segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O fim de uma era



Morre o historiador Eric Hobsbawm, aos 95 anos, em Londres. Autor de ‘Era das Revoluções’ e ‘Era dos extremos’ deixa mulher, filhos, netos, bisnetos e milhares de leitores e admiradores
 
Morreu na manhã desta segunda (1) o historiador marxista Eric Hobsbawm, britânico de origem judaica, em Londres, aos 95 anos. Hobsbawm estava com pneumonia e não resistiu ao tratamento.

De acordo com comunicado divulgado por sua família, Hobsbawm deixa "não só sua mulher dos últimos 50 anos, Marlene, seus três filhos, sete netos e um bisneto, mas também seus milhares de leitores e pesquisadores no mundo todo". Autor de Era dos Impérios, Era das Revoluções, Era dos Extremos e Globalização, Democracia e Terrorismo – entre muitos outros –Hobsbawn revolucionou – de fato – a historiografia e a interpretação da História sobre o nosso tempo.
 
O historiador nasceu em Alexandria (Egito) em 1917, em uma família judia, e cresceu em Viena (Áustria) e Berlim (Alemanha) antes de se mudar para Londres em 1933, ano em que Hitler chegou ao poder na Alemanha. Estudou na Universidade de Cambridge e em 1947 se tornou professor na universidade londrina de Birkbeck, onde colaborou durante anos até chegar à presidência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário