domingo, 21 de abril de 2013

Mackenzie 2008



Confira a correção do vestibular Mackenzie 2008
HISTÓRIA

 

Questão nº 47

“A atividade colonizadora dos povos europeus na época moderna, inaugurada com a ocupação e utilização das ilhas atlânticas, e logo desenvolvida em larga escala com o povoamento e valorização econômica da América, distingue-se da empresa de exploração comercial, a qual desde o século XV os portugueses já vinham realizando, nos numerosos entrepostos do litoral atlântico-africano e no mundo indiano.”

                                  (NOVAIS, Fernando A. Brasil em Perspectiva)



A formação de toda a estrutura do Brasil colonial esteve condicionada aos interesses ligados à expansão comercial e colonial européia na época moderna. A respeito do funcionamento do Antigo Sistema Colonial e do posicionamento do Brasil nesse contexto, é correto afirmar que

a) o sistema de colonização empreendido pelos Estados europeus retardou o processo de fortalecimento político-econômico das potências, por ter desviado recursos internos para desenvolver a exploração ultramarina.

b) os interesses da alta nobreza e da burguesia portuguesa não entraram em choque no quadro da expansão ultramarina, pois ambas defendiam o projeto de alargar os domínios da fé cristã nos novos territórios.

c) no Brasil, como nos entrepostos africanos e asiáticos sob o domínio lusitano, a atividade econômica dos europeus abrangia, além da circulação de mercadorias, também o âmbito da produção.

d) o funcionamento do antigo sistema colonial, parte integrante da expansão mercantil da Europa, era regulado pelos interesses da alta nobreza, fortalecida, no caso do Brasil, com a aquisição das melhores capitanias hereditárias.

e) o monopólio do comércio das colônias pela metrópole era vital para o sistema colonial, e a preservação desse privilégio foi seguida de medidas para resguardar as áreas coloniais da cobiça por parte das demais nações européias.



Questão nº 48

“Na Idade Média, as relações espaciais tendiam a ser organizadas como símbolos e valores. O objeto mais alto da cidade era a flecha da Igreja que apontava para o céu e dominava as construções – como a Igreja dominava as esperanças e as crenças dos fiéis.”

(MUNFORD, L.)



A arte espiritual do início da Idade Média, que rejeitava toda a imitação da realidade, passa a dar lugar a um estilo mais naturalista e às construções verticalizadas. A arte gótica, desenvolvida na segunda metade do século XII, pode ser considerada um reflexo das transformações ocorridas na Baixa Idade Média, entre as quais

a) a transição, nas unidades feudais, da servidão feudal para o trabalho livre, devido ao crescimento populacional verificado desde o final do século X e, sobretudo, no século XI, na Europa Ocidental.

b) a nova mentalidade presente nas corporações de ofício, onde se passou a defender toda a possibilidade de lucro, e não mais o “justo preço” defendido pela Igreja Católica.

c) o abandono do espírito coletivista que regrava a vida social do homem medieval e a imposição de valores teocêntricos que passaram a direcionar um novo comportamento social.

d) a diminuição da influência cultural e do poder econômico da Igreja Católica Apostólica Romana que, com o Renascimento Comercial, já não era mais a maior proprietária de terras.

e) a mudança de mentalidade do homem medieval, fruto do desenvolvimento comercial e do crescimento da influência da classe burguesa, que passou a valorizar, cada vez mais, o espírito individualista e empreendedor.



Questão nº 49

A Tarifa Alves Branco de 1844 e a Lei Eusébio de Queirós de 1850 tiveram um grande impacto positivo sobre a economia brasileira, acarretando uma série de transformações modernizadoras. A respeito desse período, é correto afirmar que

a) o desenvolvimento da lavoura cafeeira dinamizou a economia do Sudeste, gerando capitais excedentes, aplicados em novas atividades, possibilitando a modernização do setor ferroviário e incentivando o processo de urbanização.

b) os interesses do novo grupo de empresários, ligados à indústria, entraram em choque com os interesses do grupo agrário-exportador, levando-os, a partir de 1844, a aderir às idéias mais progressistas, como Abolição e República.

c) com o fim do tráfico negreiro, parte do capital que era investido na compra de novos escravos passou a ser aplicado em atividades ligadas à indústria, pois os artigos importados se encontravam proibidos de entrar no mercado nacional.

d) os principais conflitos ocorriam entre os cafeicultores do Oeste paulista e os representantes dos setores agrários mais tradicionais, ambos interessados na posse de novas áreas de cultivo e na manutenção da mão de obra escrava.

e) a situação deficitária do país implicou em uma política de apoio ao setor industrial, agora respaldado, deliberadamente, pelo governo com a Tarifa Alves Branco, nitidamente protecionista.



Questão nº 50

“A queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989, anunciou o começo do fim da Guerra Fria. Mas o estado de tensão que erigiu o Muro deixou marcas profundas na mentalidade das gerações, que viveram esse período, a tal ponto que ainda é difícil avaliar seus efeitos sobre o mundo contemporâneo. A Guerra Fria não deve ser vista apenas como um dado que a história relegou ao esquecimento. Ao contrário, é impossível entender o mundo hoje sem refletir sobre esse período tão complexo. “.

(ARBEX JR, José, Guerra Fria: terror de Estado, política e cultura.)



Muito mais do que uma disputa geopolítica ou armamentista, a Guerra Fria teve uma importante dimensão cultural, ao criar um jogo de símbolos e imagens para representar a luta entre o Bem e o Mal. No imaginário coletivo, implicou a criação de preconceitos, medos, ódios e ansiedades, mostrando a oposição entre os dois ideais de felicidade.

Assinale a afirmativa correta, a respeito desse contexto histórico.

a) Os movimentos pacifistas, dos anos 60 em diante, expressaram-se contra essa lógica do terror; nos Estados Unidos, os jovens apoiaram a campanha do senador liberal Joseph McCarthy, contra o ódio e pelo fim do preconceito racial.

b) Do lado capitalista, as imagens mostravam a felicidade representada pelo cidadão comum usufruindo de bens de consumo e, do lado socialista, pelo artista e pelo intelectual que deveriam controlar a sociedade.

c) Um dos marcos iniciais nesse jogo de imagens foi a conquista humana do poder da bomba atômica e um dos sinalizadores do final desse embate seria a Guerra do Golfo, quando os EUA adotaram outros símbolos para o Mal, como o fanatismo islâmico.

d) As organizações guerrilheiras, como a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e o Exército Republicano Irlandês (IRA), são dois exemplos de como a prática do terrorismo reforçou a ideologia de vitória do socialismo.

e) Em 1968, jovens franceses exigiram uma ampla reforma universitária e o seu exemplo vitorioso foi seguido por estudantes tchecos que também consideravam ultrapassadas as normas e os valores acadêmicos.



Questão nº 51

Considere os textos I e II.



Texto I

“É errôneo dizer que os EUA sentem necessidade de terras ou que alimentam, para com as outras nações do hemisfério ocidental, desígnios que não visam à sua prosperidade. Tudo que nosso país deseja é ver seus vizinhos estáveis, dentro da ordem e da prosperidade. Se uma nação demonstra que sabe proceder com decência em questões políticas e industriais, se mantém a ordem e se paga suas dívidas, não deve temer nenhuma interferência por parte dos EUA. Os maus atos, a brutalização (...), que conduzem ao relaxamento geral dos vínculos de uma sociedade civilizada, requererão, em última instância, a intervenção de alguma nação civilizada (...) [levando os EUA], ainda que a contragosto, a assumir um papel de polícia internacional em casos flagrantes de tal incapacidade.”

(Theodore Roosevelt, 1904)



Texto II

“Por minha ordem, as Forças Armadas dos EUA iniciaram ataques contra os campos de treinamento terroristas da Al Qaeda e as instalações militares do regime Taleban no Afeganistão. (...)

(...) Ao mesmo tempo, o povo oprimido do Afeganistão conhece a generosidade dos EUA e de nossos aliados. À medida que atacarmos alvos militares, também entregaremos alimentos, remédios e suprimentos aos famintos e sofridos homens, mulheres e crianças do Afeganistão. Os EUA são amigos do povo afegão, e somos amigos de quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo que professam a fé islâmica. Os EUA são inimigos daqueles que auxiliam terroristas (...) Somos um país pacífico. Mas (...) não pode haver paz em um mundo de terrorismo súbito. Face à nova ameaça atual, a única maneira de buscar a paz é buscar por aqueles que a ameaçam. ‘Não pedimos essa missão, mas a cumpriremos’ .

(...) Defendemos não apenas as nossas preciosas liberdades mas também a liberdade das pessoas, em toda parte, de viver e criar seus filhos sem medo. (...)”

(George W. Bush, Revista Qual é o assunto? 2001)



Os textos nos revelam a lógica da política externa americana, na voz de dois presidentes, em diferentes momentos de sua História. A respeito do tema, é INCORRETO afirmar que



a) o governo americano apresenta um discurso maniqueísta e justifica suas intervenções militares como ações em nome da paz, da segurança e da civilização.

b) no texto I, podemos identificar os princípios do Destino Manifesto e da Doutrina Monroe, bases da política externa dos EUA no século XIX.

c) no texto II, os EUA deixam claro sua política de ‘guerra preventiva’, doutrina que justificaria a Guerra do Iraque, a partir de 2003, contra o governo de Saddam Hussein.

d) podemos perceber que a História americana foi marcada pela postura solidária de seu governo, frente às diferentes formas de opressão a que estiveram submetidos povos de todo o mundo.

e) ao trecho grifado no texto I podemos relacionar a Big Stick Policy e, ao trecho grifado no texto II, podemos relacionar a ‘Doutrina Bush’.







Questão nº 52

“Foram momentos de ‘loucura’, dias de vertigem durante os quais era muito difícil raciocinar com base nos padrões usuais da política brasileira. Naquele ano de 1984, a contagiante festa cívica fez com que acreditássemos todos que o golpe de misericórdia na ditadura militar estava ao alcance de nossas mãos. Situações assim não são corriqueiras, são encruzilhadas históricas muito especiais.”

(Rodrigues, A. T., 2003)



Assinale a alternativa que explica, corretamente, o texto acima.

a) A citada ‘festa cívica’ nos remete à vitória de Tancredo Neves, candidato da coligação Aliança Democrática, nas primeiras eleições diretas do Brasil após 20 anos de ditadura militar.

b) O ano de 1984 foi marcado pelo movimento ‘Diretas Já’, Mobilização em favor da aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que garantiu a eleição direta de José Sarney à presidência da República, em 1985.

c) Ao contrário da expectativa positiva presente no texto, a pressão popular em favor das ‘Diretas’ não garantiu a aprovação da Emenda Dante de Oliveira.

d) A ‘festa cívica’ comemorava a revogação, nesse ano, do Ato Institucional nº 5 (AI-5), instituído em 1968, que deixava a sociedade ‘amordaçada e mal informada’, devido à repressão e à censura impostas pelo Regime Militar.

e) O ano de 1984 marca a volta ao pluripartidarismo, com destaque para o surgimento do PMDB e do PCB, representativos da diversidade ideológica presente entre os cidadãos brasileiros.





Questão nº 53

“(...) Fidel se beneficiou da Guerra Fria e vendeu a importância geopoIítica de Cuba à União Soviética, em troca de generosos subsídios. Cuba é muito mais importante no mundo como um símbolo. E ela é um símbolo por causa de Fidel. Sem Fidel, o regime cubano perde o símbolo da vanguarda do comunismo internacional ou, ao menos, do antiimperialismo, especialmente do antiamericanismo. A Revolução Cubana nunca se viu como uma mudança de governo em Cuba apenas. A atuação de Ernesto Che Guevara na África e na América do Sul era parte da mística em torno dos combatentes de Sierra Maestra. Para a América Latina, especificamente, Fidel foi o ícone das mudanças que organizações de esquerda do Continente inteiro buscavam.”

(Revista Época, fevereiro de 2008)



A saída de Fidel Castro da liderança do governo reacendeu o debate acerca da controvertida História Cubana. A respeito do tema, considere as afirmações abaixo.

I. No contexto internacional da Guerra Fria, Cuba foi um palco importante na disputa entre os EUA e a ex-URSS, com destaque para a ‘Crise dos Mísseis’, em 1962, quando o mundo esteve à beira de um confronto nuclear.

II. A Revolução Cubana inspirou movimentos de esquerda na América Latina, a partir da década de 1960, sendo adotada como modelo para os grupos guerrilheiros pró-socialistas, a exemplo da Guerrilha do Araguaia, no Brasil.

III. Para superar a crise vivida por Cuba desde o fim da URSS, o país busca ampliar suas relações econômico-comerciais, sobretudo na América Latina, destacando-se sua aproximação com a Venezuela de Hugo Chávez.



Dessa forma,

a) apenas as afirmações I e II estão corretas.

b) apenas as afirmações II e III estão corretas.

c) apenas as afirmações I e III estão corretas.

d) apenas a afirmação III está correta.

e) todas as afirmações estão corretas



GABARITO:

47. E

48. E

49. A

50. C

51. D

52. C

53. E



Nenhum comentário:

Postar um comentário