sábado, 14 de julho de 2012

Correção da prova de recuperação de História (Primeiro Ano)


Confira a correção da prova de recuperação de História (Primeiro Ano) 
 

1. (UFPR) Na Antiguidade, Atenas era uma cidade-Estado com organização social e política específica. Cite alguns aspectos dessa organização e indique aqueles que diferenciavam Atenas de outras cidades-estados.

resposta:
As cidades gregas possuíam plena autonomia, formando um estado próprio. Assim pode-se afirmar que os gregos não construíram uma unidade política, mas sim uma unidade cultural. Apesar disso, apresentavam aspectos comuns na sua estrutura sócio-política e aspectos que as diferenciavam. Todas elas eram, por exemplo, eram escravistas e militaristas. No entanto, Atenas, diferente da sua rival Esparta, tinha uma sociedade heterogênea, apresentando várias camadas de cidadãos. Em Esparta, os cidadãos formavam uma única camada (os esparciatas homoioi). Em Atenas, a camada dominante, os eupátridas, passou a ter seu poder contestado pelas camadas populares, até essas alcançarem a democracia. Democracia esta que era excludente e escravista, pois excluía mulheres, escravos (a maioria da população) e estrangeiros da participação política.

2. (Unicamp) Para a historiadora francesa J. Romillys, a Guerra do Peloponeso foi “o suicídio profundo da Grécia das cidades”.
a) O que foi a Guerra do Peloponeso?
b) Por que a autora afirma que a guerra foi o “suicídio” das cidades-Estado gregas?

resposta:
a) Foi um conflito entre duas poderosas cidades-estados grega, Atenas liderava a Liga de Delos com muita exploração das cidades participantes da Liga. Esparta organizou uma outra reunião de cidades-Estado chamada de Liga do Peloponeso, portanto foi a guerra entre a Liga de Delos e a Liga do Peloponeso.

b) Com o enfraquecimento das cidades-estados durante a guerra do Peloponeso, Alexandre, O Grande sucedeu o seu pai Felipe II, imprimindo o domínio sobre todo território grego, portanto significou o fim das cidades-estados gregas.


3. (Fuvest) "Democracia e imperialismo foram duas faces da mesma moeda na Atenas do século V a.C.". Tal afirmativa é:
a) correta, já que a prosperidade proporcionada pelos recursos provenientes das regiões submetidas liberava, aos cidadãos atenienses, o tempo necessário a uma maior participação na vida política.
b) falsa, pois aquelas práticas políticas eram consideradas contraditórias, tanto que fora em nome da democracia que Atenas enfrentara o poderoso Império Persa nas Guerras Peloponésicas.
c) correta, pois foi o desejo de manter a Grécia unificada e de estender a democracia a todas suas cidades que levou os atenienses a se oporem ao imperialismo espartano.
d) falsa, já que o orgulho por seu sistema político sempre fez com que Atenas ficasse fechada sobre si mesma, desprezando os contatos com outras cidades-Estado.
e) correta, se aplicada exclusivamente ao período das Guerras Médicas contra Esparta e sua liga aristocrática.


resposta:[A]

4. (Uel) "Os animais da Itália possuem cada um sua toca, seu abrigo, seu refúgio. No entanto, os homens que combatem e morrem pela Itália estão à mercê do ar e da luz e nada mais: sem lar, sem casa, erram com suas mulheres e crianças. Os generais mentem aos soldados quando, na hora do combate, os exortam a defender contra o inimigo suas tumbas e seus lugares de culto, pois nenhum destes romanos possui nem altar de família, nem sepultura de ancestral. É para o luxo e enriquecimento de outrem que combatem e morrem tais pretensos senhores do mundo, que não possuem sequer um torrão de terra.
(Plutarco, Tibério Graco, IX, 4. In: PINSKY, J. "100 Textos de História Antiga". São Paulo: Contexto, 1991. p. 20.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, pode-se afirmar que a Lei da Reforma Agrária na Roma Antiga
a) proposta pelos irmãos Graco, Tibério e Caio, era uma tentativa de ganhar apoio popular para uma nova eleição de Tribunos da Plebe, pois pretendiam reeleger-se para aqueles cargos.
b) proposta por Tibério Graco, tinha como verdadeiro objetivo beneficiar os patrícios, ocupantes das terras públicas que haviam sido conquistadas com a expansão do Império.
c) tinha o objetivo de criar uma guerra civil, visto que seria a única forma de colocar os plebeus numa situação de igualdade com os patrícios, grandes latifundiários.
d) era vista pelos generais do exército romano como uma possibilidade de enriquecer, apropriando-se das terras conquistadas e, por isto, tinham um acordo .rmado com Tibério.
e) foi proposta pelos irmãos Graco, que viam na distribuição de terras uma forma de superar a crise provocada pelas conquistas do período republicano, satisfazendo as necessidades de uma plebe numerosa e empobrecida.


resposta:[E]

5. (Ufpi) Sobre a queda do Império Romano do Ocidente no ano de 476 d.C. podemos afirmar que:
a) Ocorreu, após os conflitos entre Roma e os cartagineses, o que enfraqueceu as bases econômicas do Império.
b) Teve, no fortalecimento do cristianismo, a única motivação explícita.
c) Foi provocada pela conjugação de uma série de fatores, destacando-se a ascensão do cristianismo, as invasões bárbaras, a anarquia nas organizações militares e a crise do sistema escravista.
d) Teve, na superioridade dos povos bárbaros, a única explicação possível.
e) Teve, em Carlos Magno, Imperador dos francos, a principal liderança político-militar a comandar os povos bárbaros na queda de Roma.


resposta:[C]

Questão extra

1. (Fuvest-GV) Em relação à formação dos reinos bárbaros:
a) Explique os motivos que permitiram as invasões bárbaras no Império Romano do Ocidente.
b) Mencione três povos bárbaros que invadiram o Império Romano do Ocidente.


resposta:

a) As invasões bárbaras no Império Romano do Ocidente tiveram como causas:
- pressões sofridas pelos povos germânicos pelos mongóis que vinham do oriente;
- crises na administração interna de um Império muito grande;
- exército desorganizado e ineficiente.
b) Os principais povos bárbaros que invadiram as fronteiras do Império Romano foram os francos, ostrogodos, visigodos, vândalos, saxões e hunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário