segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Confira a correção da prova de Recuperação

Confira a correção da prova de Recuperação



 Thinkstock

PROVA FINAL DE HISTÓRIA

PRIMEIRO ANO
1. (Uff 2006) “Juro defender o vasto Império do Brasil e a liberal constituição digna do Brasil e digna do seu imortal defensor como pedem os votos dos verdadeiros amigos da Pátria”
Segundo Lucia Neves, com essas palavras, D. Pedro I colocava-se, antecipadamente, na qualidade de juiz e revisor da Constituição Brasileira que seria elaborada pelos representantes da Nação. 
(apud Neves, Lucia Pereira das & Machado, Humberto. O Império do Brasil. Rio de Janeiro, Nova fronteira, 1999, p. 84.)

Com base nessa afirmativa, analise o contexto político que originou a Carta outorgada de 1824.



resposta:

O candidato deverá responder que,  nos primeiros anos da Independência, o debate político se concentrou no problema da aprovação de uma Constituição. As desavenças entre Dom Pedro e a Assembléia giraram em torno do papel do Imperador, ou seja, das atribuições do Poder Executivo. Os constituintes queriam, por exemplo, que o imperador não tivesse o poder de dissolver a Câmara dos Deputados. Queriam também que ele não tivesse o poder do veto absoluto, isto é, o direito de negar validade a qualquer lei aprovada pelo Legislativo. Nesse sentido, era consenso a escolha da monarquia constitucional, como regime de governo, capaz de sustentar a união até então compartilhada por todos os constituintes de várias regiões do recente império. A carta outorgada de 1824 consolidou, no entanto, a centralização do poder político no Rio de Janeiro, sustentada especialmente pelas camadas de grandes comerciantes e traficantes de escravos. A concentração do poder na esfera do Executivo, ou seja, no Imperador e seus ministros, em detrimento do Poder Legislativo, reforçou o projeto centralizador.






2. (Mackenzie) Relativamente ao Primeiro Reinado, considere as afirmações a seguir.
I - A dissolução da Constituinte, o estilo de governo autoritário e a repressão à Confederação do Equador aceleraram o desgaste político de Pedro I.
II - O temor de uma provável recolonização, caso fosse restabelecida a união com Portugal, aprofundou os atritos entre brasileiros e portugueses.
III - O aumento das exportações agrícolas, a estabilidade da moeda e a redução do endividamento externo foram os pontos favoráveis do governo de Pedro I.
IV - A cúpula do exército, descontente com a derrota militar na Guerra Cisplatina, aderiu à revolta, que culminou na Abdicação do Imperador.

Então:
a) todas estão corretas.
b) todas são falsas.
c) apenas I e II estão corretas.
d) apenas I, II e IV estão corretas.
e) apenas III está correta.



resposta:[D]

3. (Mackenzie) A Confederação do Equador, movimento que eclodiu em Pernambuco em julho de 1824, caracterizou-se por:
a) ser um movimento contrário às medidas da Corte Portuguesa, que visava favorecer o monopólio do comércio.
b) uma oposição a medidas centralizadoras e absolutistas do Primeiro Reinado, sendo um movimento republicano.
c) garantir a integridade do território brasileiro e a centralização administrativa.
d) ser um movimento contrário à maçonaria, clero e demais associações absolutistas.
e) levar seu principal líder, Frei Joaquim do Amor Divino Caneca, à liderança da Constituinte de 1824.



resposta:[B]



4. (Unirio) A abdicação do Imperador Pedro I representou a culminância dos diferentes problemas que caracterizam o Primeiro Reinado, a exemplo do (a):
a) apoio inglês à política platina do Império.
b) apoio das províncias à política do Reino Unido implantando por D. Pedro I, após a morte de D. João VI.
c) conflito entre os interesses dos produtores tradicionais de açúcar e os novos produtores de ouro.
d) confronto entre os grupos políticos liberais e o governo centralizado e com tendências despóticas de D. Pedro I.
e) crescente participação popular nas manifestações políticas, favorecidas pela abolição do tráfico.



resposta:[D]



5. (IFSC) "A Assembléia declara-se em sessão permanente e pede explicações sobre o movimento da tropa. Em tensa e exaustiva troca de mensagens, é informada que a oficialidade não tolera certos redatores de periódicos e seu incendiário partido , em especial O Tamoio , A Sentinela e os Andradas . A sessão ficou conhecida como Noite da Agonia ". 

Este trecho se refere a um acontecimento do (a):
a) Administração Joanina no Brasil.
b) Primeiro Reinado.
c) Proclamação da República.
d) Implantação do Estado Novo.
e) Outorga da Constituição de 1967 no Regime Militar.


resposta:[B]


Questão extra
1. (Unesp) A respeito da independência do Brasil, pode-se afirmar que:
a) consubstanciou os ideais propostos na Confederação do Equador.
b) instituiu a monarquia como forma de governo, a partir de amplo movimento popular.
c) propôs, a partir das idéias liberais das elites políticas, a extinção do tráfico de escravos, contrariando os interesses da Inglaterra.
d) provocou, a partir da Constituição de 1824, profundas transformações na estruturas econômicas e sociais do País.
e) implicou na adoção da forma monárquica de governo e preservou os interesses básicos dos proprietários de terras e de escravos.



resposta:[E]






SEGUNDO ANO

1. (UNESP) Estávamos, pois, diante de três alternativas. A primeira ceder aos exaltados e mergulhar na ditadura total (...) A segunda, era desamparar o presidente e deixá-lo a mercê dos que haviam desencadeado a guerrilha de inspiração comunista. A terceira era aceitar um Ato Institucional para conter a contra-revolução (...)." Depois de participar ativamente do movimento de 1964, uma personagem do cenário político atual, não obstante o diálogo da força, procura dissimular e amenizar a "escolha" tomada em 1968, como a menos dolorosa para o povo brasileiro conforme expressa o trecho anterior. Responda:
a) Indicando a "alternativa" que prevaleceu.
b) Quem era o presidente militar que governava o Brasil em 1968?
c) Procure caracterizar as implicações e os desdobramentos políticos que decorreram daquela decisão tomada.




resposta:


a)      Implantação do AI-5.
b)      Costa e Silva.
c)      Aumento do poder do presidente, implantação da censura, cassações, expurgos, suspensão do habeas corpus, etc. Com o AI-5 temos o total fechamento político do regime militar.



2. (Unicamp) Em 13 de dezembro de 1968, o governo brasileiro promulgou o Ato Institucional n.o 5, que, segundo opiniões da época, transformava o regime militar em uma ditadura "sem disfarces".
a) Qual o pretexto utilizado pelo regime militar para editar este Ato?
b) Cite duas das principais medidas adotadas por esse Ato.
c) Caracterize dois elementos da democracia que a diferenciam da ditadura.





resposta: 
a) a decisão do Congresso de não suspender as imunidades do deputado Márcio Moreira Alves, acusado de ofender as Forças Armadas.
b) Fim dos Habeas Corpus e pena de morte
c) Democracia: Liberdade da censura, república, vários partidos.
Ditadura: Regime de governo autoritário, censura repressão.

 


3. (UNESP) Frases como "Ninguém segura este país, Ame-o ou deixe-o, o Brasil é feito por nós", veiculadas através de cartazes, adesivos e documentários de televisão e cinema e o uso político da marchinha Pra frente, Brasil, que marcou a conquista do tricampeonato mundial de futebol pelo Brasil, expressam:
a) euforia nacional pelas conquistas democráticas, asseguradas pela Constituição de 1967.
b) incentivo à abertura política democrática, que levou à anistia de presos e exilados políticos.
c) comemoração nacionalista pela vitória dos países Aliados na Segunda Guerra Mundial.
d) campanha de integração nacional da ditadura militar, no chamado "milagre econômico".
e) mobilização dos meios de comunicação, para comemorar a inauguração de Brasília.


resposta:[D]




4. (UEFS-BA) "A expressão 'direitos humanos' é utilizada em direito internacional para indicar os direitos de todos os seres humanos. Geralmente, são divididos em 'direitos civis e políticos', que não devem ser restringidos pelos governos, e 'direitos econômicos, sociais e culturais', que os governos deveriam oferecer."
(IstoÉ/Guinness. p. 436.)

Em alguns momentos da história brasileira, os direitos humanos foram violentados. Um direito humano igualmente atingido pela ditadura de Vargas (1937-1945) e pela ditadura militar (1964-1985) foi a:
a) liberdade de culto.
b) garantia à educação.
c) posse da propriedade privada.
d) inserção no mercado de trabalho.
e) livre expressão através dos meios de comunicação.



resposta:[E]




5. (UFRS) Considere a charge sobre a propaganda governamental no Brasil.

 
A charge acima está relacionada com:
a) os "50 anos em 5" do governo JK.
b) a austeridade do governo Jânio Quadros.
c) a linha dura do governo Costa e Silva.
d) o ufanismo do governo Médici.
e) o pacote de abril do governo Geisel.






resposta:[D]




Questões extras
1. (PUC-SP) O período militar brasileiro recente (de 1964 a 1985):
a) destacou-se pelo forte crescimento econômico nacional, associado à aplicação de vários projetos voltados à diminuição das diferenças sociais e à superação das barreiras entre as classes.
b) ocorreu simultaneamente à presença de ditaduras militares em outros países latino-americanos, como a Argentina, o Chile e o Uruguai, o que caracteriza uma fase militarista na história latino-americana.
c) caracterizou-se pela preservação da democracia, a despeito da disposição autoritária de alguns grupos militares, que desejavam suprimir direitos políticos de membros da oposição.
d) iniciou-se com o golpe militar que depôs o presidente João Goulart e encerrou-se com as eleições presidenciais diretas e a convocação da Assembléia Constituinte ao final do governo Médici.
e) contou com forte presença militar e política dos Estados Unidos, que utilizaram o território brasileiro como base para a instalação de mísseis anti-cubanos, dentro do cenário da Guerra Fria.



resposta:[B]




2. (Fuvest) Durante o regime militar no Brasil (1964-1985), a oposição à ditadura também se expressou por meio da arte (música, literatura, cinema, teatro). Comente a afirmação, dando, pelo menos, dois exemplos dessas formas artísticas de expressão



resposta:
Ao longo das duas décadas em que perdurou o regime militar no Brasil, a censura e a repressão promoveram a resistência armada, o exílio e uma geração de criatividade intelectual e artística histórica. Na música, por exemplo, compositores como Chico Buarque de Holanda, se destacaram buscando uma linguagem que ia da ironia à metáfora literária e musical. Em canções como "Apesar de você", Chico Buarque abusava do duplo sentido, tendo como pano de fundo um amor frustrado que seria suplantado por um futuro de felicidade e liberdade. Também no teatro, com peças como "Roda viva", Chico Buarque se tornou um ícone da luta pela liberdade e da resistência contra o regime militar.


TERCEIRO ANO
1. (Uff 2005)
 
O quadro apresentado ilustra o perfil das maiores indústrias existentes no Brasil durante a década de 1990 no tocante ao tipo de propriedade. Ele engloba o período correspondente ao governo dos presidentes Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Tomando por referência os anos de 1990 e 1998, duas marcantes alterações se destacam na observação dos números. Com base no quadro e na afirmativa:
a) mencione as duas transformações marcantes ocorridas na estrutura de propriedade das maiores empresas industriais entre os anos indicados.

b) analise o significado econômico-social de ambas as transformações.




resposta:
a) O candidato deverá mencionar o significativo aumento da participação da empresas estrangeiras no parque industrial brasileiro (que passaram de 27,0 para 34,0 entre 1990 e 1998) ou, ainda, refere-se a esse aumento como um processo de desnacionalização da indústria brasileira, com a crescente participação do capital estrangeiro, tanto em empresas isoladas, quanto em propriedade compartilhada com o capital nacional - estatal e privado - já que essas últimas passaram de 5,0 em 1990 para 23,0 em 1998.
Deverá, ainda, mencionar como transformação marcante, a redução do número de empresas estatais ou de capital estatal ou de propriedade estatal na estrutura industrial brasileira, tendo caído de 38 (em 1990) para 12 (em 1998) o que ilustra a participação do Estado brasileiro na manutenção do desenvolvimento industrial do país.

b) O candidato deverá analisar o significado econômico-social dessas transformações, apontando para o fato de que nos anos 1990 operou-se, no país, o aprofundamento da desnacionalização da estrutura industrial brasileira ou da economia brasileira, mensurado pelo crescimento da participação do capital estrangeiro no parque industrial brasileiro, seja pelo aumento do número de empresas estrangeiras entre as 100 maiores aqui existentes, seja pelo aumento daquelas associadas a empresas nacionais, públicas ou privadas.   





2. (Ufu) Em 2005, a população acompanhou mais uma grave crise da história política recente no Brasil. A esse respeito, analise: UMA semelhança e UMA diferença entre a crise política do governo Lula e a vivenciada em 1992 pelo governo Collor, no chamado "Collorgate".





 resposta:
Uma semelhança é que ambas as crises envolveram a alta cúpula dos governos. Uma diferença é que a crise do governo Collor levou ao processo de impedimento do presidente, ao passo que a crise do "Mensalão" não levou ao afastamento do presidente Lula, que foi reeleito na presidência da República, em 2006.

 
3. (Fatec) Após o impeachment de Collor, Itamar Franco assumiu a presidência do Brasil, dizendo que sua meta era combater a pobreza, a inflação e a recessão. Sobre seu governo é correto afirmar que
a) o desemprego e a miséria diminuíram, dando alento à população.
b) os erros políticos, administrativos e econômicos cometidos por ele geraram incertezas quanto ao futuro do país.
c) conseguiu reduzir consideravelmente a taxa inflacionária do país, ao bloquear os ativos financeiros das pessoas físicas e jurídicas.
d) visava a defender e recuperar as reservas internacionais do país com a decretação da moratória.
e) buscava controlar os preços e desindexar a economia, com a criação do Plano Cruzado.





resposta:[B]


4. (UFPE) A eleição de Fernando Collor, para o cargo de Presidente da Republica derrotando Luís Inácio Lula da Silva e o Partido dos Trabalhadores, movimentou politicamente o Brasil. O governo de Fernando Collor:
a) surpreendeu pelo equilíbrio do Presidente como estadista bem informado.
b) teve apoio incondicional dos grandes partidos políticos durante seu governo.
c) prometeu amplas e renovadoras políticas de modernização econômica
d) consolidou a democracia no país, isolando as oligarquias anacrônicas.
e) impediu a entrada do capital estrangeiro nos negócios nacionais.



resposta:[C]




5. (IFSC) Em 1989, depois de 29 anos, a sociedade brasileira resgatou o legítimo direito de eleger o seu presidente da República, consolidando a transição democrática. O pleito mobilizou a população. Para o segundo turno ficaram Fernando Collor de Melo e Luiz Inácio Lula da Silva. Com forte e bem planejado esquema de marketing, o ex-governador de Alagoas foi eleito. Com relação aos fatos mais marcantes do governo de Fernando Collor de Melo, assinale a alternativa CORRETA.
a) Provas de corrupção contra membros do governo, principalmente PC Farias e impeachment, assumindo o vice-presidente José Sarney.
b) Implantação do Plano Real, graves denúncias de corrupção e apoio da maioria dos partidos políticos no Congresso Nacional.
c) Retorno da hiperinflação, insucesso do plano de estabilização econômica e impeachment.
d) Derrota do Plano Bresser, privatização da Petrobrás e impeachment do vice-presidente Tancredo Neves.
e) Isolamento político, implantação do Plano Verão e estatização da Companhia Vale do Rio Doce.





resposta:[D]

Questão extra
1. (Uff 2006) Escrevendo sobre a transição democrática brasileira e a emergência da Nova República em 1985, Boris Fausto afirma que “O fato de que tenha havido um aparente acordo geral pela democracia, por parte de quase todos os atores políticos, facilitou a continuidade de práticas contrárias a uma verdadeira democracia. Desse modo, o fim do autoritarismo levou o país a uma “situação democrática” mais do que a um regime democrático consolidado. A consolidação foi uma das tarefas centrais do governo e da sociedade nos anos posteriores a 1988” 
(FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. São Paulo: Edusp/ Imprensa Oficial do Estado, 2002, p. 290).

Com base na leitura do texto, analise duas contradições presentes 
no processo da transição “democrática” no Brasil.






resposta:
Dentre as contradições, o candidato poderá apontar: 
a) o fato de que a transição, por ter sido iniciada pelos próprios presidentes militares – em particular pelo presidente Ernesto Geisel – consistiu num processo, a princípio, controlado pelos próprios militares que, em função das disputas internas  na corporação entre os setores mais “liberais” e a chamada “linha dura”, imprimiram como sua marca um caráter lento, gradual e seguro, “fechado”, portanto, às reivindicações de caráter popular; 
b) o fato de que a transição brasileira, apesar de não provocar grandes abalos sociais, revelando o continuísmo de certos grupos no poder,  também não contemplou os reais problemas socioeconômicos do país, os quais transcendiam, em muito, a mera garantia de direitos políticos à população, dentre eles a redistribuição da renda, o fim da desigualdade de oportunidades a todos, a redefinição do modelo econômico recessivo, então praticado desde a crise do “milagre” etc.; c) outra contradição residiu no fato de que a transição, por ser “pactuada”, resultou na permanência de práticas políticas tradicionais tais como a corrupção e o clientelismo, que impediram a consolidação de um regime efetivamente democrático; 
d) o fato de a campanha das “Diretas Já!”. (em torno da votação da 
Emenda Dante de Oliveira, que restabeleceria eleições diretas para presidente da República ) ter sido substituída pela campanha pró-eleição de Tancredo Neves,  pelo voto indireto no Congresso (o mesmo que não aprovara as eleições diretas), já revelaria um novo arranjo político, do qual foram excluídos atores sociais antes presentes, sobretudo aqueles comprometidos com as causas populares, como o PT, por exemplo, grande mobilizador das “Diretas Já!”; 
e) o fato de que a transição, por consistir numa resposta do regime militar às pressões dos setores dominantes,  prejudicados pela crise econômica marcada pela inflação e estagnação, contou com um caráter altamente conservador e antipopular no tocante às políticas econômicas. Tais políticas foram praticadas após a posse do primeiro presidente civil (José Sarney), cujos “planos” econômicos – Cruzado, Bresser e Verão – via de regra, penalizaram os trabalhadores mediante congelamento dos salários e não dos preços – com exceção do Plano Cruzado, em sua fase inicial; 
f) o fato de que a transição e a Nova República, sendo expedientes políticos que, em certa medida, desviavam as atenções da grave crise econômica do país - sem atacar de frente seus reais motivos - levaram ao agravamento da própria espiral inflacionária. Isso porque as políticas econômicas do período basearam-se em aumentos de tarifas públicas e impostos, além da ampliação vertiginosa da dívida interna brasileira; 
g) o fato de que o sistema eleitoral, nascido com a Nova República e a Constituição de 1988 – estabelecendo eleições em dois turnos, por exemplo –, padeceu de limitações que impediriam a realização de disputas eleitorais  representativas da vontade da maioria da população, favoreceu  a vitória de candidatos da elite; 
h) o fato de que  a política econômica do “feijão-com-arroz” (do então ministro Maílson da Nóbrega, 1988) – destinada a promover o “controle” da inflação em torno de 15% ao mês, (mediante redução dedéficits públicos via corte de incentivos fiscais – com a recuperação de algumas prerrogativas econômicas para o Congresso, após a aprovação da nova Constituição de 1988,)  levou a uma crise de “ingovernabilidade”, que cedo comprometia o caráter “democrático” da Nova República, dentre outras contradições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário