sábado, 28 de julho de 2012

Documentário traz depoimentos sobre a Guerra do Contestado


Documentário traz depoimentos sobre a Guerra do Contestado
 
Produzido exclusivamente para o site do Estadão, 'Meninos do Contestado' tem como tema a maior rebelião do país no século 20.

Confira um vídeo sobre a Guerra do Contestado

Matéria produzida sobre o conflito da Guerra do Contestado (1912-1916).
 
Roteiro de estudo: Lista de questões sobre a Guerra do Contestado
1. (Uece) "Nossos caboclos do mato são fáceis de se fanatizar e, se for exato o que se ouve, é necessária a ação enérgica". A advertência feita ao governador do Estado de Santa Catarina, Vidal Ramos em 1912 é do Cel. Campos Moraes. Ele considerava perigoso para o poder local o ajuntamento de sertanejos pobres em torno do Curandeiro José Maria.
(Fonte: MACHADO, Paulo Pinheiro. "Lideranças do Contestado: a formação e atuação de chefias caboclas (1912-1916)". Campinas: Editora da Unicamp, 2004, p.13.)
Analise o texto anterior e assinale o correto.
a) O fragmento acima se refere à Guerra do Constestado que, para a imprensa e as autoridades militares, era uma reedição do fanatismo de Canudos.
b) O movimento do Contestado foi, sem dúvida, religioso com características messiânicas, mas só ingressavam no grupo meninas virgens e meninos puros, para a construção de uma nova Jerusalém.
c) José Maria, o líder do Contestado, era um missionário franciscano, alemão que atuou no Planalto Catarinense, entre 1890 e 1930.
d) A população do Contestado era muito religiosa, louvava a monarquia e o retorno da Casa Real de Bragança ao trono Brasileiro.


resposta:[A]

2. (Cftce) Durante a República Velha, a forte religiosidade popular, a miséria social, a injusta distribuição fundiária e a liderança de figuras místicas, que prometiam uma vida melhor, foram características marcantes de movimentos populares, tais como:
a) Revolução Federalista e Sedição de Juazeiro
b) Canudos e Contestado
c) Revolta da Vacina e Caldeirão
d) Revolta da Chibata e Cangaço
e) Tenentismo e Revolução de 1930


resposta:[B]

3. (UFRS) Observe o mapa a seguir.
A área de litígio destacada no mapa corresponde à região onde ocorreu a
a) Revolução Federalista.
b) Guerra de Canudos.
c) Coluna Prestes.
d) Revolta da Chibata.
e) Guerra do Contestado.

resposta:[E]

4. (UFSC) "As lideranças rebeldes construíram um discurso híbrido, que envolvia expectativas milenaristas e religiosas fundidas ao descontentamento político e à rebeldia social. Um conjunto de fatores econômicos, sociais e culturais, concorreu para o desencadeamento desse tipo de revolta e para a formação de um corpo próprio do projeto rebelde (...) A intervenção do capital estrangeiro ampliou a crise social já existente no planalto. A oeste, a grilagem e a usurpação perpetradas por agentes da Brazil Railway e da Southern Brazil Lamber & Colonization que passaram a controlar praticamente todo o vale do rio do Peixe nos primeiros anos do século XX (...) Além disso, a implantação do transporte ferroviário levou à decadência o antigo comércio baseado nos caminhos de tropas, causando a depressão na região".
MACHADO, Paulo Pinheiro. "Lideranças do Contestado". Campinas: Ed. Unicamp, 2004, p. 335.

Tendo em vista o trecho acima, sobre a Guerra do Contestado, ocorrida entre 1912 e 1916, é CORRETO afirmar que:
(01) o conflito só pode ser entendido pela complexa mescla de questões sociais, culturais, políticas e econômicas.
(02) se tratava de um banditismo comum que se utilizou dos símbolos religiosos para se proteger da ação da polícia, atacar os grandes proprietários de terra e arrebanhar o apoio dos caboclos.
(04) não havia nenhum problema social envolvendo a propriedade da terra, já que a região em disputa era composta de pequenas propriedades já consolidadas desde o século XIX.
(08) o capital estrangeiro trouxe um grande desenvolvimento para a região ao criar novas rotas de comércio e retirar as populações do isolamento a que estavam confinadas. 
(16) foi apenas um movimento messiânico motivado por um catolicismo popular entre os caboclos que esperavam a chegada de um salvador e por isso entraram em conflito com a igreja católica.


resposta:01

5. (Mackenzie) O isolamento social e a omissão ou violência do Estado provocaram, na República Velha, movimentos messiânicos que reagiram, dentre outros fatores, contra a crise econômica e a modernidade. Identifique-os nas alternativas abaixo.
a) Revolução Farroupilha e Balaiada
b) Intentona Comunista e Revolução de 1932
c) Revolta de Canudos e Contestado
d) Revolta do Forte de Copacabana e Coluna Prestes
e) Revolta da Chibata e Vacina


resposta:[C]

6. (Puc-pr) Comparando-se os movimentos sócio-político-religioso de Canudos e do Contestado, semelhanças e diferenças podem ser estabelecidas. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.
I - Ambos tinham ideologia definida no que se refere à propriedade privada da terra, que consagravam.
II - Ambos apresentam-se como reflexo do determinismo geográfico, tendo em vista a aridez do solo, sua pequena fertilidade e prolongadas secas.
III - Enquanto os rebeldes de Canudos mostravam-se simpáticos à forma de governo republicana instalada pouco tempo antes, no Contestado essa simpatia era ainda mais ampliada.
IV - Os dois movimentos foram finalmente derrotados por tropas do exército.
V - O misticismo, sob a forma de um catolicismo em que ocorria a ausência de sacerdotes na vida comunitária, estava presente nos dois movimentos de contestação à República Oligárquica.

Estão corretas:
a) II, III e V
b) I, III e IV
c) apenas III e IV
d) apenas IV e V
e) apenas I e II


resposta:[D]

7. (Mackenzie) A submissão do trabalhador rural ao poder do violento chefe local, "coronel", a expulsão de posseiros, a política opressora, o isolamento das culturas rústicas, geraram na Primeira República movimentos místicos que foram dizimados pelo governo republicano. Identifique estes movimentos nas alternativas abaixo.
a) Revoltas de Chibata e Quebra Quilos.
b) Revoltas de Canudos e Contestado.
c) Revoltas de Armada e Federalista.
d) Revoltas de Vacina e Tenentista.
e) Intentona Comunista e Greve Geral de 1917.


resposta:[B]


8. (UFV) Alguns historiadores vêem muitas características semelhantes entre a Guerra de Canudos (1893 -1897) e a Guerra do Contestado (1911 - 1916). Considerando essa tese, assinale a alternativa FALSA:
a) Foram insurreições encabeçadas por um líder messiânico.
b) Antônio Conselheiro e o "monge" José Maria eram adeptos fanáticos do Sebastianismo.
c) Eclodiram em regiões pobres e abandonadas do Nordeste.
d) Os revoltosos resistiram a várias tentativas do poder público em derrotá-los militarmente.
e) Tiveram um desfecho trágico e sangrento para o lado do insurretos.


resposta:[C]


9. (Uel) Observe o mapa.

Durante a Primeira República (1889-1930), ocorreram várias revoltas populares contra a situação de opressão e miséria e que colocavam em xeque os interesses da oligarquia agrária. O mapa refere-se a uma dessas revoltas, conhecida por
a) Guerra dos Canudos, entre 1893 e 1897.
b) Revolta da Vacina, em 1904.
c) Revolta da Chibata, em 1910.
d) Guerra do Contestado, entre 1912 e 1916.
e) Coluna Prestes, em 1926.

resposta:[D]

10. (Uel) Em 1912, José Maria, um beato e curandeiro de ervas, liderou um movimento de sertanejos entre os estados do Paraná e Santa Catarina, o Contestado, que persistiu até ser esmagado violentamente em 1916 por tropas governamentais. Sobre o Contestado, é correto afirmar:
a) Os sertanejos consideravam a República usurpadora e adotavam o ideal comunitário de vida, defendendo um mundo fraterno e a distribuição das terras que o Governo havia concedido a uma companhia ferroviária estrangeira.
b) Os posseiros das terras contestadas combatiam as práticas religiosas tradicionais como o casamento e as procissões.
c) Como na revolta de Canudos, os sertanejos do Contestado desejavam a intervenção do Estado Republicano na saúde e na educação comunitária.
d) O movimento inspirou-se nas revoltas dos camponeses durante a Revolução Francesa e atacou os símbolos da ação governamental, como os cartórios e as câmaras municipais.
e) Os sertanejos receberam o decisivo apoio dos setores intelectuais adeptos da difusão das idéias racistas no Brasil.


resposta:[A]


11. (Unifesp) Canudos (1893-1897), Contestado (1912-1916), Juazeiro (1890-1924) e Cangaço (na década de 1920) demonstram que, na Primeira República,
a) o campo foi palco de intensos movimentos sociais que, embora heterogêneos, expressavam revolta contra a miséria e a exclusão social.
b) a oligarquia dominante estava tão segura de seu poder que não se preocupou muito em reprimir movimentos carentes de idéias e de organização.
c) os movimentos insurrecionais foram poucos, mas muito perigosos para o sistema de poder, porque representavam apenas os pobres.
d) o sistema político, embora oligárquico, era flexível e aberto o suficiente para integrar e absorver os descontentamentos sociais.
e) os movimentos sociais expressavam reivindicações e aspirações de caráter misto, rural e urbano, articulando milenarismo com anarquismo.


resposta:[A]

12. (Uerj) Leia o texto sobre o Contestado (1912-1916), conflito ocorrido no sul do país e motivado, entre outros fatores, pela disputa de terras.
A revolta teve sobretudo um caráter social e religioso. O que manteve os caboclos unidos foi a crença em um profeta conhecido como monge José Maria, um guerreiro místico como Antônio Conselheiro. O Contestado foi um movimento milenarista, ou seja, impregnado de temores apocalípticos e esperanças de salvação para os iniciados. Os caboclos acreditavam no fim deste mundo e no surgimento de outro melhor, sem fome nem miséria. "Até hoje a população local se refere ao episódio como a guerra dos fanáticos," diz o historiador Paulo Pinheiro Machado, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
(Adaptado de "Superinteressante", maio de 2000.)

A expressão "guerra dos fanáticos" era usada para definir a participação dos revoltosos e foi criada naquela época pelas autoridades políticas e pelos latifundiários. Sob um ponto de vista crítico atual, pode-se dizer que a expressão indica a intenção de:
a) desqualificar os participantes da rebelião
b) apoiar as idéias monarquistas dos revoltosos
c) enfatizar o caráter degenerado dos caboclos revoltosos
d) destacar a indoIência de origem psicoclimática dos camponeses


resposta:[A]

13. (Fuvest) Os movimentos sociais de Canudos e do Contestado
a) atemorizaram os governos republicanos, sendo, por esta razão, aniquilados.
b) advogaram idéias monarquistas, exaltando a figura de D. Pedro II.
c) propuseram a reforma agrária, tomando as fazendas dos ricos agricultores.
d) receberam apoio da Igreja Católica, em especial dos padres de localidades próximas.
e) foram liderados por homens desvinculados das tradições locais.


resposta:[A]

14. (Ufsc) Sobre a Guerra do Contestado, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S). 
01. Chamou-se de "Guerra do Contestado", a disputa entre o Paraná e Santa Catarina pela região entre o Rio do Peixe e Peperiguaçu, no planalto catarinense.
02. Na região do Contestado vivia um grande número de trabalhadores sem terra, que trabalhavam como peões nas fazendas. A construção da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande trouxe para a região centenas de operários que, com o término da ferrovia, ficaram sem emprego.
04. Nessa região, onde existiam numerosos problemas (má distribuição das terras, desemprego, falta de assistência governamental), apareceram "monges". Em 1912, o monge José Maria fundou um acampamento, o "Quadro Santo", onde passaram a viver centenas de caboclos.
08. O governo do Paraná, temendo uma invasão ao território paranaense, atacou o "Quadro Santo", dando início à "Guerra do Contestado".
16. A Guerra do Contestado foi resolvida com um acordo entre o Paraná e Santa Catarina, pelo qual a região passou a fazer parte do estado do Paraná.


resposta:01 + 02 + 04 + 08 = 15

15. (Puc-pr) "O termo messianismo é usado para designar os movimentos sociais em que milhares de sertanejos fundaram importantes comunidades comandados por um líder religioso. A esse líder atribuíam-se qualidades como o dom de fazer milagres, realizar curas e profetizar acontecimentos. O messianismo desenvolveu-se em áreas rurais pobres que reagiram à miséria. Seus componentes básicos eram: religiosidade do sertanejo e seu sentimento de revolta contra a miséria, a opressão e as injustiças da república dos coronéis".
(HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA DO BRASIL - Gilberto Cotrim, Ed. Saraiva p. 254)
No Brasil ocorreram vários destes movimentos e destacam-se pela sua abrangência social e política, inclusive com conflitos armados, os movimentos de:
a) Canudos e Praieira
b) Contestado e Cabanagem
c) Canudos e Cabanagem
d) Contestado e Praieira
e) Canudos e Contestado


resposta:[E]


16. (Ufrs) Sobre o movimento do Contestado (1912-1916), são feitas as seguintes afirmativas:
I - ocorreu numa região de disputa territorial entre os Estados de Santa Catarina e Paraná.
II - apresentou conteúdo religioso aliado a reivindicações sociais.
III - um de seus principais líderes foi Antônio Conselheiro.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) I, II e III


resposta:[D]


17. (G1) Foram importantes movimentos populares no campo contra a concentração fundiária, a miséria e os desmandos das oligarquias e caracterizados como messiânicos devido a liderança de beatos. O texto refere-se à(ao):
a) Revolta de Juazeiro e Cangaço;
b) Cangaço e Revolta da Chibata;
c) Guerra de Canudos e Guerra do Contestado;
d) Guerra do Contestado e Revolta de Juazeiro;
e) Balaiada e Cabanagem.


resposta:[C]

18. (Fuvest) Quais as razões sócio-econômicas dos Movimentos Messiânicos de Canudos e do Contestado?


resposta:
Reivindicação por melhores condições de vida e de trabalho por parte dos camponeses.

19. (ufsc) No final do século XIX e no início do século XX, ocorreu, no oeste de Santa Catarina e do Paraná, o conflito conhecido como Guerra do Contestado. Algumas de suas causas foram:
(01) surgimento de líderes religiosos carismáticos.
(02) criação de novos municípios, como Mafra e Porto União.
(04) conflito de fronteiras entre Brasil e Bolívia.
(08) construção da ferrovia São Paulo-Rio Grande do Sul.
(16) a revolução de 1893 em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Soma ( )


resposta:01 + 08 = 09

20. (Ufpr 2011)  Os movimentos messiânicos brasileiros, como Canudos e Contestado, ocorreram entre o final do século XIX e início do XX. Sobre esses movimentos, considere as seguintes afirmativas:
1. Foram movimentos de resistência social, liderados pelos anarquistas de origem italiana.
2. Foram movimentos baseados na religiosidade popular, como reação à laicização do estado brasileiro imposta pela proclamação da República.
3. Foram movimentos religiosos liderados pela Igreja Católica, contrária às reformas políticas do estado brasileiro.
4. Foram movimentos relacionados à disputa pelo poder local e à luta pela terra, acirrados pelas reformas impostas pelo regime republicano.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.  
b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.  
c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.  
d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.  
e) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.


resposta:[D]
21. (Uem 2012)  Sobre a guerra do contestado, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) A guerra do contestado inspirou Euclides da Cunha na elaboração do livro Os sertões, em que é narrada a dura vida dos sertanejos brasileiros.  
02) Os conflitos do contestado relacionam-se à disputa pela posse de terras na região, entre fazendeiros e posseiros, que tentavam manter-se nas terras devolutas, e aos interesses da Brazil Railway Company.  
04) O monge Antonio Conselheiro liderou as lutas dos camponeses da região contra as tropas do Governo Federal e do Estado do Paraná.  
08) A guerra do contestado relaciona-se às disputas de limites territoriais entre o Estado do Paraná e Estado de Santa Catarina.  
16) Como resultado da guerra do contestado, os territórios que formavam o Estado do Iguaçu foram incorporados ao Estado de Santa Catarina. 


resposta:
 02 + 08 + 16 = 26.

O livro “Os Sertões” foi inspirado nas guerras contra o arraial de Canudos, na Bahia, enquanto o Contestado foi uma rebelião que se desenvolveu no sul do país, sendo que posseiros e proprietários lutaram contra tropas do exército, contrários a presença da Brazil Railway Company, sendo parte dessa luta inspirada na liderança do beato João Maria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário