segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Correção da prova de História (Terceiro Bimestre/2ª chamada) Terceiro ano



Confira a correção da Avaliação de História 
Segunda chamada
Terceiro Bimestre
Terceiro Ano 
 
1. (Ufrj) TEXTO PARA AS PRÓXIMA QUESTÃO:
"A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. (...) A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial. Mais que isso: apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas sobretudo do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial (...). A URSS controlava uma parte do globo, ou sobre ela exercia predominante influência - a zona ocupada pelo Exército Vermelho e/ou outras Forças Armadas comunistas no término da guerra - e não tentava ampliá-la com o uso da força militar. Os EUA exerciam controle e predominância sobre o resto do mundo capitalista, além do hemisfério norte e oceanos (...). Em troca, não intervinha na zona aceita de hegemonia soviética."
(HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 224)

No texto acima, o historiador inglês buscou resumir as principais características das relações internacionais no período compreendido entre o final da Segunda Guerra Mundial e o fim da década de 1980, genericamente denominado Guerra Fria.

Explique o papel da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e do Pacto de Varsóvia naquela conjuntura.


resposta:

Ambos os blocos se estruturavam em função da manutenção de seus respectivos sistemas e ideários políticos, para o que desenvolveram aparatos militares e geoestratégicos. 

2. (Fuvest) Guerra improvável, paz impossível." Em que esta frase de Raymond Aron ilustra as relações americano-soviéticas de 1945 a 1989?


resposta:
Ilustra a Guerra Fria-atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética.Foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência, onde os dois líderes jamais se enfrentariam diretamente.

3. (Uerj 2002)              O DIA EM QUE A GUERRA FRIA CHEGOU À LUA

Casa Branca, 21 de novembro de 1962. Na sala de reunião, dez pessoas ouviam o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. Entre elas, o diretor-geral da Nasa - a agência espacial americana. (...) O motivo da reunião: a corrida espacial. Kennedy queria da Nasa mais empenho para que os americanos chegassem antes dos soviéticos à Lua. Pela primeira vez, o governo dos EUA dizia abertamente que a ida à Lua não era uma das prioridades do programa espacial, mas a prioridade. E mais, não era um problema de ciência, mas de política.
            ("Jornal do Brasil", 25/08/2001.)

a) Caracterize a Guerra Fria.

b) Aponte um fato histórico ocorrido na América, no início dos anos 60, que exemplifique a inclusão deste continente no contexto da Guerra Fria.


resposta:

a) A Guerra Fria foi um momento de tensão e hostilidade fundamental e permanente entre a URSS e os EUA, que, através de uma disputa ideológica, buscavam a liderança na nova ordem internacional, estabelecida após a Segunda Guerra Mundial.

b) A fracassada invasão da Baía dos Porcos, em Cuba, com o objetivo de derrubar o regime de Fidel Castro, em abril de 1961 e a "Crise dos Mísseis" de 1962, envolvendo Cuba, Estados Unidos e União Soviética, ilustram a inclusão do continente americano na Guerra Fria e caracterizam a preocupação dos Estados Unidos com a propagação do socialismo e a ameaça à sua hegemonia no continente. 


4. (Uerj)
A charge do jornal australiano resgata para os nossos dias o clima existente no período conhecido como Guerra Fria. Aponte dois aspectos da conjuntura política mundial no final da década de 1940 que contribuíram para o início da Guerra Fria. Em seguida, identifique uma conseqüência da ordem mundial estabelecida pela Guerra Fria que se relacione à existência de arsenais nucleares.


resposta:
A Guerra Fria tem início logo após aSegunda Guerra Mundial, pois osEstados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica emilitar no mundo. A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado naeconomia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já o Estado unido, a outra potência mundial, defendia a expansão do 
sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países. Além disso também houve a corrida para as Armas Nucleares, que ainda não tinha sido utilizadas em nenhuma batalha.Os EUA tinha sido os primeiros a fabricar armas nucleares, foi quando a URSS também fabricou, porém os EUA fizeram uma nova, a bomba de hidrogênio mas poderosa.Uma ataque com bomba nuclear foi em Hiroshima e Nagasaki, que veio a acontecer varias mortes na hora e outras pessoas tiveram seqüelas por serem vitimas da radiação.


Questões extras

1. (Ufrrj) "Atravessamos um dos momentos mais graves da vida do nosso povo. (...) é o sangue do povo, sem distinções de sexo ou de idade, de homens, mulheres e crianças, que corre nas ruas de nossas cidades e nos cárceres da reação e, denuncia as intenções sinistras do bando de assassinos, negocistas e traidores que hoje governa o país. É a guerra que nos bate às portas e ameaça a vida de nossos filhos e o futuro da nação. Sentimos em nossa própria carne, através do terror fascista, como avançam os imperialistas norte-americanos no caminho do crime, dos preparativos febris para a guerra, como passam eles à agressão aberta e à intervenção armada contra os povos que lutam pelo progresso e a independência nacional. E é por meio do terror fascista, procurando criar um clima de guerra civil, que o governo de traição nacional de Dutra quer levar o país à guerra e fazer de nossa juventude carne de canhão para as aventuras bestiais de Truman." PRESTES, Luís Carlos. "Manifesto". Agosto de 1950. Há cinqüenta anos, o Partido Comunista do Brasil (PCB) emitia um documento de caráter radical assinado por seu Secretário Geral. Nele o Partido manifestava toda sua apreensão em relação à situação política internacional (Guerra Fria) e seus reflexos no Brasil. Essas preocupações, segundo o documento, centravam-se, naquele momento,
a) no início da Guerra da Coréia, no risco de uma conflagração nuclear e na pressão norte-americana pela participação do Brasil no conflito contra a Coréia do Norte Socialista.
b) na defesa da União Soviética, enfraquecida, ao final da Segunda Guerra Mundial, e ameaçada de invasão pelos Estados Unidos da América (Plano Marshall).
c) no processo de descolonização africana a partir da perda de influência dos países imperialistas europeus e do surgimento de movimentos de independência com inspiração socialista.
d) na eclosão da Revolução Cubana e no conflito gerado com os grandes latifundiários norte-americanos prejudicados com a decretação de uma reforma agrária.
e) no início do envolvimento norte-americano no Vietnã e nos riscos de eclosão de uma guerra civil no Brasil após o suicídio de Getúlio Vargas.


resposta:[A]


2. (Unirio) "A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhava no que se pode encarar, razoavelmente, como Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. Pois como observou o grande filósofo Thomas Hobbes, "guerra consiste não só na batalha, ou no ato de lutar: mas num período de tempo em que a vontade de disputar pela batalha é suficientemente conhecida" (Hobbes, capítulo 13). A Guerra Fria entre EUA e URSS, que dominou o cenário internacional na segunda metade do Breve Século XX, foi sem dúvida um desses períodos." (Hobsbawm, Eric. "Era dos Extremos, o breve século XX -1914-1991", São Paulo, Cia das Letras, 1995.) Com relação ao período conhecido como Guerra Fria, verificamos que:
a) a humanidade vivia sob constante ameaça de uma guerra nuclear, em que dois países decidiriam o destino do mundo.
b) o bloco socialista sempre defendeu o desarmamento, apesar da rivalidade entre as duas potências.
c) o texto fez referência a uma Terceira Guerra Mundial, porém o bloco capitalista nunca interferiu na política latino-americana.
d) ao longo do século XX, não se observaram movimentos contestatórios à bipolarização.
e) o mundo assistiu passivamente à disputa entre as duas potências, portanto não podemos concordar com a idéia de a Guerra Fria ser um fenômeno mundial.


resposta:[A]

Um comentário: