sexta-feira, 13 de julho de 2012

Confira a resolução da avaliação de recuperação semestral (Primeiro Ano)


Confira a resolução da Avaliação de Recuperação de  História

Primeiro Ano


1. (PITÁGORAS) Observe a imagem a seguir:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_ilustrada/portugues/indios.html
 

“Terra sagrada
de húmus vivo e fértil
de seus antepassados
com que o índio abona
o inhame, o cará e a taioba”.

 
EXPLIQUE como é a relação do índio com a terra desde antes de 1500.

resposta: 
Nas comunidades indígenas a terra é propriedade de todos, os índios retiravam os produtos necessários para a sua sobrevivência diretamente da natureza, seja atráves de atividades extrativistas tais como a caça, a pesca e a coleta de frutos e raízes, seja através da agricultura.
O índio cultiva, valoriza, ama, cuida, e colhe da terra apenas o que ele necessita.
 
2. (UFMG) Analise este quadro: Evolução do número de engenhos de açúcar em cada Capitania
 
 
FONTE: BETHENCOURT, Francisco; CHAUDUHURI, Kirti. "História da expansão portuguesa". Lisboa: Círculo de Leitores, 1998, p. 316.

A partir dessas informações sobre a evolução do número de engenhos açucareiros no Brasil, entre 1570 e 1629, é CORRETO afirmar que
a) a expulsão dos holandeses da Bahia provocou a retração da produção açucareira nessa Capitania.
b) a invasão holandesa no Nordeste açucareiro destruiu a base produtiva instalada pelos portugueses na região.
c) a substituição do trabalho escravo indígena pelo africano não alterou a produção de açúcar na região de São Paulo.
d) a expansão da área açucareira em Pernambuco ocorreu, de forma significativa, durante o período da União Ibérica.

 
resposta:[D]



A simples análise dos dados contidos na tabela nos permitem chegar a conclusão de que a expansão da lavoura açucareira se deu de maneira bastante significativa durante o período da chamada União das Coroas Ibéricas (1580-1640).

3. (Fuvest-SP) Podemos afirmar sobre o período da mineração no Brasil que

a) atraídos pelo ouro, vieram para o Brasil aventureiros de toda espécie, que inviabilizaram a mineração.
b) a exploração das minas de ouro só trouxe benefícios para Portugal.
c) a mineração deu origem a uma classe média urbana que teve papel decisivo na independência do Brasil.
d) o ouro beneficiou apenas a Inglaterra, que financiou sua exploração.
e) a mineração contribuiu para interligar as várias regiões do Brasil e foi fator de diferenciação da sociedade.

resposta:[E]
 Entre as principais consequências da mineração no Brasil ao longo do século XVIII, inclui-se o desenvolvimento de um intenso comércio interno, fator que promoveu uma grande integração entre diferentes regiões da colônia, também podemos afirmar que a mineração promoveu um fator de diferenciação na sociedade que se tornou mais urbanizada do que a sociedade açucareira que predominou nos séculos anteriores no Nordeste brasileiro.

4. (UFPE) A União Ibérica durou 60 anos e teve influência na colonização portuguesa do Brasil. Durante o período da união entre Portugal e Espanha, o Brasil:
a) atingiu o auge da sua produção açucareira com ajuda de capitais espanhóis.
b) foi invadido pela Holanda, interessada na produção do açúcar.
c) conviveu com muitas rebeliões dos colonos contra o domínio espanhol.
d) registrou conflitos entre suas capitanias, insatisfeitas com a instabilidade econômica.
e) conseguiu ficar mais livre da pressão dos colonizadores europeus.

resposta:[B] 

Uma das repercussões do período da chamada União das Coroas Ibéricas para o Brasil foi a invasão e ocupação de parte do Nordeste brasileiro levada a cabo pela Companhia das Índias Ocidentais, empresa comercial holandesa interessada em retomar o lucrativo comércio açucareiro interrompido pela Espanha em represália a independência das Províncias Unidas dos Países Baixos, uma antiga possessão do Império espanhol dos Habsburgo.

5. (PITÁGORAS) Observe a imagem e leia o texto que a complementa:

 
http://www.academia.g12.br/professores/ismael/imagens_voce_sabia/imagens_11/fig7.jpg

EXPLIQUE o caráter religioso presente na colonização portuguesa entre as comunidades indígenas brasileiras.

 
resposta:
Os padres jesuítas vieram, em nome da colonização, catequizar os povos indígenas, convertê-los ao cristianismo, atendendo uma necessidade da igreja naquele momento.
Questões extras

1. (PITÁGORAS) As questões 1 e 2 se referem às linhas do tempo a seguir.


Linha do Tempo 1                                                                   
 

Linha do tempo 2




1. Com base na análise dos dados contidos nas referidas linhas, responda:
a) Os fatos indicados nessas linhas do tempo referem-se a qual período da história brasileira?

resposta: Período colonial brasilero
 
b) Dê um título às linhas do tempo levando em consideração o assunto tratado em cada uma delas.
 resposta:
América Portuguesa: aspectos políticos
América Portuguesa: aspectos econômicos
 
2. Responda corretamente.
a) Com base nas linhas do tempo, aponte os fatos históricos ocorridos em 1530.
 
b) Associe a decisão da Coroa portuguesa pela colonização com o início da produção de açúcar nas terras além-mar.
 
c) Com base na linha do tempo 1, explique a queda da produção do açúcar na primeira metade do século XVII.

resposta:
a) Expedição de Martin Afonso e início da produção açucareira.
b) As frequentes invasões na América Portuguesa pelos franceses e ingleses levaram a Coroa portuguesa a colonizar as terras além-mar – enviar pessoas para defender e tornar a terra lucrativa. A produção de açúcar foi à atividade escolhida devido à experiência portuguesa adquirida em outras colônias, ao clima e solo favorável e o pela necessidade do mercado europeu.
c) A queda da produção do açúcar está relacionada a expulsão dos holandeses do Brasil e seus desdobramentos- produção de açúcar na Antilhas pelos holandeses.
 





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