domingo, 24 de fevereiro de 2013

Avaliação de História - Segundo Ano



Confira a avaliação de História (Primeiro Bimestre)

 Segundo Ano


1. (Uerj) O Sete de Abril de 1831, mais do que o Sete de Setembro de 1822, representou a verdadeira independência nacional, o início do governo do país por si mesmo, a Coroa agora representada apenas pela figura quase simbólica de uma criança de cinco anos. O governo do país por si mesmo, levado a efeito pelas regências, revelou-se difícil e conturbado. Rebeliões e revoltas pipocaram por todo o país, algumas lideradas por grupos de elite, outras pela população tanto urbana como rural, outras ainda por escravos. (...) A partir de 1837, no entanto, o regresso conservador ganhou força, até que o golpe da Maioridade de 1840 colocou D. Pedro II no trono, inaugurando o Segundo Reinado. Estava estruturado o Império do Brasil com base na unidade nacional, na centralização política e na preservação do trabalho escravo.
(CARVALHO, J. Murilo et al. Documentação política, 1808-1840. In: "Brasiliana da Biblioteca Nacional". Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional/Nova Fronteira, 2001.)

Indique um exemplo de revolta popular, ocorrida no período regencial e explique por que a antecipação da maioridade de D. Pedro II foi uma solução para a crise.


resposta:


O aluno poderia mencionar um dos movimentos rebeldes ocorridos no Período Regencial, tais como Sabinada, Balaiada, Cabanagem, Revolta dos Malês, Revolução Farroupilha. A antecipação da maioridade de D. Pedro II, em 1840 visava pacificar o país abalado pelo vulcão da anarquia e estabilizar politicamente o país.



 

2. (UFJF) Observe o mapa:
 
No período regencial (1831-1840), uma série de conflitos surgiu em algumas províncias brasileiras. Sobre esse contexto, responda ao que se pede.
a) Cite e analise duas características do contexto no qual ocorreram esses conflitos assinalados no mapa.


b) Eleja um desses conflitos e analise-o.´



resposta:


a) O período regencial é normalmente entendido como “de crise”, perceptível pelas grandes rebeliões que ocorreram nas diversas regiões do Brasil, levadas a cabos pelas camadas excluídas do poder, agravadas pela exclusão econômica e social em alguns casos.
Apesar de sabermos que o tráfico não permanecerá por muito tempo, ele ainda existiu por quase 20 anos após a abdicação de D. Pedro I. A Lei de 1831 do ministro Feijó não foi cumprida, dada à tendência da elite tradicional em manter o braço escravo na lavoura (situação que se modificou em grande parte fruto das pressões inglesas).  


b) O aluno deveria escolher umas das revoltas regenciais e apresentar algumas de suas principais características.


3. (Fuvest) Bernardo Pereira Vasconcelos, político brasileiro do período regencial, afirmou na segunda metade dessa fase da História do Brasil ser necessário "parar o carro da revolução".
a) Qual o contexto político e social a que ele se referiu com essa avaliação?

b) Como foi encaminhada a superação dessa situação?


resposta:


a) As rebeliões regenciais.
b) A aristocracia rural reprimiu a esses movimentos com a Guarda Nacional.




4. (Unicamp) O historiador José Murilo de Carvalho, analisando o período monárquico no Brasil, afirma: "A melhor indicação das dificuldades em estabelecer um sistema nacional de dominação com base na solução monárquica encontra-se nas rebeliões regenciais".
(José Murilo de Carvalho, TEATRO DE SOMBRAS, Ed. UFRJ/Relume-Dumará, p. 230)

a) Identifique três rebeliões regenciais brasileiras.

b) De que maneira tais revoltas dificultavam a ordem monárquica?


resposta:


a) O aluno deveria mencionar três revoltas, por exemplo, Cabanagem, Revolta dos Malês, Sabinada, Balaiada e a Guerra dos Farrapos.

 

b) Elas colocavam em perigo a unidade territorial brasileira, como o caso da Guerra dos Farrapos, e ainda poderiam abalar a ordem social vigente, como no caso da Cabanagem, da Balaiada e da Revolta dos Malês que traziam no corpo de suas reivindicações atendimento aos anseio das camadas menos favorecidas.

5. (CNDL) O Período Regencial (1831-1840) é considerado um dos momentos mais turbulentos da História política do Brasil.

Apresente argumentos fundamentados que justifiquem a sentença acima.



resposta:
 

O Período Regencial que se caracterizou como um momento histórico tão turbulento e instável. Entre os fatores desencadeadores das principais revoltas desse período poderíamos mencionar a desigualdade regional, a insatisfação social, a crise econômica, o anseio de oligarquias periférica que desejavam mais poder, o desejo de autonomia provincial, a propaganda federalista, defendida pelos farroupilhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário