quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Saiba mais sobre a Ditadura Militar

Conheça as principais características do período militar brasileiro







Orientação de estudos: Ditadura Militar (1964-1985)

1. (Unicamp 2012) No dia 14 de dezembro de 1968, os leitores mais atentos do Jornal do Brasil puderam perceber que o jornal apresentava mudanças. Apesar do sol de dezembro, por exemplo, a previsão meteorológica anunciava no alto da primeira página, à esquerda: “Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos”. Pela primeira vez, no lugar dos editoriais, eram publicadas fotos: na maior, um lutador de judô, gigante, dominando um garoto. O título da foto: “Força hercúlea”.

(Adaptado de Zuenir Ventura,1968: o ano que não terminou. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988, p. 288-289.)

a) Por que o Jornal do Brasil apresentava alterações no dia seguinte à edição do Ato Institucional 5 (AI-5), de 13/12/1968?
b) Que relação o jornal quis estabelecer entre o contexto político e a foto do lutador e o garoto?



resposta:

 a) As alterações no jornal são uma forma de denunciar a situação do país; e são reflexos da censura imposta aos meios de comunicação – que posteriormente se agravou – e a decretação do AI- 5, que promovia maior centralização do poder e criava condições para maior repressão por parte do governo a seus opositores.

b) A imagem pretendeu mostrar a relação entre o Estado, agigantado pelas leis de exceção que conferiam maiores poderes aos militares governantes e a sociedade, feita pequena na medida em que tinha seus direitos eliminados, dando a entender um conflito, marcado pela desigualdade.  



2. (Cesgranrio) Durante o período militar brasileiro, instalou-se uma nova dinâmica nas relações entre o capital nacional, o capital estrangeiro e o Estado. Assinale a opção que NÃO corresponde a uma característica dessa nova dinâmica:
a) instalação de bases técnicas necessárias para a autodeterminação do capital  nacional.
b) articulação do capital nacional com o estrangeiro.
c) fortalecimento de uma classe média consumista.
d) fortalecimento do setor agrário-exportador com a mecanização  da lavoura.
e) implantação de um mercado financeiro sólido e oligopolizado.



resposta:[A]



3. (Uff 2010)  Em 1967, o então ministro do Planejamento Roberto Campos afirmou, com relação à chamada “desnacionalização temporária” da economia brasileira, que “a escolha é entre mantermos um nacionalismo míope ou absorvermos maciçamente capitais e técnicas estrangeiras. Esta última é a melhor”

CAMPOS, Roberto. Do outro lado da cerca. Rio de Janeiro: IBGE, 1967, p. 65.

Com base nessa afirmativa:
a) indique uma das contradições que levaram ao golpe de 1964 e mencione o presidente da República do qual Roberto Campos foi ministro;
b) explique a relação entre o golpe civil-militar de 1964 e o aprofundamento da desnacionalização da economia brasileira.



resposta:

 a) O Golpe Militar de 1964 foi um movimento de reação por parte de setores conservadores da sociedade brasileira, notadamente as Forças Armadas, parte da sociedade civil e do alto clero da Igreja Católica, apoiados pelos Estados Unidos, ao temor de que o Brasil viesse a se tornar uma ditadura socialista, nos moldes da praticada em Cuba, após o fracasso do Plano Trienal, implementado pelo presidente João Goulart visando estabilizar a economia, seguido da proposição de medidas vistas como comunistas na época, as quais incluíam a reforma agrária e o controle da remessa de lucros das multinacionais.
No dia 13 de março daquele ano, no comício em frente à Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, que reuniu aproximadamente trezentas mil pessoas, João Goulart decretou a nacionalização das refinarias privadas de petróleo, a desapropriação terras, segundo ele para a reforma agrária, de propriedades às margens de ferrovias, rodovias e zonas de irrigação de açudes públicos, desencadeando uma crise no país, com a economia já desordenada e o panorama político confuso. A oposição militar veio à tona para impedir que tais reformas se consolidassem.
O presidente do qual Roberto Campos foi ministro foi o general Humberto de Alencar Castelo Branco.

b) A crise econômica e social no Brasil entre 1962-64, herdada do modelo econômico nacional desenvolvimentista implementado no governo de Juscelino Kubitschek, baseado na implantação da indústria de bens de consumo duráveis representada pelas multinacionais, associado ao setor de bens de produção estatal e ao estímulo ao capital nacional que vigorou também nos governos Jânio Quadros e João Goulart, gerou uma contradição grave, pois as empresas multinacionais vendiam sua produção para o mercado interno brasileiro e, ao mesmo tempo, precisavam remeter os lucros para suas matrizes europeias e norte-americanas, o que se era difícil num contexto marcado por altas taxas de inflação. A solução para gerar divisas que facilitassem a remessa dos lucros, penalizariam as classes trabalhadoras, pois os salários seriam minimizados enquanto lucros e impostos seriam maximizados. Porém, diante da forte mobilização popular no governo João Goulart, a alternativa se tornava inviável. Foi para viabilizar essa alternativa que foi promovido golpe civil-militar de 1964, pois num regime autoritário, os protestos e mobilizações populares seriam mais facilmente controlados, favorecendo-se os investimentos estrangeiros que, teriam a remessa de seus lucros facilitada, inclusive, através de novos empréstimos externos contraídos pelo Brasil.  


4. (Unicamp 2010)  Após o Ato Institucional nº 5, a ditadura firmou-se. A tortura foi o seu instrumento extremo de coerção, o último recurso de repressão política desencadeada pelo AI 5. Ela se tornou prática rotineira por conta da associação de dois conceitos. O primeiro relaciona-se com a segurança da sociedade: o país está acima de tudo, portanto vale tudo contra aqueles que o ameaçam. O segundo associa-se à funcionalidade do suplício: havendo terroristas, os militares entram em cena, o pau canta, os presos falam e o terrorismo acaba.

(Adaptado de Elio Gaspari, A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 13, 17.)

a) Segundo o texto, de que maneiras o regime ditatorial implantado no Brasil após 1964 justificava a tortura aos opositores?
b) Por que o AI 5 representou uma ruptura com a legalidade?


resposta:
 
 a) Segundo o texto, a tortura constituiu-se num instrumento eficaz no combate ao terrorismo. Tal prática justificava-se pela segurança da sociedade preconizada na Doutrina da Segurança Nacional em vigência na época.

b) Integrado ao conjunto das medidas de exceção durante a Ditadura Militar que vigorou no Brasil de 1964 a 1985, o Ato Institucional nº 5 (AI – 5) foi considerado o “golpe dentro do golpe”, pois estabeleceu o efetivo fechamento do regime na medida em que determinou o fechamento do Congresso, a cassação de mandatos e a suspensão do habeas corpus, entre outras medidas.  


5. (Unicamp 2009)  Em 1980, num show comemorativo ao Primeiro de Maio, o cantor Chico Buarque apresentou uma canção intitulada "Linha de Montagem", que fazia referência às recentes greves do ABC:

            As cabeças levantadas,
            Máquinas paradas,
            Dia de pescar,
            Pois quem toca o trem pra frente
            Também, de repente,
            Pode o trem parar.
            (http://www.chicobuarque.com.br/letras/linhade_80.htm)

a) Qual foi a importância das greves do ABC nos últimos anos do regime militar brasileiro, que vigorou de 1964 a 1985?
b) Aponte duas mudanças políticas que caracterizaram o processo de abertura do regime militar.



resposta:
 
 a) As greves promovidas pelos metalúrgicos do ABC paulista em 1979, assinalaram o início da reorganização do movimento sindical brasileiro em novas bases, sem a tutela do Estado. Essa greves representaram um desafio ao autoritarismo do Regime Militar e o sindicalismo delas surgido, daria origem ao Partido dos Trabalhadores (PT), fundado em 1980. E durante essas greves que emergiu para a cena política brasileira o sindicalista Luis Inácio da Silva, o Lula, que se tornou Presidente da República em 2002.

b) Extinção do Ato Institucional n0. 5 (AI-5), no final do Governo Geisel; Lei da Anistia (1979) e restabelecimento do Pluripartidarismo (1980) no governo Figueiredo. 



6. (Unifesp 2009)  "Nossa geração tem consciência: sabe o que deseja. Queremos fazer filmes antiindustriais; queremos fazer filmes de autor, quando o cineasta passa a ser um artista comprometido com os grandes problemas do seu tempo; queremos os filmes de combate na hora do combate e filmes para construir no Brasil um patrimônio cultural."
            (Glauber Rocha, citado por Heloísa Buarque de Hollanda e Marcos A. Gonçalves.
"Cultura e participação nos anos 60". São Paulo: Brasiliense, 1987.)

A frase de Glauber Rocha indica alguns princípios do Cinema Novo que, juntamente com outras manifestações artísticas, produziu uma significativa mudança no panorama cultural e político brasileiro dos anos 1960. Cite e analise:
a) Dois movimentos da mesma década que, em outros campos artísticos, se preocuparam com as questões apontadas por Glauber Rocha.
b) A forma como o regime militar brasileiro tratou esses movimentos de renovação cultural.
resposta:  



 resposta:

a) O Tropicalismo que se caracterizou por associar numa mistura antropofágica elementos da cultura pop, como o rock, e da cultura de elite, como o concretismo, além de fazer uso muitas vezes de um discurso politicamente engajado e de protesto contra a ditadura militar que se instaurou na época, gerando perseguições e obrigando alguns de seus integrantes ao exílio, como foi o caso de Caetano Veloso e Gilberto Gil.
O Teatro de Arena foi um dos mais importantes grupos teatrais brasileiros das décadas de 50 e 60, tendo promovido uma renovação e nacionalização do teatro brasileiro. Teatro de Arena foi fundado, como uma alternativa à cena teatral da época. A intenção dos seus fundadores era nacionalizar o palco brasileiro em contraposição ao tipo de teatro que se via praticado pelo TBC - Teatro Brasileiro de Comédia, considerado elitista e alienado. O objetivo era produzir espetáculos de baixo custo, de autores nacionais e incentivar o surgimento de diretores brasileiros.

b) Por seu discruso contra a ditadura, esses movimentos foram considerados subversivos e seus integrantes alvo das mais variadas formas de perseguição e repressão. Muitos optaram pelo exílio, tendo retornado ao país já durante o processo de abertura iniciado pelos últimos presidentes militares. 

7. (Fuvest) A vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970

a) não teve qualquer repercussão no campo político, por se tratar de um acontecimento estritamente esportivo.
b) alentou o trabalho das oposições que deram destaque à capacidade do povo brasileiro de realizar grandes proezas.
c) propiciou uma operação de propaganda do governo Medici, tentando associar a conquista ao regime autoritário.
d) favoreceu o projeto de abertura do general Geisel, ao criar um clima de otimismo pelas realizações do governo.
e) alcançou repercussão muito limitada, pois os meios de comunicação não tinham a eficácia que têm hoje.



resposta:[C]







8. (Ufrj 2006)  Geisel - [...] O Brasil hoje em dia é considerado um oásis [...].
Coutinho - [...] Ah, o negócio melhorou muito. Agora, melhorou, aqui entre nós, foi quando nós começamos a matar. Começamos a matar.
Geisel - Porque antigamente você prendia o sujeito e o sujeito ia lá para fora. [...] Ó Coutinho, esse troço de matar é uma barbaridade, mas eu acho que tem que ser.
            Fonte: GASPARI, Elio. "A ditadura derrotada". São Paulo, Companhia das Letras, 2003, p. 324.

O diálogo acima, ocorrido no dia 16 de fevereiro de 1974 entre os generais Ernesto Geisel e Dale Coutinho, se deu um mês antes da posse do primeiro como Presidente da República e do segundo como Ministro do Exército.
a) Cite uma medida do Governo Geisel (1974-1979) que o aproximava das aspirações de parte da sociedade brasileira pela volta ao regime democrático.
b) Indique duas ações do mesmo governo que reforçaram o padrão autoritário do regime militar inaugurado em 1964.


resposta:


 a) O fim do AI-5; a suspensão da censura prévia a parte da imprensa; e a demissão de membros da alta hierarquia militar ligados à linha-dura do regime.
b) A elaboração de uma nova legislação eleitoral - a Lei Falcão; o fechamento do Congresso Nacional; a formulação do Pacote de Abril; a cassação de parlamentares; e o combate a organizações de esquerda como o PCB e o PC do B, dentre outras, inclusive assassinando militantes destas organizações.  


9.  (Ufrrj 2004)  A seguir são citados alguns artigos do Ato Institucional no1: o primeiro documento do regime institucional pelos militares que derrubaram o governo constitucional de João Goulart, em 1964. Nele transparecem não só a vocação arbitrária dos novos governantes, mas, também, uma preocupação de tentar dar um sentido de normalidade institucional.

Ato Institucional
Art. 1º - São mantidas a Constituição de 1946 e as Constituições Estaduais e respectivas emendas, com as modificações constantes deste Ato.
(...)
Art. 7º - Ficam suspensas por seis (6) meses, as garantias constitucionais ou legais de vitaliciedade e estabilidade.
Art. 9º - A eleição do Presidente e do Vice-Presidente da República, (...), será realizada em 3 de outubro de 1965.
Art. 10º - (...) sem as limitações previstas na Constituição, os Comandantes-em-Chefe que editam o presente Ato poderão suspender os direitos políticos (...) e cassar mandatos legislativos (...) excluída a apreciação judicial desses Atos.
            Ato Institucional no1, de 9 de abril de 1964, apud: ALVES FILHO, I. "Brasil", 500 anos em documentos. Rio de Janeiro: Mauad, 1999. 2. ed., p. 575.

a) Retire do texto acima um elemento representativo do arbítrio instaurado pelo novo regime, explicitando seu objetivo.
b) Explique a preocupação dos chefes militares em manter uma imagem de normalidade constitucional para um governo surgido pela força das armas.


resposta: 


 a) O artigo 7º que suspendia as garantias individuais por seis meses com o propósito de afastar qualquer interferênia dos juízes considerados indesejados pelo regime, questionando as arbitrariedades dos militares.

b) Os governantes militares procuravam legitimar-se no poder sob o pretexto da defesa da ordem contra o governo deposto em 1964, acusado de pretender romper com a hierarquia militar e abrir caminho para a implantação de um regime comunista no Brasil. 



10.  (Ufrj 2001)  [...] a crise do petróleo, decretada unilateralmente pela imposição do boicote seletivo dos países produtores árabes, desde a  terceira semana de outubro último, está afetando o abastecimento das nações industrializadas. E as sociedades afluentes do ocidente, acostumadas à fartura, agora se mostram perplexas e frustradas com a escassez compulsória.

            "O destino de uma crise". Revista "Veja", Editora Abril, São Paulo, n° 274, 05/12/1973, p. 111.

Em outubro de 1973, a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), então responsável por 60 % das exportações mundiais do produto, surpreendeu o mundo ao aumentar o preço do barril de petróleo e impor um boicote seletivo no fornecimento do produto aos países aliados de Israel na Guerra do Yom Kippur. As economias ocidentais foram fortemente atingidas e os diferentes governos buscaram soluções para enfrentar a crise.
No segundo semestre de 2000, uma alta dos preços do petróleo trouxe com ela o medo de que pudesse se repetir uma crise semelhante à ocorrida na década de 70.

a) Identifique uma consequência social das medidas adotadas pela OPEP para as economias ocidentais na década de 70.

b) Explique uma medida tomada pelo governo brasileiro a fim de enfrentar a crise do petróleo na década de 70.


resposta: 

 a) A elevação dos índices de inflação; o aumento do desemprego e a queda dos salários face à falência de empresas.

b) - a criação de Programas visando a pesquisa e o uso de outras fontes de energia, como o Programa Nacional do Álcool (Pró-álcool) e o Programa Nuclear Brasileiro;
    - o maior investimento na Petrobrás com o objetivo de prospecção na plataforma submarina, notadamente na bacia de Campos (RJ) e em projetos de pesquisa com o objetivo de encontrar bacias de petróleo em outras áreas do País.  

11. (Ufrs) Quanto aos planejamentos econômicos, após o movimento político-militar de 1964, podemos afirmar que

I - os planos econômicos baseavam-se no binômio "segurança e desenvolvimento".

II - os governos apresentavam um modelo econômico baseado na redistribuição da renda e na privatização das empresas estatais.

III - logo após a posse de Castelo Branco, foi apresentado o PAEG - Plano de Ação Econômica Governamental.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.






resposta:[D]



12. (Unirio) O II PND - Plano Nacional de Desenvolvimento - estabelecido durante o Governo Geisel visava à substituição de importações e à busca de autosuficiência do país no setor de insumos básicos, através de projetos tais como a
a) assinatura de contratos de risco com empresas estrangeiras para prospecção do petróleo e o Programa Nacional do Álcool.
b) construção da rodovia Transamazônica e a destinação de uma série de incentivos fiscais à Zona Franca de Manaus para desenvolver o consumo na região.
c) manutenção do nível das importações e renegociação da dívida externa com a captação de recursos para o setor público no exterior.
d) recuperação do crescimento econômico com a introdução das ORTN - Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional - como fonte de recursos para a indústria automobilística.
e) criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e o rompimento com o FMI para diminuir a dívida externa brasileira.


resposta:[A]


 13. (FGV 2007)

 
 
(...) meu Brasil, Que sonha com a volta do irmão do Henfil, com tanta gente que partiu num rabo de foguete: chora a nossa pátria-mãe gentil choram marias e clarisses no solo do Brasil. Mas sei, que uma dor assim pungente não há de ser inutilmente a esperança dança na corda bamba de sombrinha e em cada passo dessa linha pode se machucar. 
(João Bosco e Aldir Blanc, "O bêbado e a equilibrista") 

A crítica expressa na charge e a referência histórica da música estão relacionadas, respectivamente,
a) à exaltação do nacionalismo e ao movimento das "Diretas Já".
b) ao autoritarismo do governo e à campanha a favor da anistia.
c) à propaganda comunista e ao retorno dos exilados políticos.
d) ao fim da censura e à política favorável à redemocratização.
e) à outorga do Ato Institucional n¡. 5 e ao milagre econômico.

resposta:[B]



14. (Fuvest) "...Meu Brasil...

que sonha com a volta do irmão do Henfil

com tanta gente que partiu num rabo de foguete

chora a nossa pátria mãe gentil
choram Marias e Clarices no solo do Brasil..."

Esse trecho de O BÊBADO E O EQUILIBRISTA, de João Bosco e Aldir Blanc, expressa qual momento político brasileiro? Analise o panorama cultural do período retratado.



resposta:
 Fase de intensa repressão cultural e política que abrange o governo Medici e parte do governo Geisel (1969-1977). Perseguição aos opositores do regime e censura dos meios de comunicação são os principais temas abordados no plano cultural da época.



15. (Unicamp) "A palavra revolução tem sido empregada de modo a provocar confusões... No essencial, porém, há pouca confusão quanto ao seu significado central: sabe-se que a palavra se aplica para designar mudanças drásticas e violentas na estrutura da sociedade."
            (Florestan Fernandes. "O que é Revolução". S.P.: Brasiliense, 1981, p.7 e 8.)

Explique por que, segundo o conceito proposto por Florestan Fernandes, o movimento político de 1964 não foi uma revolução.


resposta:
Foi realizada por um setor minoritário para conservar a "ordem vigente" ou o "Status Quo".




16. (Unicamp) "Os artistas que participaram do tropicalismo queriam entender o país em que viviam e comunicar-se com o povo, mas de um modo diferente daquele proposto pelo CPC (Centro Popular de Cultura) da UNE (União Nacional dos Estudantes), no início dos anos 60."

            (Adaptado de Marcus Venicio Ribeiro, Chico Alencar e Claudius Ceccon, BRASIL VIVO, 1991).



a) O que foi o Tropicalismo?

b) Quais os argumentos utilizados pela UNE para afirmar que os tropicalistas eram alienados?


resposta:
 a) Movimento estético artístico surgido no contexto do regime autoritário.
b) Entre os tropicalistas, supostamente, não havia um "engajamento" político-partidário.


17. (Uerj) "A Lei da Anistia foi a coroação de uma luta e o início de um processo irreversível de democratização. (...). Não foi concessão. Foi conquista. (...)"

(Deputado Sigmaringa Seixas)



"Não vimos a anistia como perdão, mas como esquecimento. Passaram um borrão na História".
(Deputado Ricardo Zarattini) ("O Globo", 08/08/2004)

Os posicionamentos dos deputados acima refletem diferenças observadas na sociedade civil brasileira no tocante à redação final da Lei da Anistia, aprovada pelo Congresso Nacional, em 28 de agosto de 1979.
a) Apresente duas críticas feitas por segmentos da sociedade brasileira ao conteúdo do projeto de lei de anistia enviado ao Congresso pelo governo Figueiredo.
b) Dentre as medidas liberalizantes que antecederam a Lei da Anistia, encontra-se a revogação do Ato Institucional n° 5, em outubro de 1978. Cite duas prerrogativas que tenham sido atribuídas ao presidente da república pelo AI-5.


resposta:


A)    Duas dentre as críticas:
·      ausência do caráter amplo, geral e irrestrito proposto pelos movimentos sociais
·      presença de dificuldades na reintegração de servidores públicos civis e militares anistiados
·      proposta de benefícios aos agentes da repressão acusados de crimes cometidos em nome da segurança nacional
·      exclusão do perdão aos condenados por crimes de terrorismo, assalto, seqüestro e atentado pessoal, mesmo sem mortes
B)    Duas dentre as prerrogativas:
·      cassar mandatos parlamentares
·      privar cidadãos de seus direitos políticos
·      demitir / aposentar funcionários públicos
·      decretar o recesso do Congresso Nacional





18. (Mackenzie) Nos últimos meses do governo do General João Figueiredo, a população saiu às ruas para dar seu apoio e sensibilizar deputados e senadores a votarem uma emenda constitucional, de autoria do deputado Dante de Oliveira.  A campanha decorrente desse movimento ficou conhecida por:

a) Movimento pela Anistia.
b) Campanha pelas Diretas Já.
c) Movimento pelos Direitos Humanos.
d) Campanha do Colégio Eleitoral.
e) Movimento da Frente Pró Tancredo.


resposta:[B]

19. (Unicamp) O movimento das Diretas-Já em 1984 chegou a reunir centenas e milhares de pessoas na Praça da Sé em São Paulo e em outras cidades do Brasil. Ao final de cada comício, cantava-se o Hino Nacional, que expressava o descontentamento da sociedade civil com o regime político, cada vez mais, antipopular e deslegitimado.

a) O que foi o movimento Diretas-Já?
b) De que maneira o Hino Nacional, cantado nas praças públicas, marcava uma nova relação entre o estado e a nação?



resposta:

a) Mobilização popular em prol da emenda do deputado Dante de Oliveira pelas eleições direitas.
b) Era o clamor popular exigindo, pela maioria, a democratização plena do país.




20. (Uerj) MENESTREL DAS ALAGOAS 
Quem é esse viajante quem é esse menestrel que espalha a esperança e transforma sal em mel? (...) De quem essa ira santa essa saúde civil que tocando na ferida redescobre o Brasil? 
(Milton Nascimento e Fernando Brant) 

TANTO MAR 
Foi bonita a festa, pá Fiquei contente E ainda guardo, renitente Um velho cravo para mim. (...) Manda novamente Algum cheirinho de alecrim. 
(Chico Buarque) 
 
A música Menestrel das Alagoas foi um dos hinos do movimento pelas "Diretas Já" , que aconteceu em nosso país em 1984, enquanto Tanto Mar homenageia a Revolução dos Cravos, que teve início em Portugal, em 25 de abril de 1974. Neste ano, portanto, o movimento pelas "Diretas Já" completa 20 anos, e a "Revolução dos Capitães de Abril" , 30 anos. Nesses dois movimentos, identificamos como objetivos comuns:
a) término do regime militar e anistia política geral
b) derrubada da ditadura e reafirmação do parlamentarismo
c) redemocratização do governo e retorno ao sistema presidencialista
d) fim do Estado autoritário e restabelecimento dos direitos políticos plenos


resposta:[D]

 

21. (Uerj 2012) 


A expansão do consumo de eletrodomésticos, como o televisor, foi uma das características do processo de modernização da sociedade brasileira nas décadas de 1960 e 1970. Havia, no entanto, contradições relacionadas ao exercício dos direitos políticos.Uma dessas contradições estava associada ao seguinte aspecto:

a) restrição do voto feminino
b) supressão do poder legislativo
c) proibição das associações sindicais
d) cerceamento da representação partidária




resposta:[D]

Nas décadas de 1960 e 1970, a sociedade brasileira vivenciou a aceleração do processo de modernização industrial, o que alterou os padrões de consumo, provocando, por exemplo, maior circulação de eletrodomésticos. Paralelamente, o contexto político também se modificou. Entre 1964 e 1970, implantou-se um regime de governo autoritário, que se caracterizou pela promulgação de atos institucionais e de uma nova lei de segurança nacional, além de mudanças de teor restritivo na constituição. Instalou-se a censura, legitimaram-se eleições indiretas, promoveu-se severa repressão contra grupos de oposição e cerceou-se a representação dos partidos, substituindo-se o pluripartidarismo pelo bipartidarismo. A publicidade do TV Philips, datada de 1969, faz alusão a essa conjuntura de repressão dos direitos políticos ao se remeter a uma câmara de torturas.

22. (Uerj 2011)




No decorrer da década de 1970, medidas econômicas implementadas pelos governos militares  afetaram de maneiras variadas as condições de vida dos brasileiros, como ilustram a propaganda  e a charge.
Indique duas dessas medidas econômicas e dois dos seus efeitos sociais.



resposta: 


Ao longo da década de 1970, a sociedade brasileira vivenciou os efeitos de ações dos governos militares, centradas na perspectiva de promover o desenvolvimento nacional. Houve, nos termos da época, o milagre econômico, então caracterizado pelas elevadas taxas de crescimento do produto interno bruto e pela contenção da inflação. O milagre econômico, contudo, gerou efeitos variados sobre os diversos segmentos sociais do Brasil da época. Como ilustram a propaganda e a charge, setores da classe média ampliaram seu poder de consumo de bens duráveis, como os automóveis; ao passo que, os grupos populares mantiveram condições precárias de trabalho e de vida. Assistiu-se ao aumento da riqueza e, em paralelo, à maior concentração de renda.

Entre as medidas do milagre econômico, destacaram-se, igualmente:
•- o favorecimento do grande capital;
•- o controle cambial pelo poder do Estado;
•- a facilitação do crédito destinado ao consumo de bens duráveis, além dos insumos para a expansão desse setor produtivo, com destaque para a indústria de automóveis e de eletrodomésticos;
-• o controle da mão de obra por meio da repressão ao movimento sindical e pela implementação de políticas de arrocho salarial.
Entre os efeitos do milagre econômico, relacionados à maior 
- concentração de renda, identificam-se a perda da estabilidade de emprego e o aumento das desigualdades sociais e regionais e da concentração da propriedade rural e urbana.

23. (Uerj 2011)

O disco e a música Tropicália tornaram-se símbolos do “Tropicalismo”, movimento protagonizado  por artistas e intelectuais, no Brasil, em finais da década de 1960.
Esse movimento destacou-se, principalmente, pela seguinte proposta:
(A) valorização do pluralismo cultural
(B) denúncia das influências estrangeiras
(C) enaltecimento da originalidade nacional
(D) defesa da homogeneização de comportamentos sociais


resposta:[A]


No contexto da década de 1960, como expressão de contestação e de irreverência, o Tropicalismo reuniu artistas e intelectuais preocupados com mudanças nos valores de caracterização da cultura brasileira. Realizaram então experimentações diversas, no espírito de promover a "geleia geral", misturando tradições e inovações, em particular no campo da produção musical. Representaram, à sua maneira, a arte pop e a utilizaram como meio de refletir criticamente sobre a realidade da época, enfatizando suas contradições e, paralelamente, as possibilidades inventivas do pluralismo de grupos, etnias, hábitos e costumes.



24.(Uerj)
 
 No Brasil, o ano de 1968 foi marcado pelos crescentes choques entre as tentativas de maior participação política e o endurecimento do governo militar.
Essa polarização pode ser constatada nos seguintes eventos ocorridos naquele ano:
a) passeata dos cem mil – decretação do AI-5
b) reforma universitária – instauração do SNI
c) invasão do prédio da UNE – surgimento da ARENA e do PMDB
d) fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro – fechamento do Congresso Nacional



resposta:[A]

Os governos militares após o golpe de 1964 impuseram formas diversas de repressão aos movimentos populares, observando-se mecanismos de endurecimento do regime a partir de 1968, como a instauração da Junta Militar que culminou no AI-5. Essa conjuntura desencadeou manifestações de oposição - em especial, após a morte do estudante Edson Luís - que combinaram vários segmentos sociais, desde os trabalhadores até os estudantes, dando origem à mobilização que é concluída com a Passeata dos Cem Mil. Trata-se de um contexto cuja análise e interpretação mostram a polarização entre o avanço do autoritarismo e a pressão da sociedade no sentido de maior participação.



25. (Uerj) 

 

Juscelino Kubitschek e Emílio G. Médici são duas figuras representativas das décadas de 1950 e 1970.

Essas duas décadas correspondem, respectivamente, aos seguintes contextos políticos no Brasil:
a) estatismo e liberalismo
b) privatismo e populismo
c) agrarismo e caudilhismo
d) desenvolvimentismo e autoritarismo





resposta:[D]

A história brasileira no período posterior a 1945 é marcada por tentativas de estabelecer as bases do processo de industrialização, implementadas no segundo governo de Getúlio Vargas e concretizadas no governo de JK. O Plano de Metas de JK, anunciado como a possibilidade de realizar em 5 anos aquilo que não havia sido feito em 50, foi a peça central da política conhecida como "desenvolvimentismo", que alcançou o seu auge com a construção de Brasília. A mudança da capital do Brasil para o interior era considerada um requisito para o progresso do país. Nessa conjuntura, ainda se verifica a manutenção da democracia por meio de eleições livres e gerais e pelo estímulo ao caráter plural da sociedade brasileira. Esse projeto de futuro, porém, foi abortado pelo movimento militar de 1964, que, anunciando a existência de um complô comunista internacional, elaborou um modelo de governo baseado na construção de um Estado autoritário, restringindo a participação política da sociedade.





Um comentário: