razão por que o Brasil não participara de modo significativo do comércio internacional, durante a primeira metade do século XIX.
b) Sabendo-se que a expansão cafeeira ocorreu em diferentes regiões no decorrer do século passado _ Vale do Paraíba e o Oeste paulista -, identifique DUAS diferenças entre aquelas regiões cafeeiras.

Resposta
a) A despeito de a lavoura cafeeira já vir se expandindo pelo Vale do Paraíba desde o fim do primeiro quartel do século XIX, apenas em meados desse século o café veio a ocupar um lugar de maior significação na pauta de exportações brasileiras, preenchendo o lugar de "produto-rei" característico de uma economia agro-exportadora de base mercantil. Por outro lado, o açúcar e o ouro, que, em momentos anteriores, haviam ocupado essa posição, vinham sofrendo uma crescente diminuição de sua importância nas exportações, devido, respectivamente, à concorrência antilhana, à do açúcar de beterraba e à queda no volume de extração


b) O candidato poderá identificar, por exemplo, as seguintes diferenças:
· Quanto à mão-de-obra predominante - No Vale do Paraíba, escrava de origem
africana. No Oeste Paulista, parceiros (no caso do Oeste Velho) e colonos (no caso do Oeste Novo).
· Quanto aos meios de transporte empregados no escoamento da produção até os portos - No vale do Paraíba, muares (até a década de 1850 ). No Oeste Paulista, ferrovias.
· Quanto às técnicas empregadas - No Vale do Paraíba, a organização da produção voltada para um maior controle sobre a escravaria aliada ao relevo caracterizado pelos morros em forma de meia-laranja contribuiu para que se verificasse um desgaste mais rápido do solo. No Oeste Paulista ocorreu a organização da produção em bases mais otimizadas, contribuindo para a manutenção de índices de produtividade mais duradouros.
· Quanto ao porto de escoamento - No Vale do Paraíba, o porto do Rio de Janeiro. No Oeste Paulista, o porto de Santos.
 


3. "Em comparação com o governo Vargas e os meses que se seguiram ao suicídio do presidente, os anos JK podem ser considerados de estabilidade política. Mais do que isso, foram anos de otimismo, embalados por altos índices de crescimento econômico, pelo sonho realizado da construção de Brasília. Os "cinqüenta anos em cinco" da propaganda oficial repercutiram em amplas camadas da população".
Boris Fausto _ História do Brasil.

Tendo como referência o texto acima,
a) identifique UMA característica do jogo político que possibilitou a estabilidade dos anos JK.
b) relacione o lema "cinqüenta anos em cinco" ao Plano de Metas e à definição nacional-desenvolvimentista da política econômica, utilizando ao menos dois exemplos.

Resposta
a) O candidato poderá identificar, por exemplo:
- Uma bancada no Congresso Nacional que dava sustentação aos projetos encaminhados pelo Executivo, a qual possuía no PSD e no PTB seus principais suportes. 
- Uma política de "boa vizinhança" em relação às Forças Armadas, expressa, por exemplo, na aquisição do porta-aviões Minas Gerais e na inclusão de militares em diversas autarquias e grupos executivos.
- Uma política agrária favorável aos interesses dos grande proprietários à medida que não colocava em xeque os mecanismos de dominação sobre a massa trabalhadora rural.
- A capacidade demonstrada pelo presidente em operar conciliatoriamente as estratégias populistas, conferindo-lhes uma marca pessoal.
- A sustentação de órgãos de assessoramento técnico como os grupos executivos - diretamente subordinados ao presidente da República.

b) O Plano de Metas visava estimular o desenvolvimento brasileiro, através principalmente, do incentivo ao setor industrial. Para tanto, buscou conjugar capitais estatais, capitais privados nacionais e capitais estrangeiros, favorecendo a entrada destes últimos por meio de diversos mecanismos cambiais e tributários. Nesse sentido, o governo JK se diferenciou da perspectiva nacionalista característica do segundo governo Vargas, ao enfatizar o binômio ordem e desenvolvimento. No entender do presidente e de sua equipe o atraso econômico poderia ser superado através de maciços investimentos em setores fundamentais, tais como o de infra-estrutura (estradas, portos, hidrelétricas etc), o de indústria de base (siderúrgicas, metalúrgicas) e de bens de consumo não duráveis (indústria automobilística, indústria eletro-eletrônica etc). Visando a "queima de etapas" em direção a um estágio mais avançado de desenvolvimento, o Plano de Metas propôs 36 metas a serem realizadas durante a gestão JK, sendo a construção da nova capital entendida como meta-síntese das demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário