sábado, 8 de dezembro de 2012

Correção Mackenzie 2013

Confira a correção da prova de História do vestibular da Mackenzie (2013) 
 
HISTÓRIA
47 “(...) Consta que a concubina de Péricles, Aspásia, ajudou-o a escrever seus discursos. E a todos surpreendia ver o grande estadista a cada manhã, ao sair de casa, despedir-se de Aspásia com beijos.”
A elevação do espírito: 600 a.C.- 400 a.C. Rio de Janeiro, 1998
 
O texto acima, referindo-se ao grande líder da cidade estado de Atenas, Péricles, retrata as contradições sociais existentes, não apenas em Atenas, mas em toda a Grécia.
 
Sobre a sociedade grega da época, podemos afirmar que
a) As condições sociais eram idênticas tanto nas cidades estados que evoluíram para regimes democráticos, como Atenas, por exemplo, quanto nas póleis oligárquicas, como Esparta.
b) Em toda a Grécia, a sociedade era predominantemente masculina, mas em disputas sucessórias familiares, em alguns casos, o poder era exercido pelas mulheres.
c) A democracia, instituída pelas reformas de Clístenes, era um sistema político que atendia aos interesses de apenas uma minoria da população, estando excluídos os estrangeiros, os escravos e as mulheres.
d) Em Atenas, as mulheres provenientes de ricas famílias possuíam maior autonomia, pois eram consultadas e participavam efetivamente das decisões políticas e assuntos relacionados ao destino da pólis.
e) A estabilidade social, advinda das reformas introduzidas por Clístenes, não foi acompanhada por estabi lidade econômica, já que foi a partir da conquista da democracia que os gregos iniciaram seus conflitos com os persas.
 
resposta:[C]

Resolução
A democracia ateniense era restrita, excluíndo a participação de mulheres, menores de idade, escravos, estrangeiros e filhos de pais não atenienses. Além disso, o patriarcalismo vigente na maioria das pólis estabelecia a herança patrilinear (por linha masculina) dos bens, o que restringia a mulher ateniense ao ambiente doméstico e familiar.
Obs. 1: A condição da mulher em Esparta diferia das demais cidades gregas porque, além de receber parte da educação (inclusive militar) ministrada aos homens, a ela cabia educar os filhos, até os sete anos, e adminsitrar o kleros – terra cedida pelo Estado ao cidadão espartano quando este se casava.
Obs. 2: Péricles (495-429 a.C) foi o estadista ateniense que levou ao apogeu o sistema democrático, criado por Clístenes em 508 a.C.

    

48. Com a união das coroas de Portugal e Espanha, ocorreu o início do período chamado de União Ibérica (1580-1640). A Holanda, que enfrentou diversas lutas contra a Espanha, exerceu influência direta na colônia portuguesa na América, pois
a) passou a pilhar e saquear as feitorias na costa africana dominada pelos espanhóis, interessada no comércio de escravos e de marfim, invadindo, também, as cidades de Santos e Salvador, no Brasil.
b) o embargo espanhol representou prejuízos para os interesses holandeses no Brasil, uma vez que participavam do comércio de produtos tropicais nacionais, principalmente do pau-brasil.
c) sofria, na época, perseguições religiosas na Europa e retaliações dos católicos residentes em seu país, por isso, seu desejo foi montar uma colônia protestante no Brasil.
d) ocupou o nordeste brasileiro para evitar a criação de bases e feitorias espanholas, visando quebrar o monopólio da rota da prata advinda das demais colônias e também minar o prestígio internacional ibérico.
e) apoderou-se do nordeste brasileiro e retomou o controle da lucrativa operação de transporte, refino e distribuição comercial do açúcar brasileiro, perdido a partir da União Ibérica.
 
resposta:[E]

Resolução
A implantação da empresa açucareira no Brasil pelos portugueses contou com a significativa participação dos flamengos (holandeses), responsáveis por grande parte do finaciamento e transporte do produto, bem como por seu refino e comercialização na Europa.
Essa parceria foi quebrada pela  União Ibérica (1580-1640), quando Portugal se viu obrigado a seguir a política externa da Espanha. Ora, o governo espanhol se encontrava em guerra com a Holanda, que lutava pela independência, e impôs a Portugal a ruptura de relações com os flamengos. Estes, em 1621, fundaram a Companhia das Índias Ocidentais, cujo objetivo principal era apoderar-se do Nordeste Brasileiro, principal centro açucareiro da época. A dominação holandesa estendeu-se de 1630 a 1654, quando os invasores finalmente foram expulsos.
Obs.: A normalização da produção açucareira em Pernambuco não foi imediata à invasão de 1630, mas dependeu de uma série de medidas (entre elas, a concessão de financiamentos e uma política de aproximação com os proprietários pernambucanos) adotadas por Maurício de Nassau, que governou o Brasil Holandês de 1637 a 1644.


 49 (...) a nova política do governo passou a abranger dois planos de atuação; em um, mais imediato, a correção das deformações que se revelavam todas as manifestações do processo de desenvolvimento brasileiro político-militar, econômico, social e externo; em outro, a adoção de uma estratégia para o desencadeamento de um surto de progresso, igualmente naquele sentido integrado, levando em conta a realidade brasileira em seu conjunto. O primeiro passo dessa política de reconstrução constituiu, evidentemente, na restauração da ordem, em todas as áreas, e da autoridade, segundo o princípio consti tucional.  

Castelo Branco, mensagem ao Congresso Nacional, 1965
 
Assinale a alternativa que contém a síntese mais completa
a respeito do contexto histórico e político do texto acima.
a) A necessidade do atual governo de impor a paz interna, visto que no momento anterior o então presidente João Goulart havia assumido, perante os governos estrangeiros, acordos socialistas que ameaçavam a soberania nacional.
b) O governo Castelo Branco assumiu a preocupação prioritária com a manutenção da ordem interna do país, promovendo forte repressão policial a várias entidades,como sindicatos e a UNE, focos de resistência políticaao golpe de 1964.
c) Acreditando que a ordem e o progresso caminhavam juntos para alcançar a reconstrução nacional, todas asmedidas econômicas tomadas durante o seu governocontaram com o irrestrito apoio e aprovação popular.
d) A necessidade de se abandonar o nacionalismo reformista implementado durante o mandato de Jânio Quadros e adotar um modelo econômico contando como apoio dos militares, investidores estrangeiros e grandes empresários nacionais.
e) Foi realizada a primeira revisão na Constituição Nacional a fim de aumentar o poder político do Executivo a fim de conter a ameaça da proliferação dos ideais socialistas ou comunistas em nosso país.
 


resposta:[B]

Resolução
A alternativa se limita a mencionar o contexto político do governo Castelo Branco, enfatizando o caráter repressivo do regime militar instaurado em 1964 e seu esforço para limitar a atuação das entidades que apoia vam o governo anterior. Cabe observar que o examinador omitiu o combate à inflação (que alcançara 100% ao ano), empreendido pelos ministros da Fazenda e do Planejamento, como condição essencial para estabilizar a economia e retomar seu crescimento.

       50. A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco cultural e a expressão da busca de um novo Brasil que conseguisse superar suas características arcaicas, refletindo mudanças em todas as áreas de nosso país. Em 1928, Oswald de Andrade publicou o Manifesto Antropofágico, que procurou “traduzir” o espírito da cultura nacional. 

A respeito do contexto histórico e cultural da época, é correto afirmar que
a) Como proposta de mudança para a Arte do século XX, ao se aceitarem as influências estrangeiras, sem se menosprezar a identidade nacional, e sim reforçandoa, retoma-se a proposta da antropofagia como “ferramenta” na elaboração da verdadeira cultura nacional.
b) Todas as novas correntes artísticas advindas da Europa, no início do século XX, são fundamentais para a elaboração de uma cultura verdadeiramente nacional, pois estavam engajadas na preocupação de favorecer as classes trabalhadoras dentro da nova sociedade moderna mundial.
c) O Modernismo brasileiro surgiu com a intenção de promover uma atualização da arte brasileira, capaz de ajudar na consolidação da identidade nacional de tal forma que tiveram de se desligar da influência cultural externa para a dedicação única da arte, considerada nacional e genuína.
d) Reflete um novo posicionamento em relação à Arte no Brasil, reproduzindo as ideias que, no plano político, eram defendidas pelo movimento Verde-Amarelismo de Plínio Salgado que defendia a presença de estran - geirismos em nossa cultura.
e) Mostra o rompimento de vários artistas nacionais, como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, com as influências externas, principalmente com o movimento futurista italiano, profundamente aliado aos ideais fascistas e autoritários.
 

resposta:[A]

Resolução
O conceito de “antropofagia” criado por Oswald de Andrade se contrapõe à mera xenofobia naciona lista defendida por alguns intelectuais. Para Oswald seria importante “devorar” e assimilar os elementos vanguardistas estrangeiros que pudessem contribuir para a afirmação de uma verdadeira cultura nacional.

       

51. Há mais de 60 anos, a ONU definiu como crime internacional a tentativa de destruir a totalidade ou parte de um grupo nacional, étnico, racial ou religioso. Impor condições de vida subumanas a um grupo de pessoas semelhantes entre si, com o objetivo de levar à sua destruição física, também se enquadra nessa categoria. É o que ocorre
a) na região basca, defendendo o separatismo em relação à Espanha e a união com Portugal, uma vez que a maior parte de sua população é de origem lusoespanhola.
b) com bantos e sudaneses, etnias que habitam a partesetentrional da África do Sul e que sofreram por décadas a exclusão imposta pelo regime do Apartheid.
c) em Darfur, no Sudão. Este é um dos motivos pela condenação de Omar Al-Bashir, governante sudanês, pelo Tribunal Penal Internacional.
d) com os exilados cubanos em Miami, uma vez que são vítimas de perseguições promovidas por sociedades secretas racistas, como a Ku Klux Klan.
e) na fronteira entre a Etiópia e a Somália. Este é um dos motivos pela condenação internacional ao massacre promovido.
 


resposta:[C]
Resolução
É meritório que uma questão de vestibular trate de direitos humanos e levante o tema do genocídio e das várias formas de perpetrá-lo. Entretanto, o exemplo citado (a atuação do ditador sudanês Omar Al-Bashir contra a população de Darfur) não parece ter sido a melhor escolha: primeiro, porque sua condenação pelo Tribunal Penal Internacional não produziu qualquer efeito prático; segundo, porque o Sudão do Sul (onde se situa Darfur) alcançou a independência em julho de 2011 – o que torna pretérito um evento (a tentativa de genocídio) que o examinador coloca no presente do indicativo.
      


52. “Apareceu a 1.º do corrente [janeiro de 1888] em Piracicaba o primeiro número de uma folha trisemanal intitula da O Lavrador Paulista, e consagrada aos  (...) interesses negreiros das fazendas”  [interesses dos grandes proprietários de escravos]
Diário Popular (jornal de São Paulo), 03/01/1888
 
“O órgão escravocrata que sob este título [O Lavrador Paulista] apareceu em Piracicaba, deu três números e morreu. O povo não esteve para sustentar folhas de semelhante jaez” [espécie/qualidade/laia] Diário Popular (jornal de São Paulo), 10/01/1888
Considerando o contexto histórico em que as notícias acima foram divulgadas, assinale a alternativa que apresente uma explicação satisfatória para a falta de apoio popular ao O Lavrador Paulista.
 
a) No momento em que o jornal foi publicado, a população não tinha aderido ao abolicionismo, portanto a principal causa de sua extinção foi o desinteresse popular pelos destinos reservados aos negros após a Lei Áurea, assinada naquele contexto.
b) Era consenso, naquele momento, que a abolição fosse uma questão de tempo, por isso a população não deu atenção ao jornal que defendia os interesses escravistas da burguesia cafeeira do Oeste paulista e sua inde - nização, caso a Lei Áurea fosse assinada.
c) O interesse escravista, predominante naquele momento, tentou influenciar as populações rurais de São Paulo a não aderirem ao abolicionismo, daí a necessidade de fundação de um jornal naquele sentido, apesar de sua extinção alguns dias depois.
d) O abolicionismo, predominante na sociedade brasileira da época contava com a adesão de diversos sujeitos sociais – camadas médias urbanas, intelectuais, políticos, jornalistas dentre outros – assim como a ação efetiva dos negros na luta pelo fim da escravidão.
e) É preciso levar em consideração, na análise, a situação financeira do município citado – Piracicaba – uma vez que, afastado dos grandes centros produtores de café, não foi possível aos seus cidadãos o financiamento do jornal citado. 

 resposta:[D]

 Resolução
A alternativa faz um apanhado dos grupos envolvidos na campanha abolicionista que, naquele mesmo ano de 1888, culminaria com a assinatura da Lei Áurea.
Convém acrescentar que Piracicaba era uma importante cidade do Oeste Paulista, ainda que do chamado “Oeste Velho” (já destacado produtor agrícola no final do século XVIII); e, por esta razão, não contava com tantos defensores do escravismo como existiam no Vale do Paraíba.

      


53. 
 Ficheiro:Louis XIV of France.jpg
“O Estado sou eu”, frase atribuída ao rei francês Luís XIV, traduzia o grau de centralização de poderes típica dos Estados absolutistas europeus. Tal forma de organização política destacava a figura do monarca como bem caracteriza a imagem acima. 

Assinale a alternativa correta que expressa o papel da monarquia absolutista.
a) O regente, ao aparecer publicamente com trajes suntuosos, exprimia a união entre o poder temporal e o espiritual, apoiado publicamente pelo Papa em cada aparição pública.
b) O monarca, ao se utilizar da pompa e da suntuosidade, sintetizava os anseios da própria nação e dos diversos grupos religiosos existentes no território francês.
c) A exposição pública da figura do monarca enfraquecia a nobreza e as tradições aristocráticas, ao mesmo tempo em que fortalecia os interesses burgueses.
d) O rei, ao simbolizar o próprio Estado francês, consegue articular o anseio do grupo mercantil em ascensão, articulando-os com os interesses da nobreza nacional.
e) Eliminar as revoltas camponesas francesas, recorrendo ao luxo e majestade configurados na imagem do monarca, garantia estabilidade a nação.



resposta:[D]

Resolução
A alternativa expressa com propriedade o equilíbrio buscado pelas monarquias absolutas da Idade Moderna para fortalecer a autoridade real: estabelecer laços de dependência para com o soberano tanto pela nobreza e do clero (beneficiados por privilégios como o status superior, cargos e pensões, isenção tributária) como pela burguesia (beneficiada pela política econômica mercantilista, que lhe aumen tava os lucros por meio do incentivo ao comércio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário