domingo, 15 de abril de 2012

Confira as avaliações de História do segundo bimestre (Prova 1)

Colégio Notre Dame de Lourdes

P 1 de História - Segundo Bimestre

Terceira Série

1. (Fuvest) A independência das colônias hispânicas da América pode ser compreendida como o resultado da ação de fatores externos e internos. Quais foram esses fatores? Comente-os.

resposta da questão 1:

Fatores externos: influencia do Iluminismo, da independência das 13 colônias inglesas na América do Norte, da Revolução Francesa, além dos efeitos das guerras napoleônicas. Fatores internos: desorganização administrativa espanhola nas colônias latino-americanas em decorrência das guerras contra Napoleão Bonaparte na Europa, desejo da elite crioulla em alcançar o poder político, inspirados nos ideais de liberalismo político e econômico.

2. (Unicamp) No início do século XIX os colonos da América Latina, ainda dominada pelas potências européias, revoltaram-se contra suas metrópoles, lutando por sua independência. Caracterize o processo de independência dessas colônias e indique as diferenças que marcaram sua emancipação política em relação a Portugal e Espanha.

resposta da questão 2:

No caso da América Portuguesa foi resultado de um acordo entre as elites locais e o príncipe regente D. Pedro, apesar da resistência portuguesa em algumas regiões, tais como, Bahia, Grão-Pará e na Província Cisplatina. Ao final do processo emancipacionista não houve fragmentação política. Por outro lado, na América Espanhola, o processo de independência teve a liderança da elite crioulla e ocorreu através de um conjunto de violentas guerras contra metrópole, guerras estas que contaram com a participação de vários segmentos da população. Após a consolidação da independência ocorreu a fragmentação do poder político, fomentando ainda mais as disputas entre as lideranças caudilhas.

3. (UFV) Na década de 1820, a maioria dos países latino-americanos obtém a independência política formal, com a conseqüente formação dos Estados Nacionais. Nas alternativas a seguir, assinale aquela que NÃO expressa as novas funções que esses Estados passaram a ter no interior das respectivas Nações:

a) passaram a atuar sobre a orientação, estrutura e funcionamento da atividade econômica e do sistema social, para possibilitar e assegurar o sucesso do modelo de crescimento dependente.

b) mantiveram o setor produtivo primário-exportador, herdado da etapa colonial, praticamente intacto e sob o controle local e autônomo da oligarquia.

c) iniciaram o processo de distribuição da riqueza, com a implantação do sistema tributário onde predomina o tipo de imposto direto.

d) favoreceram a acumulação interna de capitais e a atração de recursos externos.

e) desempenharam papel decisivo no ordenamento do território e no processo de urbanização, através das legislações sobre as terras.

resposta da questão 3:[C]

4. (Fuvest) O caudilhismo como fenômeno característico das sociedades latino-americanas após a independência foi a expressão

a) das mudanças radicais pelas quais a estrutura fundiária e a economia dessa região passaram com a independência.

b) do aumento da importância política das camadas médias urbanas com a industrialização.

c) do surgimento de um proletariado politicamente forte, decorrente do desenvolvimento industrial.

d) da aliança da burguesia nacional emergente politicamente com os interesses do capitalismo internacional.

e) da manutenção da estrutura fundiária concentrada e de uma economia voltada para o exterior.

resposta da questão 4:[E]


5. (Fuvest) Simon Bolívar escreveu na Conhecida CARTA DA JAMAICA de 1815:

"Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América [Latina] a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória."

Sobre esta afirmação podemos dizer que:

a) tal utopia da unidade, compartilhada por outros líderes da independência, como San Martin e O Higgins, não vingou por ineficiência de Bolívar.

b) inspirou a união entre Bolívia, Colômbia e Equador que formaram, por mais de uma década, uma única nação, fragmentada, em 1839, por problemas políticos.

c) Bolívar foi o primeiro a pensar na possibilidade da unidade, idéia posteriormente retomada por muitos políticos e intelectuais latino-americanos.

d) essa idéia, de grande repercussão entre as lideranças dos movimentos pela independência, foi responsável pela estabilidade da unidade centro-americana.

e) Bolívar foi uma voz solitária, nestes quase 200 anos de independência latino-americana, ausentando-se tal idéia dos debates políticos contemporâneos.


resposta da questão 5:[C]

6. (PITÁGORAS) Analise o trecho sobre Domingos Jorge Velho, considerado um dos mais importantes bandeirantes da história brasileira.

“Natural da vila de Parnaíba, São Paulo, Domingos prestou vários serviços à colonização portuguesa. Famoso pela truculência com que cumpria seu ofício de dominar os ‘negros da terra’, passou cerca de vinte e cinco anos embrenhado pelos sertões do Nordeste. Foi contratado para destruir os quilombos de Palmares pelo governo de Pernambuco, ação concluída, com êxito, em 1695.”

VAINFAS, Ronaldo et alli. História. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 259.

O trecho representa uma crítica ao mito do heroísmo bandeirante, já que demonstra

a) a docilidade dos indígenas frente às expedições de aprisionamento.

b) a facilidade com que tais personagens dominaram os redutos de escravos fugitivos.

c) o afastamento dos bandeirantes dos princípios igualitários e tolerantes do Catolicismo.

d) o desrespeito dos bandeirantes aos critérios de sociabilidade, justiça e defesa do bem-comum.

e) o pouco interesse das expedições bandeirantes na busca por riquezas minerais.


resposta da questão 6: [D]

7. (FUVEST) Em 1703, é assinado o Tratado de Methuen entre Portugal e Inglaterra. Esse acordo, segundo Celso Furtado, "significou para Portugal renunciar a todo o desenvolvimento manufatureiro e implicou transferir para a Inglaterra o impulso dinâmico criado pela produção aurífera no Brasil". Explique o que foi o Tratado de Methuen e discuta a afirmativa de Celso Furtado.

resposta da questão 7:

O tratado de Methuen, também chamado de "tratado dos Panos e Vinhos", estabelecia que Portugal poderia exportar vinhos para a Inglaterra pagando tarifas alfandegárias preferenciais; e com isso, a Inglaterra venderia seus tecidos (melhores e mais baratos que os panos portugueses) a Portugal sem quaisquer taxas aduaneiras. Com isso, as manufaturas portuguesas não puderam suportar a concorrência britânica. Conseqüentemente, o ouro brasileiro foi canalizado para a Inglaterra, a fim de cobrir o déficit comercial português. Por todos esses aspectos, Celso Furtado concluiu que o tratado de Methuen criou condições favoráveis à intensificação da acumulação capitalista que colaborou com a Revolução Industrial inglesa do século XVIII.

8. (UFV-MG) "O ouro brasileiro deixou buracos no Brasil, templos em Portugal e fábricas na Inglaterra."

(Eduardo Galeano)

Explique de que forma os fatos contidos na frase anterior estão relacionados historicamente.

Resposta da questão 8:

O tratado de Methuen (1703) permitiu drenagem de grande parte do ouro brasileiro para a Inglaterra, que já estava desenvolvendo a sua Revolução Industrial, tendo seu processo acelerado. Quanto à Portugal, tradicionalmente religioso e ligado à Igreja Católica, "investiu" o ouro em conventos (ex: Convento de Mafra) e, o Brasil, "aplicou" em igrejas e teve seu solo esburacado.


9. (Unesp) "E o pior é que a maior parte do ouro que se tira das minas passa em pó e em moedas para os reinos estranhos e a menor é a que fica em Portugal e nas cidades do Brasil, salvo o que se gasta em cordões, arrecadas e outros brincos, dos quais se vêem hoje carregadas as mulatas de mau viver e as negras, muito mais que as senhoras".

(André João Antonil. "Cultura e opulência do Brasil", 1711.)

No trecho transcrito, o autor denuncia:


a) a corrupção dos proprietários de lavras no desvio de ouro em seu próprio benefício e na compra de escravos.

b) a transferência do ouro brasileiro para outros países em decorrência de acordos comerciais internacionais de Portugal.

c) o prejuízo para o desenvolvimento interno da colônia e da metrópole gerado pelo contrabando de ouro brasileiro.

d) o controle do ouro por funcionários reais preocupados em esbanjar dinheiro e dominar o poder local.

e) a ausência de controle fiscal português no Brasil e o desvio de ouro para o exterior pelos escravos e mineradores ingleses.

resposta da questão 9:[C]

10. (Uerj)

Quilombo, o eldorado negro

Existiu Um eldorado negro no Brasil

Existiu Como o clarão que o sol da liberdade produziu

Refletiu

A luz da divindade, o fogo santo de Olorum

Reviveu

A utopia um por todos e todos por um

Quilombo

Que todos fizeram com todos os santos zelando

Quilombo

Que todos regaram com todas as águas do pranto

Quilombo

Que todos tiveram de tombar amando e lutando

Quilombo

Que todos nós ainda hoje desejamos tanto

Existiu Um eldorado negro no Brasil

Existiu

Viveu, lutou, tombou, morreu, de novo ressurgiu

Ressurgiu

Pavão de tantas cores, carnaval do sonho meu

Renasceu

Quilombo, agora, sim, você e eu

Quilombo

Quilombo

Quilombo

Quilombo

(Gilberto Gil e Wally Salomão - 1983)

A letra da música acima faz referência a uma das formas de resistência escrava - a criação de quilombos - verificada tanto no Brasil colonial quanto após a independência. Explique por que os quilombos representaram um avanço na luta dos cativos contra seus senhores, ao longo do século XIX, e indique duas outras formas de resistência escrava.

resposta da questão 10:

Por facilitar a sobrevivência de um grande número de escravos fugidos, e por utilizar táticas de ataques às propriedades próximas, representavam uma forma mais eficiente de resistência, atraindo, portanto, mais escravos e provocando medo entre os grandes proprietários.

Duas das formas de resistência:

- suicídio

- infanticídio

- assassinato de feitores/senhores

- aborto das escravas

- destruição dos meios de produção das propriedades

- automutilação


Questões extras

1. (Unicamp) No Brasil colonial, além da produção açucareira escravista, o historiador Caio Prado Junior (em Formação do Brasil Contemporâneo) enumera outras atividades econômicas importantes como, por exemplo, a mineração do século XVIII, que era também uma atividade voltada para o comércio externo.

a) Caracterize a mineração no século XVIII em termos de região geográfica, organização do trabalho e desenvolvimento urbano.

b) Cite e caracterize duas outras atividades econômicas do Brasil colonial que não eram voltadas para o comércio externo.

resposta da questão 1:

a) Nas Minas Gerais e No Centro-Oeste é que se desenvolveu a mineração, apoiada, sobretudo no trabalho escravo, mas também em modalidades de trabalho livre. A população numerosa demandava grande quantidade de produtos e serviços permitindo o intenso desenvolvimento de atividades comerciais e urbanas.

b) A agricultura de subsistência e a pecuária que abastecia os centros urbanos com o fornecimento de carne e de animais empregados para o transporte e a agricultura de subsistência.

2. (Cesgranrio) A implantação definitiva do capitalismo na esteira da Revolução Industrial forçou o aparecimento de mudanças em todas as esferas produtivas e espalhou-se por todo o mercado mundial, inclusive nas áreas coloniais. Nesse sentido, as relações entre os processos de independência latino-americanos e a nova ordem NÃO podem ser explicitadas pela seguinte afirmação:

a) O rompimento dos laços coloniais representaria o surgimento de um mercado consumidor necessário ao desenvolvimento industrial europeu.

b) A manutenção dos estatutos coloniais era um obstáculo à nova ordem econômica mundial.

c) A manutenção do escravismo colonial tornou-se um obstáculo à rápida expansão das relações capitalistas de produção, nas áreas coloniais.

d) A existência de capacidade instalada nas regiões coloniais permitiria uma rápida industrialização, logo após a efetivação da independência política.

e) O surgimento de uma nova divisão internacional do trabalho transformou as antigas regiões coloniais em fornecedoras de produtos primários e importadoras de manufaturados.

Resposta da questão 2:[D]

3. (Unesp) Leia o texto e responda.

Na década de 1820, a maioria dos países latino-americanos obtêm a independência política. A emancipação política foi, antes de mais nada, resultado da ação dos "crioulos". Em 1824, referindo-se à independência, Lord Canning - ministro das relações exteriores da Inglaterra - afirmou: "A América Espanhola é livre, se nós não manejarmos mal os nossos interesses, ela é inglesa".

a) Identifique os "crioulos".

b) Justifique a afirmação de Canning.

resposta da questão 3:

a) Crioulos eram filhos de europeus nascidos na América.

b) A Inglaterra precisaria ficar bastante atenta e atuante nos recém criados Estados Nacionais para consolidar o controle econômico desses estados através de uma forte aliança comercial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário