quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Saiba mais sobre a política econômica dos governos militares

A política econômica dos governos militares






Conheça as principais características da política econômica empreendida pelos governos militares no Brasil.





Orientação de estudos: A política econômica dos governos militares

1. (Uel) Analise a figura a seguir.


O cartunista Gê representa as relações entre o governo e a inflação no pós-1964. Com base na charge e nos conhecimentos sobre a economia brasileira e suas repercussões no período (1964/1982), é correto afirmar:
a) A visão econômica neoliberal dos governos militares favoreceu a entrega dos principais setores da economia, tais como energia, telefonia e transportes, às multinacionais, resultando numa situação de hiperinflação, que retraiu a indústria nacional.
b) O ministro da Fazenda, Delfim Neto, para estabelecer o controle da inflação, promoveu a estagnação da economia brasileira, que resultou em crescimento negativo do Produto Interno Bruto (PIB).
c) Os planos econômicos editados à época, com o objetivo de controlar a inflação, tiveram como resultado a implementação de uma política de redistribuição de renda bem sucedida.
d) O ministro da Fazenda Delfim Neto utilizava-se de métodos pouco convencionais para o controle dos índices da inflação, como forma de convencer os diversos setores da economia sobre a continuidade do milagre econômico.
e) "Autonomia de gestão para o mercado” foi a palavra de ordem do ministro Delfim Neto no combate à inflação e, para isso, não mediu esforços para derrubar os setores organizados da sociedade brasileira contrários à condução da sua política econômica.





 resposta:[D]


2. (UFRS) O II PND - Plano Nacional de Desenvolvimento - estabelecido durante o Governo Geisel visava à substituição de importações e à busca de autosuficiência do país no setor de insumos básicos, através de projetos tais como a
a) assinatura de contratos de risco com empresas estrangeiras para prospecção do petróleo e o Programa Nacional do Álcool.
b) construção da rodovia Transamazônica e a destinação de uma série de incentivos fiscais à Zona Franca de Manaus para desenvolver o consumo na região.
c) manutenção do nível das importações e renegociação da dívida externa com a captação de recursos para o setor público no exterior.
d) recuperação do crescimento econômico com a introdução das ORTN - Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional - como fonte de recursos para a indústria automobilística.
e) criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e o rompimento com o FMI para diminuir a dívida externa brasileira.




resposta:[A]

3. (UFRS) Quanto aos planejamentos econômicos, após o movimento político-militar de 1964, podemos afirmar que
I - os planos econômicos baseavam-se no binômio "segurança e desenvolvimento".
II - os governos apresentavam um modelo econômico baseado na redistribuição da renda e na privatização das empresas estatais.
III - logo após a posse de Castelo Branco, foi apresentado o PAEG - Plano de Ação Econômica Governamental.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III. 
e) I, II e III.


resposta:[D]


4. (UFMT)  Após o golpe militar de 1964, o Brasil adotou um modelo econômico que resultou na concentração de rendas em prejuízo de sua distribuição, embora, baseando-se em alguns indicadores, tenha sido propagada a ocorrência de um "milagre brasileiro". A respeito, julgue os itens.

(   ) O objetivo do modelo econômico não era a melhoria dos padrões de vida da maioria da população ou mesmo o atendimento das necessidades básicas.
(  ) Os dirigentes econômicos, do citado período histórico, defendiam a idéia que era preciso fazer "crescer o bolo" para depois repartir, justificando assim o sacrifício imposto à maioria da população.
(   ) Do ponto de vista social, ocorreu um nivelamento das classes sociais: um número cada vez maior de pessoas acumulou uma quantidade cada vez menor de riqueza.




resposta: F, V, F


5.(PITÁGORAS)
Veja:                          

Os cinco generais presidentes


http://www.expo500anos.com.br/album/painel-07-2.html


“Os cinco generais-presidentes foram mais ou menos um a cópia do outro”.


ASSINALE a opção que CONTRARIA o parágrafo anterior:
a)    Foram escolhidos sem o voto popular e tinham poderes ditatoriais.
b)    Reprimiram as oposições e afastaram o povo das eleições.
c)    Adotaram o binômio segurança/desenvolvimento da economia.
d)    Foram responsáveis pela adoção de uma política externa protecionista.
e) Adotaram medidas econômicas que beneficiaram as classes 

trabalhadoras.




resposta:[D]




6. Observe a imagem:


O Milagre Brasileiro


 













http://www.expo500anos.com.br/album/painel-07-2.html

Um balanço geral da economia brasileira, no período dos governos militares, mostra que o Brasil cresceu de forma extraordinária. No governo de Médici, a taxa de crescimento atingiu 9% ao ano. Um crescimento econômico altíssimo.

Os privilegiados com o Milagre Econômico foram, EXCETO:
a)        As multinacionais.
b)        O empresariado.
c)        As classes populares.
d)        O Estado autoritário.


resposta:[C]


7. Observe a charge a seguir. 






A charge satiriza a política econômica dos governos militares que acreditavam que o Estado seria capaz de promover o desenvolvimento econômico e o chamado “Milagre Econômico”.
a) Identifique um efeito positivo do “Milagre Econômico”.
b) Indique o custo humano do milagre.

 RESPOSTA
a) Pode-se apontar como resultado positivo do período denominado “Milagre Econômico”, o crescimento industrial, especialmente no setor de bens duráveis.
b) O milagre aumentou a concentração de renda e, logicamente, a desigualdade entre ricos e pobres; os salários perderam o valor real; a inflação aumentou e a população pobre perdeu parte do acesso à educação básica e aos serviços de saúde pública.


8. (G 1) Explique o que significou para a economia brasileira a revogação da Lei de Remessa de Lucros para o Exterior, aprovada, em 1962, no governo João Goulart.


resposta: 
A Revogação da Lei de Remessas de Lucros ao exterior significou o favorecimento da entrada de empresas transnacionais no Brasil e a internacionalização do nosso mercado interno. Por outro lado, a remessa de royalties para o exterior comprometeu, sem dúvida, o balanço de pagamentos brasileiro.

9. Observe o gráfico.

Apresente as conclusões que podem ser tiradas dos dados nele contidos.



resposta:
A concentração de renda aumenta. Em 1976, 65,2% da renda nacional estavam nas mãos dos ricos, enquanto, em 1960, os ricos concentravam 54,8% da renda nacional. A renda concentrada por pobres e setores médios diminuía ao longo do regime militar, como pode ser observado pelo gráfico.
10. Com base nos dados contidos nos gráficos e no quadro, analise a seguinte afirmação: “Não é demais lembrar que todas essas mudanças que tornaram essa economia brasileira mais complexa, mais sofisticada e mais dinâmica se fizeram sem uma contrapartida de desenvolvimento da infraestrutura industrial, o que custou caro ao Brasil. Além disso, os benefícios gerados ao conjunto da população brasileira foram praticamente nulos”.






resposta: 
No quadro sobre as condições de vida, nota-se um aumento substancial de desnutridos na população brasileira se compararmos o ano em que se encerra o milagre econômico (67%) e o ano em que encerra o período militar (65%) com o período 1961-63 (38%). Além disso, há uma queda expressiva do salário mínimo real. Esses dados demonstram que os efeitos das políticas econômicas do regime militar para os segmentos menos favorecidos foram mais do que nulos, perversos. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário