sábado, 1 de setembro de 2012

Confira a correção do Simula Enem do terceiro bimestre


Confira a correção do Simula Enem do terceiro bimestre
Terceiro Ano
História do Brasil
 
1. (Fuvest) Com meu chapéu de lado, tamanco arrastando Lenço no pescoço, navalha no bolso Eu passo gingando, provoco e desafio Eu tenho orgulho de ser vadio.
(Wilson Batista, 1933)
Quem trabalha é quem tem razão Eu digo e não tenho medo de errar o bonde de São Januário leva mais um operário sou eu que vou trabalhar.
(Wilson Batista / Ataulfo Alves, 1940)

Da comparação entre as letras desses sambas, depreende-se que:
a) as mudanças visíveis nos conteúdos dos sambas sugerem adesão à ideologia do Estado Novo.
b) as mudanças significativas de conteúdo decorrem da valorização do trabalho industrial no Rio de Janeiro.
c) as datas das composições correspondem ao mesmo período do governo de Vargas, indicando que as mudanças são mera coincidência.
d) as mudanças das letras não são significativas, já que ambas as composições tratam de problemas de gente pobre e humilde.
e) as letras das músicas estão distantes dos interesses políticos do Estado Novo, que não se preocupava em fazer propaganda.


resposta:[A]

2. (Pucrs) "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, foi um samba-exaltação composto num contexto caracterizado pela censura às letras de música que falassem da malandragem e pela utilização política do samba através do rádio - inclusive com a composição de marchinhas de carnaval - no sentido de forjar o consenso político ao redor de um projeto de modernização populista e autoritário, que caracterizou o governo de
a) Juscelino Kubitschek
b) Eurico Gaspar Dutra
c) Castelo Branco
d) Jânio Quadros
e) Getúlio Vargas

resposta:[E]

3. (UFSCAR) Observe a charge, de autoria do cartunista Chico Caruso, e assinale a alternativa que melhor indica a referência histórica sugerida.

a) Apresenta a sequência de presidentes brasileiros que governaram o país de 1922 até 1945.
b) Os desenhos fazem referência aos ditadores de diferentes países da América Latina durante as décadas de 1940 e 1950.
c) Todos os personagens representam Getúlio Vargas, em diferentes momentos de sua trajetória política no Brasil.
d) As caricaturas sugerem os governadores paulistas que estiveram no cargo de Presidente da República durante a política do café-com-leite.
e) Os personagens representam os presidentes militares que governaram o Brasil após 1964.

Resposta: [C]

4. (Unesp) A Segunda Guerra Mundial e as transformações subseqüentes abalaram profundamente o equilíbrio de poderes até então existente, abrindo caminho para uma nova ordem político-econômica e militar, com evidentes implicações no Terceiro Mundo. Neste contexto, a política externa do Governo Eurico Gaspar Dutra expressava:
a) favorecimento ao bloco socialista.
b) alinhamento à política norte-americana.
c) postura neutralista.
d) visão terceiro-mundista de resistência ao imperialismo.
e) posição de defesa da autodeterminação latino-americana.


resposta:[B]

5. (Uel) "Tomara que chova/Três dias sem parar/ A minha grande mágoa/É lá em casa não ter água/ Eu preciso me lavar/ De promessa eu ando cheio/ Quando eu conto a minha vida/ Ninguém quer acreditar/ O trabalho não me cansa/ O que me cansa é pensar/ Que lá em casa não tem água/ Nem pra cozinhar."
("Tomara que chova", Paquito e Romeu Gentil, sucesso do carnaval de 1951.)
O tempo passou desde o carnaval de 1951. Contudo, na maioria das cidades brasileiras persiste o problema da falta de saneamento básico. Considerando os seus conhecimentos sobre a urbanização no Brasil da década de 1950, é correto afirmar:
a) Os imigrantes que habitavam os cortiços nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo possuíam rede de esgoto e água encanada.
b) A falta de canalização de esgoto e de abastecimento de água, sobretudo nas moradias populares, era responsável pela propagação de várias doenças.
c) O Plano de Metas de Getúlio Vargas implementou soluções para a crise habitacional e de serviços de infra-estrutura urbana.
d) A urbanização tardia do território nacional desobrigava os políticos de propor soluções para o saneamento básico.
e) As letras consagradas nas marchas carnavalescas dos anos 50 revelavam o distanciamento da população urbana dos temas sociais.


resposta:[B]

6. (Unesp 2012)
Bossa nova é ser presidente
desta terra descoberta por Cabral.
Para tanto basta ser tão simplesmente:
simpático, risonho, original.
Depois desfrutar da maravilha
de ser o presidente do Brasil,
voar da Velhacap pra Brasília,
ver Alvorada e voar de volta ao Rio.
Voar, voar, voar.
[...]
(Juca Chaves apud Isabel Lustosa. Histórias de presidentes, 2008.)

A canção Presidente bossa-nova, escrita no final dos anos 1950, brinca com a figura do presidente Juscelino Kubitschek. Ela pode ser interpretada como a
a) representação de um Brasil moderno, manifestado na construção da nova capital e na busca de novos valores e formas de expressão cultural.
b) celebração dos novos meios de transporte, pois Kubitschek foi o primeiro presidente do Brasil a utilizar aviões nos seus deslocamentos internos.
c) rejeição à transferência da capital para o Planalto Central, pois o Rio de Janeiro continuava a ser o centro financeiro do país.
d) crítica violenta ao populismo que caracterizou a política brasileira durante todo o período republicano.
e) recusa da atuação política de Kubitschek, que permitia participação popular direta nas principais decisões governamentais.

resposta:[A]

7. (ENEM) A moderna democracia brasileira foi construída entre saltos e sobressaltos. Em 1954, a crise culminou no suicídio do presidente Vargas. No ano seguinte, outra crise quase impediu a posse do presidente eleito, Juscelino Kubitschek. Em 1961, o Brasil quase chegou à guerra civil depois da inesperada renúncia do presidente Jânio Quadros. Três anos mais tarde, um golpe militar depôs o presidente João Goulart, e o país viveu durante vinte anos em regime autoritário. A partir dessas informações, relativas à história republicana brasileira, assinale a opção correta.

a) Ao término do governo João Goulart, Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da República.
b) A renúncia de Jânio Quadros representou a primeira grande crise do regime republicano brasileiro.
c) Após duas décadas de governos militares, Getúlio Vargas foi eleito presidente em eleições diretas.
d) A trágica morte de Vargas determinou o fim da carreira política de João Goulart.
e) No período republicano citado, sucessivamente, um presidente morreu, um teve sua posse contestada, um renunciou e outro foi deposto.

resposta: [E]


 
8. (G1 - ifsp 2011)  Pai dos Pobres” e ” Mãe dos Ricos “ foram atributos concedidos ao presidente
a) Juscelino Kubitscheck, que com seu ambicioso Plano de Metas construiu Brasília, rodovias, abriu as portas do país ao capital estrangeiro, assegurando trabalho para os pobres e vida farta e confortável para os ricos.
b) Eurico Gaspar Dutra, que abriu o Brasil às importações estrangeiras, pois nossas reservas estavam altas, devido às exportações à época da Segunda Guerra Mundial. Foi chamado de “mãe dos ricos” pelas facilidades de acesso aos produtos estrangeiros que estes teriam e “ pai dos pobres” porque trouxe milhares de empregos na construção civil.
c) Getúlio Vargas, pois foi o responsável pela primeira legislação trabalhista no Brasil. Transformou a “questão operária é caso de polícia“ (no dizer de Washington Luis) em “ questão operária é caso de política”. Essa legislação garantia inúmeros direitos aos trabalhadores e assegurava aos ricos um cenário sem greves e manifestações, em que os lucros fluíam naturalmente para os cofres de suas empresas, trazendo a paz social ao Brasil.
d) Fernando Collor de Mello, que fez sua campanha presidencial em 1989 apresentando-se como o “caçador de marajás”. Dispunha-se a eliminar os altos salários de funcionários públicos (era assim, o “pai dos pobres”); como sofreu o impeachment em 1992, não realizou suas promessas e tornou-se então a “ mãe dos ricos”.
e) Tancredo Neves, o primeiro presidente civil após 21 anos de governos militares. A expressão “pai dos pobres e mãe dos ricos”, significa, na verdade, o “ presidente de uma nação que em 1985 nascia" (daí as expressões pai e mãe) após os anos de chumbo.

resposta:[C]

Nenhum comentário:

Postar um comentário