quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Confira a correção da prova de História Geral (Terceiro Ano)

Confira a correção da prova de História Geral - Terceiro ano
1. (Ufpr) Com o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a antiga política de equilíbrio europeu deu lugar à constituição de dois blocos de interesses rivais, liderados pelos Estados Unidos e pela União Soviética, gerando a "bipolarização" do mundo e a chamada "guerra fria".
No que consistia tal "guerra fria" e em quais circunstâncias ela colocou em risco a paz internacional?

resposta:

Consistia no conflito ideológico e militar entre capitalistas, liderados pelos EUA e socialistas, liderados pela URSS. Ameaçava a paz internacional na medida em que o confronto direto representaria o fim da existência humana e utilizavam conflitos em países de 3º  mundo para se enfrentarem indiretamente.

2. (Ufpr) Destaque os principais episódios que marcaram as tensões internacionais logo após a Segunda Guerra Mundial.

resposta:
A Guerra da Coreia, a guerra do Vietnã, a construção do muro de Berlim, a invasão norte-americana à Baia dos Porcos, a crise dos mísseis, a invasão soviética no Afeganistão.

3. (Mackenzie)
I- "A OTAN, Organização do Tratado do Atlântico Norte, vai começar sua expansão para o Leste Europeu até junho de 1997. A afirmação foi feita à Folha (...) pelo secretário-geral da entidade (...) e se refere à data na qual ele pretende que seja feito o convite oficial a novos membros para a Aliança Militar (...) Os parceiros (...) sairão da Parceria para a Paz, acordo militar entre 27 países da OTAN, Leste Europeu e Ásia, lançado em 1994. A Polônia é favorita." ("Folha de São Paulo")
II- "Mais de 900 militares americanos (...) foram mantidos como prisioneiros na Coréia do Norte, após o fim da Guerra da Coréia (...) muitos dos prisioneiros foram submetidos a experiências com drogas e depois executados. As experiências, para determinar a ação das drogas em interrogatórios, foram conduzidas por agentes Tchecoslovácos e Soviéticos." ("O Estado de São Paulo")
III- "O Vaticano não comentou ontem, alegações de que o Papa João Paulo II e o governo dos E.U.A. (CIA), trabalhavam juntos em segredo na década de 80, para apressar o fim do comunismo na Polônia. A aliança informal entre os E.U.A. e o Vaticano inclui corte de verbas do Governo Norte-Americano para programas de controle de natalidade no país e o silêncio do Papa quanto à instalação de mísseis na Europa Ocidental." ("Folha de São Paulo")

Dentre os textos anteriores, relacionam-se com a Guerra Fria:
a) somente I.
b) somente I e II.
c) I, II e III.
d) somente II e III.
e) somente I e III.

resposta:[D]

4. (Unesp) O texto refere-se ao lançamento do "Plano Marshall". "Três meses após o discurso que definia a doutrina Truman , a oração capital pronunciada na Universidade de Harvard pelo Secretário de Estado norte-americano, o General Marshall, no começo de julho de 1947, marca uma data importante na evolução das relações internacionais, não só das relações entre Estados Unidos e a Europa, mas também das relações entre as duas partes do continente europeu." 
(René Rémond, O SÉCULO XX) 

a) Dê o nome e as características da nova política internacional que ganhou forma com a doutrina Truman.
b) No que consistiu o Plano Marshall?

resposta:
a) Guerra Fria, polarização do mundo em dois blocos político-militares, um deles sobre a liderança da principal potência capitalista (EUA) e o outro comandado pela principal potência do bloco socialista (URSS).
b) Foi um programa de recuperação européia,e foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.


5. (Unicamp) Por duas vezes na história, em 1812 e em 1943, os russos/soviéticos, sob um inverno rigoroso de menos 30 °C, derrotaram potências de tendência expansionista: a França de Napoleão e a Alemanha de Hitler, respectivamente. Em ambos os momentos, os russos/soviéticos adotaram técnicas semelhantes para derrotar os inimigos e foram responsáveis por mudanças decisivas nos rumos da história contemporânea.
a) Explique qual a estratégia utilizada pelos russos, em 1812, e soviéticos, em 1943, para derrotarem os seus inimigos.
b) Qual a importância da URSS na política internacional após a Segunda Guerra Mundial?


resposta:

a) A estratégia utilizada pelas tropas russas tanto contra Napoleão tanto contra Hitler foi a da "terra arrasada", que consiste em destruir e incendiar o próprio território, para que as tropas invasoras não consigam se manter sem recursos.
b) Além disso, o rigoroso inverno russo contribuiu para a derrota dos nazistas.
As tropas soviéticas foram as primeiras a chegar a Berlim, derrotando finalmente os nazistas.

6. (UFES) Em agosto de 1961, na "Conferência Econômica e Social de Punta Del Este", o presidente John Kennedy apresentou aos países latino-americanos o projeto da "Aliança para o Progresso", o qual previa, em linhas gerais, o aperfeiçoamento e fortalecimento das instituições democráticas, mediante a autodeterminação dos povos, a aceleração do desenvolvimento econômico e social dos países latino-americanos, a erradicação do analfabetismo e a garantia aos trabalhadores de uma justa remuneração e adequadas condições de trabalho. Situando a "Aliança para o Progresso" no contexto das relações internacionais vigentes no Pós-Guerra, constatamos que sua criação se deveu ao desejo do governo norte-americano de
a) bloquear a acentuada evasão de capitais latino-americanos, resultante da importação maciça de bens de consumo japoneses e das altas taxas de juros pagas aos países integrantes do "Pacto de Varsóvia" por conta dos empréstimos contraídos na década de 50.
b) conter o avanço dos movimentos revolucionários na América Latina, reafirmando assim a liderança exercida pelos EUA sobre o Continente, numa conjuntura de acirramento da Guerra Fria por conta da Revolução Cubana.
c) desviar, para a América Latina, parte dos investimentos previstos no "Plano Global de Descolonização Afro-Asiática", em virtude das revoluções socialistas de Angola e Moçambique, que tornaram a posição norte-americana na África insustentável.
d) impedir que a República Federal Alemã, país de orientação socialista, firmasse acordos com a finalidade de transplantar tecnologia nuclear para o Terceiro Mundo, a exemplo do que havia ocorrido no Brasil sob o governo JK.
e) reabilitar os acordos diplomáticos entre os EUA e os demais países latino-americanos, que haviam sido rompidos quando da invasão de Honduras e do Equador pelas tropas norte-americanas, fortalecendo assim a OEA.


resposta:[B]

Questão extra

1. (UFPR)No contexto da bipolarização comandada pelos Estados Unidos da América e União Soviética, levantou-se na Alemanha, em 1961, o "Muro de Berlim". Em 1989 ele foi derrubado. Qual o significado da sua construção e de sua queda, para o cenário internacional?

resposta:
Sua construção simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes e sua queda (destruição) o fim dessa divisão, dessa polarização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário