domingo, 9 de dezembro de 2012

Correção da prova de História FGV ADM 2013

FGV ADM – Objetiva – Prova a – 09/dez/2012

Humanas
 
 
46. Chegam a Jerusalém a 7 de junho de 1099. Jejuam e  fazem procissões em redor da cidade, esperando que as  suas orações deitem abaixo as muralhas, do mesmo que  as trombetas de Josué tinham derrubado as de Jericó. A  chegada a Jafa de navios genoveses, pisanos e venezianos é  para eles de um grande auxílio [...] A cidade tão cobiçada é  tomada a 15 de julho de 1099. Assistimos, então, à pilhagem  e ao massacre sistemático de toda a população. Depois do  regresso dos cruzados ao Ocidente, a posse de Jerusalém  torna-se precária.
Tate, G. Dois séculos de confronto entre o Oriente e o Ocidente.
In Arneville, M.-B. D’ e outros, As Cruzadas. Trad., Cascais: Pergaminho, 2001, p. 22.
 

O texto acima refere-se à:
a) terceira Cruzada e revela os interesses bizantinos nessa  expedição.
b) Reconquista Ibérica e apresenta as motivações religiosas  dessa empreitada.
c) sétima Cruzada e demonstra a forte presença da  monarquia francesa.
d) primeira Cruzada e revela a forte religiosidade da  peregrinação armada.
e) quarta Cruzada e revela a participação exclusiva dos  fiéis franceses.
 

Resolução:
O texto retrata a primeira Cruzada, pela qual os cristãos realizam  a tomada de Jerusalém, em 1099, fundando o Reino Latino de Jerusalém. Por meio do texto, nota-se que nessa cruzada houve  forte presença de cavaleiros italianos, eliminando uma possível  relação com a França e bizantinos.
Alternativa: [D]

 


47. Sobre a conquista holandesa do Nordeste brasileiro, no período colonial, é correto afirmar:
a) Os conflitos entre portugueses e holandeses devem ser  compreendidos no contexto da União Ibérica (1580-1640) e da separação das Províncias Unidas do Império  Habsburgo.
b) A ocupação das áreas de plantio de cana obrigou  os holandeses a intensificarem a escravização dos  indígenas, uma vez que não possuíam bases no continente  africano.
c) Estabelecidos em Pernambuco, os holandeses  empreenderam uma forte perseguição aos judeus e  católicos ali residentes e fortaleceram a difusão do  protestantismo no Brasil colonial.
d) A administração de Maurício de Nassau foi caracterizada  pelo pragmatismo e pela desmontagem do grande centro  de artistas e letrados organizado pelas autoridades  portuguesas em Olinda.
e) Os holandeses implementaram uma nova e eficiente  estrutura produtiva baseada em pequenas e médias  propriedades familiares, que se diferenciava das antigas  plantations escravistas.
 


Resolução:
A conquista holandesa do Nordeste brasileiro se insere no contexto  da União Ibérica (1580-1640) e da separação das Províncias Unidas em relação ao Império Habsburgo, pois após a Guerra de Independência dos Países Baixos (1572-1581), Felipe II declara o embargo econômico à Holanda e, a partir de então, os afasta do comércio do açúcar no litoral nordestino. Tal afastamento, leva a Cia. das Indías Ocidentais (WIC) a empreender tentativas  de conquista, a partir do século XVII, no Nordeste brasileiro e,  posteriormente, a conquista da região após 1630.
Alternativa: [A]

 

48. Entre 1861 e 1865, os Estados Unidos foram palco da chamada Guerra de Secessão.

A esse respeito é correto afirmar:
a) O conflito teve início com a reação dos fazendeiros sulistas provocada pela abolição da escravidão, implementada pelo presidente republicano Abraham Lincoln.
b) As diferentes estruturas socioeconômicas do Norte e do Sul e sua divergência com relação às tarifas de produtos  importados estiveram entre as causas do conflito.
c) A economia sulista estava baseada na produção familiar  e voltada para o mercado interno, enquanto no Norte  produziam-se artigos destinados ao mercado externo.
d) A disputa entre o Norte e o Sul colocou frente a frente  dois projetos políticos antagônicos, no que se refere à  questão dos direitos trabalhistas e da livre organização  sindical.
e) O conflito serviu para encerrar a política de segregação  racial vigente em diversos estados norteamericanos e para consolidar a inclusão social dos povos indígenas  no país.
 

Resolução:
A Guerra de Secessão (1861-1865), também conhecida como Guerra Civil Norte-Americana, travada entre o Norte (industrial e liberal) e o Sul (agrícola conservador), girou em torno de divergências entre o protecionismo alfandegário defendido pelos nortistas, e, o escravismo defendido pelos sulistas. Tal tensão eclode num conflito após a eleição de Abraham Lincoln, candidato que defende os interesses do Norte. Isso leva os estados sulistas a se declararem separados, formando os Estados Confederados da América.
Alternativa: [B]

 

49. Não é absurdo pensar que o único tipo de transgressão que o governo nunca previu foi a negação deliberada e prática de sua autoridade [...]. Sob um governo que prende qualquer homem injustamente, o único lugar digno para um homem justo é também a prisão.
THOREAU, H. Desobedecendo. A desobediência civil e outros ensaios.Trad., Rio de Janeiro: Rocco, 1984, p. 36 e 38.

Henry Thoreau foi um ativista estadunidense do século XIX que influenciou, com suas ideias, diversos movimentos políticos posteriores. Entre eles, podemos identificar:
a) o nazismo, exemplificado pela prisão de Hitler, quando escreveu o livro Mein Kampf.
b) a revolução cubana, marcada pela intensa movimentação da sociedade civil.
c) o peronismo e a sua proposta de organização social e política, baseada nos sindicatos.
d) o franquismo e sua perspectiva de separação entre Igreja e Estado na Espanha.
e) a resistência pacífica liderada por Mahatma Gandhi, pela independência da Índia.
 

Resolução:
Henry Thoreau, ativista estadunidense, autor da obra  A desobediência Civil (1848), defendeu o direito a rebeldia contra qualquer sistema de governo que exercesse algum tipo de discriminação.
Frases como: “A tirania da lei não é abrandada por sua origem majoritária” e “Só cada pessoa pode ser juiz de sua própria vida”, demonstram as ideias de liberdade individual defendidas pelo autor.
Estas serão tomadas como base por outras figuras históricas ilustres, principalmente, os ativistas contra a discriminação de qualquer espécie, tais como: Mahatma Gandhi (Índia) e Martin Luther King (EUA), dois defensores da resistência pacífica.
 
Alternativa: [E]


50. Em 1982, foram realizadas no Brasil as primeiras eleições diretas pluripartidárias desde 1965, quando o regime militar aboliu os partidos políticos então existentes, através do Ato Complementar número 4.
 
A respeito dessas eleições, é correto afirmar:
a) Foram disputados os cargos de presidente da república, governadores dos estados, deputados estaduais e federais e senadores.
b) Apenas cinco partidos políticos disputaram essas eleições: PDS, PDT, PT, PTB e PMDB.
c) Os candidatos puderam utilizar o horário eleitoral ao vivo, para apresentarem suas propostas e discursos.
d) A aliança entre PDS e PTB garantiu ao governo a vitória nos principais estados do país, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
e) A radicalização dos comunistas provocou uma série de cassações e impugnações de candidaturas durante a  campanha eleitoral.
 

Resolução:
A questão refere-se às eleições diretas para governadores, deputados e senadores, em 1982, após a retomada do pluripartidarismo com a revogação dos Atos Institucionais nº 02 (que introduziu o  bipartidarismo, ARENA/MDB) e nº 03 (que estabelece indiretas também para governadores e prefeitos de capitais).
No quadro plural dessas eleições, as organizações partidárias que apresentaram candidaturas próprias foram PMDB, PTB, PT, PDT
e PDS.
 
Alternativa: [B]

Nenhum comentário:

Postar um comentário