quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Avaliação de História (Primeiro Ano 4º bimestre)



Confira a correção da avaliação de História (P1 do 4º bimestre: Primeiro Ano)

 Estudando O Homem
1. (Ufc) Nos séculos XIV e XV, o Ocidente cristão passou por crises que levaram ao declínio do modelo social, econômico e político então vigente. Sobre esse período, responda as questões a seguir.
a) A que modelo se refere o enunciado acima?
b) Cite quatro características do modelo acima referido..


resposta:
Nos  séculos  XIV  e  XV,  a  Europa  medieval  foi  atingida  por  sérias  crises  políticas, econômicas  e  sociais,  dentre  as  quais  se  destacam  a  peste  negra,  a  crise  agrícola  e  as  revoltas camponesas, que findaram por levar a um lento declínio do feudalismo, que era o modelo social, político e econômico que organizava a sociedade da época, abrindo caminho para um novo modelo de sociedade que  irá  se  organizar  ao  longo  a  Idade  Moderna.  O  feudalismo,  ou  modelo  feudal,  tinha  como características principais: a descentralização política, as relações de suserania e vassalagem, uma intensa hierarquização social, a servidão, a economia baseada na agricultura, o feudo como unidade básica da economia e a hegemonia do pensamento católico.

2. (UFG) "O ar da cidade torna o homem livre".

PAIS, Marco Antonio de O. "O despertar da Europa". 4.ed. São Paulo: Atual, 1992. p. 38.


Relacione o provérbio alemão do século XI, anteriormente transcrito, com o renascimento comercial urbano.


resposta:

O ar da cidade torna o homem livre, pois, na baixa Idade Média, os centros urbanos em luta por seus direitos libertaram-se, em parte, da tutela feudal. Os impostos cobrados em dinheiro, as atividades bancárias, a força política dos comerciantes (burguesia), o crescimento das corporações de ofícios, a retomada com mais vigor das rotas de comércio internacional impuseram um novo modo de viver ao mundo citadino.

3. (UFJF – 2007) Leia, com atenção, as considerações sobre o movimento conhecido como Cruzadas e, em seguida, faça o que se pede.
“Guerra proclamada pelo Papa em nome de Cristo e travada como iniciativa do próprio Cristo para a recuperação da propriedade cristã ou em defesa da Cristandade contra inimigos externos. O movimento das Cruzadas era em certo sentido uma extensão da guerra que estava sendo travada contra os muçulmanos na Espanha e na Sicília.” (LOYN, H.R. Dicionário da Idade Média).

a) Cite uma motivação de ordem religiosa e outra de ordem sócio-econômica para o início das Cruzadas.

b) Cite e analise duas repercussões do movimento das Cruzadas para o ocidente medieval.



resposta:

a)

As Cruzadas tinham como motivação religiosa libertar terras consideradas santas, que se encontravam no domínio mulçumano.
Em relação aos problemas sócio-econômicos vale lembrar-lhe que na época das Cruzadas as cidades européias enfrentavam graves problemas sociais com o crescimento do número de mendigos e crianças abandonadas. Desa forma, as Cruzadas serviram para diminuir essa pressão social, já que boa parte dos mendigos e crianças abandonadas foram mandadas para o Oriente neste período.

b) Em relação ao comércio, as Cruzadas tiveram uma grande importância na ampliação do comércio europeu para regiões fora da Europa, abrindo o mercado das especiarias que foi monopolizado pelas cidades italianas.

4. (Unicamp) "Em 1348 a peste negra invadiu a França e, dali para a frente, nada mais seria como antes. Uma terrível mortalidade atingiu o reino. A escassez de mão-de-obra desorganizou as relações sociais e de trabalho. Os trabalhadores que restaram aumentaram suas exigências. Um rogo foi dirigido a Deus, e também aos homens incumbidos de preservar Sua ordem na Terra. Mas foi preciso entender que nem a Igreja nem o rei podiam fazer coisa alguma. Não era isso uma prova de que nada valiam? De que o pecado dos governantes recaía sobre a população? Quando o historiador começa a encontrar tantas maldições contra os príncipes, novas formas de devoção e tantos feiticeiros sendo perseguidos, é porque de repente começou a se estender o império da dúvida e do desvio."
(Adaptado de Georges Duby, "A Idade Média na França (987-1460): de Hugo Capeto a Joana D arc". Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992, p. 256-258.)

a) A partir do texto, identifique de que maneira a peste negra repercutiu na sociedade da Europa medieval, em seus aspectos econômico e religioso.
b) Indique características da organização social da Europa medieval que refletiam a ordem de Deus na Terra.

resposta:
a) No aspecto econômico, a alta mortalidade teve impacto sobre a mão-de-obra, o que desorganizou as relações sociais e de trabalho. No aspecto religioso, o texto faz referência à concepção da peste como um castigo pelo pecado dos governantes, o que repercutiria, por exemplo, no surgimento de novas formas de devoção.
b) A concepção era a de uma sociedade dividida em três ordens (religiosos, guerreiros e trabalhadores), bem como o próprio caráter sagrado do laço de fidelidade que prendia suseranos a vassalos.


5. (Ufrrj) Leia o texto a seguir, relativo ao período entre os séculos XVI e XVIII.
(...) Com efeito, só os burgos e as cidades têm feiras locais. Raríssimas, algumas feiras de aldeia ainda existem no
século XVI, mas em quantidade insignificante. A cidade do Ocidente sorveu tudo, submeteu tudo à sua lei, às suas
exigências, aos seus controles. A feira tornou-se uma das suas engrenagens (...) As feiras urbanas são realizadas
geralmente uma ou duas vezes por semana. Para abastecê-las, é necessário que o campo tenha tempo de produzir
e de reunir os gêneros e possa dispensar uma parte de sua mão-de-obra para a venda (...) A feira é o ruído, o
alarido, a música, a alegria popular (...) Os preços industriais sobem, os preços agrícolas descem.
BRAUDEL, F. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII. São Paulo: Martins Fontes, 1996, pp. 14, 67 e 113.
A propósito da passagem acima:
a) Destaque dois tipos de transformação econômica ocorrida nas sociedades européias com a passagem do feudalismo ao capitalismo na Europa ocidental.

b) Retire do texto dois elementos que caracterizem as feiras na Europa entre os séculos XVI e XVIII.

resposta:

a) - crescente predomínio da cidade sobre o campo;
- ascensão da burguesia e declínio da aristocracia como classe social dominante;
- processo de centralização política e administrativa nos
estados;
- introdução progressiva de práticas mercantilistas;
- expansão dos mercados;
- aumento do nível de trocas.
b) Crescente deslocamento das feiras das áreas rurais para as cidades e, em consequência, crescente importância econômica das cidades; regularidade das feiras; sua função como centro de convívio social, dinamizando as relações nas cidades.


Questão extra

 As três heranças culturais que formaram a Idade Média - a romana, a germânica e a cristã - tinham preconceito em relação ao trabalho. Na sociedade escravocrata romana privilegiava-se a dedicação aos prazeres materiais e às "coisas do espírito" (poesia, filosofia, música); a sociedade germânica valorizava a riqueza obtida pela conquista; já o pensamento cristão identificava o trabalho ao resgate do pecado original. (Adaptado de: FRANCO JR., Hilário. "Cocanha". São Paulo: Companhia das Letras, 1998.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o trabalho no medievo, considere as afirmativas a seguir.
I. As obrigações dos camponeses variavam conforme a sua condição jurídica (livres, escravos ou servos), mas o século XI caracterizou-se pela servidão no Ocidente europeu, o que implicou em obrigações como a corvéia e o pagamento de várias taxas. II. O trabalho não era condizente com a formação da nobreza. Suas riquezas provinham da exploração dos patrimônios herdados, principalmente terras, e da pilhagem resultante dos conflitos militares.
III. O movimento camponês da jacquerie pretendeu a abolição do trabalho, a liberdade de expressão nos assuntos políticos e religiosos e o estabelecimento de um governo comunal.
IV. A partir do progresso agrícola entre os séculos XI e XII, a população, de modo geral, passou a se alimentar mais e melhor, o que possibilitou o crescimento demográfico e o sucessivo dinamismo comercial.
V. A ascensão da burguesia, ao final da Idade Média, intensificou a rejeição ao trabalho, o que se evidencia no crescimento de movimentos anarquistas nos meios urbanos. Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, III e V.
d) II, IV e V.
e) III, IV e V.


resposta:[B]

Nenhum comentário:

Postar um comentário