sábado, 9 de fevereiro de 2013

O incrível exército de Brancaleone



      Assista ao filme O Incrível Exército de Brancaleone  



          O filme “O Incrível Exército de Brancaleone” apresenta o sistema da sociedade feudal da Idade Média. Mostra as estruturas políticas, religiosas, culturais e mentais da época em que se passa. Brancaleone, um cavaleiro que apesar do título vive em uma cabana pobre com seu insubordinado cavalo Aquilante deixa bem clara a hierarquia medieval onde mais importante do que a situação financeira era a classe social.
 o incrivel exercito de brancaleone O Incrível Exército de Brancaleone: Resumo do Filme Contexto Histórico

       Outro ponto em que isso fica bem claro é quando quatro amigos maltrapilhos roubam um pergaminho que dá ao seu possuidor o direito de tomar o feudo de Aurocastro. Mesmo sendo os novos donos do papel eles não podem tomar posse da região porque são meros servos. Para isso eles recorrem ao falido cavaleiro em busca de um acordo pelas terras.
          A atividade comercial é representada por Habacuc, um velho judeu que sabe ler e viaja carregando seu imenso baú cheio de mercadorias. Bom negociador e esperto ele logo se interessa pelo pergaminho e apresenta os maltrapilhos à Brancalone visando obter algum lucro da situação.
       Como na Idade Média a única maneira de tornar-se nobre ou adquirir uma herança era se casar com a filha de um senhor feudal, Brancaleone vai participar de um torneio de cavalaria cujo premio era o saudoso e desejado casamento. Como era pobre e não possuía equipamentos de qualidade, que custavam caro, Brancaleone acaba perdendo e é obrigado a aceitar a proposta de dominar o feudo de Aurocastro e dividir suas riquezas com os donos do pergaminho.
 larmata de brancaleone O Incrível Exército de Brancaleone: Resumo do Filme Contexto Histórico

       Os cavaleiros nessa época obedeciam às leis de cavalaria, e uma delas era que se dois cavaleiros se cruzassem num mesmo caminho deveriam lutar para que o vencedor seguisse viagem. Foi o que aconteceu com Brancaleone ao encontrar um cavaleiro bizantino. Os dois iniciam uma luta, mas o filme apresenta o bizantino como trapaceiro que quer levar vantagem em tudo. Ele sempre pede tréguas na luta quando está e desvantagem, entre outras coisas. Essa visão por parte dos italianos se deve ao ressentimento deixado pela parte do império de Roma que ruíra (Ocidental), deixada de lado pela outra metade (Oriental).

 
           Outra característica feudal predominante na época é o Teocentrismo e as Cruzadas. Quando Brancaleone e seus companheiros seguem viagem encontram um feudo e o invadem. Logo descobrem que o local estava infestado pela peste e pensam que vão morrer. Desesperados eles encontram um grande grupo de fiéis em busca da Terra Prometida que alega que quem luta em defesa da fé é livrado de todo o mal, recebendo salvação e libertação do sofrimento material. Brancaleone e seus companheiros juntam-se a eles a fim de lutar contra os infiéis. Na época as Cruzadas eram muito disseminadas. Os cavaleiros lutavam em nome de Deus em busca de riquezas, prestígio e também garantia de salvação eterna.
           Outro trecho do filme em que as leis de cavalaria são abordadas é quando Brancaleone e sua tropa encontram Matelda e seu tutor. Á beira da morte o velho faz com que ele prometa cuidar e levar a jovem até seu prometido preservando sua honra. Mesmo apaixonado por ela Brancaleone é obrigado a rejeitá-la porque é dever dos cavaleiros protegerem donzelas em perigo e mantê-las puras.

 brancaleone O Incrível Exército de Brancaleone: Resumo do Filme Contexto Histórico

           Mais uma vez o bizantino é visto como traidor afinal ele abusa da moça e não conta a verdade mesmo após Brancaleone levar a culpa e ser condenado à morte. Como os homens só se casavam com mulheres virgens por conta da religião católica, Matelda é levada para um convento onde deve pagar pelo pecado cometido.
          Em outro ponto o ressentimento italiano fica ainda mais claro. O cavaleiro bizantino se oferece como falso refém para que Brancaleone peça um resgate a sua família e eles dividam a riqueza. Além do fato do homem enganar a própria família em troca de um resgate os seus familiares bizantinos são vistos como pessoas feias, más e traiçoeiras. Mesmo com o aviso de captura o pai do cavaleiro não paga o resgate, o que mostra falta de compaixão e solidariedade provavelmente o que os romanos do ocidente sentiram dos vizinhos orientais na época de crise que levou os à ruína.
           Ao chegarem a Aurocastro Brancaleone e sua tropa são muito bem recebidos como novos donos da terra. Isso acontece porque o senhor feudal tinha a obrigação de defender o povo dos inimigos durante as invasões, muito freqüentes no sistema feudal. Uma vez por ano a população de Aurocastro era “visitada” pelos Sarracenos que levavam tudo de valor. As pilhagens eram muito comuns na época, daí a necessidade de um bom exército em cada feudo.
         Os homens acabam sendo capturados e só são salvos pela fé, ou melhor, pela influencia que ela exercia sobre as pessoas na Idade Média. O grupo que lutava em nome de Deus aparece e pede que o verdadeiro dono do feudo, que reaparece, não se vingue dos homens que lhe roubaram alegando que eles haviam prometido lutar nas Cruzadas e nenhum homem pode tirar a vida daquele que promete lutar pela fé.
        Dessa forma Brancaleone e seu exército são salvos e resolvem seguir viagem com o grupo tendo como destino a Terra Santa. Já que haviam perdido Aurocastro só lhes restavam os frutos da luta pela fé: glória e salvação.


Fonte: http://www.essaseoutras.xpg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário