segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Confira a correção do TP (Grécia Antiga)



Correção do Trabalho Produtivo de História  Primeiro AB
A Grécia Antiga
 
1. (Fuvest 2006)  Tendo em vista as cidades-estado (polis), comente a seguinte passagem do livro "História" (Livro VIII, 144), na qual Heródoto verifica a existência da "unidade de todos os helenos pelo sangue e pela língua, e os templos dos deuses e os sacrifícios oferecidos em comum, e a semelhança de nossa maneira de viver".
Faça o comentário em termos
a) da identidade dos gregos.
b) do significado da polis.



resposta:
a) Apesar da ausência de unidade política, os gregos possuíam em comum uma identidade cultural caracterizada pela origem, pela religião e pelo idioma.

b) A polis ou cidade-Estado constituía a base da organização política no Mundo Grego, isto é, as cidades distinguiam-se umas das outras por sua soberania política.

2. (Unicamp) A Época Arcaica (séculos VI-IV a.C.) é talvez o período mais importante da história grega. O período arcaico trouxe consigo inovações capitais em todos os domínios. A novidade maior é o desenvolvimento da polis (cidade-Estado grega) cuja característica essencial é a unificação entre cidade e campo. Outras conquistas da época arcaica foram o aparecimento da noção de cidadão e a codificação das leis, que limitavam os poderes arbitrários dos poderosos, a justiça torna-se, portanto, um negócio público.
(Adaptado de M. Austin e R. Vidal-Naquet, Economia e sociedade na Grécia antiga.)

a) Cite três características da polis grega.
b) Por que a codificação das leis foi uma etapa importante na formação da polis?



resposta:
a) A pólis grega é uma entidade, ao mesmo tempo, política, cultural e religiosa. Ou seja, é uma cidade-estado independente de qualquer outro poder, a referência central para a vida cotidiana do homem grego e dotada também de uma deusa específica, no caso de Atenas, a deusa Palas Atena.
b) Porque, sendo escrita, a lei se torna pública e menos suscetível a alterações pelos poderosos.

3. (MH) Apresente as principais características da democracia em Atenas.


resposta: 
Eram considerados cidadãos em Atenas os homens nascidos nesta cidade e filhos de pais atenienses, maiores de idade, ricos ou pobres com direitos políticos iguais. Estavam excluídos da cidadania plena as mulheres, os estrangeiros e os escravos, os referidos grupos cidatos não poderiam participara das decisões políticas.

4. (MH) Caracterize de maneira resumida a cultura da Grécia Antiga.

resposta: 
A Grécia Antiga contribuiu para o desenvolvimento da cultura da chamada Antiguidade Clássica e influenciou bastante o mundo ocidental, seu legado cultural é significativo em vários campos do saber, tais como na filosofia, na literatura, na matemática, nas ciências, nos esportes com os Jogos Olímpicos, no teatro, etc.

5. (Unicamp 2003)  A relutância dos aliados da Liga de Delos em pagar tributos aumentou quando Atenas decidiu dedicar o enorme excedente acumulado por quase trinta anos para reconstruir os templos e monumentos da Acrópole ateniense, destruídos pelos persas em 480 e 479 a. C.. (Adaptado de Peter Jones (org.), "O Mundo de Atenas: uma introdução à cultura clássica ateniense". São Paulo, Martins Fontes, 1997, p. 241.)

a) O que foi a Liga de Delos e quais seus objetivos iniciais?
b) Quais os mecanismos que asseguravam a hegemonia ateniense sobre seus aliados neste período?
c) Qual a importância da Acrópole na Atenas clássica?





resposta:


a) Confederação militar liderada por Atenas, formada pela maioria das póleis gregas, com o objetivo de combater o imperialismo persa, dentro das Guerras Médicas.
b) Liderança política, comando militar da Liga de Delos e supremacia naval ateniense.
c) Simboliza o apogeu do desenvolvimento cultural da Grécia Antiga, ocorrido no século V a.C., dentro do Período Clássico.

6. (Fuvest 2003)  "Cada um deve observar as religiões e os costumes, as leis e as convenções, os dias festivos e as comemorações que observavam nos dias de Dario. Cada um deve permanecer persa em seu modo de vida, e viver em sua cidade (...). Porque eu desejo tornar a terra bastante próspera e usar as estradas persas como pacíficos e tranquilos canais de comércio."
"Edito de Alexandre para os cidadãos das cidades persas" conquistadas.331 a. C.

A partir do texto, responda:
a) Quem foi Alexandre e quais os objetivos de suas conquistas?
b) Indique algumas características do "helenismo".




resposta:
a) Rei da Macedônia e da Grécia. Os objetivos de suas conquistas seriam preservar a paz nas regiões conquistadas e desenvolver as relações de comércio.
b) Preservação dos elementos culturais persas sob uma dominação política grega (helênica).

7. (Unesp 93) A civilização grega atingiu extraordinário desenvolvimento. Os ideais gregos de liberdade e a crença na capacidade criadora do homem têm permanente significado. Acerca do imenso e diversificado legado cultural grego, é correto afirmar que:
a) a importância dos jogos olímpicos limitava-se aos esportes.
b) a democracia espartana era representativa.
c) a escultura helênica, embora desligada da religião, valorizava o corpo humano.
d) os atenienses valorizavam o ócio e desprezavam os negócios.
e) poemas, com narrações sobre aventuras épicas, são importantes para a compreensão do período homérico.



resposta:  [E]

8. (Unesp 2004) A oposição entre gregos e bárbaros motivou explicações e reflexões de diversos autores no período clássico da Grécia antiga. Esta visão dualista do mundo influenciou os romanos, herdeiros culturais dos gregos.
A partir destas informações, responda.
Que povo “bárbaro” invadiu, em duas oportunidades, a península grega, sendo derrotado?



resposta:
Os persas no contexto das Guerras GrecoPérsicas ou Guerras Médicas. A primeira incursão persa na Grécia foi conduzida  por Dario I. e a segunda por Xérxes. Ambos foram  derrotados pelos gregos nas Batalhas da Maratona  (490 a.C) e de Platéia (479 a.C), respectivamente.

9.(MH) Apresente as principais características das cidades-Estado de Atenas e de Esparta.



resposta:

Entre as principais características de Atenas podemos destacar o desenvolvimento de várias formas de governo como a monarquia, a aristocracia e a democracia, bem como o grande desenvolvimento cultural com a filosofia, a matemática, a arquitetura, etc. Por outro lado, Esparta se notabilizou pelo caráter militar e aristocrático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário