terça-feira, 11 de setembro de 2012

Confira a resolução do NOTREVEST (Terceiro Ano)

Confira a resolução do NOTREVEST


(terceiro bimestre)

Terceiro Ano

História do Brasil

 


Terceiro Ano

1. (Uerj 2012 – adaptada) Entre a posse do presidente João Goulart, em 1961, e a abertura política, iniciada em 1979-1980, a economia brasileira enfrentou conjunturas de crise e de prosperidade, perceptíveis nas variações dos índices econômicos apresentados na tabela a seguir.



As particularidades do período conhecido como “Milagre Econômico” (1969-1973) foram caracterizadas por:
a) redução das taxas de inflação e crescimento do PIB
b) incremento da dívida externa e retração das importações
c) estagnação das exportações e manutenção das taxas de inflação
d) estabilização da balança comercial e diminuição da dívida externa
e) diminuição das importações e estagnação do PIB


resposta:[A]
Comentário:
Primeiramente, para resolver a questão, o aluno deveria ter em mente que o período conhecido como “Milagre Econômico” foi vivenciado durante o governo militar do general Emílio Médici, entre os anos de 1969 e 1973. Esse momento foi marcado por certas particularidades como o crescimento do PIB a uma taxa média superior a 10% ao ano e a inflação oscilou entre 15 a 20% ao ano. Tais dados podem ser evidenciados na tabela apresentada pela questão. Logo, trata-se de uma questão interpretativa. A alternativa A apresenta a opção correta, pois no período referente ao Milagre houve de fato a redução e o controle das taxas de inflação e o crescimento do PIB, ainda que esses índices não tenham sido revertidos ao plano social. Como argumentado pelo próprio ministro da Fazenda da época, Delfim Neto, o governo esperava que o bolo crescesse para depois reparti-lo. Com o intuito de manter o crescimento econômico, o Brasil realizou muitos empréstimos a juros flutuantes, o que garantiu uma grande soma de investimentos, porém gerou um aumento expressivo da divida externa.



2. (Fuvest 2012) No início de 1969, a situação política se modifica. A repressão endurece e leva à retração do movimento de massas. As primeiras greves, de Osasco e Contagem, têm seus dirigentes perseguidos e são suspensas. O movimento estudantil reflui. A oposição liberal está amordaçada pela censura à imprensa e pela cassação de mandatos.

Apolônio de Carvalho. Vale a pena sonhar. Rio de Janeiro: Rocco, 1997, p. 202.

O testemunho, dado por um participante da resistência à ditadura militar brasileira, sintetiza o panorama político dos últimos anos da década de 1960, marcados
a) pela adesão total dos grupos oposicionistas à luta armada e pela subordinação dos sindicatos e centrais operárias aos partidos de extrema esquerda.
b) pelo bipartidarismo implantado por meio do Ato Institucional nº 2, que eliminou toda forma de oposição institucional ao regime militar.
c) pela desmobilização do movimento estudantil, que foi bastante combativo nos anos imediatamente posteriores ao golpe de 64, mas depois passou a defender o regime.
d) pelo apoio da maioria das organizações da sociedade civil ao governo militar, empenhadas em combater a subversão e afastar, do Brasil, o perigo comunista.
e) pela decretação do Ato Institucional nº 5, que limitou drasticamente a liberdade de expressão e instituiu medidas que ampliaram a repressão aos opositores do regime.




resposta:[E]

Com a decretação do Ato Institucional nº 5, os instrumentos de repressão da ditadura militar foram sistematicamente utilizados. A ampliação da censura, suspensão do “habeas corpus” para crimes de natureza política e cassações de direitos políticosatingiram os diversos setores da oposição e contribuíram para a desmobilização dos movimentos sociais.



3. (Unesp) Frases como "Ninguém segura este País", "Ame-o ou deixe-o", "O Brasil é feito por nós", veiculadas através de cartazes, adesivos e documentários de televisão e cinema e o uso político da marchinha "Prá frente, Brasil", que marcou a conquista do tricampeonato mundial de futebol pelo Brasil, expressam:
a) euforia nacional pelas conquistas democráticas, asseguradas pela Constituição de 1967.
b) incentivo à abertura política democrática, que levou à anistia de presos e exilados políticos.
c) comemoração nacionalista pela vitória dos países Aliados na Segunda Guerra Mundial.
d) campanha de integração nacional da ditadura militar, no chamado "milagre econômico".
e) mobilização dos meios de comunicação, para comemorar a inauguração de Brasília.


resposta:[D]

Entre 1968-73, o país viveu o chamado milagre econômico. As exportações triplicaram, o Produto Interno Bruto ficou acima de dois dígitos e a inflação recuou para 20% ao ano em média. Grandes obras foram iniciadas nesse momento (Ponte-Rio Niterói, Itaipu, Transamazônica), revelando a grandeza do Brasil e de sua economia. A conquista da Copa de 1970 contribuiu para a propaganda oficial, que anunciava o destino do país em ser uma potência, a começar pelo futebol.



4. (ENEM) Os textos a seguir foram extraídos de duas crônicas publicadas no ano em que a seleção brasileira conquistou o tricampeonato mundial de futebol.
O General Médici falou em consistência moral. Sem isso, talvez a vitória nos escapasse, pois a disciplina consciente, livremente aceita, é vital na preparação espartana para o rude teste do campeonato. Os brasileiros portaram-se não apenas como técnicos ou profissionais, mas como brasileiros, como cidadãos deste grande país, cônscios de seu papel de representantes de seu povo. Foi a própria afirmação do valor do homem brasileiro, como salientou bem o presidente da República. Que o chefe do governo aproveite essa pausa, esse minuto de euforia e de efusão patriótica, para meditar sobre a situação do país. (...)
A realidade do Brasil é a explosão patriótica do povo ante a vitória na Copa. Danton Jobim. "Última Hora", 23/6/1970 (com adaptações).

O que explodiu mesmo foi a alma, foi a paixão do povo: uma explosão incomparável de alegria, de entusiasmo, de orgulho. (...) Debruçado em minha varanda de Ipanema, [um velho amigo] perguntava: - Será que algum terrorista se aproveitou do delírio coletivo para adiantar um plano seu qualquer, agindo com frieza e precisão? Será que, de outro lado, algum carrasco policial teve ânimo para voltar a torturar sua vítima logo que o alemão apitou o fim do jogo?
Rubem Braga. "Última Hora", 25/6/1970 (com adaptações).

Avalie as seguintes afirmações a respeito dos dois textos e do período histórico em que foram escritos.
I. Para os dois autores, a conquista do tricampeonato mundial de futebol provocou uma explosão de alegria popular.
II. Os dois textos salientam o momento político que o país atravessava ao mesmo tempo em que conquistava o tricampeonato.
III. À época da conquista do tricampeonato mundial de futebol, o Brasil vivia sob regime militar, que, embora politicamente autoritário, não chegou a fazer uso de métodos violentos contra seus opositores.

É correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.


resposta:[D]

resolução

A afirmativa III é falsa, pois o texto de Rubem Braga faz referência à violência do período quando indaga se “algum carrasco policial teve ânimo para voltar a torturar sua vítima…”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário