domingo, 28 de outubro de 2012

Confira a correção do Simulaenem (Segundo Ano)



SEGUNDO ANO
 
68. (Puccamp) Leia o texto.
Assumiu frequentemente a figura do ridículo sem se desgastar, compensando-a com sua poderosa eloqüência: sua maneira de se expressar, ou em público ou em particular, era original. Estilista, preferia os vocábulos eruditos, utilizando frases de esdrúxula sintaxe, pronunciando sílaba a sílaba das palavras cuidadosamente escolhidas, como que saboreando-as, e obedecendo com excessivo rigor à pontuação. Muitos o achavam demagogo. Outros procuravam ridicularizá-lo. Mas ele, indiferente, continuava batendo-se contra os moinhos de vento (...).
(Wilson Gomes. ln: Antonio Carlos Meira. "Brasil: recuperando a nossa história". São Paulo: FTD, 1998. p. 231.)
No Brasil, o populismo despertou o surgimento de políticos carismáticos que criavam uma imagem visando a atrair a atenção do eleitorado. O texto revela a personalidade característica de
a) Carlos Lacerda que foi presidente do Congresso Nacional.
b) João Goulart que foi vice-presidente e presidente da República.
c) Jânio da Silva Quadros que foi presidente da República.
d) Juscelino Kubitschek que foi presidente da República.
e) Tancredo Neves que foi primeiro ministro no governo João Goulart.


69. (Uerj) Varre, varre, varre, varre, vassourinha. Varre, varre a bandalheira, Que o povo já está cansado De sofrer desta maneira. Jânio Quadros é a esperança deste povo abandonado.
(Nosso Século. São Paulo: Abril Cultural, 1980.)

Esse "jingle" acompanhou o candidato Jânio Quadros durante a sua campanha à presidência da República, em 1960. A letra sintetiza a seguinte política de resolução dos problemas da época:
a) a austeridade do governo e o controle dos gastos públicos conteriam a inflação e a corrupção oficial
b) a disputa de mercados externos e a ideologia nacionalista aumentariam o superávit comercial e a geração de renda
c) o atendimento à economia popular e à produção de alimentos baixariam o custo de vida e os gastos do governo
d) a defesa dos interesses nacionais e a adoção de uma política externa independente gerariam emprego e novas possibilidades econômicas
e) a uma política nacionalista econômica e ao rompimento das relações diplomáticas com os Estados Unidos.

70. (Puc-sp)

"O suicídio de Vargas não interrompeu um possível golpe udenista, tanto que Café Filho assumiu a Presidência da República e governou com um ministério conservador. A grande derrota da direita, aí sim, foi em outubro de 1955, quando Juscelino Kubitschek venceu as eleições presidenciais em aliança com João Goulart. A crise de 1961 acabou fortalecendo a democracia como valor fundamental da República." 
Marco Antonio Vila. Jango. Um perfil (1945-1964). São Paulo: Globo, 2004, p. 240

A partir dos vários episódios políticos relacionados pelo texto e de seus conhecimentos sobre o período 1945-1964, pode-se afirmar que a
a) disputa entre direita e esquerda se expressava no confronto que opunha militares e políticos da UDN (União Democrática Nacional) a partidários do PSD (Partido Social Democrático), as duas principais forças políticas da época.
b) morte de Getúlio Vargas, ao contrário do que a história oficial conta, foi provocada por uma ação conservadora de políticos ligados ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).
c) vitória eleitoral de Juscelino Kubitschek e João Goulart, políticos de esquerda, favoreceu a imediata realização do golpe militar de direita que impediu a posse de JK e depôs Goulart da Presidência em 1964.
d) renúncia de Jânio Quadros, em 1961, provocou uma profunda crise política e, apesar de tentativas golpistas, negociações políticas asseguraram o respeito à Constituição e a posse do Vice-Presidente João Goulart.
e) eleição presidencial de 1955 definiu o fim da influência varguista, dado o apoio que os sindicatos e as centrais operárias deram à candidatura de João Goulart à Presidência da República.



71. (Uff) Após a renúncia de Jânio Quadros, greves e paralisações fortaleceram os movimentos de esquerda, provocando o período de tensões que antecedeu a queda de João Goulart. A derrubada do Governo João Goulart - em 1º de abril de 1964 - está inspirada na interpretação de que o País estava sendo campo de uma verdadeira guerra revolucionária. Segundo se afirmava, destinava-se esta a instaurar a República Sindicalista.
(IANNI, Octavio. "O Colapso do populismo no Brasil." 3 ed.. RJ: Civilização Brasileira, 1975, p. 142.)

O populismo no Brasil, a cuja crise o texto se refere, pode ser associado:
a) ao processo de extinção dos partidos políticos e à proposta de substituí-los pelos sindicatos;
b) à guerrilha praticada pelos movimentos de esquerda com vistas à implantação do socialismo;
c) às aspirações das classes populares ao papel de protagonista no cenário político brasileiro;
d) ao paternalismo dos políticos brasileiros inaugurado por Arthur Bernardes;
e) aos benefícios, como o PIS e o PASEP, concedidos às camadas populares do Brasil.


72. (PITÁGORAS)  A charge a seguir refere-se ao presidente João Goulart.

Charge de Lan, Jornal do Brasil, Junho de 1963. In: MOTTA, Rodrigo P. Sá. Jango e o golpe de 1964 na caricatura. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. P. 74

Considerando o contexto em que a charge foi veiculada e as informações por ela mostradas, é possível relacioná-la ao fato de
a) o presidente colocar-se acima dos embates políticos, valendo-se de um amplo programa reformista que agradava a todas as tendências políticas.
b) o radicalismo das esquerdas obrigar o presidente a buscar apoio nos setores militares, únicos capazes de mantê-lo no poder.
c) o crescimento das reivindicações de trabalhadores rurais obrigar o presidente a aprofundar a reforma agrária, a despeito da oposição conservadora.
d) a intensa pressão soviética sobre o Brasil colocar o presidente numa difícil situação, levando-o a romper relações com os Estados Unidos.
e) a ambiguidade política do presidente enfraquecia seu poder, e colocava-o sob o risco de ser derrubado tanto por forças de esquerda quanto pelas Forças Armadas.



GABARITO
68. resposta:[C]
As informações do texto dizem respeito à Jânio Quadros que foi eleito presidente da República em 1960 e governou por cerca de sete meses até a sua renúncia em 25 de agosto de 1961.
69. resposta:[A]

Jânio Quadros: A campanha pautou-se no discurso do combate à corrupção e na defesa dos interesses nacionais, no entanto a falta de vínculo com projetos partidários e a atitude personalista, evidenciavam ambiguidades quanto ao conteúdo ideológico.





70. resposta:[D]




71. resposta:[C]

72. resposta:[E]
 A interpretação da charge permite inferir que  a ambiguidade política do presidente enfraquecia seu poder, e colocava-o sob o risco de ser derrubado tanto por forças de esquerda quanto pelas Forças Armadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário