sábado, 6 de outubro de 2012

O governo José Sarney (1985-1990)


 Conheça as principais características do governo José Sarney (1985-1990)




Confira os aspectos mais relevantes do período de governo de José Sarney na presidência da República no Brasil. Confira nos slides acima.




Oficina de História: O governo José Sarney (1985-1990)

1. (Puc-sp) Após duas décadas de governos militares e da intensa campanha popular pelas diretas em 1984, as eleições presidenciais de 1985 foram
a) diretas, vencidas por José Sarney, candidato do PDS (Partido Democrático Social), que apoiava o regime militar.
b) diretas, vencidas pelos partidos de esquerda que nasceram após a anistia política de 1979: PT (Partido dos Trabalhadores) e PDT (Partido Democrático Trabalhista).
c) indiretas, vencidas pelo general João Figueiredo, da ARENA (Aliança Renovadora Nacional), que se tornou o último presidente militar do Brasil.
d) indiretas, vencidas pela Aliança Democrática, que reunia o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), de oposição, e setores dissidentes do PDS.
e) diretas, vencidas pelo PFL (Partido da Frente Liberal), que apoiara o regime militar e que, após a redemocratização, passou para a oposição.




resposta:[D]

2. (FGV) Em janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito Presidente da República pelo PMDB. A respeito da chamada Transição Democrática, é correto afirmar:
a) O governo de Tancredo Neves foi marcado por uma grande instabilidade política que levou à renúncia do presidente e à posse de seu vice, José Sarney.
b) Tancredo Neves foi eleito presidente de forma indireta pelo Colégio Eleitoral, tendo como vice José Sarney, ex-presidente do PDS, partido que apoiava o Regime Militar.
c) Em torno de Tancredo Neves formou-se a Aliança Democrática, que reunia o PMDB e dissidentes do PDS, entre os quais José Sarney e Paulo Salim Maluf.
d) A candidatura de Tancredo Neves contou com o apoio oficial de todos os partidos de oposição, isolando completamente os colaboradores do Regime Militar.
e) Apesar de vitorioso nas eleições indiretas, Tancredo Neves foi impedido de assumir o governo pelas Forças Armadas, que fecharam questão em torno do nome de José Sarney.


resposta:[B]


3. (Fatec) Sobre a eleição de Tancredo Neves, em 1985, é correto afirmar:
a) foi eleito pela Aliança Democrática, de forma direta, tendo como opositor Paulo Maluf.
b) foi eleito pela Aliança Democrática, de forma indireta pelo Colégio Eleitoral, tendo como opositor José Sarney.
c) foi eleito somente pelo PMDB, de forma direta, tendo como opositor Paulo Maluf.
d) foi eleito somente pelo PMDB, de forma indireta pelo Colégio Eleitoral, tendo como opositor Paulo Maluf.
e) foi eleito pela Aliança Democrática, de forma indireta pelo Colégio Eleitoral, tendo como opositor Paulo Maluf.


resposta:[E]


4. (Ufla) No contexto histórico que se sucedeu à morte de Tancredo Neves (21/04/85) e à posse de José Sarney, um dos desafios deste foi o da recuperação da economia, então com uma inflação próxima dos 200% ao ano. É nesse contexto que foi implantado o Plano Cruzado. Uma figura bastante conhecida do Plano Cruzado foi a dos "fiscais do Sarney". As alternativas a seguir estão ligadas a essa "figura", EXCETO:
a) Donas-de-casa observavam permanentemente as prateleiras dos supermercados, munidas de tabelas de preço da Sunab, à procura de mercadorias ilegalmente remarcadas.
b) Congelamento das poupanças e contas bancárias em todo o país.
c) Proprietários e gerentes de estabelecimentos comerciais foram presos por violar o congelamento dos preços após denúncias.
d) Milhares de pessoas passaram a vigiar os preços no comércio e a denunciar as remarcações feitas.


resposta:[B]

5. (Fatec) No mesmo dia da morte de Tancredo Neves, José Sarney assumiu a Presidência da República do Brasil. O consenso sobre o processo democrático foi uma das válvulas mestras que impulsionaram Sarney a enviar ao Congresso, em maio de 1985, uma série de medidas democratizantes, transformadas em lei. Com essas medidas,
a) restabeleceram-se as eleições diretas para prefeito das capitais, das áreas consideradas de segurança nacional e das estâncias hidrominerais.
b) restabeleceram-se as eleições diretas para presidente e vice, e conseqüentemente manteve-se o colégio eleitoral.
c) criou-se a Lei Falcão, que permitiu a propaganda eleitoral nos veículos de comunicação, principalmente tevê e rádio.
d) apesar da liberdade de organização de novos partidos políticos, não foi permitida a legalização dos partidos que viviam na clandestinidade.
e) restabeleceram-se as eleições diretas para prefeitos, mas não para a Presidência da República.


resposta:[A]

6. (Fatec) Sobre o governo José Sarney (1985-1990) pode-se afirmar:
a) Para manter a ordem social, lançou mão de um governo autoritário, abolindo conquistas políticas anteriores.
b) Durante os cincos anos desse governo, o país enfrentou recordes de taxas de inflação, diversas crises ministeriais (só da Fazenda foram quatro) e vários planos econômicos que alteraram as regras da economia.
c) Cancelou a moratória, que havia sido requerida no governo anterior.
d) Devido às grandes agitações sociais, Sarney não conseguiu renegociar a dívida externa, e a redução dos juros só foi possível com o auxílio do FMI.
e) No fim desse governo, foi aprovado o plano Cruzado, que contribuiu para que Sarney deixasse o cargo com prestígio e apoio integral do PMDB.


resposta:[B]

7. (Mackenzie) O agravamento da questão da dívida externa, o Plano Cruzado que visava estabilizar a economia do país, a legalização dos partidos clandestinos, o reatamento diplomático com Cuba e maior ênfase a problemas sociais foram características de um governo da história recente da república brasileira. Identifique-o.
a) Fernando Collor de Mello
b) José Sarney
c) Itamar Franco
d) Fernando Henrique Cardoso
e) João Batista Figueiredo


resposta:[B]

8. (UFMG) Neste momento, estamos passando de um estágio emocional para um estágio racional. Em fevereiro, a inflação - a inflação mais a correção monetária - estava nos conduzindo para uma situação na qual o Brasil seria um país absolutamente ingovernável. Naquela ocasião, fizemos o que achamos que deveria ter sido feito, sem levar em consideração os custos políticos das nossas decisões, e sim o bem do povo [...] Uma vez anunciada a reforma econômica, o que se viu foi uma extraordinária adesão popular. Não podíamos antever que a reação seria tão favorável. O povo tomou consciência da cidadania.
(Trecho de entrevista concedida pelo, então, Presidente da República, José Sarney. "Veja", n. 949, 12 nov. 1986.)

Nesse trecho, o entrevistado faz referência à reforma econômica conhecida como
a) POLÍTICA DO "FEIJÃO COM ARROZ", que previa uma redução da intervenção do Estado na economia, buscando deixar o mercado cumprir seu papel.
b) PLANO CRUZADO, que adotou medidas heterodoxas - como o congelamento de preços e o gatilho salarial -, visando ao controle da inflação.
c) PLANO SALTE, que pretendeu estimular as taxas de crescimento da economia nacional por meio da decretação da moratória da dívida externa.
d) PLANO VERÃO, que combinou medidas ortodoxas e heterodoxas, com ênfase especial no controle dos salários dos trabalhadores.


resposta:[B]

9. (Cftsc) Muitos historiadores costumam chamar Nova República o período compreendido entre o final da ditadura militar no Brasil (1985) e os dias de hoje. Sobre este período, assinale a alternativa CORRETA:
a) O Presidente Luís Inácio Lula da Silva foi o único Presidente da Nova República a se reeleger para o cargo.
b) Em 1988, foi promulgada a nova Constituição do Brasil, a qual garante alguns direitos fundamentais para os cidadãos como direito de votar, de participar de partidos políticos, de praticar uma religião, ter educação, saúde, previdência social, lazer e segurança pública.
c) O Presidente Fernando Collor de Melo cumpriu totalmente o seu mandato.
d) José Sarney foi o primeiro Presidente deste período eleito diretamente pelo voto popular.
e) A República Nova tem como principal característica o fim dos conflitos sociais e o decréscimo das desigualdades sociais. Assim, sindicatos e movimentos sociais, como o MST, não demonstraram nenhuma resistência aos projetos apresentados pelos governantes do período.


resposta:[B]

10. (Unifesp) A Constituição de 1988 dotou o governo do poder de legislar por meio de Medidas Provisórias. Desde então, todos os presidentes, inclusive o atual, têm feito extenso uso dessa atribuição, seja para assuntos urgentes ou importantes, seja, até mesmo, para tocar o dia-a-dia da administração. A isso o Congresso tem, em geral, reagido com
a) independência, estando mais preocupado com as disputas internas.
b) docilidade, evidenciando falhas no seu funcionamento.
c) indiferença, demonstrando má vontade em colaborar com o executivo.
d) oportunismo, possibilitando ao judiciário exorbitar em suas atribuições.
e) sagacidade, escondendo sua debilidade estrutural face aos outros poderes.


resposta:[B]

11. (Unesp) A respeito da Constituição de 1988, é correto afirmar que
a) o direito de promover ações de inconstitucionalidade foi retirado do Ministério Público, que se enfraqueceu.
b) o direito de voto foi assegurado a todos os brasileiros e brasileiras, a partir dos dezesseis anos, desde que alfabetizados.
c) os direitos civis foram amplamente assegurados, sendo a prática de racismo classificada como crime inafiançável.
d) o direito do poder público intervir nos sindicatos foi assegurado, aumentando o controle do Estado sobre os trabalhadores.
e) o direito à informação ampliou-se, ainda que o governo possa impor censura prévia à imprensa.


resposta:[C]

12. (G1) Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil promulgada em 5 de outubro de 1988, cabe:
a) à União representar, no plano internacional, a totalidade do Estado brasileiro e, no plano interno, uma posição alinhada com os Estados Federados, o Distrito Federal e com os Municípios;
b) aos Estados legislar sobre questões relativas às populações indígenas porventura existentes em seu território, desapropriações, energia, informática e telecomunicações;
c) aos Municípios zelar pelas áreas nas ilhas oceânicas e costeiras que estiverem no seu domínio, bem como ilhas fluviais e lacustres não pertencentes à União;
d) às entidades estatais federativas zelar pelos bens que integram o patrimônio público da União, sejam eles terrestres, aquáticos ou insulares;
e) às entidades estatais autônomas elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território, bem como responder pela manutenção do serviço postal e do correio aéreo.



resposta:[A]


13. (G1) O processo de revisão da Constituição Brasileira de 1988 tem despertado a oposição de vários grupos políticos e sociais, que temem a revogação de alguns dos direitos individuais e sociais contidos na Carta, como o (a):
a) equilíbrio na proporção entre deputados e eleitores nas eleições para a Câmara Federal.
b) ampliação dos direitos trabalhistas, como a licença gestante e o pagamento de um terço das férias.
c) universalização dos serviços de saúde e assistência social, restrita aos contribuintes da Previdência Social. D – liberalização da organização sindical, permitindo a multiplicidade de representação em cada categoria e extinção da contribuição sindical.
e) estabilidade do emprego para todos os trabalhadores, após dois anos de efetivo exercício.


resposta:[B]

14. (PITÁGORAS)
“O Plano Cruzado constitui uma imprudência que, fatalmente, levará o país ao caos econômico e às trevas.”  

Leonel Brizola, ex-governador do Rio de Janeiro, ao criticar, em março de 1986, o plano econômico lançado pelo então presidente José Sarney.
In: Guia do Estudante – Vestibular 2010. São Paulo: Editora Abril, 2009. pág. 138.  

A fala do governador Leonel Brizola opondo-se ao Plano Cruzado destoava em muito da ampla maioria da população brasileira que aderiu e acreditou nas medidas econômicas tomadas pelo governo.

a) EXPONHA e EXPLIQUE o elemento fundamental do Plano que atingiu de forma efetiva a vida cotidiana dos brasileiros e os fez acreditar na possibilidade de melhorias sociais. 
b) DETERMINE o resultado do plano Cruzado.

 resposta:
a) O Plano Cruzado promoveu o congelamento de preços, tarifas e serviços, dentre outras medidas. A população, especialmente as donas de casa, estimulada a agir como “fiscais do Sarney” acreditou que o Plano conseguiria conter a inflação.
b) O plano teve sucesso inicialmente, mas fracassou em menos de um ano devido ao desabastecimento e à pressão por aumentos nos preços.


15. (PITÁGORAS) Veja a imagem.


http://www.fisconet.com.br/user/agenda/tabelas_praticas/moedas/moedas.htm

Em janeiro de 1986 o presidente Sarney lança o Plano Cruzado e seu famoso congelamento de preços. Juscelino é reabilitado. Um carimbo na velha nota de 100 mil cruzeiros marca o novo valor, Cz$ 100,00 cruzados. Ela foi lançada em abril do mesmo ano.

EXPLIQUE o que foi o Plano Cruzado e IDENTIFIQUE duas de suas medidas.


resposta:

O Plano Cruzado foi um conjunto de medidas econômicas, lançado pelo governo brasileiro em 1986, sendo José Sarney o presidente da República e Dilson Funaro o ministro da Fazenda. As principais medidas contidas no Plano eram:
congelamento de preços de bens e serviços nos níveis do dia 27 de fevereiro de 1986; reforma monetária, com alteração da unidade do sistema monetário, que passou a denominar-se cruzado (Cz$), cujo valor correspondia a mil unidades de cruzeiro; substituição da Obrigação Reajustável do Tesouro Nacional ORTN, título da dívida pública instituído em 1964, pela Obrigação do Tesouro Nacional (OTN), cujo valor foi fixada em Cz$106,40 e congelado por um ano; congelamento dos salários pela média de seu valor dos últimos seis meses e do salário mínimo em Cz$ 804,00; como a economia fora desindexada, institui-se uma tabela de conversão para transformar as dívidas contraídas numa economia com inflação muito alta em dívidas contraídas em uma economia de inflação praticamente nula; criação de uma espécie de seguro-desemprego para aqueles que fossem dispensados sem justa causa ou em virtude do fechamento de empresas; os reajustes salariais passaram a ser realizados por um dispositivo chamado "gatilho salarial" ou "seguro-inflação", que estabelecia o reajuste automático dos salários sempre que a inflação alcançasse 20%.


16. (PITÁGORAS) Veja a figura:
Sarney caricaturado



 
 
 http://www.expo500anos.com.br/album/painel-07-2.html

Com a morte de Tancredo Neves, José Sarney assume a Presidência do Brasil. Uma nova república estava começando depois do movimento Diretas Já.
Sobre o governo de José Sarney podemos afirmar que:
A) Propôs diversos planos para promover a estabilização da economia nacional.
B) Elaborou e aprovou o Plano Cruzado, precursor do Plano Real impantado mais tarde.
C) Combateu o déficit público com eficácia desestimulando a política emissionista.
D) Criou e aprovou o Plano Verão que foi responsável pelo descongelamento de preços. 



resposta:[A]


17. (PITÁGORAS) Observe o gráfico:
Dívida externa brasileira



 
 
 http://www.expo500anos.com.br/album/painel-07-2.html



Agora leia as afirmativas:

I - No regime militar e no governo Sarney a dívida externa disparou.
II – Sarney herdou uma gigantesca dívida externa do período militar.
III - Sarney conseguiu conter o índice inflacionário no final do seu mandato.

Estão CORRETAS as afirmativas:
A) I e III.
B) I e II.
C) II e III.
D) I, II e III.



resposta:[B]

18. (PITÁGORAS) Observe a imagem a seguir.

Nos anos 80, o investimento externo no Brasil diminuiu
abruptamente, a dívida explodiu e a economia entrou em
parafuso. Desse caldo pavoroso, emergiu o dragão da inflação.


                                        MÁQUINAS FRENÉTICAS
Remarcadores em ação em um supermercado: nos tempos da inflação galopante,
            os produtos amanheciam com um preço e anoiteciam com outro.

                               Disponível em: http://veja.abril.com.br/especiais/veja_40anos/p_170.html


Nesse contexto, os governos de Sarney a Fernando Henrique Cardoso, lançaram mão de vários planos econômicos para conter a inflação, renegociar a dívida externa e promover o desenvolvimento econômico.
Sobre estes planos é CORRETO afirmar que:
A) Sarney elaborou o Plano Cruzado, cujo sucesso resultou da capacidade do governo em cortar seus próprios gastos e diminuir as taxas de consumo.
B) Lançado em 1990, o Plano Collor, ao confiscar grande parte dos depósitos bancários, conseguiu reduzir a inflação, minimizar a dívida externa e as importações.
C) Dos cinco planos lançados, o Plano Verão, editado durante o governo Fernando Henrique Cardoso, conseguiu conter a inflação por mais tempo. 
D) O Plano Real, lançado pelo governo de Itamar Franco, em 1994, conseguiu conter a inflação e promover a estabilização da economia brasileira.



resposta:[D]

19. (PITÁGORAS) Leia o texto a seguir:

“A Carta de 1988 trouxe duas inovações importantes, que resultaram na ampliação do número de eleitores: o voto facultativo para os analfabetos e para os jovens entre 16 e 18 anos. A inclusão dos analfabetos veio atender a uma reivindicação muito antiga, quase tão antiga quanto a lei de 1881 que proibiu o alistamento eleitoral dos iletrados. Disto resultou uma participação eleitoral com números impressionantes: nas eleições de 1989 votaram cerca de 72 milhões de pessoas, de um total de 82 milhões de eleitores aptos, respectivamente 49% e 56% do total da população.”

Motta, Rodrigo Patto Sá. Introdução à História dos Partidos Políticos Brasileiros. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. pág. 111.)

Não resta dúvida que a Constituição Brasileira de 1988 representou, em alguns pontos, avanço de direitos para os cidadãos, como foi citado acima no caso do voto para analfabetos e jovens. No entanto, apesar da ampliação dos direitos, persistem os problemas sociais. 

a) EXPLIQUE a razão da denominação “Constituição Cidadã” para a carta de 1988.
b) APRESENTE um elemento dentro do sistema social e político do Brasil que contribuiu para a permanência dos problemas apontados no enunciado.

resposta:
a) A Constituição de 1988 é considerada a mais democrática que o Brasil já teve por assegurar aos cidadãos brasileiros os direitos civis, sociais, econômicos e políticos e vetar as arbitrariedades do Estado.
b) O aluno poderá apresentar como elementos que contribuem para a permanência dos problemas: a corrupção, a impunidade, a inaplicabilidade das leis, a falta de regulamentação complementar de muitos direitos.




20. (FGV) “[A Década Perdida] pode ser a década de 1980, mas pode ser também uma década
‘expandida’, começando em 1982, com a moratória mexicana, e terminando em 1994 com o Plano Real. Ou começando mesmo antes, em 1979, quando teve início, com o catastrófico episódio da pré-fixação da correção monetária, toda uma série de feitiçarias cuja expressão mais madura seriam os choques heterodoxos, dos quais o Cruzado e o Collor seriam os mais assustadores. A Década Perdida parece, portanto, uma década longa, até porque foi sofrida no campo econômico e pontilhada de frustrações no plano político.” (FRANCO, Gustavo. A década perdida e a das reformas. Jornal do Brasil, 30/01/2000)
O sofrimento no campo econômico e as frustrações no plano político a que o autor se refere são:
a) os altos índices de inflação que o país apresentava na época, o desemprego e a crise social, aliados ao fortalecimento da ditadura militar no governo João Figueiredo.
b) a sucessão de planos econômicos que fracassaram no combate ao processo inflacionário, o alto índice de desemprego no período e a decepção provocada pela eleição direta de Tancredo Neves.
c) a escalada inflacionária e a recessão, gerando desemprego e crise social, o que levou o governo a adotar medidas repressivas para controlar a escalada de violência, como o fechamento do Congresso e a imposição do Pacote de Abril.
d) a estagnação da economia do país, o desemprego e os altos índices inflacionários, no campo econômico, e, no plano político, as sucessivas vitórias da ARENA e do PDS nas eleições legislativas e executivas no início da década.
e) o descontrole inflacionário, os altos índices de desemprego, o fracasso de sucessivos planos econômicos e, no plano político, a derrota da emenda das Diretas Já e a morte de Tancredo, entre outros fatos.



resposta:[E]
Comentário: Questão que envolve conhecimento histórico (no aspecto político) e interpretação de texto (no aspecto econômico), uma vez que o enunciado orienta o aluno para aspectos de crise e descontrole na economia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário