sábado, 30 de junho de 2012

A ancestralidade mato-grossense

Conheça os principais aspectos da pré-história brasileira e mato-grossense




Saiba mais sobre a ancestralidade mato-grossense.

Uma leitura da Era Vargas através das imagens


Confira uma interessante leitura da Era Vargas através das imagens





Saiba mais sobre a leitura da Era Vargas através das imagens.

 
Lista de questões sobre a Era Vargas através da interpretação de imagens

 
1. (UFPEL) E a tal façanha de amarrar os cavalos no obelisco?

 

A charge refere-se ao simbólico episódio, ocorrido com as tropas de Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, no movimento denominado

a) Revolução de 1923.
b) Revolução Constitucionalista.
c) Estado Novo.
d) "Queremismo".
e) Revolução de 1930.


resposta:[E]

2. (PITÁGORAS) Veja

A imagem satiriza um acontecimento histórico no qual:
a) O presidente Washington Luiz foi deposto do governo e o poder foi entregue a Getúlio Vargas.
b) Getúlio Vargas assumiu a presidência do Brasil após uma longa batalha com as oligarquias rurais.
c) Getúlio Vargas, com o apoio das oligarquias de Minas e São Paulo, chegou à presidência.
e) Washington Luiz foi derrotado nas eleições presidenciais pelo candidato gaúcho Getúlio Vargas.

resposta:[A]

3. (Fuvest 2004)
 
 
Reprodução de Cartaz da Revolução de 1932

Observando o cartaz:

a) Identifique os três personagens.
b) Explique a frase “Abaixo a ditadura”.

Resolução: O cartaz é um exemplo da intensa propaganda política na Revolução de 1932. Seu objetivo era incitar a população ao engajamento na luta liderada pela Frente Única Paulista contra o governo Vargas.

Nele comparecem três personagens: com maior destaque, o bandeirante, a figurativizar o “orgulho” e a “bravura” paulistas; o pequeno Getúlio, praticamente esmagado pelo “desbravador”; e, no canto esquerdo, empunhando a bandeira paulista, símbolo da autonomia do estado de São Paulo, o soldado revolucionário, o herói da época.
A frase traduz o pensamento da liderança do movimento de 1932, já que, para as elites paulistas, o governo Vargas era ilegítimo, pois não era sustentado por uma Constituição, e também opressor, uma vez que retirara a autonomia política de São Paulo.
Em 1937, alegando que o “perigo vermelho” rondava o país, o presidente deu um “golpe em si mesmo” e instaurou o Estado Novo, ditadura comanda autoritariamente por Vargas. A política estadonovista e seus desdobramentos são um dos assuntos mais exigidos nos vestibulares. Portanto, vamos dar uma atenção especial a ele e ver uma série de questões que falam deste período da Era Vargas.

4. (PITÁGORAS) Veja:
 
Meus senhores! Agora...    o chefe do governo provisório...   
vai transmitir o  governo.. após as formalidades legais  ... 
ao presidente constitucional da República!

O episódio ilustrado acima representou:

a) A vitória nas eleições do candidato gaúcho Getúlio Vargas para a presidência em 1934.
b) A transição de um governo provisório para um governo sólido baseado nos ideais democráticos.
c) A validade do resultado das eleições presidenciais de 1932, através da Revolução Constitucionalista.
d) A reeleição indireta de Getúlio Vargas para um novo mandato de quatro anos como presidente.

resposta:[D]



5. (G1) Observe a imagem a seguir e leia o texto que a acompanha:

 
 
Cartaz da Revolução Constitucionalista, 1932. São Paulo (SP). (CPDOC/ CDA Roberto Costa)
http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/anos37-45/ev_poladm_estadonovo.htm

Um dos mais importantes acontecimentos da história política brasileira ocorrido no Governo Provisório de Getúlio Vargas foi a Revolução Constitucionalista de 1932, desencadeada em São Paulo. Foram três meses de combate, que colocaram frente a frente, nos campos de batalha, forças rebeldes e forças legalistas.

Esse movimento:

I -  representou, sem dúvida, uma vitória política das oligarquias paulistas.
II - significou a derrota militar das oligarquias republicanas até então dominantes.
III - fortaleceu o “Estado de compromisso”  criado com Getúlio Vargas.
IV - alertou o governo sobre o momento de pôr um fim ao caráter revolucionário do regime.

As opções corretas são

a) I, II e IV
b) I e IV.
c) II e IV.
d) I, II, III e IV.

resposta:[A] 

6. (PITÁGORAS) Observe a imagem a seguir e leia o panfleto distribuído em Iguape, no dia 27 de setembro de 1932.

Anéis, alianças e colares para comprar armas.

Cartaz da Campanha “Ouro para o bem de São Paulo” 

 
Nosso Século, vol. 5, Abril Cultural, 1980



Comunica-se ao público desta cidade e município que em data 25 do corrente foi organizada aqui a Comissão da Campanha  do Ouro [...]. Esta comissão, doravante, será a única competente para receber quaisquer donativos, como sejam: jóias, fragmentos de ouro, platina, prata, cobre, chumbo, latão, ferro fundido, moedas e outros metais[...].
Paulistas! Lembrai-vos que vossa oferta abreviará a vitória de São Paulo, a vitória da lei, da liberdade e do direito.
             (Ana Maria A. Camargo, ORG., São Paulo, documento 45.)
    

De acordo com o panfleto, IDENTIFIQUE o movimento que está sendo organizado em São Paulo em 1932.  


resposta: A Revolução Constitucionalista de São Paulo de 1932.
7. (G1) Observe os cartazes a seguir.

 
 a) IDENTIFIQUE e CARACTERIZE o fato histórico tratado na imagem acima.


b)  CITE duas (2) conseqüências da Revolução Constitucionalista

resposta:
 
a) O fato histórico retratado na imagem é a Revolução Constitucionalista de 1932. A Revolução Constitucionalista foi a declaração de guerra de São Paulo a Getúlio Vargas. As velhas oligarquias de São Paulo ligadas ao PRP queriam recuperar o antigo poder perdido com a Revolução de 1930. Aproveitando-se de uma manifestação feita por estudante contra o interventor varguista a oligarquia paulista inicia a revolução alegando estar forçando o governo a convocar a Assembléia Nacional Constituinte para a elaboração de uma nova constituição para o país, uma vez que a de 1891 havia sido suspensa por Vargas.
A Revolução termina com a rendição das tropas paulistas às tropas do governo.

b) O governo Vargas vitorioso fez algumas concessões para os cafeicultores paulistas. Concedeu generosos empréstimos bancários, admitiu a eleição de uma Assembléia Constituinte, responsável pela edição da Constituição de 1934.

8. (Puccamp) Observe a caricatura.
 
(Joel Rufino dos Santos. "História do Brasil". São Paulo: Marco Editorial, 1979. p. 196.) A caricatura revela um momento da chamada "era de Vargas", quando Getúlio preparava-se para
a) assumir a presidência da República, após a sua eleição indireta pela Assembléia Constituinte.
b) liderar um golpe militar, instaurando um período histórico conhecido por Estado Novo.
c) disputar as eleições diretas para a presidência da República, no contexto da redemocratização do país.
d) executar os princípios do Plano Cohen, visando impedir o avanço dos comunistas e dos integralistas ao poder.
e) comandar uma revolução constitucionalista, contra a oligarquia do setor agroexportador.

resposta:[A]

9. (G1) Observe o cartaz abaixo.
 
 
Propaganda do Integralismo. Capa da Revista Anauê. Orgão do AIB

A AIB - criada pelo escritor Plínio Salgado – defendia, EXCETO:

a) Um Estado anticomunista.
b) Um Estado militarizado.
c) Um Estado comunista.
d) Um Estado nacionalista.


resposta:[C]

 10. (PITÁGORAS) Observe a manchete de jornal abaixo.
 
 
Jornal de ANL. Fac-símile do Jornal A Manhã, de 27/11/35

Em 1935, durante a Era Vargas, surgiu a ANL.
EXPLIQUE qual era o seu programa e IDENTIFIQUE os seus membros.

resposta:

A Aliança Nacional Libertadora era formada por membros do PCB, líderes sindicais, estudantes, intelectuais e uma ala radical do Tenentismo. Seu programa incluía a reforma agrária, o cancelamento da dívida externa e a instalação de um governo popular.
 
11. (PITÁGORAS) Observe a imagem:


Plínio Salgado, importador do “facismo caboclo”, segundo Álvarus.


 



            Nosso Século, vol. 5, pag. 159)

Plínio Salgado, escritor e fundador da AIB, recebeu o apoio da classe empresarial, de alguns oficiais das Forças Armadas, setores conservadores da Igreja Católica e outros segmentos da sociedade.

EXPLIQUE por que esses setores da sociedade deram apoio a Plínio Salgado.

resposta:
Todos eles temiam a expansão do movimento comunista. Seu lema “Deus, Pátria e Família” era bastante popular e servia para ocultar a face autoritária da Organização.


12. (G1) Observe a charge abaixo.
 
NOVAES, Carlos Eduardo & LOBO César. História de Brasil para principiantes. Ática. 2003, p. 228.

IDENTIFIQUE a que documento a charge se refere. DESCREVA o conteúdo desse documento.

resposta:
 
Plano Cohen. Esse falso documento denunciava uma subversão  comunista  que ameaçava o país.

13. (PITÁGORAS) Observe atentamente a foto a seguir.

 
1937: Queima de Bandeiras Estaduais no Brasil
 
 
http://www.expo500anos.com.br/painel_16.html


EXPLIQUE o significado do que está sendo apresentado na imagem anterior.

resposta:

Em dezembro de 1937, Vargas mandou incinerar, em praça pública, todas as bandeiras estaduais. Esse estranho “ato cívico” - presenciado por autoridades civis e militares - simbolizava a nova ordem estabelecida. O Pavilhão Nacional - única bandeira admitida - representava a vitória do Poder Central. Era a emergência do Estado Novo.

14. (G1) 
 
Cartões postais editados pelo DIP, 1937/1945. Rio de Janeiro (RJ). (CPDOC/ GV foto 091/7)


Sobre as imagens acima é correto afirmar:

a)  exaltam  a força do povo brasileiro, único responsável pelo crescimento econômico.
b)  têm como foco central o desenvolvimento da nação do ponto de vista político.
c)  foram produzidas por um órgão de natureza privada.
d) procuram exaltar Vargas como o responsável pelo desenvolvimento e  ordem do Brasil.
e)  apresentam-se desvinculados de qualquer apelo político.

resposta:[D]
                                                                            

 
15. (UFRN) O rádio, introduzido no Brasil no início deste século, tornou-se, nos anos 30, popular meio de comunicação, o que justifica o fato de o período ser designado como "Era do Rádio". A partir do que a charge abaixo sugere, explique de que forma esse importante veículo de comunicação de massa foi utilizado pelo governo Vargas.


 resposta:

O rádio foi o principal veiculo de difusão das mensagens de Getúlio Vargas ao povo brasileiro, durante o Estado Novo, o programa "Hora do Brasil" foi criado exatamente para enaltecer os feitos do presidente, levar sua palavra aos trabalhadores e divulgar os ideais de ordem daquela conjuntura histórica. 
16. (UFSM) A caricatura é uma representação do contexto de instalação do Estado Novo através do golpe liderado por Getúlio Vargas, que interrompe o processo de sucessão presidencial para as eleições de janeiro de 1938. 
 

Sobre as características do Estado Novo, é possível fazer as seguintes afirmações:
I. O Estado desempenhou um papel significativo na economia, promovendo a política de substituição das importações e estabelecendo indústrias de base, como a do aço.
II. Os sindicatos possuíam autonomia em relação ao Estado, surgindo, a partir dessa organização corporativa, a ideologia trabalhista.
III. A força policial de Vargas empreendeu uma forte repressão aos adversários políticos, com prisões, torturas e exílio forçado de políticos e intelectuais como Graciliano Ramos, Luis Carlos Prestes e Olga Benário.
IV. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) era o responsável pela construção da imagem de Getúlio Vargas como protetor dos trabalhadores, promovendo a propaganda oficial em atos públicos e em meios de comunicação de massa, como o rádio.

Está(ão) correta(s)
a) apenas I e II.
b) apenas III.
c) apenas II e IV.
d) apenas I, III e IV.
e) I, II, III e IV.

resposta:[D]

 
17. (FGV 2007) "A organização do trabalho, no sentido que se deve dar, num momento conturbado e de profundas transformações como o atual, não pode realizar-se, com proveito para as classes patronais e benefícios para os operários, senão mediante inteligente, ponderada e sistemática coordenação para conciliar e garantir os seus mútuos interesses. (...) No Brasil, onde as classes trabalhadoras não possuem a poderosa estrutura associativa nem a combatividade do proletariado dos países industriais e onde a desinteligência entre o capital e o trabalho não apresentam, felizmente, aspecto de beligerância, a falta, até bem pouco, de organizações e métodos sindicalistas determinou a falsa impressão de serem os sindicatos órgãos de luta, quando realmente o são de defesa e colaboração dos fatores capital e trabalho com o poder público."
(Getúlio Vargas. "Mensagem presidencial", 15 de novembro de 1933.)
 
A partir dos documentos anteriores:
a) identifique um acontecimento do cenário internacional da época relacionado ao "momento conturbado e de profundas transformações", mencionado no texto;
b) explique um princípio que orientou a política do presidente Getúlio Vargas em relação à organização sindical dos trabalhadores.

resposta:
 
a) Foram acontecimentos marcantes na década de 1930 no contexto internacional: a ascensão do nazifascismo e o aprofundamento da crise econômica nos Estados Unidos.
b) A política trabalhista de Getúlio Vargas foi baseada no princípio corporativista de que os sindicatos são órgãos de colabora-
ção direta do Estado e não instrumento de luta e resistência dos trabalhadores.

 
18. (G1) Veja a imagem abaixo:

 


Trabalhadores homenageiam Vargas na Esplanada do Castelo, 1940. Rio de Janeiro (RJ). (CPDOC/ CDA Vargas)                                   http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/anos37-45/ev_poladm_estadonovo.htm


 A partir de sua análise e do que foi estudado sobre a Era Vargas no Brasil, é INCORRETO afirmar que

a) Getúlio Vargas era visto como o “Pai dos Pobres”, uma vez que “presenteou” os brasileiros, em 1943, com a CLT, instituindo os direitos trabalhistas.
b) não obstante à sua expressiva importância para a classe trabalhadora, os benefícios assegurados pela CLT não se estendiam ao trabalhador do campo.
c) a CLT representou o paternalismo do Estado em relação ao movimento operário.
d) o Estado Novo caracterizou-se pelo reconhecimento dos trabalhadores garantindo à estes importantes conquistas sociais.
e) a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) garantia liberdade de associação sindical aos trabalhadores brasileiros.

resposta:[E] 

19. (G1) Veja a imagem:
 

Comício no Largo da Carioca, 1945. Rio de Janeiro (RJ). (CPDOC)
http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/anos37-45/ev_poladm_estadonovo.htm

a) IDENTIFIQUE o nome desse movimento político ocorrido no Brasil em 1945.
b) APRESENTE o objetivo político desse movimento.


resposta:
 
a)  Queremismo.
b)  Movimento surgido no Brasil ao final do Estado Novo, em 1945, que tinha como palavra de ordem "Queremos Getúlio" e, como proposta, o adiamento das eleições diretas para presidente e a manutenção de Vargas no poder, concomitante à instalação da Assembléia Constituinte.
 
20. (PITÁGORAS) Getúlio Vargas foi o presidente que ocupou por mais tempo o poder no Brasil: de 1930 a 1945, e 1950 a 1954. Sua imagem é polêmica e histórica.

ESCREVA parágrafo corretamente estruturado descrevendo essa imagem de Getúlio Vargas, considerado ditador, mas também “pai dos pobres”.

 
Sátira à chamada “Era Vargas” e sua volta

resposta:
A figura de Getúlio Vargas é uma das mais controvertidas da história republicana brasileira. Alguns o amavam, outros o odiavam. Uns apontavam em Vargas o ditador implacável, o demagogo sem escrúpulos. Outros viam nele o político com sensibilidade social em relação aos trabalhadores, o governante nacionalista.

21. (PITÁGORAS) Observe a charge:


 

FONTE: NOVAES, Carlos Eduardo e LOBO, César: História do Brasil para Principiantes: 500 anos de idas e vindas. São Paulo: Ática. 2007. p. 237.

A charge satiriza:
a) a deposição de Getúlio Vargas em 1945, motivada principal pela contradição criada com a participação do Brasil na II Guerra Mundial.
b) a derrota de Getúlio Vargas no processo eleitoral em 1946, que resultou na eleição de Eurico Gaspar Dutra apoiado pelo seu grande rival Carlos Lacerda.
c) a deposição de Vargas em 1945 pelos militares devido ao atentado da Rua Toneleros que culminou com a morte do seu rival político, Carlos Lacerda.
d) a renúncia de Getúlio Vargas em 1945 devido às pressões dos grupos ligados ao capital estrangeiro após a criação da PETROBRÁS.

resposta:[A]





22. (PITÁGORAS) Analise o cartaz de propaganda de Getúlio Vargas.

 


Cartaz de propaganda de Getúlio Vargas
Disponível em:  brasil.indymedia.org. Página acessada em dezembro de 2010


A partir da análise, responda:

a) CITE e CARACTERIZE o órgão responsável pela propaganda do governo Vargas na década de 1940.

b) CITE uma realização da Era Vargas (1930-1945) que possibilita uma imagem positiva do governo.

c) CITE uma realização da Era Vargas que possibilita uma visão negativa do governo.

resposta:
a) O órgão responsável pela propaganda no Estado Novo foi o Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP. Foi criado para divulgar uma imagem positiva do governo, veicular os princípios do Estado Novo junto às camadas populares e estabelecer a censura dos meios de comunicação.
b) O aluno poderá citar: a legislação trabalhista, a criação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas); desenvolvimento da indústria de base – construção da Companhia Siderúrgica Nacional, dentre outras.
c) O aluno poderá citar: o golpe de Estado e a instituição da ditadura; a outorga da Constituição de 1937; o controle dos sindicatos, dentre outros.

Saiba mais sobre a arte pré-histórica


 Conheça as principais características da produção artística na Pré-História



Lista de questões sobre a arte na Pré-História


1. (UFRR) Considere as afirmações sobre o período paleolítico:
I - Paleolítico é o primeiro e mais extenso período que conhecemos da história da humanidade, nele surgem os primeiros hominídeos antepassados do homem moderno;
II - Com o desenvolvimento da mente e a acumulação de experiências e conhecimentos, os homens primitivos foram aperfeiçoando seus instrumentos, utensílios domésticos e armas, suas técnicas e meios de subsistência;
III - Os homens do paleolítico viviam de uma maneira muito primitiva, em grupos nômades, ou seja, se deslocavam constantemente de região para região em busca de alimentos. Habitavam em cavernas, copas de árvores, saliências rochosas, ou tendas feitas de galhos e cobertas de folhas ou de pele de animais;
IV - Os instrumentos ou ferramentas do paleolítico eram de pedra, madeira ou osso. A técnica usada para fabricar seus instrumentos era de bater na pedra de maneira a lhe dar a forma adequada para cortar, raspar ou furar.

Em relação às proposições acima podemos afirmar que:
a) Todos os itens são falsos.
b) Todas estão corretas.
c) Apenas o item I é verdadeiro.
d) Apenas o item II é falso.
e) Os itens II, III e IV são falsos.

resposta:[B]

2. (G1) A  religiosidade é uma característica muito relevante no estudo da arte na pré-história. Que item atesta esta realidade e justifica a arte rupestre?
a) As pinturas serviam de decoração das cavernas para os deuses.
b) Os homens cultuavam seus deuses a todo o momento em suas pinturas.
c) Era parte de um processo de magia para interferir na captura de animais.
d) Havia a intenção imediata do artista em criar uma arte decorativa e religiosa.

resposta:[C]

3. (G1) A religiosidade é um item de bastante relevância no estudo da arte na pré-história. Que alternativa abaixo marca CORRETAMENTE fatos que atestam esta realidade?
a)  As pinturas serviam de decoração das cavernas para os deuses.
b)  Os homens pintavam sobre um forte caráter ritualístico.
c) Era sim parte de um processo de magia para  interferir na captura de pessoas.
d)  Havia-se a intenção imediata do artista em criar uma arte decorativa e religiosa.

resposta:[B]


4. (Outros) As pinturas rupestres no paleolítico, tinham um significado mágico porque:
a) expressavam o culto aos deuses.
b) expressavam os valores religiosos.
c) expressavam deuses antropozoomórficos.
d) possuíam um caráter expressionista.
e) ao representar cenas de caça e animais, os homens primitivos desejavam sucesso na caça.


resposta:[E]

5. (G1) Das produções artísticas do período Pré-histórico, a escultura se destaca assim como as pinturas, tendo suas características e estudos bem direcionados, nos dando maior margem de conhecimento sobre a vivência destes seres pensantes da nossa história. Quanto as características e o estudo destas esculturas, julgue os itens abaixo como (V)  VERDADEIROS ou (F) FALSOS, e em seguida marque a alternativa que contém a seqüência CORRETA:
I. (     ) Fazem parte de suas características o  ventre saltado e seios volumosos.
II. (  ) Tanto nas pinturas quanto nas esculturas nota-se a ausência de figuras masculinas. 
III. (   ) Fazem parte de suas características as grandes nádegas e a cabeça surgindo como um prolongamento do pescoço.
IV. (  ) As características encontradas em esculturas como a Vênus de Willendorf, atestam a desvalorização do ser humano  e da sensualidade feminina.
a) F – F – F – F 
b) F – V – F – V 
c) V – F – V – F 
d) V – V – V –V

resposta:[C]

6. (G1) A  técnica bastante usada pelos artistas pré-históricos através de  pó colorido soprado por um canudo denomina-se:
a) Cerca Grande.
b) Mãos grandes.
c) Mãos em negativo.
d) Várzea Grande.

resposta:[C]

7. (G1) As primeiras expressões da arte eram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes de argila das cavernas ou de técnicas diversificadas, mas também muito simples. Quanto a estas características iniciais da arte rupestre julgue os itens (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:
I. (    ) Uma das técnicas mais usadas e detectadas em várias partes do mundo com características bastante semelhantes é a técnica Mãos em Negativo.
II. (   ) Suas esculturas valorizam de forma explicita o corpo humano, sobretudo, o masculino como uma forma de ostentação do homem como direcionador do grupo.
III. (  ) Os mais remotos indícios a respeito de grupos humanos culturalmente “desenvolvidos” da cultura brasileira datam um período 6.000 a.C a 10.000 a.C.
IV. (     ) Uma das obras em escultura mais fascinante deste período é a escultura da Vênus Willendorf e a de Savinhano, onde suas características predominantes são: o ventre saltado e grandes nádegas como representação da fertilidade feminina.

Assinale a alternativa com a seqüência CORRETA obtida:
a) V – V – V – V
b)  V – F – V – V 
c)  F – F – F – F 
e) F – V – F – F

  resposta:[B]

8. 

TEXTO 
Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer  as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções  práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma  cultura muito importante. Esse período pode ser dividido em três  fases : Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

Segundo o  período paleolítico e  neolítico, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS:
1. (   ) As obras mais surpreendentes do paleolítico são  as imagens pintadas nos tetos das cavernas.
2. (   ) No Neolítico, os artefatos em mármore carregavam um alto requinte técnico.
3. (   ) No paleolítico acontece a mudança da caça para agricultura.
4.( ) As pinturas encontradas nas cavernas tinham como características: traços seguros e vigorosos, o sombreamento sutilmente controlado que confere volume e integridade as formas.

resposta:[E, E, E, C]

9. (G1) De acordo com os estudos sobre a música pré-histórica assinale a alternativa correta:
a) Foram encontrados ossos com furos que tem uma certa semelhança com as flautas.
b) As guitarras da época eram feitas com pedra e cabelos.
c) No Brasil não foram encontrados materiais que podem ser considerados instrumentos da época.
d) Os tambores eram feitos de arvores finas.

resposta:[A]

10. (G1) Eram usados como pigmentos na arte pré-histórica:
a) Tinta guache e Sangue de animais.
b) Cera e Sumo de flores.
c) Sangue e carvão.
d) Pedras e giz.

resposta:[C]


11. (G1) De acordo com os historiadores a primeira manifestação
artística pré-histórica foi:
a) Música.
b) Dança.
c) Teatro.
d) Artes Visuais.

resposta:[B]



12. (G1) As pinturas rupestres são:
a) Pinturas em tela.
b) Pinturas de animais.
c) Pinturas sobre as cavernas.
d) Pinturas em paredes de caverna.

resposta:[D]



13. (G1) As primeiras expressões de arte eram:
a) Muito simples.
b) Bastante complexas.
c) Abstratas.
d) Simples com motivos cristãos.

resposta:[A]

14. Considere as proposições abaixo.
I. A arte nasceu no Paleolítico Superior.
II. Nas paredes de suas cavernas, os homens daquela época fizeram representações de cenas de caça.
III. A característica dessas pinturas era o naturalismo.

a) todas estão corretas.
b) apenas I e II estão corretas.
c) apenas II e III estão corretas.
d) apenas I está correta.
e) apenas III está correta.

resposta:[A]


15. Considere as proposições abaixo.
I. Traços esquematizados são características da pintura neolítica.
II. Entre os monumentos megalíticos, destacamos os de Stonehege (Inglaterra).
III. As pedras fincadas no chão são denominadas cromlech e, quando estão dispostas em círculos, denominam-se menires.

 
a) Apenas I e II são corretas
b) Apenas I e III estão corretas
c) Apenas I e III estão corretas
d) Se todas estão corretas
e) Todas estão incorretas

resposta:[D]


16. Leia as afirmações abaixo:
I. As civilizações pré-históricas não se desenvolveram no mesmo período de tempo, nas várias regiões do mundo.
II. A divisão da Pré-História não pode fundamentar-se em acontecimentos, mas nos melhoramentos das técnicas com que eram fabricados os instrumentos.
III. Os monumentos megalíticos estariam associados ao culto dos mortos. a) Apenas I e II estão corretas
b) Apenas II e III estão corretas
c) Apenas I e III estão corretas
d) Todas estão corretas
e) Todas estão incorretas

resposta:[D]


17. (UFSE) Sobre a Pré-história é correto afirmar que:
( ) A Pré-história corresponde à primeira etapa da evolução humana e antecede à Idade Antiga.
( ) A Pré-história teve início com o surgimento dos primeiros hominídeos, perto de quatro milhões de anos atrás, e estende-se até o aparecimento dos primeiros registros escritos, por volta de 4.000 a.C.
( ) A Pré-história, no Brasil, envolve todos os registros culturais da antiga cultura indígena.
( ) Os sítios arqueológicos situados no litoral brasileiro são em pequeno número e chamados de sambaquis ou concheiros.
( ) A arte rupestre abrange pinturas em cores, em branco e preto, sinais gravados, representações estranhas, comumente encontradas no Brasil, em paredes rochosas de grutas, em lajes de pedras ao ar livre, em fragmentos de rochas, em nichos pétreos,
enfim nas superfícies mais diversas e nos locais mais variados.

resposta:[V – V – V – F – V]


18. (UNESP) Nos últimos anos, apoiada em técnicas mais avançadas, a arqueologia tem fornecido pistas e indícios sobre a história dos primeiros habitantes do território brasileiro antes da chegada dos europeus. Sobre esse período da história, é possível afirmar que:
a) as práticas agrícolas, até a chegada dos europeus, eram desconhecidas por todas as populações nativas que, conforme os vestígios encontrados, sobreviviam apenas da coleta, caça e pesca;
b) os vestígios mais antigos de grupos humanos foram encontrados na região do Piauí e as datações sobre suas origens são bastante controvertidas, variando entre 12 mil e 40 mil anos;
c) os restos de sepulturas e pinturas encontrados em cavernas de várias regiões do país indicam que os costumes e hábitos desses primeiros habitantes eram idênticos aos dos atuais indígenas nas reservas;
d) os sambaquis, vestígios datados de 20 mil anos, comprovam o desconhecimento da cerâmica entre os indígenas da região, técnica desenvolvida apenas entre povos andinos, maias e astecas;
e) os sítios arqueológicos da ilha de Marajó são provas da existência de importantes culturas urbanas com sociedades estratificadas que mantinham relações comerciais com povos das Antilhas e América Central.

 resposta: [B]

19. (ENEM) A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa

 

a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.


resposta:[C]
 
20. (Ufscar) (...) Pré-História do Brasil compreende a existência de uma crescente variedade lingüística, cultural e étnica, que acompanhou o crescimento demográfico das primeiras levas constituídas por poucas pessoas (...) que chegaram à região até alcançar muitos milhões de habitantes na época da chegada da frota de Cabral. (...) não houve apenas um processo histórico, mas numerosos, distintos entre si, com múltiplas continuidades e descontinuidades, tantas quanto as etnias que se formaram constituindo ao longo dos últimos 30, 40, 50, 60 ou 70 mil longos anos de ocupação humana das Américas.
(Pedro Paulo Funari e Francisco Silva Noeli. Pré-História do Brasil, 2002.)

Considerando o texto, é correto afirmar que
a) as populações indígenas brasileiras são de origem histórica diversa e, da perspectiva lingüística, étnica e cultural, se constituíram como sociedades distintas.
b) uma única leva imigratória humana chegou à América há 70 mil anos e dela descendem as populações indígenas brasileiras atuais.
c) a concepção dos autores em relação à Pré-História do Brasil sustenta-se na ideia da construção de uma experiência evolutiva e linear.
d) os autores descrevem o processo histórico das populações indígenas brasileiras como uma trajetória fundada na ideia de crescente progresso cultural.
e) na época de Cabral, as populações indígenas brasileiras eram numerosas e estavam em um estágio evolutivo igual ao da Pré-História europeia.
           
resposta:[A]

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Confira a resolução do Simulado GBC


Correção do Simulado GBC EJA 8º ano


1. (PITÁGORAS) Leia um trecho da música Índios, da Banda Legião Urbana:

“Quem me dera
Ao menos uma vez
Como a mais bela tribo
Dos mais belos índios
Não ser atacado
Por ser inocente”.


http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/92/

A inocência a que o autor da música se refere pode ser entendida como:

A) A existência, entre os povos indígenas, da cultura da paz, baseada na ausência de conflitos e guerras.
B) O fato de os povos indígenas não possuírem os mesmos valores da sociedade contemporânea.
C) A valorização da natureza pelas sociedades indígenas 
D) A diferença cultural existente entre os povos indígenas e a nossa sociedade. Uma superior à outra.

resposta:[B]

2. (PITÁGORAS) Leia o texto abaixo.

A má utilização, o desvio, a apropriação indevida, o superfaturamento e a corrupção atingem diretamente a cidadania (...) porque geram intolerável descrédito nas ações do Estado em favor de seus cidadãos.
“O Brasil poderia ser mais rico e poderoso se não fosse pela ladroagem”. A frase é de Peter Eigen, fundador e presidente da ONG Transparência Internacional. (...) Diz mais Peter Eigen: “Políticos e altos funcionários são escolhidos para tomar decisões que afetam milhões de vidas. Por isso devem ser muito melhores que o cidadão comum. Inclusive nos casos de corrupção, devem ser julgados mais severamente”.
(...) O Brasil poderia ser mais rico, mais forte e mais justo socialmente, não fosse a roubalheira gigantesca que assola o País. Os escândalos precisam ser apurados e os responsáveis, punidos.

Veja as afirmativas sobre o texto anterior.

1- A corrupção prejudica a existência de uma cidadania plena no Brasil, pois os indivíduos ficam descrentes com as ações do Estado.
2- A corrupção contribui para a permanência da pobreza no Brasil.
3- Os políticos, em casos de corrupção, devem ser julgados mais severamente que o cidadão comum.

A(s) afirmativa (s) CORRETA(S) é(são)

A)      1 e 2.
B)      Somente a 2.
C)      Somente a 3.
D)      1,2 e 3.
E)      Nenhuma está correta.

resposta:[D]

3. (PITÁGORAS) A escravidão negra no período colonial brasileiro relaciona-se à:
a) eliminação da escravidão indígena.
b) constituição de quilombos como forma de resistência.
c) invasão holandesa no Nordeste.
d) ausência de conflitos no processo emancipatório.
e) expansão da agricultura de subsistência.

resposta:[B]

4. Analise a charge a seguir.




A charge pode ser interpretada como:

A) Um desdobramento da ação colonizadora portuguesa: a redução da população indígena e sua submissão cultural.     
B) A luta histórica de ativistas ambientais preocupados em preservar o meio ambiente e valorizar as sociedades nativas que ainda existem.
C) Que alguns povos indígenas do Brasil lutam para serem reconhecidos como parte integrante da nação brasileira.
D) A exigência das populações nativas pelo reconhecimento e valorização do seu dia, assim como se comemora o dia do meio ambiente.
E) Nenhuma alternativa está correta.    

resposta:[C]    


5. (PITÁGORAS) Com a chegada dos europeus no continente americano, a partir do final do século XV, as populações indígenas foram praticamente exterminadas. Mas, apesar da violência da conquista territorial, a resistência indígena nas regiões brasileiras sempre existiu, podendo ser identificada
a) pela organização de quilombos em áreas distantes do litoral, onde preservaram costumes e tradições.
b) pela aculturação e acordos com os padres jesuítas e de outras ordens religiosas nas missões religiosas.
c) pela preservação de costumes no processo de coabitação e casamentos, que garantiam a mestiçagem entre brancos e índias.
d) pela união entre as tribos do litoral e do interior contra a organização das missões jesuíticas.
e) por lutas e enfrentamentos diversos, como a Guerra Guaranítica, e fugas para áreas do interior da Amazônia.


resposta:[A]


6. O termo cidadania é explicado pelo seguinte conceito:

A) Exprime a afirmação de um indivíduo diante da sociedade e do Estado.
B) É a condição de um indivíduo como membro de um Estado e portador de direitos e de obrigações.
C) Encerra uma ação recíproca de ideias, atos ou sentimentos entre indivíduos, entre grupo, ou entre ambos.
D) Expressa maneiras de agir, sentir e pensar, próprias de um grupo, da sociedade ou da civilização a que um indivíduo pertence.
E) Constitui um agrupamento de indivíduos envolvidos em um esforço organizado para promover ou resistir a mudanças na sociedade.


resposta:[B]

7. (ENEM) Leia os textos abaixo

TEXTO I
A ação democrática consiste em todos tomarem parte do processo decisório sobre aquilo que terá consequência na vida de toda coletividade.

GALLO, S. et al. Ética e Cidadania.Caminhos da filosofia. Campinas: Papirus, 1997 (adaptado).

TEXTO II
É necessário que haja liberdade de expressão, fiscalização sobre órgãos governamentais e acesso por parte da população às informações trazidas a público pela imprensa.

Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 24 abr. 2010.

Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto I, os meios de comunicação, de acordo com o Texto II, assumem um papel relevante na sociedade por

A) orientarem os cidadãos na compra dos bens necessários à sua sobrevivência e bem-estar.
B) propiciarem o entretenimento, aspecto relevante para conscientização política.
C) apresentam aos cidadãos a versão oficial dos fatos.
D) fornecerem informações que fomentam o debate político na esfera pública.
E) promoverem a unidade cultural, por meio das transmissões esportivas. 

resposta:[D]

8. (ENEM) A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).

A) referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque a legitima o ensino das ciências humanas nas escolas.
B) divulga conhecimentos para a população afro-brasileira.
C) reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura.
D) garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação.
E) impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnicoracial do país.

 resposta:[E]

9. (PITÁGORAS) O ato de comemorar é uma forma de reiterar lembranças e evitar esquecimentos. 


As comemorações dos 500 anos de história do Brasil não fugiram a essa intenção. Em produtos variados, como a capa do caderno acima reproduzida, procurou-se enaltecer o que era característico e particular da nação. Um dos valores da identidade nacional brasileira representado na imagem está diretamente associado à:

a) miscigenação do povo
b) unidade religiosa
c) extensão do território
d) riqueza mineral
e) nenhuma das alternativas

  resposta:[A]



10. Leia os trechos a seguir.

Cidadania...
I - envolve mais do que uma questão, acima de tudo o cidadão deve ter consciência moral e ética, responsabilidade cívica, isto é, ser responsável quanto aos seus atos e maneiras de agir e pensar tendo como finalidade o respeito pelo próximo.
II - evoca-nos a idéia de relação cidadão-cidadão e cidadão-sociedade, podendo ser conduzida de uma forma equilibrada por cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, responsáveis pelas suas atitudes.
III- remete-nos para o deveres dos cidadãos na sociedade como: liberdade de expressão e de pensamento. "a nossa liberdade acaba quando começa a liberdade dos outros".

ASSINALE
A) se I, II e III estiverem corretas.
B) se II e III estiverem corretas.
C) se todas estiverem corretas.
D) se I e II estiverem corretas.
E) se todas estiverem incorretas.

resposta:[E]