segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Confira a correção da avaliação de História (segundo ano/ segunda chamada)

Confira a correção da avaliação de História (Segunda chamada/terceiro bimestre)

Segundo ano
 
1. (UFF) "A Revolução de 1930 pôs fim à hegemonia do café, desenlace inscrito na própria forma de inserção do Brasil no sistema capitalista internacional".
(FAUSTO. Bóris. "A revolução de 30: Historiografia e História". SP, Brasiliense, 1972, p.112).
a) Vários fatores sociais determinaram este processo revolucionário. Cite dois deles.


b) Analise os desdobramentos da Revolução de 1930 na industrialização brasileira.






resoposta:

Na alternativa “a” você tem uma ampla gama de personagens que podem ser citados, dentre eles os tenentes, as oligarquias dissidentes, as oligarquias não cafeeiras, os tenentes civis, os setores médios urbanos, as classes médias (expressas pelo tenentismo), a Aliança Liberal, a oligarquia gaúcha, a dissidência de Minas Gerais e os setores operários.



Na “b” você pode responder que com a derrota da oligarquia cafeeira ou com a saída da burguesia paulista do poder, o Estado procurou reorientar a economia para o desenvolvimento da indústria pesada, de modo a superar a dependência do país das exportações do café. A burguesia industrial alinhou-se às forças vitoriosas, já que a política de câmbio baixo, favorável às exportações cafeeiras, lhe era desfavorável. O novo Estado, postulando a estabilidade cambial, criou uma conjuntura favorável à industrialização, pois assim tornava-se mais barata e fácil a importação de máquinas e equipamentos industriais. Assim, a partir dos efeitos negativos da crise de 29 sobre o preço do café, o que deixou evidente a situação precária do país em manter-se na dependência estrita da exportação de um só produto-chave, o governo passa a estimular o desenvolvimento industrial, fosse pelo favorecimento do câmbio alto, fosse pelo fato de o próprio Estado passar a investir em indústrias de base, tais como siderúrgica, de álcalis, de motores, hidrelétricas etc.Logo no início do governo provisório, o estilo autoritário de Vargas e a nomeação de interventores federais nos estados causariam profundos descontentamentos com o presidente. O maior deles aconteceu em São Paulo através da Revolução de 1932, tema amplamente debatido pelos vestibulares.





2. (UFV) Observe atentamente as figuras abaixo. Elas reproduzem cartazes utilizados para motivar a participação popular na Revolução Constitucionalista de 1932.
Aponte os elementos da conjuntura política nacional que motivaram esse processo revolucionário, ressaltando algumas de suas características.






 resposta:

A Revolução Constitucionalista foi a declaração de guerra de São Paulo a Getúlio Vargas. As velhas oligarquias de São Paulo ligadas ao PRP queriam recuperar o antigo poder perdido com a Revolução de 1930. Aproveitando-se de uma manifestação feita por estudante contra o interventor varguista a oligarquia paulista inicia a revolução alegando estar forçando o governo a convocar a Assembléia Nacional Constituinte para a elaboração de uma nova constituição para o país, uma vez que a de 1891 havia sido suspensa por Vargas. Em 1932 eclodiu em São Paulo a chamada Revolução Constitucionalista, liderada pela oligarquia cafeeira paulista e pelo Partido Democrático, exigindo a convocação da Assembléia Constituinte a fim de limitar os poderes da presidência e restaurar a autonomia dos Estados.
A Revolução termina com a rendição das tropas paulistas às tropas do governo
Apesar da derrota dos rebeldes, o governo convocou a Constituinte.


3. (UFV) A Revolução de 30 foi um marco na história brasileira. Com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder inicia-se um novo perfil de desenvolvimento para o país, chegando ao fim a república dos coronéis, que teve na agricultura e no poder econômico e político vinculado à propriedade da terra o seu centro de referência. Faça um delineamento desse novo padrão de desenvolvimento econômico iniciado no Brasil a partir de 1930.





resposta:
No pós-1930, visando à mudança do padrão de acumulação capitalista, o Estado brasileiro tornou-se produtor e investidor, encarregando-se da produção de bens de capital e fornecendo bens e serviços a baixo custo para a indústria nacional, por meio da adoção das estruturas corporativas, que permitiram tutelar as entidades de classes e mediar os conflitos entre patrões e empregados, com a edição da legislação trabalhista e sindical. Por fim, o Estado tratou de definir um novo papel para a agricultura, tanto que se referia ao setor agroexportador quanto ao setor exportador de alimentos, com o mesmo propósito de modernização capitalista.

4. (UERJ)






(Adaptado de "Retrato do Brasil." São Paulo: Editora Três/Política Editora, 1984.)

Considerando os dados acima e as alterações dos textos constitucionais brasileiros, a partir das eleições presidenciais de 1945, podemos identificar uma mudança na participação da sociedade nos destinos da nação. 
O processo e a causa associados a essa mudança são, respectivamente:
a) aumento da participação popular - fim da restrição ao voto feminino
b) aceleração demográfica - revolução urbano-sanitária do pós-guerra
c) permissão do voto dos analfabetos - ampliação numérica dos eleitores
d) crescimento percentual de votantes - maior mobilidade político-partidária







resposta:[A] 
As primeiras eleições presidenciais após a Era Vargas (1930-1945) foram realizadas no final de 1945 e teve o candidato Eurico Gaspar Dutra como o grande vitorioso, nessas eleições temos o aumento da participação popular, bem como o voto feminino, primeiro voto das mulheres para o cargo de presidente da República no Brasil.

5. (Fuvest) O Brasil recuperou-se de forma relativamente rápida dos efeitos da crise de 1929 porque
a) o governo de Getúlio Vargas promoveu medidas de incentivo econômico, com empréstimos obtidos no exterior.
b) o país, não tendo uma economia capitalista desenvolvida, ficou menos sujeito aos efeitos da crise.
c) houve redução do consumo de bens e, com isso, foi possível equilibrar as finanças públicas.
d) acordos internacionais, fixando um preço mínimo para o café, facilitaram a retomada da economia.
e) um efeito combinado positivo resultou da diversificação das exportações e do crescimento industrial.



resposta:[E]
A rápida recuperação do país dos efeitos da crise que se iniciara com a queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque, foi fruto da diversificação da produção agrícola, do apoio estatal à cafeicultura, além da implementação de uma política de substituição das importações. O papel do Estado foi fundamental para que esse processo lograsse êxito.


Questões extras

1. (Unicamp) Diferenças significativas distinguem o sindicalismo operário brasileiro das primeiras décadas do século 20, do sindicalismo criado após 1930 pela legislação trabalhista do governo Vargas. Quais são essas diferenças?





resposta:


Antes, o operariado e o sindicalismo eram tratados como casos de polícia. Com Vargas, houve a incorporação dos sindicatos ao Estado (corporativismo).


2. (CNDL) EXPLIQUE por que Getúlio Vargas é conhecido como o "Pai dos pobres".





resposta:

Durante o período do Estado Novo, o DIP (Ver Departamento de Imprensa e Propaganda), aparelho de publicidade da Era Vargas, dirigido por Lourival Fontes, referia-se a Getúlio Vargas como O pai dos pobres, implantando na população brasileira o 'culto à personalidade' do presidente.

Entre 1937 até 1945, Vargas criou um programa chamado pelos seus adversários populista, pois os direitos dos trabalhadores passaram a ser amparados pela lei. Foi implementada também, pela primeira vez no Brasil, uma visão dos direitos sociais das classes menos favorecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário